Deus não tem que restaurar seu casamento

He is leaving

“Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?”  (I Coríntios 7 : 16)

Um dos temas mais populares desse blog é divórcio e recasamento.Muita gente acha divórcio inaceitável, alegando que quem se divorcia não confia que Deus tenha poder de restaurar o casamento ruim.

Ora, eu acredito que o divórcio (seguido, na maioria das vezes, de outro casamento) seja necessário em muitos casos e acredito também que Deus poderia restaurar qualquer casamento, caso fosse essa sua vontade.

Mas não é.

Não que não fosse a vontade de Deus que todo homem e toda mulher se casassem apenas uma vez e fossem felizes.Ele apenas não força ninguém a isso.

Deus nos dá muitas coisas, entre elas a liberdade.E não dá para nos deixar livres e ao mesmo tempo impor sua Vontade em todo casamento.

Deus pode trabalhar na vida dos envolvidos para que ambos cheguem a conclusão de que devem buscar a cura do relacionamento mas para isso há um limite, que Deus não ultrapassará.

A Bíblia apresenta vários passagens que nos mostram que Deus não restaura todo casamento ruim:

“Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.”  (Mateus 5 : 32)

“Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não esta sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.”  (I Coríntios 7 : 15)

Jesus diz que em caso de infidelidade (ou seja qual for a outra tradução melhor para o termo) a pessoa não adulterava se se separasse e casasse de novo.Se Deus realmente estivesse interessado em restaurar todo casamento, porque é que Ele diria isso?Não deveria ele dizer que, mesmo em caso de infidelidade, os dois deveriam ficar juntos à espera da restauração?

Paulo diz que se uma irmã casada com alguém descrente, caso este não a queira mais devido à sua fé, está livre do casamento.Não deveria ele dizer que a irmã deveria permanecer em oração até Deus restaurar seu casamento, salvar seu marido e etc?

Não!A Bíblia não dá essas respostas fantasiosas e ilusórias.
Se você está num casamento ruim, deve se esforçar para salvá-lo e pode pedir ajuda a Deus nisso, mas não deve achar que Deus tem de fazer isso (mesmo que você tenha muita fé).

Casamentos são restaurados muitas vezes, mas nem todas.

Creative Commons License photo credit: h.koppdelaney

Caso o casamento não possa ser restaurado, talvez seja a hora de pensar num novo casamento. Leia também: Crente divorciado pode casar de novo?

(Visited 5.077 times, 13 visits today)

29 comentários em “Deus não tem que restaurar seu casamento

  1. a verdade nisso, porem, deus pode sim restaurar qualquer casamento, eu disse qualquer casamento, mesmo que um dos dois diga, nunca mais, eu te odeio, tenho nojo de vc, ainda assim, deus pode
    deus e especialista no impossivel
    em parte, concordo que alguns casamentos ñ tem volta, pois temos o livre arbitrio, e a pessoa que procura a restauração do seu casamento, tem que reconhecer seus erros tb, assim fazer com que a outra note sua mudança, e a partir dai, é só deixar deus fazer o resto, claro que buscando-o verdadeiramente

  2. Eu nunca vi ngm deturpar tanto a palavra de Deus para defender o divórcio quanto vc neste blog Roberto!
    Vc está interpretando erroneamente os versículos a seu favor!! Apenas pare!!
    Em Malaquias está bem claro ” Eu, o Senhor Deus ODEIO o divórcio”.
    Ódio! Foi essa a palavra q Deus usou.
    E Jesus em momento algum disse que é permitido o novo casamento.
    Se vc é divorciado ou tem algum trauma com esta tema , não venha prestar um desserviço a palavra de Deus aos demais.
    Deus pode e quer restaurar as famílias! Nosso Deus TUDO pode. Foi Ele quem criou a família, não iria ele ser compassivo aos que pedem restauração familiar?
    Quem ama o divorcio e o prega é o diabo! Esse sim quer ver famílias destruídas, novos casamentos, pessoas q se casam 6 vezes…. Causam danos emocionais em filhos….
    Infelizmente é mto mais fácil trocar de parceiro do que consertar e lutar por um casamento.
    Deus tenha misericórdia.

