Debate: o cristão autêntico ouve música secular..????? – Parte 2 – Final

Metallica at Rock Werchter 2009 ♫♪
Creative Commons License photo credit: crsan

Essa é a segunda parte do debate ” o cristão autêntico ouve música secular..????? ” da comunidade Assembléia de Deus no Brasil.
Os argumentos do tópico estão como citações e as respostas como texto comum.
Leia a parte 1 aqui.
Continuando…

ECLESIASTES 7:5

MELHOR É OUVIR A REPREENSAO DO SABIO,DO QUE OUVIR ALGUEM A CANÇAO DE TOLO.

Tem gente que prefere ouvir a canção de tolos. E quando é repreendida acha ruim…
É uma pena.

Esse seu versículo só diz o que vale mais e não o que se possa ouvir ou não.
Voltando ao contexto…
Eclesiastes 7:1 MELHOR é a boa fama do que o melhor ungüento, e o dia da morte do que o dia do nascimento de alguém
Esse versículo por acaso prova que o melhor ungüento ou o dia do nascimento são ruins ou apenas que eles são inferiores a outras coisas de maior valor?


Achei interessante o “só diz que”!Ah a Bíblia só diz que a música é de tolo…
Ah a Bíblia só diz que é melhor A REPREENSÃO do que a música do tolo…

Bom…

Mais tolo ainda é quem escuta, né?

Mas… fazer o quê? A Bíblia não condena… só diz que mais vale uma repreensão…

Isso aí, galera! Vamos continuar comprando CD do Djavan, do Chico Buarque, do RBD, do Calypso…

Quando esse pessoal aí dá entrevista dizendo que é MACUMBEIRO e que os ORIXÁS deles protegem a gravação e a vendagem dos CDS, TALVEZ vocês escutem a REPREENSÃO de algum sábio…

Mas… como a Bíblia não condena ninguém que se detém para ouvir música secular, então a repreensão não vai ter nem fundamento…

É…

Que triste.

Eu ouço música secular. Óbvio, não sou surdo… e com os vizinhos que tenho já até decorei algumas letras, tamanha é a falta de educação deles… Não há que se falar em repreensão para o meu caso…

Agora, quem se dispõe a ir a um show secular, a comprar um CD secular ou a deixar de adorar a Deus para participar de um “show”… Também não está sujeito a repreensão… uma vez que a Bíblia “só diz que é melhor”…

Afinal de contas, pegar outros versículos para DESTRUÍREM o que um disse é prova de um grande conhecimento e de uma grande inteligência, que, neste caso em especial, acabaram atrapalhando…

Leia o contexto todo sem preconceitos e verás o que o capítulo quer dizer.
Voltando ao contexto…

Eclesiastes 7:1 MELHOR é a boa fama do que o melhor ungüento, e o dia da morte do que o dia do nascimento de alguémEsse versículo por acaso prova que o melhor ungüento ou o dia do nascimento são ruins ou apenas que eles são inferiores a outras coisas de maior valor?

Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração. (Eclesiastes 7 : 2)

Será que esse verso condena qualquer banquete?Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? (I Coríntios 10 : 19)Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. (Tito 1 : 15)

Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda. (Romanos 14 : 14)

Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.
I Co 10:20Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.
Rm 14:15
(Paulo falando acerca DA COMIDA…)

Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.
Tt 1:16

Depois sou eu quem usa versículos isolados…

Amém, meus irmãos… continuem contribuindo com nossos “artistas”. Continuem falando mal do Renascer Praise, da Cassiane, da Marina de Oliveira e bem do Roberto Carlos, do Fábio Júnior, do Lulu Santos…

Seu problema de interpretação não foi por causa de versículos isolados mas puramente de interpretação de texto.
Qualquer professora de português lerá e entenderá diferente de você o versículo da “canção do tolo”.
só citei os versículos do contexto para ver se você conseguia compreender as frases corretamente.
Quanto a mim, embora tenha usado versículos isolados, não vejo nada no contexto que os refute.
Paulo falava de comida mas quando ele fala que “… nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.” é como se ele abrisse um parênteses e falasse de algo geral e não relacionado apenas a comida.
Quanto ao verso citado em Tito os que
Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obrasãoos contaminados e infiéis…o seu entendimento e consciência estão contaminados.”

Diante do FATO de que existem TOLOS compondo canções, e que estes TOLOS são ímpios, ateus, idólatras, feiticeiros, e etc devemos nós dedicar parte do nosso dinheiro para comprar CD’s ou parte do nosso tempo para ouvir estas músicas? Mesmo a título de “apreciar a arte”? É a “arte” maior do que Deus? É a “arte” maior do que a Sua Palavra?

A interpretação de que tolo nesse versículo tem que ser pessoas “sem – Deus” é exagero.
Quanto a “perder tempo” eu não vejo assim, eu vejo um momento de lazer ou relaxamento (com canções saudáveis).
Se divertir não é deixar a palavra.
Por isso ninguém precisa escolher isso ou aquilo, só deve dar prioridade ao que é superior.

Ao comprarmos CD’s de TOLOS (e aqui entendo que QUALQUER UM que nega a Cristo é TOLO, pois o PRINCÍPIO DA SABEDORIA É O TEMOR A DEUS – Pv 9:10) estamos COLABORANDO para o progresso dos mesmos, estamos concordando com as mensagens de cada música inserida naquele CD, estamos difundindo as idéias daquele TOLO, estrategicamente incutidas naquelas letras.

Essa é uma lógica sua não da palavra.

Não

pq ñ tem tempo, ele até gostaria, mas, sabe que seu tempo é precioso e ele tb precisa ouvir aquele cd que a sua cantora evangélica preferida acabou de lançar, e ele tb quer ouvir aquela rádio que o seu irmão indicou, que tem mensagens maravilhosas ou debates atuais, e ele tb tem que assistir os telejornais, porque é sempre bom saber a quantas anda este mundo, e fora que em primeiro lugar ele tem encontrar tempo pra orar e ler a Biblia, e ainda tem que ir à igreja, tem que fazer aquela visita pro novo convertido que faltou nos últimos cultos, tem que ir no ensaio do seu grupo, tem que trabalhar, ir no curso de teologia, de pintura em tela ou seja lá que curso ele faz, tem que ler a lição da escola dominical pq de repente ele é o professor, ou o substituto deste, e ainda tem que dar atenção ao seu filho adolescente que anda meio calado, se é casado noivo ou namora, tem que ter tempo pra isso… Enfim, o crente até tem curiosidade de ouvir a última do Djavan, ele gostava tanto antes de converter…. Mas, feliz ou infelizmemte, ñ tem tempo!!!

