Usos, costumes e doutrinas de demônios

“…o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;

Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;

Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças;”  (I Timóteo 4 : 1-3)

Eu acho interessante como Paulo chama de “doutrina de demônios” certos ensinos que em nossos dias muitos apenas consideram “doutrina de homens”.


Sim, pois se alguma igreja disser que é pecado comer determinado alimento apenas se dirá que a igreja está “exagerando” na sua fé, não que está sendo influenciada por demônios.

No entanto, Paulo dá a entender que o diabo não se interessa só em fazer grandes destruições mas também em ser um estraga-prazeres através de suas doutrinas.

Sim, pois, embora os versos acima falem mais especificamente sobre casamento e alimentos, não são só os alimentos que foram feitos para serem usados com ação de graças.

“Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças.”(I Timóteo 4:4)

Linda swimming
Creative Commons License photo credit: wili_hybrid

Tudo o que Deus criou é bom e também tudo o que é derivado da criação de Deus(como criações humanas que não façam mal por si só) podem ser usadas com ação de graças.

“Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada.” (I Timóteo 4:4)

Há muitos bons prazeres que temos o direito de desfrutar na terra e que o diabo tenta estragar usando supostos pastores para nos proibir.

Proibe-se Yoga,praia,uso de determinadas roupas, posições sexuais,boa música, filmes, TV e até brinquedos(Quando eu tinha 14 anos havia quem tenha me dito que geloucos eram do diabo).

No entanto nem todo costume estraga-prazer é doutrina de demônios, há também a abstinência voluntária de certas coisas para evitar escândalos aos fracos na fé.

“Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize.”  (I Coríntios 8 : 13)

Você costuma se abster de bons prazeres?Faz isso pelos fracos ou por outros motivos?

(Visited 601 times, 1 visits today)
Tags , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo. Sou psicólogo formado pelo Instituto de Ensino Superior de Catanduva (IMES Catanduva, antiga FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura. Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento. Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho. Gosto de teologia, sociologia, psicologia, antropologia, política, livros, filmes, música, gibis, jogos e brinquedos, entre outras coisas.

21 respostas para Usos, costumes e doutrinas de demônios

  1. Pois é, pela caridade, mesmo que tenhamos o hábito de ingerir bebidas alcoólicas, deveríamos nos abster disso na presença de um alcoólatra, por exemplo.

    Esquecemos que somos livres para sermos escravos de Cristo Jesus!
    .-= Meu último post blog : O milagre do pão =-.

  2. Ewerton Nogueira diz:

    Acredito e sou a favor de que nós possamos fazer uma revolução e tomarmos todas as coisas que Deus criou para seus servos de volta das mãos do diabo que faz mal uso. To brincando.
    Eu sempre defendi a tese de que todas as coisas deste mundo foram feitas para os filhos de Deus e o diabo tem se apropriado pois nós damos espaço para que ele o faça. Fico olhando e analisando da seguinte maneira: Quando um pai resolve fazer uma piscina em sua casa, ele a faz para os filhos do vizinho ou para seus filhos aproveitarem ? Eu tenho certeza que é para seus filhos.
    Então quando Deus criou essa imensa piscina de agua salgada ele não a fez para os filhos do seu vizinho e sim para seus filhos, só que alguns não a frequentam por achar obsenas as bundas que lá estão…..rs.
    A praia é só um exemplo, pois tem muito mais coisas.
    Quando Deus deu a capacidade e inteligencia para o homem criar e desenvolver jogos, brinquedos, posições sexuais e muitas outras coisas proíbidas por algumas igrejas, Ele queria que nós filhos dEle usassemos e nós abrimos mão dessas coisas todos os dias, dizendo que são coisas do diabo, tenho pra mim e já comentei em algumas comunidades do orkut e blogs que a única coisa biblcamente compravada criada pelo diabo é a mentira tirando isso o resto é tudo mentira.
    João 8:44
    “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.”

    • Ewerton Nogueira diz:

      Só complementando que tenho certeza que apartir do momento que nós nos colocarmos em guerra para tomar o que é nosso por herança, as bundas obcenas e as outras coisas que o diabo coloca nos lugares que são nossos por direito irão dar espaço para a pureza e adoração ao Deus vivo.

