O Cordeiro foi imolado antes da fundação do mundo

The Slain Lamb

“O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;”  (I Pedro 1 : 20)

“E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.”  (Apocalipse 13 : 8 )

“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;”  (Efésios 1 : 4)

A bíblia nos diz que o cordeiro foi imolado antes da fundação do mundo, mostrando nos que a crucificação de Jesus foi apenas uma manifestação daquilo que já havia sido feito antes da criação e portanto, do pecado em si.

O cordeiro já havia morrido no lugar do homem, afim de que o homem não precisasse morrer devido ao seu pecado essencial.

Acaba então o pensamento de que Deus tenha levado sustos com a infidelidade humana no decorrer da história e tentado diferentes formas de salvação até ter a idéia de mandar seu Filho ao mundo (muito menos a patética cena em que se pergunta a todos os seres celestiais quem iria morrer pela humanidade até que Jesus se oferece).

A única forma de salvação sempre foi através do Cordeiro imolado, o resto apenas serviu para apontar essa realidade.

A lei nunca salvou ninguém e nem mesmo poderia salvar, devido a impossibilidade humana de cumpri-la toda, apenas serviu para mostrar mais ainda como o homem era incapaz de se salvar com as suas próprias obras e apontar para a solução do Cordeiro.

“Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.”  (Romanos 3 : 20)

De modo que a salvação do antigo testamento também foi por fé, ainda que eles pudessem pensar ser pela lei.

Não é necessário citar versículos para provar que homens descumpridores da lei ainda assim recebiam o favor de Deus em sua vida, basta que se observem as vidas de homens como Davi e Moisés e se verá que se fosse por obras nenhum deles seria salvo.Nunca.

Portanto se nem antes da manifestação do Cordeiro imolado a lei funcionou, muito menos agora adiantará que se tente salvar por obras ou por qualquer outra coisa que não seja simplesmente a fé naquele que justifica o ímpio que crê (como nosso mano Abraão).

“Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.”  (Romanos 4 : 5)

Amém. 🙂

Para aqueles que quiserem se aprofundar no tema, recomendo o texto: O quem vem primeiro: a criação ou a redenção?

(Visited 3.556 times, 1 visits today)
Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo. Sou psicólogo formado pelo Instituto de Ensino Superior de Catanduva (IMES Catanduva, antiga FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva. Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento. Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho. Gosto de teologia, sociologia, psicologia, antropologia, política, livros, filmes, música, gibis, jogos e brinquedos, entre outras coisas.

20 respostas para O Cordeiro foi imolado antes da fundação do mundo

  1. cursos de teologia diz:
    Parabéns amado Roberto Soares, pelo excelente e abençoado conteúdo deste blog!!!

    Um abraço e continue sempre na abundante Graça do Senhor!!!!

  2. Santa compreensão essa 😉 . Quando se vê isso, passamos a ver a história da redenção com novo olhar! Abraço!

    Último post de Walter Cruz:O homem e suas ambiguidades, por Vinícius de Moraes

  3. Jean de Paula diz:
    As coisas de Deus são um verdadeiro mistério.
    Tem versículos que logo a primeira vista parece ser complicado, por ex:

    COLOSSENSES 01:3 o qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;( falando de Jesus).

    HEBREUS 07:3 sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote para sempre.(melquisedeque teofania de Jesus)

    Interessante, em colossenses diz que ele é o principio, ou seja o primeiro de toda criação
    ( criado por Deus o criador).Ele foi criado antes de todas as coisas.

    Mas já em hebreus diz que ele não tinha principio nem fim de dias.(eterno – sempre existiu- Deus).Ele não tem genealogia, é eterno sempre existiu.

    Se ele foi criado ele não era eterno e se ele era eterno ele não foi criado.

    Eu creio na Divindade de Jesus sendo eterno, sempre foi e sempre há de ser, o alfa e o Omega, o principio e o fim, ele antes de todas as coisas e depois de todas as coisas.

    Mas essa pergunta muita das vezes se torna difícil para muitos.
    Ai muitos perguntam, existe a genealogia de Jesus sim ou não?

