Deus não tem que restaurar seu casamento
“Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?” (I Coríntios 7 : 16)
Um dos temas mais populares desse blog é divórcio e recasamento.Muita gente acha divórcio inaceitável, alegando que quem se divorcia não confia que Deus tenha poder de restaurar o casamento ruim.
Ora, eu acredito que o divórcio (seguido, na maioria das vezes, de outro casamento) seja necessário em muitos casos e acredito também que Deus poderia restaurar qualquer casamento, caso fosse essa sua vontade.
Mas não é.
Livre arbítrio
Não que não fosse a vontade de Deus que todo homem e toda mulher se casassem apenas uma vez e fossem felizes.Ele apenas não força ninguém a isso.
Deus nos dá muitas coisas, entre elas a liberdade.E não dá para nos deixar livres e ao mesmo tempo impor sua Vontade em todo casamento.
Deus pode trabalhar na vida dos envolvidos para que ambos cheguem a conclusão de que devem buscar a cura do relacionamento mas para isso há um limite, que Deus não ultrapassará.
Exemplos “negativos”
A Bíblia apresenta vários passagens que nos mostram que Deus não restaura todo casamento ruim:
“Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.” (Mateus 5 : 32)
“Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não esta sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.” (I Coríntios 7 : 15)
Jesus diz que em caso de infidelidade (ou seja qual for a outra tradução melhor para o termo) a pessoa não adulterava se se separasse e casasse de novo.Se Deus realmente estivesse interessado em restaurar todo casamento, porque é que Ele diria isso?Não deveria ele dizer que, mesmo em caso de infidelidade, os dois deveriam ficar juntos à espera da restauração?
Paulo diz que se uma irmã casada com alguém descrente, caso este não a queira mais devido à sua fé, está livre do casamento.Não deveria ele dizer que a irmã deveria permanecer em oração até Deus restaurar seu casamento, salvar seu marido e etc?
Não!A Bíblia não dá essas respostas fantasiosas e ilusórias.
Se você está num casamento ruim, deve se esforçar para salvá-lo e pode pedir ajuda a Deus nisso, mas não deve achar que Deus tem de fazer isso (mesmo que você tenha muita fé).
Casamentos são restaurados muitas vezes, mas nem todas.
photo credit: h.koppdelaney
Caso o casamento não possa ser restaurado, talvez seja a hora de pensar num novo casamento. Leia também: Crente divorciado pode casar de novo?
Isso é a mais pura verdade, as vezes o fim do casamento é uma nova chance, uma nova história em sua vida. As vezes a gente precisa entender os recados que Deus nos dá e não achar que algo não esta acontecendo.
Boa noite sim está escrito em Mateus 5 32 mas tem estudos específicos em Mateus 19 verso primeiro em diante né que Deus não permite em nenhum momento o divórcio aquela parte que está escrito em Mateus 19 verso do oito em diante está escrito que em exceto por imoralidade sexual imoralidade sexual ele tem o nome diferente de adultério a imoralidade sexual só quem podia comer é naquela época era uma pessoas solteiras antigamente os judeus ele quando noivava com a mulher ele já me viu debaixo da mesma casa então se houvesse em moralidade no caso chamado de porneia o homem poderia mandar a mulher por qualquer motivo embora então a palavra imoralidade sexual era algo que era cometido por pessoas solteiras têm estudos muito mais profundo sobre isso então não aumento a Bíblia fala de um segundo casamento a Bíblia só fala do casamento depois de morte quando fala no marido desse crente a mulher que é crente ela santifica o teu marido e assim também o homem que a mulher não era cristã ele santifica sua mulher mas se ele for embora a palavra diz que devemos deixar aí mas em nenhum momento a Bíblia manda você se casar com outro ou com outra isso não dá espaço para um relacionamento se interessa em e pesquise mais tem estudos mais profundos sobre divórcio em um novo relacionamento Deus abençoe.
Ok Roberto, e o que você entende sobre esta questão ao ler o livro de Oséias?
Lembram do casamento da flordelis, tem um video circulando na internet de uma profecia que o seu casamento iria acabar, ela debochou da irmã, e olha o que aconteceu? agora qual o interesse de Deus dizer que o casamento dela iria acabar, se ele não é a favor e não permite divorcio?
Achei o post ótimo,
Se puder me responder, ficaria grato
Obrigado.
Achei o post muito bom! Muita coisa tem que partir de nós mesmos.
Muito bom o post. Foi quase a mesma coisa que queria mostra no post Crente Divorciado pode casar novamente.
Parabéns!!!
com esse seu argumento dando base para segundo casamento de divorciados,você vai contribuir para muitos irem para o inferno.
Não acho.
Com base na sua ideologia muitos casam e se separam, não dando a importância do peso e da responsabilidade quê é um casamento, então antes de casar saiba dos princípios, tenha base bíblica é temor a Deus.
Qual ideologia? Expor a obviedade de que Deus não restaura todo casamento? Que cada um escolha bem e faça o que for possível para preservar sua relação, apenas não fique na ilusão de que Deus salvará uma relação que não tem como funcionar.
Concordo plenamente, Deus não trabalha em inverdades. Cada um colherá o que plantou.
Vc esta limitando o poder de Deus se fosse a sim ele poderia desistir do povo de israel ou deixar jonas fazer oque queria ou jesus nao poderia morrer na cruz poderia deixar o povo morrer no egito,jesus nunca deu ordem pra outro casamento na biblia a e apostalgia ensentivando o povo a se separar como muitos fazem e casam cinco seis vezes e nao para com ninguem
Não é questão de limitar, apenas não há base para esperar que ele vá intervir nisso. Muita intervenção que poderia ser feita não é e isso não diminui o poder dEle, ou diminui?
Concordo…vi alguns irmão felizes com o post,deve estar com tudo pronto para o próximo casamento já…
Tb acho… Achei o texto bem anti bíblico na verdade. Provavelmente o autor está no segundo casamento.
Você repete o erro de outros que me julgam pela aparência. Eu nunca fui casado. No que estou sendo anti bíblico? Espero que não esteja fazendo essa acusação sem nem conhecer a base bíblica do que acredita ser a verdade.
deus é especialista em transformar coisas ruins na nossa vida em boas,tenho duas filhas meu ex companheiro me traiu então o larguei e esse acontecimento me fez conhecer cristo e ele n tem o papel de restaurar meu casamento ou n pois cabe a mim escolher,deus amar fazer coisas novas, paulo já diz se separou de teu marido fique só ou volte para teu marido,eu n estou em buscar de relacionamento com homem e sim co deus essa separação veio para eu ver e construir meu relacionamento com deus;se esta em busca da pessoa certa n vai achar pois todos temos defeitos e temos q amar os defeitos como deus nos ama com os nossos.n me casei na igreja o no papel mais como moises esperou 40anos acho q posso espera deus colocar alguem em minha vida. deus nos da poder da escolha.eu escolhi deus e minhas filhas. felicidade so vai encontrar nele n no teu proximo.
meu whast: 98 9 85424016 instagram maedajeiza ou kelinha
Pegar versículo bíblicos avulso e se basear nele sem analisar todo o contexto.
A carta do divórcio foi dada pelo homem, porque Deus odeia o divórcio (Malaquias 2.16).
Quando casa, se torna uma só carne, não há como separar uma só carne, Deus não é um Deus de bagunça e nem de confusão, a vontade dEle na Bíblia é claro.
Se tiver fé, como um grão de mostarda, poderá dizer ao monte que vá daqui para lá e assim acontecerá, então como pode o homem afirmar que mesmo como grande fé (como você citou) Deus não fará, TUDO é possível para quem tem fé.
Quem quer se divorciar, que assim seja (a vontade do homem, não de Deus) mas toda Escolha tem consequências.
