Não existe hierarquia na igreja


Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles.Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal;
E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; (Mateus 20:25-27)

Diferente do que muitas vezes a igreja ensina, não há hierarquia na igreja, como o próprio Jesus diz na citação acima, a igreja tem de ser o contrário de uma hierarquia.
Hierarquia há no governo, no mundo, no emprego e em outros lugares, mas entre nós não deve ser assim.
Estamos todos na mesma posição em Cristo e somente Deus está acima.
Nossos dons apenas nos são dados para que ajudemos uns aos outros, mas não nos tornam maiores, nem provam sermos melhores, pois são dados de Graça.
Quem tem ouvidos para ouvir que ouça.

(Visited 765 times, 1 visits today)
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo. Sou psicólogo formado pelo Instituto de Ensino Superior de Catanduva (IMES Catanduva, antiga FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva. Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento. Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho. Gosto de teologia, sociologia, psicologia, antropologia, política, livros, filmes, música, gibis, jogos e brinquedos, entre outras coisas.

26 respostas para Não existe hierarquia na igreja

  1. Pingback:O evangelho ensina a necessidade de ordenação pastoral? » Blog do Roberto Soares

  2. Jean de Paula diz:
    Entendi o que vc quis dizer, mas no entanto não é bem assim.

    Hierarquia ou a função Hierarquica sempre existiu e sempre foi proposito de Deus.

    Começa com os anjos: Todos os anjos são criação de Deus mas tudo em sua ordem hierarquica: Serafins(louvam), Querubins(protegem),Arcanjo(protege;Miguel) e Anjos(mensageiros/Gabriel e outros)Cada um desses tinha que respeitar a hierarquia do outro.

    Na hierarquia Moises era maior do que Josué, Josué era maior do que os anciãos, Eli era maior do Samuel, Elias era maior do que Elizeu… e assim por diante.

    A Hierarquia no novo testamento era respeitada.
    EFÉSIOS 04:
    11 E ele deu uns como apóstolos(chamados hoje de missionários), e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres,

    Tem tambem os:Presbiteros,Bispos,Diaconos e obreiros no geral.

    No tocante aos Dons o profeta(profecia declarativa) é o maior na hierarquia da Igreja.
    I CORINTIOS 14:
    5 Ora, quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis, pois quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que também intercede para que a igreja receba edificação.

    Agora quanto ao lava pés, Jesus ele não estava se referindo a hierarquia ele tava nos ensinando a termos humildade e igualdade, não no sentido de estirpar a hierarquia mas apenas que entre os dicipulos não existisse a soberba e acepção de pessoas.

    Hierarquia é nessesário para a ordem e descência na casa de Deus.

    A Hierarquia não foi feita para Deus mas foi feita pra nós, p/ Deus não existe hierarquia mas para nós existe e deve ser respeitada.

    Ex:Deus usa o Pastor para expulsar demonios e usa o porteiro da igreja tambem, Deus usa o Pastor para curar enfermidades e usa o porteiro tambem.
    Ai pelo fato de Deus usar o porteiro ele deve se igualar ao pastor achar que é igual a ele na igreja. Lógico que não o Pastor é o segundo na igreja primeiro Deus depois o pastor local.

    As cartas as 7 igrejas no apocalipse foram destinadas aos anjos da igreja(no caso os pastores), então se não houvesse hierarquia poderia ter sido enviadas ao porteiro mesmo.

    Agora se vc quer dizer que Deus usa o porteiro da mesma forma que o pastor eu concordo, mas falar que não existe hierarquia isso vc não pode por que existe, sempre existiu e sempre vai existir, pelo menos até a volta de Jesus.

    MATEUS 11:
    11 Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não surgiu outro maior do que João, o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.

    Na hierarquia Espiritual entre os homens João Batista era o maior, mas veja o exemplo de humildade pois se alguem que for humilde e deixar de lado a soberba este será considerado maior do que ele.

