Jesus “pescava em aquário” ?

 

Illusion*

“E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.”  (Mateus 15 : 24)

Alguns costumam dizer que quando uma pessoa ensina alguém de outra denominação de modo a o fazer pensar de forma diferente do que sua denominação está “pescando em aquário”, mas se fossemos pensar assim acabaríamos concluindo que Jesus e seus apóstolos também eram “pescadores de aquário”.

Jesus nasceu como judeu, numa religião que já cria em Deus, e começou a pregar a eles mesmo, sem nenhuma neurose de achar que devia pregar somente aos que não eram crentes ainda, além disso, aparentemente ele até deu preferência de pregação aos judeus, que na época eram “os seus”.

Paulo também não tinha nenhum problema em “pescar em aquário”, sempre que chegava numa cidade já ia direto para a sinagoga pregar o evangelho, ainda que soubesse que na maioria das sinagogas haveria tanto os que concordariam quanto os que discordariam dele, ele somente ia pregar em outro lugar depois que o expulsavam de lá.

“E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.”  (Atos 17 : 10)

O pensamento atual que ensinar pessoas de uma denominação diferente é “pescar em aquário” parece uma forma de tentar desmerecer qualquer ensino que faça com que a pessoa possa querer deixar a denominação, ainda que o ensino seja somente a Palavra de Deus, tendo como objetivo manter os membros sobre o poder do pastor-fariseu-coronel.

“Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.”  (Mateus 23 : 13)

Ainda bem que Jesus não era “evangélico”. 😀

(Visited 84 times, 1 visits today)
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo. Sou psicólogo formado pelo Instituto de Ensino Superior de Catanduva (IMES Catanduva, antiga FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura. Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento. Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho. Gosto de teologia, sociologia, psicologia, antropologia, política, livros, filmes, música, gibis, jogos e brinquedos, entre outras coisas.

9 respostas para Jesus “pescava em aquário” ?

  1. Paulo Henrique diz:

    Oi Roberto, estou visitando o teu Blog. Na realidade Jesus não pescou em aquário de ninguém, muito pelo contrário, tudo que existe é dele, até mesmo os templos e sinagogas do tempo antigo, inclusive está escrito em João 1.3 que Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
    O que se faz hoje, realmente é pescar no aquário dos outros, constantemente ouvimos pastores dizendo na tv: Venha para a igreja tal, você que é evangélico venha nos visitar e etc.
    Considero isto como anti ético, é lógico que existem cristãos que precisam urgentemente sair de onde estão, para até mesmo experimentarem coisas novas, crescerem espiritualmente, mas tudo deve ser feito com muita sabedoria e direção de Deus e não por alguém dizer que lá é melhor, pois bem sabemos que não existe igreja perfeita aqui na terra, pois são constituídas por homens falhos!!! Grande abraço e visitarei aqui outras vezes!!!

    • Roberto diz:

      Obrigado pela visita e pelo comentário. 😀
      Eu também não me preocupo muito em fazer a pessoa mudar de denominação, o importante é que ela conheça a Palavra e cresça; se por acaso esse crescimento fizer ela mudar de denominação, que assim seja.
      O que não se deve proibir é que a pessoa receba um estudo de alguém, só porque é de outra denominação, já que antes de qualquer denominação vem a Palavra.
      Um abraço.

  2. Elton Vieira diz:

    Boa tarde,estava observando alguns posters e me supreendir ao notar esse.
    Jesus jamais pescou em aquario,totalmente pelo contrario,voce mesmo postou ´´EU VIM PARA AS OVELHAS PERDIDAS DA CASA DE ISRAEL“, jesus não criou uma nova religião,ao invés disso acabou com todas,pois todo o novo testamento relata para andarmos como andou Jesus e seus dicipulos andaram,ou seja,no Evangelho de Cristo(e só assim obteremos a salvação,ate mesmo os judeus teram que reconhecer Cristo para serem salvos).
    E por final lembrem-se Israel era o povo eleito por eles nao terem aceitado Cristo é que nos foi dada a oportunidade.
    Ou um Pai vai alimentar o filho do vizinho e deixar o seu com fome?

  3. Phoenix7 diz:

    oi Roberto, a única forma de falar com você foi essa… seria interessante se você fizesse um facebook ou algo assim para podermos conversar mais.

    Eu só vim pedir para trocar meu link de blogspot para wordpress, eu tive de reformar… o baptized no blogspot estava muito pesado.

    Grande abraço, não precisa aceitar o comment.

  4. Bia diz:

    Ainda bem MESMO que Jesus não era “evangélico”! Porque eu gosto de ensinar e de ser exortada também por outros irmãos na fé, mesmo que não sejam da minha congregação. Abraço!

    Bia – Deus e a Menina

    Bias last blog post..

  5. Jesus pregava o Reino de Deus. Existiam religiosos superficiais.
    Jesus não pescava em aquário. Na verdade Jesus veio para os doentes, como ele mesmo disse. Veio buscar as ovelhas perdidas, ovelhas essas que eram religiosas, que conheciam a lei de Moisés… judeus.
    O Evangelho do Reino de Deus somente passou a ser pregado para todo o mundo através dos apóstolos, obedecendo ao IDE de Cristo.
    Quando questionado sobre qual local de adoração seria o ideal, pela mulher samaritana, Jesus declarou que viriam tempos em que adoradores em espírito e em verdade iriam surgir, independente da localização geográfica. Tempo esse que se concretizou após a morte de Jesus… ou seja um tempo que iria vir…

    Equipe IChTUSs last blog post..Pai, desejamos Sua Manifestação!

  6. Excelente assunto abordado, podemos pregar e ensinar em varias denominações sem atrair seu menbros para nossa, se viermos ter uma visão de Reino e não de trono.
    Acesse meu blog. http://www.vivendoteoogia.blogspot.com

  7. WAGNER diz:

    POIS É , O PROBLEMA É QUE OS PASTORES ESTÃO PREOCUPADOS EM ENCHER IGREJAS E NÃO O REINO DE DEUS. ELES ENCHENDO IGREJAS É SINAL DE LUCRO PQ PESSOAS É = DINHEIRO PRA ELES, ELES NÃO QUEREM SABER DE ISSO OU DA QUILO, QUEREM É LUCRAR. ABRAÇOS A TODOS !

  8. valdir machado diz:

    nossa,sera que minha persepçao esta meio fraca porque noto que alguem pença que Jesus era p/ ser só para os judeus, eles, a muito tempo ja nao tinham religiao,o que tinham era costumes e tradiçoes como acontece hoje em muitas igrejas, lamentavelmente eles perderam o previlegio de ser os primeiros atomar a frente e pregar as boas novas pois foram preparados para este evento fantastico, só que falharam e pior,se trasformaram em pedra de tropeço, para o cristinismo por algum tempo,pagaram caro por isto,pois nao perceberam as professias. entao eles seriam pregadores para quem? a logica me dis que seria para o mundo para toda a humanidade,ou seriam só para eles mesmos se aceitassem o messias e se convertessem?tem muita gente pregando o deus do absurdo e nao o verdadeiro criador do ceus e da terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.