É errado criticar pastores? O que a Bíblia diz?

“O SENHOR me guarde, de que eu estenda a mão contra o ungido do SENHOR; agora, porém, toma a lança que está à sua cabeceira e a bilha de água, e vamo-nos.”  (I Samuel 26 : 11)


Sexta feira fui com um amigo fazer uma visita a um irmão e na nossa conversa, ao comentarmos sobre alguns erros que alguns pastores praticam, ele disse que não ia tocar nesse assunto porque “não podia tocar o ungido”.

É impressionante como algumas pessoas são manipuladas por lideres que usam a velha artimanha de dizer que Davi não tocou Saul e então o crente não pode nem mesmo criticar pastor algum, pois esse pastor supostamente é “ungido”, sem nem entender que “tocar” não tem nada  a ver com denunciar ou criticar.

Tocar Saul, para Davi, era algo físico como matar ou pelo menos agredir.

Davi não “tocou” Saul, mas mesmo assim agiu pelas suas costas, desobedeceu-o, formou um grupo próprio e denunciou a injustiça de Saul na frente do seu exercito.

Davi não usou de violência contra Saul, mas nem por isso aceitou tudo o que Saul lhe queria fazer de mal e nem guardou para si a injustiça para manter a imagem de Saul intacta.

De modo que denunciar, repreender ou trabalhar contra um pastor ruim não é errado, antes é um dever, quando esse pastor pratica o mal contra as ovelhas que estão sobre suas mãos.                        

Paulo repreendeu a Pedro na presença de todos num momento em que ele agiu de maneira errada e ainda publicou isso numa de suas cartas:

“Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?”  (Gálatas 2 : 14)


Que deixemos de ser omissos e denunciemos aquilo que for preciso denunciar, sem medo de tais maldições.

Leia também: O cordeiro foi imolado antes da fundação do mundo.

(Visited 3.162 times, 2 visits today)

28 comentários em “É errado criticar pastores? O que a Bíblia diz?

  1. Muito bem lembrado o fato de Davi ter respeitado a integridade física de Saul, mas não ter deixado de lutar contra os erros do rei.

    Infelizmente, a única linguagem que alguns líderes conhecem é a do medo. Como não têm capacidade de ter autoridade pela verdade do que dizem, empurram a autoridade garganta abaixo de seus discípulos em forma de ameaças usando pretextos bíblicos sem sentido.

  2. Nós devemos analisar as pregações… vida e conduta de nossos líderes… para não repetir o mesmo erro que o deles… mais isso não muda o fato… Não sei se vc se lembra de Moisés quando mesmo ele tendo errado ao se casar
    com uma estrangeira… Deus não aceitou que Mirian e Arão se levantassem contra ele… justidicados pelo erro de Moisés…. O erro de nossos líderes não nos dá o direito de critica-los ou fofocar da vida deles… o que acharmos de bom neles nós retemos, o que não for proveitoso nós jogamos fora… e nada mais… não devemos ser cegos e segui-los sem questionar… pois muitos acabam falando alguma heresia… por isso devemos ler a bíblia e pedir que o Espírito Santo nos revele a verdade da sua palavra… e pronto.. sem ofender ninguém, sem criticar, sem murmurar e sem amaldiçoar nossos líderes.. (HB 13) aliás a bíblia várias vezes nos fala sobre o princípio de líderança… quando Saul resolveu da uma de sacerdote e sacrificar ao Senhor no lugar de SAmuel…, achando que sua autoridade como rei lhe dava esse direito, se deu mal ao fazer tal coisa…. pois o Senhor o reprovou e não o aceitou mais como rei… Saul não compreendia que existem vários níveis de autoridade.. e aqueles que respeitam e honrram seus líderes não tem nada a perder só a ganhar… como Elias e Eliseu… Jesus e João… Paulo e Timóteo.. Moisés e Josué..
    Quando Deus disse que A Josué que ele seria o líder no lugar de Moisés, o Senhor mandou que ele seguisse a palavra e que fosse como o seu líder… E aqueles que se levantaram contra Josué hoje estão queimando vivos no inferno… Não importa se o seu líer é o pior.. aqueles que ensinam terão mais duro juízo (TG 03:01)… Ore ao Senhor para que ele traga direção e corração ao líder.. e Deus o fará…

    Pense nisso e peça para que Deus implante essa realidade no seu corção…

    Deus abençõe…

    1. O erro de Moisés(se é que foi um erro, pois o texto não é claro) era um erro pessoal e não afetava em nada o povo que ele liderava, por isso não tinha motivo para ser denunciado.