Qualquer pessoa saudável tem que ter tempo de repouso e descanso e é nesse tempo que ela pode ouvir alguma música agradável(cristã ou não)

A Cassiane msm nos louvores dela românticos ela atribui que foi de DEUS …sempre tem DEUS no meio do louvor

Mas que diferença faz se se cita Deus ou não?
Quem criou o amor?
Se o homem mesmo no pecado ainda consegue amar, a quem se deve glorificar?

Se ouvir músicas seculares agrada a Deus…
Entao pode dancar,
pode usar drogas,
pode prostituir,
pode tudo.Deus que nos livre desses pensamentos malignos.

Sede Santos pois EU diz o SENHOR Sou SANTO.

Onde voces encontram santidade nas letras das músicas seculares?????????????????????????

Não misture as coisas.
Algumas coisas não tem base bíblica para serem proibidas e é por isso que não há nada de errado em fazê-las (como ouvir música).
Isso não quer dizer que outras coisas que são biblicamente reprovadas vão ser permitidas também.
Uma coisa por vez.


(Visited 445 times, 2 visits today)
Tags , , , , , , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo. Sou psicólogo formado pelo Instituto de Ensino Superior de Catanduva (IMES Catanduva, antiga FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura. Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento. Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho. Gosto de teologia, sociologia, psicologia, antropologia, política, livros, filmes, música, gibis, jogos e brinquedos, entre outras coisas.

83 respostas para Debate: o cristão autêntico ouve música secular..????? – Parte 2 – Final

  1. Pr. Paulo Henrique diz:

    É triste chegar onde chegamos, e constatar que já não há diferença entre música evangélica e música secular. O que temos hoje é uma porção de gente ganhando muito dinheiro neste mercado e usando título de “adoradores”, os festivais gospel tem de tudo o que se encontra em outros shows e além disso a comercialização dos direitos autorais é medida pelas cifras idependendo de quem poderá fazer uso da letra, seja pastor ou padre leva quem dêr mais lucro.

  2. Pingback:Debate: o cristão autêntico ouve música secular..????? - Parte 1 » Blog do Roberto Soares

  3. Guideane diz:

    Não, não é pecado curtir música secular. Mas, também, não é pecado atravessar a rua de olhos fechados. Só que isso não é muito esperteza.
    Para mim, a música é uma dessas coisas. Curtindo música secular, em si, não levará ninguém pro inferno. Entretanto, não levará ninguém a ser mais íntimo com o Senhor. Pelo contrário, pode até te fazer esfriar na sua vida espiritual. A pergunta que eu sempre tenho é, “Porque os filhos de Deus querem curtir um som que não edifica ou glorifica a Deus, enquanto que tem sons feitos por Deus que fazem isso?”

    “E que comunhão tem a luz com as trevas?” (2 Coríntios 6:14)

    • Roberto diz:

      Para mim algumas músicas me levam sim a glorificar a Deus pela sua beleza, ainda que não falem diretamente de Deus.

      E a necessidade para ouvir uma música que não fale diretamente de Deus é a mesma que temos de ter amigos humanos também ao invés de ter só Deus como amigo ou de comer alimentos físicos além de comer a Palavra.

      Somos homens e também precisamos de coisas de homens(e foi Deus que nos fez assim).

  4. vinicius diz:

    Eu queria saber se é pecado pegar instrumental do mundo e por letras inspiradas por deus para cantar…ou dançar intrumental do mundo em uma coreografia gospel..?

  5. Marcos P diz:

    Pela lógica de quem diz q escutar musik secular é pecado ou te leva ao impuro eu até concordo desde que essas musicas defamem o nome de Deus ou seja tem limites. mas não podemos falar que quem escuta vai pro inferno pq nós estariamos condenando a nós mesmos.
    buscamos a santidade mas será q encontramos mesmo??

    ou seja se vc diz que musica secular te levara ao inferno te digo que além das musicas vc tem q se desfazer da internet,televisão,sertas roupas,livros…etc

    não concorda?

    eu escuto musica secular “desd q não defame o nome do meu Deus” e nem porisso eu me sinto longe do Pai!

    então quer dizer q uma banda q se rotula não cristão faz uma musica falando de Deus, essa banda é do diabo?

    acredito q não!!

    vc quer julgar quem escuta musica secular, mas não larga a sua novelinha que por sinal pode ser bem mais prejudicial a vc!!
    não só novela mas varias outras coisas!

    oq me diz disso!!!

  6. Pb Roberto Mauro diz:

    Queridos,a Bíblia ,segundo o Téologo Agostinho, é composta de conselhos e preceitos,ou seja, as coisas proibidas nos foram dadas em forma de mandamentos ou ordenanças.As demais ficam a nosso critério ,de acordo com a forma que escolhemos para agradar a Deus.Como disse o apóstolo Paulo escrevendo aos Coríntios no cap 6 nos dão uma aula de santidade especificamente no verso 12 ” Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas!” cap 10 vs 21 ao 2321 Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
    22 Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?
    23 ” Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. ”
    O Salmo 87 diz que Deus é a nossa fonte inspiradora ” Assim os cantores como os tocadores de instrumentos estarão lá; todas as minhas fontes estão em ti.Em Colossensses 3:16 o apóstolo dá uma dica sobre qual o tipo de música que o cristão deve ouvir” A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com SALMOS e CÂNTICOS ESPIRITUAIS com graça em vosso coração.
    17 E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
    A núsica, seja ela qual for,possui o poder de invadir o nosso ser querendo nois ou não,e sempre em caráter de adoração.Mesmo uma música romântica serve para adoração a alguém .Pode ser um homen ,uma mulher ,um time,uma mãe ou um pai,um irmão! Não temos comofugir disso. Nos encurvamos diante dela e adoramos o que quer que ela diga!
    Os EUA já foram um berço de grandes pregadores e missionários Hoje está afundando em seitas e heresias e está pedindo socorro aos missionários brasileiros Não podemos esquecer que grande parte desse processo começou com a chamada núsica gospel onde um mesmo cantor canta na igreja ,canta
    na noite e com certeza o Deus que nóis servimos tem ciúme de nóis e nos tem como tesouro peculiar .!Ouvir música secular pode fazer com que percamos a percepçaõ para ouvir a voz de Deus!