  3. pamella diz:

    Gostei muito deste estudo, mas há algumas coisas que quero argumentar…
    Com relação as vestes a palavra de Deus diz: “Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao SENHOR teu Deus”, mas há muitas igrejas que dizem que é no velho testamento, mas em 1 Pedro 3:2-3 “O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus”
    Há quem interprete como o que Paulo disse em 1 Corintios 7:1-1“Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher; Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido”, mas a palavra de Deus não fala assim:
    “O enfeite delas não seja somente o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias…….”
    Se aceitamos ao Senhor Jesus como nosso Salvador, TEMOS que ser diferentes, essa diferença tem que ser visível aos olhos dos homens, eu já ouvi pessoas dizerem que se for para ser igual a fulano, preferem ir para o inferno! Porque disto?
    Hoje em dia é pregado que Deus só quer o coração, quer dizer que Jesus morreu em vão? Para que a pessoa continuasse a viver de qualquer maneira?
    A palavra fala em Malaquias 3:18 “ Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve”
    Me mostre irmão hoje em dia cadê a difença entre o servo de Deus e o mundano? Se vai a igreja tão pintada quanto aquele que vai a danceteria! Se usa saias tão, ou mais curtas do que as mundanas.
    Mas há quem diga que a diferença tem que ser somente no proceder, mas o Espírita, o Católico, o Macumbeiro são pessoas bondosas, muitas vezes mais caridosas do que a gente, mas eles herdarão o Reino dos céus?
    Ainda a palavra fala: “Sede santos de corpo, alma e espírito”
    Tu não sabes a tristeza que há no meu coração ao comentar este assunto,muitos hoje em dia querem dizer que são servas do Senhor, mas andam alimentando seu próprio ventre, seguindo suas próprias vontades.
    Bem por isso a palavra de Deus afirma que o Reino dos Céus é tomado a força, se é a força, há muitas coisas a ser deixada para trás, o povo critica os Católicos, porque adoram imagens de escultura, mas as suas vestes são as mesmas, hoje em dia você coloca um crente, e um católico juntos e pergunta a alguém qual deles é crente e a pessoa não sabe a diferença? Infelizmente esta é a realidade das igrejas hoje em dia…
    Com tantos versos ao qual eu já citei, há muitos que ainda vão continuar lutando contra a palavra de Deus, e eu sei o porque!
    Porque é mais fácil dar ouvidos a um Pastor grande, conhecido no Brasil e mundo afora, muitos deles que querem ver a igreja de qualquer forma, com tanto que esteja cheia, mas eu louvo a Deus, porque há muitas igrejas q ainda preservam a Doutrina, não aquela que muitos dizem que é de homens, mas aquela que a palavra de Deus reafirma muitas vezes.
    “Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo” Gálatas 1:10
    Até parece que hoje em dia muitos não se vestem conforme a palavra de Deus ordena porque tem medo de ser reconhecido pela sociedade como crente, e isto é lamentável, porque muitos querem dizer que tem Deus nas suas vidas, mas o seu proceder esta longe dele.
    A escolha é nossa, Deus não me forçara a viver segundo a sua palavra, ele me deu o livre arbítrio, a escolha é minha, se eu amo o Senhor Jesus de todo o meu coração, se eu anseio viver com Ele a eternidade, eu vou ANALISAR a sua Palavra, e jejuar se for preciso, deixar de lado meu ponto de vista porque a palavra afirma que eu TENHO que ter a mente de Cristo.

    • Olá irmã.

      Aprovei seu comentário e estou respondendo somente porque você me parece uma pessoa sincera, embora equivocada.

      Quando foi que Jesus disse que a gente tinha de ter alguma diferença que fosse vista a distância?

      Por acaso os fariseus não eram bem vistos na sociedade embora seus corações fossem imundos?

      Qual é o seu problema com a salvação dos católicos e dos espíritas? A mesma dos fariseus com a salvação dos samaritanos?

      Não estou querendo dizer que acredite nesse pensamento de que o importante seja só a mudança interior, pois sei que mudança interior acaba se exteriorizando em ações.

      O problema é querer exigir mais do que a própria Palavra exige.

      Leia esse texto(se ainda não leu) e veja se lhe esclarece e acalma um pouco: http://www.robertosoares.com/e-pelo-amor-que-somos-reconhecidos-como-discipulos-de-cristo/

      Abraços, querida. 🙂

    • soh_de_passagem diz:

      Estava pensando muito nisso a poucos dias, e cheguei a conclusão de que tudo que está no Velho Testamento afirmando que é Abominação a Deus, não se aplica somente no VT mas também no Novo, assim:
      “Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao SENHOR teu Deus”

      Procuremos nos adequar, porém, o amor de Deus acima de tudo, nos dias de hoje é muito difícil por isso em prática todos os dias, se existe circunstâncias que não dá para a mulher se vestir diferente, aí pode ser que entre uma exceção.

