Reflexo Enigmático versus Imagem Exata

Hot bath

No post anterior eu havia falado acerca de como o AT é descrito como sendo apenas sombra das realidades futuras e de como Cristo é a realidade da qual essa sombra se deriva.

Outra coisa importante a se dizer é que, embora o NT seja muito mais edificante do que o AT, ele ainda não é a Verdade absoluta, mas apenas o reflexo dela num espelho embaçado, segundo diz o próprio Paulo:

“Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.”  (I Coríntios 13 : 12)

De modo que quando lemos os evangelhos apenas  estamos a ler o que de mais próximo da Verdade temos, visto que a Verdade está em Cristo e Cristo é a Verdade (embora só conseguiremos entendê-la completamente quando formos totalmente regenerados, devido a nossa limitação humana).

O restante do NT, embora edificante em sua maioria, não deve ser interpretado por si só, mas sempre se comparando se bate com aquilo que Jesus diz nos evangelhos, pois, de uma forma ou de outra, o que se diz nas epístolas e o que se diz e faz em Atos é apenas a interpretação humana do que Cristo ensinou àqueles homens e mulheres.

Não estou dizendo que eles tenham interpretado Cristo de forma humana no sentido de que entenderam tudo errado, apenas digo que tudo o que dizem é de acordo com o que criam, não significando sempre que estivessem certos, como qualquer um de nós pode se equivocar e confundir uma interpretação nossa como sendo a verdade.

De modo que sempre devemos examinar qualquer parte da Bíblia com os evangelhos, se combinar aceitamos; se discordar, rejeitamos e se Cristo não disser nada a respeito, podemos pensar melhor no assunto e ver se nos é útil ou não a nós.

Você prefere conferir a Verdade diretamente ou se contenta em ouvir o que terceiros que também creem na Verdade ensinam e pensam da vida?

Pense nisso também. 😉

Esse texto e o anterior foram baseados num artigo de Denilson Torres chamado “Contradições Bíblicas” que li no agora extinto site Fruto do Espírito.

(Visited 32 times, 1 visits today)

Um comentário em “Reflexo Enigmático versus Imagem Exata

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.