O que é o batismo com fogo?

 

E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.
Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. (Mateus 3:11)


Há várias interpretações acerca do que seria o “batismo com fogo” a que João Batista se referia na passagem acima.

Uma interpretação muito popular em algumas igrejas pentecostais é a que diz que o batismo com Espírito Santo e batismo com fogo seriam sinônimos, sendo o fogo um símbolo do Espírito.

Há alguns dias atrás também soube pelo Charles que alguns interpretam o tal batismo como a prova de fogo que manifestará as obras dos crentes descrita em 1º coríntios 3.

 

A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. (1º coríntios 3:13-15)



Eu, porém, acredito (e outros comigo) que o batismo com fogo significa a condenação dos hipócritas, de acordo com as parábolas de João Batista :

 

E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.
Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.(Mateus 3:10,12)

Se as árvores sem frutos seriam lançadas no fogo, então o fogo não era um fogo que mostraria os frutos delas e sim que as consumiria após se comprovar sua falta deles.

Sinceramente não sei se o Espírito tem como símbolo bíblico frequente o fogo (não consegui notar isso ainda, lendo a Bíblia), porém creio que nesse contexto “fogo” não se está simbolizando Ele.

Desse modo acredito que o que João diz é que Jesus faria dois batismos: o do Espírito para aqueles que realmente o desejassem e o de fogo para os hipócritas que vinham se batizar com João sem se arrepender verdadeiramente em seus corações.

Acerca do castigo com fogo, não tenho ideia se é inferno, destruição ou alguma outra coisa, só sei que é alguma condenação aos infrutíferos, seja eterna ou apenas temporária.

E você o que acha?

(Visited 337 times, 1 visits today)
Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo. Sou psicólogo formado pelo Instituto de Ensino Superior de Catanduva (IMES Catanduva, antiga FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura. Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento. Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho. Gosto de teologia, sociologia, psicologia, antropologia, política, livros, filmes, música, gibis, jogos e brinquedos, entre outras coisas.

48 respostas para O que é o batismo com fogo?

  1. Sabe que não vi o que Albert Barnes diz a respeito?

    Charles Fernandos last blog post..Aborto

  2. Phoenix7 diz:

    With fire.

    This expression has been very variously understood. Some have supposed that he refers to the afflictions and persecutions with which men would be tried under the gospel; others, that the word fire means judgment or wrath. A part of his hearers he would baptize with the Holy Ghost, but the wicked with fire and vengeance. Fire is a symbol of vengeance. See Is 5:24; 61:2; 66:24.

    If this be the meaning, as seems to be probable, then John says that the ministry of the Messiah would be far more powerful than his was. It would be more searching and trying; and they who were not fitted to abide the test, would be cast into eternal fire. Some have supposed, however, that by fire, here, he intends to denote that his ministry would be refining, powerful, purifying, as fire is sometimes an emblem of purity, Mal 3:2. It is difficult to ascertain the precise meaning, further than that his ministry would be very trying, purifying, searching. Multitudes would be converted; and those who were not true penitents should not be able to abide the trial, and should be driven away.

    Albert Barnes – Notes Of The New Testament on CCEL.org.
    http://www.ccel.org/ccel/barnes/ntnotes.iv.iii.xi.html

    Albert Barnes é um dos meus intérpretes favoritos, ele dá noções muito completas.

    Irei pesquisar mais… quem sabe eu consiga reforçar minha posição? Ou nessa pesquisa terei de mudar o nome do meu blog 😀 ahahahahah

  3. Phoenix7 diz:

    ahahahahah! Boa idéia!

    Eu creio dessa forma (vou resumir porque o add-on No-Script fez eu perder tudo o que tinha escrito ao não permitir que a página desse o reload do add comment):

    Não creio que o batismo em fogo tenha essa noção de “prova de fogo” CCBista, aqui nós passamos uma conversão gradativa, as provas se eliminam conforme nos convertemos mais e mais, o fogo aqui ainda tem uma conotação negativa.

    O batismo de fogo é necessário para que ocorra a Theosis/glorificação e a condenação dos ímpios através de um juízo imediato pela presença calorosa de Deus (Fogo=Juízo, tanto condena quanto salva).

    Há várias passangens que insinuam que o Espírito e Deus seja fogo, como “línguas de fogo” e “nosso Deus é um fogo consumidor”, o paraíso também será quentíssimo devido à ter Deus como um sol resplandecente (Isaias 30-26)

    Todavia pela passagem João seria redundante?

    Eu quase deletei o no-script por essa.. que raiva viu…

    Phoenix7s last blog post..Aborto

  4. vini diz:

    Aleluia!!!!

    Alguém sensato por aqui.

    Paz, Roberto.

    Concordo plenamente com sua interpretação. Aliás, quando vi a chamada na comunidade do Orkut já pensei: “lá vamos nós para mais uma seção de ‘poder'”. Confesso que fui surpreendido.
    O próprio João Batista dá o significado do fogo no versículo seguinte. Mas lógico tirar texto do contexto é sempre mais gostoso (estou sendo cínico :P)

    No Amor e na Verdade que nos une,
    Vini
    http://7vini.blogpsot.com

    vinis last blog post..Paul Washer – El Hombre y el Pecado.