Entre tantas outras coisas que deveriam ser citadas para teu texto herege, como pode uma mulher que nunca teve filhos falar sobre as dores de parto para uma mulher com filhos? Assim como pode um homem solteiro, falar que Deus não restaurará casamentos, do que sabe ele se não vive em um casamento?
Como podia Paulo falar de casamento sem ter mulher? Talvez porque para repassar ensinamento bíblico não seja necessário viver a experiência do que se fala. Quando falo sobre Deus não ter que restaurar apenas digo que não há base bíblica para se ter essa exigência e você se realmente conhecesse a Bíblia saberia disso. Deus pode tudo, mas na maioria das vezes não faz e nem deixa brecha para que se exija isso dEle.
Estou separada!meu ex marido já tá em outra.so que eu peço a Deus que se for da vontade dele que restaure meu casamento,essa é a vontade do meu coração restaurar porque amo meu ex e porque temos quatro filhos,Mais sei que Deus não obriga ninguém fica com quem não quer fica comigoais Deus sonda os corações se ele acha que pode restaurar ele vai fazer.mais tenho plena consciênci
a que ninguém é obrigado a nada ,Deus não força.
Isso é verdade mas Deus inclina o coração para onde ele quer olha que Deus fez com faraó em que no coração duro de faraó para onde eliquis Deus não força situações mas ele ele queria uma situação para que seja feita a vontade dele e a vontade de Deus é perfeita e agradável a vontade do senhor já foi escrita na Bíblia nós seres humanos queremos impor as nossas vontades sobre à vontade de Deus a palavra de Deus diz hein Malaquias dois dez que ele odeia o divórcio ou outras traduções ele odeia o repúdio em Mateus 5/32 hein Mateus 19 primeiro em diante Deus a todo momento o nosso senhor e salvador Jesus Cristo filho de Deus fala o que Deus uniu um momento não dá os separe e queremos reproduzir o que está escrito desde di deteronomio deteriorando 24 peço primeiro em diante Deus já falava sobre a contaminação tem muito outros versos e estudos que Deus não aceita o divórcio pois vai vai de encontra tudo que nosso Deus escreveu a palavra de Deus diz meu homem está ligado a sua mulher até a morte e assim também a mulher estará ligado a seu marido até a morte vamos ler mais as escrituras de maneira inteligente e integrar e saber que Deus já separa a família que Deus não volta atrás do que ele fala porque só tem um enganador na Bíblia que veio Pará enganar roubar matar e destruir tudo que Deus faz é bom
Concordo !
Pelo menos é isto que está na Bíblia.
Em qual parte?
triste ler os versículos e não ler o capítulo todo. Se Deus odeia divórcio( Eu odeio o divórcio”, diz o Senhor, o Deus de Israel, no princípio não era assim…vontade permissiva de Deus não é o que ele propôs.
Triste ler os capítulos e não a Bíblia inteira…
a verdade nisso, porem, deus pode sim restaurar qualquer casamento, eu disse qualquer casamento, mesmo que um dos dois diga, nunca mais, eu te odeio, tenho nojo de vc, ainda assim, deus pode
deus e especialista no impossivel
em parte, concordo que alguns casamentos ñ tem volta, pois temos o livre arbitrio, e a pessoa que procura a restauração do seu casamento, tem que reconhecer seus erros tb, assim fazer com que a outra note sua mudança, e a partir dai, é só deixar deus fazer o resto, claro que buscando-o verdadeiramente
Legal. Eu também penso assim.
Compartilho com a mesma opinião. É aquela famosa frase: “Faça sua parte que eu farei a minha”. Somente clamar a Deus pela restauração não é o suficiente, é preciso demonstrar mudança de comportamento, ter atitude também. Aí sim, Deus em sua infinita bondade, reconhecendo seu esforço, poderá intervir, trazendo, milagrosamente, seu cônjuge de volta.
Eu adultérei e me divórciei, minha ex tá morando com outro eu me arrependi verdadeiramente e pedi perdão a Deus e a ela. Agente almoça sai para levar as crianças vamos a praia msm ela estando com outro eu estou orando pela restauração será q é certo ou não me ajudem
Eu creio que é um erro pois é algo com pouca chance de sucesso e para você conseguir outra relação teria de ser desfeita.
Sim certo tá certinho Deus é a favor sempre da família da restauração continua orando e buscando a Deus de todo teu coração de toda a tua alma e de todo o entendimento e você ver a um milagre de Deus em sua vida
Eu nunca vi ngm deturpar tanto a palavra de Deus para defender o divórcio quanto vc neste blog Roberto!
Vc está interpretando erroneamente os versículos a seu favor!! Apenas pare!!
Em Malaquias está bem claro ” Eu, o Senhor Deus ODEIO o divórcio”.
Ódio! Foi essa a palavra q Deus usou.
E Jesus em momento algum disse que é permitido o novo casamento.
Se vc é divorciado ou tem algum trauma com esta tema , não venha prestar um desserviço a palavra de Deus aos demais.
Deus pode e quer restaurar as famílias! Nosso Deus TUDO pode. Foi Ele quem criou a família, não iria ele ser compassivo aos que pedem restauração familiar?
Quem ama o divorcio e o prega é o diabo! Esse sim quer ver famílias destruídas, novos casamentos, pessoas q se casam 6 vezes…. Causam danos emocionais em filhos….
Infelizmente é mto mais fácil trocar de parceiro do que consertar e lutar por um casamento.
Deus tenha misericórdia.
A Bíblia não é composta apenas de um verso que diga que Deus odeia o divórcio. Quando foi escrito esse texto sobre ódio, os divórcios eram feitos por motivos muito mais banais do que os que defendo. E apesar do ódio, nunca houve promessa de que todo casamento seria salvo desde que as pessoas se esforçassem.
Parabéns, Aline! Pensei que todos apoiariam essa mensagem satânica feita nesse blog.
Se prego contra a mentira, o que tenho a ver com o pai dela?
Adorei a sua resposta !! Roberto tem colocado Deus como limitado !
A questão aqui não é o que Deus pode fazer, mas o que se pode esperar que Ele faça conforme a Bíblia e a vida.
Aline passa seu email querida vc é uma mulher usada por Deus
Também quero!
Passe teu imail aline.
Esse roberto é de fazer pena !!! Vamos orar para Deus tirar esse espirito de engano dEle !!! O que vale é a vontade de Deus!!! O cara é a favor da separação nitido isso !!! Quem não é por mim é contra mim , disse Jesus…
Se você vê assim é só aceitar que pode ficar sozinho para a vida toda. Não precisa tentar ver Deus obrigado a restaurar qualquer coisa.
tonioJunior
MENU
Deus pode restaurar o seu casamento | Mensagens Evangelicas e Frases Cristas Pastor Antonio Junior
Site gospel com frases para Facebook e mensagens evangélicas
Facebook Pastor Antonio Junior Youtube Pastor Antonio Junior Instagram Pastor Antonio Junior Google+ Pastor Antonio Junior
Home
Sobre o pastor
Mensagens evangelicas
Videos evangelicos
Esboços de pregações
Frases cristãs
Estudos para células
Devocional
Livro Par ou Impar – Pastor Antonio Junior
Quero que Deus restaure o meu casamento
Mensagens evangelicas
Deus pode restaurar o seu casamento
Compartilhar
61
Anúncios
No livro de Malaquias no capítulo 2, vemos Deus exigindo de Seu povo a santidade e sinceridade diante Ele, afinal a nação de Israel havia sido escolhida para ser abençoada e com isso glorificar a Deus entre os outros povos. Mas em muitos pontos eles estavam falhando, e um deles é o casamento. Por isso Deus deixa bem claro o que Ele espera de uma união matrimonial. Veja:
“Há outra coisa que vocês fazem: Enchem de lágrimas o altar do Senhor, choram e gemem porque ele já não dá atenção às suas ofertas nem as aceita com prazer. E vocês ainda perguntam: “Por quê?” É porque o Senhor é testemunha entre você e a mulher da sua mocidade, pois você não cumpriu a sua promessa de fidelidade, embora ela fosse a sua companheira, a mulher do seu acordo matrimonial. Não foi o Senhor que os fez um só? Em corpo e em espírito eles lhe pertencem. E por que um só? Porque ele desejava uma descendência consagrada. Portanto, tenham cuidado: Ninguém seja infiel à mulher da sua mocidade. “Eu odeio o divórcio”, diz o Senhor, o Deus de Israel, e “o homem que se cobre de violência como se cobre de roupas”, diz o Senhor dos Exércitos. Por isso tenham bom senso, não sejam infiéis.”
