Globo mostra as duas caras dos crentes em novela

Edivânia e alguns dos seus seguidores

Ao contrário de grande parte dos evangélicos, que só enxergam a cena da novela duas caras exibida no dia 12 como perseguição da Globo, eu enxerguei nela uma boa ilustração sobre as duas caras do povo crente.

O lado fanático e ignorante do povo é representado por Edivânia (ainda que de forma exagerada) e o lado mais bíblico e normal, representado pelo pastor Ezequiel (substituto do pastor Lisboa ).

A cena embora seja exagerada (me fazendo lembrar países muçulmanos e idade média) , expressa muitos pensamentos reais que existem entre os evangélicos, como a visão distorcida de que pecados sexuais são mais graves do que todos os demais existentes e que crente não tem pecado.

Pastor Ezequiel


Por outro lado, o pastor Ezequiel tentava acalmar a multidão mostrando que a intromissão não era um atitude cristã e que todos estamos debaixo do pecado, não podendo ninguém se achar mais justos do que os moradores da casa.

Abaixo comentarei trechos em especifico que me chamaram a atenção:

O filho do diabo traiçoeiro

Quando avisada de que Dália (uma das pecadoras que o povo tenta destruir) está grávida, Edivânia diz que o bebê dela foi gerada pelo diabo e acrescenta que “o diabo é traiçoeiro”.

Quando ouvi esse discurso de Edivânia, lembrei de uma lenda evangélica que ouvi de que a filha da Xuxa teria sido gerado pelo diabo e não por homem algum. 😀

Já esse termo “o diabo é traiçoeiro” ou “o inimigo é astuto” embora verdadeiro, é muito usado como fuga quando alguns evangélicos não tem argumentos e mesmo assim acham que tem algo ruim por trás de alguma coisa.

“Quem não tiver pecado atire a primeira pedra”

Essa cena assemelha-se com o contexto original do verso, mas mescla-se ao sentimento de justiça própria e loucura de Edivânia, que faz com que realmente ele atire a pedra. 😀

A satisfação de Edivânia com o castigo dos infiéis

A cena que mostra Edivânia satisfeita com o castigo dos personagens também não é um pensamento tão distante da realidade, muitas vezes vemos crentes satisfeitos pelo simples fato de que uma tragédia castigou “infiéis”, como no caso do vôo da Tam (que alguns evangélicos chegaram a dizer que foi por haver passageiros homossexuais) ou no Tsunami, quando disseram que o país foi punido por causa de sua libertinagem.


A cama imunda, antro de pecado

Antes de esfaquear a cama, Edivânia a chama de “antro de pecado” o que me fez lembrar o pensamento de alguns evangélicos que se num lugar se faz algo errado, o lugar se torna “imundo” (motel, por exemplo) ou se se usa um objeto para um pecado esse objeto também se torna imundo (pensamento muito divulgado por Rebeca Brown).

Que possamos refletir nessas cenas e nos avaliar como cristãos .

Quem ainda não viu clique aqui e aqui.

“Examinai tudo. Retende o bem.” (I Tessalonicenses 5 : 21)

(Visited 293 times, 1 visits today)

14 comentários em “Globo mostra as duas caras dos crentes em novela

  1. A religião não quer dizer nada. O que fala mais alto é o caráter, a índole de cada um. Já conheci excelentes pessoas, que seguiam religiões diferentes; e também já conheci pessoas de mau caráter que andavam com Bíblia debaixo do braço e/ou outras que não perdiam uma missa na igreja.

    Quando vi essas cenas na novela, pensei a mesma coisa, achando que a globo tinha pegado pesado na parcialidade (o que não seria novidade vindo dela), mas depois cheguei à mesma conclusão que você.

    Bruno Alves’s last blog post..Arte de Dave McKean para novo livro de Neil Gaiman: The Graveyard Book

  2. Pingback: Roberto Donizeti via Rec6
  3. Pingback: domelhor.net
  4. Apesar de odiar novelas, odiar mais ainda a Rede Globo e não assistir essa porcaria, posso dizer que seu post ficou excelente 😀

    Terramel’s last blog post..Como usar o Google para achar e baixar CD’s e mp3

  5. Eu, assim como você, não concordo com os que se sentiram ofendido.

    Eu não assisto novela e nem mesmo me coloco diante de uma TV há muito tempo, mas estou a par de tudo o que tem acontecido e de toda a repercussão em cima da novela Duas caras e de sua personagem Edivânia.

    Sem dúvida, com o núcleo evangélico de Duas Caras, Aguinaldo Silva foi mais ousado que qualquer outro noveleiro da Globo ao abordar esse tema delicado. No entanto, temos que lembrar que ele não é totalmente parcial; pelo contrario, além da ala de “crentes do mal” – os fanáticos liderados por Edivânia, que usa cabelão, saia comprida e Bíblia embaixo do braço – o autor criou uma ala de “crentes do bem”, de atitude moderada e respeitável.

    É notório que a Globo tem a antipatia de uma parcela dos evangélicos – e vice-versa. Mas, temos que deixar essa mania horrível de perseguição. Já cansamos de ver católicos sendo mostrados como radicais em várias outras novelas, – Tieta, por exemplo -, e não lembro de ter causado nenhuma “revolta”.