  5. Constantino Ferreira diz:

    Meu caro Roberto Soares
    Concordo plenamente com a sua opinião sobre o batismo de fogo. Ele refere-se exclusivamente ao lançamento dos fariseus hipócritas,ou ímpios,no fogo eterno. Para ter a confirmação do que digo, convido-o a pesquisar o respetivo tema no meu blog http://haja-luz.noah-inc.net
    Deus o abençoe e ilumine constantemente.
    cjaferreira

    Constantino Ferreiras last blog post..Pourquoi douter

  6. Phoenix7 diz:

    Só falar o que já falei via twitter, a parte estranha ou controversa do texto é que aqueles batizados no Espírito, serão também lançados ao fogo?

    Para as mesmas pessoas que Jesus disse que batizaria no Espírito, ele disse que as batizaria com fogo.

    Acho que a chave da interpretação pró-ES=fogo é essa…

    Último post de Phoenix7:O Blog Do Bispo

    • Roberto diz:

      Desculpe não ter respondido no Twitter, não tinha entendido direito e fiquei com medo de falar bobagem.

      Eu creio que João falava a uma multidão composta por sinceros e hipócritas buscando seu batismo e que ele quis dizer que todos eles seriam batizados por Jesus de alguma forma ou com Espírito ou com fogo, de acordo com a sinceridade do seu coração.

      • Phoenix7 diz:

        Bom, eu acredito que esse fogo é um juízo, sabe..

        eu não creio que o juízo será um grande tribunal onde todos nós vamos ficar sabendo do podre de Joãozinho e Mariazinha… imagina saber que o Malafaia tem sonhos eróticos com anões?
        http://www.youtube.com/watch?v=a1Y73sPHKxw

        Eu creio que será um fogo que queimará uns, e provará outros.

        Quem estiver dentro desse fogo, ser parte desse fogo não será queimado.

        O fogo é o elemento dessa separação.

        Eu ainda não achei um teólogo pró-fogo nessa passagem, pode crer que quando achá-lo irei canonizá-lo por ter salvo o nome do meu blog 😀

        Por isso eu estou especulando eu mesmo.

  7. Constantino Ferreira diz:

    Acerca do batismo de fogo aconselho a leitura de Malaquias 4.

    Como escrevi no meu blogue haja-luz:

    O mais certo é significar o fogo da geenna, onde serão lançados os ímpios. Senão, veja-se o contexto de Mateus 3. No contexto anterior de Mt 3.7-10 fala aos fariseus hipócritas dizendo-lhes que as árvores que não produzem bom fruto serão lançadas no fogo – isto é na geenna. No contexto posterior do verso doze diz-lhes que com a pá na sua mão limpará a eira, e recolherá o trigo no celeiro, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará – isto é na geenna. Compare-se com Mateus 7.15-20 e 13.30, 40-42. O mesmo se passa em Lucas 3.9 e 17. Compare-se com Marcos 9.42-49. Alguns serão lançados na geenna, onde o bicho não morre e o fogo nunca se apaga. E ainda Apocalipse 20.13,15: aqueles que não estiverem inscritos no livro da vida serão lançados no lago de fogo. Isto é a geenna.

    Último post de Constantino Ferreira:Devocionais Dez. 20,

  8. Pingback:Nas Cordas « Baptized In Fire

  9. Pb Roberto Mauro diz:

    Em primeiro lugar ,é preciso saber que toda a pessoa que aceita Jesus como seu único e suficiente salvador,recebe o Espírito Santo em sua vida e passa a ser guiado por Ele e será salvo ! Entretanto,”batismo com fogo” na minha visão bíblica é realmente o que nós ,os pentecostais chamamos de BATISMO COM O ESPIRITO SANTO onde ocorre um derramamento do Espírito Santo numa proporção maior e para um propósito específico onde normalmente ocorrem manifestações sobrenaturais chamados na bíblia de “DONS ESPIRITUAIS”,geralmente acompanhados de “LÍNGUAS STRANHAS”(GLOSSÁLIA),conforme ocorreu no Pentecostes ,e que foram enumerados pelo Apóstolo Paulo em 1 Co 12 nos vs 30(diversas línguas= rarissímo hoje em dia)e no cap 14 referindo-se às “línguas estranhas”! (NÃO CONFUNDIR COM DONS MINISTERIAIS) Podemos entender essa manifestação da mesma forma que entendemos que a todos foi outorgado o direito e o dever de curar enfermos -uma prerrogativa da igreja.Porém é sabido que existem pessoas que tem um ministério específico de cura (vs 9 = dons de curar)
    Entretanto, é preciso tomar cuidado com a TRANSLITERAÇÃO de textos bíblicos quanto ás línguas originais da Bíblia ,pois no final do versículo 11, embora se utilize a mesma palavra [puri]para “FOGO” no contexto em que ela se apresenta,podemos perfeitamente ,interpretá-la por “PODER”,uma vez que ela aparece associada ao Espírito Santo ao passo que, observado o contexto em que ela se apresenta no segundo caso, a mesma palavra “FOGO “,no versículo 12 adquire uma outra conotação ao aparecer associada a pá,limpeza, eira e ao se acrescentar logo após o complemento[QUE NUNCA SE APAGARÁ], referindo-se nesse caso, ao juízo divino!