(Malaquias 2:13-16
Quero alerta a todos sobre a importância da família e do casamento, muito cuidado com a interpretação da Bíblia, a família é um projeto de Deus, pois nela gera o amor e com certeza Deus não iria aceitar de forma alguma sua divisão, Jesus nunca disse que seria fácil, Jesus não desistiu de você , não desista de seu esposa ou de sua esposa, o poder da oração tem muita força, Deus não iria te dá uma cruz que vc não consiga carrega-la . Hoje as famílias são atacadas de todas as formas: redes sociais, sites , televisão, etc… O inimigo tem intenção direta em querer destruí-la , pois como disse é um projeto de Deus.
Cleiton antes de terminar de ler sua postagem já estava com os dedos inquietos pra dizer Deus te abençoe e abençoe sua família vi que muitos concordaram com essa infância mas vejo q há luz em vc é isso aí somos o espelho de Deus se ele não desiste e nos desistirmos significa q vamos contra ele
Concordo em gênero, numero e grau!
A busca pela Restauração se torna uma obsessão é a pessoa não vive! Ou melhor, a pessoa morre vivendo em função disso.
Quando na verdade, Deus quer relacionar-se conosco por amor, e não por causa de casamento!
Eu mesmo era um: alienado, fundamentalista, e que acreditava que casamento além de ser indissolúvel (palavra essa que não se encontra nas Escrituras), também era único!
Até que meus olhos se abriram e escrevi um texto sobre isso, pelo qual peço licença e autorização do autor desse blog para reescrever abaixo?!
Que Deus te abençoe, e continue trazendo sanidade e luz para os perdidos e amargurados de espirito!
Deus irá Restaurar todos os Casamentos?
Por Douglas Pereira da Silva
“Irmão Douglas, a paz do Senhor! Deus irá restaurar todos os casamentos? Não encontrei na Bíblia, qualquer estória de casamento restaurado. Abraços fraternos!”
Sei que este é o tipo de duvida que causa espanto e pavor na alma dos que buscam incessantemente a Restauração, haja vista crescer cada vez mais o número de pessoas divorciadas, além das altas taxas de segundo matrimonio no meio cristão! Bem, serei franco, honesto e imparcial para responder a sua pergunta!
NÃO!
Nem todos os casamentos serão RESTAURADOS, do mesmo modo que nem todos os enfermos serão curados, assim como nem todos serão salvos! Acreditar que Deus irá RESTAURAR todos os casamentos, é uma completa falta de bom senso e investigação bíblico teológica!
Desta afirmativa, decorre que, jamais reuniríamos condições ou conhecimento para compreendermos racionalmente a mente do Criador (Isaias 55.8-11), isto é, a economia ou administração de Deus excede a nossa capacidade de entendimento!
Se você ainda acredita que Deus irá RESTAURAR todos os casamentos, considere as palavras de Cristo no texto lucasiano abaixo:
“Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva. E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro. E todos, na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira.” (Lucas 4:25-28)
Esquecem-se que Deus é SOBERANO, portanto faz aquilo que quer em sua criação haja vista ser Ele o SENHOR do céu e da terra!
É fácil aquilatar tal perspectiva, se com bom senso e sensatez, consideramos as seguintes sumulas:
(1) Não trará glória nenhuma ao nome de Deus;
(2) A convivência não será benéfica para a pessoa, e para a criação dos filhos;
(3) Será motivo de vergonha e escândalo para o nome de Deus, pois os ímpios irão blasfemar o nome do SENHOR (Exemplo: “Nossa, ele disse que Deus restaurou, mas no lar vivem em pé de guerra!);
(4) Não fará o reino de Deus avançar;
(5) Porque separado e com o lar destruído, a pessoa terá um coração humilde e receptivo ao quebrantamento, para buscar a presença de Deus;
(6) Porque separado, a pessoa não irá viver sob um jugo de escravidão, comprometendo sua integridade física e emocional;
(7) etc.
Há pessoas tão obcecadas pelo conceito de RESTAURAÇÃO, que simplesmente esquecem-se de buscar a Deus por aquilo que ELE É, e não por aquilo que ELE pode fazer! Muitas vezes sob o pretexto de discursos infundados e equivocados biblicamente, com promessas descabidas e profetadas sem precedentes!
E nisto que deve consistir o nosso cristianismo: Viver pela Fé (Hebreus 10:38), independente se haverá ou não Restauração! A Igreja militante foi chamado por Cristo para um propósito que está muito além de RESTAURAÇÃO de casamento.
Muitos já me disseram em aconselhamento: Mas Deus fez a promessa, então ELE irá cumprir…
Será mesmo que DEUS fez a promessa? Nem sempre a promessa, é garantia de que irá se viver tal fato prometido! Sei que é assustador tal afirmação, mas a mesma é bíblica!
“Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.” (Hebreus 11.13).
O grande erro das pessoas que buscam a RESTAURAÇÃO, é o de limitar-se apenas em casamento e atribuir toda a felicidade nisso, e depois colocam a culpa em DEUS e vivem em frustração porque a OM está grávida e vai casar com o ex-marido, porque o tempo de espera tem sido longo e nada acontece, etc.
Isto posto, busque a Deus de um puro e sincero coração, sendo grato por cada dia de vida!
Reorganize a sua vida, invista em você com novos hábitos, e com atividades lúdicas que lhe dê prazer!
Espero ter respondido à sua pergunta…
Deus te abençoe!
Ótimo texto, Douglas. Muito bem escrito. Abraço.
Graça e Paz, Sr.Roberto.
A palavra do Senhor é muito clara sobre casamento e não se baseia em três versículos.
Quem criou o casamento foi Deus! O casamento não é uma instituição terrena, o casamento é uma instituição divina Deus criou o homem e a mulher, permitindo que deixaram o seu pai e a sua mãe e se tornarão uma só carne. (Gêneses 2: 18-24).
Se foi Deus que criou o casamento, sendo assim, Deus é testemunha de todo casamento que acontece (Malaquias 2: 14). E no casamento é realizado uma promessa. Prometo estar contigo na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, amando-te, respeitando-te e sendo-te fiel em todos os dias de minha vida, até que a morte nos separe.”
Em gálatas 3:15 fala sobre a lei da promessa e está claro Irmãos, humanamente falando, ninguém pode anular um testamento depois de ratificado, nem lhe acrescentar algo.
E o casamento realizado perante um juíz de paz é ratificado duas vezes. A primeira perante os homens geralmente a mulher recebe o nome do seu esposo e troca o seu estado civil de solteira para casada, com registro em cartório e reconhecimento perante o mundo inteiro que são casados e a segunda perante Deus com o ato sexual.
Então o casamento é um só perante Deus e Ele odeia o divórcio (Malaquias 2: 16).
A carta de divórcio pode até ser expedida, devido Moisés ter autorizado, mas essa não era a vontade de Deus, não estava na lei de Deus e ao se separar a Bíblia relata que deverá ficar só ou deverá reatar com seu esposo.
Jesus deixa claro nos próximos versículos que isso não é o desejo de Deus.