  7. Pb Roberto Mauro diz:

    Aliás, gostaria de acrescentar que não só não devemos ouvir música secular (salvo instrumental)por se tratar de prostituição espiritual ,como também não devemos ouvir certos tipos de músicas chamada evangélica quandos estas , a despeito da letra, se utilizarem de ritmos mundanos ,tipo: Rap,funk,forró, axé, samba, o maldito remix, ou qualquer tipo de música que incentive danças ou ritmos “quentes” por passarem muita sensualidade!Igreja é local de adoração e adoração tem que ser acompanhada de reverência!Quem quizer ser contencioso, fique à vontade nós não temos tal costumes nem as igrejas de Deus! A salvação é individual e todos teremos de comparecer perante Aquele que tem poder para julgar vivos e mortos e de cuja presença fugirão O “poderoso “universo com todas as suas maravilhas ! A minha salvação custou muito caro!Não estou disposto a pagar prá ver no que vai dar ! Se alguém estiver disposto assuma os riscos!

  8. Pb Roberto Mauro diz:

    LA AGE NO NOSSO EMOCIONAL NA MESMA ÁREA DO NOSSO CÉREBRO DESTINADA À ADORAÇÃO!
    NÃO É SO A MELODIA QUE NOS REPORTA A ESTA SITUAÇÃO,A LETRA ENALTECE AQUILO QUE ESTÁ SENDO VEICULADO NA MÚSICA1
    POR EXEMPLO:… “MULHER,MULHER, NA ESCOLA EM QUE VOCÊ FOI ENSINADA,JAMAIS TIREI UM DEZ SOU FORTE MAS NÃO CHEGO AOS SEUS PÉS…ESTA MÚSICA PASSA UM SENTIMENTO DE ADORAÇÃO PELA FORÇA DA MULHER!(ERASMO CARLOS)
    O INO DO FLAMENGO OU DE QUALQUER OUTRO TIME DE FUTEBOL POR EXEMPLO, INCENTIVA O TROCEDOR A UM SENTIMENTO MUITO PARECIDO COM A IDOLATRIA!ESSA É A FUNÇÃO DO HINO!fAZER COM QUE O TORCEDOR SINTA ESSE SENTIMENTO TODA VEZ QUE OUVIR O HINO.È PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL VOCÊ CANTAROLAR UMA CANÇÃO SEM QUE O CONTEÚDO DA MÚSICA TE INFLUENCIE A ACREDITAR NAQUILO QUE VOCE ESTA CANTANDO OU A IDÉIA QUE O AUTOR TENTOU PASSAR! O CÉREBRO HUMANO É UM TREMENDO CONSUMIDOR DE INFORMAÇÃO E TM A TENDENCIA DE SEMPRE PROCURAR UM PADRÃO OU ASSOCIAR AQUILO QUE OUVIMOS A UM FATO REAL!A CHAMADA MEMORIZAÇÃO TRABALHA MUITO NESTA ÁREA.PROCURA ASSOCIAR UM NÚMERO A UM DETERMINADO ASSUNTO OU OBJETO PARA FACILITAR A ARMAZENAGEM DA INFORMAÇÃO DE MODO A TORNÁ-LA O MAIS ACESSÍVEL POSSÍVEL!

    • Eu não estou negando que certas músicas tentem estimular a pessoa a adorar algo(como o hino nacional e hinos de times), só acho exagero dizer que todas levam a pessoa a adorar algo.

      Essa música que você citou do Erasmo apenas elogia a mulher, não a coloca como uma deusa.

      Há músicas que tentam incitar a pessoa a adorar algo(tentam, porque a pessoa adora se quiser ), mas nem todas.

  9. Pb Roberto Mauro diz:

    O que Paulo quiz dizer em 1 Co 10 é que Cristão deve sempre procurar coisas que edifiquem nossa vida espiritual
    Beber água é muito bom para a saúde ,mas por quê eu beberia água em temperatura ambiente se eu posso bebê-la fria?
    È mais ou menos como acontece com a música! Se não vai me edificar ,por que então eu vou perder o meu tempo com estas coisas?E o grande problema é a questão do senso crítico:Hoje eu ouço uma música que não tem nada demais ,amanhã corro o risco de ter o meu senso crítico distorcido!
    O grande problema do Cristão é que estamos simplesmente preocupados em saber se é ou não pecadoo o que tencionamos praticar!Mas é preciso acrescentar que o pecado, antes de nos convertermos ,é o nosso maior adversário,pois nos mantem separados de um Deus que pesa a santidade do homen> Porém quando nos convertermos ,o pecado passa a não ser o nosso maior inimigo,uma vez que Cristo nos liberta da maldição da lei que é a força do pecado,nesse caso, o que passa a contar é o nsso testemunho de que uma vez convertidos ,não praticamos mais as mesmas coisas que outrora(ver 1 Pedro 4:1-19)Em Hebreus 12 o pecado é colocado em segundo plano vindo antes, o cuidado com os embaraços que produzem um efeito tão ruim quanto o próprio pecado naqueles que estão à nossa volta e que precisam ver algo de diferente em noís!Há casos em que o embaraço chega a tal ponto que acaba se tranformando em pecadoseja em nóis mesmos seja nos que estão à nossa volta!O embaraço pode até não nos levar a perda da salvação,mas pode nos levar a sofrer danos no Tibunal de Cristo e ver a obra de nossas mãos se transformar em cinzas naQuele dia!

    • “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” (Tiago 1 : 17)

      Eu acredito que mesmo as músicas que não falem diretamente de Deus mas que tenham uma boa letra podem nos edificar.

      Algumas edificam mais, outras menos, mas todas edificam.

      Quanto ao risco de ouvir uma música hoje e amanhã ter o senso crítico distorcido, isso vai da maturidade de cada um, se alguém acha que não aguenta que só ouça gospel então, até amadurecer.

      Todos sabemos a importância de comer a Palavra, mas nem por isso deixamos de dar importância ao alimento físico.

      O mesmo acontece com a música.

      Abraços.

  10. adiel diz:

    EU ACHO QUE NA VIDA ESPIRITUAL ATRAPALHA,SOMOS AQUILOS QUE LEMOS OUVIMOS E CONVERSAMOS SE ASSISTIRMOS TV O DIA INTEIRO CERTAMENTE FALAREMOS DELA SE OUVIR SOBRE POLITICA O DIA EINTEIRO FALAREMOS DE POLITICA,AGORA PQ NAUM OUVIR BOAS MUSICAS GOSPEL,EVANGÉLICA APESAR QUE NEM TODAS GOSPEL SÃO EVAMGÉLICAS TEM UMAS QUE SÃO PURA APELAÇÃO MAS TEMOS BONS CANTORES AI E BONS HINOS ENTÃO MELHOR EDIFICAR OUVIR E SENTIR O QUE DEUS TEM PARA NOSSAS VIDAS.
    ABRAÇO

  11. Karina diz:

    Eu acho que nós temos que fazer a vontade de Deus, então sempre quem tem um assunto polêmico devemos nos perguntar. Será que Deus se agrada disso?