  4. pamella diz:

    OLÁ IRMÃO…
    REALMENTE OS FARISEUS AOS OLHOS DOS HOMENS ERAM PESSOAS QUE VIVIAM SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS… JUDAS TBEM ERA ASSIM, TANTO QUE QUANDO JESUS DISSE QUE UM DOS 12 ERA O DIABO, NINGUEM DESCONFIOU DELE TAMANHO ERA O SEU TESTEMUNHO…
    TAMBÉM NÃO TENHO NADA CONTRA A SALVAÇÃO DE CATÓLICOS, ESPIRITAS, ETC.PEÇO A DEUS QUE TODAS ESSAS PESSOAS SE SALVEM…
    O QUE QUIZ REFORÇAR É QUE TODO O PROCEDER DO CRISTÃO DEVE SER DIFERENTE, POR ACASO O SENHOR JESUS DEIXARIA O SEU TRONO, E MORRERIA POR NOSSOS PECADOS PARA VIVERMOS DE QUALQUER FORMA?
    “Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído” IsaiaS 29:13
    O TRAJAR, A FORMA DE SE COMPORTAR, TODAS AS COISAS DEVEM SER DIFERENTES DAQUELES QUE NÃO SERVEM A DEUS…
    O QUE ME INDIGNA É QUE HOJE EM DIA DIZEM QUE “DEUS SÓ QUER O CORAÇÃO”, QUE O RESTO DA SUA VIDA PODE CONTINUAR COMO ESTÁ
    O QUE EU DEFENDO É QUE SEJAMOS REALMENTE COMO A PALAVRA ORDENA, NÃO QUE NUNCA FALHEMOS, MAS QUE BUSQUEMOS CADA VEZ MAIS SE PARECER COM CRISTO…
    EU VEJO HOJE EM DIA MULHER DE CABELO CURTO, ROUPA ESCANDALOSA, E DIZENDO QUE SERVE A DEUS, (NÃO ESTOU AQUI JUGANDO NINGUÉM, PORQUE MUITAS VEZES É FALTA DE INSTRUÇÃO), SERÁ QUE É TÃO DIFICIL ACEITAR A PALAVRA DE DEUS?
    MEU DEUS SERÁ QUE TA TÃO DIFICIL SE ENTENDER O QUE É MODESTIA?
    EU ENTENDO ISSO COMO VONTADE DE PARECER COM O MUNDO, REALMENTE ESTAMOS AQUI MAS A MINHA BIBLIA FALA QUE EU DEVO INFLUENCIAR O MUNDO E NÃO SER INFLUENCIADO POR ELE!
    AGORA É MUITO FÁCIL QUERER JESUS, A SALVAÇÃO, MAS AINDA QUERER UM PEDACINHO DO MUNDO, SE PARECER COM ELE, “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” 1 joão 2:15
    ME VER FALANDO ASSIM TÃO RIGIDA A RESPEITO DE VESTES, PROCEDER, ETC…NÃO SABE O QUANTO SOFRI PELO MESMO (NÃO PORQUE RECEBIA CRITICAS) MAS PORQUE REALMENTE QUIS SERVIR JESUS DE TODO O MEU CORAÇÃO, DE CORPO, ALMA E ESPIRITO.
    REAFIRMO ISTO TANTAS VEZES PORQUE FOI SOMENTE COM JOELHOS NO CHÃO E ROSTO NO PÓ, QUE REALMENTE RECEBI ENTENDIMENTO DO SENHOR… NÃO FUI LEVADA POR PALAVRA DE PASTOR FAMOSO, MAS PELO ENTENDIMENTO QUE O SENHOR ME CONCEDEU!!!

    • Jean de Paula diz:

      Pamela parabens pelo comentário vc esta certa pois não usou somente seu conhecimento pessoal mas usou a palavra de Deus para expor esta verdade pura, nem preciso me ocupar em comentar
      visto que vc já disse tudo. Fique em paz minha querida vc não equivoucou em nada apenas defendeu a santa palavra do senhor. E outro a diferença entre o que serve a Deus e o que não serve só não será visto pela modestia de se vestir e comportamento, mas tambem pelos frutos bons e ruins, como no caso dos textos em debates visto que o próprio é doutrina de demonio querendo deturpar o evangelho genuíno do senhor Jesus.

      Mas façamos como Miguel fez, não ousamos pronunciar palavras de maldição contra estes, mas apenas digamos o Senhor te repreenda.

      JUDAS 01:
      9 Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda.

      Abç minha Irmã e fique na Paz.

      Obs: Continue sendo esta benção.

