Há verdades que não devem ser expostas

Mayita baño de tina
Creative Commons License photo credit: Toronja Azul

“O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto.”  (Provérbios 11 : 13)

Gosto de assistir ao programa Nada Além da Verdade do SBT mas não acho seguro participar dele.

Isso porque o programa acaba sempre revelando algo que aos ouvidos de outros soará mal.

Alguém poderia perguntar:qual é o problema de determinada verdade vir a tona?

O problema é que nem todos estão preparados para ouvir certas verdades.

Um exemplo básico disso é que desde que nascemos recebemos a ordem de esconder uma de nossas verdades essenciais:nossa nudez.

Sim, pois, se fôssemos pessoas que prezássemos a verdade acima de tudo, andaríamos naquela que é a nossa aparência verdadeira; mas não o fazemos porque a maioria das pessoas não está pronta para vê-la.

Vestimo-nos por causa da fraqueza da maioria.

Mas esse texto não é sobre nudismo(no futuro espero escrever algo a respeito).

Só ilustrei como naturalmente cremos que certas verdades devem ser escondidas desde que isso seja para o bem de todos(ou da maioria).

Além disso, o Evangelho diz que devemos nos preocupar em não agir de modo que escandalizemos os fracos, mesmo que sejam minoria.

“Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize.”  (I Coríntios 8 : 13)

Quando eu creio que posso fazer algo mas me privo de fazê-lo, a fim de não escandalizar ao próximo, eu estou automaticamente escondendo determinada verdade minha dele porque ele não a pode suportar ainda.

Falar a verdade pode ser sempre licito, mas nem sempre nos convém.

Ter uma vida que seja como “um livro aberto” pode parecer bonito mas, na prática, traz muitos problemas no convívio com aqueles que não estão prontos para ouvir qualquer coisa.

Acredito que quem atinge certa maturidade na fé pode ouvir e ver de tudo(ou quase tudo) sem se escandalizar, mas a maioria não é assim…

Você se considera sincero?Faça o Teste de Sinceridade e depois comente o seu resultado aqui.

(Visited 77 times, 1 visits today)
Tags , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo. Sou psicólogo formado pelo Instituto de Ensino Superior de Catanduva (IMES Catanduva, antiga FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura. Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento. Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho. Gosto de teologia, sociologia, psicologia, antropologia, política, livros, filmes, música, gibis, jogos e brinquedos, entre outras coisas.

13 respostas para Há verdades que não devem ser expostas

  1. Texto bastante reflexivo…

    E eu bem que preciso de vez em quando ler algo do tipo, embora hoje em dia eu já seja beeeem mais moderada, digamos assim.

    Paradoxalmente discreta e conveniente em determinadas situações (por causa da educação, né?) mas de natureza extremamente transparente e espontânea, eu “peco” por não me escandalizar com absolutamente nada e por isso esqueço de vez em quando que os outros podem não ser assim.

    Se bem que, depois da minha conversão eu fiquei mais “amadurecida” quanto a isso, sem contudo perder a minha essência. Deus me livre rss

    Por outro lado sou muito mãezona, muito carinhosa, cuidadosa, zelosa, daí não ofender com esse meu “sincericídio” acionado 24 hs rss

    Veja o meu resultado de teste:

    “Sinceridade à flor da pele
    Você não tem papas na língua. Quando viu, já falou mal da roupa da amiga, o jeito esquisito do chefe, tudo sem querer. Não é por maldade que faz essas coisas, mas acaba sempre chateando alguém. Você tem de aprender a ter mais jeitinho para expressar sua opinião”

    E quando alguém mais melindrosa se chateia as coisas se esclarecem e acabamos dando boas risadas.

    Se bem que tem situações que pedem para eu ser o que minha natureza grita rss
    como quando uma vez eu estava em solenidade militar (daquelas bem cerimoniosas mesmo grrrr!)e uma repórter bajuladora foi me apresentar à esposa do comandante assim” essa é a esposa de fulano de tal” Eu quase a interropendo, dei um sorriso de orelha a orelha e disse: não, ela está enganada, eu sou só Regina mesmo. Apertei a mão da mulher, pedi licença e saí.

    Hoje eu não faço mais esse tipo de coisa rsss quer dizer, muito pouco. 🙂

    Quanto a fofoca eu abomino. Prefiro que me diga na lata, como eu faço.

    Enfim, vivendo e aprendendo…

    Valeu!
    .-= Meu último post blog : Somos a nação abençoada?! =-.

  2. “Sincero, pero no mucho.
    Você tenta dar o seu recado. Diz o que pensa, mas se percebe que machuca alguém com a verdade, já emenda uma frase para amenizar o baque. Seus amigos sabem que podem confiar em uma opinião sua. Você sabe dizer o que pensa sem ferir a vaidade do outro.”

    Efésios nos diz para falarmos a verdade em amor, porque até a verdade dita sem amor já é uma mentira… 😉
    .-= Meu último post blog : E o Verbo se fez carne =-.

