Qual é o mundo que não devemos amar?

Lust II

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.”  (I João 2 : 15)

João nesse verso não está falando que não se deve freqüentar lugares não consagrados, estar com pessoas de fora da igreja ou apreciar criações humanas que não tragam o nome de Deus estampado.

O mundo do qual ele fala pode ou não existir dentro dessas coisas, pois é um espírito, um conjunto de atitudes que contraria o evangelho e que habita o coração humano.

O mundo que não se deve amar é o pensamento humano corrompido.

A descrição que ele faz desse mundo que não se deve amar, demonstra isso:

“Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.”  (I João 2 : 16)

Perceba que para dizer o que há no mundo ele não cita objetos, pessoas ou lugares e sim desejos excessivos(concupiscências), tanto da carne quanto dos olhos, além da soberba(orgulho).

Logo estar num lugar, ouvir uma música ou ter amigos não evangélicos não significa necessariamente amar o mundo, mas se além dessas coisas se amar a esses sentimentos ruins, aí se estará amando ao mundo.

Para saber quais os desejos que são ruins e fazem parte do mundo, deve-se usar o critério que aparece na descrição de João: o que há nesse mundo não provém do Pai.

Ora, para sabermos o que não provém do Pai, basta que conheçamos o que provém dele e para isso temos a Palavra.

“Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.”  (Tiago 1 : 17)

Todo sentimento que contraria o ensino do Evangelho é mundano e não deve ser amado, ainda que por fraqueza venha a ser praticado.

“Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.”  (Romanos 7 : 21)

O mundo(descrito no verso acima como mal) existe em qualquer coração, o cristão em transformação, porém, não deve amá-lo.

O segredo para quem quer deixar de amar o mundo é buscar o Reino de Deus e automaticamente isso gerará em nós o desamor ao anti-Reino que já está em nós:o mundo.

“Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.”  (João 17 : 15)

Para uma visão mais aprofundada sobre o tema, leia:UM MUNDO PARA AMAR: e um para não amar do pastor Caio Fábio.

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo.Estudo Psicologia no Instituto de Ensino Superior de Catanduva (FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva.Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento.Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho.Gosto de livros, filmes, gibis, jogos e brinquedos.
Marcado , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

12 Responses to Qual é o mundo que não devemos amar?

  1. Hehhee, esse é o nosso problema: odiamos tudo o que é a ‘aparência’ do mundo’, mas amamos o mundo! Não ouvimos músicas secular, mas estamos envolvidos na mesma ansiedade endêmica do mundo… Não bebemos cerveja, mas temos uma ‘natureza viciada’ (Lembro-me de um uma entrevista do Eric Clapton no Larry King em que ele diz isso, que tinha uma natureza viciada -> tudo o que ele fazia se tornava potencialmente um vício). Não falamos palavrões, mas trouxemos todo o consumismo do mundo via Teologia da Prosperidade pro nosso meio. Carecemos de mudanças urgente.

    Último post de Walter Cruz:O homem e suas ambiguidades, por Vinícius de Moraes

  2. Devemos sempre buscar um mundo de respeito ao próximo, da humildade, da dedicação, da misericórdia e da união pelo bem. Deus gosta dessas coisas. Devemos repudiar tudo que leva ao que é ruim.

    Abraços

    Francisco Castro

  3. Édipo luiz diz:
    evangelho não é apenas pra ser seguido mas principalmente tem que ser vivido o mundo jaz no maligno os homens sem Deus viven de acordo com seu corações seus sentimentos, suas certezas e etc.
    no entanto a palavra diz aquele que é amigo do mundo é inimigo de Deus
    por isso digo que este mundo está contaminado a vinda de cristo esta proxima.
    “NADA À VER” muitos dizem isso
    mas de Nada à ver o inferno esta cheio
    evangelho é separação é renuncia é novidade de vida nos partiremos em breve felizmente com CRISTO que virá nos levar fora deste mundo para a glória
    cristo não faz parte deste mundo e CRisto vive naqueles que renunciam os os desejos da carne pra viver em novidade de vida e por favor me responda onde há o de sejo da carne?

    “NO MUNDO E EN TUDO OQUE HÁ NELE”
    meu querido paz do senhor jamais contrariando este estudo seu pois é maravilhoso li e vi todos os tópicos achei legal mas apenas deixei meu comentário se possivem ponha mais estudos biblicos pois vc terá um visitante constante apartir de hoje fk na pz do Senhor

  4. auri diz:
    e muito legal esta kestão mas podemos ver
    que jesus falou tantas ves sobre mundo
    temos que ver o mundo que nos vivemos
    e um mundo carnal e mundo fisico podemos
    sentir podemos tocar mas jesus esta falando
    aqueles que ama este este mundo material
    não pode estar ligado no mundo espiritual
    porque jesus veio para anunciar um mundo
    espirituaL porque lei de cristo e uma lei espirituaL mt 5 v 18 poque alei de moises e uma lei carnal porque moises e os profetas
    ele fiseram a parte deles eles estão numa
    boa agora nos temos que faser a lei de gristo
    comforme ele deixo esgrito na lei dele mt 5 v 18 que e de mt a ap ale disto e fûteis
  5. Pedro Marques diz:
    Você está completamente errado meu amigo, ele ta falando de ações MUNDANAS mesmo, de onde você tirou essas conclusões?
  6. Lúcia maria Vieira Nascimento diz:
    amei á ilustração, como fala em Mateus 06:24 é Tiago 4:4,Não há como servir dois Senhores.
  7. Neusa da Silva diz:
    Muito interessante ,amigo ou inimigo de Deus? Se somos amigos devemos amar as escrituras viver na palavra e perdoar aqueles q ignoram o evangelho de Deus,pq em I João 3 : 1 parte B nos fala ,por isso o mundo nos não conhece,porque o não conhece a Ele .Por isso aqueles q gostam de criticar ,zombar,falar mal dos evangélicos por causa da verdade ! Que tal começar a interessar pelas escrituras e buscar conhecimento espiritual com ajuda do Espírito Santo? Vai ser mto bom pra quem quer ser amigo de Deus.
  8. Maria diz:
    Oii vc saberia me dizer se usar maquiagem e vestir calças são coisas do mundo ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostrar um dos meus últimos posts