  12. batista diz:

    são varias musicas seculares que edificam. ex: legião urbana-monte castelo / roberto carlos-luz divina / milionário e josé rico-999 / tribo de jah-i know only one jah / vinicius cantuaria-somos todos indios / mauricio e mauri-é a vida / ultramen-justiça divina etc… e nem sempre uma musica precisa edificar. ela pode ser uma musica educativa, uma musica de advertencia, uma musica para alguem da família, como rod stewart e humberto gessinger fizeram pros seus filhos. poder ser uma musica para a pessoa amada. pode ser uma musica instrumental. cada um tem seu instrumento favorito. quem não gosta de um solo bem tocado de seu instrumento favorito? o que é positivo e’ do bem, o que e’ negativo e’ do mal.

  13. Luis Girari diz:

    Pessoal,

    Só tenho uma cosinhaa falar bem simples. Cada um tenha sua consciência limpa e tranquila perante os Homens e perante a DEUS. Nem tudo que não está claro na biblia se deve fazer. A final a escrituras não falam sobre todos os assuntos do mundo, mas sim de DEUS. Lembre-se que cada um irá da conta de si mesmo perante a DEUS. JESUS seja sempre louvado em tempo e fora de tempo. Se Ele é o centro de sua vida, acho que não cabe nada do mundo. SENHOR seja LOUVADO e ADORADO com toda a nossa força, sabedoria e entendimento.

  14. batista diz:

    é isso aí. mas temos que dar valor áquela frase que Jesus disse: eu vim para que tenham vida e com abundancia. isso inclui tudo o que gostamos e que não venha a lhe desobedecer. basta mantermos nossa fé e nossas obras, mas muitos preferem se escravizar nas suas idéias que isso nos leva á porta larga que conduz ‘a perdição. então esses não entenderam direito a mensagem.

  15. Alex diz:

    Vamos fazer um retrocesso historico . . . todas essas musicas da harpa crista e do hinario protestante sao melodias populares dos seculos 17 e 18, ou seja, musicas que eram tocadas em cabares (digamos puteiros) cantadas em circos, shows de teatro etc. Os irmaos da epoca pegaram e colocaram a letra em cima do que o povo estava cantando. Hoje temos como alguma coisa santa, porque elas foram preservadas dentro da igreja, mas na verdade nao foram compostas por cristaos e nao sao exclusivas deles. E duro para voces ouvirem isso, meus amigos bitolados, mas o que voces chamam de gospel e a mesma coisa, nenhuma oficina G3 criou a musica metal, eles ouviram de algum lugar, e foi exatamente da onde voces querem se separar. Nenhuma banda de samba gospel existiria se Pixinguinha, Nono, e sua turma nao tivessem aprendido a tocar e batucar no terreiro de Macumba. Essa musica de adoracao que voce amam tanto nao foi criada pelo Ron Kenoly ou pelas igrejas Americanas, sao copia da musica pop que sempre tocou nas radios. Musica e musica, nao ha distincao, existem os que criam e os que copiam. Por definicao a musica religiosa sempre copiou e sempre vai copiar . . . Eu sou musico e quero beber da fonte que se cria, quero ouvir Tom Jobim que inventou coisas novas, quero ouvir reggae da Jamaica onde ainda se cria, quero ouvir salsa de cuba, quero ouvir samba no morro, porque quando eu escrevo minhas musicas elas tem influencia das coisas reais e nao do rasculho copiado por alguem. Sobre a musica e isso, agora sobre as letras a verdade e que a separacao de “coisa santa” e “coisa nao santa” vem da idade media, pois Deus disse a Pedro que nao existe nada impuro a nao ser o que o homem considera impuro. O problema e que ler um poema que questionava as ideias da igreja iria criar problemas entao foi mais facil dizer que tudo o que nao e da igreja e impuro. Hoje em dia e a mesma coisa, ler vinicius de morais que pode nos ensinar sobre a vida, ou ler as letras de aldir blanc que nos fazem questionar as nosas verdades e trabalho demais para os pastores entao e melhor fazer como na idade media, o que eu falo e verdade o que os outros falam e profano e impuro. Amigos, vamos fazer um esforco para sair dessa ! ! Vamos parar de proteger o nosso Deus como se o amor dele nao fosse suficiente para nos manter proximos dele.

  16. batista diz:

    muitos ainda não sabem que são vários artistas gospel fazendo covers de clássicos do pop internacional. a cantora bruna….. é conhecida por uma música que é um cover de uma cantora internacional. alguém teria coragem de dizer que ela está errada ao fazer isso? no ex programa show do milhão foi feita uma pergunta valendo 300 mil reais. o participante pulou a pergunta. eu sabia a resposta por uma musica pop brasileira. musica secular não? então rádio secular também não. e então tv secular também não? agora so´falta dizer que só se deve assistir tv evangélica. todo o conhecimento se adquire pesquisando o que está a nossa volta, cuidando para que nossa curiosidade não venha a nos desequilibrar. fisicamente e espiritualmente.

  17. MILENA FRANCO diz:

    QUE CONTRADITÓRIO!!! NÃO SOU CONTRA CANTORES EVANGÉLICOS FAZEREM SUCESSO. MAS O ESTÍMULO E PROVOCAÇÃO À IDOLATRIA E VENERAÇÃO DESSES CANTORES LEVAM A UMA ADULTERAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS! ERA MELHOR QUE FOSSEM ARTISTAS MESMO NO SENTIDO VERDADEIRO DA PALAVRA. ARTISTAS QUE CANTAM MÚSICAS SECULARES. EXISTEM MUITAS MÚSICAS SAUDÁVEIS, COM LETRAS SAUDÁVEIS E ALEGRES!!ESSAS PODEM SIM!! MÚSICAS CLÁSSICAS, INSTRUMENTAIS, MPB ETC. MAS SE FOR PARA ADORAR QUE SEJA REALMENTE ADORAR NOS MOMENTOS ALEGRES E DIFÍCIEIS.QUE NÃO SEJA APENAS DEMAGOGIA. COM CARINHO.MILENA FRANCO.

  18. MILENA FRANCO diz:

    ESTÃO EXISTINDO CANTORES EVANGÉLICOS COM FÃS E MAIS FÃS SOU TOTALMENTE CONTRA! ISSO É ESCANDALOSO. CARINHO E AFETO É UMA COISA, AGORA IDOLATRIA VAI TOTALMENTE FORA DA PALAVRA DE DEUS.

