Usos, costumes e tradição evangélica

“Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão.”  (Mateus 15 : 2)

Usos e costumes são vistos de diversas formas na igreja evangélica brasileira, alguns os vêem como bons costumes, outros como uma nova lei dada aos crentes, outros como costumes escravizantes e outros como forma de manter a “identidade” da denominação.

Quando eu era membro ativo da Assembléia de Deus, vez ou outra ouvia algum irmão dizer que sabia que os usos e costumes não influenciavam na salvação, porém ainda os achava bons, alegando que eles evitavam que a pessoa viesse a praticar certos pecados reais.

Muitas vezes, embora a pessoa dissesse em alguns momentos que costumes eram só “bons”, demonstrava outras coisas no seu modo de viver e conversar , como se os usos e costumes fossem realmente mandamentos necessários de serem seguidos, implicando sim na salvação.

Eu era um dos que pensavam assim, pois desde novo convertido foi condicionado a esse pensamento, porém, depois de muito tempo de estudo bíblico e meditação, percebi que tais coisas não tinham importância (primeiro cri com a razão, depois de um bom tempo que fui crer com as emoções).

Há aproximadamente dois anos atrás, fiquei sabendo por uma de minhas irmãs que uma das moças da igreja estava passando frio na escola, pois mesmo nas manhãs mais frias continuava indo de saia para a aula (caso alguém não saiba, algumas denominações proíbem mulheres de usar calças, alegando serem “roupa de homem”).

Como na época eu já entendia que costumes não salvam e até incomodam, embora entendesse a igreja continuar em uso deles, disse a ela que pusesse a calça se necessário, pois eu assumiria a responsabilidade caso o pastor não gostasse.

Porém o pai dessa moça era rígido e não permitia, pois pensava ser pecado mesmo e, como imaginei que meus argumentos não fossem adiantar com ele, resolvi falar com o pastor para que avisasse as irmãs da igreja que poderiam usar calças ao menos naquela época fria, de modo que o pai dela pelo menos ouvisse o pastor-guru e assim deixasse sua filha se agasalhar em paz.

Porém quando falei com o pastor a sua resposta foi que, embora ele não fosse achar ruim dela usar calça, ele não diria isso à igreja, pois se “liberasse” agora teria de “liberar” sempre, depois disse que se as irmãs do passado agüentaram o frio, ela também poderia agüentar…

Esse é um típico exemplo de quando alguém acha o costume tão “bom” que justifica até o sofrimento alheio ao ter de cumpri-lo.
Quando para se cumprir um costume tem de se perder a misericórdia para com os outros tal costume não é bom, é maligno.

“Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.”  (Mateus 12 : 7)

“E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.”  (Mateus 15 : 6)

Além do mais, recebemos de Deus uma consciência para que possamos examinar o que nos convém ou não, de modo que ser obrigado a seguir costumes denominacionais vai contra a liberdade que nos foi dada, sendo algo totalmente retrógrado e imaturo para um cristão.

Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies?
As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; (Colossenses 2:20-22)

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo.Estudo Psicologia no Instituto de Ensino Superior de Catanduva (FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva.Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento.Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho.Gosto de livros, filmes, gibis, jogos e brinquedos.

Marcado , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

132 Responses to Usos, costumes e tradição evangélica

  1. Rap diz:
    Esse é infelizmente um comportamento recorrente em muitas igrejas até o dia de hoje por incrível que pareça…

    Rap’s last blog post..Lado de fora

  2. DEYVID diz:
    O CAMINHO É ESTREITO E A PORTA TAMBEM……
    SE A IGREJA FOR LIBERAL …..O MUNDO NAO A VE NO SENTIDO ESPIRITUAL ……
    E SOMOS SAL NA TERRA …….
    NO LIBERALISMO O CAMINHO É FACIL…….
    IR PRO CEU É DIFICIL……..
    • Roberto diz:
      Se a igreja tiver amor, o mundo a verá como igreja, independente do que os crentes estiverem vestindo.

      “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.”(João 13 : 35)

  3. Rosy diz:
    Certas doutrinas escraviza o homem,Jesus não veio para escravizar,mais sim nos da o bom viver com alegria e Paz,doutrinas rígidas oprime o homem.
  4. Rosy diz:
    Amigo,em Mateus cap. 11 vers 30 diz: “Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” Jesus estava ensinando o povo que andar com Ele não exigia cansaço e opressão,e sim leveza,suavidade,e outro vers interessante é Mateus Cp:15 vers:7,8.9 “Hipócritas bem profetizou Isaias a vosso respeito,dizendo: Este povo honra-me com os seus lábios,mas o seu coração esta longe de mim.
    Mas em vão me adoram,ensinando doutrinas que são preceitos de homens”.
    Amigo,tudo que não esta na bíblia e é ensinado para o povo de DEUS são doutrinas de homens,devemos se vestir honrosamente,decentemente.
    Um bom exemplo é a respeito dos Sábados que os fariseus guadavam,mais Jesus deu grandes lições,curando,libertando etc…em Marcos cap 2,vers 27 Jesus disse: “O Sábado foi feito por causa do homem,e não o homem por causa do Sábado”.Não podemos nos tornarmos escravos de uma situação,de uma coisa,pois nós somos muito mais importantes para Deus do que um Sábado,do que um saia,do que comer carne de porco,do que usar véu,etc…
    O homem tem criado muitas doutrinas,muitas coisas para nos culpar diante de Deus,viver em santidade não significa ser escravo.

    Roberto! no começo da minha conversão eu era escrava e estava triste,oprimida,hoje sei que adorar a Deus não é se-sentir presa sem nada poder fazer…
    Sou livre e adoro ao meu Deus sem culpa em louvores á Ele em Espírito e em verdade.
    Querido,Beijos meu e do João

  5. gerson diz:
    me explique uma coisa a diferença que deus quer que tenhamos está restrita somente na questão do amor.imaginemos um pastor numa praia de sunga,ou uma irmã de biquini tambem numa praia.que diferença há entre os impios.quer dizer que o que importa para deus é somnete nosso coração.nossa identidade cristã se restringe só a esse fato e essa a diferença que devemos ter no mundo.concordo que muitos usos e costumes são abusivos e as vezes nos tornam escravos ,mais entendo que de alguma forma devemos fazer a diferença ,mias me digam e s nesse sentindo!!!!!
    • Roberto diz:
      A diferença está no amor e o amor gera atitudes e atos que demonstram externamente o que já existe no interior.
      De modo que a diferença de um cristão numa praia é que ele age movido pelo amor (ou pelo menos tenta agir assim).
      Não é necessário que vejam nossa diferença a distância, é convivendo que a gente conhece as pessoas, inclusive os cristãos.
      Um abraço e obrigado pelo comentário.
  6. gessé guimaraes diz:
    só uma perguntinha, pra que servem as meias calças de lãs? será que não dá para usar por baixo da saia? que autoridade tem este homem de querer mudar a maneira de um pastor pregar? isto me cheira a rebeldia, e mais, quer dizer que tudo o que ensinaram pra este homem quando ele era criança era errado? então quer dizer que agora é que está certo? que espirito perigoso.
  7. @gessé guimaraes
    Olá Gessé.

    Não sei para que servem, suponho que me dirá que protegem contra o frio, seja qual for sua intensidade.

    No entanto, por algum motivo desconhecido, muita gente ainda não usa(talvez porque não tenham) e prefere passar um frio desnecessário.

    Você quer saber que autoridade eu tenho? Fui feito rei e sacerdote por Cristo e acho que isso já é mais que suficiente, além do mais apenas fiz uma sugestão, não forçei ele a nada(tanto é que ele não mudou).

    E sobre o que me ensinaram quando eu era criança, quando eu era criança eu era católico e só depois me tornei evangélico, de modo que acredito que o fato de nos terem ensinado algo na infância não significa que isso tenha de estar certo.

    Creio que eu e você temos de rever o que aprendemos todos os dias comparando se o que cremos é mesmo o que está na Palavra.

    Um abraço e volte sempre.:)

  8. Cotta diz:
    Amigo, por que ao invés de vc sentir tanta pena desta moça que passava “frio” na escola, vc. não a aconselhou a usar uma calça por baixo da saia, ou seria muito difíci pra ela? (estou com tatnta pena…) Não foi de bom alvitre vc se intrometer no assunto em comento, pois é um assunto interno que só diz respeito aos familiares e mais ninguém. E mssmo vc “achando” que o pai não tinha razão sobre o assunto da filha, ele é pai e tem autoridade sobre a filha. Outro ponto: Como ousas falar mal do pastor, quando disse “pastor-guru?” Quem é vc pra apontar falhas em terceiros se em poucas palavras que vc digitou, pôde demonstrar em quão grandes trevas andas, companheiro? E outra: não se deve falar mal de um homem de Deus, por pior que seja o exemplo que ele possa dar, o que não foi o caso…e vc contou a sua versão e não ouvimos a versão oposta. Ele foi colocado naquela posição por Deus e vc deveria seguir o exemplo de David em relação a Saul. Vc. disse ter sido membro “ativo” da AD, não deve ser mais hoje…Então, não fale mal ainda que vc fosse membro ainda. Se não gostou, pule fora, mas não seja covarde…Procure uma denominação que se encaixe no seu perfil e vice versa e não saia por aí publicando impropriedades covardes, quando vc não deu chances para o Pastor se defender. Quer ajudar? ore pelas pessoas que vc acha que erram. E tmb ore por vc, pra Deus te mostrar que seusolhos devem ser luz. Procure tirar a grande trava de seus olhos irmãos. E tenha bons olhos em tudo que você observa para que teu corpo seja luz. E que Deus te abeçoe.
    • Se o pecado é usar calça que diferença faria ela colocar debaixo da saia?

      Ou você acha feminino que se use saia com calça por baixo?

      Eu acho dificil sim usar esse tipo de conjunto;sem que eu falasse nada ela tentou usar e foi zombada por isso.

      Como assim tem a ver só com a família?

      Acaso devo deixar de ajudar meu próximo só porque ele já tem uma família?

      E se é a própria família que lhe causa dano, devo aceitar?

      Não disse nada contra a autoridade do pai(mesmo achando abusiva), nem mesmo falei com ele.

      Eu disse pastor-guru apenas porque muitos tratam os pastores assim, basta ele dizer algo e elas aceitam, como se consultassem um guru, não é uma ofensa direta ao pastor e sim contra esse pensamento.

      Agora se quiser saber minha opinião sobre crítica a pastores e sobre a forma como Davi tratava Saul, leia o link abaixo:

      http://www.robertosoares.com/e-errado-criticar-pastores/

      Como não citei o nome dele não vejo porque tenha de dar direito de resposta a ele, pois não causei dano algum a ele.

      No momento não estou ativo na Assembléia mesmo.

      Não tenho que lhe prestar contas das minhas orações, se você bota toda essa fé em todo aquele que é chamado de pastor deveria ter o mínimo de temor em julgar que eu não ore.

      Deus te abençoe também.

      Há diversos outros posts no blog, comente neles também.

      Abraço.

  9. Cotta diz:
    @Roberto Donizeti SoaresQuem disse pra o sr. que usar calça é pecado? Não me lembro de t^-lo dito isso, pois não considero. Isso é um costume de um certo ministério de uma denominação tradicional à qual, se não me engano, o sr.já fez parte. Então deixa-me ver se entendi: o Sr. saiu por não concordar com esses costumes e agora quer tirar quem está lá…Certo…Bem disse o Sr. Gessé, que cheirava a rebeldia…Amigão, deixa as pessoas congregarem onde querem com liberdade e deixa esse trabalho de tirar ou colocar as pessoas nos lugarem, com o deus Vivo, que tudo pode. Desculpe a minha sinceridade, não é pra ofender o sr. mas as suas críticas são absolutamente dispensáveis. O que o sr. considera como “ajuda ao próximo”, na verdade se tornou um grande embaraço…Deixa o pastor guiar o seu rebanho. Se for de Deus, o rebanho estará seguro, se não, o trabalho não prosperará. E isso o sr. verá somente com suas orações e não com suas críticas deestrutivas, que revelam não “ajudar” ninguém e sim promover discórdias… E para teu conhecimento, nujnca botei fé em pastor algum, tento me espelhar em Jesus, acreditando o sr. ou não (isso não importa mesmo). Deixo uma palavra para reflexão. Está em Provérbios 6.19 “A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.”
  10. @Cotta
    Não estou preocupado necessariamente em tirar ou não pessoas de lá, estou apenas tentando ajudar as pessoas a tomarem ciência de sua liberdade em Cristo.

    Provavelmente se fosse uma Assembléia de uma cidade maior o assunto da calça e saia seria até irrelevante.

    Estou apenas falando da Palavra, mesmo que isso venha a contrariar alguns pensamentos denominacionais.

    Quem me lê pode tanto procurar um lugar melhor, quanto ficar e ajudar aos outros a melhorar.

    Eu confio que Deus pode tudo, no entanto creio ter uma responsabilidade de ajudar aos outros, independente de haver ou não alguém já designado para isso.

    E o fato de surgirem algumas discórdias não significa que a crítica é dispensável, Jesus mesmo dizia que veio causar divisão e todo que é seu discípulo tem esse potencial em si.

    Sua posição me parece de omissão, acha mais cômodo só orar do que se arriscar em obras que possam causar algum desconforto.

    Se é assim, melhor que assuma que tem medo de represálias do que se auto enganar dizendo que a sua responsabilidade é só orar.

    Interessante é a contradição:o pessoal vive dizendo para só orar, mas nos comentários tomam coragem e falam o que acham que tem de falar.

    Porque não agem assim sempre?

    Será que me repreender é aceitável, mas um pastor ou denominação não?

    Também quero deixar uns versos para ti:

    “Se tu deixares de livrar os que estão sendo levados para a morte, e aos que estão sendo levados para a matança;

    Se disseres: Eis que não o sabemos; porventura não o considerará aquele que pondera os corações?
    Não o saberá aquele que atenta para a tua alma?

    Não dará ele ao homem conforme a sua obra?”
    (Provérbios 24 : 11,12)

    “Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.” (Tiago 2 : 26)

    Abraço e obrigado pelos comentários nos outros posts. 🙂

  11. Juliana Alves diz:
    devemos seguir a palavra de Deus sem tradicionalismos humanos ou coisa parecida…mas sou de uma determinada igreja e se meu pastor coloca isso ou akilo pra fazer eu sigo…pois devemos também ter submissão aos nossos lideres espirituais…
  12. thunderstrucker diz:
    alguns comentarios chegam a ser cõmicos, outros dispensaveis sobre os dispensaveis.aquele do deydyd é irreal. não é só a questão de vestes que certas igrejas proíbem. a questão de cortar o cabelo, usar batom e os homens não usarem bermudas também existe. nada mais são do que doutrinas de homens. e claro muitos preferem passar frio ou calor seguindo isso pensando que estarão agradando a Deus mas estão agradando a homens. agora a juliana disse que é de uma igreja a se o pastor diz isso ou aquilo ela faz. ter submissão aos líderes espirituais? cuidado. foi essa submissão que fez com que jim jones levasse centenas de pessoas ao suicídio. assim voce está deixando claro que está vulnerável á manipulação religiosa.
  13. Rodrigo diz:
    Em todas as igrejas existem autoridades colocadas por Deus ,
    quando desobedecemos fazemos isso para nosssa propria condenaçao