Foi Moisés que deu a carta de divórcio não foi Deus (Marcos 10: 04; Mateus 19: 07).
A carta de divórcio foi estabelecida por Moisés por causa da dureza do Coração (falta de perdão, traição, agressão, em fim) – (Marcos 10: 5) (Mateus 19: 07-08).
Portanto o povo esquece que vivemos no tempo da graça, então o correto é perdoar (Marcos 11: 25-26) …
O próprio Jesus Cristo diz que foi Moisés que instituiu a carta de divórcio, mas que não foi assim desde o princípio, ou seja, não foi assim que Deus fez!!! (Marcos 10: 06 e 09; Mateus 19: 07-08) e (Gêneses 2: 18-24) …
Os textos de Mateus 19: 07-08 e Marcos 10: 06 e 09 até falam sobre a carta de divórcio, porém hora nenhuma fala que se pode casar-se de novo.
A resposta se pode casar-se de novo ou não nós encontramos em Romanos 7: 02-03 e 1 Coríntios 7: 10-11…
1 Coríntios 7: 10-11.
10 Todavia, aos casados, mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido (e nem o homem da mulher);
11 se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
Romanos 7: 02-03.
2 Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido.
3 De sorte que, enquanto viver o marido, será chamada adúltera, se for de outro homem; mas, se ele morrer, ela está livre da lei, e assim não será adúltera se for de outro marido.
Ou seja, pela maldade, pela falta de perdão, pela dureza do coração até se faz a carta de divórcio, porém não se pode casar-se de novo…
Casamento só separa com a morte (Romanos 7: 02-03 e 1 Coríntios 7: 39).
Nada terreno ou humano pode separar um casamento (Mateus 19: 6 e Marcos 10: 9)
Não existe nenhum texto ou passagem na Bíblia que diga direta ou indiretamente que possa casar-se de novo…
O casamento só é permitido pra quem é solteiro de verdade, ou seja, que nunca casou e para quem é viúvo… Lembrando que divorciado não é solteiro…
A Palavra de Deus vai dizer que quem casa com uma pessoa divorciada comete adultério… (Lucas 16: 18 e Marcos 10: 10-12).
Em relação ao versículo que você citou “Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de PROSTITUIÇÃO, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.” (Mateus 5: 32)
Nosso vocabulário é muito rico e a tradução na maioria das bíblias protestantes, traduzem como: adultério ou infidelidade, mas no grego existe 2 palavras distintas PORNÉIA e MOICHÉIA.
PORNÉIA= Quando se fala de prostituição, fornicação, uma pessoa solteira tem relação sexual com outra pessoa sem está casada com ela.
MOICHEIA= Quando se fala de adultério, uma pessoa casada tem relação sexual com outro fora do casamento.
Então a exceção é para casais solteiros que vivem juntos, noivos e namorados. Se aplicaria para a situação de José e Maria que estavam noivos e já estavam morando juntos porque a lei dos judeus é diferente das nossas, José não tinha tido relação sexual com Maria e ao descobri que a mesma estaria grávida, ele se afasta dela, porque ele ainda não estava casado com ela, então naquele caso, ele poderia larga, porque ele descobriu que Maria estava grávida e logo pensou que ela teria traído ele.(Lucas 1 26-35)
Em Deuteronômio 22:13-30 conta as obrigações do casamento e são diversos relatos de situações e em todos a mulher morre caso ela não seja mais virgem, porque o homem está ligado a mulher até que a morte os separe.
Em número 23:19 está escrito que Deus não é homem para que minta e nem filho do homem para que se arrependa. Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir? E ele não deixou nenhuma dúvida sobre odiar o divórcio, e foi claro que a pessoa pode escolher ficar só ou lutar pelo seu cônjuge.
Quando Deus nos criou, ele nos deu livre-arbítrio poder de escolha é verdade.
Amar é uma decisão e sem livre-arbítrio não poderíamos amar. Cada pessoa pode escolher amar ou não amar a Deus, obedecer ou não obedecer a Deus.
Então quando você escolhe obedecer e lutar pela sua restauração com Deus, em lutar pela libertação do seu cônjuge, você escolhe Deus, afinal você pode está obedecendo a palavra do Senhor escolhendo ficar sozinha.
E o seu cônjuge ele está sozinho ou está perdido no mundo?
Se ele está se relacionando com outra pessoa então ele está em adultério e na Bíblia está escrito em 1 Timóteo 5:8 se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente, logo ao desistir do seu cônjuge, você está desistindo de Deus.
Então eu concordo com você que nem todos os casamentos serão restaurados, não porque Deus não quer, e sim porque as pessoas não querem esperar o tempo de Deus, preferem o imediatismo, preferem desistir.
“É mais fácil, elas dizem: dói menos.”
O que me intriga que quando o ser humano vai ao médico com dores no seu próprio corpo ele não pede para o médico, arrancar o seu membro como seu braço, sua perna etc…
Somente porque está doendo muito, pelo contrário ele luta para ficar com o braço, toma diversas medicações, porém muitas das vezes não funciona, imediatamente e as dores permanecem em seu corpo durante algum tempo até receber a cura.
Por que o casamento é diferente, já que somos um só corpo com os cônjuges?
Porque é mais fácil desistir, deserto não são para todos, porque as pessoas gostam de vitimizar, reclamar, murmurar e olhar apenas o defeito do cônjuge, não pensam que elas também erraram, o casamento é destruído por ambas as partes, e pra toda promessa tem o um tempo determinador pelo Senhor.
Provérbios 16:9 vai dizer que: Em seu coração o homem pode planejar o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos.
Então não adianta o cônjuge que está longe de Deus dizer que não vai voltar, porque após o Senhor tratar do esposo(a) que está buscando e obedecendo a palavra de Deus Jesus vai tratar e dar um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ezequiel 36:26
Ambos estão ligados até que a morte os separe e se alguém das partes envolvidas buscam pela sua restauração pessoal, permanecendo fiel a palavra do Senhor e Deus reconhecer um coração puro cheio de amor, paciente, bondoso que não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus próprios interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. Que tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Automaticamente Deus concede o desejo de seu coração porque em João 15:7 está escrito se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
Fique na paz.
Amada Camila, vc foi usada por Deus pra mim, entrei nessa página cm a fé zerada, sem acreditar mais na restauração do meu casamento, afinal são 9 meses e meio de um deserto cheio de circunstâncias dolorozissima, li todo o texto que vc escreveu e até mim arrepiei.
Deus abençoe sua vida
Roberto, como eu vou saber se o limite chegou?
Eu amo meu esposo (que não é casado comigo). Ainda tenho forças pra lutar pela nossa união, mas eu queria viver em paz com ele, não brigando o tempo todo…
Como eu vou saber se Deus não vai mais restaurar?
Não entendi. Seu ex marido já se casou novamente e você ainda quer que ele volte, é isso?
Caso você esteja falando de um marido com quem não se casou oficialmente com você, eu creio que não tenho como te dizer como saber se Deus vai restaurar ou não. Acredito que Deus também não te responderá, infelizmente. Se você já tentou algumas e não deu certo, então terá que decidir se aceita ou não essa situação continuar. Lembre-se que mesmo após um rompimento pode haver um retorno futuro. Talvez seja isso que falte para o seu marido cair em si. Claro que isso não garante e pode ser que mesmo após se separar e voltar, ele continue agindo de forma errada e infelizmente tenha de haver um rompimento para sempre. É preciso pensar no porque essas brigas acontecem. Nem toda briga é ruim. Existe injustiça? Essas brigas são causadas por diferenças entre vocês? Tem como os dois aceitarem melhor as diferenças ou se adaptarem um ao outro? Procure ajuda psicológica para você, para ele e para os dois juntos. Talvez possam encontrar mais respostas fazendo isso.