  19. Renan Buss diz:

    Sei que este debate sobre o (cristão autêntico ouve música secular)
    dá muito o que falar. Mas te agradeço por resposder ao meu post com toda a sua sincera opnião para a minha reflexão. Entretanto, quero te lembrar que há cantores no nosso meio como o Kléber Lucas, que tem músicos do mundo participando nas gravações de seus CD’s e também em seus shows. Então, te pergunto:
    – Será que existe a música cristã ou evangélica no nosso meio?
    Sendo que a Bíblia nos diz: “Que não há comunhão da Luz com as Trevas” ?

    Obs: sei que os músicos do Kléber Lucas são ótimos profissionais, mas me pergunto, porque ele não escolheu músicos usados por Deus para as suas gravações e seus shows por aí no Brasil?

    Um afetuoso abraço em Cristo Jesus,
    Renan Buss

  20. Renan Buss diz:

    Meu ponto de vista é:
    – Se é pecado ouvirmos música secular ou mundana, então que seja pecado assistirmos filmes, novelas e jornais seculares ou mundanos da TV. Visto que são programações que quase todos os evangélicos e cristãos do nosso meio estão acostumados a assisitir em suas casas!!Aliás, o dia em que o crente deixar de ouvir música secular ou mundana, ele terá que deixar também de assistir os filmes, novelas e jornais seculares ou mundanas da TV, etc.
    Então, se é pra gente ouvir só música gospel ou evangélica, então teremos que assistir filmes, novelas, programas e jornais evangélicos, estudar em colégio evangélico ou cristão, comprar roupas de marcas evangélicas, fazer compras em supermercado evangélico, ter carro evangélico, trabalho evangélico, etc
    Ora bolas…
    Deixo um versículo para a reflexão de todos:
    (MC 7:15) – Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem.

    Então, agradeço a quem responder o meu post!!!

    Abraços.

    • Francisco Oliveira diz:

      Concordo contigo.

      Seria insano dizer que tudo que não é evangélico é do mal.

      Se fossemos levar isso ao pé da letra deixaríamos de ser humanos para sermos santos e cá entre nós, ninguém aqui é santo. Santo só existe um que é Deus.

      O maior presente que deus nos deu é a vida, então não a joguemos fora.

  21. Renan Buss diz:

    Meu ponto de vista é:
    Se é pecado ouvirmos música secular ou mundana, então que seja pecado assistirmos os filmes, as novelas, jornais e os programas seculares ou mundanos da TV.
    Programações que todos os evangélicos e cristãs do nosso meio estão acostumados a assistir, perdendo o seu precioso tempo!!!

    Aliás, o dia em que o crente deixar de ouvir música secular ou mundana, ele terá que deixar também de assistir os filmes, novelas, jornais seculares ou mundanos da TV, além de ter que só fazer compras em mercado evangélico, estudar em colégio ou faculdade cristã ou evangélica, ou vestir roupas de marca gospel ou evangélica, pois tudo neste mundo é mundano ou secular, etc.
    Ora bolas…

    Deixo um versículo para a reflexão de todos:
    (MC 7:15) – Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem.

    Agradeço a quem responder aos meus posts.
    Abraços.

  22. sergio diz:

    CONCORDO COM AS RESPOSTAS DADAS PELO RENAN BUSS,DEVEMOS REFLETIR E NAO FANATIZARMOS,QUEM NOS JULGA E O SENHOR NOSSO DEUS.

  23. sergio diz:

    JESUS AMA A TODOS VOCESE EU TAMBEM,
    FIQUEM NA PAZ DO SENHOR.

  24. Pb Roberto Mauro S Miranda diz:

    Jesus dise para os saduceus:”Errais não conhecendo as Escrituras mem o poder de Deus” Mt 22:29
    A maioria dos habitantes da terra e, inclusive muitos crentes não tem hábito de ler a Bíblia!´E como se um médico se disposse a executar uma cirurgia sem nunca ter estudado para tal!
    Você se submeteria a uma cirurgia cerebral se solbesse que ao invés de um NEUROCIRURGIÃO, um cabelereiro iria EXECUTAR A CIRURGIA? Assim vivem 99% da população mundial!
    Quem dera lessem as palavras do próprio JESUS que João deixou registrado em seu livro em JO 5:39 :Examinai as Escrituras porque é nelas que se aprende sobre a vida eterna e são o Testemmunho verdadeiro do Filho de Deus!

  25. intransgressivo diz:

    por isso que existe aquela musica chamada = musica para ouvir. ela fala sobre inumeras utilidades . musica pra surdo mudo, musica para dançar na pista, para ouvir no dentista, musica pra tocar na parada,musica pra dar risada, musica esqueçer de si e alem de tantas outras e’ claro= musica pra boi dormir. isso e’ quenem comida, cada um tem as suas preferidas. forte e’ aquele que não se influencia por nenhum ritmo e nenhum artista de maus exemplos.

  26. marcel diz:

    nohs cristõas temos que ser bem tranquilos, lharmos e analizarmos os frutos de nossa decisão, a palavra de DEus é sim sim, não não, se não escutamos, não reprimas o que ouve, se ouvimos, não esnobe os que não ouve, tudo é questão de carater, quanto mais de Deus temos, mais seremos como Ele quer que sejamos, mesmo que a biblia num diz nada, mas nossa intimidade dia após dia, deixará nós como Ele quiser que sejamos, fazei de tudo, mas nunca deixe cristo em segundo lugar, e pra fazer isso, não podemos ferir principios, como sexo, vicios, porfias e outros…

  27. menina dos olhos de DEUS diz:

    eu acredito que e errado ouvir musicas seculares porque nao edificam o cristão, ao contrario, afasta da presença de DEUS…no inferno ta cheio de crentes que dizem: “há isso nao tem nada a ver”…na bíblia fala =Nao ameis o mundo e nem o que no mundo ha ,porque aquele q ama o mundo,o amor de DUES nao esta nele…pessoas que nao veem problemas em nada, é porque nao tem a minima ideia do que é ter intimidade com deus,.nao são sensiveis á DEUS…Somente conhecem a escritura..mas nao vivem ela