    Como estes versículos, existe também este do tema “E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” (Apocalipse 13 : 8 )

    Como existe uma democracia nestes debates onde podemos dentro da palavra de Deus cada um de nós termos a nossa apologia quanto aos temas discutidos, vou dizer qual é o meu ponto de vista.

    Deus é um Deus onisciente, sabe e conhece tudo antes de acontecer, ele bem sabia que o homem mesmo antes de existir, o pecado entraria em sua vida, e que só os sacrifícios de animais não iriam adiantar, já então ele “arquitetou um único sacrifício”, para que através da fé no cordeiro de Deus sacrificado, o homem alcançasse salvação.

    Entendo que quando diz o “Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo,”, é no sentido figurado. Ou seja Deus tinha não somente arquitetado mas também determinado que o sacrifício aconteceria. Então quando há uma determinação há uma garantia.

    Como Deus já havia determinado, é o mesmo que Deus dizer : “Desde já o meu cordeiro foi sacrifícado para a salvação da humanidade”(é uma garantia), mesmo antes de acontecer.

    É o mesmo que vc falar para o seu melhor amigo que te traiu: “A partir de hoje vc morreu pra mim”(sentido figurado), ou seja o seu amigo não tinha morrido na realidade, mas pra vc é como se tivesse.

    Da mesma forma Jesus, pra nós o seu sacrifício foi lá na cruz, mas para Deus é como se tivesse sido desde a fundação do mundo, por que ele já havia determinado.(garantido)

    NÚMEROS 23:
    19 Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?

    Neste caso não há necessidade de concordância verbal.

    Por exemplo Jesus disse aos Judeus: JOÃO 08:58
    Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.

    Não há concordância verbal, mas eles entenderam que Jesus é antes de Abraão e depois de Abraão.

    Mas se Deus já havia arquitetado e determinado o sacrificio por que não aconteceu antes nos tempos do velho testamento?

    R: ECLESIASTES 03:1,2
    Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.
    Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;…

    ECLESIASTES 08:
    6 Porque para todo propósito há tempo e juízo; porquanto a miséria do homem pesa sobre ele.

    Abç

  4. patrocio diz:
    Analizando bem as citações bíblicas a cima citadas, entende-se que realmente a imolação do cordeiro foi mesmo antes da fundação do mundo; que o Senhor nosso Deus tinha o seu projeto de Salvação para a umanidade pronto para colocá-lo em prática; que o sacrifício de Cristo na cruz foi o poto culminante do seu projeto.
  5. Vitor diz:
    O referido texto fala da intenção de Deus,não sua decisão cronológica.
  6. Rogério diz:
    Analizando a colocação do Jean de Paula entende-se que a entrega de Jesus ao sacrifício por nossos pecados está determinada desde a fundação dos tempos. Então todos aqueles que contribuiram para prisão e crucificação de Jesus Cristo e até mesmo a traição de judas estão perdoados ou será que Deus não fez questão que alguns fossem condenados a perdição eterna para que seu plano ou propósito de salvação fosse comcretizado? Gostaria de enterder tomando as coisas por esse ponto de vista.
  7. daniel diz:
    Ao Rogério.

    O Sacrificio substituto de Cristo foi para o perdão e salvação de todos os que nele creem! Por isso, Ele mesmo disse ide e pregai o Evangélio a toda a criatura, quem crer e for batizado será salvo, quem não crer, já está condenado. Ou seja, tanto os soldados, e até o próprio Judas, que houvessem crido em Jesus receberiam o perdão de Deus, tanto é que o próprio Jesus pediu ao Pai que, os perdoassem (soldados) por não saberem (mensuravam) o que estavam fazendo. Judas não se arrependeu, por isso, não recebeu o perdão de Deus.
    O próprio Jesus instruiu aos discípulos a que pregassem o evangélio do arrependimento e da remissão de pecados (Nele) em Jesus, para salvação.

  8. A paz de Cristo irmão!

    Se voce ler com atenção, perceberá que o cordeiro foi imolado DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO, e não antes, é só ler com atenção o versículo. No livro apócrifo de Melquisedeque diz que Deus matou um cordeiro para fazer as vestes de Adão e Eva, após sua queda; em enesis lemos: “E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu”. (Gn 3:21)

    Graça e paz!

