Histórias de super heróis como parábolas modernas

Desde pequeno me interessei por super heróis, principalmente os da editora Marvel; adquiri esse gosto através de meu tio que colecionava gibis da Marvel e da DC Comics e me deu alguns, porém, após minha conversão, fiquei meio alienado não somente dos gibis como também de diversas outras coisas que conforme as tradições religiosas seriam “mundanas”, com a compreensão maior, porém, das verdades bíblicas, pude ver que não havia nada de errado nisso e assim voltei a ler quando podia as histórias.

Porém além da diversão, descobri uma outra maneira interessante de se usar os quadrinhos: como parábolas modernas.

Histórias de super heróis são entendidas pela maioria das pessoas e trazem ilustrações que podem ser usadas para ensino bíblico, assim como as parábolas de Jesus eram baseadas no que as pessoas de seu tempo entendiam e serviam a esse fim.

Os primeiros usos de hqs e filmes como parábolas que eu vi foram os do Fernando Passarelli no site Bíblia World Net, depois disso só vi esse tipo de ilustração de vez em quando(infelizmente).

Acredito que seja uma maneira interessante de se levar a palavra a jovens e outros fãs de super heróis sem ser considerado “chato”, eu mesmo utilizei em algumas comunidades do Orkut de fãs de heróis e foram bem recebidos.

Pretendo escrever algumas parábolas baseadas em hqs também e colocá-las no blog e se ficarem legais postarei no meu site.

Se algum de vocês conhece algum outro site além do Bíblia World Net(Atualização: Saiu do ar.Que pena!) que contenha tais parábolas modernas me avise.

Atualização:O Charles e o Filipe me indicaram o site Deus no Gibi que contém várias dessas parabolas.
Vale a pena conferir: www.deusnogibi.com.br/

(Visited 127 times, 1 visits today)
Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo. Sou psicólogo formado pelo Instituto de Ensino Superior de Catanduva (IMES Catanduva, antiga FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva. Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento. Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho. Gosto de teologia, sociologia, psicologia, antropologia, política, livros, filmes, música, gibis, jogos e brinquedos, entre outras coisas.

15 respostas para Histórias de super heróis como parábolas modernas

  1. Po, maneiro, gostei da idéia, cara
  2. Walter Cruz diz:
    De um certo modo, penso que os quadrinhos sejam hoje o equivalente moderno da mitologia, e tem muito a falar. Mesmo.!

    Último post de Walter Cruz:Serviço Público: Somos Um, de Jorge Camargo.

  3. Kelvin diz:
    é uma boa idéia mas sera q é d acordo??
    q dizer os jovens vem a crito por amor e não por “Super herois”
    eles vem por jesus
    ñ q o site ensine o errado!!!!
  4. Carlos Roberto diz:
    Um dos personagens mais marcantes dos desenhos animados, o Pica-Pau, foi criado por Walter Lantz na década de 1940. A primeira versão era muito perversa e psicótica ficando conhecida como Pica-Pau louco, coisa que não mudou muito ao longo destes anos. Ele é um personagem experto, falante e atrevido tendo como marca principal uma gritante e inconfundível gargalhada. O personagem costuma agir sozinho a não ser em alguns episódios que ele aparece contracenado com o seu cavalo Pé de Pano. Mas divertido mesmo é ver ele atormentando Dooley, o vagabundo, que costuma aparecer nos desenhos como um vilão do Velho Oeste. Esperto e trapaceiro, ele leva vantagem em tudo mesmo que seus adversários pareçam possuir todos os poderes do mundo, e para isto ele usa de qualquer artifício que lhe vier à mente.

    Numa época em que os desenhos costumavam passar uma mensagem positiva e educativa, o pássaro quebrou todos os tabus com histórias repletas de menções ao tabagismo, ao sexo e ao alcoolismo, tendo com isto problemas com a censura.

    Fala-se também, que o Pica-Pau foi um deus destronado por Júpiter, pois o seu prestígio remonta a uma época proto-histórica, anterior as civilizações romanas e gregas.

    O Pica-Pau era honrado como um pássaro profeta, porque era a metamorfose do rei Picus, célebre por seus dons de adivinhação. Guiava os viajantes nas estradas e voava para caverna de Remo e Rômulo trazendo alimentos e era ainda o pássaro sagrado de Martes-Ares, deus da guerra. De coadjuvante ele passou a ator principal tendo o seu próprio desenho, no meio da criançada o sucesso é absoluto.