  5. Ewerton Nogueira diz:

    Um dia estava escutando um amigo conversar e contar uma experiência neste contexto, ele dizia que um pastor usado por Deus e muito usado mesmo veio visitar a região, foi visitar uma igreja mais neste dia, um sabado ele não foi de terno estava apenas com uma camisa de manga comprida e calça social. O pastor da igreja que é cheia de usos e costumes, não o convidou a subir ao altar como também disse ao mesmo que ele só não seria convidado e não pregaria porque não estava devidamente trajado para isso. No outro dia ele foi de terno gravata e td o que tem direito, e foi convidado a subir ao altar, pois ele iria pregar, na hora da pregação ele pediu dois pedestais e ninguém entendeu a necessidade dos mesmos, em um ele colocou o microfone e até ai tudo bem e colocouo outro de frente com o micrifone e retirou o terno e o pendurou de frente para o microfone e foi se assentar, e todos o olhavam perplexos e assim passaram-se alguns longos minutos e o pastor da igreja o cutucou e questionou o que estava acontecendo, o porque daquilo. Ele se levantou e perguntou se ele s não estavam entendendo a pregação do terno, pois naquele dia ele tinha trago ele para falar da palavra de Deus para aquele povo. A hitória, pois é um fato real, por isso HISTÓRIA, foi retratada aqui para mostrar que a roupa não fala por si só, não adianta uma saia lá no pé, ou um cabelo enorme, mais um coração cheio de rancor e de desejos carnais. Não adianta um terno bem cortado e uma barba aparada e um coração que deseja trair, matar. Não adianta ir à praia e usar saia e se passar por ridicula ou usar calça e camisa pra entrar na água e quando chegar em casa quebrar o pau um com o outro e ter vontade de se matarem e dormir um na cama e outro no sofá ou pegarem os filhos e arrebentarem de espancar e maldizer. Me diga de que adintou a a saia, a calça; não estou aqui fazendo apologia ao biquini e a sunga, a mini saias e shorts curto. Vejo às vezes mulheres de pastores que se sentam no altar com vestidos e mostram a bunda quando cruzam as pernas, se tivessem de calça estariam muito mais vestidas. Imaginemos uma irmã que se senta em uma moto de lado, acredito eu que vocês ja devem terem visto esta cena, se tomarem um tombo ou encontrarem com um guarda daqueles bem chatos o negócio fica feio e se ela se assentar de frente…………rsrsrs, já vi duas cenas ilárias de vestidos voando e a calcinha aparecendo e homem atras e não querendo passar olhando………tem gosto pra tudo. Uma vez peguei um livreto de uma igreja em que estavam escritos todos os usos e costumes da denominação, toda pessoa que se converte nela o recebe, e achei um absurdo o não poder usar Jeans e nem óculos escuros, o sol quente daqueles tipo RIO 40º o cara tem olhos claros que são sensíveis a luz, não pode se proteger, e a saúde dele como fica ? De repente um irmão em Cristo resolve sair lá do sul do país e vai visitar um parente no Mato Grosso, mais a igreja dele não o permite andar que não seja com camisa de manga comprida e calça, com certeza não ficará lá muito tempo, pois o calor lá é de lascar. Tenho certeza que Deus olha cultura do povo, aquela maldita novela da Globo mostrou como o povo da Índia vive e como eles se vestem e é bem diferente de nós e será que algum evangélico lá não vai ser salvo ? Eles se vestem diferentes de nós. E aquele povo arabe que os homens tem de estar todos de barba pra conquistar o respeito, não podem pregar em algumas igrejas aqui do Brasil, olhando desta maneira os usos e costumes tem de cair por terra por isso não acredito neles e sim no mover do Espirito Santo, porque é ele que tem convencer o homem do pecado, de que roupa usar e de quando tem de largar alguma coisa que pra umas denominações é pecado.

    Que a paz do Deus vivo esteja com todos.

    • Jean de Paula diz:

      Amado Everton, use a palvra de Deus p/ os seus argumentos e larga essas historinhas sem sentido e sem nexo para justificar algo q só agrada vc. O problema de roupas bem trajadas e aparências na igreja num tem nada a ver com ser salvo ou ñ, ou ser usado ou ñ. Ela trata da Ética, do testemunho pessoal, da ordem e descência.Tudo tem suas éticas e normas quando c fala em vestimentas e aparência seja na empresa, advogados e juizes, militares etc… O problema das pessoas nos nossos tempos é q para c ir em uma festa de formatura elas escolhem as melhores roupas, para ir a um casamento escolhe o terno mais fino, agora p/ ir a casa de Deus eles dizem, a eu vou com uma calça jeans, e uma camisetinha estampada e tá passando de bão. Como se a casa de Deus fosse uma praça ou em zoologico.Um conselho amigão de o seu melhor p/ Deus. Outra coisa o seu exterior, expressa aquilo q tá cheio o coração,vc num usa algo q seu coração não agrada, ai c vc me falar q Deus olha o coração eu te falo,realmente olha mas c o seu exterior estiver como um malandro, como uma meretris saiba q o seu coração esta do mesmo modo, pois c vc é assim por fora, é por q o seu coração esta transbordando do mesmo.E Deus sempre c importou com vestimentas.

