A igreja pode expulsar membros?
Excluir membros de igrejas é uma prática real e nem sempre há a preocupação de saber se a Bíblia aprova ou não tal prática.
Como muitas vezes se crê que Deus quer de sua igreja obediência a diversas ordens, se não há obediência a essas ordens, então se considera natural que tal pessoa receba punições e possa até mesmo vir a ser excluída da igreja em algum momento.
Existe base bíblica?
A base bíblica que alguns usam é um trecho de carta onde Paulo fala de um membro que havia cometido incesto (feito sexo com a mulher do seu pai) e manda que ele seja expulso da comunhão ou “entregue a Satanás”:
Por toda parte se ouve que há imoralidade entre vocês, […], a ponto de alguém de vocês possuir a mulher de seu pai. […] Não deviam[…] expulsar da comunhão aquele que fez isso?
Quando vocês estiverem reunidos em nome de nosso Senhor Jesus, estando eu com vocês em espírito, estando presente também o poder de nosso Senhor Jesus Cristo, entreguem esse homem a Satanás, para que o corpo seja destruído, e seu espírito seja salvo no dia do Senhor.[…]
Já lhes disse por carta que vocês não devem associar-se com pessoas imorais.Com isso não me refiro aos imorais deste mundo, nem aos avarentos, aos ladrões ou aos idólatras. Se assim fosse, vocês precisariam sair deste mundo.Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer. Pois, como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro? Deus julgará os de fora. “Expulsem esse perverso do meio de vocês”.
Essa passagem provavelmente é a única no novo testamento que fala de excluir um membro. Não há outra similar, exceto talvez passagens do antigo testamento em que poderia haver exclusão ou morte por causa de alguma transgressão. Eu acredito que essa passagem apenas exemplifique uma prática humana que foi praticada por Paulo, mas que não necessariamente são um bom exemplo do que a igreja deva praticar. Suspeito até que Paulo tenha feito isso de cabeça quente e depois tenha se arrependido ao saber das consequências do que sugeriu e por isso tenha escrito isso na carta seguinte:
Se alguém tem causado tristeza, não o tem causado apenas a mim, mas também, em parte, para eu não ser demasiadamente severo, a todos vocês. A punição que lhe foi imposta pela maioria é suficiente. Agora, pelo contrário, vocês devem perdoar-lhe e consolá-lo, para que ele não seja dominado por excessiva tristeza. Portanto, eu lhes recomendo que reafirmem o amor que têm por ele.Eu lhes escrevi com o propósito de saber se vocês seriam aprovados, isto é, se seriam obedientes em tudo.Se vocês perdoam a alguém, eu também perdôo; e aquilo que perdoei, se é que havia alguma coisa para perdoar, perdoei na presença de Cristo, por amor a vocês,a fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções.
Você acredita que Paulo tenha se arrependido? Deixe seu comentário.
Na igreja onde sou o pastor não tinha jeito devido o ciúme intenso de uma irma ao ponto de trazer brigas e rebelião tive que convidar a pessoa a se retirar para não ocasionar uma confusão maior
Existem sim casos raros onde a pessoa não quer se arrepender. É um tipo de semente do maligno. Claro que Paulo sabia que o incesto poderia ser perdoado por Jesus, todavia, esse não é o foco. O foco da restauração de um pecador é o arrependimento. Claro que existe distinção total entre as duas passagens apresentadas pelo comentarista acima. Se Jesus disse para considerar aqueles que não se arrependem como pagãos, quem somos nós para determinar que continuem no nosso meio? Nem tudo nas escrituras deve ser analisado pela intuição de textos isolados. Exatamente por isto que o Espírito institui mestres, para que possam ser consultados quanto ao conhecimento mais global do que dizem as escrituras. A verdade é que a maioria dos que ensinam hoje não buscaram se preparar, ou somente seguem passos de outros que nem tem chamada para o mestrado.
Não concordo com pastores que expulsam membros da igreja , para mim quem faz isso e igual aquelas pessoas que queriam atirar pedras naquela mulher que Jesus salvou , satanás está aí tentando todo mundo e as vezes os mas fracos acabam caindo na armadilha dele , aí o pastor expulsa a pessoa da igreja ,ou seja entrega a pessoa para o diabo fazer a festa , jesus não faria isso , jesus lutaria por essa alma até o fim
Gostaria de saber em q ocasião pode expulsar um membro,
Constantemente criando Confusões na igreja, impedindo a obra de ir pra frente e mesmo depois de de varias disciplinas e advertências a pessoa não querer e nem se esforçar pra mudar. Então para preservar a comunhão plena e o andamento na progressão da obra de Deus, acho sim conveniente convidar a se retirar. Penso que há limite pra tudo.