  10. everaldo sampaio diz:

    eu comcordo que aquele que n ão aceitou a cristo e ate mesmo o aceitou e nao o faz a sua vontade esse é lançado no fogo como diz joao batista cada um vai da conta de si mesmo ´~ao adianta esta na igreja e fazer tudo erado ne

  11. valeria diz:

    entendo batismo com fogo,como purificado.o fogo é usado para nos purificar, sempre que observo milagre estando presente.as pessoas tem sensasoes de aquecidas,ja vivi imposoçao de maos, por oraçao especifica ,e o local ficar muito quente,a primeira experiencia foi uma santa ceia,queimava tanto que quase nao consegui ficar de pé.temos exemplos do fogo na sarça,tirar as sandalias….purificaçao….elias provou com fogo,o fogo consumiu a oferta de gideao,as obras de palhas sao consumidas pelo fogo.forma de separaçao e purificaçao, para o que crer.

  12. Eder Leal diz:

    A PAZ DE DEUS….AQUELE QUE LÊ A ESCRITURA SABE QUE A BÍBLIA DIZ QUE HÁ SOMENTE UM PAI, UM FILHO, UM ESPÍRITO E UM BATISMO (O QUE ERA REALIZADO POR JOÃO BATISTA E SERVE DE ALICERCE ATÉ OS DIAS DE HOJE). PORÉM JOÃO DISSE QUE AQUELE QUE VIRIA DEPOIS DELE (JESUS) BATIZARIA COM OUTRO BATISMO (COM ESPÍRITO SANTO E COM FOGO). NA VERDADE, ESPIRITO SANTO E FOGO SÃO A MESMA COISA. MAS NÃO É O MESMO FOGO QUE CONHECEMOS. LEMBRE QUE QUANDO DEUS APARECEU A MOISÉS NA SARÇA, A SARÇA QUEIMAVA PORÉM O FOGO NÃO A CONSUMIA. É OBVIO QUE SE FOSSE O FOGO QUE NOS CONHECEMOS CERTAMENTE TERIA QUEIMADO TODA A SARÇA, PORÉM NESTE CASO O FOGO É A PROPRIA PRESENÇA DE DEUS. LEMBRE-SE QUE O PROFETA DISSE: “VEM TEMPOS EM QUE DERRAMAREI MEU ESPÍRITO SOBRE TODA A CARNE, E OS JOVENS SONHARÃO SONHOS E OS VELHOS PROFETIZARÃO”. QUANDO NO PENTECOSTES DIZ QUE ELES VIRAM LINGUAS “COMO QUE DE FOGO” REPARTIREM E REPOUSAREM SOBRE ELES E “COMEÇARAM A FALAR EM DIFERENTES LINGUAS E PROFETIZARAM E FALAR DAS GRANDEZAS DE DEUS” NESSA PASSAGEM CUMPRIU-SE A PROMESSA DE DEUS. EU NÃO SEI SE VOÇÊ ALGUMA VEZ JÁ SENTIU A PRESENÇA DE DEUS, PORÉM EU JÁ MUITAS VEZES, AINDA QUE DIGAM QUE É UMA PRESENÇA ESPIRITUAL, MAIS PARA QUEM CONHECE A PROMESSA DE QUE DEUS DERRAMARIA PORÇÃO DE SEU PROPRIO ESPÍRITO SOBRA TODA A CARNE SABE DISSO, NÃO É SOMENTE UMA PRESENÇA ESPIRITUAL E TAMBÉM CARNAL, COM FEITOS FÍSICOS. QUANDO EM COMUNHÃO COM O SENHOR, DERREPENTE VOÇE SENTE QUE O SEU CORAÇÃO COMEÇA A ACELERAR SEM NENHUM MOTIVO E O SEU CORPO COMEÇA A “ESQUENTAR” POR DENTRO E VOÇÊ CLAMA E DÁ GLÓRIAS A DEUS, E QUANTO MAIS VOÇÊ CLAMA E DÁ GLÓRIAS A DUSMAIS O SEU CORPO ESQUENTA E É COMO SE ESTIVESSE “FORMIGANDO” POR DENTRO LTERALMENTE VOÇE “QUEIMA POR DENTRO” MAIS NÃO É UMA SENSAÇÃO RUIM NÃO, NÃO É UM FOGO QUE PROVOCA DOR, É COMO AQUELE DA SARÇA, QUEIMA PORÉM NÃO TE CONSOME E ENTÃO VOÇE SENTE GRANDE ALEGRIA, E ESSE FOGO VAI DIMINUINDO AOS POUCOS E VAI PARANDO ATÉ CESSAR. E EM SEGUIDA VOÇE SENTE UMA PAZ, MAS UMA PAZ TÃO GRANDE E UMA ALEGRIA TÃO PROFUNDA QUE NADA NESTE MUNDO PODE TE DAR. SE VOÇE AINDA NÃO SENTIU ISSO,QUANDO ORARDES A DEUS DIGA EU QUERO SENTIR A SUA PRESENÇA SENHOR… PEDINDO COM FÉ E EM NOME DO SENHOR TUDO TE É POSSÍVEL.. A PAZ DE DEUS IRMÃO E QUE ESTA MENSAGEM TE AJUDE A TER UM VERDADEIRO ENCONTRO COM O SENHOR JESUS…AMÉM E AMÉM !!