    Pra voce que é fraco de Biblia Leia –

    Romanos 13 versiculos 1 e 2

  14. Juliana diz:
    OPA, OPA…EU DISSE QUE SIGO O MEU PASTOR MAS E O SEGUINTE: EU SEMPRE FUI DO TIPO DE PESSOA QUE NÃO SEGUE SEM TIRAR PROVAS NA PALAVRA DE DEUS POIS MEU PASTOR MESMO UM DIA ME ENSINOU A NAUM ENGOLIR TUDO TUDO QUE OS LIDERES FALAM SEM PROCURAR A VERDADE BÍBLICA…
  15. Alexander Luciano diz:
    A paz do senhor a todos , descobri por acaso este sait mas vejo que passam-se os anos e tudo continua igual, os mesmos entraves sobre uso e costumes e quero ajudar a esclarecer algumas coisas sobre esse assunto; O grande “Q” da problemática é que o povo que se chama pelo nome de Deus não o conhece verdadeiramente , pois se o conhecesse não mais discutiria esse assunto tão pobre e mesquinho de sentimentos , e principalmente por desconhecer a historia da sua Igreja que ela congrega esse assunto ainda é polêmico.
    A crentes que se dizem tão puros que só no falarem isso já demonstram o tamanho de sua hipocrisia, pois bem vamos aos fatos: Sou Assembleiano de carteirínha , obreiro da mesma criado num lar cristão e sempre usos e costumes foram o entrave de discordância entre o povo cristão, mas veja nunca aceitei o fato de que salvação dependesse dos tais usos e costumes pois a salvação vem e é pela graça de Deus.
    E como sou uma pessoa que procura saber os fatos para depois entender os atos , busquei saber mais sobre a história da minha igreja no mundo e principalmente no Brasil e pasmem nem tudo que você aprendeu é fato.
    Estamos para comemorar 100 anos das Assembléias de Deus no Brasil, tudo muito bonito e belo como alguns lideres querem que pareça , mas nem tudo são flores. Pois os mesmos “PIONEIROS” da nossa fé cristã (Daniel Berg e Gunnar vingren)que são lembrados com todo mérito como os pais de nossa denominação foram injustiçados num passado nem tão distante assim, pelos homens interesseiros disfarçados de pastores , pois na 3ª convenção geral das Assembléia de Deus os nossos pais foram destituídos de lideres(cabeça) da nossa denominação, fato que levou o Pastor Gunnar Vingren em 1932 a retornar para a Suécia e nunca mais voltar morrendo 2 anos depois creio de tristeza pelo desprezo de seu trabalho para com a obra do Senhor pelos obreiros tupiniquins que ele mesmo havia consagrado.
    E descobri que tanto Daniel Berg como Gunnar Vinngren “NUNCA PREGARAM USOS E COSTUMES” e sim a sã doutrina biblica ,suas mensagens eram: Deus salva o pecador , cura os enfermos ,batiza com o Espírito Santo e leva-nos para o céu.
    Eram a favor das irmãs desempenharem papeis de liderança a frente da obra do Senhor fato que nas primeiras convenções elas estavam lá, sendo a irmã Frida vinngren praticamente a 1ª pastora do Brasil pois pregava no presidio do Rio de Janeiro fazia cultos ao ar livre, dirigia o trabalho na igreja quando seu marido viajava e nas enfermidades do mesmo ,pois seu marido era um homem com saúde muito debilitada decorrente das diversas malarias contraídas no Pará.
    Não te contaram também que a Assembléia de Deus adotou essa linha dura com usos e costumes pelo simples fato da denominação Congregação Cristã do Brasil ter essa “visão” quanto ao crente para com a sociedade.
    Pois bem te pergunto se nem Daniel Berg e nem Gunnar Vingren Pregavam usos e costumes sendo eles os pais da nossa igreja eu te pergunto quem é você para dizer a quem é de fato crente e quem não é? Pois ser crente a biblia diz que até o diabo é e se estremesse , ser CRISTÂO é outra história pois leia em Atos “e foram chamados cristãos” por se parecerem com JESUS CRISTO, Acontece o que Jesus Falou aos Fariseus Hipócritas “Vocês não entram no Reino de Deus e ainda impedem aos pequeninos de entrar no mesmo com suas imposições de tradições humanas que nem vocês com um dedo mínimo querem carregar”.
    A quer saber a fonte leia os jornais da época e principalmente a biografia dos pioneiros e você vai ver que eu não inventei nada e puro fato histórico, Shalon Adonai.
  16. jozimar diz:
    quando vamos há um casamento se vestimos de social fino tanto homem quanto mulher o mas perfeito possivel pergunta q é mais importante um casamento ou quem abençoa o casamento a biblia nos relata que somos noivas para casamento bem ou mal vestidos pens….nisso…amem.
  17. Antonio Correa de Jesus diz:
    Jesus disse que seus seguidores não faziam parte do mundo assim como êle não fazia parte do mundo,porque o mundo estava passando,e com êle”mundo”,também o seu desejo,mas aquele que fizesse a vontade de Deus permaneceria para sempre.Jesus disse também que seus seguidores seriam reconhecidos pelos seus frutos e claro sua conduta casta,irrepreensível.Uma mulher que realmente teme a Deus,usara roupas extravagantes que chamarão a atenção de homens sobre ela,sendo ela assim causa de tropeço?Jesus disse que se um homem olhasse para uma mulher ao ponto de sentir paixão por ela ja teria cometido adultério;e isso la naquele tempo,que as mulheres andavam cobertas.Imagine hoje.Tôdos os homens quando vêem as pernas ,o bumbum,ou um decote generoso,mostrando o colo dos seios de uma mulher,ou até mesmo um vestido mais agarrado,mostrando as marcas da calcinha,ou biquini;fara com que o homem mesmo que momentaneamente,pense alguma coisa que não deveria pensar,mesmo sendo casado;é algo incontrolavel,inerente à vontade do homem,esta no “DNA”dele,e as mulheres sabem disso,por isso o mundo esta como está.Se a mulher vai na suposta casa de Deus,ira ela de biquini,ja que para Deus importa o coraçaõ dela e não o resto?Ira o homem de camiseta regata e bermudão,fumando um cigarro,ou com uma lata de cerveja nas mãos,ou de sunga caso ele esteja indo à praia e eventualmente passe em frente a uma igreja?Imagine num dia culto,as mulheres vestidas com mini-saias mostrando suas calcinhas,ou fios dental,ou os peitos quase saindo para fora poir causa do decote,atrapalhando a pregação,pois o orador não consegue se concentrar,diante do que êle esta vendo?Quem agir dessa maneira,estará representando a Jesus?Estará glorificando o nome de Deus?Não é a roupa que importa mas sim o bom senso,e o temor a Deus,e ai ela não fara parte do mundo,como Jesus disse.;..;.;..Imaginem uma Juiza em um tribunal,trajando mini saia,ou um juiz de bermuda e boné,camisa regata,o promotor de shorts e chinelo de dedo,mas tôdos com coração transbordando de vontade de fazer justiça.Conseguem imaginar tal cena?Quem entraria num ambiente desses e visse o que estava acontecendo,o levaria a sério?Porque com Deus é diferente?Não podemos julgar as pessoas,mas o que falam e fazem sim,do ponto de vista biblico.Se queremos imitar a Jesus,temos que imita-lo em tudo e não parcialmente,so no que nos interessa pessoalmente,pois Jesus como homem expunha a hipocrisia das pessoas quando era necessario.Im Believe in God.
    • O amor é automaticamente acompanhado do bom senso:

      Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; (1 Coríntios 13:5)

      Agora quanto a sua pergunta sobre porque Deus levaria a sério o que o homem não leva, respondo com essa Palavra de Deus a Samuel:

      Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração. (1 Samuel 16:7)

      Um abraço. 😉
      Volte sempre.

  18. Morena Flor diz:
    “Há aproximadamente dois anos atrás, fiquei sabendo por uma de minhas irmãs que uma das moças da igreja estava passando frio na escola, pois mesmo nas manhãs mais frias continuava indo de saia para a aula (caso alguém não saiba, algumas denominações proíbem mulheres de usar calças, alegando serem “roupa de homem”)”.

    Ohhh, mas q tipo de saia a irmã estava usando?

    Pq passei 8 dias em Curitiba, em pleno frio, e só usei saia comprida o tempo todo, casacos, cachecóis, chapéus, luvas e fiquei super aquecida… Não só calças esquentam, saias tbm, depende do tecido do qual a peça é feita. 😉

    *********

    Mas, voltando ao assunto usos e costumes, sim, é um absurdo obrigar pessoas a seguir essas norminhas meia-boca p/ serem “santas”. Pois é isso q eu vejo, ANtes, existiam as leis de pedra, baseadas em princípios humanos, falhos – e por vezes, cruéis, supostamente inspiradas em um deus feito à imagem e semelhança do povo q o adorava: Guerreiro, cruel, sanguinário, preconceituoso, opressor e com todos os sentimentos humanos a q tinha direito. Depois, veio Cristo Jesus, q mostrou o verdadeiro Deus e o verdadeiro Reino de Deus. Ele nos ensinou a verdadeira lei, q era do Amor(Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo), criticando as posturas dos fariseus de oprimir o povo com regras e fardos. Ele morreu p/ nos redimir de nossos pecados e nos legou a Sua Graça, mas o tempo passou, surgiram as igrejas, e o q aconteceu?? As igrejas incorreram e continuam a incorrer nos mesmos erros q Cristo criticou nos fariseus: Colocar fardos nas costas das pessoas, os quais os q os colocam não carregarão nem com a ponta do dedo, é apenas um deles. Fora q essas regrinhas não adiantam nada p/ a vida de santidade, só fazem crescer e fomentar a hipocrisia e o julgar os outros.

    Bem q Cristo podia descer aqui e descer a lenha nessa situação, pq assim não dá p/ continuar!

    Aquele abraço, irmão, e q Cristo te abençoe! 🙂

  19. João diz:
    Vão se converter a Cristo,sera que Jesus debateria sobre tais coisas,quem souber me amostre aonde esta escrito ,contenda entre irmãos e pecado e a 7º coisa que Deus abomina,em vez de discutir plitica cristã vamo evangelizar e sair um pouco da frente da tela do computador,tudo e armadilha para perder a salvação,não substimeis o vosso adversario
  20. Pingback: Usos e Costumes – Até onde as tradições das Igrejas Evangélicas “ANULAM” a Palavra de Deus ??? « Maluco por Jesus

  21. pamella diz:
    A Paz do Senhor irmão…
    Com relação ao texto acima, pra que passar frio? Por acaso não existe meia calça?
    Não sou contra meninas pequenas usarem calça, porque são crianças e não sabem se comportar….
    Mas será realmente que Deus iria estipular algo na sua palavra ao qual não iria influenciar em nada na vida do cristão?
    No livro de Isaias fala: “Naquele dia tirará o Senhor os ornamentos dos pés, e as toucas, e adornos em forma de lua, Os pendentes, e os braceletes, as estolas,
    Os gorros, e os ornamentos das pernas, e os cintos e as caixinhas de perfumes, e os brincos,
    Os anéis, e as jóias do nariz,
    Os vestidos de festa, e os mantos, e os xales, e as bolsas.
    Os espelhos, e o linho finíssimo, e os turbantes, e os véus.
    E será que em lugar de perfume haverá mau cheiro; e por cinto uma corda; e em lugar de encrespadura de cabelos, calvície; e em lugar de veste luxuosa, pano de saco; e queimadura em lugar de formosura” Isaias 18-24
    Deuteronomio 22:5 “Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao SENHOR teu Deus”
    Por acaso abominação é algo bom da parte de Deus?
    Eu acho que não, devemos nos lembrar que TUDO naquele ultimo dia nos será cobrado…
    Eu não vejo que sofrimento ha em usar uma saia, talvez um sofrimento que eu causo querendo servir a DEUS mais ainda ter um pedacinho do mundo na minha vida…
    Mas há quem diga que há diferença na calça do homem e na da mulher, talvez um stress, uma corente, etc… mas não é disso que a biblia esta falando…
    Esta certo que tem algumas denominações que infelizmente proibe até o uso da meia calça, mas são coisas que temos que analisar, a Biblia deve ser a luz do nosso caminho, e o proprio Deus jamais estipularia algo que trouxesse sofrimento ao seu povo.
    É possivel sim andar dentro da palavra, sem sacrificios, é so analisar o que a palavra fala, independente se isso me agrada ou não, porque:”Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem”
    • Paz seja contigo, querida.

      Já me disseram que uma meia calça poderia resolver, mas suponho que ela não tivesse (se não for isso então ela devia ter algum estranho prazer em passar frio).

      Quanto a sua segunda pergunta, o que eu tenho a dizer é que Deus não estipulou saia para as mulheres e nem calça para homens.

      Quem estipulou isso foram homens do passado, supostamente baseados em algo que Deus estipulou na Lei de Moisés (na qual nem eles mesmo viviam).

      No tempo que a lei da roupa de homem/mulher foi dada, homens não usavam calças(pelo menos não como as de hoje), a calça foi declarada “roupa de homem” muito tempo depois e não foi por Deus.

      Agora, quanto a passagem de Isaías que você citou, não se está falando de coisas que sejam ou não pecados e sim que Deus iria castigar as filhas de Sião tirando delas seus enfeites e deixando-as feias por causa de seu pecado.

      Vou colar o contexto todo aqui, para você reler(preste atenção nas palavras destacadas):

      Isaías 3

      16 Diz ainda mais o SENHOR:

      Porquanto as filhas de Sião se exaltam, e andam com o pescoço erguido, lançando olhares impudentes; e quando andam, caminham afetadamente, fazendo um tilintar com os seus pés;

      17 Portanto o Senhor fará tinhoso o alto da cabeça das filhas de Sião,

      e o SENHOR porá a descoberto a sua nudez,

      18 Naquele dia tirará o Senhor os ornamentos dos pés, e as toucas, e adornos em forma de lua,
      19 Os pendentes, e os braceletes, as estolas,
      20 Os gorros, e os ornamentos das pernas, e os cintos e as caixinhas de perfumes, e os brincos,
      21 Os anéis, e as jóias do nariz,
      22 Os vestidos de festa, e os mantos, e os xales, e as bolsas.
      23 Os espelhos, e o linho finíssimo, e os turbantes, e os véus.
      24 E será que em lugar de perfume haverá mau cheiro; e por cinto uma corda; e em lugar de encrespadura de cabelos, calvície; e em lugar de veste luxuosa, pano de saco; e queimadura em lugar de formosura.

      25 Teus homens cairão à espada e teus poderosos na peleja.

      26 E as suas portas gemerão e prantearão; e ela, desolada, se assentará no chão.

  22. Pingback: Usos e Costumes (saia cumprida, cabelo grande, etc. para as mulheres e paletó e gravata para os homens) nas Igrejas Evangélicas – Tais tradições “ANULAM” a Palavra de Deus ! « Maluco por Jesus

  23. Jean de Paula diz:
    Vc diz que se a igreja tiver amor, o mundo a verá como igreja, independente do que os crentes estiverem vestindo.

    Ha ja q é assim então, podem ir todos de roupas intimas mesmo, alem do mais ela será reconhecida como igreja já que o que manda é o amor.

    Amigão me ajuda né.
    Vai lê biblia vai.

    Obs:To começando acreditar em um comentário q vi de um rapaz q mandou p/ vc, num lembro em qual texto, acredito q vc deve tá é ganhando dinheiro por cada comentário, por isso vc fica colocando estes seus conceitos errôneos e anti-biblicos, justamente p/ lucrar.

    Cuidado com as coisas de Deus num c brinca.

  24. Jean de Paula diz:
    Vc acha que não precisa q haja diferença no modo de vestir do crente com o não crente.

    Então me responde uma coisa, qual é para vc a indentidade do crente, ou seja o q q identifica uma pessoa como crente logo a 1º vista?

    Saiba q o homem e a mulher de Deus ele é reconhecido como crente, mesmo sem precisar falar com ele, somente de bater o olho nele, ja dizemos este ou esta é crente. Mas o q q os identifica?

    IIReis 4:
    8 Sucedeu também certo dia que Eliseu foi a Suném, onde havia uma mulher rica que o reteve para comer; e todas as vezes que ele passava por ali, lá se dirigia para comer.
    9 E ela disse a seu marido: Tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus.
    10 Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto sobre o muro; e ponhamos-lhe ali uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; e há de ser que, quando ele vier a nós se recolherá ali.

    O que q fez com q esta mulher notasse, ou q foi q identificou q Elizeu era um homem de Deus?

    Abç e medite nisso.

    • Discordo.Não vejo base bíblica para se dizer que o crente deva ser reconhecido logo de cara como crente.

      Se você reler o texto verá que não se diz que ela tenha o reconhecido a primeira vista, ela o recebeu em casa diversas vezes antes de o declarar homem de Deus(naquela época era costume receber qualquer viajante em casa).

      • Jean de Paula diz:
        vc não respondeu, o que identifica o verdadeiro crente como sendo crente sem precisar antes conversar com a pessoa?

        Ou vc vai me dizer q nunca olhou para um homem de social e uma mulher de saia longa e cabelo cumprido e disse: aqueles são evangelicos?

        Seja sincero vai.
        Vc num é um cara inteligente vc sabe o q eu to falando

        abç

        • Eu já olhei e imaginei que a pessoa fosse “evangélica” sem conversar com ela, não baseado na Bíblia, mas somente na cultura brasileira.

          Na nossa cultura brasileira muita gente que se diz evangélica usa um certo uniforme(instituido por homens, não por Deus), por isso muita gente olha alguém com esse uniforme e imagina que a pessoa seja “evangélica”.

          Digo “evangélica”(entre aspas) porque esse uniforme(roupa social,calça para homens, saia para mulheres) é usado tanto por verdadeiros discipulos de Jesus quanto por falsos seguidores e mesmo por descrentes.