  28. Zhhecky diz:

    Paz do Senhor a todos !
    Eu acredito muito , que pessoas por ai, fazem boas músicas.
    Tipo se a musica secular não fere os principios biblicos, que mal há nisso ?
    Os cristão de hoje estão dando muita importancia, a coisas desnecessárias, como :
    Desenhos animados, musicas com mensagens subliminares(puro besterol), a camisetas de bandas seculares, e etc.
    Eles se abstem de tudo disso e se acham os santões , e o amor onde fica?
    Pra mim estes assuntos, nos tira do real foco,do qual é amar ao outros, como Cristo amou sua Igreja,
    Temos que ter realmente, uma vida de adoração e louvor a esse Deus que é Digno, e sermos cristão reais na visão Daquele que tudo sabe e sonda corações e rins.
    O resto que se vire, Deus me aprovando o mundo e as pessoas podem me desaprovar

  29. intransgressivo diz:

    Pois e’. daí o evangélico que tem um parente que canta musica secular,com certeza vai orar por ele pedindo sucesso cada vez mais. Tem alguns cantores seculares que mudaram pra cantores gospel, mas tem alguns cantores seculares que mudaram pra cantores gospel e depois voltaram atrás. seriam eles comparados á cães que voltaram ao vomito? quem de nós poderá julgar?. o cantor dalvan, depois de se desfazer da dupla com duduca e carreira solo, começou a cantar musicas evangelicas, mas depois voltou como dupla com donizetti e atualmente encontrou outro duduca e estão com musicas sertanejas denovo. mas dalvan sempre teve mensagens de paz em suas letras como = O mensageiro de Jesus , rastros na areia , espinheira , etc… cançoes que tem uma consistencia bem meis concreta que muitas canções cristãs por aí. o reggae por exemplo é um dos ritmos que mais traz mensagens de paz e esperança. ensina a ter fé e seguir a verdade. ouvindo apenas estas duas canções: Tribo de jah-dias cruciais e Cidade negra- o homem que faz a guerra, ja se tem uma noção se e’ verdade ou não.

  30. MILENA FRANCO diz:

    Penso que em todas as áreas de sua vida o bom senso deve prevalecer.
    Infelizmente, a maioria dos evangélicos sofrem por causa da falta do conhecimento verdadeiro e genuíno. Milhões de pessoas sofrem, não só os cristãos, mas todos de uma forma geral.
    Toda música vem de Deus, a letra é que pode ser transformada.
    O bom gosto, bom senso e a justiça deve prevalecer na escolha de suas músicas. Há muitas músicas que falam de amor, de alegria etc. Essas penso eu não tem problema na hora de ouvir.Quando a Bíblia diz que não podemos AMAR o mundo, quem sabe interpretar a Bíblia, sabe que não é pecado ouvir música secular SELECIONADA, pois o verbo AMAR, a pessoa sabe o que significa. AMAR é DEVOÇÃO, todos os dias praticar a DEVOÇÃO daquilo que vc ama!!! TODOS OS DIAS!!! QUE NÃO É O MEU CASO!!! GOSTAR MUITO A PONTO DE VOÇÊ DEIXAR DE ADORAR A DEUS, meditar em sua palavra, louvar, etc. Quando vc deixa tb o fanatismo reinar na sua vida tb é um pecado! E grave.
    Existe vários tipos de fanatismo: tem pessoas que são fanáticas por música, outras por bebiba, fumo, drogas, religião, futebol, etc, não digo a Bíblia, pois essa quanto mais vc ler mais irá aprender. Então Deus pede de nós SABEDORIA, INTELIGÊNCIA e também PRUDÊNCIA em tudo que formos realizar. Repito em tudo que for realizar. Não adianta vc dizer que é evangélico, se vc for fanático e não praticar a sabedoria, inteligência, bom senso, ou seja não ter visão, equilíbrio em tudo que for realizar, é lógico que ninguém é perfeito, mas devemos sempre nos policiar! Agorar JULGAR, CONDENAR, FALAR MAL E DIZER QUE ALGUÉM NÃO É EVANGÉLICO PORQUE DE VEZ EM QUANDO ESCUTA, ENTENDA, ESCUTA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, ME DESCULPE, COM TODA FRANQUEZA ESSA PESSOA TB NÃO É EVANGÉLICA.
    ME DESCULPA SE MEU TEXTO FOI MUITO LONGO, MAS NEM SEMPRE A OBJETIVIDADE E TRANSPARÊNCIA VEM COM POUCAS PALAVRAS.
    COM CARINHO E RESPEITO AO PRÓXIMO: MILENA FERREIRA FRANCO.

  31. MILENA FRANCO diz:

    Penso que por causa da falta de conhecimento, de não saber interpretar uma palavrinha, ou contexto bíblico, muitos evangélicos sofrem e permanecem derrotados. Infelizmente.E vão permanecer até o dia que desejarem de verdade ler a Bíblia, estudá-la, pedindo orientação ao Espírito Santo. Mas sem contenda, sem julgamentos,com carinho, respeito e amor ao próximo.
    Quando a Bíblia diz AMAR, vai no dicionário, pesquise leia mais, não vai dizendo coisa que voçê não tem certeza, digo para ajudar, não para julgar, quem sou eu! Nem Deus julga. Deus me aprovando isso basta, não preciso ser reconhecida por ninguém, quem precisa de reconhecimento é quem não tem certeza do seu valor, esse sim não é cristão. Digo isso em relação a todas as pessoas que são criticadas de uma forma injusta.
    AMAR significa devoção, gostar tanto a ponto de deixar, renunciar as outras coisas como: esquecer de ler a Bíblia, esquecer de orar, cantar, louvar, etc. Então amados irmãos em Cristo, não estou aqui para fazer guerra com ninguém, mas para orientar e ajudar as pessoas.Me desculpa se alguém não está me entendendo. Não posso agradar a todos, ninguém pode!!! Nem Jesus Cristo agradou. Muito obrigada pela oportunidade de expressar-me.
    Obs: Não estou chateada, ok? Até porque, quem se irrita por alguma crítica, entenda bem em pessoal, crítica!!!! Não ofensa, está a reconhecer que a merece, então digo, não estou chateada com as pessoas que me criticam, e peço que quem está no mesmo estado que eu não fiquem chateados. Mas peço que respeite as pessoas, não as ofenda. Tenha carinho por elas. Tenha paciência para ensinar.
    Obs: Estou de férias, aproveitando o tempo para aprender e ensinar as coisas de Deus. Obrigada a toda equipe.