    Abç

    • JB diz:
      Falou de anjos, funções não são hierarquias.
      Outra: Ele falou que João Batista tinha a maior hierarquia entre os homens. Jesus falou que João B. foi o homem mais notável, mas aquele que se fizesse menor entre os homens seria o maior em Seu Reino. É isso que fazem os pentecas, vêem as coisas como lhes convém!
    • No novo testamento não haviam hierarquias e sim funções e não eram de igrejas como você as vê hoje, eram comunidades cristãs.
      Sobre o trecho: “Ora, quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis, pois quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que também intercede para que a igreja receba edificação.” Não há nada que indique hierarquia no mesmo, só mostra que algumas funções são mais importantes que outras, sem méritos, sem ego, sem crédito. E mesmo se houvesse, Paulo não foi maior que Cristo, a hierarquia que Jesus tinha era essa, chamar seus discípulos não de pupilos, mas sim de amigos, inclusive Judas, após o trair.

      A religião cristã ainda segue o princípio de que lideranças são peças semi-divinas na Terra, como se atributos como oratória, persuasão e auto-indicação a um cargo eclesiástico, e um terno coloquem alguém em hierarquia superior ao outro. Tal como o capitalismo o sistema religioso se adaptou ao sistema dos homens. Além disso o conceito hierárquico se aplica melhor em países subdesenvolvidos, aonde as pessoas carecem de educação, e todos os males oriundos da falta da mesma, e portanto buscam “líderes” e salvadores que a retirem do estado de calamidade que o sistema mundial lhes trás. Autoridade única e exclusiva é a da consciência, essa já nasce com o indivíduo, dom dado por Deus, e inescusável no dia do julgamento. Todos responderão pelos seus atos sejam eles concebidos por lideranças que sejam, pois essas são meras referências humanas. Nem Deus se coloca como autoridade, pois nos dá o livre arbítrio, que é a autoridade concedida ao próprio homem de para separar as informações e passá-las pelo filtro da razão e consciência, esta dada ao Homem e que tem sido negligenciada pela loucura coletiva induzida, de que as coisas são, pelo hábito de sempre serem. Coisa que Jesus lutou para destruir, e o Homem levará muito tempo para entender. A interpretação bíblica falha, pastores, bispos, padres e papas também, a consciência não, esta nasceu com o homem, embora por fatores biológicos/psicológicos ou por mera conveniência e maldade o homem se esqueça, ou oculte os princípios que já nasce com ele no nascimento, muito antes do aprendizado de qualquer religião, em seu estado original. Líder é aquele que não é líder, é servo, líder é aquele que como Jesus na entrada de Jerusalém a ser aclamado como rei senta não em uma carruagem, mas em um jumentinho trouxo afim de mostrar a que nem o Rei quis ser tratado como tal, líderes somos todos nós quando colocamos os irmãos acima de nós, pois nos tornamos servos. A hierarquia da Igreja é essa, servirmos todos como irmãos uns aos outros, tratarmos como irmãos e iguais pessoas de terno ou batina ou não, e também todos os evangélicos, católicos, judeus, mulçumanos, agnósticos ou ateus.

    • adriano pp diz:
      e os mártires, morreram atoa na reforma protestante.
      estão querendo voltar àqueles rudimentos da igreja romana, daqui apouco vão querer tambem trazer de volta a “santa inquisição” contra os “insubordinados”.
  3. aury diz:
    oi estou novamente atirar petra no sabato dos fariseus
    mt 23 v 1 ao 12 do 8 ao 12 aqui esta as obra dos nicolaitas
    aqueles que querem esta acima de todos jesus foi bem todos vos sois irmâo jesus mandou que fise discipulos em seu nome
    dos discipulo de jesus ele separou 12 apostolo para julcar as12 tribo de israel da para endender que nem um discipulo e maior do que outro aqule que se homilhar sera exaltado
    o que se exaltar sera umilhado? ate mais
  4. Ezequias diz:
    Hierarquia na igreja tem que ser com amor!
    Ninguém precisa dizer que é maior do que os outros.Ou seja, não é porque fui ungido pelo Espírito Santo a “PASTOR” que devo me sentir maior que os outros, muito pelo contrário, devo amar mais do que os outros. Se vejo alguem fazendo algo em prol da melhoria do reino de DEUS, jamais deverei repreendê-lo só porque não me avisou. Devo sim elogiá-lo e incentivá-lo a continuar. Pois no reino de Deus,todos devem agradar a DEUS, não ao homem. Se um lider nao é capaz de compreender a atiude de um liderado, não pode ser “lider”
  5. SARINHA diz:
    É irmão Junior,depois do Link que você mandou nem tem o que dizer,ja estava de acordo com o Post do irmão Roberto Soares
    Nós seguimos doutrinas criadas por homens,e sempre nos justificamos com passagens isoladas na biblia,quando o velho testamento é viavel,buscamos algo de la e depois do novo e vira uma bagunça….Mas ninguem nunca consegue provar dentro da palavra a questão da hierarquia, e esse versiculo que Cristo deixou é muito claro (Mateus 20:25-27) Fora todo o contexto do novo testamento,e toda a história e testemunho de vida dos apostolos, e a mais forte de todas e unica a de Cristo.O próprio Senhor disse que entre nós não seria assim,mas claro como a gente faz,vamos la e fazemos totalmente o contrário.E o pior como papagaios que ouviu que alguem disse,vai la e diz e o que ouviu passa pra frente e por ai vai. E no final das contas estamos vivendo um evangelho que passa bem longe do que está escrito na palavra.
    • adriano pp diz:
      e ainda usam romanos 13(totalmente fora do contexto) pra querer justificar essa heresia, esses dominadores tem sede de poder, são aproveitadores!!!!!
  6. djalma diz:
    no céu tem hierarquia, no mundo tem hierarquia, só a igreja não tem