      Entendo que o erro de Mirian foi julgar que por ter um pecado pessoal(se é que era pecado) Moisés não era um lider tão bom assim, o que é um erro, visto que ninguém deixa de ser pecador só porque é de Deus.

      Além disso, ela invejava os dons de Moisés.

      Mas isso não quer dizer que não se possa denunciar erros de lideres que afetem o povo, como no caso de Pedro sendo repreendido por Paulo.

      Não defendo todo tipo de crítica, somente a movida pelo amor às ovelhas.

      Um abraço.

  3. Graça e paz a vós vos sejam multiplicadas, amados irmãos.

    Uma situação a ser observada e que na maioria da vezes passa por despercebida, é a nomenclatura que os chamados pastores querem utilizar sobre as ovelhas para preenchimento de seu ego, qual seja, serem chamados de LÍDERES…

    Em relato algum das Sagradas Escrituras, em especial no Novo Testamento que, em síntese, é o espelho da igreja atual, jamais encontramos um só versículo que designa tal terminologia, LÍDER…

    Reportemos às Sagradas Escrituras, e deparamos como nosso irmão Pedro em sua primeira epístola, capítulo 5, versículos de 1 a 4, onde em humildade, dá os desígnios do verdadeiro homem de Deus: “Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.”

    Portanto, um verdadeiro pastor, apascenta, cuida, ama, dá exemplo…

    Um verdadeiro líder, chefia, tem dominação baseada no prestígio pessoal…

    Por fim, voltando aos pastores (presbíteros, bispos), se estes errarem, não há impedimento algum pela Bíblia que não se deva apontar os erros, antes pelo contrário, “aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor” (1Timóteo 5.20).

    Fraternalmente.
    James.
    http://www.jesusmaioramor.blogspot.com

    Último post de James de Almeida:Em dezembro é o Natal, e daí?

  4. sobre igreja evangelica perto do parQue de rOdeio, ela alem de espulçar fieis , que derram terreno para ConstruçAO , proibe eles Os fieis de irem Ao medico , primeiro elude as pessoas < depois de conceguir o que quer < se as pessoas nÃO SÃO CAChORINOS DA PASTORA ElA AS espulsa da IgrEJA , MAS SE A igrejA e uM BEM pAtrimonial , e foi os FieiS quEM derAm , e queM pagaM os enprEstiMOS NÃO deVeriam seR proibidos de ir a igrejA pastora deve seR presA !!!! e igreja fechadA ..

  5. Pingback: Twitter Trackbacks for É errado criticar pastores? | Blog do Roberto Soares [robertosoares.com] on Topsy.com
  6. É errado criticar presidentes?
    É errado criticar deputados?
    É errado criticar vereadores?
    É errado criticar os pais?
    É errado criticar os médicos?
    É errado criticar advogados?
    É errado criticar o próximo?
    É errado criticar a mim mesmo?
    É errado criticar as empresas?
    É errado criticar pastores?
    resposta para todas essas perguntas é NÃO!
    Não há como se aperfeiçoar sem críticas.

  7. Por que é que toda vez que um “ungido do Senhor” é criticado algumas pessoas dizem que só Deus poderá julga-los? Esses homens de Deus estão acima da lei dos homens? Se o porteiro da igreja cometer algum crime ele deve ser julgado pela lei dos homens e o pastor não? Ninguem está acima da lei dos homens. Quem peca é julgado por Deus. E se esse pecado for crime deve ser julgado pela lei dos homens. E em um julgamento pode haver dois vereditos: CULPADO OU INOCENTE. Temos que parar com essa coisa de achar que os homens que pregam o evangelho são melhores que os outros. Silas, Edir, R R Soares, Estevam ou qualquer outro homem são seres humanos sujeitos a erros e acertos. Nós vivemos em um país democrático e podemos criticar o presidente, os governadores, senadores, deputados, prefeitos, vereadores, juizes, cantores, atores, empresários, ou qualquer outra pessoa. Ser pastor não coloca ninguem acima do bem ou do mal.

