Ofertar é semear riquezas?

“E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.”  (II Coríntios 9 : 6)

Em 2007 foi divulgada na internet parte de uma mensagem de Silas Malafaia onde ele dizia que a oferta era uma analogia da semente e que quem oferta devia dar como quem semeia, na expectativa de colher.

Segundo a interpretação dele, quem oferta deve esperar colher riquezas espirituais e materiais.

Segundo o verso que citei acima (que aparece num contexto de doação) realmente a doação é comparada a uma semente e há expectativa de colheita.

Mas o que deve motivá-la é o amor.

“Não digo isto como quem manda, mas para provar, pela diligência dos outros, a sinceridade de vosso amor.”  (II Coríntios 8 : 8 )

Além disso, a colheita  não é descrita como um acréscimo de riquezas e sim como uma ajuda no momento de escassez:

Mas, não digo isto para que os outros tenham alívio, e vós opressão,
Mas para igualdade; neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja igualdade;
Como está escrito: O que muito colheu não teve de mais; e o que pouco, não teve de menos.(II Coríntios 8:13-15)

Em outras palavras, convinha que eles doassem e ajudassem os irmãos necessitados porque no momento em que passassem necessidade, e os outros irmãos tivessem condições,eles os ajudariam e assim eles receberiam conforme plantaram.

Quem doa para quem necessita, além de emprestar a Deus, também  semeia para colher no dia da sua necessidade.

Porém não se deve exagerar, pois não se exige de nós (e nem deles o foi) o que não podemos dar.

“Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem.”  (II Coríntios 8 : 12)

Se discorda, comente. 🙂

(Visited 194 times, 1 visits today)
Tags , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo. Sou psicólogo formado pelo Instituto de Ensino Superior de Catanduva (IMES Catanduva, antiga FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura. Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento. Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho. Gosto de teologia, sociologia, psicologia, antropologia, política, livros, filmes, música, gibis, jogos e brinquedos, entre outras coisas.

17 respostas para Ofertar é semear riquezas?

  1. Pingback:Ofertar é semear riquezas? : internet

  2. Lena diz:

    Oi, Roberto.

    Esse texto foi ótimo, porque estou em dias de doação. Eu dõo sempre, mas agora, é uma festa de igreja, (católica). Estou tendo que dedicar muito, saio durante o dia, a noite estou com os pés todos doendo, porque estou pedindo coisas pro almoço, pro leilão,…E estou fazendo com amor, doação, mas sem esperar em troca. Já agradecendo as inúmeras graças que temos recebido na família.

    Gostei muito dos títulos que vi em seu site, voltarei pra ler outras vezes.

    Lena

  3. Pingback:Ofertar é semear riquezas? : teologia

  4. Gostei do Blog e do texto, …, O grande problema com relação a oferta é que os pregadores de nossa geraçaõ tem feito dela, quase que, uma obrigatoriedade monetária, mas penso que a oferta vá muito mais além do que uma disposição mental em abdicar mão de recursos financeiros, ela entra da profundidade do ser humano e faz com que ele despreenda-se de todas as coisas em prol do evangelho da salvação, ofertando a própria vida no sentido maior da existência e isto, de maneira nenhuma, pode se resumir a uma questão meramente monetária, …, deveria transcender a capacidade intelectual e moral de resumirmos tudo em pouquíssimas palavras,por vezes, desprovidas da componente espiritual, para deixar ser mais direto…
    Vlw pelo post, …, me fez refletir sobre a questão…

    Último post de Ricardo Inacio Dondoni:Citação, Andrew Murray

  5. CLAUDIO PIMENTA diz:

    Eu queria discorda ao menos uma vez mas voce nao deixa brexa!!!

    rs!!!!!!!!

  6. Caio diz:

    Porque perseguir um evangelista como o Silas, que em suas cruzadas leva a palavra para todo o Brasil. Se voce nao concorda guarde isso para voce pois suas palavras criticas podem influenciar os novos evangelicos que estao comecando na fe e nao querem entrar nesse joguinho de ego. Creio eu que se Silas fosse tao ruim como a Midia mostra ele nao estaria realizando tantas obras para o Senhor. Quem reclama de dar dizimos ou protesta para aqueles que dao, `querendo abrir os olhos` sao meros materialistas, as coisas de Deus vai alem. Talvez nao seja o dinheiro mais seja o valor que o dinheiro tem na sociedade capitalista sendo `ofertado`. Belo Blog espero que voce esteje fazendo a obra de Deus e evangelizando da sua maneira (como achar melhor).Somos meros servos, ha apenas 1 senhor. (teclado desconfigurado)

    Romanos8 31 39
    Kaio

  7. Marilda diz:

    è verdade que quando alguem nos da uma oferta, não podemos negar?

  8. Pingback:Twitter Trackbacks for Ofertar é semear riquezas? | Blog do Roberto Soares [robertosoares.com] on Topsy.com

  9. Roberto Luiz diz:

    Apesar deste assunto já ter praticamente acabado, venho cooperar com uma posição que edificará a quem acessar este post.
    Existe uma diferença sutil entre DOAÇÃO E arrecadação (no final vou fazer a relação com semear).
    Jesus disse para o rico, devido (também) ao seu relacionamento doentio com o dinheiro, que pegasse tudo o que possuía e desse para os pobres (doação). Ele não falou para entregasse (arrecadação) para a sua sacola (que era administrada por Judas). Quando Zaqueu se rendeu aos pés do nosso Senhor Jesus Cristo, ele se dispôs, voluntariamente, a doar metade do que tinha para os pobres e não entregar para a sacola de Jesus (arrecadação).
    A arrecadação tinha um propósito específico. Quando Paulo arrecadou dinheiro, em Antioquia da Síria, foi para ajudar os irmãos pobres de Jerusalém.
    Hoje não se fala de doação e sim arrecadação e os propósitos não estão alinhados, na maioria das vezes, aos propósitos da Palavra de Deus. A arrecadação se apossou do sentido sofismático de semear. Os líderes fazem seus discursos para que semeiem (dando dinheiro no momento da arrecadação) e não falam do propósito que deveria ser correto que é a doação para quem não tem o sustento e com que se cobrir.

  10. João Marcos Batista diz:

    Concordo!
    Alguns usam a Palavrapara deturpar a verdade!
    Deus abençoe.

  11. Oferta é algo que você dá sem esperar nada em troca, é como se você presenteasse alguém (acredito que ninguém faz isso esperando receber um presente tão bom quanto o que deu). É isso.

  12. RENATO diz:

    AMEI VCS,POIS APRENDIR MUITO HOJE SOBRE DOAR,JA TINHA UM CORAÇÃO E MÃO ABERTA PARA A OBRA DE DEUS,AGORA ENTÃO,MANDE PARA MIM O MAXIMO DE ESTUDOS POIS EU AMO APRENDER COM QUEM SABE,BJS

  13. Cassandra diz:

    I apeptciare you taking to time to contribute That’s very helpful.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.