  13. Ricardo Freitas diz:

    Sem dúvida esse é um tema bem complexo. Pelo que puder perceber através da palavra e também de experiências com Deus é que o Batismo de fogo é a disciplina de Deus, ainda em vida, para aqueles que são salvos e condenação eterna para aqueles que não crêem em Cristo com como Senhor e Salvador.
    Acredito que para nós que somos salvos esse fogo é para nossa purificação, pois o julgamento do Senhor começa pela sua casa. Com base nessa afirmação temos a palavra do Senhor ao profeta Malaquias: “Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o mensageiro da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos. Mas quem suportará o dia da sua vinda? E quem subsistirá, quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros. E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata; então ao SENHOR trarão oferta em justiça. E a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao SENHOR, como nos dias antigos, e como nos primeiros anos.”
    O Batismo de fogo já começou para alguns na igreja. Temos ouvido e visto por muitos lugares casos e mais casos de Pastores e Líderes de várias denominações envolvidos em escândalos. Muitos têm vivido em pecados ocultos por muito tempo, mas os tempos agora são outros, entramos em um novo clico espiritual. Cristo é videira verdadeira e nós os ramos,todo ramo que estando nele der fruto ele limpa para que dê mais fruto, porém aquele que não está nele, e consequentemente não dá fruto, é cortado e lançado no fogo. Assim como João Batista preparou o caminho de Cristo no Deserto, o Senhor tem levando muitos servos no mesmo Espírito ou unção de Elias, estes são os que andam na luz e não têm rejeitado a disciplina do Senhor. Estes entendem que o Batismo de Fogo é necessário para que se possa vencer a grande perseguição que logo virá sobre a igreja.
    Jesus Cristo está voltando. Mas quem poderá suportar a sua vinda?
    É tempo de buscar o Senhor com o todo o coração e submeter à sua disciplina, pois o Ele disciplina a todo aquele que toma como filho. A vontade de Deus é que todos os seus filhos cheguem ao pleno conhecimento da sua vontade e sejam guidados pelo Espírito Santo, por isso é necessário a disciplina, pois ela gera a maturidade que precisamos.
    Que não nos enganemos, pois assim como Israel passou pelo fogo do cativeiro babilônico como disciplina do Senhor por causa dos seu pecados e iniquidades, igualmente nós passamos pelo fogo do Senhor para que o puro ouro, que simboliza a natureza de Deus, seja encontrado em nós. Digo estas coisas não para que fiquem com medo, mas para que tenham esperança em meio às pressões que virão. “Porque o nosso Deus é um fogo consumidor.” Hb 12:29.
    Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;” 1 Pe 1:7.
    “Amados, não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis. 1Pe 4:12-13
    Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados. Hebreus 12:11
    Fiquem na paz.

  14. Haja Luz diz:

    Acerca do baptismo de fogo

    É preciso considerar que na interpretação a Hermenêutica é rainha e o Contexto é rei, não convém dissociá-los. Primeiro, deve-se examinar bem o contexto anterior e posterior dos trechos, depois passar ao distante.
    Por exemplo, uma coisa é associar os trechos seguintes com o lago de fogo de sofrimento eterno: Mat. 3:7-12, 15-20, 30, 40-42; comp. Luc. 3:9-17; Mar. 9 :42-50; Apo. 20 :6-15.
    Outra coisa é associar Mal. 3; 1 Cor. 3:1-23; 1 Ped. 1:1-9 e seguintes, com a purificação à semelhança do ouro.
    Além disso, Malaquias dirige-se exclusivamente aos levitas sem fruto, João aos fariseus sem fruto, e Jesus a todos. Mas Pedro dirige-se aos cristãos dispersos, cuja fé era refinada como o ouro pelo fogo.
    Vivam na paz de Jesus
    .-= Meu último post blog : O Grande Mandamento =-.

  15. A Paz de Cristo ao querido irmão,

    eu concordo plenamenmte com o que irmão relatou sobre este tema, tambem nunca li na bíblia nenhuma relação entre o espírito Santo com Fogo. Por exemplo:onde na Bíblia que fala que alguem foi cheio de fogo, ou que algum irmão “era fogo puro”???Não passa de uma grande confusão causada por falta de conhecimento da Palavra de Deus, estão ensinando as pessoas a desejarem está maldição para as suas vidas.

    Que Deus continue a abençoalo na pregação da Palavra.

    Um abraço.