      LEVÍTICO 06:
      10 E o sacerdote vestirá a sua veste de linho, e vestirá as calças de linho sobre a sua carne; e levantará a cinza, quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto ao altar.
      11 Depois despirá as suas vestes, e vestirá outras vestes; e levará a cinza para fora do arraial a um lugar limpo.

      LEVÍTICO 08:
      2 Toma a Arão e a seus filhos com ele, e os vestidos, e o óleo da unção, e o novilho da oferta pelo pecado, e os dois carneiros, e o cesto de pães ázimos,
      7 e vestiu Arão com a túnica, cingiu-o com o cinto, e vestiu-lhe o manto, e pôs sobre ele o éfode, e cingiu-o com o cinto de obra esmerada, e com ele lhe apertou o éfode.
      13 Depois Moisés fez chegar aos filhos de Arão, e os vestiu de túnicas, e os cingiu com cintos, e lhes atou tiaras; como o Senhor lhe ordenara.

      LEVÍTICO 16:
      4 Vestirá ele a túnica sagrada de linho, e terá as calças de linho sobre a sua carne, e cingir-se-á com o cinto de linho, e porá na cabeça a mitra de linho; essas são as vestes sagradas; por isso banhará o seu corpo em água, e as vestirá.
      23 Depois Arão entrará na tenda da revelação, e despirá as vestes de linho, que havia vestido quando entrara no lugar santo, e ali as deixará.
      24 E banhará o seu corpo em água num lugar santo, e vestirá as suas próprias vestes; então sairá e oferecerá o seu holocausto, e o holocausto do povo, e fará expiação por si e pelo povo.
      32 E o sacerdote que for ungido e que for sagrado para administrar o sacerdócio no lugar de seu pai, fará a expiação, havendo vestido as vestes de linho, isto é, as vestes sagradas;

      LEVÍTICO 21:
      10 Aquele que é sumo sacerdote entre seus irmãos, sobre cuja cabeça foi derramado o óleo da unção, e que foi consagrado para vestir as vestes sagradas, não descobrirá a cabeça nem rasgará a sua vestidura;

      Abç amigão aprenda com a palavra e deixa as histórinhas p/ boi dormi.

      • Você notou como no novo testamento não aparece nenhuma exigência de roupa especial?

        Paulo diz que muitas coisas do antigo testamento eram sombras do que se realizaria em Cristo, acredito que esses versos sobre roupas dos sacerdotes e de homem/mulher estejam inclusos nisso.

        Qual é a roupa com a qual Deus realmente se importa?Essa:

        “Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;” (Efésios 6 : 14)

        Provavelmente era isso que os versos de Levítico queriam simbolizar.

        Além disso, porque é que se pensa que se deve usar alguma roupa especial na hora da reunião?Acaso não estamos na presença de Deus a todo momento?Não somos mais templos de Deus?

        • soh_de_passagem diz:

          Concordo em parte, ontem mesmo eu vi um mocinho com um cabelo comprido, brinco, pulseira, ficou muito afeminado, apesar de que não sei se ele realmente era, mas ficou na aparência, me sentia até mal de olhar para ele.
          Creio eu que isso seja abominável a Deus.
          Para a mulher a mesma coisa, se ela corta o cabelo bem baixo, se coloca roupas que a deixam masculinizada, estará sendo abominável a Deus.
          Creio eu que tudo que no Velho Testamento diz ser abominável a Deus seja independente da Lei ou do tempo, pois, passa o tempo mas o Senhor não muda.

  6. Ewerton Nogueira diz:

    Meu amado isso não é historinha em primeiro lugar, é fato real.
    E outra é muito facil nos assentarmos em nossas cadeiras e ficarmos julgando ou este ou aquele que se veste da maneira como ele gosta. Acho que o maior problema hoje do mundo é que todos acham que são juízes e podem sair por ai falando sobre este ou aquele homemm ou mulher. Nos esquecemos que somos embaixadores de Deus e não estamos aqui para observarmos e nem montarmos nossos governos e sim respeitar o d’Ele e a ordem de nosso governo é não julgarmos nossos irmãos e deixarmos com q o proprio Deus o faça e que ao invés disso estendamos nossas mãos e oremos uns pelos outros, ao inves de dizer que esta ou aquela igreja está errada. Ou que a vestimenta do irmão ou da irmã está errada. Da palavra eu conheço, só não decoro onde está ou deixou de estar os versiculos E tenho pena de quem aponta o dedo, julgando alguem, pois a palavra e clara e quem faz isto será apontado da mesma maneira.