  8. NÃO JULGUEIS…
    CRITICAR PODE?

    “NÃO JULGUEIS PARA QUE NÃO SEJAIS JULGADOS. POIS, COM O CRITÉRIO COM QUE JULGARDES, SEREIS JULGADOS E COM A MEDIDA COM QUE TIVERDES MEDIDO, VOS MEDIRÃO TAMBÉM”
    Mateus 7: 1 e 2

    O texto usado precisa ser olhado dentro de contextos que começam afirmando: “Somente deveis portar-vos DIGNAMENTE conforme o EVANGELHO de Cristo…” – Filipenses 1:27. Não podemos utilizar a humildade para “escondermos” coisas que contrariam princípios estabelecidos nas Escrituras. A exortação de Paulo é clara quando recomenda um comportamento digno fundamentado nos Evangelhos, o que tem sido um peso para muitos hoje, afinal aceitar como práticas que violam o culto e a relação de intimidade do homem com Deus tornou-se uma prática comum hoje e quando alguém “CRITICA” logo vem a idéia de que este está querendo ser melhor que os demais. A coisa não é bem assim, precisamos tem coragem para apontarmos os erros sim, afinal o Evangelho a cada dia está sendo “ridicularizado”, sendo usado para “fins comerciais” enquanto milhões estão sendo enganados por uma religiosidade vazia e sem compromisso com Deus.

    O Evangelho precisa ser respeitado, precisa voltar as origens e resgatar a sua “CREDIBILIDADE”, do contrário… A Bíblia diz: “Tudo que é honesto, tudo que é verdadeiro, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo que é de boa fama…” – Filipenses 4:8. Tudo isto está sendo deixado de lado dando lugar a uma religiosidade formalista voltada para o “materialismo provinciano” e a satisfação das necessidades do corpo e não da alma.

    A questão é que quando a “RAZÃO” é evidente não há como contestá-la ou abandoná-la, até porque seria omissão e ela por si só é pecado. Os fracos “escondem-se” ou “recusam-se” a manifestar as suas posições, muitos por comodidade outros por falta de firmeza nos argumentos. Não acreditar que somos o melhor, é ver que o melhor está sendo distorcido – no caso da religião – para atender a interesses que não contribuem para o fortalecimento do Reino de Deus.

    “CRITICAR”, quando envolve questões de fé, em hipótese alguma significa se “IMPOR” como maioral, sabichão ou como superior, antes, demonstra coragem já que o que está em jogo envolve a coisa mais preciosa para Deus, a alma do cidadão.

    Parece, pelos rumos que o cristianismo tomou, que ninguém pode mais fazer qualquer “CRÍTICA” a comportamentos distorcidos, a práticas não recomendadas ou a regras institucionais religiosas, pois estaria querendo se sobrepõem sobre os demais mesmo que tais situações estejam comprometendo a verdade imutável registrada na Bíblia Sagrada. E como os líderes “evangélicos” têm medo de serem criticados, alguns inclusive ameaçam recorrer à justiça para se verem livres de comentários que não lhes agradem. Esclareço que “EVANGÉLICOS” no caso, engloba no meu conceito, todos os que vivem da exploração materialista e comercial da fé hoje.

    O texto trata da humildade, mas “não proíbe” ou faz qualquer alusão a não fazermos “CRÍTICAS” contra atos que fujam do estabelecido nos ensinos apostólicos. Se não há um comportamento digno, se não há respeito ao Evangelho, se não há fidelidade no que é pregado é obvio que alguém precise levantar a voz e questionar os interesses e os objetivos de quem assim comporta. O contexto nos recomenda que: “Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros e sem “ESCÂNDALO” algum…- Filipenses 1:10. Se há comportamento que evidencia “ESCÂNDALO” ou algo semelhante obviamente que alguém irá condenar o que não significa superioridade, mas RESPONSABILIDADE.

    Diante de toda esta celeuma envolvendo o meio “evangélico” fica evidente que a “crítica” é necessária para coibir a ação de aventureiros, exploradores e de mercenários que hoje vivem unicamente na busca frenética de aumentarem seus impérios religiosos, de mostrarem quem é o maior e que tem mais “PODER(?)” para resolverem os “PROBLEMAS DOS OUTROS”, já que os seus eles não têm capacidade para tal… A briga religiosa e a disputa com a concorrência é até imoral.

    Carlos Roberto Martins de Souza
    crms2casa@otmail.com

  9. Quem tem boca fala o que quer; mas cuidado quando se refere a um ungido do Senhor. e não vou me baseiar nos relatos de Davi e saul, veja o caso de eliseu quando aqueles jovens o ofederam com palavras….

  10. Concordo que c o Pastor ou lider espiritual estiver agindo nesciamente e de forma errada, trazendo tropeço e escandalo a igreja, com certeza a membresia precisar agir em busca da solução.

    Mas é importante lembrar q sair falando mal e julgando ñ é a condulta certa, precisa haver uma reunião, precisa haver uma reunião de membros para chegarem a um acordo.

    Uma coisa é vc falar mal, outra coisa é vc resolver o problema.