  16. Fabio diz:

    A paz do Senhor meu irmão, realmente na bíblia não tem esta associação, por isso não tem como afirmar tal questão, é um tema que tem que ser estudado mais a fundo, com a direção de Deus para não falarmos de nós mesmos.

    Quero te convidar a participar de meu Blogger Pessoal, será um prazer ter sua participação.

    Deus te abençõe.
    .-= Meu último post blog : O significado da Festa do Purim =-.

  17. Antonio Jose diz:

    Estive meditando nesta passagem por estes dias e o entendimento que me veio foi o seguinte: João batizava com água, que tem um poder somente provisório: limpa exteriormente em preparação para algo mais poderoso. Os judeus se purificavam para as festas pela água guardada nas talhas da purificação. O batismo de Jesus é mais poderoso: ele queima no interior do homem arrependido todo o pecado, faz dele uma nova criatura pronta para obedeceer a Deus em espírito e verdade. O fogo acrisola o ouro e torna ele puro para uso, (a água não tem poder para entrar dentro dele) e somente o Espírito Santo tem acesso ao nosso espirito para fazer essa obra. Portanto os hipocritas não teriam mais como fingir para terem justiça própria diante de Deus, para eles tem um sinal de destruição de sua hipocrisia face à nova aliança preparada por Jesus. A paz do Senhor!

  18. adrtiana diz:

    eu fui membra da igrreja batista 11 anos resolvi ir para pentegostal agora nao sei quem tem mais razao por fafor me ajude

  19. batimo com fogo diz:

    caro amigo o batismo é algo divino como todos sabem, e o batimo de fogo não é para os hipocritas e sim é um dom do Espirito Santo para a igreja e eu crio até os pssos que esse fogo é o unico que pode avivar a humanidade , pois só quem jã sentiu pode falar.

  20. Pedro Filho diz:

    Não creio que o batismo de fogo, ou no fogo, como queiram, signifique a condenação ao fogo. Também tenho dúvidas a respeito do que seja. Mas, penso que esteja mais perto de ser a purificação gradual na vida do cristão. O fogo queima, derrete e purifica. Dói, machuca, mas, purifica. João não falou que Jesus batizaria com o Espírito Santo ou com fogo, ele falou com o Espírito Santo e com fogo, referindo-se somente aos salvos e não aos condenados.

  21. Meus amados o grande problema é a exegese feita a partir do que pessoa pensa que possa ser é o que está escrito.
    Eu posso pensar o que eu quiser, mas não posso querer envergar o texto ao favor de meus pensamentos e sim analisá-lo em sua essência.
    vejamos:
    E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.
    Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. (Mateus 3:11)
    Batismo com Espírito Santo é uma coisa.
    O fogo é outro diferente basta apenas ler o versículo na integra.
    Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. (Mateus 3:11)
    O problema surge quando alguém quer que o versículo se adéque a ele ou ao seu modo de pensar.
    Está claro no versículo que a palha será queimada e apenas os trigos ficarão.

  22. Pedro Filho diz:

    Temos que ter muito cuidado para falar em exegese, porque devemos também aplicá-la. Em Mt 3:11 o texto destina-se aos vivos que serão batizados com o Espírito Santo e no fogo. Já o versículo seguinte fala do final dos tempos onde Jesus limpará a sua eira e ai sim usará o fogo inextinguível. São dois versículos com significações distintas para a palavra fogo.

  23. Deixa eu ver se entendi Pedro.

    Somente até o veículo 9 de Mateus se refere ao batismo.
    O versículo 10 ao final dos tempos. Porque fala do final dos tempos com o fogo?
    O vesícula 11 volta a falar do batismo

    Meu a amado, primeiro você disse o seguinte:
    Não creio que o batismo de fogo, ou no fogo, como queiram, signifique a condenação ao fogo. Também tenho dúvidas a respeito do que seja. Mas, penso que esteja mais perto de ser a purificação gradual na vida do cristão. O fogo queima, derrete e purifica. Dói, machuca, mas, purifica. João não falou que Jesus batizaria com o Espírito Santo ou com fogo, ele falou com o Espírito Santo e com fogo, referindo-se somente aos salvos e não aos condenados.
    Todo texto deve ser analisado a partir de sua raiz.
    Quem, quando, onde, porque , para quem
    Quem – João Batista
    Quando – Naqueles dias
    Onde – no deserto da Judéia,
    Porque – Então iam ter com ele os de Jerusalém, de toda a Judéia, e de toda a circunvizinhança do Jordão, e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados
    Para quem – O testo foi direcionado aos fariseus e saduceus como demonstra o versículo 7
    7 Mas, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura?
    8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento,
    9 e não queirais dizer dentro de vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.
    10 E já está posto o machado á raiz das árvores; toda árvore, pois que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.

    11 Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo.
    12 A sua pá ele tem na mão, e limpará bem a sua eira; recolherá o seu trigo ao celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.
    13 Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.
    O batismo com o Espírito Santo foi profetizado por João Batista como um evento futuro em Mt 3.11, onde é associado com fogo: !Aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; Ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.” Esta profecia aparece também nas mensagens paralelas descrevendo o ministério de João. Em Mc 1.8 lemos: !Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.” Em Lc 3.16 nos diz, !Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” Jo 1.33 identifica Cristo como Aquele quem teria autoridade para batizar com o Espírito Santo: !E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.”

