Por que é importante estudar a Bíblia e suas orações?

Estudando no bosque

Alfabetização Cultural

Um motivo para estudar a Bíblia é para fins de alfabetização cultural E.D. Hirsch professor de literatura da universidade de Virginia nos estados unidos uma vez respondeu em uma entrevista: “Ser alfabetizado culturalmente é possuir a informação básica necessária para prosperar no mundo moderno”.

Em suma, a Bíblia contém uma riqueza de conhecimento cultural. Referências à Bíblia são encontradas não apenas na religião com suas orações, mas também na arte, música, filosofia, literatura, direito e muito mais. Saber o que a Bíblia diz é uma parte importante da base de todos.

Muitas frases populares e figuras de discurso também encontram sua origem na Bíblia, incluindo ser um bom samaritano, a loucura de deixar o cego guiar o cego, indo além, máximas éticas como “faça aos outros o que você gostaria que fizessem por você.”. A Bíblia é muito importante para a alfabetização cultural.

O que disse?

Outra razão para estudar a Bíblia é aprender o que ela tem a dizer em primeira mão. Se alguém é um defensor ou crítico da Bíblia, ou talvez apenas neutro ou desinteressado no assunto, a história mostrou que Bíblias (não considerando os diferentes nomes) não podem ser ignorada. Considerando que as três principais religiões do mundo – judaísmo, cristianismo e islamismo – tem suas “bíblias”.

Além disso, o recente aumento da crítica hostil à própria Bíblia e à religião em geral também a torna digna de estudo. Às vezes, os críticos nem sempre citam a Bíblia corretamente ou em contexto. Saber o que ela diz em primeira mão e ter algum conhecimento do contexto é útil para entender não apenas os eventos atuais, mas também as ideias-chave que a Bíblia aborda, como a natureza e a existência de Deus, a condição humana, o modelo bíblico de redenção e salvação e ética.

Construção Pessoal

Por milhares de anos a Bíblia tem sido lida não apenas como história e como a Palavra de Deus, mas também como um guia pessoal. Isso, é claro, é uma razão mais significativa para estudar a Bíblia para aqueles que acreditam em Deus, mas a Bíblia também é surpreendentemente rica de informação para aqueles que não acreditam em Deus. É cheio de indivíduos que enfrentam escolhas morais, desafios da vida e, francamente, situações que se aplicam a nós até hoje. Como Paulo escreveu: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;

Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” (2 Timóteo 3:16,17).

A Bíblia está disponível para aprendermos não apenas intelectualmente, mas também pessoalmente e emocionalmente.

Para ajudar os outros

Mas a Bíblia não é apenas para mantermos para nós mesmos como indivíduos. Também é útil ajudar os outros e não me refiro somente a uma oração poderosa. Nós ganhamos séculos de sabedoria e assim podemos ajudar os outros estudando a Bíblia. Provérbios, por exemplo, contêm princípios gerais e ideias para ajudar alguém a viver suas vidas de uma maneira útil e agradável.

Estudar a Bíblia para ajudar os outros não é apenas para ministros, padres ou pastores, mas é algo que todos podem fazer. Sabendo o que a Bíblia diz sobre diferentes tópicos, podemos ajudar os outros em circunstâncias difíceis, incentivá-los e assim por diante.

Jesus

Para os cristãos, a Bíblia culmina no relato do Novo Testamento sobre a vida, ministério, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Cerca de 2.000 anos após a época de Cristo, Sua vida e ministério ainda são relevantes em nosso mundo contemporâneo. Não importa como alguém veja a Cristo, você pode entender ele como messias ou simplesmente uma pessoa que se cita em um livro. É importante ler a Bíblia, para entender o objetivo da mensagem de Cristo isso não pode ser ignorado. Longe de ser um profeta distante ou uma figura irrelevante na história, Jesus Cristo está na base do cristianismo. Particularmente estudar os quatro evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João vai ajudar alguém a obter uma melhor compreensão de Jesus e sua missão.

A Palavra de Deus para nós

Para pessoas de todo o mundo, a Bíblia é a Palavra de Deus para nós. As pessoas inspiradas por Deus registraram as palavras que compõem a Bíblia, comunicando assim o que os teólogos chamam de revelação especial. Em outras palavras, Deus escolheu se revelar não apenas através da criação e da consciência, mas também especialmente através de Jesus e através de Sua Palavra. O estudo da Bíblia, portanto, é algo natural para aqueles que amam a Deus e desejam segui-lo.

Conheça melhor a Deus

Como a Bíblia é a Palavra de Deus, estudá-la é uma maneira de conhecer melhor a Deus. Através de suas palavras, passamos a conhecer não apenas a natureza e os atributos de Deus, mas também entendemos seu plano para cada um de nós. Em um sentido mais amplo, também passamos a conhecer o plano de Deus na história, Sua soberania, Sua providência, Seu amor e muito mais. Há muito que podemos aprender sobre Deus à parte da Bíblia. Mas com isso podemos conhecer melhor a Deus.

Evite o erro

Estudar a Bíblia também nos ajuda a evitar erros teológicos. A Bíblia nos diz: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.” (1 Timóteo 4:16), acrescentando que ” Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.” (Tito 2: 1). Se a Bíblia é nossa autoridade para fé e vida, então as palavras inspiradas que ela contém nos ajudarão a evitar erros. Em um mundo pluralista com muitas ideias religiosas e não-religiosas competindo por atenção, estudando a Bíblia que nos fornece uma base firme. Conhecer a Bíblia também nos ajuda a responder ao erro e perguntas que os cépticos e os outros podem ter sobre ele.

O que vem depois?

Como vimos, estudar a Bíblia é importante por várias razões. A Bíblia não é apenas para teólogos e estudiosos. Pelo contrário, é destinada a todos. Longe de ser um mero livro a Bíblia nos ajuda a ter uma base para entender melhor a vida e aprender a amar.

Autor: José Gomes

(Visited 19 times, 1 visits today)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo. Sou psicólogo formado pelo Instituto de Ensino Superior de Catanduva (IMES Catanduva, antiga FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva. Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento. Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho. Gosto de teologia, sociologia, psicologia, antropologia, política, livros, filmes, música, gibis, jogos e brinquedos, entre outras coisas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostrar um dos meus últimos posts

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.