          E há evangélicos sinceros que não usam esse uniforme.

          De modo que quem acha que alguém é evangélico porque essa pessoa está usando uma roupa social(por exemplo) está apenas imaginando que ela pertença ao grupo daqueles que usam o nome de Jesus, ainda que em vão.

          É como reconhecer alguém da tribo dos emos, dos góticos,dos roqueiros, etc.

          Mas para reconhecer um verdadeiro discípulo é preciso mais que um uniforme, é preciso que haja amor nessa pessoa.

          Percebe a diferença?

          • Jean de Paula diz:
            Gostei da sua resposta.É realmente verdade q tem pessoas q usam estes “uniformes” e ñ são verdadeiramentes convertidos.Mas o q eu queria saber de vc, vc acabou confirmando q o “uniforme” independente da pessoa ser verdadeiramente convertido ou ñ, ele diferencia um crente de outro crente e do mundano. Ou seja vc acabou concordando q logo a primeira vista c nota q o q está de “uniforme”, é “evangélico”, e o q não esta ficamos na duvida e só saberemos se conversarmos com a mesma.

            Então independente de tudo fica claro q para o verdadeiro convertido é melhor usar o “uniforme”, p/ q sejamos conhecidos logo de cara e sermos irrepreensiveis e bem visto perante a sociedade.

            Abç valeu.

  25. pamella diz:
    A Paz irmão…
    Eu acho que se realmente Deus estivesse somente repreendendo e não se importasse com essas coisas, talvez não teria citado as joias não é?
    E o que dizer da sequencia deste mesmo livro:
    “E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; TÃO SOMENTE QUEREMOS SER CHAMADAS PELO TEU NOME; tira o nosso opróbrio” Isaias 4
    Qual sera o dia ao qual a palavra esta falando? O que significa comer o nosso pão, vestir as nossas vestes, talvez não seria deixar o q a palavra fala de lado, e seguir as nossas proprias vontades, a moda que o mundo estipula?
    Até onde eu saiba ” CHAMADOS PELO TEU NOME” não estaria se referindo a nós os crentes?
    Com relação a meia calça da menina, se realmente não tinha não seria melhor alguem lhe presentear com uma, ao inves de incentivar os pais a deixa-la se vestir de qualquer maneira?
    Fica na Paz irmão…
    Aguardo a resposta!

    Também estou aprendendo1

    • Paz seja contigo,irmã.

      Se Deus se importasse mesmo com tais coisas ele deixaria escrito em algum outro lugar, essa passagem não prova nada.

      Se formos pensar que tudo o que Ele diz que vai tirar seja pecado então seria pecado até mesmo o ter cabelo longo(que você não deve achar pecado, ao contrário, deve achar que é pecado cortar).

      Notou que Ele diz que elas ficariam carecas e fedidas?

      Seria isso também uma proibição do uso de perfumes?

      Ora, os versos apenas mostram que o castigo de Deus tiraria delas o que elas mais gostavam e que fazia elas se sentirem bem e bonitas, não que as coisas em si fossem pecado.

      Agora com relação aos versos seguintes, há apenas uma profecia sobre um tempo em que as mulheres se sentiriam envergonhadas(opróbio significa vergonha) de não terem marido e topariam tudo por um, inclusive que o marido nem mesmo as sustentasse mas apenas aceitasse ser chamado marido delas.

      Com relação a meia calça…Admito que talvez eu devesse ter dado uma a ela já que o pastor não quis me ouvir.

      Mas não considero a permissão de usar calça como sendo permissão para se vestir “de qualquer maneira”.

      Abraço.

  26. pamella diz:
    Ah….
    Outra coisa…
    Queria saber daonde que me tiraram que isto é doutrina de homens? Por acaaso não esta na palavra de Deus bem clara! Ou o Senhor estipularia algo somente para lermos e passarmos por cima?

    Para quem ainda tem dúvida, leia Isaias 3 e 4
    1 Pedro 3, Deuteronomio 22:5, 1 Corintios 11
    Em especial o versiculo 16: “Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus”

    Com tanto versiculo no Velho e Novo testamento não entendo como tem gente que ainda cisma em contrariar a palavra!!!

  27. Jean de Paula diz:
    Gostei da sua resposta.É realmente verdade q tem pessoas q usam estes “uniformes” e ñ são verdadeiramentes convertidos.Mas o q eu queria saber de vc, vc acabou confirmando q o “uniforme” independente da pessoa ser verdadeiramente convertido ou ñ, ele diferencia um crente de outro crente e do mundano. Ou seja vc acabou concordando q logo a primeira vista c nota q o q está de “uniforme”, é “evangélico”, e o q não esta ficamos na duvida e só saberemos se conversarmos com a mesma.

    Então independente de tudo fica claro q para o verdadeiro convertido é melhor usar o “uniforme”, p/ q sejamos conhecidos logo de cara e sermos irrepreensiveis e bem visto perante a sociedade.

    Abç valeu.

    • Melhor é não se identificar com esse pessoal do uniforme, porque ultimamente eles na sua maioria já não são “bem vistos” e com razão, pois não se parecem com o que seria um verdadeiro evangélico.

      Melhor é se deligar dessa cultura corrompida e agir só como Jesus requer.

  28. Jean de Paula diz:
    A Santidade ela começa de dentro para fora.
    Ou seja se temos um interior(coração) transformado por Deus automaticamente o exterior(corpo) se transforma.

    Não tem como eu estar transformado, e viver em conformidade com o mundo.

    MATEUS 23:
    25 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de intemperança.
    26 Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo.

    Note o que Jesus diz: “limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo”.

    Se Jesus não se importasse com o exterior, ele poderia somente dizer: “limpa o seu interior, por q eu olho o coração”, mas ele disse “para q tambem o exterior se torne limpo”.

    Entende?

    Abç

  29. pamella diz:
    Pois é… mas ainda não me responderam o que se significa o versiculo de Isaias 4:1 ” E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio”
    Eu acho que o próprio versiculo ja diz tudo não é?
    Ou o irmão vai dizer que é um verso q esta ali por mero acaso?
    Vamos analisar este versiculo…
    “NOS COMEREMOS DO NOSSSO PÃO” = Comeremos o que bem entendermos, sem levar em conta o que a palavra me manda obster-se.
    ” E VESTIREMOS DO QUE É NOSSO” = Nos vestiremos conforme a nossa VONTADE, deixando de lado o que a palavra fala, esquecendo-se da MODÉSTIA, seguindo as tendencias do mundo!
    APENAS QUEREMOS SER CHAMADAS PELO TEU NOME!

    Ah… e com relação ao perfume a palavra fala em Marcos 14:3 “E, estando ele em betânia, assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher, que trazia um vaso de alabastro, com ungüento de nardo puro, de muito preço, e quebrando o vaso, lho derramou sobre a cabeça”,eu acho que se fosse errado o próprio Jesus teria repreendido aquela mulher não é?
    “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” Provérbios 4:23
    Do coração procede as fontes da vida, se meu exterior mais se parece com o mundo, meu coração esta voltado para Deus?
    Temos que ser um conjunto das qualidades a qual a biblia menciona para os servos do Senhor Jesus Cristo, somos testemunhas do Senhor, o mundo tem que ver a diferença na nossa vida, não somente no trajar, mas também nas atitudes…

  30. Muita gente aqui não entende corretamente o que é “o mundo”, recomendo a leitura desse outro texto: http://www.robertosoares.com/qual-e-o-mundo-que-nao-devemos-amar/
  31. Ismael diz:
    Muito bom o Post, Caro Roberto, gostei muito deste forum, e para adiantar e acabar de vez com as dúvidas do povo, não existe na bíblia que cortar cabelo é pecado, pois em Nm 6:1,2 e 5 o próprio Deus pede as mulheres que no período do voto de nazireu não cortasse o cabelo, ou seja, somente no período do voto, fora o voto, elas fizessem o que bem entendesse com os seus cabelos. Se cortar cabelo é pecado, então por que Deus deixava as mulheres cotar o cabelo e não as repreendiam?
    abraços
  32. pamella diz:
    A/C Ismael
    Irmão de uma passadinha no livro de 1 Corintios 11:5
    “Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada”
    1 Corintios 16 “Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu”
  33. Ismael diz:
    Cara irmã Pamella, este versiculos citados, é na verdade onde todos os que acreditam que cortar cabelo é pecado, mas na verdade, o texto não diz que cortar o cabelo é pecado, e muito menos diz que não deve se cortar, mas sim manter o cabelo como cabelo de mulher, ou seja, comprido, e não que não deve ser cortado (ou aparado as pontas, etc…). Pois muitas religiões condenam o corte, mas na bíblia você nunca irá encontrar nenhum texto condenando o corte, salvo em caso de voto. Agora para você entender os versículos que citara, vamos entender por que Paulo diz isso sobre o cabelo.

    1º – Ele disse isso para a igreja de Corintos
    2º – A cidade de Corintos era uma cidade portuária, ou seja, lugar onde se atracava muitos navios e por isso tinha muito movimento de estrangeiros
    3º – Pelo Fato do Porto, existiam muitas prostitutas, e o que diferenciavam as prostitutas das mulheres descentes, era o corte (rapado) dos cabelos das prostitutas, e com isso, os homens as conheciam por este fato.
    4º – As mulheres usam o manto (ou véu em outras traduções) no cabelo, mas tinham muitas mulheres que não usavam o manto, ou seja, andavam com os cabelos descobertos do véu, mas tinham o cabelo comprido.
    5º Os homens de Corinto não davam honras as mulheres que não usavam o manto no cabelo, ou seja, as mulheres que tinham os cabelos compridos, mas não se utilizam do manto, os homens as tratavam da mesma forma que as prostitutas por estarem com as cabeças descobertas.
    6º – Então Paulo pergunta em 1º Co 11:13 “… é apropriado uma mulher orar a Deus com a Cabeça descoberta?” (leia até o versiculo 16 e entenda).
    7º – No versiculo 14, 15 e 16 Paulo quiz dizer que não há problema das mulheres orarem a Deus com as cabeças descobertas, e que os homens não devem olhar para elas sem lhes prestarem honras por não estarém com as cabeças cobertas, pois os cabelos compridos (COMPRIDOS) lhe é dado em lugar de Manto (ou véu), então elas podem orar a Deus sim, sem estarém com as cabeças cobertas, desde que elas não se pareçam com as prostitutas (cabeças rapadas), mas se por algum motivo, elas tiverem os cabelos curtos demais (por doença capilar, ou por ter cortado muito curto, etc…), que se utilize o Véu, não somente na Igreja, mas na cidade de Corinto para não se parecerem com as prostitutas, este é o sentido destes versículos minha irmã que voce citou.

    Obs.: Eu não julgo que corta ou não corta é pecado, eu apenas quero que as pessoas entendam que a bíblia não cita que corta cabelo é pecado, o maior pecado é as pessoas dizerem que Deus condena o corte de cabelo sem citar nenhum versículo que diz isto, pois quando alguns citam, apenas se isolam em um versículo e entendem de acordo com a própria vontade ou por que a igreja que congrega diz que é pecado.
    Eu sou inteiramente aberto a entendimento, desde que as pessoas citem versículos bíblicos.

    Espero que tenha ajudado, mas se existir ainda dúvidas a respeito, não corte seu cabelo pois aos Romanos 14:22 e 23 condena ao pecado todo ato feito por dúvidas, ou seja, se Você pensar assim, “será que é pecado comer feijão, e você come, você acabou de cometer um pecado.

    Se sua Igreja te proibi de cortar o cabelo por se Doutrina da Igreja, e você corta, você comete pecado por causa de desobediência a Igreja, e se você perguntar ao lider da Igreja por que não se dever cortar o cabelo, e o mesmo lhe disser que a Bíblia condena o corte, então este lider comete pecado, pois ele está dizendo uma coisa que não está escrito na bíblia, e a distorção da Palavra de Deus é Pecado.