  24. Pedro Filho diz:

    Se a Bíblia fosse tão lógica assim nós não estaríamos discutindo o texto até os dias de hoje. Não falo nem por nós, mas, grandes teólogos ao longo da história cristã debateram temas como este e não chegaram a um consenso. Este negócio de dizer que tem que ser analisado desta ou daquela maneira me parece um pouco arrogância da parte de quem pensa que pode encerrar uma discussão de séculos com uma simples visão parcial. Se não analisarmos com cuidado e humildade não chegaremos a lugar algum. Por este motivo coloquei no início: “me parece que é assim”, mas, também pode não ser.

  25. Karla Rodrigues diz:

    Sou apenas uma nova convertida. Mas acredito eu que o batismo pleo espirito santo , seja Deus colocando uma situação em nossa vida, que possamos claramente enxegar sua força, seu poder de fogo abrasador em nossas vidas, queimando nosso passado e nos tranformando em novas pessoas em Cristo.Prefiro pensar assim. A paz do senhor para todos !

  26. Olá amados irmãos primeiro queria me desculpar caso tenha ofendido a alguns com meu modo direto de me portar quanto o assunto em pauta.
    Peço desculpas aos amados não tiver a intenção de encerrar o assunto e sim ser direto com minhas convicções que não necessariamente precisam ser a o demais amados.

    Para uns o batismo do Espírito Santo e para outros o batismo de fogo que significa castigo e destruição.Penso que não tem bom fundamento bíblico a doutrina do “batismo de fogo” que alguns identificam com o “batismo do Espírito Santo”.A palavra fogo aparece várias vezes no Novo Testamento, significando castigo, destruição e por vezes purificação pelo fogo, idéia relacionada com a purificação dos metais no Velho Testamento (Malaquias 3:2).Só em Atos 2:3 aparece a expressão “línguas como que de fogo” ou “como línguas de fogo”, conforma as traduções, o que é um caso isolado e uma base muito fraca para se firmar a doutrina do batismo de fogo relacionada com o batismo do Espírito Santo, além de nesse versículo, não aparecer propriamente a expressão “fogo”, mas “como que de fogo”.

  27. Pedro Filho diz:

    Irmão Daniel
    Você não me ofendeu. E mesmo que o tivesse feito já estaria perdoado antes mesmo que pedisse, pois sei que suas intenções são nobres. Nem mesmo digo que suas definições estejam erradas, apenas penso que possa haver outras maneiras de interpretar textos como este. Sou teólogo há 15 anos e neste período aprendi que, “quanto mais estudo maiores se tornam as minhas dúvidas”. Existem coisas que Jesus não deixou nenhuma dúvida, como aquelas relacionadas à salvação pela graça; ao batismo nas águas e com o Espírito Santo; a vida e eterna e tantas outras. E coisas que não deixou nenhuma certeza, porque podem se apresentar de maneira diferente em diferentes situações. Esta é a sabedoria ímpar de um Deus infinitamente maior do que aquele que as mais brilhantes e sensatas mentes humanas possam imaginar. Este é o nosso Deus.

  28. Obrigado por sua compreensão querido.

  29. Constantino Ferreira diz:

    Caros irmãos, lamento que este tema tenha sido debatido durante tanto tempo, desde que eu coloquei o meu artigo em Haja Luz. Acho que é tempo de acabar com este debate e começar outro tema. Tenho sido professor do Instituto Bíblico, ensinado grego bíblico, e conhecedor do hebraico. Confesso que não emendo uma palavra àquilo que escrevi e dei ao público. Convido-vos a reler o meu artigo em Haja Luz e refletir sobre o mesmo, ficando, ainda assim, cada um com a sua opinião, porque isto não salva seja quem for. O contexto anterior e posterior do trecho em Mateus demonstra claramente que a mensagem era dirigida aos religiosos hipócritas, os quais, sem conversão, seriam lançados no fogo da genna, (a lixeira da cidade, onde o fogo não se apaga) ou lago de fogo em Apocalipse. Abraço cristão para todos. Constantino

  30. Pedro Filho diz:

    Eu lamentaria se o tema não fosse debatido. Mas, como foi, prova que é polêmico. Prova que há diversidade de opiniões. Prova que há interesse. Prova que aquilo que aos nossos olhos limitados pode parecer lógico, muitas vezes não é. Este tema vem sendo debatido ao longo da história do cristianismo, e tenho certeza será debatido até Jesus voltar. Mas, concordo, vamos a outro assunto também, sem esquecer este claro.

  31. tarcisio diz:

    Minha interpretação sobre a questão, é que o batismo de fogo se refere a um meio de purificação dos pecados.
    O batsimo de João não é suficiente para purificar dos pecados, porque se trata somente de um simbolo de purificação, ou uma sobra do verdadeiro e eficaz batismo que estava por vir.
    O batismo de Jesus é eficaz e verdadeiro.
    Quem é batizado com fogo, tem em seu interior uma chama que arde sempre quando peca, levando a se arrepender e confessar-se, e assim se purificar verdadeiramente de seus pecados.