Olha a boca do diabo falando o sangue de Jesus tem poder , vou te dizer uma coisa Roberto a maioria q caiu de paraquedas nesse lixo q você escreveu aqui eu garanto que está na busca por restauração por completo e é muito ridículo o q vc faz
Dos dois um:. Ou vc não tem o menor conhecimento sobre as escrituras da Bíblia ou propositalmente vc altera a favor do inimigo para impedir quem Aki chega de continuar sua jornada nessa restauração é lamentável
Ou de repente você é que não conhece a Bíblia e Deus o suficiente ainda.
Concordo…vi alguns irmão felizes com o post,deve estar com tudo pronto para o próximo casamento já…
Nanci busque a Deus não se prenda a dúvidas e muito menos as respostas de um completo ignorante eu creio Simm que o nosso senhor salvador pode sim renovar dar vida nova de um jeito que nunca houve antes
Mesmo se ele já tiver casado de novo?
Nesse caso poderá haver restauração?
Sempre pode haver, mas aí haverá um novo divórcio, não é?
Aline! Assista o filme quarto de guerra.
Eu nunca li tanto besteira e heresia em um único texto, está na hora de começar a ler a Bíblia.
Bíblia inteira em 4 versões diferentes está bom pra você?
Nossa Gente… Quanta confusão e falta de estudo sólido, disciplinado e sistemático da Bíblia…
A carta de Divórcio prescrita em Deuteronômio 24, subentende o direito que o divorciado gozava, para contrair novas núpcias. Estude essa questão pelo contexto histórico de Israel, pelo Talmude, pelo historiador Flávio Josefo (judeu do primeiro século) e demais fontes históricas e documentais! Tente baixar na internet, um modelo de certidão de Divórcio, do tempo de Moisés. Após estudar grego e hebraico na universidade, cheguei à conclusão que, a Doutrina do Casamento Único e Indissolúvel, é uma grande falácia… Especialmente, a questão gramatical da palavra PORNEIA de Mateus 5 e Mateus 19…
Pretendo até mesmo, no futuro, escrever um livro, refutando essa doutrina tão absurda e mitológica, pelo:
(a) viés teológico;
(b) viés histórico;
(c) viés gramatical (grego e hebraico).
Assim como vocês que estão opinando, há 1 ano atrás, eu subscrevia e acreditava nessa doutrina, mas depois de estudar as Escrituras, descubro que os alicerces desse ensino são completamente desprovidos de sustentação e argumentação teológica!
A começar por Romanos 7, por exemplo. Veja só:
O apóstolo Paulo estava fazendo uma metáfora, usando a figura do casamento para explicar aos romanos que:
“Da mesma forma que a esposa está livre para casar com outro homem quando o seu esposo vêm à óbito, assim mesmo, nós cristãos estamos livres da condenação do pecado (que foi morto na cruz) para assim nos casarmos com Deus!”
Em síntese, era esse princípio usando a metáfora do casamento para fazer uma analogia, que Paulo esta ensinando aos romanos: “Enquanto degenerados e sem Deus, estamos condenados pela lei e casados com o pecado. Mas morto o pecado por Cristo na cruz, estamos livres da condenação para nos casarmos com Deus”.
Paulo não estava falando de indissolubilidade de casamento, etc etc etc… É só estudar o contexto desse capítulo, e de toda carta paulina aos Romanos…
Vou te dar mais um argumento sobre o texto de Romanos 7. É algo que está bem embaixo do nariz e as pessoas não enxergam.
O texto diz:
_2 Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido._—Romanos 7:2
Observe que Paulo diz que é a mulher CASADA que está ligada ao marido enquanto ele viver. Porém, uma mulher divorciada NÃO É uma mulher casada!
O adjetivo usado no grego é ????????, _hypandros_.
Observe a definição de hypandros no dicionário de Strong: “em sujeição sob um homem, i.e. uma mulher casada:–a qual tem um marido.”
No versículo 1, o apóstolo Paulo acabou de dizer: “falo aos que conhecem a lei”. Pois bem, qualquer um que conhecia a lei sabia muito bem que, segundo a lei, o divórcio desfazia, terminava, o casamento, deixando a mulher livre para se casar novamente. A carta/certidão de divórcio tinha como finalidade justamente deixar a mulher divorciada livre para se casar novamente.
Bem, vou lhes apresentar mais um argumento refutando a heresia do “Primeiro Casamento” e “Divórcio Nunca” …
Para tanto, irei esposar meus argumentos, através do principal texto Bíblico, que é considerado a espinha dorsal – por assim dizer – pelos defensores dessa estranha e engodada doutrina.
Então vamos à epístola de Paulo aos Romanos, capitulo 7, versos de 1 à 4 (farei meus comentários em cada versículo):
Verso 1: “Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?”
Aqui no verso 1, Paulo diz que a lei tem domínio sobre nós, em todo o tempo em que nós estivermos vivos, respirando, caminhando no chão da existência. Obviamente a lei ao qual o apóstolo faz alusão, é o código mosaico, como também pode ser o código romano (lembre-se que esta epístola foi escrita entre os anos 47 a 57 d.C., ou seja, Jerusalém e boa parte da Ásia, estava sob o domínio do império romano).
Verso 2: “Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.”
Aqui no verso 2, o apostolo faz alusão à uma mulher casada, dizendo que PELA LEI, ela está ligada ao seu marido. Entretanto, se o seu marido vier a óbito, morrer, bater a caxeta, parar de respirar definitivamente [risos] a tal mulher que é casada com esse marido, estará LIVRE DA LEI.
Verso 3: “De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.”
Aqui no verso 3, o apostolo deixa claro que, PELA LEI, essa mulher será uma adúltera se o marido estiver vivo, e ela se relacionar com outro homem. Logo, essa mulher só pode contrair novas núpcias se o marido bater as botas e assim, passar a morar, “na cidade do pé junto” [risos]. Portanto, a única maneira desta mulher contrair novas núpcias sem ser condenada PELA LEI por crime de adultério, será com a morte do marido!
Verso 4: Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.
Olha o tamanho da “cagada” nobres irmãos… [Peço perdão pela expressão jocosa!]
Aqui no versículo 4, o apostolo Paulo está dizendo que estamos MORTOS PARA LEI…
Ora se estamos MORTOS PARA LEI, significa que A LEI não tem domínio nenhum sobre nós!
Logo, se já estou MORTO PARA LEI, se contrair novas núpcias com outra mulher, estando a minha esposa viva, jamais serei adúltero posto que, a LEI, não tem validade, vigor ou domínio algum sobre mim; pois que, como Paulo disse, já estou MORTO PARA LEI!
Ora, se a LEI não tem domínio sobre quem já está morto, então eu vou casar à vontade com a mulherada e, assim, jamais serei adúltero; afinal, Paulo disse no versículo 4 que eu estou morto para a lei… kkkk
Viram o tamanho da CAGADA?
Por isso, o texto de Romanos 7 jamais, sob hipótese ou circunstancia alguma, pode ser usado para ensinar indissolubilidade de casamento!
Entrementes, enfatizo sem medo de errar: O apóstolo Paulo estava fazendo uma metáfora, usando a figura do casamento para explicar aos romanos que “Da mesma forma que a esposa está livre para casar com outro homem quando o seu esposo vêm à óbito, de igual modo, nós cristãos estamos livres da condenação do pecado, para assim nos casarmos com Deus!” Em síntese, era esse princípio usando a metáfora do casamento para fazer uma analogia, que Paulo está ensinando aos romanos: “Enquanto degenerados e sem Deus, estamos condenados pela lei e casados com o pecado. Mas morto o pecado por Cristo na cruz, estamos livres da condenação para nos casarmos com Deus”.
Portanto, a Doutrina do casamento único, é um engodo!