    hierarquia, JESUS CRISTO, é cabeça da igreja e os restantes são membros

    do corpo e no corpo não tem hierarquia.

  7. Paulo diz:
    Meus amados, vamos ler a Biblia com atenção.
    é por achar que na Igreja uns são mais do que outros que prevalecem o autoritarismo e o abuso de poder em detrimento do amor e da justiça.
  8. WAGNER diz:
    É VERDADE, CONCORDO COM COM O IRMÃO ROBERTO!
  9. Sou um levita na casa do SENHOR, e um dia senti de DEUS de não ministrar, pois eu queria está lá em baixo cantando juntamente com os irmãos.
    Aí meu “líder” disse que eu podia ficar por lá mesmo, já q eu não sabia servir, pois naquele dia estava faltando o baterista.
    Depois falei com minha pastora, e ela disse que eu tinha q obdecer a hierarquia da igreja, e eu achei isso ridículo, não tenho nada contra eles e nem tenho raiva por eles terem falado isso pra mim. Mas acho q a hierarquia dentro da igreja cristã causa muita discórida, e é por isso que muitas igrejas hoje vivem em desunião, por causa da hierarquia. Obdiência é uma coisa e HIERARQUIA é outra. Dentro da igreja não deve haver cargos!
  10. Achei bem interessante a postagem, apesar de simples e enxuta de infolmações teórico-teológicas.

    Gostaria de sugerir a leitura da obra de um grande teólogo francês chamado Frank A. Viola, que tem por titulo “Quem é a tua cobertura”. Nesta obra o autor aborda de maneira muito abrangente as questões voltadas a esta idéia de hierarquia, cargos sacerdotais e distribuição ocupacional que existe entre os cristão desde a institucionalização do cristianismo como a religião oficial do Império Romano.

    Gostaria de deixar também aqui o enedereço do meu blog, que aborda questões voltadas ao cristianismo, historia, filosofia e musica.

    http://www.dennisportell.blogspot.com.br

    Desde já grato pela atenção.

    Paz e Sadbedoria!

  11. josé d.c. diz:
    Eu concordo plenamente com o resumo do postante,que não pode haver hierarquia na igreja.
    o que há, é variedade de dons,os quais Deus os usam diacordo com a sua soberana vontade,para o
    que melhor lhe aprouver.Mesmo o que foi mencionado a respeito dos anjos,não está caracterizado uma hierarquia.Cada um tem uma função designada por Deus,e eles as executam sem que um dê ordem sobre o outro.Eu creio que
    Deus preparou a sua igreja aqui na terra, para ser
    do mesmo molde,afinal os dons não são manifestos por vontade propia de cada um.Mas sim
    por aquele que os dão,que é o Espirito Santo.
    Parabens Roberto pelo entendimento bem arejado
    que ficou explicito nesse texto.
  12. Talita Silva diz:
    Eu acredito que o que vem trazendo estas manifestações vergonhosas dentro da igreja é justamente esta confusão que a palavra “hierarquia” traz.

