O que é o batismo com fogo?

 

E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.
Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. (Mateus 3:11)


Há várias interpretações acerca do que seria o “batismo com fogo” a que João Batista se referia na passagem acima.

Uma interpretação muito popular em algumas igrejas pentecostais é a que diz que o batismo com Espírito Santo e batismo com fogo seriam sinônimos, sendo o fogo um símbolo do Espírito.

Há alguns dias atrás também soube pelo Charles que alguns interpretam o tal batismo como a prova de fogo que manifestará as obras dos crentes descrita em 1º coríntios 3.

 

A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. (1º coríntios 3:13-15)



Eu, porém, acredito (e outros comigo) que o batismo com fogo significa a condenação dos hipócritas, de acordo com as parábolas de João Batista :

 

E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.
Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.(Mateus 3:10,12)

Se as árvores sem frutos seriam lançadas no fogo, então o fogo não era um fogo que mostraria os frutos delas e sim que as consumiria após se comprovar sua falta deles.

Sinceramente não sei se o Espírito tem como símbolo bíblico frequente o fogo (não consegui notar isso ainda, lendo a Bíblia), porém creio que nesse contexto “fogo” não se está simbolizando Ele.

Desse modo acredito que o que João diz é que Jesus faria dois batismos: o do Espírito para aqueles que realmente o desejassem e o de fogo para os hipócritas que vinham se batizar com João sem se arrepender verdadeiramente em seus corações.

Acerca do castigo com fogo, não tenho ideia se é inferno, destruição ou alguma outra coisa, só sei que é alguma condenação aos infrutíferos, seja eterna ou apenas temporária.

E você o que acha?