    Graça e paz a todos.

  7. Ewerton Nogueira diz:

    Há uma semana atrás (11/12) fui à igreja e ouvi uma pregação sobre Ezequiel 37:1-10 (Vale de ossos secos) e mais uma vez pra mim está confirmado que o que Deus virá buscar não serão usos e costumes e que estas coisas só fazem afastar mais e mais pessoas da verdadeira palavra de Deus. Partindo da visão que quando o profeta foi levado ao vale, ali só foi visto ossos sem vida ou pessoas que não tinham o Espirito de Deus, pessoas com a vida desgraçada, ou seja ali naquele vale não foi mostrado ao profeta pessoas de mini-saia, de calça jeans, mini blusa, barba mal feita, ou então de terno e gravata, camisa de manga comprida, saias longas, ali foi mostrado o interior. Não estou aqui querendo dizer que as pessoas devem ir mal vestidas para a igreja, quero dizer que o que convence o homem de mudar o seu jeito de vestir, não é uma ordem do pastor ou uma norma da igreja e sim o Espirito Santo e quando fazemos imposições isso se torna um fardo muito pesado na vida de alguns que param, pensam e refletem que no mundo não existe imposição que lá tudo é válido e assim se torna mais facil “viver” no mundo. Então temos de ter cuidado com os usos e costumes.

    Graça e paz a todos.

  8. Pingback:Devemos comemorar o natal? | Blog do Roberto Soares

  9. soh_de_passagem diz:

    Eu acho que se você fugir totalmente dos costumes humanos você estará sendo rebelde, tem que tomar cuidado com isso.
    Veja esses roqueiros rebeldes que querem ser diferentes, isso é Abominação a Deus, roqueira com vestes e cabelos de homem e vice-versa.
    Não vejo que a mulher seja obrigada a usar saia, mas sim, usar roupas diferentes dos homens, se na nossa sociedade o que representa roupa feminina é a saia, então a mulher para agradar a Deus deve se vestir assim, lembre-se que até pouco tempo atrás todas as mulheres vestiam saia, mas vieram os escândalos e com o tempo mulher com calça se tornou normal (“mas aí daqueles que por eles virem os escândalos”)

    Algumas citações:
    Apartai-vos da aparência do mal.
    Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém.
    O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e a ciência do Santo a prudência.
    Sejamos simples como a pomba, mas prudentes como a serpente.
    Abraão, Isaque e Jacó e José no Egito não possuíam uma Bíblia para consultar, mas possuíam Fé e Temor ao Senhor, isso que os Justificou.
    Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda se não viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca …, isso o salvou.
    Ló temeu e não olhou para trás, sua esposa não temeu e virou sal.
    Já sei o que você vai dizer, Jesus é amor e não devemos ter temor, mas vamos citar algumas passagens do Novo Testamento aonde refere-se a crentes Tementes a Deus:

    “Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação d’Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.”

    “Ora nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve.”

    “Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus.”

  10. vanderleia diz:

    Irmãos(as),
    A paz do Senhor!

    minha igreja, faz uso de usos e costumes, eu obedeço…mas porem a maioria das irmãs usam calça comprida na rua, e na igreja não…não as critico, pois cada um deve saber se esta agradando ao Espirito Santo, ou não.Tenho que cuidar de mim, pois primeiro devo tirar a trave do meu olho.Mas a munha filha usa calça comprida, e muitas pessoas da minha igreja falam que ela vai para o inferno por causa disso.Eu digo que muitos vão para o inferno por falta de estudo da palavra, pois muitos valorizam mais os usos e costumes do que os proprios irmãos(as), isto não é vida com Deus, Deus diz em sua palavra que o povo dele perece por falta de entendimento.Vamos amar mais, e cruscificaar menos1

  11. Abdimar Vieira diz:

    As pessoas que são contra o uso de calças e criam um costume para as mulheres usarem saias, cita Deuteronômio 22.5 “Não haverá trajo de homem na mulher, e não vestira o homem veste de mulher; porque qualquer que faz isto abominação é ao SENHOR, Teu Deus”.

    1° Temos que aprender a cultura da época, pois antigamente todos os homens como as mulheres usavam vestidos, a diferença é que havia pequenos detalhes que diferenciavam o vestido do homem com a da mulher.
    Assim também nos nossos dias, todos usam calças, mas são pequenas diferenças que fazem sabermos qual é a calça do homem e da mulher, nós não vemos calças de homem em mulher, nem de mulher em homem, pelo contrário, sabemos definir quem é de quem.

    2° A calça é uma vestimenta que veste melhor do que a saia, pois a calça cobre melhor a nudez da mulher do que a saia.