Só uma pergunta?
De quem é a igreja?
De Cristo ou dos homens?
Quando uma pessoa quer viver na prática do pecado e não se arrepende e não quer uma mudança de vida e ainda tenta influenciar muitos a errar também, existe outras situações também como confuseiros que só querem tumultuar e jogar uns contra os outros, enfim um agente de satanás querendo destruir a igreja ,o Pr tem autoridade para pedir sua retirada do rol de membros, nunca de proibir de estar dentro do templo.
Irmão, a paz. Esse não é o único texto no NT que fala sobre exclusão. Jesus em Mt 18.15-17 ensina como tratar um irmão pecador. Primeiro o chamamos em particular. SE ele não se arrepender, exponha a igreja. SE ele não se arrepender, “trate-o com pagão ou publicano”. Ou seja, a comunhão deve ser sempre preservada enquanto houver temor. Quando o pecado se torna obstinado, não dá para haver comunhão cristã, pois Deus é santo. É nesse contexto que Paulo provavelmente está falando em não se associar a quem se diz cristão e VIVE OBSTINADAMENTE NO PECADO. O contexto da segunda carta aos Coríntios, provavelmente pressupôe o arrependimento para o perdão mútuo. Não há contradição entre 1 Co 5 e 1 Co 2.
Outra coisa, dizer que Paulo errou nesse texto foi muito temeroso. Foi um juízo de valor sobre a inspiração divina. Cuidado irmão.
E como é que Jesus tratava e mandava tratar pagãos e publicanos?
Somente em último caso, depois de um chamado ao arrependimento , uma vez,e duas vezes, acompanhado por testemunhas,que amorosamente exortam o irmão , e tentam reconduzilo a justiça, e não acontecendo isto, então a igreja de maneira soberana julga e sentencia como gentio e publicano. MT 18:15-17
O meu pastor expulsou um casal da igreja, porque o casal estava colocando mensagem ofensivas no estatus do ZAP,e isto estava causando ansiedade e doenças na esposa do pastor.oq vcs acharam dessa decisão do pastor?
Ofensivas contra a mulher dele? Contra a igreja? Ele tentou alguma outra atitude antes dessa?
Eu acho que o pastor tinha que chamar a esposa e o casal,e procurar saber o porquê que as mensagens estavam mexendo tanto,com a esposa dele.porque eu acho que pastor nenhum tem o direito de interferi na vida privada de nenhum membro.se ela se sentia tão mal com as mensagens, então tinha rabo preso
Aonde está na Bíblia escrito que jesus manda os pastores se retirar das ovelhas desobediente ?
Nessas horas o Estatuto ou o Regimento Interno da igreja não deve ser consultado? Qual a autorizado que tem o pastor de tomar uma decisão tão séria dessa sem consultar ao menos a diretoria?
A paz do senhor, excluir uma obreira da igreja sem direito a defesa é correto? depois de ser acusada de falar do pastor através de áudio, todos tem direito a defesa ou não?
Universal né ? rsrs se for, excluem mesmo basta falar qualquer coisa do pastor ou da igreja
O mundo tá cheio de formadores de opinião e pouco temor a Deus muitos querendo só ser amado mesmo permanecendo no pecado e tá tudo certo né?bem então façam as suas escolhas céu ou inferno onde querem passar a eternidade? Porque Deus ama o pecador mais abomina o pecado
Meu pai foi expulso, ele é narcisista com nível de crueldade (nem imaginam o que eu já passei, tenho dificuldade em perdoar, mas Deus me ajudará) enfim, ele é extremamente manipulador e para passar uma imagem de ‘bom homem” fala para as pessoas que é crente, mas na p´ratica é tudo fingimento, enfim ele por um bom tempo conseguiu enganar as pessoas na igreja (em casa era o demônio) até que um dia ele foi dar ”lição de moral ” isso mesmo kkk no pastor e disse na cara dele que não concordava com várias coisas na igreja e queria ser líder para colocar as pessoas no lugar delas, nessa altura o pastor já nem aguentava ele e falou que a partir daquele dia ele não era bem vindo.
a igreja é de Deus e a obrigação de qualquer lider é orar e Deus vai fazer o que tiver que ser feito, o problema é que hoje nenhuma igreja que ter trabalho; é mais fácil colocar pra fora.
Estou vivendo isso, minha igreja esta a cada dia maos vazia, já conversei, fui apurar sobre calúnias e fofocas, já ouvi muitas difamações ao meu respeito e também erros que cometi.
Mas o que tenho feito, orado e pedido a misericordia de Deus e ele que é o dono da obra vai fazer o que é certo enquanto isso eu faço obra, se tiver que saiar alguém quw seja por suas próprias pernas.