Alguém poderá recorrer a 1 Coríntios 7:39, no qual Paulo diz apenas que “a mulher está ligada ao marido enquanto ele viver”, sem o adjetivo “casada”:
39 A mulher está ligada enquanto o marido vive; mas se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.
Embora aqui Paulo não diga “mulher casada”, mas apenas “mulher”, no contexto imediato ele diz: “está ligada ao marido” e “se falecer o “marido”, deixando assim bem claro e óbvio que está falando de uma mulher “casada”. A ideia expressa aqui é a mesma de Romanos 7:2).
Portanto, o que Paulo diz em ambos os textos se aplica a mulheres “casadas”, e não a mulheres divorciadas. Uma mulher divorciada não é uma mulher casada, não é uma mulher hypandros (literalmente: “sob um homem”).
Nesse mesmo capitulo, Paulo diz: “Estás ligado à mulher? não busques separar-te. Estás livre de mulher? não busques mulher. Mas, se te casares, não pecas; e, se a virgem se casar, não peca. Todavia os tais terão tribulações na carne, e eu quereria poupar-vos.” (1 Coríntios 7:27-28).
Note: A expressão “Estás livres de mulher” (no grego ????? ???????? ???????) se refere à uma pessoa DIVORCIADA! Tanto que no verso 28, o apostolo acrescenta, “Mas, se te casares, não pecas”. Aqui Paulo não está falando de solteiro ou viúvo! Estar Livre de Mulher era uma expressão legal, constantes nas certidões de divórcio no antigo império romano – justamente o contexto político em que o apostolo Paulo viveu!
Vou lhes dar mais argumentos, que rechaçam essa doutrina equivocada! (Lembrando que, não estou fazendo apologia ao DIVÓRCIO e NOVO CASAMENTO).
(1) Em Mateus 5 e Mateus 19, Jesus não está abolindo o Divórcio; ele está condenando a “banalização do Divórcio” (Divorciar por qualquer motivo). Pois: (a) Jesus não pode mudar a Lei ou aberroga-lá mas como Ele é o messias de Israel, deve confirmar a lei de Moisés e cumpri-la (Mateus 5:17); (b) O DIVÓRCIO foi prescrito e regulamentado pela Lei de Moisés (Deuteronômio 24), que foi dada pelo próprio Deus (Levítico 26:46);
(2) Em Malaquias 2:16, está dito que “Deus odeia o Divórcio”. Mas como Deus odeia o DIVÓRCIO se foi Ele mesmo que prescreveu e regulamentou o DIVÓRCIO em sua palavra (Deuteronômio 24)? e pior ainda, o próprio Deus se DIVORCIOU do seu povo ISRAEL, por causa da infidelidade que cometiam – idolatria e cultos à deuses estranhos – (Jeremias 3:8; Isaías 50:1)? Basta ler o contexto de Malaquias 2 para entender: lá está dito que os judeus estavam divorciando de suas esposas por motivo injustificado, torpe, banal. Eles divorciavam de suas esposas, para depois se casarem com mulheres pagãs, de outras nações; mulheres que adoravam deuses falsos (Malaquias 2:11- Leiam todo o capítulo 2 de Malaquias, e não apenas o verso 16) – é esse tipo de divórcio que Deus odeia, ou seja, o DIVÓRCIO injusto, traiçoeiro, maldoso, injustificado, banal;
(3) A Bíblia não fala de Recasamento por motivo óbvio: As Escrituras foram redigidas em uma cultura oriental, cujo pano de fundo histórico era o de uma sociedade poligâmica (o homem se casava com várias mulheres) e não monogâmica (casar com uma só mulher). O conceito de RECASAMENTO (casar-se de novo), é um conceito OCIDENTAL, portanto, é óbvio que as Escrituras não contempla esse assunto;
(4) Na época Bíblica, quem obtinha um certidão de divórcio, poderia se casar de novo e refazer a vida (Deuteronômio 24);
(5) Na passagem da mulher samaritana (João 4), o próprio Senhor afirma durante o diálogo, que ela teve 5 “MARIDOS”, mas o sexto homem com quem se relacionava, aquele, não era o seu “MARIDO”. A palavra “marido”, no grego aplicada nessa passagem é ??????? (Sýzygos). É uma palavra usada somente quando se trata de marido legítimo. Nesse caso, teríamos que afirmar que aquela mulher ficou viúva 5 vezes, mas a Bíblia e nem mesmo Jesus, afirmam isso! Do contrário, Jesus teria dito para que ela luta-se pela Restauração do Casamento, voltando para o primeiro marido;
(6) Aos Coríntios (1 Coríntios 7:8-16), o apóstolo Paulo fala aos “CASADOS” (leiam o contexto minha gente – pelo amor de Deus!); o apóstolo não fala aos “DIVORCIADOS”. O contexto ali, se trata de repúdio, ou seja, de uma separação de corpos injustificada, por brigas ou contenda; tal ato só poderia se justificar quando o casal estava se dedicando em longos períodos de oração, o que era comum com os crentes de Coríntios (1 Coríntios 7:5); esse capítulo, portanto, não fala de um DIVORCIADO;
(7) Fundamentalistas que defendem o conceito gramatical da palavra “Porneia” (Mateus 19:9), afirmam que, o pecado à que Jesus se referia, trata-se de relação sexual antes da consumação do casamento, no período do noivado. No entanto, essa interpretação não se sustenta, pois a Lei de Moisés também prescreve a pena de morte, para quem era infiel durante o período do noivado (Deuteronômio 22:13-21).
A questão da Porneia, é o seguinte:
Vou começar com uma análise exegética do texto, onde pretendo definir exatamente o que Jesus fala, em seguida, vou fazer uma leitura hermenêutica, para maior entendimento do contexto e sentido falado no texto.
Leiamos o texto principal:
“7 Perguntaram eles: “Então, por que Moisés mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora? ” 8 Jesus respondeu: “Moisés lhes permitiu divorciar-se de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio. 9 Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério”. Mateus 19.7-9
Segue a tradução grega do verso 9
“lego? de ymin oti os an apolysi? ti?n gynaika af?tou ei mi? epi porneia kai gami?si? alli?n moichatai kai o apolelymeni?n gami?sas moichatai” (tradução textus receptus)
“Sas lego? de oti ostis cho?risthi? ti?n gynaika af?tou ektos dia porneian kai nymfef?thi? alli?n, ginetai moichos: kai ostis nymfef?thi? gynaika kecho?rismeni?n, ginetai moichos”. (grego moderno)
1 – A questão de Porneia.
Toda a discussão do texto, parte da palavra grega Pornéia, uma vez que esta esteja claramente entendida, o restante da discussão fica mais “simples. ”
Ou seja, esta palavra é fundamental para entender o significado do texto.
Porneia pode ter muitos significados, aliás, tem.
De todas as bíblias traduzidas a partir do original, os autores deram a esta palavra uma série de possíveis traduções. (por isso, seria sábio não concluir que o texto só possa significar uma determinada coisa, sem antes analisar todas as traduções possíveis).
Existem algumas traduções propostas para a palavra Porneia (inclusive analisando as versões alemãs, japonesas, gregas modernas, inglesas e francesas dos referidos textos):
1 – Imoralidade Sexual; 2 – Infidelidade; 3 – Relações sexuais ilícitas; 4 – Adultério; 5 – Prostituição; 6 – Incastidade; 7 – Fornicação; 8 – Matrimonio Falso; 9 – Perversidade;
Em primeira análise podemos excluir alguns desses significados possíveis por questões simples. Adultério, em significado geral, indica traição de sua esposa (ainda que o significado amplo seja falsificação do original, mudança do combinado ou do definido, ou seja, qualquer tipo de mudança daquilo que foi estabelecido pode ser adultério). A questão excludente aqui é de contexto. Na época em que o texto foi escrito, a sobreposição de leis e culturas, fazia com que vários casamentos, apesar de validos na esfera tribal, não eram validos em Roma, ou vice-versa, em alguns casos, o casamento era invalido legalmente em qualquer esfera, porém, na vila onde viviam eram aceitos como casados, Ou seja, se esta fosse a lei, qualquer um que tivesse um mínimo de confusão sobre a legalidade de seu casamento, teria artifício legal para a separação. O mesmo serve para matrimonio falso. Este último inclusive é encontrado em bíblias católicas, que foram comprovadamente manipuladas a fim de defender os dogmas da igreja da época.