    Só ver o problema e delatar sem resolver num adianta d nada.

    Ex: Genesis 9:

    20 E começou Noé a cultivar a terra e plantou uma vinha.
    21 Bebeu do vinho, e embriagou-se; e achava-se nu dentro da sua tenda.
    22 E Cão, pai de Canaã, viu a nudez de seu pai, e o contou a seus dois irmãos que estavam fora.
    23 Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre os seus ombros, e andando virados para trás, cobriram a nudez de seu pai, tendo os rostos virados, de maneira que não viram a nudez de seu pai.
    24 Despertado que foi Noé do seu vinho, soube o que seu filho mais moço lhe fizera;
    25 e disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos será de seus irmãos.
    26 Disse mais: Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.

    Note q Cão viu a nudez de seu pai, e alem de ver ele não tomou medida nenhuma p/ solucionar o problema, ao inves disso ele fez foi ir a seus irmãos e relatar e contar o acontecido.

    Por este motivo cão foi amaldiçoado, e sua descendência tornou se servo de seus irmãos.

    Então fica claro q não adianta somente falar mal, fofocar, criticar, jogar pedras, precisa é tomar decisões que solucionam.

    Nós somos observador da palavra de Deus e não Juízes.

    TIAGO 04:
    11 Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz.

    ATOS 07:
    27 Mas o que fazia injustiça ao seu próximo o repeliu, dizendo: Quem te constituiu senhor e juiz sobre nós?

    Abç

    1. Caro irmão Jean, foi muito sábia a sua colocação quanto a julgamento, e muito bem colocado o exemplo dos filhos de Noé. Vejo claramente que o irmão Roberto Soares precisa refletir melhor acerca de suas colocações quando diz que Davi agiu pelas costas de Saul, pois da maneira que ele coloca o fato, fica claramente distorcida a mensagem real, pois Davi não estava perseguindo, e sim sendo perseguido. Quanto a colocação de Paulo e Pedro, não se pode comparar o Apóstolo Paulo como um membro de uma Igreja que repreende seu Pastor publicamente, até porque, se fosse possível fazer uma comparação com Pedro e Paulo, certamente ficaria difícil estabelecer uma “hierarquia” entre os dois. Vale ressaltar que um testemunho fala muito mais que um título; mas, se coubesse a nós julgar, certamente teríamos excluído as palavras do Apóstolo Pedro registradas na Bíblia, afinal não foi ele quem negou Jesus??? Caríssimos irmãos, em nome do Senhor Jesus, ao invés de criticarmos e/ou julgarmos quem quer que seja, falemos do amor de Jesus, falemos de coisas que edificam a nossa fé, e não de coisas que escandalizem ou trazem dúvidas acerca da sã doutrina, pois palavras escritas ou faladas, mau colocadas, as vezes trazem prejuízos irreparáveis. Deus abençoe a todos.

  11. meus irmâo eu sei que quere me aranca minha cabeça
    no que vou falar sobre pastor no velho testanmento tinha muitos pastor mas pastor de ovelha de 4 perna o pastor de ovelha de 2perna este e jesus?no comeso da igreja premitiva paulo deu onome do profesor de prespitero jesus
    evia seu as igreja que ta localizada na asia no liv ap
    ele chamou estes lider de anjo da igreja
    no começo tinha esses pres diacono envag bispo ETC
    mas jesus deu um recado antes ele deu a ordem fasei discipulo mt 23v 8 ao 12 para mim os discipulo comecaram
    adescutir quem seria o maior no meu ver um queria se papa outro padre outro quria ser bispo outro sacerdote ETC
    jesus olhou na no roto deles se vc quer ser o maior que seja servo ums dos outro so tem um que e maior este e jesus todos sois irmâo fas uma escolhia fica com paulo ou fica com cristo paulo botou todos estesnome mas ele terminou com todos primeira corintios 13 1 ao 13
    na lei de hoje nâo tem ninguem melhor que outro
    sobre unjido nos nâo estamos no velho testamento todos semos irmâo?