    3° O importante não é a lei em si, e sim a sua essência e intenção, e a intenção desta lei era que os homens e mulheres não invertessem sua sexualidade, ou seja, não adotassem práticas homossexuais.

    4° Jamais devemos usar um versículo isolado, temos que examinar seu contexto e aceita-lo.
    Tiago 2.10-13 diz: “Por que qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em só ponto tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: não cometerás adultério, também disse: não matarás. Se tu, pois, não cometes adultério, mas matares, estas feito transgressor da lei.
    Assim falai e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.
    Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa sobre o juízo”.
    O mesmo Deus que falou o versículo 5 de Deuteronômio 22, também falou o 6, o 7, o 8, o 9, o10 e o 11, então porque aceitamos o versículo 5 e rejeitamos os outros, pois se formos considerar o contexto, vamos perceber que não os cumprimos como deveríamos, e eu vou explicar o porque, só que usando a frase dos que nos condenam com base no versículo 5 para você entender a gravidade do pecado dessas pessoas.

    1) O versículo 5 é a base, e a frase dos famosos juizes que falam: “A bíblia diz que não haverá trajo de homem na mulher, e não vestirá o homem veste de mulher, porque senão vai para o inferno”.
    Bom, o mesmo Deus que condena no versículo 5 também deverá condenar nos versículos seguintes “por que qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto tornou-se culpado de todos”. E no versículo 6 e7 diz: “Quando encontrares algum ninho de ave no caminho, em alguma árvore ou no chão, com passarinhos ou ovos, e a mãe posta sobre os passarinhos ou sobre os ovos, não tomaras a mãe com os filhos, deixarás ir livremente a mãe e os filhos tomarás para ti; para que bem te vá, e para que prolongues os dias”.
    Se formos interpretar estes versículos nos dias de hoje no pé da letra como o versículo 5, então muitos crentes também vão para o inferno, pois existem muitos crentes que tem gaiolas em casa com passarinhos, tanto filhotes como as mães destes filhotes. Será que eles estão condenados por isto? Você acha que não? Mas o Deus que falou no versículo 5, não falou também nestes? Então porque ele condena em um versículo e no outro não?
    O mesmo Deus que condena no versículo 5 também deverá condenar no versículo 8 “por que qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto tornou-se culpado de todos”. E no versículo 8 diz: “Quando edificares uma casa nova, farás no telhado um parapeito, para que não ponhas culpa de sangue na tua casa, se alguém de alguma maneira cair dela”.
    Se formos interpretar este versículo nos dias de hoje como o versículo 5, então muitos crentes também vão para o inferno, pois existem muitos crentes que não tem em sua casa uma proteção na laje, e muito menos tem se quer corrimão nas escada, e se alguém cair dela, eles também irão para o inferno como sendo culpado do sangue do morto já que o mesmo Deus que falou o versículo 5 também falou o 8.
    O mesmo Deus que condena no versículo 5 também deverá condenar no versículo 9 “por que qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto tornou-se culpado de todos”. E no versículo 9 diz: “Não semearás a tua vinha de diferentes espécies de semente, para que se não profane o fruto da semente que semeares e a novidade da vinha”.
    Se formos interpretar este versículo nos dias de hoje como o versículo 5, então muitos fazendeiros e donas de casa crentes também vão para o inferno, pois existem muitos fazendeiros crentes e fieis a Deus que na sua lavoura tem diferentes plantações juntas, como alface, milho, feijão, macieiras, bananeiras, e etc., será que Deus vai os condenar por isto?Também existem muitas donas de casa crentes que no seu jardim ou lavanderia tem diversas plantas e flores diferentes, será que elas vão para o inferno por causa disto? Se não, então porque as que usam calças vão?O mesmo Deus que falou o versículo 5 também falou o 9.
    O mesmo Deus que condena no versículo 5 também deverá condenar no versículo 10 “por que qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto tornou-se culpado de todos”. E no versículo 10 diz: “Com boi e com jumento juntamente não lavrarás”.
    Se formos interpretar este versículo nos dias de hoje como o versículo 5, então muitos fazendeiros também vão para o inferno, pois existem muitos fazendeiros crentes que os seus animais de trabalho, trabalham juntos, e será que estes fazendeiros vão para o inferno por causa disto? Se não, então porque as que usam calças vão? O mesmo Deus que falou o versículo 5 também falou o 9.
    O mesmo Deus que condena no versículo 5 também deverá condenar no versículo 11 “por que qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto tornou-se culpado de todos”. E no versículo 11 diz: “Não te vestirás de diversos estofos de lã e linho juntamente”.
    Se formos interpretar este versículo nos dias de hoje como o versículo 5, então muitos crentes ou melhor todos os crentes vão para o inferno, pois existem muitos crentes como todos que vestem mais de um tecido no corpo ao mesmo tempo, como o jeazz, a lã, a seda, e etc., será que todos os crentes vão para o inferno por causa disto? Se não, então porque as que usam calças vão?
    Na verdade este é o antigo preconceito que se tem pelas mulheres, pois o maior alvo destes costumes são as mulheres e não os homens.