    1. A Bíblia não é composta apenas de um verso que diga que Deus odeia o divórcio. Quando foi escrito esse texto sobre ódio, os divórcios eram feitos por motivos muito mais banais do que os que defendo. E apesar do ódio, nunca houve promessa de que todo casamento seria salvo desde que as pessoas se esforçassem.

  3. tonioJunior
    MENU
    Deus pode restaurar o seu casamento | Mensagens Evangelicas e Frases Cristas Pastor Antonio Junior
    Site gospel com frases para Facebook e mensagens evangélicas
    Facebook Pastor Antonio Junior Youtube Pastor Antonio Junior Instagram Pastor Antonio Junior Google+ Pastor Antonio Junior
    Home
    Sobre o pastor
    Mensagens evangelicas
    Videos evangelicos
    Esboços de pregações
    Frases cristãs
    Estudos para células
    Devocional
    Livro Par ou Impar – Pastor Antonio Junior
    Quero que Deus restaure o meu casamento
    Mensagens evangelicas
    Deus pode restaurar o seu casamento
    Compartilhar
    61
    Anúncios

    No livro de Malaquias no capítulo 2, vemos Deus exigindo de Seu povo a santidade e sinceridade diante Ele, afinal a nação de Israel havia sido escolhida para ser abençoada e com isso glorificar a Deus entre os outros povos. Mas em muitos pontos eles estavam falhando, e um deles é o casamento. Por isso Deus deixa bem claro o que Ele espera de uma união matrimonial. Veja:

    “Há outra coisa que vocês fazem: Enchem de lágrimas o altar do Senhor, choram e gemem porque ele já não dá atenção às suas ofertas nem as aceita com prazer. E vocês ainda perguntam: “Por quê?” É porque o Senhor é testemunha entre você e a mulher da sua mocidade, pois você não cumpriu a sua promessa de fidelidade, embora ela fosse a sua companheira, a mulher do seu acordo matrimonial. Não foi o Senhor que os fez um só? Em corpo e em espírito eles lhe pertencem. E por que um só? Porque ele desejava uma descendência consagrada. Portanto, tenham cuidado: Ninguém seja infiel à mulher da sua mocidade. “Eu odeio o divórcio”, diz o Senhor, o Deus de Israel, e “o homem que se cobre de violência como se cobre de roupas”, diz o Senhor dos Exércitos. Por isso tenham bom senso, não sejam infiéis.”
    (Malaquias 2:13-16

  4. Quero alerta a todos sobre a importância da família e do casamento, muito cuidado com a interpretação da Bíblia, a família é um projeto de Deus, pois nela gera o amor e com certeza Deus não iria aceitar de forma alguma sua divisão, Jesus nunca disse que seria fácil, Jesus não desistiu de você , não desista de seu esposa ou de sua esposa, o poder da oração tem muita força, Deus não iria te dá uma cruz que vc não consiga carrega-la . Hoje as famílias são atacadas de todas as formas: redes sociais, sites , televisão, etc… O inimigo tem intenção direta em querer destruí-la , pois como disse é um projeto de Deus.

  5. Concordo em gênero, numero e grau!

    A busca pela Restauração se torna uma obsessão é a pessoa não vive! Ou melhor, a pessoa morre vivendo em função disso.

    Quando na verdade, Deus quer relacionar-se conosco por amor, e não por causa de casamento!

    Eu mesmo era um: alienado, fundamentalista, e que acreditava que casamento além de ser indissolúvel (palavra essa que não se encontra nas Escrituras), também era único!

    Até que meus olhos se abriram e escrevi um texto sobre isso, pelo qual peço licença e autorização do autor desse blog para reescrever abaixo?!

    Que Deus te abençoe, e continue trazendo sanidade e luz para os perdidos e amargurados de espirito!

  6. Deus irá Restaurar todos os Casamentos?

    Por Douglas Pereira da Silva

    “Irmão Douglas, a paz do Senhor! Deus irá restaurar todos os casamentos? Não encontrei na Bíblia, qualquer estória de casamento restaurado. Abraços fraternos!”

    Sei que este é o tipo de duvida que causa espanto e pavor na alma dos que buscam incessantemente a Restauração, haja vista crescer cada vez mais o número de pessoas divorciadas, além das altas taxas de segundo matrimonio no meio cristão! Bem, serei franco, honesto e imparcial para responder a sua pergunta!