    O que acontece é que quando é feita a atribuição de dons, Deus nunca deixa claro que o “pastor” é o cargo mais elevado dentro da igreja e os demais são subordinados a ele.

    A igreja primitiva vivia, de fato, um momento extremamente diferente do que vimos hoje em nossas igrejas. Precisava ser organizada desde a estrutura, porque para eles nem estava muito claro que estavam se tornando uma igreja de fato. As atribuições dadas por Deus são organizacionais, não um rateio de poder.

    Em tese, mesmo hoje, as decisões não poderiam ser tomadas por uma ultima palavra do pastor ou do líder em questão, mas sim por um conselho dentro da igreja formado por TODOS aqueles que têm interesse no bem comum da igreja.

    Vejam, não sou contra a organização da igreja, mas discordo deste abuso de poder para trazer fardos sobre as pessoas.

    Verdadeiramente, existe um uso inadequado da hierarquia, trazendo para a igreja uma visão empresarial e, não raramente, tendenciosa. Isto gera dentro da igreja pequenos problemas e muitas picuinhas que poderiam ser evitadas com uma dose de humildade. Particularmente, vejo como um desrespeito com as pessoas e principalmente com o evangelho.

  13. luiz de oliveira diz:
    Então se não hierarquia a igreja seria uma bagunça, porque ninguem respeitaria nenhum tipo de liderança na instituição
  14. Ton D'Mari diz:
    Ar puro em meio a confusão!!!
    gostaria de encontrar com vc, Roberto.
    qnd estiver no rio, me avise.
    Paz.
    http://casadovidente.blogspot.com.br/
  15. Ezequiel Barbosa diz:
    Aumenta a cada dia o número de crentes que não se sujeitam aos líderes e pensam que estão certos. Não respeitam pastores, verberam contra a liderança e afirmam que só devem obediência a Deus. “Igreja não é quartel general”, argumentam. E, generalizando, chamam qualquer liderança firme, segura, de coronelista.

    Entretanto, vemos na Bíblia que o próprio Deus prioriza e hierarquiza. Ele — que podia ter formado todas as coisas com uma única palavra — fez questão de formar tudo a seu tempo, dia a dia (Gn 1). O Senhor também pôs em ordem as tribos de Israel (Nm 2), pois o nosso Deus é um Deus de ordem (1 Co 14.40).

    De acordo com 1 Coríntios 12.28, há uma hierarquização dos dons e ministérios — estabelecida por Deus, é evidente. Ela existe, não para que um portador de certo dom e ministério se considere superior aos outros, e sim para que haja ordem na casa do Senhor.

    Deus pôs na igreja “primeiramente apóstolos” (1 Co 12.28; Ef 4.11). Existem apóstolos hoje? Sim! Mas é claro que há também pseudo-apóstolos, que propagam muitas “apostolices”. Quem são os apóstolos do Senhor, então? São homens de Deus, enviados por Ele, com grande autoridade, e não autoritarismo. Eles formam a liderança maior da igreja, independentemente dos títulos empregados pelas denominações (pastores-presidentes, bispos, reverendos, pastores, presbíteros, etc.).

    É importante não confundir títulos com ministérios e dons. Estes vêm do Espírito Santo, enquanto os títulos são recebidos dos homens. Na Assembleia de Deus, por exemplo, não existe o título de apóstolo. Mas isso não significa que não exista o ministério apostólico. Este, segundo a Bíblia, perdurará “até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo” (Ef 4.13).

    O texto de 1 Coríntios 12.28 afirma, ainda, que Deus pôs na igreja “em segundo lugar, profetas”, mencionados — na mesma posição, depois dos apóstolos — em Efésios 4.11. Não confunda esses profetas com os crentes que falam em profecia nos cultos, também chamados de profetas em 1 Coríntios 14.29. O ministério profético neotestamentário é formado por pregadores (pregadores, mesmo!) da Palavra de Deus, portadores de mensagens proféticas.