  34. serva do Senhor diz:
    Cuidado com esse negócio de que o crente deve ter aparência de crente julgando ser essa “apar~encia” as roupas que elaestá usando.Na minhacidade vários casos de crentes com essa aparencia causaram escandalos como adultérios,calote,contenda,humilharam pastores que não fizeram oposição aos crentes que não se adequaram aos usos e costumes,enfim, a coisa acaba tomando uma proporção em que de cara eles já desprezam o irmão e a irmã de outra denominação só por causa de suas roupas.Eu mesma fui vítima desses abençoados pois me desliguei da denominação não por pecado ou por rebeldia,apenas pelo fato de ter sido ricamente abençoada em outra denominação onde crescí muito na Graça e no Conhecimentoda Palavra,comecei alí um trabalho abençoado e abençoador com as crianças daquela igreja e toda minha família passou a se congregar comigo inclusive meu esposo que a benção maior pois até então eu buscava por isso.Foi em meio a esse turbilhão de bençãos e prosperidade espiritual que ao visitar minha antiga denomição a convite de uma amiga eu fui surpreendida por um abençoado que durante oconvite pra aceitar Jesus ou para se reconciliar ele se aproximou de mim e disse: irmã vc. não quer se reconciliar hoje com Jesus? Respondi co amor: Irmão não estou desviada,estou congregando em outra denominação,mas estou em PAZ com Deus.Ele me olhou de relance e fixou os olhos numa pequena correntinha de ouro em meu pescoço e depois para minha calça jeans (eu estava com meu uniforme escolar pois estava vindo do colégio) e balançou a cabeça negativamente.Fiquei triste não por mim,mas pelo irmão que mesmo sabendo que eu era membro ativo de outra denominação não me respeitou.Outra vez eu estava trabalhando num determinado local acompanhada de uma colega de trabalho que não era evangélica e que fora do trabalho levava uma vida promíscua,pois bem,nesse local encontramos com uma irmã de minha antiga denominação (que tbém me conhecia e sabia do meu bom testemunho,mas não conhecia minha colega de trabalho)eu estendí a mão para a irmã dando a Paz do Senhor!Ela respodeu secamente:Oi, como vai ? e virando-se p/ minha colega deu a Paz do Senhor !Detalhe:Eu estava de calça Jeans e minha colega de saia.Minha colega ficou sorrindo da cena por vários dias.Essa minha colega eu conseguí ganhar pra Jesus um tempo depois e uma das coisas que ela sempre fala é que durante todos os anos que trabalhamos juntas foi meu testemunho de vida que a encantou,nunca ela citou o fato de minhas roupas terem ajudado a convencê-la de nada.
  35. pamella diz:
    A/C SERVA DO SENHOR
    Cara irmã me espanta voce querer confundir uma coisa com a outra, como dizendo que pessoas vistidas como crentes cometeram adultério, calote, etc…. Até parece que o fato de se trajar como um crente o deixa mais propicio a queda
    Isso é hipocrisia, porque um erro não justifica o outro!!!
    Com relaçaõ aos demais irmãos citados lhe desprezarem por estar em outro ministério também não concordo, isso é falta de entendimento, porque ninguém entende a palvra se ela não for mensinada, esse tal irmão deveria lhe mostrar na palavra, e não tenta-la expor daquela forma, mas graças ao Senhor que voce não se balou com isso.
    Realmente seu testemunho ganhou aquela vida, em nenhum momento a palavra de Deus fala que nossas vestes vão salvar alguém, o trajar do cristão tem que ser diferente para que possamos ser reconhecidos no meio dos mundanos, a palavra de Deus fala em 1 Timóteo 2:9-10 Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.
    Talvez essa irmã e esse irmão levaram sua atitude como rebeldia, ou até mesmo por darem ouvidos a homens (pastores, missionários, etc) estejam idolatrando a placa de sua igreja, afirmando que somente ali há salvação.
    Temos vivido em um mundo onde muitos falam da palavra, mas não mostram os versos onde a palavra de Deus aprova, ou onde condena, e as pessoas tem sido levadas por homens cheios de dons, por congregações onde tudo se pode, onde o dinheiro é a unica pregação, lugares onde é mais mencionado a placa da igreja, onde as pessoasestão ali porque é um ministério conhecido, ou porfque a palavra do pastor nnunca pegou no seu pé, ele ensina que pode se fazer tudo, porque Deus vai abençoar se for fiél no dizimo!
    A palavra de Deus afirma que o povo erra por não examinar as escrituras…
    Onde tem doutrina (ex: saia) falta misericórdia, olham o cisco no olho do irmão e esquecem-se da trave que esta no seu proprio olho, julguam mas não mostram o que a palavra de Deus fala…
    Onde as vestes não contam (Deus so quer o coração, então o resto do membro que va pro inferno)Deus só se importa com o dizimo, as ofertas grandes, falta a instrução, ou estao acomodados com a situação, porque é algo mais fácil…
    A palavra afirma sde santos de corpo, alma e espirito…
    De nada me adianta usar saia e falar mal da vida dos outros, de nada me adianta dizer que tenho Jesus na minha vida, quando o meu trajar so reflete aquilo que o mundo gosta, de nada me adianta ter o exterior como a palavra de Deus ordena, quando não tenho misericordia, amor, mansidão…
  36. serva do Senhor diz:
    Pamela, obrigada por suas palavras e concordo com vc.Mas não quis de maneira nenhuma dizer que os trajes os deixam mais propícios ao erro,na verdade eu queria ressaltar que tais pessoas não se preocuparam em crescer na graça e no conhecimento,apenas ficaram presos com a aparência e nas primeiras tempestades sucumbiram causando estragos e escândalos .Estou todos os dias aprendendo mais e mais na Palavra de Deus .Sei que a desculpa de que Deus só “quer o coração” é tola pois isso não é desculpa prá andar com roupas indecentes, imorais ou no caso das mulheres,com excessos na maquiagem etc.Até porque, quando a pessoa realmente entrega seu coração prá Jesus essa pessoa permite que o Espírito Santo entre na vida dele e através dessa entrega vai mudando sua maneira de ser,de pensar, de lidar com as pessoas.Toda sua vida vai sendo transformada e então isso se reflete num todo não só nos trajes .Sendo assim, seu coração não estará mais preso a coisas mundanas e devassas.Mas infelizmente muitos param no ítem:usos e costumes.Não vão enfrente, não crescem, não amadurecem, ficam o tempo todo condicionando (ou não) salvação com essas coisas .Hoje tenho condições de ver isso e concluir que posso e sou feliz como serva de Deus e que não é a calça jeans, minha correntinha de ouro ou minha maquiagem que vão me tirar do foco:minha comunhão com o Senhor.Não vou cometer excessos pois o Espírito Santo tem total liberdade no meu coração para me instruir qdo algo não o agrada e eu estou pronta a obedecê-lo porque sem Deus em minha vida o que vai ser de mim? Não quero desapontá-lo!Quero continuar minha busca, meu aprendizado.Já passei por muitas coisas,sou filha de pastor,neta de pastor,sobrinha de pastor, minha família tem muitos levitas,mas todos os dias eu aprendo coisas na Palavra de Deus que mesmo em todos os anos de minha vida dentro da igreja eu ainda não tinha entendido, não por causa dos meus pastores,sim por causa da minha entrega que hoje sim é real.Eu decidí, vou amar meu Senhor! Vou me dedicar a Ele,mesmo que muitos me decepcionem, mesmo que meus líderes me envergonhem ás vezes, vou orar por eles mas isso não vai abalar minha fé!Lamento por muitos que nos discriminam por isso ou por aquilo,mas não posso perder tempo com isso, tem muita gente precisando de ajuda,preciso falar de Deus a essa gente,com minhas palavras,com minhas atitudes,com meu amor.Um abraço,fique na Paz do Senhor!
    • soh_de_passagem diz:
      Como as mulheres de Deus devem se portar como damas, os homens devem se portar como cavalheiros, as mulheres hoje em dia usam calça “até uns 50 anos atrás isso era um escândalo”, mas se fosse só isso não teria nada de mais, o problema são as mulheres causarem lacívia “provocação sexual” com seus trajes, infelizmente isso se tornou quase generalizado, e os homens perderam o pudor, os assuntos deles são baixos para pior.
      Não estou te julgando, poderiamos ficar aqui discutindo esse assunto, mas acho desnecessário, a salvação é individual, e cada um faça o que Deus pedir, leia e tire as conclusões você mesma:
      Deuteronomio 22.5:
      Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao SENHOR teu Deus
  37. pamella diz:
    Amém irmã…
    Realmente é assim que o crente age, ele não olha pras perseguições, pras lutas….
    Aquele que realmente ama o Senhor se entrega, ainda que deixar de lado as coisas desse mundo seja dificil, porque a palavra afirma “que o mundo ama o que é dele”, se ja não temos mais vinculos com ele, com certeza o mundo nos odiará…
    Concordo com você que tem muita gente que se prende nisso, que acha que pelo simples fato de usar saia, ou não se maquiar já esta salvo, isto não é questão de conversão, porque até o mundano muitas vezes se traja dessa forma, mas sim obediencia a palavra…
    E aquele que realmente quer compromisso com cristo, irá não somente praticar essas coisas, mas também se adornar de misericórdia, paciencia, amor, compreensão, mansidão, etc…
    Assim como Jesus uma vez repreendeu os fariseus porque dizimavam de tudo que possuiam, mais deixavam de lado a misericórdia o amor, etc…. E Jesus disse: porém, fazei estas coisas, e não omitir aquelas.

    A Paz do Senhor irmã….

  38. jairo diz:
    Quanta discussão em vão.
    Todos sitamos a bíblia em versículos avulsos para justificar a nossa opinião.
    Em Tiago 4-4, Paulo fala sobre amar as coisas do mundo.
    Se voce acha que andar conforme a moda dos impios é lícito, problema seu, mas não condene quem acha ao contrario.
    Ou voce conhece algun desses ditadores da moda que são cristão.
    Voce fala de liberdade quando na verdade é escravidão, voce dis que existe pastores-guru, quando os verdadeiros gurus estão dia a dia na tv ditando a moda e as igrejas seguindo.Deus so quer o coração? Entrega teu coração para ele que ele vai transformar o teu andar , teu falar, teu vestir vai te fazer uma nova criatura.
    • Não falei nada sobre “moda dos ímpios”.

      Nem todo aquele que não se declara cristão é ímpio.

      Não apoio moda alguma, só quero dizer que as pessoas tem liberdade para usar aquilo em que se sentirem bem, desde que não contrarie os princípios bíblicos.

      Acaso todos os fabricantes de saias,vestidos,calças sociais e camisas são cristãos?

      Esse seu pensamento não tem sentido.

      Abraço e obrigado por visitar.

  39. Carmen diz:
    A Palavra de Deus é imutável, porque Deus é imutável. O homem a interpreta conforme sua própria conveniência. Deus não fala ser pecado usar calça comprida, pois sendo Ele onisciente, sabia que os costumes mudariam e sabiamente proíbe “traje de mulher em homem e vice-versa”. Antigamente todos usavam túnicas e a diferença estava nas cores- cores para homens e cores para mulheres. Não devemos nos conformar com este mundo, ou sejam tomar a forma deste mundo, nosso molde é Jesus. Ele está às portas!
  40. Carmen diz:
    Agradeço sua atenção e espero que o teor do comentário seja aprovado.
  41. marcos breda diz:
    olá …quero dizer que quando vimos uma mulher de saia,sem maquiaje,e sem brincos..O QUE DIZEMOS..que é evangelica não é…diz a biblia que o povo de deus é um povo diferente,aí está,as vartices não salvam ninguém mas cristo sim.concordo em partes com o roberto,mas acho que são importantes para a separação e não para a salvação.Certa vez tive duvida sobre isso e perguntei a Deus e na mesma noite tive um sonho o qual JESUS estavaa voltando e peguntei se os usos e custumes são pecados,e me respondeu que não e o que eu disse acima.CONCORDO em mulheres usarem calças compridas.E ROBERTO HOJE VOCê É DE QUAL IGREJA?eu sou dá ASSEMBLEIA DE DEUS DAS MISSÕES tenho 14 anos
  42. Preg. Wellington diz:
    Amados, graça e PAZ de nosso SENHOR e SALVADOR JESUS CRISTO.

    Olha muito aprecio e admiro o conceito de vós outros, creio que todo cristão gastaria de ter certeza em relação a isso.
    Quero ressaltar-vos que, há grandes diferenças entre doutrina e costumes: doutrina é você viver segundo a palavra, mas para viver segundo a palavra tem que haver nela entendimento observando-á com sabedoria de DEUS, analizando textos e contextos, para onde e quem foi escrito, a que finalidade, ou período de tempo.

    Costumes não foi dado por DEUS, mas quando vimos ELE dizendo para fugirmos de toda aparência do mau, que ELE nos tirou das trevas para brilhar na luz, temos que ser testemunhas do EVANGELHO de CRISTO. Mas quando vimos la em 1 Corintios 11 que o homem não pode se portar como as mulheres, e as mulheres como homem, não caberia a nós analizarmos que se a calça foi feita para homem, e a saia para mulher, não estaríamos desobedecendo uma lei? Claro foi dada por homens, mas para haver separação entre o homem e a mulher.

    E se me recordo bem DEUS nos ensinou a obedecer as leis destituidas pelos homens, claro sendo feitas para a glória de DELE, e não do homem.

    Esta é minha opinião, que vivendo a sã doutrina terá tambem bons costumes, e assim nenhum homem e nenhuma mulher pecará com teus olhos. Se alguém é santo o bastante para olhar uma mulher de roupa indecente e não a cobiçar, diga-me? Olha queridos tudo aquilo que nossos olhos vêem sobe a mente e desce ao coração, e tudo que a boca fala procede do mesmo.

    Devemos sim vigiar por que o evangelho é simples, mas não pode ser anuciado de qualquer maneira, concordo sim com todos, não vai ser nossas vestes que nos levará ao céu, mas sim o nosso testemunho, nossa vida com DEUS, a santidade e oração. Como estaremos santificados convivendo com aquilo que não se enquadra a sã doutrina, talvez a mulher não vê nenhum problema em usar uma saia curta, mas para o homem aquilo fará mau.

    Claro há muitos que tem uma vida espiritual alicerssada, não sera qualquer coisa que vai chamar sua atenção, mas e os novos convertidos, vão se estabilizar na sua vida espiritual vendo dentro da igreja aquela irmã com uma saia curtinha, ou uma calsa mostrando todos os detales de seu corpo? Fará bem isto ao novo convertido?

    É para eles e para o mundo que devemos brilhar, mostrar que somos separados, a glória de DEUS tem que esta estampada em nosso rosto.
    Agora tenha paciência né amados vamos entender o proceder de DEUS, o ESPÍRITO SANTO é sencível de mais, ELE não habita em qualquer corpo não, nós somos templo DELE, como alguém vai ver em nós mesmo tendo um coração cheio de amor, a presença de DEUS se estamos em desacordo com a palavra?

    Fico por aqui:
    Graça e PAZ a todos…

  43. Wellington Feliciano diz:
    Se eu sinto que eu não posso fazer algo, que Deus colocou em meu coraçõa, não farei eu, pena que muitas pessoas são segadas pelo inimigo, usam os próprios versiculos que condenam tal, para se defenderem, prova: já disseram que jesus era gay, maconheiro, absurdos, Precisamos a cada dia nos converter-mos, ser fiel a Deus,”Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.”(João 13 : 35)”, QUALQUER PESSOA QUE TEM UM TAL AMOR, SEJA ELA ESPIRITA, CATÓLICA, MULCUMANA, ETC. HERDARÁ O REINO DE DEUS? As ditadas filhas de SIÃO serão condenadas pelos atos, andavam cascavelandos com os pés, cabeça erguida, etc. tinirão o soar de DEUS em seus ouvidos.
    NOSSO CORPO É TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO, o espirito santo não é nosso(a) nomorado(a), visinho, amigo …
    é uma exelencia, SANTO, Deus nos chamou para fazer a diferença, para que pudéssemos brihar nas trevas, qual o brilho que vc tem usando más costumes em meio ao mundo?
    VOCÊ VAI À UM JURI DE BERMUDA, CAMISA CAVADA?
    JÁ VIU ALGUM MÉDICO ATENDER DE ROUPA DE PRAIA?
    JÁ VIU O PRESIDENTE EM MEIO AO POVO COMO DORME?
    DEUS NÃO É UM MÉDICOMORTAL, PRESIDENTE DA REPUBLICA, UMA ADVOGADO MORTAL,
    ELE É SANTO, SE TEMOS RESPEITO EM MEIO à TAIS PESSOAS TERRESTRES, PORQUE NÃO TEMOS UMA POSTURA DIANTE DE DEUS?
    A MESMA BOCA QUE MUITOS ADORAM A DEUS NA IGREJA, AO ACABAR OS CULTOS, ESTÃO NA ESQUINA BEIJANDO,
    COM AS MESMAS MÃOS QUE ESTENDAM PARA ABENÇOAS, PEGAM EM COISAS MÁS….
    ACHAM QUE COM OS MESMOS OLHOS QUE VÊM MISÉRIAS PODERAM VER A GLORIA DE DEUS,
    TOMO CUIDADO,
    DEUS É MISERICORDIOSO, MAS É FOGO QUE CONSOME,
    PORQUE NÃO HÁ MAIS TANTO RENOVO, BATISMO COM O ESPIRITO SANTO?
    DEUS NÃO MUDOU….
    PRECISAMOS É CONVERTER A CADA DIA MAIS, O CÉU NÃO É DE GRAÇA,
    A MORTE DE JESUS NÃO FOI PRA VIVER-MOS DE QUALQUER MANEIRA, SE FOSSE ASSIM NÃO PRESISARIA TER MORRIDO, PODERIA CONTINUAR DO MESMO JEITO…
    VAMOS ABRIR OS OLHOS….
    VAMOS PROCURAR DIREÇÃO DE DEUS, PROCURAR ALMAS PARA O SENHOR.
  44. Adelita diz:
    Sou membro da assembléia de Deus,e desde os meus 6 anos frequentei escola de manhã no inverno de saia,e não morri ao contrário fui muito feliz em toda minha vida,frio?é uma desculpa para quem não quer seguir costumes da igreja,eu aconselho ir para outra igreja que permita,geralmente isso acontece na adolescência,adolescentes querem copiar seus amigos,porque se sentem diferentes e enfrentam muitos questionamentos nas escolas,acho que Deus quer diferença não só nos atos mas também em nosso coração e aparência,Deus não gosta de meio termo,ou é ou não é.Claro que o pecado não está em usar a roupa a ou b,como diz a Bíblia,tudo me é licito mas NEM TUDO ME CONVÊM.Prefiro ser diferente em toda a minha maneira de ser TUDO é TUDO.Busque a Deus só ele tem a resposta certa,com certeza essa resposta não está no conhecimento da bÌblia,nem em estudos muito menso em experiência,está na revelção de Deus.Não critico quem não aderi a usos e costumes mas também não concordo com criticas para quem adere,como disse eu não morri de frio,e penso bem,saia é muito mais feminino para a mulher,saia é a marca feminina.
  45. Danielle Barros e Nassif diz:
    Bom dia! Meu nome é Danielle, sou cristã e formada em Publicidade e Designer de Moda. Estava procurando algum forum sobre moda evangélica e parei aqui.
    É muito difícil discutir esse tema pq vejo q cada pessoa tem seu ponto de vista. Acho que costumes nos APRISIONAM e acredito também que a LIBERDADE INCONDICIONAL atrapalha bastante em se tratando dos looks criados pelo povo cristão. Digo looks estes que deveriam ser usados tanto fora quanto dentro da igreja. Ou vc é ou não cristã e observo que muitas pessoas criam produções para vestir fora e outros para vestir dentro da igreja. Então me deparo muitas vezes com vestidinhos de verão cujos os decotes vão até o final das costas usadas com blusas mais comportadas de manga e que acabam chamando mais atenção porque as peças não se combinam, se contrastam pois estão sendo usadas no momento para cobrir toda as costas (apenas dentro da igreja) porque está bem obvio que o vestido é sexy é decotado. Mas então…por quê uma cristã compraria um vestido de verão decotado? Para usar ora! Fora da igreja de um jeito e dentro da igreja de outro???
    Acredito que o bom senso prevalesce. Se essa irmã sentiu a necessidade de colocar o vestido com uma blusa por baixo sabe o quanto irá chamar atenção das pessoas dentro da igreja com parte do corpo descoberto. Prevalesce o bom senso, o toque do espirito santo incomodando neh.
    ex: morando na cidade do Rio de Janeiro por exemplo, por que eu usaria uma saia até o pé, blusas e vestidos de mangas até o punho, cabelo com corte vencido. Não dá gente! Estamos em 2010, somos profissionais, pais de família, temos vida social, viajamos, podemos sim e devemos sim estar BONITOS, CONTEMPORÂNEOS,TRADICIONAIS,MODERNOS… somos pessoas, temos nossas individualidades, gostos, estilos. (Tudo dentro da palavra de Deus) não por causa do costume dos homens.