    NÃO!

    Nem todos os casamentos serão RESTAURADOS, do mesmo modo que nem todos os enfermos serão curados, assim como nem todos serão salvos! Acreditar que Deus irá RESTAURAR todos os casamentos, é uma completa falta de bom senso e investigação bíblico teológica!

    Desta afirmativa, decorre que, jamais reuniríamos condições ou conhecimento para compreendermos racionalmente a mente do Criador (Isaias 55.8-11), isto é, a economia ou administração de Deus excede a nossa capacidade de entendimento!

    Se você ainda acredita que Deus irá RESTAURAR todos os casamentos, considere as palavras de Cristo no texto lucasiano abaixo:

    “Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva. E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro. E todos, na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira.” (Lucas 4:25-28)

    Esquecem-se que Deus é SOBERANO, portanto faz aquilo que quer em sua criação haja vista ser Ele o SENHOR do céu e da terra!

    É fácil aquilatar tal perspectiva, se com bom senso e sensatez, consideramos as seguintes sumulas:

    (1) Não trará glória nenhuma ao nome de Deus;

    (2) A convivência não será benéfica para a pessoa, e para a criação dos filhos;

    (3) Será motivo de vergonha e escândalo para o nome de Deus, pois os ímpios irão blasfemar o nome do SENHOR (Exemplo: “Nossa, ele disse que Deus restaurou, mas no lar vivem em pé de guerra!);

    (4) Não fará o reino de Deus avançar;

    (5) Porque separado e com o lar destruído, a pessoa terá um coração humilde e receptivo ao quebrantamento, para buscar a presença de Deus;

    (6) Porque separado, a pessoa não irá viver sob um jugo de escravidão, comprometendo sua integridade física e emocional;

    (7) etc.

    Há pessoas tão obcecadas pelo conceito de RESTAURAÇÃO, que simplesmente esquecem-se de buscar a Deus por aquilo que ELE É, e não por aquilo que ELE pode fazer! Muitas vezes sob o pretexto de discursos infundados e equivocados biblicamente, com promessas descabidas e profetadas sem precedentes!

    E nisto que deve consistir o nosso cristianismo: Viver pela Fé (Hebreus 10:38), independente se haverá ou não Restauração! A Igreja militante foi chamado por Cristo para um propósito que está muito além de RESTAURAÇÃO de casamento.

    Muitos já me disseram em aconselhamento: Mas Deus fez a promessa, então ELE irá cumprir…

    Será mesmo que DEUS fez a promessa? Nem sempre a promessa, é garantia de que irá se viver tal fato prometido! Sei que é assustador tal afirmação, mas a mesma é bíblica!

    “Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.” (Hebreus 11.13).

    O grande erro das pessoas que buscam a RESTAURAÇÃO, é o de limitar-se apenas em casamento e atribuir toda a felicidade nisso, e depois colocam a culpa em DEUS e vivem em frustração porque a OM está grávida e vai casar com o ex-marido, porque o tempo de espera tem sido longo e nada acontece, etc.

    Isto posto, busque a Deus de um puro e sincero coração, sendo grato por cada dia de vida!

    Reorganize a sua vida, invista em você com novos hábitos, e com atividades lúdicas que lhe dê prazer!

    Espero ter respondido à sua pergunta…

    Deus te abençoe!

