Paulo era um eunuco por amor ao reino de Deus?

“Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que

foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.” (Mateus 19 : 12)

Jesus estava falando sobre a responsabilidade do casamento, de que o homem não devia se casar para depois se separar sem motivo, por futilidades e, por isso, os discípulos disseram que então não convinha casar.
Aí Jesus diz que nem todos podem receber essa palavra mas somente a quem foi concedido.

Qual palavra seria essa?

O que Jesus quis dizer é que realmente ao homem é

possível viver sem casar, sendo eunuco por amor ao reino de Deus, mas que nem todos tem condições para tal.
Eunuco, para quem não sabe, é um ser que não tem apetite sexual por ter sido castrado.
Jesus fala de três tipos de eunucos:

Os de nascimento, que podem ser aqueles que nasceram com defeitos que os impedem de ter vida sexual;

Os feitos pelos homens, que no literal seria os que foram castrados mas que também poderia se aplicar aos que não conseguem ter um relacionamento devido as exigências da sociedade que o exclui, e

Os eunucos por amor ao Reino de Deus que eu entendo serem os que para se dedicarem mais a obra, decidiram não se casar como foi Paulo.

A vantagem do eunuco em relação ao solteiro, segundo Paulo é que o eunuco pode se dedicar por inteiro sem “distrações”, enquanto o casado se dedica com restrições.

O solteiro cuida das coisas do SENHOR, em como há de agradar ao Senhor;

Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher.

Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido.(I coríntios 7:32-34)

De modo que nos nossos dias não se deve desprezar os que queiram viver sem casar desde que façam isso por amor ao reino e não por neuroses religiosas, basta que entendamos que para servir ao Senhor não é obrigatório ser solteiro, mas que sendo solteiro pode dedicar-se mais do que sendo casado.

Porém se alguém gostaria de ser eunuco, mas não se sente a vontade para isso (a maioria, imagino) , fica a permissão de Paulo:

Por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.(I coríntios 7:2)

Para mais detalhes sobre a permissão de Paulo, leia meu outro texto: casar para não abrasar.