    Nasci na Assembléia e sofri demais com esses costumes, você é ridicularizada, me sentia um ET em não poder usar uma calça mais moderna com botas no inverno, não podia usar um T-shirt no verão, chegaram a me dizer para na praia usar short e camiseta!!!! Imagina, praia de Ipanema com minha família e meus amiguinhos…a unica de bermuda e camiseta…que exagero!!! O que chama mais atenção de uma pessoa que ainda n conhece Jesus? Os meus atos, o meu amor pelo proximo, o meu coração ou uma aparencia estranha, na maioria das vezes “caf” = cafona mesmo, desculpem!

    Acreditem, fui suspensa quando participava do coral da igreja porque aos 15 anos fiz com autorização dos meus pais uma franja no cabelo. Fala sério neh!
    P n me estender muito, o parâmetro que uso é o seguinte: Compro roupas que me sinta descente, confortável e atual (porque há tendências de moda gente, a moda é DEMOCRATICA)algumas servirão para mulheres cristãs e outras não. Se é uma roupa que não vai marcar meu corpo, justa demais, decote demais ( O MENOS É MAIS)uma roupa que não vai ficar chamando a atençao, escandalizando a palavra do meu Deus, posso usar.

    um ex: vemos nas vitrines os shorts jeans usados com meias grossas (segunda pele) por baixo. Ora gente, não dá para usar isso, mesmo a meia parecendo uma calça de tão grossa é colada ao corpo e em cima dela,quando usado um short curto, marca mais ainda o corpo. Nem pensar entrar no closet um look desses! Não serve! Nem p igreja nem para fora dela. Temos que estar vestidos tanto p irmos a igreja quanto para estarmos fora dela. Mas a amada pode colocar a mesma meia calça grossa com saia, com vestido e até uma bermuda “digo bermuda ” mais comprida por baixo, porque não???? Há inúmeras opções.

    Há anos é quase impossível encontrar no mercado calças de cós alto. E os jeans de cós baixo aparecendo a parte da roupa íntima não dá. Mas por baixo há camisetinhas (tipo segunda pele) que são colocadas por baixo da blusa comum (de preferencia mais comprida) que compõe a roupa. É saber reconhecer onde realmente pode estar inadequado um tipo de roupa e compor, criar algo que se adapte sem precisar usar aquelas roupas que parecem mais uniformes que vemos por aí nos sites de roupas evangélicas. Puxa aí no nosso amigo google (modelos de roupas evangelicas)que vocês saberão do que estou falando.

    a paz!

  46. ana diz:
    bom eu sou de uma igreja totalmente rigida e me sinto muito mal e oprimida por todas essas doutrinas gostaria de sair da igreja mais estou esperando a confirmaçao e o tempo de deus,acho toda essas doutrinas desnecessarias e povo continua corrompido achando que ja mudou so porque trocou calças por saias e tirou a maquiagem e os bricos sendo que a mudança ocorre no coraçao ,paulo diz que devemos purificar o coraçao e amar com amor fraternal e nao fingido ,com a puifiçao do coraçao e da mente alcançamos a santidade.sem a qual nao veremos a deus,nao adianta tirar saia nem tirar brincos maquiagem,usar blusao ,pois a limpeza acontece no coraçao as doutrinas fazem mal enganam o povo pois elas acabam achando que estaom bem so por causa das vestes mudadas,isso nao tem nada a ver com deus se fosse pra ser ele deixaria escrito claramente pois ele conhece todas as coisas ,ele nao deixou escrito ele nao faz acepçao de pessoas ele nao lança ninguem fora ,acho que essas pessoas se enclinam para carne e nao vive no espirito pois o espirito controla a carnre e nao ao contrario ,se for asssim as batistas ,as renascer,e tantas outras igrejas nao serao salvas,porque estao “fora da doutrina”e o que importa realmente È o coraçao a alma,e digo mais a mulher deve se vesti decentemente pode sim usar calça ,blusa ,vestidos e nao esta sensual,e outra que o homem e a mulher de deus È`conhecido pelos frutos pelo olhar pelas palavras pelas açoes pelo rosto que ai sim transparece o espiritual e nao o carnal a aparÊncia È`coisa do homem deus olha pro coraçao ,se uma pessoa com esse traje doutrinario estiver com o coraçao sujo ningeem pense que elas esta salva por esta na igreja e vestidinha conforme a doutrina È isso o homem e mulher de deus se conhece pelas obras pelo olhar pelo falar manso pela educaçao pelo temor ,e a mulher tem de se dar ao respeito se vestir com modestia e temor e ser como ensina a biblia e nao como os homens querem pois a biblia È` o melhor pastor o profeta e a melhor profecia e devemos pedir entendimento e sabedoria a deus para enterpretar as escrituras .porque o proprio deus diz em um vesiculo que nao me vem em mente que o povo dele perece por falta de conhecimento.e tudo que nao estiver nas escrituras e for pregado deve ser negado… eu fico triste por me sentir presa e entre dois pensamentos sobre obedecer ou nao e gostaria que vc me desse um conselho ,eu sou muito nova ,nova mesmo na idade e no evangelho ,e será´que se eu sair da igreja que eu estou agora deus vai realizar o plano dele na minha vida e cumprir as promessas que me fez,a igreja que frequento É´maravilhosa mais eu me sinto estranha e oprimida pelo inimigo que usa disso pra me oprimir mais ainda,o que faço espero mais um pouco na igreja ou sigo em frente pra outra.pois deus prometeu me envar como missionària e me prometeu que falta puco que eu preciso ler mais a palavra e perseverar,o que vc acha?.
    a e ja foi criada o modelo de calça pantalona que sao folgadissimas e existem blusas sem decotes batinhas que cobrem da cintura a um pouco a baixo das nadegas ,bricos ponto de luz,batom cor de boca ,vestidos folgados e sais no cumprimento do joelho e em vez de doutrinar e tirar a liberdade poderia ter reunioes para o comportamento da mulher crista com relaçao a assuntos variados ensinando como se viver . eparabens amado vai na sua fé .
  47. ANA diz:
    PRA QUE TODOS SAIBAM A CALÇA FOI CRIADA NO SÉCULO 20 POR LEVI STRAUSS,E AO CONTRÁRIO DE QUEM PENSA QUE A CALÇA É VESTE DE HOMEM,É´PURA MENTIRA PORQUE O MODELO QUE AS MULHERES USAM É MODELO FEMININO E FOI CRIADO PARA ELAS ,ESTRANHO E ERRADO É UM HOMEM USR CALÇA DE MULHER E A MULHER USAR CALÇA DE MODELO MASCULINO.
  48. ELIZEU diz:
    QUERIDO ROBERDO SOB SEU COMENTARIO NO CASO DAQUELA JOVEM TER DE USAR CALÇA
    NO FRIO NÃO CONVENCE PORQUE NA REGIÃO QUE MORO FAZ MUITO CALOR E AS MULHERES USAM CALÇA JENS E PELO QUE EU SAIBA O JENS FOI CRIADO EM PAIS DE CLIMA
    MUITO FRIO.NA MINHA OPINIÃO MUITOS PROCURAM UM JEITINHO E ATE PROCURAM TEXTO
    BIBLICOS P/FAVORECER,VAMOS ANALISAR O OUTRO LADO DA MOEDA QUANDO EXISTIA ENSINAMENTOS NA IGREJA AD,DIGO EXISTIA PORQUE HOJE QUASE NÃO EXISTE MAIS,ME
    LEMBRO QUE EXISTIA TEMOR NOS CRENTES E MUITA OBIDENCIA E O RESULTADO ERA COMUM A GLORIA DE DEUS SE MANIFESTAR EM NOSSO MEIO ERA COMUM JESUS BATIZAR
    COM ESPIRITO SANTO EXISTIA UMA MEIA DUZIA DE PESSOAS QUE DESOBEDECIA O QUE
    VCS CHAMAM DE USO E COSTUME,E O PASTOR LOGO CORRIGIA E ATE COLOCAVA EM DISCIPLINA E NÃO DEMORAVA ESTA PESSOA ARREMPENDIDA RECONCILIAVA E MUITAS VEZES CHORANDO.TENHO UMA PARENTE QUE DESVIOU DA IGREJA E QUANDO VOLTOU FOI
    CONGREGAR NESTAS IGREJAS NEO PENTECOSTAL E DIZIA A MESMA COISA QUE MUITOS
    ESTÃO DIZENDO :DEUS SÓ QUE O CORAÇÃO ! CONCLUSÃO DEUS A TRATOU COM ELA SERIAMENTE E O ESPIRITO SANTO FALOU COMO ELA DEVERIA SE VESTIR,HOJE ELA RETORNOU A ASSEMBLEIA DE DEUS E DEUS A USA TREMENDAMENTE E POR ONDE ELA PASSA DEUS TEM USADO ALGUEM DIZENDO QUE SE AGRADA COMO ELA SE VESTE E TEM
    MUITOS OUTROS TESTEMUNHOS DE PESSOAS QUE NEM FOI O HOMEM QUE TEVE DE FALAR
    COMO DEVE SER,MAS SIM O ESPIRITO SANTO É QUE TEM FALADO ,PORQUE QUANDO ENTREGAMOS NOSSAS VIDAS EM SERVIR A DEUS NUNCA EXISTE FARDO PESADO OU ESCRAVIDÃO,ENTENDO QUE QUANDO O PASTOR OU OS PAIS NÃO ENSINA COMO DEVE PROCEDER O CRISTÃO O MUNDO ENSINA E OS USO E COSTUMES TEM HAVER NÃO SOMENTE EM RELAÇAO A CULTURA E SIM COM A MODA DO MOMENTO .BASTA APARECER
    O CHAMADO ASTRO OU FAMOSOS DO MUNDO INTEIRO JA É COPIADO POR MUITOS,MUITO QUEREM VESTIR IGUAL ,NA MINHA OPINIÃO ISTO QUE É ESCRAVIDÃO.
  49. Gladston SantAna Silva diz:
    Ser cristao e salvo em Jesus Cristo nao e simplesmente usar o uniforme farisaico-saia abaixo dos joelhos e vestido ate aos pes para mulheres e roupa social para os homens, muito menos ir ou nao a praia,jogar ou nao futebol,beber ou nao vinho sem se embriagar, usar ou nao brincos,pulseiras,joias,tatuagem saudavel,fazer ou nao sexo oral,anal ou outras fantasias sexuais no contexto do casamento, nem ser dizimista(pois no NT, a oferta financeira nao esta determinada por porcentagem, mas na voluntariedade e no prazer de dar, sem imposiçao ou ameaça-2Co 9,7).Ser cristao e ser alcançado pela graça salvadora em Cristo por fe e nao por obras(por fazer isto ou aquilo).As principais marcas de um salvo em Cristo sao percebidas em seu interior e nao no exterior.Jesus afirmou que o mundo reconheria que somos discipulos DELE pela unidade vivida entre os salvos no amor agape DELE e nao por crenças,roupas,costumes,tradiçoes,placa denominacional,dizimo mensal,dentre outras coisas.Aos legalistas e fariseus, faço a seguinte pergunta-Ao chegar numa tribo indigena para pregar Cristo e o evangelho, onde os indios sao acostumados desde que nasceram a viver pelados como procederao os legalistas e fariseus, se sujeitarao a viverem pelados com eles afim de lhe anunciarem Cristo e o evangelho afim de que a alma deles sejam salvas para eternidade ou ficarao tao desapontados e irados por eles estarem pelados que darao mais valor ao corpo fisico desnudo deles do que a alma dos mesmos
  50. marlene: super fã de Suellen Lima diz:
    olá, querido irmão. sou da assemmleia de Deus, onde temos a mesma pressão. gosto de fazer a obra do senhor, mas ao mesmo tempo eu penso se estou fazendo em vão porque não costumo seguir muito o é proibido ou ñ na igreja. mesmo porque estou agora na internet, com a biblia do lado para tirar duvidas e vejo que muitas coisas proibidas na igreja são doutrinas de homens quando acho que devemos seguir a doutrina somente da biblia. procuro ñ extravagar. mas do que adianta se vc coloca uma doutrina em certa igreja e vive criticando as outras denominações? ai te pergunto. quantos ceu existem? acho que só um ñ é? então se acho que o meu irmão de outra igreja está andando errado ñ estou querendo fazer o trabalho que é para Deus, que é o julgamento? a palavra de Deus disse: ñ julgueis para que ñ sejais julgados.se estou fazendo isso é porque acho que só a igreja onde congrego herdará o céu. e o que dizer dessa frase, rótulo ñ salva ninguem? abraços e espero que entendas o que digitei.
  51. Daniel Alves Pena diz:
    Sei que não fui chamado e cai aqui de pára-quedas, mas deixarei algumas palavras.
    1- Quem procura na bíblia algo referente as vestes usuais dos dias de hoje não encontrará, logo é costume.
    2 – Eu não concordo que uma mulher use calças compridas por milhões de razões e sem um versículo bíblico que ampare meu modo de pensar.
    3 – A questão é porque e para que usar calça comprida, me visto para quem? Quero mostrar o que? Vai escandalizar alguém? Quem lançou está moda? Preciso aderi-la?
    4 – Roupa e santificação nada tem haver, pois o pecado é proveniente de nosso interior, não se pega como vírus.
    5 – Posso ter um padrão? Sim!
    6 – Vestes moderadas, mas consciente sem forçar a barra de ensinar que Deus falou etc.
    7 – Quem se atreveria a dizer a mulher poder usar calças compridas? Não é Bíblico
    8 – Quem se atreveria dizer que a mulher não pode usar calça comprida? Não é Bíblico.
    Logo nos resta apelar para o pudor a decência e bons costumes, vai acentuar as curvas sinuosas nas irmãs bem dotadas? Vai causar desconforto em alguns?

    Querer ensinar que roupa e santidade e forçoso, mas dizer que está tudo liberado é perigoso.
    Romanos 12
    2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