  32. Bruno Luiz diz:

    Vou repetir o comentário da primeira parte. Só por questão de visibilidade:
    bom…
    Se música, canticos e tal, fosse tão importante assim pra Jesus, e consequentemente, para os apóstolos, então certamente, Ele trataria o assunto com todo o cuidado e faria diversas advertencias e conselhos sobre isso. E nas epístolas e em Atos, essa importancia se refletiria.
    Mas cadê?
    O Verdadeiro Louvor, pelo q Deus me ensinou, vem de Tudo o q vc faz em agradecimento e reconhecimento à Deus. De dentro pra fora. Não importa se é música, oração, acões de graça, sei lá o q. Mas louvor é intenção e não ato.
    Então se kero louvar a Deus com música, canto música gospel, se kero ouvir alguma outra coisa q eu goste eu ouço outra coisa. Será q Deus se importa mesmo com isso?
    Isso é conversa de homens… Deus não tem gosto musical…Ele qer ouvir o seu coração~, no seu próprio ritmo e letra…
    O q passar disso é opinião…

  33. Lorena Ely diz:

    Bem, a música é uma arte como todas as outras, que pode ser usada para louvar ao TODO PODEROSO como também pode ser usada para expressar sentimentos… Hoje a maioria dos cantores “evangélicos” ñ são realmente cristãos… Então, em que eles de diferenciam dos outros? NADA!
    Um bom músico tem que ouvir Boa música para aumentar sua criatividade, musicalidade e intelectualidade: Jazz, Bossa Nova,MPB,blues, Rock e etc… A diferença está aqui, não dá para sentir emoção, prazer ou qualquer outro sentimento louvável ouvindo: CRÉEEU, CRÉEU… Ou… O rebolation… etc… Qual o mal de ouvir: Por tanto amor, por tanta emoção a vida mer fez assim…
    Ou… Cada sonho teu me abraça ao acordar, como um anjo lindo, mais leve que o ar, tão doce de olhar!

    Os cristãos perdem de crescer como escritores, compositores e poetas quando fecahm os olhos para o conhecimento ( o conhecimento saudável…) Não usem a santidade como pretesto para serem culturalmentedesfavorecidos!!!! Não deixem que tomem aquilo que é nosso! O lugar de melhor compositor da música clássica contemporânea, de grandes poetas da literatura Brasileira…! Visão de águia! Visão de galinha? JAMAIS!
    e LEMBREM-SE: Não adianta ter o reconhecimento do mundo, se vc não estiver perto de Deus, ouvi-lo e conhecê-lo é a maior riqueza que um homem pode ter!

  34. Sebastião Gonçalves diz:

    Amados, vale a pena levar em consideração a seguinte pergunta:”O que é música secular?”. Infelizmente tem tanta gente iludida pensando que ouvindo as músicas da coleção “amo você” , estão ouvindo música evangélica.Tem tanta gente imaginando um reggae bem espiritual. Entendam , não quero dizer que é errado ouvir essas coisas…Somos feitos de sentimento, suor e carne, foi Deus quem criou essa estrutura recheada de sensações extraordinárias. O homen foi criado para adorar a Deus não só quando abre a boca e diz:” Deus seja louvado”, não!É mais do que isso.É com nosso bom senso, bom gosto, sentimentalismo, emoções controladas(e não forçadas). Tenho certeza absoluta que as músicas alegres que eram tocadas nos tempos de Jesus como também as de hoje falavam de alegria, de dançar, mas nós fechamos os olhos para isso.Proponho uma nova pergunta:”Qual é a sua intenção em ouvir a música que ouve?”. Essa música, assim como tudo mais na vida de um homem de Deus tem que fazer ele crescer e se aproximar dele mesmo e de Deus.

  35. SERGIO RICARDO PATRICIO diz:

    GOSTARIA DE DEIXAR MINHA OPINIAO SOBRE ESTE TEMA.
    OBSERVEM QUE A MAIORIA DOS CORINHOS DE FOGO SAO MUSICAS DO FORRO,QUE E UM RITIMO BEM SENSUAL E NINGUEM SE ESCANDALIZA COM ISTO.
    OUVIR UMA MUSICA QUE FALE DE AMOR,ALEGRIA,SAUDADE E ATE TRISTEZA SAO PADROES HUMANOS E NOS SOMOS HUMANOS,
    A MUSICA PARA DEUS SEMPRE DEVE ENALTECER SEU AMOR ,SUA GRATIDAO E SUA SEGURANÇA EM RELAÇAO A ELE,LOGICO NAO IREMOS ENCONTRAR UMA DECLARAÇAO A ESPOSA ,A FAMILIA,EM UM LOUVOR DESTINADO AO NOSSO SENHOR E SIM EM UMA MUSICA SECULAR,LOGICO QUE FALO DE LETRAS QUE REALMENTE FALE DO AMOR AO PROXIMO E NAO AS QUE DIFAMEM O SER HUMANO DE QUALQUER FORMA.
    SOMOS CRISTAOS FILHOS DE DEUS E VIVEMOS NESTE PLANETA POR ENQUANTO E DEVEMOS CONHECER TUDO MAS RETER O QUE E BOM.
    GRAÇA E PAZ PARA TODOS.

  36. Jucielde diz:

    alguém aqui já ouviu Catedral??
    Já ouviu ver estrela e sorrir? enquanto o Sol brilhar, Carrossel, todas essas são musicas seculares, boas pra escutar. seja evangélico ou não.

  37. Jucielde diz:

    Ouvir musica de qualidade não é pecado, depende da letra que se está ouvindo, da pessoa que fez a composição. Na verdade muitas letras que dizem ser adoração, louvor é pior que musicas seculares.
    essa é a minha opinião.

  38. Andre Zolla diz:

    É POR ISSO QUE TENHO ME CANSADO DESSE CRISTIANISMO RELIGIOSO !! ESSA BABAQUICE DISFARÇADA DE DOUTRINA… INTERPRETAÇÕES CONVENIENTES AOS INTERESSES PRÓPRIOS…

    QUER SABER… SE EU NÃO SOU UM CRISTÃO AUTÊNTICO POR OUVIR MÚSICA SECULAR DE VEZ EM QUANDO… ENTÃO TUDO BEM ! NÃO SOU !! E DAÍ ?! QUEM VAI ME JULGAR ?! NÃO SERIA O D-US TODO PODEROSO ?! PARECE QUE NÃO…

    RELIGIOSIDADE MESQUINHA !! EM VEZ DE APROXIMAR AS PESSOAS DE D-US, AS AFASTA !!

  39. gilian teixeira lima diz:

    pr ea musica instrumental de compositores como maceo parker mike stern dentre outros pode a trapalha minha vida com DEUS?

  40. gilian teixeira lima diz:

    POIS EU PENSO ASSIM.DEUS CRIOU TUDO A MUSICA TBM ENTAO SE ESSES CARAS TOCAM BEM E MUITO E MUITO BEM FOU PQ ELES ESTUDARAM E SE ELES ESTUDARAM E APRENDERAM FOI ATRAVES DA INTELIGENCIA QUE DEUS DEU AO HOMEM.EU TBM NAO VEJO MUITO PROBLEMA EM OUVIR MUSICA SECULA POREM FICO EM DUVIDA´PQ ESSES CARAS NA MAIORIA DA SVEZES OFERECEM ESSAS LETRAS AO DIABO E AI COMO FAZER?