  32. Nilton diz:

    Muito bom este seu comentário. Bíblico, respeitando os contextos, evidenciando a verdade.”Os pentecostais” precisam aprender mais de DEUS.Parabéns!

  33. Thalles diz:

    Paz seja com todos….eu souleigo em conhecimento,ate pq Paulo afirma que em parte conhecemos..entao tds nos somos leigos..mas qaundo vier o que e perfeito ai comprienderemos completamente….como o poder de Deus e expresso hj?atravez de vidas que buscam a santidade..nos nao podemos julgar as diversas igrejas existentes pq nao nos e cabivel esse direito e sim ao Unico e supremo Deus…alguns acreditam que exitem profetizas outros acreditam que o Espirito Santo de Deus usa os Santos…quero apenas dizer que se vc senti Deus agindo no seu ser se realmente acredita que Deus fala com vc saiba que ele fala atraves do seu Espirito..esta comunhao com Deus so e possivel pq ele nos revesti dessa unçao…Batismo com fogo e uma purificaçao um revestimento…n e o desejo de Jesus sepultar ninguem no fogo como forma de morte ou julgamento,pelo contrario ele quer que todos sejam salvos e nao queimar uns e destruir a tds ou sua obra na cruz seria em vao…Deus os abençoe

  34. Edson diz:

    A Paz do Senhor!!
    Interessante quando o vc fala de context!!
    So n se deve esquecer de o contexto n nos da o direito de assasinar o versiculo em pauta, pois tango em Portuguese quanto em Grego ” e” com fogo, e uma uniao de pensamento e juncao, e nao podemos ferir a exegese.
    N ppsso fazer uma interpretacao intutiva antes de fazer. A descriptive.???

  35. ANDRE MOZER diz:

    Os quatros evangelhos citam as mesmas passagens. Dois citam a presença dos fariseus e os batismos com Espirito Santo e com fogo, outros dois citam que os fariseus já tinham ido embora para Jerusalém e um só batismo com Espirito Santo. Acredito que possa ser duas situações e o mesmo assunto.

    • leile cristina diz:

      É muito complexo falar sobre esse assunto quando não se conheçe as escrituras,mas eu acredito que nessa ocasião do batismo o fogo ai mencionado representa opoder do espirito santo só entende verdadeiramente aquele que teve e que tem uma intimidade profunda com a pessoa dele,mais para os hipocritas que não crer ai sim juizo e condenação para eles e muitos dirão em teu nome expulsamos demonios efalamos outras linguas e ele dirá apartai vós de mim eu não vos conheço

  36. ANDRE MOZER diz:

    A paz!
    Irmão não tenho a intenção de ofender ninguém, mas dizer que há um batismo de fogo para o crente nascido e redimido em Jesus Cristo é ofender o Espirito Santo. Ele é o ser Pleno da Pessoa do Pai e do Filho e através Dele temos o Pai, o Filho e o próprio Espirito Santo, dentro de nós. O que o crente precisa é mergulhar cada vez mais fundo nessas Águas do batismo com o Espirito. e aproveitar ao máximo da oportunidade que temos (graça).

  37. Ismael diz:

    Graça e paz a todos os amados!
    Irmãos eu acredito que o Senhor o nosso Deus como bem diz a bíblia não é Deus de confusão, e vejo que os amados estão numa discussão de um assunto que na verdade é até bom para o nosso crescimento e amadurecimento da palavra, porém vejo que é desnessessária tanta discussão a respeito desse assunto pois o que importa é que Cristo morreu e ressucitou ao terceiro dia e vivo esta amém. Graça e paz a todos.

  38. robert sato diz:

    paz,a todos amados do senhor jesus cristo,eu sei que nao e facil pra muitosintender ,este asunto o qual esta inpolemeca, mas eu nao vejo nenhum crebra cabeça, eu vejo alguem torcendo a palavra de deus para que esteja do seu jeito e nao do jeito que ela e ,nenguem melhor para esprica isso do quem ten essa esperinhença,quando joao dez que jesus batiza com espirito santo ecom fogo,ele esta falando,deu uma so coisa,e nao de duas,e como se ele esteveci falando do produto e da utilidade do produto,o irmao deu exmpro da saça eu sei que quem nao quer aceitar,e porque nao aceita mesmo,mas quero diperta voce que diz que ja e salvo para ler evan, de maros 8, 22. 23. 24 25 sobre o segundo toque de jesus, praver se da pra enchergar pefeitamente .poque na situaçao que voce esta nao vai entender,poque apender assim vai ser sempre assim ,cre que veras a groria de deus,si ele ti batizar tu vai pasar a ve pefeitamente,amen.