  52. MARLENE diz:
    RARA JEAN DE PAULA,sera que aquela mulher da biblia reconheceu o homem sendo sevo de DEUS,porque ele usava terno e garvata..(RSRS)TEM MUIIITOS DE TERNO E GRAVATA LA EM BRASILA,E POR TODAS AS PARTES,QUE ROUBAM,MATAM…E TRAVESTI USANDO SAI COMPRIDA,CABELOS COMPRIDOS…..TEMPO DE JESUS HOMEM NAO USAVA CALÇA,NEM GRAVATA…ERA UMA TUNICA..NAO É ROUPA QUE FAZ SER SANTO,É USA UMA ROUPA COM DECENSIA..PORQUE TEM MUITAS SAIAS E TERNINHAS,COM ABETURA LATERAIS,JUSTINHO…QUE NAO DA NEM PRA JOELHAR….ENTAO NAO JULGUEMOS PARA NAO SERMOR JULGADOS…E SE ESTOU ERRADA , POR FAVOR ORE POR MIM..E PELO POVO.ABRAÇO
  53. Irmã Ana diz:
    Olá, a paz do Senhor Jesus!
    Amados, a respeito de usos e costumes é lamentável que em pleno século XXI ainda exista esta discussão (no bom sentido).
    Eu aprendi a respeitar denominações que tem usos e costumes. Aprendi também que SÃ DOUTRINA (ENSINO SADIO) é uma coisa e USOS E COSTUMES É OUTRA.
    A SÃ DOUTRINA É UNIVERSAL (É PARA TODOS OS CRISTÃOS QUE ESTÃO ESPALHADOS PELOS 4 CANTOS DESTE PLANETA). ENQUANTO QUE USOS E COSTUMES VARIA DE NAÇÃO PARA OUTRA NAÇÃO, DE ESTADO PARA OUTRO ESTADO DENTRO DO BRASIL, DE DENOMINAÇÕES PARA OUTRAS DENOMINAÇÕES.
    Nós temos que tomar cuidado é com os extremismos, ou seja, os exageros. No passado o Pastor por motivos banais acabava excluindo do templo.
    E hoje o que estamos vendo também não é o outro lado do extremismo (exagero)? No passado se proibia quase tudo e hoje está “QUASE TUDO LIBERAL”.
    A PALAVRA DE DEUS EM GÁLATAS 5:13, DIZ: “Porque vós, irmãos, fostes chamados À LIBERDADE. NÃO USEIS , ENTÃO DA LIBERDADE PARA DAR OCASIÃO A CARNE, mas servi-vos uns aos outros pelo AMOR”.
    COMO DIZ O VERSICULO, TEMOS QUE SERVIR UNS AOS OUTROS PELO AMOR (INCLUINDO O PASTOR QUE FOI LEVANTADO POR CRISTO (EFESIOS 4:11)).
    Em 1ª CORINTHIOS 15:33 e 34 DIZ: “Não vos enganeis: as MÁS CONVERSAÇÕES CORROMPEM OS BONS COSTUMES. Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo –o para vergonha vossa”.
    CONCLUINDO: BONS COSTUMES NÃO GERAM SÃ DOUTRINA, PORÉM SÃ DOUTRINA GERA BONS COSTUMES. DEUS ZELA PELA DECÊNCIA E ORDEM EM TODOS OS SENTIDOS: FISICA, MORAL E ESPITUAL.
    FIQUE COM A PAZ E A GRAÇA DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.
    CRISTO VOLTARÁ!!!
    • NONE diz:
      A PAZ DO SENHOR IRMA ANA! GOSTARIA MUITO DE OBTER UM CONTATO DA IRMA, ME INTERESSO BASTANTE NESSE ASSUNTO DE USO E COSTUMES, SOU MEMBRO DA ASS. DE DEUS EM CONTAGEM MG, E TRABALHO A FRENTE DA CORPORAÇÃO MUSICAL, E ESTAMOS PASSANDO POR MOMENTOS DE TURBULENCIA SE TRATANDO DO REFERIDO ASSUNTO, E GOSTARIA DE DIVIDIR, E APRENDERMOS JUNTOS! DESDE JA AGRADEÇO, DEUS TE ABENÇOE , MUITO OBRIGADO.
    • rosivaldo diz:
      a paz do Senhor Jesus Cristo? sou cristão protestante da Ass.de Deus.o assunto é muito pertinente mais é bom,só assim podemos aprender uns com os outros no qual o nosso professor é JESUS CRISTO o nosso Salvador,espero contribuir com o referido assunto em questão uso e costumes: quando jesus veio a este mundo creio que toda as nações estavam escravizadas pelo império romano inclusive os judeus, pois bem:JESUS começou a ensinar e fez discípulos e muitos o seguiram inclusive mulheres que trabalhavam com amor nos afazeres domésticos e até mesmo nas costuras e nas confecções de roupas, sendo que estas roupas na qual elas faziam já si diferenciavam das outras roupas comum da quela época, tanto é que um cristão nos tempos da igreja primitiva eram conhecidos também pelas vestimentas.pois quando os perseguidores matavam um cristão, eles traziam as vestes dos abatidos para comprovar que tinham matado mais irmãos em cristo, por tanto realmente nos temos que mudar sim até na maneira de se vestir. enquanto no uso de joias o uso de brinco, posseira,cordão etc…,servia para diferenciar uma nação da outra.vamos continuar examinando as escrituras na direção do ESPIRITO SANTO que vamos ser mais que vencedores em cristo jesus.
      • As Escrituras dizem que algum cristão era reconhecido pela roupa?
        • rosivaldo diz:
          amado qual seria o sentido dos perseguidores da igreja primitiva levar as vestes do irmão já mortos e depositassem aos pés dos seus lideres:vamos imaginar eles levando uma bermuda,camiseta etc..? nem tudo estar escrito na bíblia mais temos que entender que temos que fazer a diferença pois somos o sal da terra a luz deste mundo ou seja somos a igreja do nosso senhor jesus cristo.
  54. carlos diz:
    meu camarado se vc for cristáo ou evangelico , paulo diz que as má conversasão corompe os bom costume ,,,, vc entro na frete do pasto colocado por Deus para querer muda sua opinião , apalavra diz também que obedeser é melhor que sacrifica , palavra não rebate palavra, mas obediencia , é o que Deus pede se a igrejá é a sim , porque vc acha que pode muda , se o senhor pemiti vc chega a essa posição .ai vc faz o que vc quiser , conforme a sua compiciencia , mas no momento calate e não coloca fermento, onde não deve …………
    • Não é só o pastor que foi “colocado por Deus”.
      E a obediência que é sempre requerida é a Deus e não a homens; quando ele colocou suas idéias acima do Evangelho já não era mais digno de ser obedecido.
      • Irmã Ana diz:
        Olá Roberto! A paz do Senhor Jesus.
        Se você diz que é obediente a Deus, então não terá nenhuma dificuldade de obedecer A PALAVRA DE DEUS. CERTO?
        EM TIAGO 4 VERSO 7 parte a diz: “SUJEITAI-VOS, POIS, A DEUS…”,
        Esta palavra SUJEITAR significa: SUBMETER OU ESTÁ SUJEITO A ALGUÉM, OBEDECER.
        Quem disse pra você que não devemos obedecer a homens? CUIDADO COM A ACHOLOGIA (EU ACHO ASSIM)! Vamos ver o que diz A PALAVRA DE DEUS DO QUAL VOCÊ DIZ OBEDECER? Na 1ª Carta de PEDRO CAPITULO 2 VERSOS 13, 18 E 19 DIZ: “SUJEITAI-VOS , pois, a “TODA ORDENAÇÃO HUMANA” por AMOR AO SENHOR; quer ao rei, como superior…”, VÓS SERVOS, SUJEITAI-VOS com todo O TEMOR AO SENHOR, não somente AO BOM E HUMANO, mas também ao MAU; porque é coisa agradável que alguém , por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente”.
        O PASTOR PRA VOCÊ DEVE OU NÃO SER OBEDECIDO? Vamos ver o que diz A PALAVRA DE DEUS E NÃO HUMANA EM HEBREUS 13 VERSO 17 QUE DIZ: “OBEDECEI AVOSSOS PASTORES E SUJEITAI-VOS A ELES; PORQUE VELAM POR VOSSA ALMA, COMO AQUELES QUE HÃO DE DAR CONTA DELAS (OVELHAS)…”.
        Concluindo. Como você deve ter lido na carta de Pedro devemos OBEDECER A TODA ORDENANÇA HUMANA INCLUINDO COM CERTEZA O PASTOR QUE É COLOCADO POR DEUS AINDA QUE VOCÊ NÃO ESTEJA DE ACORDO COM ELE DEVEMOS OBEDECER SENDO BOM OU MAU. QUANDO VOCÊ OBEDECE AO PASTOR, NA VERDADE NÃO É AO PASTOR QUE VOCÊ ESTÁ OBEDECENDO E SIM A PALAVRA DE DEUS QUE NOS DÁ ESTA ORDENANÇA. PENSE NISSO.
        Fique com a PAZ DO SENHOR JESUS!
        • Que a paz te carregue, irmã!

          Eu não quis dizer que nunca devamos obedecer a homens e sim que eu devo obedecer um pastor enquanto ele estiver me aconselhando a fazer algo com base no Evangelho, não nos seus próprios caprichos e, sim, isso acaba sendo equivalente a obedecer a Deus.

          Com relação a obedecer ao patrão/senhor mau, creio que a recomendação de Paulo é somente para evitar escândalos, não que realmente Deus ache necessário que obedeçamos gente ruim.

          Já hebreus fala de pastores…E eu creio que Deus só considera pastor aquele que cuida das ovelhas conforme o Evangelho e não conforme seus caprichos, o pastor que deixa de ter como base o Evangelho deixa automaticamente de ser considerado pastor diante de Deus e passa a ser visto como falso profeta, falso pastor, lobo,salteador,etc.

          Eu creio que devamos obedecer os nossos patrões mesmo que sejam ruins e nossos governantes também, mas na igreja se alguém que se denomina pastor é ruim eu não preciso continuar o obedecendo, procuro outro.

          “Foste chamado sendo servo? não te dê cuidado; e, se ainda podes ser livre, aproveita a ocasião.” (I Coríntios 7 : 21)

          • Irmã Ana diz:
            A paz do Senhor Jesus Amado Roberto. Agora eu entendi o que você quis dizer, antes não estava muita claro.
            Com certeza Deus nos deu o livre-arbítrio.
            Caso não estejamos contente com certas coisas que acontecem dentro de algumas denominações, temos a liberdade para ir para outra igreja, se possível sair bem com a liderançã, mesmo não concordando com o pastor. Por exemplo, eu conheço alguns irmãos que escolhem uma denominação para congregar conhecendo os costumes da igreja, e depois quer se rebelar contra o Pastor. Deus também não está neste negócio de rebelião. Se o pastor está errado Deus irá pedir contas, acredito também que irá pedir conta de quem se rebela.

            A pessoa não entra enganada numa igreja que existe estatuto.
            Eu congrego na ASSEMBLÉIA DE DEUS e me sinto bem com o estatuto da denominação. Lá não é permitido que às irmãs usem calça comprida, no entanto eu entrei conhecendo como era o costume da igreja, sabendo que costume não salva mas aprendi a respeitar.
            E como eu já pude dar o meu comentário, usos e costumes varia de denominação para outra denominação. Porém, jamais vou acusar um pastor onde as normas são mais liberais. Cada pastor vai dar conta a Cristo tanto das ovelhas, como de si próprio, se foi rigido demais ou liberal demais. A Rebelião é comparada a feitiçaria. O melhor é conversar do que se rebelar. Sair bem do que deixar raiz de amargura. O APOSTOLO PAULO ESCREVEU NORMAS PARA A IGREJA DE CORINTOS NA 1ª CARTA DO CAPITULO 11 VERSOS 1 AO 16. E no entanto Jesus não o condenou por isso.

            Quero deixar claro que não estou dizendo que você se rebelou por mudar varias vezes de denominação. Quem prova o coração e conhece a tua vida com certeza é Deus (HEBREUS 4 VERSOS 12 E 13).

            QUE DEUS ABENÇÕE O SEU MINISTÉRIO.
            FIQUE NA PAZ DE CRISTO.

          • A questão da rebelião é outra coisa que está relacionada a Deus e aos que verdadeiramente o representam, logo pode ser vista da mesma forma que a obediência.

            Se formos analisar, veremos que o judaísmo no qual Jesus nasceu era uma espécie de igreja e provavelmente ele foi visto por muitos como “rebelde” por agir como agiu até a sua morte.

            Com relação a mim, quando cri não imaginei que houvesse essa questão dos usos e costumes, imaginava que só se ensinasse os mandamentos bíblicos e me surpreendi ao ver que não.

            Fique na paz também.

      • Jaciel diz:
        A paz do Senhor,
        Já que o assunto é direcionado a usos e costumes, gostaria de deixar uma pergunta.
        Será que alguns cristãos por acharem que conhecem a bíblia, não estão confundindo tradição por liberalismo.
        Como acontece com o assunto discutido Brasil, a respeito da homossexualidade?
        Será que isso é certo queridos?
        Será que é preciso ser dispenseiro da graça, ou adeptos à desagregação.
        Pra tudo nesta vida tem um tempo certo, esperem em Deus nesta fé, sem querer encontrar o certo e o errado.
        Somos luz do mundo e sal da terra, se expor é ofuscar o brilho de crente.
        Pensem nisso.
        Fiquem com Deus
    • rosivaldo diz:
      inestimável irmão leia com muita atenção esta redação apos este ponto de interrogação? amado qual seria o sentido dos perseguidores da igreja primitiva levar as vestes do irmão já mortos e depositassem aos pés dos seus lideres.
      quero entender que foi lido por vossa pessoa ?qual foi o sentido da sua leitura?
      • Quem foi que te disse que os perseguidores levavam vestes dos irmãos já mortos?A Bíblia não diz isso.
        • rosivaldo diz:
          Após terem expulsado Estevão da cidade ele foi apedrejado ate a morte puseram as suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo (Atos 7:58). A morte de Estevão iniciou os eventos que resultariam na conversão e na empreitada de Paulo como o apóstolo dos gentios. Mas, naquele tempo, Paulo era um líder dos opressores da igreja. Ele respirava ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor (Atos 9:1); ele perseguiu a igreja de Deus e tentou destruí-la (Gálatas 1:13) prendendo mulheres e homens cristãos (Atos 22:4) em muitas cidades.
          espero com estes versículos bíblicos ter contribuído com a sua pergunta,olha nem tudo esta escrito na bilbia temos que ser direcionado pelo espirito santo para entender melhor as escrituras.portanto faço uma pergunta para vc com quem caim filho de adão e eva se casou,mostr uma referença bem objetiva?
          • Como eu imaginei, você entendeu errado o texto do livro de Atos.As roupas que eles depositaram aos pés de Saulo eram as roupas dos perseguidores, não de Estevão.Provavelmente deixaram as roupas nos pés dele para que não sujassem enquanto o apedrejavam.

            “E quando o sangue de Estêvão, tua testemunha, se derramava, também eu estava presente, e consentia na sua morte, e guardava as capas dos que o matavam.” Atos 22:20

          • rosivaldo diz:
            estou esperando resposta sobre a esposa de caim como surgiu e quem era?estou realmente surpreso da sua inteligencia.
  55. carlos diz:
    (Romanos 12:1) – ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

    (Deuteronômio 22: 5) – Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao SENHOR teu Deus.

    (I Tessalonicenses 5:22)- Abstende-vos de toda a aparência do mal.

    (Filipenses 4:8) – Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

    Sejamos discretos, sem sensualidade no vestir, sóbrios em não tentar ao próximo com roupas transparentes e as joias sejam simples e não ostentativas, chamando mais a atenção para a aparência do que pela pessoa que você é.

    2. Lazer e Exercícios Físicos

    (I Corintios 10:31) – Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.

    (Efésios 5:16) – Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.

    (Romanos 6:13) – Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.

    (I Corintios 6:19) – Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 – Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

    (II Corintios 6:17) – Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei;

    (I Tessalonicenses 5:21) – Examinai tudo. Retende o bem. 22 – Abstende-vos de toda a aparência do mal.

    ai vai só palavras de Deus não minhas , e não de homem carnais mas tudo dado pelo espirito santo porque , ele é santo

    • Ah, é mesmo?
      Você sabe que muitos não concordam com o uso de jóias de maneira nenhuma (no máximo aliança e anel de formatura), não sabe?
      Porque é que só eu seria carnal?
    • ines diz:
      Eu penso que usos e costumes não deveria ser discutido….vestir roupas decentes…vc pode colocar calça e estar decente e colocar saia estando indecente. Nosso vestir e nosso falar deve estar de acordo com a moral e os bons costumes… Muitas pessoas dentro das congregações se preocupam tanto com com as vestes…mas não faz um estudo bíblico profundo….se vc me conhecer também as culturas dos povos……na época de Jesus o homem vestia roupas como os vestidos das mulheres atuais e as mulheres usavam vestes compridas e na cor azul….homens aparavam a barba …e hj eles raspam a barba. E quanto ao homem não vestir de mulher e vice versa já diz sobre a sexualidade…então vamos nos informar melhor e depois ficar citando textos avulsos….e qtoa as joias…usar aliança ….certo…usar anel de formatura…pra que? pra mostrar que vc é um graduado…usar com sobriedade e temor…mas nada impede que use jóias ou algo parecido…quando vc partir dessa vida roupas, adornos vão ficar por aqui…até o nosso corpo será transformado….vamos cuidar das coisas celestiais…santificar o nosso corpo como sacrifício santo e agradável ao Senhor, não agradando a homens mas ao senhor nosso deus que nos arregimentou….
  56. Pingback: Usos e Costumes – Posicionamentos contrários « Maluco por Jesus

  57. RONEY ESPIRITO diz:
    há muitas referencias bíblicas falando deste assunto ,não tem como um irmão na igreja de hoje viver com viviam os religiosos do passado, Jesus deixou claro que os religiosos são indesculpável,hoje a igreja tem a bíblia e os exemplos que servem para os dias atuais,chega de engano chega de mentira ,vamos parar de ser adoradores de homens vamos examinar as escrituras comparando palavras por palavras pra ver se é assim mesmo,não adianta aplicar (DT22:5) a igreja e deixar os versículos :11,12 de fora,devemos aplicar todo ele a igreja se é que queremos usar isto com doutrina,o livro fala que homem não deve usar roupas femininas e nem a mulher usar roupas masculinas com também fala que não deve usar misturas de linhos com a lâ e manda também fazer franjas nas quatro bordas da vestes,e continua o mandamento nos versículos seguintes manda apedrejar quem cometer pecados (A IGREJA É OBRIGADO CUMPRIR TODOS OS MANDAMENTOS DE DT22 E NÃO SÓ O QUE AGRADA)pense bastante nisto medite se vale apenas interpretar versículos isolados e aplicar na noiva do cordeiro (AT17:11).