  12. todo cristao verdadeiro e ugido todo bom pastor esta para servir e nao para ser servido ele e menor que a igreija ele existe por causa da igreija e nao a igreija por causa dele vejo alguns obreiros e ate profetas que com suas atitudes querem ser maiores que o propio jesus praticam terrorismo pcicologico amordaçando os fieis e continuao nos seus erros quantos de nos na ingnorancia acusamos deus de alguma coisa e ainda estamos ai servindo a ele quem pode apontar alguma falha em deus quem pode comprender ele na sua totalidade no emtanto ele e acusado dioturnamente por inpios e justos e todos tem o seu amor e perdao a se o todo poderoso fosse que nem estes supostos ungidos a raça humana teria terminado no jardin do eden pois la ja foi acusado injustamente pelo o bem que fez a adao a mulher que tu me deste … e quantos outros fiseram a mesmas coisas e nao forao aniquilados muintos transformarao em herois da fe leiam livro de jo preste ateçao nos seus comentarios e tire conclusao o cristianismo verdade esta sofredo prejuiso incauculaveis porque estes ugidos chegao com suas doutrinas modismo e aniquilamento da palavra e ninguei pode falar nada eles estao acima da verdade e o pior arrebanhao montes de seguidores que sao piores que os ungidos colocao os defensores da palavra de deus literalmente no inferno contradizendo o que eles mesmo prega nao toque nao julgue nao faça juiso

  13. A critica nos ensina a melhorar-nos como pessoa, a refletirmos quanto aos nossos atos, ações, quem não aceita critica não é apto a estar a frente de um empreendimento, tão pouco a conduzir um rebanho.
    Infelismente, as pessoas estão interpretando versiculos biblicos a seu bel prazer e conveniencia, é uma pena.

  14. O meus irmâo vejo tanta comfusâo tanta balabala sem sentido nem um
    alei de moises erra so pro povo judeu e vc nâo e judeu as regra de moises erra carnal esgravidâo maldiçâo … alei de moises que ovelho testamento ê e erra para estar no museu de isral porque jesus copriu com esta lei e ele deixou uma nova lei mt 5v18 e no v 19 presta bem atençâo no v 20 aquele que dar uma de escriba ou fariseu???
    segunda joâo 1 v 9-10=11 quele que ultraparasar a dotrinade de cristo
    este nâo tem deus alei de cristo .esta de [ mt A ap ] mas hoje que vc ve
    e uma salada de fruta o homem sai da luz e entra nas treva e depois
    sai ds treva e novamente entra na luz ele nâo fica nem numa nem na outra
    dai vâo dizer mas isto ê de deus tudo ê de deus o jardim ê arca ê
    lucefer ê e deus esta guardado isto nâo o que nâo serve mais ele joga
    no fora hb 8 v13 tito 3 v 9 hb 7 v18-19 gl 3 v 10-11 sobre unjido
    o unico unjido da lei cristo e proprio cristo e mais nimguem
    o unico pastor que eu adoro e cofio nele e jesus e mais niguem
    esta aliança que jesus nos deixo e epiritual os verdadeiro adoradores
    adoram o pai e o filho em espirito jesus falou e sou o pastor das
    ovelha todos os que vieram antes mim o depois sâo ladram e saltidores
    so tem um mestre so tem um guia so tem um pai vcs todos sâo irmâo
    vc que se ezaltar e poblema teu um abraço e a paz do senhor jesus
    vamos deixar alei de moises de lado os profeta e moises ja fiseram
    aparte deles so temos te comprir a lei cristo?

  15. Se eu participo de uma igreja como convidada e essa igreja só pede dinheiro…O que posso fazer se o pastor ou esposa forem interesseiros apenas no seu dinheiro ou sua carreira?

    E como denunciar de forma legal se sua família for pertubada, como no caso a minha e gostaria de sugestões de como agir sempre dentro da palavra.

    Amanda.

  16. Muito bem argumentado.

    Davi nao o tocou no sentido mata-lo, mas lutou contra as injusticas de um “rei” tirano. Agora Deus tocou em Saul e todos sabemos seu destino e o destino de sua descendencia.
    E outra unção no velho testamento era para reis e profetas, na nova aliança e para todos que seguem o Caminho da Verdade. E nao mais a umas poucas pessoas.

    Paz!

  17. Graça e paz ,sou evangelista de um ministério do interior e as vezes tenho que passar por grandes provas a respeito de ficar calado ou não ficar, porque tenho aprendido de meu pastor que tenho que obedecer por que se não sou rebelde e não to apto pra obra do senhor fico sem entender mas não consigo aceitar os erros que ele pratica é algo mas forte dentro de mim, é como se o Espirito Santo me falasse que não é assim e fico sem saber o que fazer,oro peso a Deus mas tenho medo de tomar a decisão errada ,que devo fazer

    1. Não é errado você repreendê-lo com amor, mas é preciso estar pronto para a reação do pastor que pode não ser a mais correta, pois nem sempre a pessoa que se diz pastor é mesmo um pastor e tem sabedoria e maturidade. Rebeldia vai além de corrigir um erro.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.