  7. Graça e Paz, Sr.Roberto.
    A palavra do Senhor é muito clara sobre casamento e não se baseia em três versículos.

    Quem criou o casamento foi Deus! O casamento não é uma instituição terrena, o casamento é uma instituição divina Deus criou o homem e a mulher, permitindo que deixaram o seu pai e a sua mãe e se tornarão uma só carne. (Gêneses 2: 18-24).
    Se foi Deus que criou o casamento, sendo assim, Deus é testemunha de todo casamento que acontece (Malaquias 2: 14). E no casamento é realizado uma promessa. Prometo estar contigo na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, amando-te, respeitando-te e sendo-te fiel em todos os dias de minha vida, até que a morte nos separe.”
    Em gálatas 3:15 fala sobre a lei da promessa e está claro Irmãos, humanamente falando, ninguém pode anular um testamento depois de ratificado, nem lhe acrescentar algo.
    E o casamento realizado perante um juíz de paz é ratificado duas vezes. A primeira perante os homens geralmente a mulher recebe o nome do seu esposo e troca o seu estado civil de solteira para casada, com registro em cartório e reconhecimento perante o mundo inteiro que são casados e a segunda perante Deus com o ato sexual.
    Então o casamento é um só perante Deus e Ele odeia o divórcio (Malaquias 2: 16).
    A carta de divórcio pode até ser expedida, devido Moisés ter autorizado, mas essa não era a vontade de Deus, não estava na lei de Deus e ao se separar a Bíblia relata que deverá ficar só ou deverá reatar com seu esposo.
    Jesus deixa claro nos próximos versículos que isso não é o desejo de Deus.
    Foi Moisés que deu a carta de divórcio não foi Deus (Marcos 10: 04; Mateus 19: 07).
    A carta de divórcio foi estabelecida por Moisés por causa da dureza do Coração (falta de perdão, traição, agressão, em fim) – (Marcos 10: 5) (Mateus 19: 07-08).
    Portanto o povo esquece que vivemos no tempo da graça, então o correto é perdoar (Marcos 11: 25-26) …
    O próprio Jesus Cristo diz que foi Moisés que instituiu a carta de divórcio, mas que não foi assim desde o princípio, ou seja, não foi assim que Deus fez!!! (Marcos 10: 06 e 09; Mateus 19: 07-08) e (Gêneses 2: 18-24) …
    Os textos de Mateus 19: 07-08 e Marcos 10: 06 e 09 até falam sobre a carta de divórcio, porém hora nenhuma fala que se pode casar-se de novo.
    A resposta se pode casar-se de novo ou não nós encontramos em Romanos 7: 02-03 e 1 Coríntios 7: 10-11…
    1 Coríntios 7: 10-11.
    10 Todavia, aos casados, mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido (e nem o homem da mulher);
    11 se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.

    Romanos 7: 02-03.
    2 Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido.
    3 De sorte que, enquanto viver o marido, será chamada adúltera, se for de outro homem; mas, se ele morrer, ela está livre da lei, e assim não será adúltera se for de outro marido.
    Ou seja, pela maldade, pela falta de perdão, pela dureza do coração até se faz a carta de divórcio, porém não se pode casar-se de novo…
    Casamento só separa com a morte (Romanos 7: 02-03 e 1 Coríntios 7: 39).
    Nada terreno ou humano pode separar um casamento (Mateus 19: 6 e Marcos 10: 9)
    Não existe nenhum texto ou passagem na Bíblia que diga direta ou indiretamente que possa casar-se de novo…
    O casamento só é permitido pra quem é solteiro de verdade, ou seja, que nunca casou e para quem é viúvo… Lembrando que divorciado não é solteiro…
    A Palavra de Deus vai dizer que quem casa com uma pessoa divorciada comete adultério… (Lucas 16: 18 e Marcos 10: 10-12).
    Em relação ao versículo que você citou “Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de PROSTITUIÇÃO, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.” (Mateus 5: 32)
    Nosso vocabulário é muito rico e a tradução na maioria das bíblias protestantes, traduzem como: adultério ou infidelidade, mas no grego existe 2 palavras distintas PORNÉIA e MOICHÉIA.
    PORNÉIA= Quando se fala de prostituição, fornicação, uma pessoa solteira tem relação sexual com outra pessoa sem está casada com ela.
    MOICHEIA= Quando se fala de adultério, uma pessoa casada tem relação sexual com outro fora do casamento.
    Então a exceção é para casais solteiros que vivem juntos, noivos e namorados. Se aplicaria para a situação de José e Maria que estavam noivos e já estavam morando juntos porque a lei dos judeus é diferente das nossas, José não tinha tido relação sexual com Maria e ao descobri que a mesma estaria grávida, ele se afasta dela, porque ele ainda não estava casado com ela, então naquele caso, ele poderia larga, porque ele descobriu que Maria estava grávida e logo pensou que ela teria traído ele.(Lucas 1 26-35)
    Em Deuteronômio 22:13-30 conta as obrigações do casamento e são diversos relatos de situações e em todos a mulher morre caso ela não seja mais virgem, porque o homem está ligado a mulher até que a morte os separe.
    Em número 23:19 está escrito que Deus não é homem para que minta e nem filho do homem para que se arrependa. Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir? E ele não deixou nenhuma dúvida sobre odiar o divórcio, e foi claro que a pessoa pode escolher ficar só ou lutar pelo seu cônjuge.
    Quando Deus nos criou, ele nos deu livre-arbítrio poder de escolha é verdade.
    Amar é uma decisão e sem livre-arbítrio não poderíamos amar. Cada pessoa pode escolher amar ou não amar a Deus, obedecer ou não obedecer a Deus.