Em seguida podemos excluir prostituição. A palavra prostituição significa “Vender o corpo em troca de dinheiro, bens ou favores”
“Oferecer serviços sexuais com o objetivo de obter lucro. ”
Sendo assim, somente o esposo ou esposa que procurasse sexo em troca de lucro poderia se separar, caso o marido conseguisse uma amante, sua esposa não poderia se separar dele e ele não seria adultero. O significado pode ser mais abrangente, porém, não se consolida como tradução viável.
Perversidade não deve ser excluído, apesar de que seu significado deva ser muito bem esmiuçado para que faça sentido na tradução da palavra porneia. Além disso, esta tradução só é proposta em uma bíblia francesa. Portanto não vamos utiliza-la.
As outras cinco traduções mais recorrentes são harmoniosas e indicam a mesma coisa. Incastidade, infidelidade, fornicação, relações sexuais ilícitas e imoralidade sexual, tem suas traduções próprias porém, que se reúnem em torno de um único significado, o de IMORALIDADE SEXUAL.
INCASTIDADE é o oposto de castidade, que significa: Abstenção de vida sexual ilegítima ou promíscua; puro, cândido, inocente, sem mistura ou mescla; reserva; recatado; pudico; mantém à distância de impurezas ou impudicícias;
INFIDELIDADE é o oposto de fidelidade, que significa: “que guarda fidelidade, Constante, Verídico, exato, Seguro, Probo, honrado, Que não falha.
RELAÇÕES SEXUAIS ILÍCITAS Ilícito, é aquilo que é contrario a lei, a moral e/ou a consciência. Qualquer relação da ordem sexual, que atente contra qualquer um ou contra os três itens (lei, moral ou consciência) é considerado ilícito.
IMORALIDADE SEXUAL. Oposto de Moral, que significa: Que procede com justiça, correto, honesto, decente, integro, justo. Ou seja, imoralidade sexual é um ato sexual injusto, incorreto, desonesto, indecente ou que não seja integro.
FORNICAÇÃO
Fornicação é a palavra que mais gera polemica a respeito da tradução de Porneia. Fornicar vem de fornicare, que por sua vez vem de fornico. Fornico era o arco de construções residenciais romanas de determinavam o fim da propriedade privada. Esta palavra é usada para conotação sexual pois mulheres de Roma, de onde origina-se esta palavra, eram submissas legalmente, ou seja, sempre pertenciam a um homem, seja seu marido, seu irmão, seu sogro, cunhado, enfim, algum homem deveria ter posse sobre ela e elas não podiam deixar os limites de sua propriedade desacompanhadas, por isso, muitas das mulheres que se expunham, que procuravam sexo, mulheres que buscavam trair seus cônjuges, inclusive as prostitutas (não as profissionais, mas as levadas a isso devido dificuldades financeiras, maridos em guerra, etc.) se expunham debaixo do fornico, que era o limite de onde a mesma podia ir, e assim, os homens passando pelas ruas podiam observa-las e procura-las e ai então, “fornicar”.
Fornicação portanto, indica qualquer ato libidinoso de origem promiscua, de origem não casta, indica infidelidade, prostituição, comportamento lascivo, impuro, ato que ofenda a moral sexual, seja ele pré ou pós matrimonio. Nosso uso atual da palavra fornicação indica isso. Mesmo para pessoas solteiras, alguns atos são considerados fornicação. Para casados, atos imorais, vez ou outra são considerados fornicação.
Veja um exemplo rápido, Efésios 5.3, quando vai exortar a respeito da santidade, indica exemplos de ações que não condizem com a conduta santa. A fornicação, a impureza e a avareza. Ele indica a aspecto sexual, aspecto espiritual e o aspecto financeiro da vida do homem. Não está exortando somente os solteiros, está exortando a comunidade sobre aspectos importantes de suas vidas, comunidade esta que normalmente era composta por casados.
Porém, fornicação tem sido amplamente usada para denotar ato sexual antes do casamento, por quem defende que a separação de Mateus 19 é somente nos casos onde existe exposição sexual anterior ao casamento, mas vemos que pelo significado amplo, dificilmente isso se sustenta.
É importante lembrar que é culturalmente comum, mesmo antigamente a existência de acordos pré-nupciais. Nestes acordos, definia-se por exemplo, que no caso da esposa ser infértil, não virgem, ou possuir algum tipo de doença, o casamento poderia ser anulado. Também estes acordos eram feitos entre as famílias e não entre os noivos (v. Gn 24), que dificilmente se conheciam (e devido a dificuldade de casar suas filhas, elas dificilmente tinham intimidade com alguém e mais raramente ainda, saiam desacompanhadas de um homem). Crimes contra a honra de uma mulher eram gravíssimos (vide Gn 34). Não faria sentido Moisés criar um mecanismo de separação em uma situação de fornicação, uma vez que já existia o acordo para proteger as partes, era raríssimo de acontecer e mais do que tudo, o dispositivo era para Maridos se separarem de suas ESPOSAS e não cancelar noivados ou casamentos não consumados.
Entendido o significado de Porneia, imoralidade sexual (é o mais abrangente dos 5 significados que mais se repetem e fazem sentido) o texto pode ser analisado tranquilamente.
“Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério”. 19.9
Veja que o texto informa claramente que aquele que se divorciar de sua esposa e se casar novamente comete adultério.
Porém
O texto inclui um mecanismo excludente, ou seja, em um único caso especial , esta segunda parte do texto deixa de ser aplicada. “exceto por imoralidade sexual” indica que se for neste quesito, “imoralidade sexual“ aquele que “se divorciar de sua mulher” não é adultero, tanto se casar-se de novo, como se se mantiver solteiro.
O texto sendo analisado desta maneira, mostra claramente que sim, existe uma situação na qual o divórcio é aceito, na imoralidade sexual, ou seja, na destruição e no desprezo da santidade do matrimonio. E que este que é o alvo da imoralidade, ou seja, a vitima, deixa de ter obrigações matrimoniais, e pode sim, buscar um novo casamento sem cometer pecado.
O segundo porém, o causador do pecado, este, não tem alternativa bíblica para uma vida matrimonial. Ou se reconcilia com seu antigo cônjuge, ou permanece separado, qualquer casamento de sua parte é adultério.
O texto de Mateus 5.32 corrobora com este e o texto de 1Co7.10-15, claramente não se referencia a situação de imoralidade sexual, antes, fala claramente a respeito de divórcios não justificados, do qual o próprio Jesus diz que se divorciarem e se casarem de novo cometem adultério, porém só tem 2 alternativas (apresentadas por Paulo) permaneçam solteiros, OU reconciliem-se, porque de outra forma, pecam.
Existem mais alguns argumentos, a respeito de linhas de pensamento através do tempo, de posições teológicas antigas, inclusive do contexto dessa pergunta, que foi feita em meio a uma discussão de duas linhas rabínicas distintas, enfim, o texto é rico e a história também, existem vários temas que podem ser abordados para aprofundar o assunto, mas em uma análise inicial é o suficiente para produzir material para os irmãos juntarem com o primeiro texto, e terem um conjunto muito mais rico de argumentos e aprofundar de maneira sóbria e mais imparcial possível na discussão.