    Heh-heh-heh-HEH-heh!!!
    Heh-heh-heh-HEH-heh!!!
    Heh-heh-heh-heh-heh-heh-heh!!!

    Usei o personagem para mostrar como líderes religiosos estão tratando o evangelho hoje e quais as táticas que estão sendo empregadas para arrebanhar pessoas para dentro de determinadas igrejas. O Pica-Pau é uma ficção criada pela imaginação humana para distrair as pessoas com suas artimanhas e suas peripécias, coisa que ele sabe fazer muito bem. Infelizmente no meio evangélico hoje, a propagação dos pássaros artistas se multiplicaram de tal forma que basta dobrar uma esquina e lá está ele transvestido de Pastor, Bispo, Apóstolo ou Reverendo com uma lábia incomum, persuadindo os incautos a aderirem de corpo e alma as suas armadilhas religiosas. Levar vantagem está estampado em cada propaganda que estes produzem, pouco importa se há ou não verdade naquilo que anunciam, o importante é tirar do povo tudo que for possível em se tratando de dinheiro. O objetivo único é o lucro e quanto mais for depositado no altar, melhor.
    A concorrência que se cuide, pois as táticas são sempre de ataque maciço aos adversários, o poder de solucionar problemas é usado como arma demolidora para derrubar a concorrência. O Pica-Pau é perverso, sujo, sagaz, trapaceiro, astuto e tinhoso nas suas investidas, ele faz qualquer coisa para alcançar os seus objetivos mesmo que para isto tenha que humilhar os seus desafetos. A verdade é que também no meio religioso hoje há muitos picaretas empregando as mesmas armadilhas para conquistar pessoas fazendo-as prezas de suas propagandas enganosas que têm como pano de fundo uma mensagem evangélica pirateada do inferno. Iludem o povo, que desesperados pelas circunstâncias da vida ou por interesses voltados para as facilidades, vêem na prosperidade uma forma de se aproximarem dos caminhos de Deus.

    O Pica-Pau trapaceia sem nenhum sentimento que envolva caráter, ética, honestidade ou algo parecido, para ele o importante é vencer e conquistar a simpatia do publico que enxerga nele um “Super-Herói” que coloca a baixo um a um todos os seus adversários. No meio religioso hoje o que não falta são os trapaceiros, que em nome de Deus, usam de todos os trambiques possíveis para manter o povão aos seus pés mesmo que para isto muitos morram pelo caminho. As técnicas de convencimento são ensaiadas minuciosamente, o poder de persuasão é apurado, a manipulação de massas é treinada com rigor, é preciso ter segurança máxima na transmissão da mensagem para que não paire dúvidas de que tudo está referendado na verdade e que em tudo há a aprovação total de Deus.

    Por trás dos bastidores, as gargalhadas em nada se diferenciam das do pássaro citado no início, pois a certeza de que o ilusionismo alcançou os objetivos propostos está expressa no volume de dinheiro arrecadado e na multidão de desesperados que foram enganados com curas de dores de cotovelo ou de uma dor de cabeça cheia pelos problemas da vida. Para estes os milagres se resumem as migalhas oferecidas em troca de uma grana qualquer, pois só assim, doando alguma coisa, é que terão os seus desejos atendidos. No desenho os fins justificam os meios, o que não é diferente nas táticas usadas em boa parte das igrejas que fundamentam seus ensinos na prosperidade e na vida fácil neste mundo. Para isto vale até exigir de Deus aquilo que se pretende, pois segundo tais líderes, nós temos o direito de cobrar de Deus pela nossa subserviência a Ele.

    A multiplicação dos Pica-Paus está a todo vapor e com certeza não correm o risco de entrarem para lista das aves em extinção, até porque os viveiros estão sendo instalados em todas as ruas de nossas cidades e o dinheiro que é o alimento predileto destas aves não falta já que o preço do milagre é apregoado livremente dentro dos tais criadouros. Vende-se de tudo e em nome do sucesso os incautos investem qualquer quantia para se verem livres das aflições e dos problemas da vida.