    Então quando você escolhe obedecer e lutar pela sua restauração com Deus, em lutar pela libertação do seu cônjuge, você escolhe Deus, afinal você pode está obedecendo a palavra do Senhor escolhendo ficar sozinha.

    E o seu cônjuge ele está sozinho ou está perdido no mundo?
    Se ele está se relacionando com outra pessoa então ele está em adultério e na Bíblia está escrito em 1 Timóteo 5:8 se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente, logo ao desistir do seu cônjuge, você está desistindo de Deus.

    Então eu concordo com você que nem todos os casamentos serão restaurados, não porque Deus não quer, e sim porque as pessoas não querem esperar o tempo de Deus, preferem o imediatismo, preferem desistir.
    “É mais fácil, elas dizem: dói menos.”

    O que me intriga que quando o ser humano vai ao médico com dores no seu próprio corpo ele não pede para o médico, arrancar o seu membro como seu braço, sua perna etc…

    Somente porque está doendo muito, pelo contrário ele luta para ficar com o braço, toma diversas medicações, porém muitas das vezes não funciona, imediatamente e as dores permanecem em seu corpo durante algum tempo até receber a cura.

    Por que o casamento é diferente, já que somos um só corpo com os cônjuges?

    Porque é mais fácil desistir, deserto não são para todos, porque as pessoas gostam de vitimizar, reclamar, murmurar e olhar apenas o defeito do cônjuge, não pensam que elas também erraram, o casamento é destruído por ambas as partes, e pra toda promessa tem o um tempo determinador pelo Senhor.

    Provérbios 16:9 vai dizer que: Em seu coração o homem pode planejar o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos.
    Então não adianta o cônjuge que está longe de Deus dizer que não vai voltar, porque após o Senhor tratar do esposo(a) que está buscando e obedecendo a palavra de Deus Jesus vai tratar e dar um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ezequiel 36:26
    Ambos estão ligados até que a morte os separe e se alguém das partes envolvidas buscam pela sua restauração pessoal, permanecendo fiel a palavra do Senhor e Deus reconhecer um coração puro cheio de amor, paciente, bondoso que não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus próprios interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. Que tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

    Automaticamente Deus concede o desejo de seu coração porque em João 15:7 está escrito se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
    Fique na paz.

  8. Roberto, como eu vou saber se o limite chegou?
    Eu amo meu esposo (que não é casado comigo). Ainda tenho forças pra lutar pela nossa união, mas eu queria viver em paz com ele, não brigando o tempo todo…
    Como eu vou saber se Deus não vai mais restaurar?

    1. Caso você esteja falando de um marido com quem não se casou oficialmente com você, eu creio que não tenho como te dizer como saber se Deus vai restaurar ou não. Acredito que Deus também não te responderá, infelizmente. Se você já tentou algumas e não deu certo, então terá que decidir se aceita ou não essa situação continuar. Lembre-se que mesmo após um rompimento pode haver um retorno futuro. Talvez seja isso que falte para o seu marido cair em si. Claro que isso não garante e pode ser que mesmo após se separar e voltar, ele continue agindo de forma errada e infelizmente tenha de haver um rompimento para sempre. É preciso pensar no porque essas brigas acontecem. Nem toda briga é ruim. Existe injustiça? Essas brigas são causadas por diferenças entre vocês? Tem como os dois aceitarem melhor as diferenças ou se adaptarem um ao outro? Procure ajuda psicológica para você, para ele e para os dois juntos. Talvez possam encontrar mais respostas fazendo isso.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.