    Em seguida, a Palavra do Senhor, em 1 Coríntios 12.28, assevera: “em terceiro, doutores”. Veja como essa hierarquização ocorria na igreja de Antioquia da Síria: “havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo” (At 13.1). Nesse caso, os doutores, que atuam juntamente com os profetas, são ensinadores da Palavra de Deus.

    Há casos, como o de Paulo, em que três ou dois dos ministérios mencionados (apóstolo, profeta e doutor) se intercambiam (1 Tm 2.7). Os ministérios de pastor e evangelista certamente fazem parte dos três escalões mencionados em 1 Coríntios 12.28, posto que são títulos relacionados com a liderança maior da igreja.

    Finalmente, em 1 Coríntios 12.28, está escrito: “depois, milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas”. Milagres só vêm depois de apóstolos, profetas e doutores? Isso mesmo. Na hierarquização feita por Deus, o ministério da Palavra é mais prioritário que os milagres, haja vista serem estes o efeito da pregação do Evangelho (Mc 16.17). Observe que João Batista foi considerado por Jesus o maior profeta dentre os nascidos de mulher, mesmo sem ter realizado sinal algum (Jo 10.41).

    Se não houver hierarquia nas igrejas, para que servirão os cargos e funções? Qualquer pessoa, dizendo-se usada por Deus, poderá mandar no pastor. Aliás, isso estava acontecendo na igreja de Tiatira, e o próprio Senhor Jesus repreendeu o obreiro frouxo que não estava exercendo a liderança que recebera do Senhor (Ap 2.20).

    Deus é Deus de ordem! O princípio divino da hierarquização aparece em várias outras passagens neotestamentárias. Em 1 Coríntios 14.26, vemos que, no culto coletivo a Deus, deve haver ordem. Quanto à ressurreição, está escrito: “Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda” (1 Co 15.23). E, no Arrebatamento, tal princípio também será aplicado: “os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens” (1 Ts 4.17).

    Em 1 Tessalonicenses 5.23, vemos que Deus prioriza o espírito, na santificação. Muitos pregadores têm dito: “Deus nos quer por inteiro: corpo, alma e espírito”. Mas a Bíblia afirma: “e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. Essa ordem mostra que a obra santificadora do Espírito Santo ocorre de dentro para fora, e não de fora para dentro.

    O apóstolo Paulo também parabenizou os crentes da cidade de Colossos porque naquela igreja havia ordem (Cl 2.5). E ordem também significa respeitar a hierarquia! Afinal, os ministérios não são invenção humana. Eles foram dados por Deus para edificação do Corpo de Cristo (Ef 4.11-15).

    Amém?

    Ciro Sanches Zibordi

  16. sebastiao diz:
    JESUS,DISSE CONSIDERAI UNS AOS OUTROS SUPERIOR A SI MESMO,FILIPENSES 2 v 3. FAZENDO ISSO NOS IGUALAMOS, E DISSE AOS QUE DIRIGEM A IGREJA CUIDAI DA IGREJA DE DEUS NAO COMO DOMINADOR MAS SERVINDO DE EXEMPLO AO REBANHO.1 PEDRO 5 A 3
  17. adriano pp diz:
    COLOSSENSES 2
    4Eu digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com explicações falsas, mesmo que pareçam muito boas.
    8Tenham cuidado para que ninguém os torne escravos por meio de argumentos sem valor, que vêm da sabedoria humana. Essas coisas vêm dos ensinamentos de criaturas humanas e dos espíritos que dominam o Universo e não de Cristo.
    16Portanto, que ninguém faça para vocês leis sobre o que devem comer ou beber, ou sobre os dias santos, e a Festa da Lua Nova, e o sábado. 17Tudo isso é apenas uma sombra daquilo que virá; a realidade é Cristo. 18Não deixem que ninguém os humilhe, afirmando que é melhor do que vocês porque diz ter visões e insiste numa falsa humildade e na adoração de anjos. Essas pessoas não têm nenhum motivo para estarem cheias de si, pois estão pensando como qualquer outra criatura humana pensa. 19Elas não estão ligadas a Cristo, que é a cabeça. Cristo controla o corpo todo, o alimenta e mantém unido por meio das juntas e ligamentos, e assim o corpo cresce como Deus quer que cresça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostrar um dos meus últimos posts

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.