João Batista maltratava pecadores?

 

João Batista pregando

“Dizia, pois, João à multidão que saía para ser batizada por ele: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir?” (Lucas 3 : 7)

Hoje em dia, muitos se utilizam da pessoa de João batista como desculpa para a forma agressiva como tratam as pessoas, pois, segundo eles, João também agia assim.
Para quem lê o verso acima de forma isolada, pode parecer que realmente João agia assim, porém para quem conhece o NT como um todo, não haveria lógica em agir assim, já que o próprio Jesus não maltratava os pecadores, mas apenas repreendia os que eram hipócritas.
Jesus não aparece repreendendo severamente prostitutas, embora estivesse muitas vezes com elas por perto.

Ele não repreendia assim, pois para ele o pior não era a pessoa ser doente e sim se dizer curada não sendo.
Quem sabe que é pecador não precisa ser maltratada só por isso, mas os hipócritas sim devem ser repreendidos mais severamente.

É mais fácil citar exemplos de Jesus que de João, pois de Jesus há mais relato, mas quem continuar lendo os evangelhos achará na verdade para quem João enviou a ofensa “raça de víboras”

“E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?” (Mateus 3 : 7)

Mais do que isso, ele demonstra que a ofensa foi por causa da hipocrisia de se acharem melhores do que os outros pecadores por serem “filhos de Abraão”.

“Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;
E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão.”(Mateus 3 : 8,9)

Portanto João não maltratava pecadores assumidos e sim pecadores que se consideravam melhores que os outros, principalmente lideres.

A igreja evangélica inverteu isso, deixando salvo de repreensão os lideres e maltratando os pecadores assumidos, as prostitutas, os homossexuais e etc.

Inversão dos valores do evangelho!

Quem assim faz não é como João e sim como os fariseus.

“E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.” (Lucas 15 : 2)

Que Deus nos faça crescer na graça e no entendimento.

(Visited 78 times, 1 visits today)
Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo. Sou psicólogo formado pelo Instituto de Ensino Superior de Catanduva (IMES Catanduva, antiga FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura. Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento. Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho. Gosto de teologia, sociologia, psicologia, antropologia, política, livros, filmes, música, gibis, jogos e brinquedos, entre outras coisas.

Uma resposta para João Batista maltratava pecadores?

  1. Anonymous diz:

    Concordo plenamente com vc!
    Existe pessoas que ainda ñ são convertidos em Cristo Jesus,e se jugam melhor que os outro,existem pessoas que pegam versiculos isolados para destorcer e confundir os fieis.Jesus nos ensinou a amar os pecadores e a biblia nos diz em 2Crônicas6:36b “que não há homem que não peque” e ainda nos aconselha ” pra todo aquele que pensa que está em pé, tome muito cuidado pois pode cair” 1Coríntios10:12…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.