  3. Caro irmão em Cristo!

    Com base em alguma experiência de vida e só pra dar um toque aproveitando a oportunidade, meu teste pessoal de sinceridade inclui:

    Em primeiríssimo lugar, errar (não propositalmente ou por maldade) e ter uma consciência que acende a luz vermelha e nos traz de volta para O Foco. – o nome disso é reverência.

    Repudiar máscara de santidade que passa reputação de falso piedoso.- o nome disso é humildade

    Fugir do achismo que diz que reprimir emoção é ser calmo – o nome disso é mente sã

    Não confundir domínio próprio com “controle”- o nome disso é liberdade

    Nunca acreditar que agir com moderação é ficar em cima do muro – o nome disso é decisão.

    Não confundir assunto “espinhoso” com discussão – o nome disso é paz.

    Recusar “passar a mão na cabeça” por melindre/meninice – o nome disso é disciplina.

    Falar da roupa da amiga, ela perguntando e sendo pra ela mesma – e dependendo da forma como se diz – é sim, um ATO DE AMOR; já dizer que tá linda só pra agradar é pura falsidade.

    Enfim, falar a verdade com amor/em amor mescla pitadas de acidez, brandura, silêncio… Depende das circunstâncias- o nome disso é sabedoria.

    Deus te abençõe!
    R.
    .-= Meu último post blog : ÁGUA da VIDA ou água dá vida? =-.

  4. Verdade seja dita, muito propício seu comentário Regina. Lembremos sempre que Jesus olhou para o jovem rico e o amou antes de tudo. Que Deus tenha misericórdia de todos nós.
    .-= Meu último post blog : E o Verbo se fez carne =-.

  5. Charles diz:

    Sinceridade à flor da pele
    Você não tem papas na língua. Quando viu, já falou mal da roupa da amiga, o jeito esquisito do chefe, tudo sem querer. Não é por maldade que faz essas coisas, mas acaba sempre chateando alguém. Você tem de aprender a ter mais jeitinho para expressar sua opinião.

    Mas sério.. odiei o questionário.. eu pular a cerca? Ah… esse questionário não me conhece…
    .-= Meu último post blog : Palmeirenses também tiveram infância… =-.

  6. Júnior Bocelli diz:

    Roberto,

    Jesus diz que a Verdade de suas Palavras teriam o poder de libertar o indivíduo que lhe desse ouvidos. Isso significa que devemos andar em Verdade, dando razão a ela e nunca trair a nossa consciência. Ele não disse para sairmos por aí envergonhando nossos irmãos e falando tudo o que pensamos sobre tudo, como você disse, não é assim que a Sabedoria nos ensina.

    Na verdade o Poder libertador da Verdade, e que é o poder da Palavra viva de Jesus, é o poder que ela tem de discernir espíritos e fazer as pessoas se enchergarem, daí Tiago ter dito que “o homem que ouve o Evangelho, mas não pratica, ser igual ao homem que contempla sua face num espelho e logo se esquece dela.”

    Gostei do post. Parabéns.
    Júnior Bocelli

  7. A letra de Renato Russo diz: ‘É só o amor que conhece o que é verdade’. Talvez devessemos dizer: ‘É só a verdade que conhece o que é o amor’
    .-= Meu último post blog : Quem são os justos? =-.

  8. Obrigado pelos comentários, manos, foram muito ricos.

    Meu resultado foi igual o do Walter.

    Em geral tendo a falar a verdade menos do que deveria(dependendo do contexto, há alguns contextos em que falo até demais)e tenho tentado corrigir isso.

    Abraços. 🙂

  9. Pingback:Devemos comemorar o natal? | Blog do Roberto Soares

  10. Presidente Prudente diz:

    Bom eu acho que deve ser analisado se essa verdade vai ajudar ou nao.

    Se for uma coisa que nao vai fazer muita diferenca entaum podemos deixar,mas se for uma verdade que precisa ser revelada,entaum tera que ser dita.

  11. Interessante,gostaria de ver algumas personagens do mundao gospel naquela cadeira
    Silas,valdomiro,macedo,soares! calma roberto o cara e teu chara mas nao e tu nao!kkkk ,caio entre outros
    .-= Meu último post blog : IDÉIA BRILHANTE! GRANDE PROPOSTA! DE UM CASAL DA UNIVERSAL =-.

  12. João Souto Filho diz:

    Verdades que não devem ser ditas mas omitidas porque não faz bem. Alguém pegunta e a ética onde fica? Pois bem, para alguns que são legalistas ou puritanos na linguagem de Jesus hipócritas e por Ele condenado. Esses confundem as seguints palavras: “Mentir” e “Omitir” essas palavras não são sinônimas e nem tem o mesmo valor semântico. Eu aprendi muito com esse texto. Também já tive problemas, não por desiquilíbrio mas propositadamente. Mas hoje penso mais do que antes para falar aprendi guiardar sigilo das coisas. Bem pensei que esse texto foi em virtude de uns textos que escrevi em “Presbiterianos on line” O que eu não gosto é de ler coisas que não verdades e que são colocadas como verdade mas que não suporta uma análise mais aprofundada. Parabéns pelo site

  13. Pingback:Tweets that mention Há verdades que não devem ser expostas | Blog do Roberto Soares -- Topsy.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.