A Lei como remendo de pano novo em veste velha

Patches

“Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura.”  (Mateus 9 : 16)

“Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.”  (Romanos 7 : 7)

A bíblia nos diz que Adão pecou e que seu pecado passou para todos os homens (todos os homens se tornaram como roupa velha e rasgada).

“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.”  (Romanos 5 : 12)

Algum tempo depois veio a novidade: a lei de Moisés.

“Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.”  (Romanos 5 : 13)

A intenção real da lei era mostrar o tamanho do pecado do homem, o buraco imenso da roupa velha.

“Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.”  (Romanos 3 : 20)

Aqueles que tentam ser salvos por ela acabaram acabam tendo em si abundância de pecado ao invés de cura , pois a roupa velha nunca terá condições de suportar um remendo novo e assim seu buraco acaba ficando maior.

“Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse…”  (Romanos 5 : 20a)

“Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.”  (Romanos 7 : 7)

“Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto sem a lei estava morto o pecado.”  (Romanos 7 : 8 )

“E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri.”  (Romanos 7 : 9)

“Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.”  (Romanos 7 : 14)

Por isso a nossa única opção de salvação é a Graça que foi estabelecida antes mesmo de Adão pecar, qualquer outra forma de salvação só nos piorará.

“…onde o pecado abundou, superabundou a graça;”  (Romanos 5 : 20b)

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;”  (Efésios 2 : 8,9)

Espero que tenha ajudado alguém a entender. 🙂

Alguma dúvida? 😛

(Visited 222 times, 1 visits today)
Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo. Sou psicólogo formado pelo Instituto de Ensino Superior de Catanduva (IMES Catanduva, antiga FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva. Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento. Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho. Gosto de teologia, sociologia, psicologia, antropologia, política, livros, filmes, música, gibis, jogos e brinquedos, entre outras coisas.

8 respostas para A Lei como remendo de pano novo em veste velha

  1. cursos de teologia diz:
    Rico e abençoado texto!!!

    Um abraço fraternal!!!

  2. Daniele diz:
    Com certeza, as obras da lei não salvam, a lei nos mostra o pecado,mas não provê remédio, o remédio encontramos na craça de Cristo na cruz do calvário, assim, aceitando a Jesus somos salvos.
    Até porque vai haver um julgamento, e não existe julgamento sem leis.
    Mas,mesmo salvos pela graça, não nos dá o direito de adorar outros deuses, tomar o nome de Deus em vão, deixar de guardar o 7º dia (sábado),honrar pai e mãe, matar, roubar, adulterar, dar falso testemunho, cobiçar….
    A graça nos salva, mas não significa que podemos anular os mandamentos “caráter de Deus” inclusive o sábado, que foi criado antes mesmo de haver pecado, lá no éden, onde o homem ainda não necessitava do “descanço de Cristo” pois ainda não havia pecado.
    O sábado não foi abolido e sempre foi e será eterno!
  3. Edimilson Pavon diz:
    ola, roberto seu conhecimento é muito bom, se tivesse que apresentar alguns versos sobre a lei apresentaria todos que vc escreveu, principalmente o final de (romanos 3:20)”PELA LEI VEM O PLENO CONHECIMENTO DO PECADO) se Jesus não tivesse morrido em nosso lugar, estariamos perdidos no pecado,
    se também não escrevesse a lei, não saberiamos o que é pecado, a lei nunca vai salvar ninguem, mas esta escrito não matarás, apenas porque Deus sabe que isso é bom pra cada um de nós, não tem um mandamento da lei, que não seja bom para cada um de nós, Davi escreveu “Desvenda os meus olhos para que eu contemple as maravilhas da tua lei” (Salmos 119:18)poderiamos citar aqui os versos 34, 44, 51, 53, 61, 70, 72, 92, 97, 109, 113, 136, 150, 163, 165, enfim o capitulo 119 todo que é a exelência da lei divina, “ja é tempo, Senhor, para intervires, pois a tua lei esta sendo violada.” (Salmos 119:126)
    se falamos tanto de prazer na lei, que diremos de Paulo? “Porque, no tocante ao homen interior, tenho prazer na lei de Deus.” (Romanos 7:22) “E com todo engano de injustiça aos que perecem, PORQUE NÃO ACOLHERAM O AMOR DA VERDADE para serem salvos. É por esse motivo, pois, que Deus lhes manda a OPERAÇAO DO ERRO, PARA DAREM CRÉDITO A MENTIRA, afim de serem julgados todos quantos não DERAM CRÉDITO a verdade.”(2 tessalonicenses 2:10-13)
  4. NATHAN BARROS diz:
    IRMÃOS NÃO DEVEMOS CONFUNDIR A LEI ( NO CASO JUDAICA ) COM OS DEZ MANDAMENTOS ,
  5. Creatina diz:
    Excelente artigo, e como tu mesmo disseste, Ele nos aceita mesmo sendo pecadores…
  6. Clodoaldo Soares diz:
    Caro senhor Roberto. Entrar no seu blog, só dá alegria e satisfação, pois tudo é bem claro em suas mensagens. Com todo o respeito, tomo a liberdade de postar um curto texto de C.H.Makintoshi sobre a Lei e a Graça: A Lei tem sido às vezes chamada “a expressão do pensamento de Deus, então pergunto, não há nada mais no pensamento de Deus senão “farás isto e não farás aquilo”? Não há graça nem misericórdia nem bondade? Deus não manifestará aquilo que é, nem revelará os segredos profundos desse amor que enche o Seu coração? Não existe nada mais no coração de Deus senão exigências e proibições severas. — Se fosse assim, teríamos de dizer que “Deus é Lei” em vez de dizermos “Deus é amor”. Porém, bendito seja o Seu nome, existe muito mais em Seu coração do que jamais poderão expressar os “Dez Mandamentos” pronunciados no monte fumegante. Se quero saber o que Deus é, devo olhar para Cristo; “porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade (Gl.2.9. abraços na graça e paz do Senhor Jesus Cristo. Clodoaldo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostrar um dos meus últimos posts

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.