    A BIBLIA DE ESTUDO APOLOGÉTICO – Define a diferença de seita e igreja na pagina de nº1359, no tópico de nº08 quanto a sociologia- as seitas mostra símbolos externos como identificações dos seus fiéis (ex: vestimentas e aspecto físico), já a igreja geralmente não há (mostras externas),A ICP-ISTITUTO CRISTÃO DE PESQUISA,É UMAS DA MAIORES DESCOBRIDORA DE SEITAS HERÉTICA NO MUNDO-RAZÃO DISTO É A GRANDE OBRA FEITO PELA ICP,A BIBLIA DE ESTUDO APOLOGÉTICA.
    (INFELISMENTE ESTAMOS ENGUADRADO COMO SEITAS)

    Gostaria de incluir, Mas um pouquinho do pouco que sei sobre o assunto, em particular para os obreiros que ainda não conseguiram assimilar a diferença, falo como membro do corpo de cristo por isso diz a verdade não minto. Muito de nós estamos ensinando costumes como doutrina e etc. um dia terão que dar conta daquelas vidas que excluímos da igreja, ou perseguimos devidos a estes erros humanos.

    Voltando ao princípio da criação, podemos ver que o Deus fez o homem e a mulher nus (GN2: 25),o pecado não foi a nudez ,foi a desobediência que trouxe as conseqüências(GN3:11,21),como morte,trabalho pesados dor no parto,doenças,velhice,vestimentas,sapatos ,chapéu etc.…posso afirmar sem medo de errar se não fosse o pecado não existiria roupas nem enfermidades nem morte etc.,com isso o pecado deu origem as muitas necessidades tanto para o homem quanto para mulher.

    Como foi explicado no inicio sobre as culturas, cada povo tem a sua, se quisermos viver de acordo com a cultura do céu, teremos que estudar qual o tipo de roupas que Deus quer para o homem e para a mulher, se fizermos um exame fiel das escrituras, em particular (Gn3: 11,21) veremos ali a roupa exata que agrada a Deus, lembrando para os amados irmãos que Deus não fez nenhum vestuário para identificar quem é homem ou quem é a mulher, a bíblia relata que Deus fez dois vestidos de peles de animais, que seria para o homem e a mulher proteção contra o frio e calor, funcionaria como casa, cama etc. Note bem não fez uma roupa cor de rosa e outra marrom, a função das vestes seria para proteger e não identificar quem é homem ou mulher.

  58. Leny SIlva diz:
    Sobre a reportagem realmente na Biblia não diz que tipo de roupa é de homem ou de mulher , mas tem calças que são verdadeiro escandalo, eu observei por muitos anos, não que eu diga que usar calças seja pecado, mas que a maioria dos homens olham mais um traseiro de uma mulher de calça do que de saia isto é verdade e dentro da igreja também eu já vi e vejo, pois tem mulheres na igreja que usam umas calças tão coladas no formato do traseiro que para mim nem precisariam que usassem calça pois parecem estarem nuas, queiram sim queiram não, mas a maioria dos homens olham o traseiro de uma mulher que esteja de calça, é bem mais provavel olhar um traseiro de uma que esta de calça do que uma que esta de saia… por experiencia propria, um dia coloquei calça e muitos olharam e outro dia de saia, não vi ninguem torcendo o pescoço para olhar meu traseiro, olharam, mas não pra meu traseiro, pois vejo homens quse quebrando o pescoço por causa disto, pois quando a mulher esta de saia, uma saia “descente”, eu duvido que um homem consiga ver o traseiro perfeitamente como se vê quando esta de calça comprida justissima, eu observei isto por muitos anos, não é errado usar calças pois uso, calças não grudentas e sedutoras, mas na igreja tem mulheres que amam reforçar o traseiro com calças justissimas para mim isto não é questão de doutrina é falta de vergonha na cara, pois se sabe que esta parte do corpo chama a atenção de qualquer homem então se eu sei disto, porque uso?? apra despertar interesse sexual???

    `Pense bem, para quem tem esposa, você gosta que outro homem aprecie o traseiro da sua mulher alem de você, pois então não fique inocente, pois eles olham se ela estiver com uma calça grudadinha…
    Isto não depende de ser crente ou não.. para mim é carater…..

  59. Sandra Lemos diz:
    Eu vejo da forma que se a mulher cristã quer usar saia que use, mas use descente, se quiser usar calça que seja descente, e que parem de criticar as irmãs que saias pois cada um é cada um, se a mulher que se diz crente usar uma saia curta e sensual ela vai se ver com Deus e da mesma forma aquelas que vão a igreja com calças que sçao justissima marcando a melancia traseira que faz os irmãozinhos torcerem o pescoço, para mim não tem santo suficiente………tem umas irmas que falta vergonh na cara
  60. patricia diz:
    por favor se puder me respoda urgente
    meu filho de 14 anos frequenta a igreja uns 6 meses, vai todos dias q tem, porem ele não queria aceitar a jesus , expliquei o q e aceitar JESUS, no outro dia quando os amigos q vão ha mais tempo resolveram aceitar ele foi, eu vi q so foi por onda dos amigos , nao de coração, e agora q esses amigos querem batizar ele quer ir , esta fazendo o curso do batismo, mas não vi mudança nele, continua o mesmo com seus erros, arrogante etc, converso com ele, explico o que é o batismo, o respeito q ele tem de ter por DEUS, ele diz q depois do batismo ele vai ficar com medo de errar e vai mudar.
    agora fico em duvida se faço ele esperar mais uns meses ou deixo. quando eu fui batizada no percurso do curso mudei muitos erros q cometia, não penso q continuar exatamente como era deve ser assim, algumas coisas tem q se libertar para encontrar o perdão do pai. ex me afastei de fofocas, mesmo q não fizesse ficava no meio de quem fazia, foram mudanças assim q vieram outras. mas meu filho não entende, acho q pra ele igreja e uma vaidade, ele tem atenção toda la meninas ficam dando atenção, toca violão e todo mundo assiste ensina. Como muitas vezes q ele fica de castigo so pode sair pra o culto , e uma forma de ficar com os amigos tem muitos jovens la.
    por favor o q faço, deixo agora ou digo pra esperar ate maio 2011, ele disse vai concordar, quero saber se Deus vai me aprovar. grata
    • Ele não precisa se corrigir para ser salvo; basta que tenha crido verdadeiramente, o resto vem depois, naturalmente.

      E se ele já creu, pode ser batizado sem problemas, o batismo é apenas um simbolo público do que já aconteceu no coração dele.

      Tem certeza que não notou mudança alguma?Ou será que achou que as mudanças foram pequenas demais?

      Já perguntou a ele se ele mesmo sentiu alguma mudança?

      Será que sua forma de entender o “aceitar Jesus” está mesmo correta?Será que ele só não queria aceitá-lo porque descrevia isso como algo diferente do que verdadeiramente é e essa descrição o incomodava?

      Agora, esse pensamento de que depois do batismo ele ficará com “medo de errar” não é saudável, não convém obedecer a Deus movido por medo mas sim por amor, ele não deve se batizar tendo em mente esse pensamento.

      Não creio que Deus vá te aprovar ou desaprovar por permitir que ele se batize, o importante é que se esforçe para orientá-lo, você não tem o dever de mantê-lo força longe das águas batismais.

      Um abraço.

    • Irmã Ana diz:
      Olá irmã Patricia! A paz do Senhor Jesus. Eu também gostaria de ajudá-la.
      Eu entendo a sua preocupação. Porém, Deus deu livre-arbítrio ao seu filho. O medo da irmã é normal, pois, Conversão é mudança de caráter e isso a irmã já percebeu que não houve, devido as atitudes dele. Creio que tenha a liberdade de conversar com o seu filho. Faça perguntas do que ele aprendeu sobre batismo nas águas, desta forma a irmã estará tendo oportunidades de contiunuar ensinando sobre o tema. Explique o que também aprendeu quando nova convertida. Aprenda a ouvir o seu filho e depois dê o seu parecer biblico. Procura evitar críticas destrutivas. Mas faça críticas construtivas que possam fazê-lo crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Antes de tudo ore ao Pai Celestial com FÉ e peça sabedoria e com certeza o Espírito Santo lhe concederá.
      A respeito da frase dita pelo seu filho, e citada pela irmã de que: “depois do batismo ficará com medo de errar”, mostra o quanto ele ainda é imaturo e como precisa aprender A Palavra de Deus. Batismo é uma ordenança de Jesus, mas não garante a salvação de ninguém. Apenas obedecemos o que o Senhor nos ordenou no Evangelho segundo MARCOS CAPITULO 16 VERSOS 15 E 16.
      Fique com a graça e, com O Princípe da Paz!
      Cristo Voltará!
  61. marcelo rocha diz:
    A Paz.

    Somos gratos a Deus, por ter enviado a Jesus para nos Salvar por meio de seu grande e imensurável AMOR, e que AMOR. como se bastasse deixou conosco após a ascensão de Jesus o Espírito Santo para nos guiar e ensinar o caminho que devemos trilhar para chegar ao céus. em apocalipse temos a relação dos que ficaram de fora deste lindo lugar preparados não para crentes denominacionais, mais para a NOIVA DE CRISTO independente da denominação que provesse ser. são estes que ficaram de fora: os cães, feiticeiros, prostitutos, homicidas,( a lingua mata Também) idolatras ( inclusive tem muitos idolatrando denominação, pregadores etc…) e o que comete e ama a mentira. Ap. 22.15
    Amados Jesus disse: Vinde a mim todos vós que estais cansado e oprimidos e EU vos aliviareis. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim ( JESUS), que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossa alma. Porque o meu jugo é SUAVE, e o meu fardo LEVE. Mt. 11.28-30
    PALAVRAS DE JESUS O SALVADOR DO MUNDO!!!!!!!!!!!!!
    Sou membro das assembléias de Deus como cidadão aqui na terra mais sou também eleito por Deus para morar nas mansãos celestiais se permanecer fiel a cristo até ao Fim.
    Por favor Meditem em: Tito 3.1-11

  62. marcelo rocha diz:
    Ao querido irmão em Cristo Roberto Donizeti que não o conheço pessoalmente
    mas que o conheci por meio de seu blog, deixo a Paz.
    e que o eterno Deus continue usando sua vida para ganhar almas para o reino Dele. fica na paz de Cristo Jesus.
    Creio que breve muito breve nos encontraremos em Glória.
  63. Rodrigo diz:
    Roberto Soares cuidado com q vc fala:

    Usar calça não é pecado!!!
    Mas um convite a vaidades futuras!!!

    Cortar cabelo não é pecado!!!
    Mas um convite a vaidades futuras!!!

    // // //
    Mas um convite a vaidades futuras!!!

    As vestimentas saia, paletó e outros “Reservados”, são apenas padrões adotados aqui no brasil e em outros lugares.

    • ines diz:
      Vaidades futuras….coração vaidoso é terrível…cortar cabelo, ou seja lá o que for…faz parte da higiene e o cuidado com o corpo…muitas doutrinas são aplicadas a mulher….que naquela época era discriminada…e continua sendo em 2012. O sr Jesus amou as irmãs, valorizou o seu trabalho na obra de Deus. Hoje vivemos no período da Graça. Somos salvos pela graça…as vezes o ser humano confunde o cuidado com o corpo a vaidade? Então os irmãos deveriam usar sabão, não usar desodorante e nem perfume, e nem camisas de seda e ternos e nem sapatos de grife….pq isso tb pode ser vaidade futura…e tb não ter um emprego bom e nem salários bons…pq isso também gera vaidades futuras… rsrs misericórdia! Sr Jesus abre a mente do teu povo!!!
  64. WAGNER diz:
    PRA MIM É UM PALHAÇADA! O QUE IMPORTA NA VIDA DE UM CRISTÃO É O SEU CARATER E SUA VIDA EM OBEDIENCIA A DEUS E SEU AMOR AO PROXIMO. ESSE PAPO DE ROUPA, NAO IMPLICA COM SALVAÇÃO, É LOGICO QUE SE A PESSOA É UM CRISTÂO, TEM O ESPÌRITO DE DEUS E ELE TEM ZELO E TEMOR A DEUS E VAI TER DECENCIA EM COLOCAR UMA ROUPA, TEM QUE HAVER É EQUILIBRIO….NÂO PODEMOS CONFUNDIR SANTIDADE COM RELIOZIDADE. UM ABRAÇO A TODOS!
  65. PASTOR CLAUDIO ACCONCI diz:
    BOM DIA: A PAZ

    O PROBLEMA DOS COSTUMES NAS IGREJAS ATUAIS TEM SUA RAIZ NA REVOLTA DE MACABEUS, EXPLICO: COM A ORIGEM DOS FARISEUS, ORDEM DE FALSOS REPRESENTANTES DO CRISTIANISMO, QUE NUNCA DESCENDERAM DA RAIZ DE ARÃO OU DAVIDICA, DOS SADUCEUS E DOS ZELOTES, REITERO, OS MALDITOS DO PASSADO QUE COLOCARMA UAM CERCA PERANTE A LEI DE DEUS E CRIARMA AS OBSCENIDADES QUE JESUS COMBATEU,( COM CHICOTE). OS COSTUMES SÃO UM MODO EXTRA BÍBLICO DE MANIPULAR AS OVELHAS COM A OPRESÃO DO MEDO, CRIANDO A “DOUTRINA” DO NÃO PODE, NÃO DEVE É PECADO, FAZENDO ASSIM UMA GERAÇÃO OPRIMIDA QUE SERVE POR MEDO E NÃO POR AMOR.
    CRIANDO UMA REPRESSÃO PRINCIPALMENTE NAS MULHERES E NSO JOVENS, UMA HIPOCRISIA NEFASTA E QUE ME CAUSA HOJERIZA.
    DOUTRINAS SATANICAS DE HOMNES QUE FECHAMA PORTA DA GRÇA QUE JESUS ABRIU, NÃO ENTRMA E NÃO DEIXAM ENTRAR, SÃO E CONTINUAM SENDO OS MALDITOS FARISEUS QUE O REI JESUS TINHA NOJO E COMBATIA.
    OS COSTUMES NADA SÃO DO QUE LEIS DE MASSA DE MANOBRA PARA MANIPULAR O REBANHO, OS LOBOS DO ALTAR AMAM COSTUMES E DETESTAM A MARAVILHOSA GRAÇA DE DEUS QUE CHAMA TODOS AO ARREPENDIMENTO EFICAZ.
    OS MALDITOS APUSTULAS E BISPOS CHEISO DE POMPA E CIRCUNSTANCIA COM SUA LIBIDO DETURPADA PELA PORNOGRAFIA E OBSCENIDADES MIL NÃO PODME VER UAM JOVEM DE CALÇA NA IGREJA POIS SUAS COSNCIENCIAS CAUTERIZADAS E SUA LIBIDO EXACERBADA PODE SER TOCADA ENTÃO O PENSAMENTO DELES É “VAMSO TRANSFERIR A RESPONSABILIDADE DO PECADO PRAS OVELHAS”.
    CONCLUSÃO: O PROBLEMA É NO ALTAR QUE ESTÁ MANCHADO DE PECADO E NÃO NAS VESTES DAS PESSOAS, POR ISSO SE AMNTEM OS MALDITOS COSTUMES DE HOMENS NAS IGREJAS.
    CONCLUSÃO: OS COSTUMES SÃO MANTIDOS PARA SE CRIAR UAM DIFERENCIÇÃO DENOMINACIONAL DO ORGULHO ONDE QUEM TEM MAIS COSTUMES É MAIS SANTO, E AS OUTRAS IGREJAS SÃO IGREJOLAS.