    2) Se é um homem que está lendo, talvez você não seja barbudo, se é mulher que está lendo, talvez você não conheça nenhum líder barbudo, mas se eu fosse fundamentar um costume em que o homem deveria deixar a barba carecer, acharia “fundamento bíblico”, e interpretaria como as pessoas interpretam Dt 22.5, e a passagem seria Levítico 19.27 “Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificarás a ponta da sua barba”.
    Esta é uma citação que poderia ser a base para que o homem não tirasse a barba, mas se em nossas igrejas um líder dirigir o culto barbudo, será ou não será escândalo? Mas o porquê seria escândalo se está na bíblia?
    Na verdade eu posso tanto tirar a barba, quanto a mulher usar calças, pois estes mandamentos não são dirigidos a igreja e sim a nação de Israel.

    Porque os nossos famosos juizes estão cometendo um pecado grave?

    1° Porque a mulher é o maior alvo dos usos e costumes.
    Tiago 2.9 “Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado e sois redargüidos pela lei como transgressores”.

    2° Porque nem o legislador que criou estes costumes nas igrejas consegue cumpri-los todos e querem que os outros cumpram.
    Tiago 2.10 “Porque qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto tornou-se culpado de todos”.

    3° Porque ninguém é juiz na igreja para determinar juízo de condenação.
    Tiago 4.11,12 “Irmãos, não faleis uns dos outros. Quem fala mal de um irmão e julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.Há só um Legislador e um Juiz, que pode salvar e destruir. Tu, porem, quem és, que julga a outrem”?
    Tiago 2.12 “Assim falai e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade”. Isto é, seremos julgados pela lei de Cristo pela fé e não pela lei de Moisés de condenação.

    4° o pecado das pessoas que se põem como juizes é grave, porque até os seus semblantes na maioria das vezes demonstram falta de misericórdia.
    Tiago 2.13 “Que o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; (como estes que condenam e acham que estão longe da condenação, ou melhor, do GRANDE JUIZ)e a misericórdia triunfa sobre o juízo.(porque muitos que acham que as mulheres que usam calças vão para o inferno, irão se surpreenderem, quando verem algumas delas na gloria).

    5° Essas pessoas continuam debaixo da maldição.
    Gálatas 3.10 “Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição, porque escrito está: maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-la”.
    E como vimos, eles não cumprem toda a lei, então segundo a lei de Moisés eles são considerados malditos.

    6° Essas pessoas podem perder a salvação por achar que a salvação depende da nossa aparência de santos e que estar nos padrões dos costumes da igreja é fazer a obra.
    Efésios 2.8,9 “Por que pela graça sois salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”.
    Habacuque 2.4 “Eis que a sua alma se incha, não é reta nele; mas o justo, pela sua fé, viverá”.

  12. IRMÃ LEGAL diz:

    QUERIDOS DEBATER UM ASSUNTO DESSES, CADA UM SE ACHANDO COM A RAZÃO, É EXATAMENTE O QUE NÃO DEVIAMOS FAZER.SE CADA UM FAZ A SUA PARTE;ORANDO, JEJUANDO, BUSCANDO A DEUS SÓ TEMOS QUE NOS DAR AS MÃOS E GANHAR ALMAS PARA CRISTO.AMO VCS!

  13. Abdimar Vieira diz:

    Se desconsiderarmos um asunto importante como este, estaremos pecando por omição. Para o mal prevalecer, basta os santos ficarem de braços cruzados. É importante sim orar e jejuar para que as pessoas sejem libertas deste costumes religiosos, mas é com a Palavra que elas se libertam. Deus nunca foi tentado, mas Cristo na pessoa humana sim,ele orou para aguentar a tentação, mas também usou a palavras para vencer a tentação. Paulo disse: É necessário que haja heresias para que os justos se manifestem. Cadê os justo? Não estão somente orando, mas lutando com a espada do Espirito. Amamos a todos, mas sabedoria está em mais do que fazer uma ponte e sim tambem em ajudar os que nela passarão. A oração é esta ponte, a Palavra é esta ajuda.

  14. telmo flores diz:

    YOGA CRISTÃ? FALA SÉRIO, manoooo. Yoga é do diabo, pesquise, a yoga não pode ter lugar na vida de um cristão, tá loco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostrar um dos meus últimos posts

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.