Não objetivamos concluir nada, somente apresentar linhas de pensamento e argumentos para que os nossos irmãos bereanos possam, a luz da bíblia e sob a iluminação e direção do Espírito Santo de Deus, concluir aquilo que lhe parecer justo e bom.
Logo,
Divórcio justo e segundas núpcias:
(1) Em caso de abandono obstinado;
(2) Em caso de infidelidade conjugal obstinada;
(3) Em caso de violência e demais abusos obstinados!
Há ainda, milhares de argumentos, mas vou deixar para publicar no livro… kkkkkkk
Que Deus abençoe à todos, e esclareça essa assunto de uma vez por todas!
Meu Deus, Eii estude mais a biblia,
Rapaz vc está completamente errado. Vc esta contribuindo para muitos ir ao inferno. Que Deus tenha misericórdia de vc, e que abre seus olhos
Digo o seguinte: Deus, o próprio Deus foi testemunha dos votos que eu minha esposa fizemos. Ninguém é obrigado a casar, mas a partir do momento que casou, que faça todo o esforço possível para permanecer. Hoje o divórcio está banalizado, ninguém aguenta nada, na primeira discussão já querem se largar; e outra coisa: alega-se incompatibilidade de gênios… Ora, duas pessoas criadas de forma diferente, é muito claro que não é fácil conviver debaixo do mesmo teto, mas deve-se lutar com toda força para permanecer casado. Sendo o casamento criado pelo próprio Deus, também é interesse Dele restaurar todo e qualquer casamento.
E Deus não é testemunha de tudo no universo?
Quando eu deixar de amar meu marido e quiser me divorciar eu venho aqui, mas como no momento meu desejo é restaurar meu casamento, fui…
Boa viagem.
post incoerente e desfundido das escritura com versículos isolados.
perante DEUS NÃO EXISTE NOVO CASAMENTO OU RECASAMENTO SÃO DOUTRINAS EXPOSTAS POR HOMENS
DENTRO E FORA DAS IGREJAS.JAMAIS DEVEMOS LER VERSÍCULOS FORA DO SEU CONTEXTO POIS VIRA PRETEXTO PRA PECAR E AINDA CONTINUAR NO PECADO.
As vezes eu realmente não sei o que ppensr eu luto em oração em jejum para restauração do meu casamento há 8 anos já sofri humilhações que só Deus para me sustentar amantes do meu marido na minha porta fotos dele em redes sociais com elas de momentos e passeios deles xingamentos em redes sociais humilhações por parte dele na frente delas como eu não estou con ela só fico por conta dos filhos depois ele diz que está arrependido e eu acabo perdoando ele mas é uma questão de tempo para a prôxima humilhação e as vezes eu não consigo entender porque eu não consigo desistir de tudo isso.Vivemos por 13 anos um casamento abençoado por Deus com uma viada de serviço a Deus,mas após ele se desviar da casa de Deus minha vida é só sofrimento e eu conhecendo o homem que meu marido era sinto pena da forma como ele está hoje entregue a bebedeiras, prostituição adultério sei que o maior prejudiado é ele ue está abrindo mão da sua salvação.
Devemos ler o contexto Bíblico para entender o que quer dizer “aquele versículo solto”.
Deixo todo o contexto de 1 Coríntios 7
Quanto aos assuntos sobre os quais vocês escreveram, é bom que o homem não toque em mulher, mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa e cada mulher o seu próprio marido. O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio. Digo isso como concessão, e não como mandamento. Gostaria que todos os homens fossem como eu; mas cada um tem o seu próprio dom da parte de Deus; um de um modo, outro de outro. Digo, porém, aos solteiros e às viúvas: É bom que permaneçam como eu. Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo. Aos casados dou este mandamento, não eu, mas o Senhor: Que a esposa não se separe do seu marido. Mas, se o fizer, que permaneça sem se casar ou, então, reconcilie-se com o seu marido. E o marido não se divorcie da sua mulher. Aos outros, eu mesmo digo isto, não o Senhor: Se um irmão tem mulher descrente e ela se dispõe a viver com ele, não se divorcie dela. E, se uma mulher tem marido descrente e ele se dispõe a viver com ela, não se divorcie dele. Pois o marido descrente é santificado por meio da mulher, e a mulher descrente é santificada por meio do marido. Se assim não fosse, seus filhos seriam impuros, mas agora são santos. Todavia, se o descrente separar-se, que se separe. Em tais casos, o irmão ou a irmã não fica debaixo de servidão; Deus nos chamou para vivermos em paz. Você, mulher, como sabe se salvará seu marido? Ou você, marido, como sabe se salvará sua mulher? Entretanto, cada um continue vivendo na condição que o Senhor lhe designou e de acordo com o chamado de Deus. Esta é a minha ordem para todas as igrejas.
1 Coríntios 7:1?-?17 NVI
https://bible.com/bible/129/1co.7.1-17.NVI
Fiquei perplexa! Doutores da lei e do pensamento de Deus! Donos da verdade! Deus é individual! Acusam aos que se divorciando ou aos que pensam diferente, sem misericórdia, usam palavras duras e malignas se dão por policiais de Deus. Só digo uma coisa aos condenadores, que sejam julgados em todas as suas atitudes e pensamentos como julgaram o autor!
DEUS PODE TUDO NAQUELE QUE CRE.
Poder, pode. A dúvida é: Ele faz tudo o que pode?
Para Deus nada é impossivel.
“Paulo diz que se uma irmã casada com alguém descrente, caso este não a queira mais devido à sua fé, está livre do casamento.” Caiu como uma luva no meu caso, casei com um ateu, 1 ano de casamento e ele simplesmente me tratava mal (com total indiferença e desprezo), ficava em silêncio dias, fazia com que eu me sentisse péssima, tudo porque não concordávamos e ele resolveu me “perseguir” por ser cristã. Eu pedi o divórcio e voltei pra casa dos meus pais, já faz 3 meses, meu coração que parece ainda amá-lo fica me atormentando, será que eu poderia ter feito algo para que ficássemos juntos, até mandei mensagens perguntando se para ele era tão difícil assim me respespeitar. Ele deu a entender que não sentia mais o mesmo e não tem pq vc se sacrificando, é díficil saber que ele nem quis tentar mesmo eu praticamente “implorando”, quando a gente descordou o amor dele acabou. Fico em prantos com as lembranças de 5 anos de relacionamente, do dia do nosso casamento que foi lindo na praia e posteriormente ele disse que não signicou nada. Eu não sou conhecedora a fundo da biblía mas bão creia que Deus queria isso, a culpa é toda minha, vi todos os sinais e ignorei por estar apaixonada, achei que ele me daria mais importancia, que me amaria como dizia, enfim, triste mas parece que só vivo o resultado das minhas escolhas, ignorei o julgo desigual e estou sofrento profundamente.
Concordo com o post. Minha esposa adulterou e fez coisas que jamais imaginaria, lutei por dois anos, mas o resumo de tudo, mesmo eu lutando pela restauração e a certeza que Deus se alegraria com a restauração, minha esposa, que virou crente desviada, não teve interesse em manter o casamento e daí vem a realidade de acordo com a postagem, Deus não obriga ninguém e Deus não aperta botão mágico se a pessoa, com seu livre arbítrio, decidir seguir o caminho das trevas e morte que é o do adultério. Entendo que Deus não quer que nem eu nem qualquer cônjuge, fique sujeito aos efeitos horríveis do adultério do outro cônjuge constantemente. Vida que segue para o cônjuge inocente, porque para o adúltero, Deus o julgará (Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros. Hebreus 13:4).
Gostei do site
Eu estou precisando muito de ajuda com meu relacionamento
Vou compartilhar este site para outras pessoas
Mas olhando o tema deste é blog o comentário fala da vontade humana mas à vontade de Deus não é citada de maneira certa acho o comentário maldoso vindo de uma mentalidade antes bíblica vamos tomar cuidado.