Relacionamentos abusivos na vida cristã: reféns da fé?

Relacionamentos abusivos na vida cristã: reféns da fé?

Em 2020 eu escrevi um texto sobre “o cristão e os relacionamentos abusivos” inspirado, em parte, pela polêmica envolvendo o clipe da música A voz de Cassiane que retrata um relacionamento abusivo em que a mulher persiste na relação apesar dos problemas relacionais, na esperança de que um milagre mude o marido, e no final, quando resolve ir embora, ainda cruza com o homem aparentemente “transformado”, o que aparentemente poderia abrir uma brecha para o retorno ao relacionamento que talvez não estaria tão diferente assim na realidade.

Outra motivação para o texto foram os meus diversos textos sobre divórcio nesse blog e a resistência de alguns para aceitar a possibilidade, por pior que esteja a relação.

Neste texto eu deixei o meu endereço do Instagram para quem quisesse falar a respeito e desde então algumas mulheres já entraram em contato comigo contando um pouco de seus dramas desse tipo e tirando algumas dúvidas. 

A última que entrou em contato devido ao texto foi a Kelly, da página do Instagram Casamento com propósito que me convidou a participar de uma live com ela amanhã às 20 horas para falarmos sobre cristianismo e relacionamentos abusivos.

Nesta live tentarei abordar sobre como é possível reconhecer um relacionamento abusivo, qual a razão da maior dificuldade de cristãos de reconhecerem esses relacionamentos, qual deve ser o posicionamento da vítima desse tipo de abuso e quais deveriam ser os posicionamentos dos líderes cristãos nesses casos tendo em vista que muitas dessas vítimas acabam se calando por medo de preconceito ou críticas. Também falaremos da violência psicológica e suas consequências.

Estarei falando da minha fé, mas também de ideias da psicologia, área na qual me formei há mais de 4 anos.

Caso tenham interesse no assunto, participem.

Links dos perfis do Instagram:

https://www.instagram.com/casamentocomproposito2021/

https://www.instagram.com/roberto.online/

Até lá!