    Vamos parar de besteira e viver e pregar o Evangelho que isso já é mais do que suficiente para mostrar que a personagem e quem quer que como ela aja não passa de um equivocado que não conheceu nem as Boas Novas e nem Jesus.

    É essa a minha sugestão para que todas as pessoas vejam facilmente Jesus em nossas atitudes e, através disso, saibam o que é andar com Deus, independentemente da sugestão da mídia.

    Um abraço!

    Filipe Garcia’s last blog post..O privilegio de servir

  6. O que a globo quer é impor o estereótipo de evangélico comportado que não lhe cause problema e é claro, ao mundo posto no maligno que ela representa, evangélico que fique na sua e não denuncie a verdade. Esta rede, por traz dirigida por satanistas, usa suas mesmas estratégias contrapondo-o com aquele evangélico que ela tenta imprimir com uma imagem distorcida, de maneira velada como sempre, procurando retratá-lo como alienado, obstinado e pouco inteligente quando na verdade aquele que realmente conhece a Palavra de Deus, verdadeiramente, é muito mais contemporizado segue uma doutrina muito mais flexível dentro do contexto dos princípios da Palavra de Deus do que a religião claramente promovida por esta emissora. Com doutrina sabidamente arcaica esta sim obstinada e retrógrada, que os próprios fiéis não acatam como proibição do uso de camisinhas, quaisquer métodos anti concepcionais e até casamento. Quem tem ouvidos para ouvir ouça e os crentes não devem se deixar enganar. A cantora Aline Barros já se enganou uma vez mas parece que ainda não aprendeu com a lição. O título da novela “Duas Caras” talvez se aplicasse bem como codinome da rede. Alegar simplesmente obra de ficção e dizer que a inclusão de um núcleo evangélico na novela não tinha nenhum mal propósito é abusar da inteligência dos outros; afinal o Brasil mudou e o brasileiro não é mais tão consideravelmente ignorante.

  7. Supondo que ela realmente tem tais pactos, deve ser para não deixar feia sua imagem. 😀
    Apesar de poder estar falando dos evangélicos sem admitir seus próprios erros, isso não anula a verdade do que ela disse.

  8. A visão dos evangélicos é extremamente distorcida tanto do lado da Edivânia quanto do Ezequiel. Não sei se pelo autor ou pelo ator, às vezes ele se comporta como se fosse um guru…

    Felipe’s last blog post..Abuso não!

    1. Acho que esse “extremamente” distorcida é exagero, concordo que
      Ezequiel não seja um cristão perfeito, mas está mais próximo do evangélico sincero, pelo menos nessa cena.
      Quanto a Edivânia, apenas se demonstrou na cena o que muitos evangélicos tem na mente, mas não colocam em prática por diversos motivos, que nem sempre são os do Evangelho.

  9. É muita inocencia achar que o que eles queriam era mostrar o lado fanatico do povo e o lado normal dos evangelicos.
    O evangelico “nao fanatico” aparece por 5 segundos naquela terrivel cena do linxamento e depois desaparece… Se a intencao fosse mostrar o lado fanatico dos evangelicos, apareriam em cena um grupo de evangelicos “normais” para conter os fanaticos, mas nao foi isso que aconteceu…
    O que ficou foi uma pessima influencia para milhares de jovens.

  10. Só tenho uma coisa a dizer sobre esse discaso, porque não tem polemica de quase 100% da programação da globo? que só ensina o mau para nossos filhos, a novela camiho das indias por ex. só tem traição, enganação, manipulação, rebeldia de filhos com os pais, como o personagem zeca o que este personagem SEM CARATER tráz de bom, que exemplo dá p/ nossos filhos,sem falar nas cenas de prostituição em pleno horário nobre, e o ensino da ignorância do povo indiano que adora vários deuses, como vaca,elefante, rato,macaco,EM FIM O QUE DE BOM ESTA EMPRESA QUE SE CHAMA GLOBO TRÁZ DE BOM, DE EXEMPLO P/ AS FAMILIAS BRASILEIRAS? AO CONTRÁRIO DAS IGREJAS EVANGELICAS QUE FAZEM DE TUDO P/ PESSOAS DE CARÁTER, com tudo isso ninguem fala nada, e quando tem um povo que adora um verdadeiro DEUS UM JESUS QUE MORREU POR MIM POR VC POR TODOS P/ NOS SALVAR DE TODO O PECADO, TEM ALGUNS IGNORANTE QUE FICAM CRITICANDO, VAI ACHAR O QUE FAZER MEU AMIGO.

  11. A globo mostrou as “duas caras” dos evangélicos. Agora ela deveria mostrar também as duas caras dos católicos porque tem muito católico hipócrita por ai que adorar ver e meter o pau nos crentes, mas detesta quando falam da sua da sua religião pagã ou da sua igrejinha apostólica romana de duas faces.

    Deveria mostrar também as duas caras dos espíritas, dos umbandistas, dos budistas, dos islâmicos, dos hinduístas, dos xintoístas, dos hare krishnas, dos ateus etc.

    A globo bem que podia mostrar as duas caras que ela própria tem

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.