É pecado comer carne de porco?

Two eggs sunny side up, bacon, and home fries with cheddar cheese
Creative Commons License photo credit: @joefoodie

“Também o porco, porque tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, mas não rumina; este vos será imundo.”  (Levítico 11 : 7)

“Nem o porco, porque tem unha fendida, mas não rumina; imundo vos será; não comereis da carne destes, e não tocareis nos seus cadáveres.”  (Deuteronômio 14 : 8 )

Muitos se baseiam nos versos acima para afirmar que os cristão não deveriam comer carne de porco, apesar do Novo Testamento nada ensinar sobre isso e de Jesus dizer que nada que comemos nos torna impuros (espiritualmente falando).

“O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.”  (Mateus 15 : 11)

Quando a lei de Moisés falava que algo era imundo, muitas vezes (senão todas) estava apenas dizendo que era algo sujo do ponto de vista físico.

Como na época as pessoas não tinham o conhecimento científico que temos hoje, Deus colocou leis de higiene dentre as leis de Moisés, para que o povo pudesse viver de forma mais saudável.

Assim, a lei chamava a carne de porco e de outros animais de imunda, ao mesmo tempo em que dizia que uma pessoa ficava imunda após fazer sexo, depois de ejacular,durante a menstruação, entre outros:

“E também se um homem se deitar com a mulher e tiver emissão de sêmen, ambos se banharão com água, e serão imundos até à tarde.”  (Levítico 15 : 18)

“Também o homem, quando sair dele o sêmen da cópula, toda a sua carne banhará com água, e será imundo até à tarde.”  (Levítico 15 : 16)

“Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne, estará sete dias na sua separação, e qualquer que a tocar, será imundo até à tarde.”  (Levítico 15 : 19)

Em todas essas leis se dizia que a pessoa deveria tomar banho;provavelmente sem essas leis as pessoas fossem ficar muito tempo sem se lavar e correriam o risco de pegar uma infecção.

Voltando ao porco, creio que a maioria de nós já ouviu falar que a carne do porco deve ser bem cozida para evitar certas doenças.

Creio que talvez seja esse o motivo da carne de porco ter sido vista como imunda na lei, se não for exatamente esse o motivo, deve ser algum outro relacionado à saúde, de acordo com os outros exemplos que observamos acima.

Jesus nunca ensinou nada sobre esse assunto nos evangelhos.Os discípulos também não mencionam isso em Atos, embora tenham mencionado a questão da carne com sangue, dentre as instruções para evitar escandalizar judeus:

“Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.”  (Atos 15 : 29)

Resumindo: não há problema em se comer carne de porco desde que se faça com higiene.Deus não tem nada contra (ao menos nada revelado na Bíblia).

(Visited 559 times, 1 visits today)

6 comentários em “É pecado comer carne de porco?

  1. Os textos que o irmão colocou nessa postagem estão incompletos. Cite também e explique a visão que Pedro teve no Livro de Atos. Observe que mesmo Cristo já tendo morrido há anos, Pedro continuava guardando a lei da distinção bíblica dos alimentos limpos e imundos. E Pedro era um pastor de igreja. Se ele era um pastor de igreja, com certeza ele ensinava isso na mesma, ou seja, a igreja primitiva toda guardava essa lei. Ninguém pode contradizer esse grande exemplo bíblico do NT sobre esse assunto. E não sejamos tolos ou maliciosos de dizer que Deus estava falando diretamente sobre alimentos. Ele estava falando sobre os gentios.

  2. Se Pedro guardava a lei sobre alimentos limpos e imundos era porque ele sabia que a mesma não havia sido abolida por Cristo. Eles não obedeciam à tradições, obedeciam a mandamentos de Deus. Ele disse: “Antes, importa obedecer a Deus do que a homens.” Pelo exemplo de Pedro pode-se concluir que toda a igreja primitiva guardava como Mandamento de Deus o não comer carnes imundas. Carnes sacrificadas a ídolos e sangue, foram proibidos, sim. Mas também a igreja primitiva não comia comidas e carnes imundas. Ele disse: “Nunca comi carnes imundas” e mesmo depois de Deus ter dito na visão que era para ele matar e comer, ele não entendeu isso como Deus estando liberando comer tais carnes.

    1. Interessante a contradição.Vale achar que o julgamento de Pedro dos animais como puros e impuros significava que a lei persistia no nt mas não vale dizer que a visão revela que todos os animais foram purificados.Independentemente de qualquer coisa, Pedro era judeu e estava acostumado com essa idéia de animais puros e impuros, isso não quer dizer que ele ensinava isso nas igrejas, talvez ainda guardasse mas não tem que ter ensinado.Pedro estava em fase de aprendizado também, veja que mesmo sendo “pastor” ele não tinha entendido ainda que gentios pudessem ser salvos e talvez nem ensinasse isso para os irmãos.

    2. A igreja de Jerusalém talvez não comesse carnas consideradas imundas, mas essas coisas que você concorda que foram proibidas foram as únicas coisas da lei de Moisés que os apóstolos mandaram dizer aos gentios para fazer em respeito aos judeus das redondezas.Nada mais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.