    PR CLAUDIO ACCONCI

  66. beti diz:
    acho que vivemos no tempo da graça, ou nao???? se alguem quiser viver como era o tempo da lei ,deve cumprir ela a risca!!!! acho q JESUS veio a este mundo para abolir a lei e nos fazer livres…. nao esquecendo ,claro no que nos diz a palavra de DEUS em galatas 5:13!!!!! devemos nos preocupar mais em pregar o evangelho da salvação, e para isso JESUS nao disse vem a mim vc q usa saia ou calça… mas disse venha como estás, a unica veste que importa é aquela que vestiremos, ou não, vestes de GLÓRIA diante dele… fiquem na paz do SENHOR JESUS !!!!!
  67. marcia diz:
    Sou evangelica ha anos.Qdo me converti os pastores de todas denominaçoes pregavam q arvore de natal e natal era do demonio.Hoje as igrejas ate enfeitam c/arvores de natal
    Eles pregam uma coisa e vive outra.Aprendi q evangélicos não podem imitar o mundo.Mas é isso q esta acontecendo.
    Estou quase desistindo é uma confusão danada na minha cabeça.
    Vamos acordar.O diabo esta gostando disso.
    DEUS abençoe a todos.
  68. elizabete diz:
    sou de uma denominação; q quando era pequena, minha mãe ficou disciplinada,por mim dar banho c sabonete e não podia pq era perfumado.absurdo não????????
  69. Simone diz:
    A paz do senhor….sou da ass. de Deus e na minha igreja náo se permite usar calça e uitas outra coisas …o que eu acho é que nós como cristáos, temos que fazer tudo com ordem e descencia, náo importa se com saia ou com calça, tem que ser descente, nada de exageros, será que alguem quer usar calça que náo mostre tanto as curvas do corpo ou uma saia que quase rasga de táo apertadada ou curta demais? usar uma base na unha , o um eslmalte preto, vermelho? devemos ser prudentes. seja o que for use com prudencia por que nós somos templo do espirito santo….Deus abençoe.
  70. César Lima diz:
    Querido e amados, qque boa a discurção de vocês. Mas vocês já pararam para pensar que cada tribo tem o seu custume e em cada país suas tradições e que Paulo nos ensina a respeitar o s custumes dos povos. Devemmos ensinar o que é bíblico sem preconceito com um irmão ou a irmã.
    Até parece que ainda somos escravos do pecado. Não sejamos fariseus hipócritas. Cada um use da sua própria conciência diante de Deus e de homens. Em minha casa por exemplo bebemos bebidas fortes nem porisso credito que estamos pecando. Minha mãe usa calça vezes saias e digo ela não peca quado o faz. Em respeito a estas vestes que não sejam imorais ou senxuais. Já vi dirigente de igreja (mulheres) que sentam lá no altar com saias que mostram as suas partes intimas e que uma calça lhe seria até melhor.
    meu irmão gosta de mudar o cabelo e minhas irmã vivem fazendo chapinha. Convenhamos, isso atinge a espiritualidades deles onde?
    Vamos parar de se engasgar com mosquito.
    • Vinícius diz:
      Concordo em partes contigo, só não concordo com a parte no que se diz:”beber”. Pq nós somos “Sal e luz” deste mundo, se nós conhecemos a “verdade” (jo 8:32) nós não dependemos disso, e eu sei que tu não depende disso, mas nós somos testemunhas de Jesus, Amém? Como que você vai dizer para uma pessoa alcoolica, “não beba, beba apenas um pouquinho”, ela certamente não vai conseguir. Então vivemos aquilo que professamos.

      Bom eu acho que o pecado esta na “SENSUALIDADE” no que nós dizemos de trages. Tem muitas mulheres que usam “SAIAS” mas bem colocadinha (parece aquelas meias novas que só vai até o tornozelo), então pedimos graça de Deus para cobrir as nossas nudez.
      Amém irmãos, Deus certamente vai nos abençoar.
      Mas agora se a tua Igreja tem isso por regra respeite!
      Pois todo lugar existe regras, se não obedecermos “somos filhos bastardos” (Hebreus 12:6)

      • A pessoa alcoolica está viciada e por isso não deve ser aconselhada a beber pouco, mas isso não quer dizer que a pessoa que a aconselha não possa beber nada, assim como quem aconselha um diabético a não comer doces não é obrigada, por isso, a não comer doce também.

        O que obedecer a regras de um lugar tem a ver com a nossa filiação?

  71. valdir machado diz:
    gostei muito dos comentarios especialmente dos de Cesar lima e irma Ana,muito lucidos,os outros tambem claro,todos tem suas razoes mas ou menos biblicas,algumas mais radicais mas ainda assim mesmo boas e positivas,o que importa mesmo é nunca pararmos de faser reflexoes a respeito do assunto,mas sempre usando a palavra de Deus e sua JUSTIÇA em sua epistula aos romanos C.6 v 16a19 Paulo nos fala da dificuldade que temos de enfrentar o nosso proprio EU,QUER DIZER NOSSA NATUREZA HUMANA,mas cuando nascemos de novo e guanhamos nova natureza,se estabelece uma situaçao de conflito entre as duas naturezas, resta saber cual das duas vai prevalecer,se a de cristo, voce vai saber esatamente como se vestir como se comportar com deçencia,voce é totalmente livre para usar o que da na telha mas se for tocado pelo espirito de Deus????tem que serconforme romanos c7 v25
  72. Clênio diz:
    Tópico: É INSUPORTAVEL ESTA SITUAÇÃO DENTRO DAS IGREJAS .

    Clênio (Evangelista2937)
    Postado em 25/02/2005 02:24

    Vestir-se com modéstia ! Ou A onda é mostrar os seios ?
    “Da mesma forma, quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição”.
    1 Timóteo 2. 9 Do mesmo modo, desejo que as mulheres, vestidas decentemente com recato e modéstia, se enfeitem sem frisar os cabelos, sem ouro nem pérolas nem vestidos de luxo,
    1 Pd 3. 3 a 5 3 Não sejam vossos enfeites o que aparece externamente: cabelos frisados, jóias de ouro, vestidos elegantes, 4 mas tende os enfeites interiores e ocultos do coração, a pureza incorruptível de um espírito manso e tranqüilo. Isto é que é precioso diante de Deus. 5 Assim outrora se adornavam as santas mulheres que esperavam em Deus, obedientes a seus maridos.

    A vontade de Deus é que as mulheres cristãs cuidem de se vestir com modéstia e discrição.

    (1) A palavra “pudor” (gr.aidos) subentende vergonha em exibir o corpo. Envolve a recusa de vestir-se de tal maneira que atraia atenção para o seu corpo e ultrapasse os limites da devida moderação. A fonte originária da modéstia acha-se no coração da pessoa, no seu âmago, mas também em sua conduta. Noutras palavras, modéstia é a manifestação externa de uma pureza interna.

    (2) Vestir-se de modo imodesto para despertar desejos impuros nos outros é tão errado como o desejo imoral que isso provoca. Nenhuma atividade ou condição, justifica o uso de roupas imodestas que exponham o corpo de tal maneira que provoquem desejo imoral ou concupiscência em alguém G. 5.13 Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não abuseis, porém, da liberdade, usando-a como pretexto para servirdes à carne. Ef 4. 27 Não deis lugar ao demônio. Mt 5. 28 Pois eu vos digo: Todo aquele que lançar um olhar de cobiça sobre uma mulher, já cometeu adultério em seu coração.

    (3) É vergonhosa a situação de qualquer igreja que desconsidere o padrão bíblico para o modo modesto do vestir-se, e que adota passivamente os costumes do mundo. Nestes dias de liberação sexual, a igreja deve comportar-se e vestir-se de modo diferente da sociedade corrupta que repudia e ridiculariza a vontade do Espírito Santo, i.e., que haja modéstia, pureza e moderação (cf. Rm 12. 1,2). O fiel deve oferecer a Deus corpo e alma para o cumprimento de sua vontade, cumprir a função que lhe foi confiada, como membro da Igreja (Rm 12.3-8),

    (Bíblia de Estudo Pentecostal)

    A moda hoje é as mulheres se trajarem usando decotes extremamente “generosos”, mostrando grande parte dos seios das pernas e até das cochas, provocando com isso desejos carnais e sensuais nos homens. É interessante notar que a Bíblia não alerta aos homens a forma como devem se vestir, mas às mulheres, sim. Por que isso? Deus já sabia que neste “campo”, a mulher vai muito mais pelo que ouve, ao passo que o homem vai mais pelo que vê. Preste atenção na próxima festa de casamento ou até o culto que você for. Dos homens você verá apenas as mãos e o rosto. Das mulheres? de muitas delas você verá “quase tudo”. Lamentavelmente, muitas mulheres que estão dentro de igrejas, aderem totalmente aos costumes imorais, ditados por satanás. Deus trabalha com o equilíbrio. O diabo trabalha com os extremos. Assim como é errado muitas igrejas imporem jugos pesados e antibíblicos com respeito a “usos e costumes”, o outro extremo, da liberação total quanto a forma de vestir-se sem nenhum pudor, era, é, e continuará sendo pecado.

    Para refletir:
    A forma como você se veste, provoca desejos sensuais carnais, é como se as ovelhas fossem mal orientadas e sem nenhuma direção ?

    • Prezado Clênio, muito bem observado seu comentário, pois tenho experiência de como é triste e lamentável a maneira que não poucas mulheres tem se apresentado nos cultos, dois casos aconteceu comigo: No primeiro caso, estava em um determinado culto quando chegou uma jovem irmã com uma blusa “costa nua” e acomodou-se a minha frente deixando-me muito pertubado como homem, já no segundo caso em outra ocasião, uma irmã chega e ajoelha-se e eu vejo os seus “seios” pois estava sem o sutien e com uma blusa “folgadinha” como elas chamam, estou falando isto não que não goste de mulher, mas sim, pela falta da postura cristã.
  73. Márcio diz:
    Obviamente não há mais interesse nesta palavra por parte da grande maioria dos Pastores que estão interessados apenas no circulo de amizades e aparencias. Ninguém (mulher) hoje quer frequentar uma denominação com vestes simples e modestas. Caso seja assim, ira atrair a quem ?? Os pobres não vão porque procuram uma denominação de “ricos e bem vestidos” e não a salvação em Jesus Cristo. Os ricos irão se sentir mal ao serem julgados pelos “amigos” de frequentar um lugar onde o povo “não tem fé” para alcançar as “mais ricas e copiosas” bençãos do trono de Deus !! Taí o impasse !! Hoje a minoria de pastores que divulgam “seu” evangelho pela mídia, precisa demonstrar boa aparência “aprovação de Deus” para que os que assistem digam: “Deus é verdadeiramente com este pastor !! Este sim é homem de Deus!! Só que a preucupação deste “pastores” não é conduzir o povo as moradas eternas nos céus, mas sim conduzi-los no mundo capitalista, conssumista, desenfreado e modista, alimentado-os na sua ganância e por fim aos eternos bancos de sua “igreja”. Lamentávelmente tudo isso se torna necessário seu acontecimento. Enquanto isso ocorre, nós sofremos e nos encolhemos, porque o mundo acredita mais neste tipo me menssagem que os satisfaz, do que na menssagem salvadora pelo sangue de Jeusus Cristo e na renuncia de cada dia.
  74. Tainara Olivera diz:
    a paz do senhor Roberto!muito sábio o que escreves!só para complementar,para quem ainda não entendeu:Efésios 4.14 ”-para que não sejamos mais como meninos inconstantes,levados em rodapor vento de doutrina,pelo engano dos homens que,com astúcia,anganam fraudulosamente.
    Antes,seguindo a verdade em amor,cresçamos em tudo naquele que é a cabeça CRISTO;”
    fike na paz e que Deus te abençõe kada dia mais e mais dando-te sabedoria e instruindo-te.
  75. Juliano diz:
    É uma pena que muitos se preocupem tanto com a aparência externa e pouco com o coração. Buscam atender às palavras do pastor ou ancião, e não a de Jesus.
    O pastor, mesmo que ungido e colocado por Deus neste posto, é humano, portanto falho, e a conduta do fiel pode sim ser modificada contanto que seja para tentar igualar-se a Cristo. Se não nos espelharmos nEle, tanto mais longe estaremos de chegar à Sua estatura.
    Pois se pendermos para o lado do pastor/ancião, e não do de Deus, estaremos em pecado, pois pecado é desviar-se do alvo. Imagina se um pastor/ancião honesto e firme na Palavra gostaria que suas ovelhas pecassem por seu capricho?
    A Palavra diz que aquele que toma atitudes em nome de Jesus, que não critique quem não as toma, nem se vanglorie por ter tomado. Por isso, irmãos, se você se veste como tua religião manda, amém, talvez Deus veja seu esforço em ser como Ele quer (apesar de eu acreditar que ele não queira isso) e te abençoará, mas no momento que achar que a mulher que usa calça ou short (não falo das indecentes) é uma “caída” ou “desviada”, Deus usará o mesmo julgamento que fez com ela para contigo, pois assim foi dito.
    • cesar lima diz:
      Eu sou Presbiteriano Independente… Minha igreja é conserservadora. Porém não se pode forçar os usos e costumes. Nenhuma destas coisas vai levar ninguém pro céu ou para o inferno. Também não sou liberal, acho que em todo lugar há uma roupa certa a ser usada. As pessoas pensam que salvação vem pelo esforço próprio e não é isso. Alguém já ouviu falar que é de graça? Parém de reparar na vida do irmão como se fosse propriedade sua, todos nós que cremos em Deus e na boa nova de Xtopertence a um só que é Xto. Faça ssua parte meu irmão: ame primeiro veja o próprio humbigo para depois não andar como os fariseus e os outros interpretes da lei, que colocavam julgo pesado sobre os fieis. Um bom livro para vocês leem é o livro “É Proibido” de Ricardo Gondim. Que Deus abençoe a cada um de vocês cada vez mais. Só lembrem-se que A bíblia é palavra de Deus, mas não devemos interpretá-la para nos favorecer e sim para favorecer a verdade.
  76. fabiana diz:
    fui muito tempo deuma denominaçao que nao podia nada hje faço parte de outra que ja pode usar calça etc mas nada ezageradamente minha missionaria sempre pega sobre esses assuntos nao devemos ficar parecendo um vagalume com tantos brilhos no rosto hoje uso um brinco de bolinha bem pequeno e as vezes passo uma base nas unhas gostaria de saber se estou certa ou se estou pecando estou muito muito confusa com usos e costumes gostaria de ter uma explicaçao certa me ajudem tirar essa duvida se eu morrer vou para o inferno por estar usando brinco me sinto bem mas tem pessoas que me olhao torto continuo servindo a deus do mesmo geito nao uso calça pois nao tenho muitas vezes falao que estou ridicula com roupas compridas e me dao a idade que ainda nao tenho ate meu marido fala o que devo fazer
  77. Penso que foi mais fácil lidar com a questão da proibição do que com a liberação, pois, nem todos estão sabendo utilizar a liberdade de maneira que não provoque escândalo, coisa difícil é alguém saber refrear seus desejos carnais (sensualidade, exibição, sedução, chamar a atenção dos outros e coisas semelhantes a estas).
  78. pr. Joel carneiro diz:
    Que a paz do senhor Jesus, esteja com todos os que lerem esse comentário. Tudo o que foi exposto pelos irmãos é importante para o conhecimento de todos, e muitas das vezes querer entender 100% das coisas de Deus é impossível porque elas nem sempre são para serem entendidas e sim para serem obedecidas. Mas com relação aos usos e costumes eu quero expressar minha opinião com relação a palavra de Deus que nos diz que podemos todas as coisas, mas que nem todas as coisas nos convém fazer, portanto convém que façamos as coisas que edifiquem o nome de Deus. Existem duas formas de se pregar o evangelho de Jesus, uma é a forma explicita, é nós falarmos de Jesus, e a outra é a forma que hoje em dia eu considero a mais eficiente que é a forma implícita, que é fazer com que as pesoas vejam Jesus, resplandecer em nossas vidas, através das nosss atitudes, através de nosso comportamento no meios de pessoas ímpias, através das nossas vestes pois as mesmas não podem se sobresair mais que a palavra, e isso serve muito para as mulheres, pois a bíblia não proíbe que as mesmas deixem de usar batom, pintar cabelo, usar brincos, pulseiras, etc.., mas oque não deve é esses adereços aparecerem mais que jesus na sua vida, os adereços não podem serem usados de forma que as pessoas se sintam atraidas para essas peculiaridades e deixem de ver Jesus.
  79. sidinei diz:
    cada um deveria -se preocupar com a sua propria vida e deixar os outros viverem do jeito que -se achem melhor, ninguem tem o direito de julgar as outras pessoas.
  80. antonio correa de jesus! diz:
    Se voce nao tem compostura para ser qualificado como um cristão de verdade,voce pode viver do jeito que quiser.Agora,como cristão não.Ser cristão implica em seguir normas,ter comportamento social impecavel,pois voce esta carregando em suas responsabilidades,o nome de JESUS,e nenhum cristão pode trazer vitupério a êsse nome,e muito menos ao nome do pai dele,JEOVA>pois qualquer coisa que voce fizer pra JESUS,estará fazendo tambem ao seu pai,por isso devemos pensar bem antes de fazer coisas ou ter certas atitudes,ou ainda fazer parte ou concordar com as coisas do mundo!Lembre-se=O mundo esta passando,não teremos outra CHANCE DE SALVAÇAO NÃO.
  81. antonio correa de jesus! diz:
    AMIGO ROBERTO!Obrigado pela chance de poder falar um pouco sobre o nosso savador JESUS e o nosso criador JEOVA.Seja voce abençoado pelos dois. Abraços!!!
  82. Magdiel Evaldt diz:
    Mas acredito que está mudando isso na Assembleia de Deus. Cara, o pior é que isso não é esclareciso aos fiéis de que é uma prática da igreja e não mandamento bíblico e daí os irmãos acabam pecando por verem outros não seguindo essas regras. Mt triste!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostrar um dos meus últimos posts