  39. carolina diz:

    Ola povo de Deus, paz do senhor!!!!
    E como vcs esplicam o meu caso?…eu era batista fui batizada nas aguas e Deus me tirou da batista q fiquei anos e fui parar na pentecostal onde eu aprendi a temer a Deus e a conhece lo melhor a cada dia e fui a pouco tempo batizada no fogo tambem porque eu orava e pedia p Deus me batizar pois queria ser uma pentecostal por completa e tinha muita vontade se sentir essa esperiencia gostosa q q eu via e achava bonito e vou te falar é uma delicia pois vc sai leve parece q esta nas nuvens!….Eu carolina orei pedindo esse dom e creio q Deus ñ vai dar uma coisa ruim q ñ é da vontade DEle p seus filhos!…por isso acho melhor estudarem melhor e tomar cuidado pois o q Deus ñ perdoa é a blasfemia contra o espirito santo!….espero resposta de vcs!
    Ah! e outra coisa Deus trabalha em cada religião Qprega a palavra de Deus é claro ,conforme cada uma cre e procura!…os batistas ñ falm em linguas e ñ sapatenham no espirito santo,creio eu q é porque ñ procuram e ñ pedem esses dons p Deus e os pentecostais ja procuram esse dom!…me respondam por favor

  40. Antonio Carlota diz:

    Batismo pelo fogo.
    O fogo não simboliza, o fogo é o Espírito do Pai, do Filho (o Espírito de Verdade) e o Espírito Santo, da Ministra Divina.
    Pai, Mãe e Filho, Lembrai-vos. A Tríade Sagrada.
    O Ser de Vontade, pelo seu livre arbítrio, ou nasce para a Vida Eterna, ou é levado pela Morte segunda, pois o salário do pecado é, foi e sempre será a morte, mas a morte segunda, não é apenas à morte física, pois muitos que experienciam a morte física, podem ressurgir, mais adiante como Almas nascida, seja fusionada ao Pai, seja fusionada ao Filho(Espirito de Verdade), seja fusionada ao Espirito Santos. Eis aí parte de uns segrêdos que poucos homens são capazes de enxergar e se enxergam às vezes têm mêdo de entender e de se fusionar.
    O batismo pelo fogo acontece como o homem, quando de tanto buscar fazer em sí a vontade de Deus se auto aplicando nas buscas espirituais e se auto doando ao bem dos irmãos, no amor, creceu, fermentou e foi capaz de provar e de ser batizado no puro fogo do amor e da sabedoria de uma das três formas de batismo pelo fogo: Fusionado ao Pai, busca direta para Deus, fusionado ao Filho, pelo Espirito de Verdade, indo fazer parte da congregação do Filho na Comundade de Seres Fusionados ao filho, ou pela terceira opção os fusionados ao Espírito Santo, indo fazer parte da congregação da Ministra Divina nos Céus de nossa Pátria Celeste.
    Lembrai-vos o que nos disse Jesus “lá não se dareis em casamento, pois sereis como anjos, homens e mulheres serão a mesma coisa”
    O anjos não são seres sexuados como possamos entender e cada Ser Humano sendo capaz de chegar até lá, após o batismo, aí sim, será uma Alma, não mais mecessitando de complemento como aquí possamos entender.
    A Alma já é o ser batizado, mais adiante com a busca pela evolução nos céus, sim resolverá sobre uma das três possibilidades: Do Pai, do Filho ou do Espírito Materno do Universo.
    Desculpem os erros de grafia e que estes não os façam cair na tentação do erro maior, o de semântica!
    Muita paz, luz, vida e amor em todos os nossos corações.

  41. charles da silva ferreira diz:

    caro irmãos , cristo Jesus; analizando esses texto
    pudi notar uma diferença em
    bastimo com espirito santo e com fogo.si observamos
    a biblia ; batismo com espirito santo para salvos
    e com fogo para impios

  42. Lázaro diz:

    A paz de Cristo para todos os amados irmãos .
    tenho lido todos os comentários e vou deixar aqui a experiencia que tive.
    Fui um batista tradicional e mudei para um ministerio pentecostal , e na época rodava uma música que o refrão dizia ( fogo do espirito, fogo do espirito incendeia-me) e como não conhecia nada a respeito de espirito santo , pentecostal etc , tinha muitas dúvidas em meu coração .
    Num certo dia em um encontro que tivemos eu e mais umas vinte ou mais pessoas esta musica estava rodando quase direto neste encontro e eu fiquei todo tempo pedindo para que Deus me desse uma explicação a respeito. Numa certa hora o pastor falou : vamos orar para pedir a Deus o batismo com o espirito santo e eu acreditei , fechei meus olhos e logo repentinamente com os olhos fechados ví vindo em busca de mim um certo homem com uma bacia de mais ou menos 50 cm de diametro e jogou em mim do meu lado esquerdo como se fosse água mas sentí o calor forte como fogo e na mesma hora abrí os olhos pensando ser alguem ou o pastor , fiquei até com vergonha porque dei um pulo de lado e abí os olhos mas não tinha ninguem fora de seus lugares .Daí na mesma hora recebí a resposta no meu coração e creio que foi o Espirito Santo que falou no meu coração dizendo: isto aí é o batismo com o fogo do espirito santo e daí em diante não tive mais nenhuma dúvida.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.