    Precisamos abrir uma temporada de caça a estas aves, do contrário elas se multiplicarão de tal forma que combatê-las será uma tarefa impossível e de custo extremamente elevado para o evangelho genuíno e comprometido com os ensinos de Jesus. As munições que estamos usando precisam passar por uma avaliação minuciosa, pois a eficiência das mesmas está sob suspeita ou então precisamos aprimorar a nossa mira, pois estamos errando o alvo que está diante de nós. O poder de fogo do inimigo está superando as nossas forças e se não acordarmos pra esta ameaça, em breve seremos abatidos, humilhados por aqueles que fizeram do evangelho a bandeira para os seus negócios neste mundo.

    Carlos Roberto Martins de Souza
    crms2casa@hotmail.com

  5. Ótima interpretação. Muito legal o post!
    .-= Meu último post blog : Horóscopo e Nanuni Kokoritu =-.
  6. Timótheo diz:
    Uma vez fui em uma igreja, bem do interior do rs, e usaram a história do patinho feio para fazerem a pregação, patético.
  7. francisco diz:
    estou decepcionado pois venho caindo nas armadilhas dos caras de pau .envernizados com óleo de peroba.derrepente eu descubrir que é melhor confiar em jesus cristo do que confiar nos pastores cobradores de impostos se dizem donos de DEUS se você confessar que Jesus È seu Ùnico suficiente salvador tem que dar dinheiro prA ÊLES E AGORA O QUE EU FAÇO…SE JÁ NÃO POSSO CONFIAR NOS PASTORES?… POIS Êles só querem ficar rico, colocar seus filhos nas escolas dos estados unidos,ingraterra, europa meus filhos estuda na escola pública…quando estudo a biblia em mateus 6. Ai eu me pergunto será que estes pastores conhece este capitulo da biblia?… e a gora onde vou congregar pois estou com dificuldade de entrar nuhma igreja com medo de ser assaltado por um deste pastores, em nome de jesus há meu DEus me ajude eu preciso cultuar o seu nome a sua glória o seu poder pois tu és marivilhoso me perdoa ensina-me o caminho pois eu te amo.
    • Jqueline diz:
      Após ter lindo sua msg, percebi o qt vc está ancioso pela verdade e em está servindo ao Senhor.Meu irmão, seu coração sincero te salvará e Deus n vai te deixar órfão. estude sempre a Bíblia cada dia mais e Ore sempre pedindo orientação e vc ouvirá a voz de Deus lhe monstrando o caminho a seguir. Vou orar ´por vc. Leia Exodos 20 . Esse é o primeiro passo para vc encontrar a igreja verdadeira. Q Deus lhe abençoe.
  8. Incrível, eu diz uma busca do google hoje, que me fez parar aqui, exatamente um ano e um dia depois. Eu nem lembrava que tinha comentado, e o mais estranho: eu ia fazer o mesmo comentário que já tinha feito.
    .-= Meu último post blog : O estranho =-.
  9. antonio valdeir diz:
    falou tudo, o nosso pais, está infestado de pica-paus, mas o que não falta e zeca urubu para dar dinheiro.
  10. A ideia é muito boa…se eu achar algum site com certeza eu falarei!!
  11. Roberto diz:
    A atitude é nobre, mas os meios são loucos. Ja pararam pra pensar que a palavra de Deus é que deve ser pregada? O evangelho genuíno de JESUS CRISTO, isso sim deve ser pregado. Hoje em dia não se vê mais o mundo se convertendo a Cristo, mas as igrejas se convertendo ao mundo. Tudo por conveniência. Conveniente para o membro, que pode fazer o que quer (muitas das vezes fora do contexto bíblico); conveniente para a igreja “moderninha” (para não perder as ovelha$$$$), etc…
    Depois do funk gospel, e tantas outras coisas… agora parábolas por HQ’S…
    Sinceramente… como mencionei de início, a intenção é boa… Mas não é o caminho…
    Mudança de vida meus amigos, é isso que Deus quer. Mudança. Em vez de gibis, vamos instruir nossos jovens a lerem a Bíblia Sagrada, palavra de Deus. Ensinar, explicar, apresentar Jesus aos nossos jovens, como ele é, e não através de quadrinhos.
    Capítulos e versículos não me faltam para sustentar o que digo, mas quem conhece a palavra de Deus, sabe do que estou falando.
    Dúvidas, consultar a Bíblia Sagrada.-

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostrar um dos meus últimos posts

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.