Sobre o uso de células tronco embrionárias

Miracle of Creation
photo credit: Orin Optiglot

O uso ou não de células tronco embrionárias é uma questão difícil para se pensar, principalmente entre cristãos (ou não) que creem que a vida começa a partir do momento em que o espermatozoide encontra o óvulo formando o embrião.

Para quem acredita nessa teoria, usar os embriões dessa forma seria uma espécie de “aborto” ou “assassinato”.

Eu, embora creia que a vida possa começar no embrião, penso que a proposta acaba por ser “boa”, já que dá um destino mais nobre aos embriões descartados do que eles teriam se não fossem utilizados.

Os embriões de laboratórios de fertilização não ficam guardados para sempre, se não utilizados serão destruídos; por isso penso que melhor é que se use para pesquisas do que simplesmente se destrua.

Digo isso baseado no sistema que já existe, afinal a lei brasileira permite que existam essas formas de fertilização e são elas acabam condenando mais cedo ou mais tarde embriões a destruição.

É como se escolher entre doar ou não os órgãos de um ente querido que teve morte cerebral, a gente escolhe se vai deixar seus órgãos terem um fim mais útil, ou se preferimos que ele seja enterrado com todos os órgãos.

Não adianta lutar contra essas pesquisas, se fossemos lutar contra algo, seria contra os laboratórios que criam os tais embriões in vitro porque a culpa pela suposta “morte” dos embriões seria deles e não dos que querem pesquisar células tronco.

Seria mais interessante, conforme citado por Geremias do Couto em seu artigo Células tronco:porta aberta para o aborto , estimular a adoção de embriões não usados para evitar a sua destruição ou uso em pesquisas, mas, até que isso se torne uma realidade, acho que continua sendo melhor que sejam usados em pesquisas do que simplesmente sejam destruídos após certo tempo.


A Bíblia não diz quando a vida se origina?

Americana/Wedding: The Preacher
photo credit: babasteve

Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos. Lucas 20:38

O pastor Ciro Sanches Zibordi afirma que a Bíblia diz quando a vida se inicia, mas eu discordo de que os versos citados tenham alguma afirmação real sobre isso, o que se diz é que Deus conhece o homem antes mesmo que haja qualquer vestígio dele, para Deus tanto faz se você nasceu, morreu ou ainda nascerá, “para Ele todos vivem”.

Conclusão

Eu penso que a proposta do uso das células tronco embrionárias seja menos mau do que a perca delas, embora preferisse que esses embriões não precisassem ser perdidos ou pesquisados.

E você, o que pensa acerca deste assunto?

(Visited 43 times, 1 visits today)
Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo. Sou psicólogo formado pelo Instituto de Ensino Superior de Catanduva (IMES Catanduva, antiga FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva. Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento. Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho. Gosto de teologia, sociologia, psicologia, antropologia, política, livros, filmes, música, gibis, jogos e brinquedos, entre outras coisas.

10 respostas para Sobre o uso de células tronco embrionárias

  1. Pingback:Roberto Donizeti via Rec6

  2. Pingback:Roberto Donizeti via Rec6

  3. Phoenix7 diz:
    Fala Roberto, bem… como li de um agnóstico blogueiro famoso esses dias quem defende o não uso das células está querendo que elas vão para o lixo, pois é esse seu destino.

    Muitas eisegeses são feitas, eu pessoalmente gostava do Ciro e um amigo tinha lido “Evangelhos Que Paulo Jamais Pregaria”, até que comecei a perceber em seu blog que suas idéias não eram muito diferente com os legalistas que eu debatia, mas ao menos ele é sincero e bem situado com sua denominação.

    No meu caso acredito que a vida começa quando se aceita Jesus Cristo. Creio que é uma posição poética, mas a mais enquadrada no evangelho do que outras posições, as pessoas tem de entender que há assuntos pelo qual o evangelho não se propôs a discutir e debater.

    Grande abraço!

  4. Pingback:A Bíblia Tem Resposta Para Tudo? « Baptized In Fire

  5. Diego diz:
    Ae vei tudo bem?
    Eu li seu comentarios sobre a células troncos …
    Vi que eu tenho a mesma visão que vc, eu concordo com o uso de celualas troncos,mas por outro lado não é bom a perca de embriões..as vezes eles tem alguma outra coisa util para ciência.

    Foi um prazer lê seu texoquando postar mais so avisar!!!
    T+ Abraço!!

  6. shintoni diz:
    Olá, Roberto!
    Eu administro o blog Duelos Literários (http://duelosliterarios.blogspot.com/) que posta textos de várias pessoas da net e possui a categoria “Duelando Manchetes”, que aborda temas polêmicos. Como a questão das células-tronco é um deles e eu, por acaso, esbarrei com este seu post por aqui, gostaria de saber se posso publicar este seu post no meu blog (com os devidos créditos, claro!), a fim de participar da discussão. Se para você estiver ok, por favor deixe uma resposta no Duelos ou, se preferir, entre em contato comigo pelo e-mail shintoni@terra.com.br.
    Valeu mesmo!
    Abração!

    Último post de shintoni:Tema do Mês de Junho: “A Vida Continua…”

  7. shintoni diz:
    Roberto:
    Este seu texto foi postado hoje no Duelos Literários. Depois, se quiser, passe lá para conferir. http://duelosliterarios.blogspot.com/
    Mais uma vez agradeço a sua boa vontade.
    Valeu mesmo!
    Abração e ótimo final de semana!

    Último post de shintoni:Tema do Mês de Julho: Histórias Fantásticas

  8. Raquel diz:
    Acredito sim que Deus nos conhece desde antes mesmo de nos existirmos ou nao, mas quem deve decidir isso, eu acredito que deveria ser Deus e nao nós, quem somos nós para decidir sobre a vida ou morte de alguem. Matar embrioes para pesquisa não acredito ser correto e muito menos descartalos como ocorre hj.
    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostrar um dos meus últimos posts

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.