É pecado receber transfusão de sangue?

Blood drainage

photo: gaelx

Abster-se de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual. Vocês farão bem em evitar essas coisas. Que tudo lhes vá bem. Atos 15:29

Um dos ensinos mais polêmicos das Testemunhas de Jeová é o que diz que seja pecado receber transfusão de sangue, pois seria um pecado.

Uma das base bíblicas deles é o verso acima, que é um dos únicos no Novo Testamento que menciona o sangue.

O argumento deles tem sentido, caso interpretemos só o texto desse verso, pois ele não diz que se deveria não comer sangue, mas se abster de sangue.Se tivesse sido escrito hoje, faria ainda mais sentido pensar que transfusões de sangue estariam incluídas nele.

Há ainda as leis do Antigo Testamento que proibiam a ingestão de sangue alegando que sangue é vida ou contém vida e por isso não poderia ser comido.

Mas não comam o sangue, porque o sangue é a vida, e vocês não poderão comer a vida com o sangue.
Deuteronômio 12:23

O que significaria não poder comer sangue por ser vida?Creio que ninguém pode definir isso com certeza, alguns simplesmente aceitam isso sem questionar e outros especulam.

Eu creio que um sentido possível é que o sangue retirado de um animal poderia conter impurezas, estando vida microscópica inclusa nisso, e que essa seria a vida contida no sangue que poderia fazer mal ao que comesse.

Tenhamos em mente que naquela época as pessoas não eram tão instruídas sobre como preparar alimentos quanto são hoje e por isso a lei tentava as proteger, ainda que para isso tivesse que dizer que algo era impuro, abominação ou algo similar.

Há também a possibilidade de que a proibição tivesse a ver com a simbologia do sangue, já que o sangue dos animais simbolizava o sangue de Cristo que tirou o pecado do mundo e proibir a ingestão, na época, poderia enfraquecer o símbolo ou algo assim.

No Novo Testamento a simbologia do sangue e da vida passa a ser usada de formas diferentes, Jesus fala de beber seu sangue como uma forma de receber vida dele.

Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
João 6:54

Já a passagem em que se fala da abstenção de sangue é um verso provisório, dirigido para um grupo de cristãos a fim de não escandalizar os judeus que tinham isso como lei.Não serve nem para dizer que um cristão não possa comer sangue.

Pelo contrário, devemos escrever a eles, dizendo-lhes que se abstenham de comida contaminada pelos ídolos, da imoralidade sexual, da carne de animais estrangulados e do sangue.

Pois, desde os tempos antigos, Moisés é pregado em todas as cidades, sendo lido nas sinagogas todos os sábados”.
Atos 15:20-21

Veja que que o “pois” não justifica a abstenção  dizendo que seja errado ou pecado, mas porque Moisés era pregado nas sinagogas judaicas.O problema era o escândalo.

Quem se escandaliza hoje com transfusão de sangue?Que eu saiba só os testemunhas de Jeová e sem uma base bíblica válida.

A Bíblia nada diz sobre doação e transfusão de sangue, coisas que na época ainda pareciam impossíveis, mas apresenta versos que parecem simbolizá-las, sem no entanto, proibi-las.

Quando Jesus fala de beber seu sangue para ter vida eterna, isso se assemelha muito mais a uma transfusão de sangue do que a um beber literal de sangue.

Uma das formas de dar vida aos irmãos é doar sangue.

Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.
1 João 3:16

(Visited 198 times, 1 visits today)
Tags , , , , , , , , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo. Sou psicólogo formado pelo Instituto de Ensino Superior de Catanduva (IMES Catanduva, antiga FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva. Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento. Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho. Gosto de teologia, sociologia, psicologia, antropologia, política, livros, filmes, música, gibis, jogos e brinquedos, entre outras coisas.

4 respostas para É pecado receber transfusão de sangue?

  1. Lima diz:
    Olá, Roberto…

    “O argumento deles tem sentido, caso interpretemos só o texto desse verso, pois ele não diz que se deveria não comer sangue, mas se abster de sangue.Se tivesse sido escrito hoje, faria ainda mais sentido pensar que transfusões de sangue estariam incluídas nele.”

    Esse parágrafo resolve de vez o assunto. Não há como aceitar que o verso em tela estaria proibindo transfusões. Na época nem se pensava nisso.

    Agora, dizer que a ingestão de sangue teria sido proibida por conter microorganismo, não se sustenta. Praticamente, tudo o que nós ingerimos contém microorganismos, vivos ou mortos.

    Por outro lado dizer que o texto de Atos 15:20-21 era provisório é temerário. Nele não foi proibida apenas a ingestão de sangue mas também a idolatria e a imoralidade sexual. Seguindo seu raciocínio, o verso também não serve para condenar a idolatria e a imoralidade sexual. Isso é um equívoco!

    Ainda seguindo seu raciocínio, se o texto fosse escrito apenas para os judeus e afim de não escandalizá-los, jamais caberia a pergunta: “Quem se escandaliza hoje com transfusão de sangue?” Ora, nós não somos judeus.

    Creio que a proibição é simbólica, pelo que o sangue representa para a vida, sendo vetada a ingestão pelo atualíssimo contexto de Atos 15:20-21, que nada fala sobre injeção de sangue na veia (transfusão).

    Muita paz ao seu coração,

    Lima

    • Não estou dizendo que o simples fato de conter microorganismos teria sido motivo para a proibição de sangue, mas pelo fato de conter microorganismos nocivos.Acredito, por exemplo, que a proibição da carne de porco tenha existido por causa dos problemas que traz o consumo dessa carne caso ela não seja bem assada ou cozida.

      Realmente o verso por si só não serve para condenar a idolatria e a imoralidade mas esses assuntos são tratados de forma abundante no NT, não dependendo desse verso para se estabelecer.O motivo dessa listinha foi para evitar escândalos, pois esses assuntos eram os mais escandalosos, embora nem todos tivessem a mesma gravidade.

      Embora o texto tenha sido escrito para judeus, ainda é importante não escandalizar ninguém, de modo que, independentemente desse texto, se algo causa escândalo, é preciso analisar se compensa fazer.

      Que a paz esteja no seu coração também.

  2. anonimo diz:
    transfusoes de sangue nunca foi pecado. O velho testamento fala para não comer gordura e no entanto, nenhuma TJ ensina que comer gordura é pecado. Entre a mae e o feto ha uma transfusão natural, dos componentes do sangue, que as tj dizem ser pecado. O leite da gestante na primeira, contem globulos brancos o qual é um dos componente sanguineos que eles dizem ser pecado. Tranfusao de sangue não é pecado, assim como as vacinas e transplantes de orgãos nunca foram, e houve um tempo que disseram que era pecado e muitas crianças morreram e outras ficaram aleijadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostrar um dos meus últimos posts

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.