Lições do filme Todo Poderoso

Na época que o “Todo Poderoso” foi lançado, eu e muitos crentes da época, pensávamos que fosse um filme que tivesse o intuito de zombar de Deus e esse foi um motivo para que eu não tivesse vontade de assistir. Porém, um dia um amigo me convidou para assistir e eu fui para “analisar” ele. Após ver o fim do filme, vi que, na verdade, ele ensina uma grande lição e que quem é zombado é o homem e não Deus. É o homem (ainda que com grandes poderes e responsabilidades) que aparece como o grande bobo em contraste com Deus que está acima dEle. Além dessa lição básica de que o homem não tem capacidade para dirigir sua vida e a dos outros, percebi pelo menos mais duas lições que queria deixar aqui:

Se realmente pudéssemos determinar ao invés de orar seria trágico
Sim, o que Bruce faz durante o filme todo é determinar, ele não pede a Deus porque está com o poder, porque crê que tudo o que disser será feito e que isso será bom; no entanto ao determinar que tudo seja como quer, percebe que nem tudo o que quer acaba sendo realmente bom.

Isso nos mostra que:

  • O que Deus permite em nossa vida de bom ou mal acaba sendo para nosso bem, mesmo que não entendamos no momento;

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8 : 28 )

  • Não sabemos o que pedir corretamente, por isso nem em tudo somos atendidos conforme queremos;

“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” (Romanos 8 : 26)

“Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.”

(Tiago 4 : 3)

Oração sem sinceridade não vale

No fim do filme, quando Deus lhe pede para orar, Bruce repete uma oração que pensa ser “boa”e pergunta se a oração foi “boa”, ao que Deus lhe responde que ele tinha de ser sincero e orar pelo que realmente parecia importante para ele. A segunda oração de Bruce é uma oração sincera e sem enfeites e essa agrada a Deus. Isso nos mostra que:

  • Oração que consiste somente em repetição de palavras, mas que nem se pensa no que está falando, pode valer como discurso perante os homens, mas perante Deus não vale nada, é preciso orar a Deus com sinceridade.

“E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.” (Mateus 6 : 7,8 )

Bom isso foi o que enxerguei e me lembrei de postar, se vocês tem mais o que dizer sobre o filme, participem comentando ou escrevendo algo sobre isso também.

Que o Senhor nos ajude a ouvir Sua voz através de todos os meios.