  9. Edson Andrade diz:
    Queridos, o entendimento deste verso nesta tradução (RA) nos leva a um entendimento errado.

    Veja; o mesmo verso na NTLH como descomplica e faz sentido. O texto fala dos povos que viveram na terra desde a fundação do mundo e têem o nome escrito no livro da vida pertence ao cordeiro que foi morto.

    Apocalipse 13.8 Todos os que vivem na terra o adorarão, menos aqueles que, desde antes da criação do mundo, têm o nome escrito no Livro da Vida, o qual pertence ao Cordeiro, que foi morto.

    Graça e Paz !

    • A tradução que usei nesse caso não é a “revista e atualizada” mas sim a “revista e corrigida fiel”.
      Outros exemplos de traduções semelhantes:

      E adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
      Apocalipse 13:8 – Revisada Imprensa Bíblica

      Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.
      Apocalipse 13:8 – Nova versão internacional

      And all that dwell upon the earth shall worship him, whose names are not written in the book of life of the Lamb slain from the foundation of the world.
      Apocalipse 13:8 – King James

      And all that dwell upon the earth shall worship him, whose names are not written in the book of life of the Lamb slain from the foundation of the world.
      Apocalipse 13:8 – Webster

      Há várias versões que dizem coisas diferentes, só se poderia ter certeza olhando o original e talvez nem assim.

  10. Edson Andrade diz:
    Em outra tradução (Tradução brasileira – 1917) está assim:

    “Todos os habitantes da terra a adorarão, aqueles cujos nomes desde o princípio do mundo não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto.”.

    Ou seja; Todos, que desde a fundação do mundo, não têem o nome escrito no livro do Cordeiro que foi morto adorarão a besta.

  11. Edson Andrade diz:
    A dificuldade com Apocalipse 13:8 decorre de um problema na tradução. Veja algumas traduções alternativas:

    “Todos os habitantes da terra a adorarão, aqueles cujos nomes desde o princípio do mundo não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto”. Sociedade Bíblica Britânica

    “Então adoraram a Fera todos os habitantes da terra cujo nome não está escrito, desde a fundação do mundo, no livro da vida do Cordeiro imolado”. CNBB

    “E todos os que habitam sobre a terra lhe prestarão culto, todo aquele cujo nome não foi escrito desde a fundação do mundo no livro da vida do Cordeiro imolado”. Darby

    Antes da fundação do mundo Cristo foi preordenado como o Cordeiro que haveria de morrer, mas isso não aconteceu até que chegasse a sua hora.

    1Pe 1:19-20 Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós

    Portanto, o Cordeiro não foi morto desde da fundação do mundo, mas foi conhecido antes da fundação do mundo, e só manifestado há dois mil anos, quando João Batista declarou que ele era o Cordeiro de Deus. Sua morte ocorreu exatamente quando os evangelhos a descrevem, não antes e nem depois.

    Graça e Paz!

  12. carla patricia da costa guedes diz:
    acredito com toda humildade e em oração que Deus já sabia do que precisaríamos e Jesus já era o cordeiro antes da fundação do mundo,por tanto ele ia sim vir ao mundo para que tivéssemos uma chance!!!!
    paz de cristo a todos!
    • carla patricia da costa guedes diz:
      e melhor…pq na palavra ele é chamado de cordeiro?Creio que para q dúvidas como essa fossem esclarecidas… lendo o versículo 19 e 20 de 1 pedro 1: 19-20,me veio um entendimento que acredito seja do Senhor,pois o pedi,o cordeiro sempre foi visto,através do seu sangue, como justificação do pecados,ok?…sendo assim quando a o versiculo 19 diz:mas com precioso sangue de um cordeiro sem defeito e sem mancha,o sangue de cristo o qual na verdade foi conhecido antes da fundação do mundo… e por ai vai…acho q não devemos levar ao pé da letra…claro que ele nao foi morto antes da criação do mundo,afinal,ele morreria pelo que????Mais Deus já sabia que ele morreria por nós e isso me deu a certeza de que o meu Deus já sabia do que eu e vc iamos precisar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostrar um dos meus últimos posts

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.