  41. Wanderley Nascmento diz:

    Não estamos aqui para julgar uns aos outros, estamos neste mundo para amar o proximo e a Deus, e glorificar o santo nome de Deus.
    Eu não sou ninguem para dizer que sou melhor que alguem , muito menos que tudo sei, apenas sei que tudo que eu poder aprender que me aproxime do meu Deus, Deus esse que criou o céu e a terra, é otimo e muito edificante para a minha alma, procure cada um que visitou e vem visitar essa pagina procurar se edificar mais e mais.
    Eu não posso dizer a vocês que é certo ou não ouvir musica SECULAR, porém, se você ouve é voce e Deus, mas por favor procure cada dia mais ouvir louvores evangelicos , faz muito bem a alma ! e concerteza sua aproximação com o Pai será maior.
    Agora teve uma palavra nesta pagina que eu não adimiti pela comparação “feita pelo irmão em cristo”, não gostei mesmo !
    Cuidado quando for usar as palavras se nao você pode enfraquecer outros irmãos na fé; varão “Alex” você tem noção do que você falou, se você não teve reflita, você acabou de dizer que as musicas evangelicas não existiriam se não fosse um CABARÉ ( casa de prostituição , prostituição é PECADO !) ou a casa de MACUMBA ( eles adoram outro Deus que não é o criador do céu e da terra, adorar outro DEUS alem do criador do céu e da terra é PECADO ) logo você apoiou sua tese dizendo que o louvor vem de áreas pecaminosas , não vou definir como Blasfemia por ainda nao ter a definição exata, mais na minha inocencia do procurar saber, DEFINO ISSO como bem PROXIMO … logo defino em Cristo quem muitas coisas vieram do Deus que merece toda a gloria e não que as coisas de Deus vieram de coisas pecaminosas, LASTIMAVEL A SUA EXPLICAÇÃO… não julgo você … porem com a FÉ apoiada em CRISTO julgo totalmente a sua PROFECIA para com os irmãos, procure ler a Biblia e venha corrigir oque você falou em nome de JESUS ! e que SATANÁS que tenta enganar nossas almas seja REPREENDIDO , QUEIMADO e JOGADO por terra ! toda honrra e toda glória seja dada somente a ti Meu Deus, meu pai e meu amigão ! AMÉM !

  42. Wanderley Nascmento diz:

    “Andre zolla”, repito o que disse antes para o irmão em cristo “ALEX”, não sou ninguem para julgar um ser humano, quem julga é somente Deus , então que Deus venha tocar em sua mente para te dar entendimento e não so na sua como também na minha, pois não há na terra homem que tudo saiba, e me apoiando em Cristo não haverá “homem” que saberá, mas como um irmão em cristo seu peço que você venha reflitir sobre isso que você falou: – ” É POR ISSO QUE TENHO ME CANSADO DESSE CRISTIANISMO RELIGIOSO !! ESSA BABAQUICE DISFARÇADA DE DOUTRINA… INTERPRETAÇÕES CONVENIENTES AOS INTERESSES PRÓPRIOS…

    QUER SABER… SE EU NÃO SOU UM CRISTÃO AUTÊNTICO POR OUVIR MÚSICA SECULAR DE VEZ EM QUANDO… ENTÃO TUDO BEM ! NÃO SOU !! E DAÍ ?! QUEM VAI ME JULGAR ?! NÃO SERIA O D-US TODO PODEROSO ?! PARECE QUE NÃO…

    RELIGIOSIDADE MESQUINHA !! EM VEZ DE APROXIMAR AS PESSOAS DE D-US, AS AFASTA !!” e que voc~e venha por o nome de Deus por completo pra ficar mais extato o nosso pai merece D E U S e não D – U S , entende eu sei que o que valer é o coração mas falando com todas as letras aumenta a fé de quem lê, irmão continuando não julgando você que não tenho o direito mais julgando a profecia , tudo bem se vocÊ acha que a doutrina ultrapassa os limites Deus vai mover do modo que tenque ser em você, mas meça com muito respeito oque você fala , e do modo que você fala que tem se cansado, não se canse porque aqueles que se apoiam em em homens caem, então não se canse aproveite oque voce nao trouxe para seu corpo, repriende o inimigo que tenta nos enganar , pegue sua BIBLIA e ache respostas em cristo apoiadas 100% no Pài celestial, ate porque eu li um versiculo na Biblía que disse que o DEVER do crente é : ORAR sempre e nunca “ESMORECER” , sabe qual é o significado de esmorecer ? significa, “perder o animo” e eu creio que perder o animo e “cansar” sejam sinonimas , correto ? veja ae e reflita nao “CANSE” jamais, se tu acha que oque o homem falou está errado não julgue o homem ame-o pessa entendimento para você e para ele pois está escrito na biblia ” julgue o profecia, não julgues a profeta ” , certo ? e lembre sempre de se apoiar no Pai e o reino do céu contará com sua PRESENÇA ! AMÉM, Toda gloria seja dada á Deus nosso Pai e amigão de todas as horas !

  43. Wanderley Nascmento diz:

    Gilan Teixeira Lima, eu li hoje mesmo na Biblia que se você sabe que o que te alimenta é oferecido a Idolos ( idolos , diabos , tudo igual , não adorou a Deus , adorou a outra coisa é pecado ! ) você não pode mais faze-lo, porem enquanto voce nao sabe, voce ainda esta inocente, concerteza Deus te revelará se ali existe pecado, ae na mesma hora aconselho você a PARAR de ouvi-la pois foi oferecida a DEMONIOS, mas por favor sabe oque aproxima muito de Deus irmã , é ler a Biblia procure se informar… e irmã você ouve musica secular , eu nao posso julgar se é errado ou não, mas se ouve , ouça tbm bastante musicas evangelicas… porque Deus gosta de ouvir você louvar ” Deus não rejeita oração, oração é alimento, nunca vi um justo sem respostas vou ficar no sofrimento ♪ ” entendeu o sentido, espero que sim, que a Paz e o entendimento em cristo esteja convosco ! toda Gloria seja dada à Deus , nosso fiel amigãoooooo ! AMEM !

  44. Alex diz:

    Amigo Wanderley, voce ficar indignado com o que eu disse e nao buscar os fatos e exatamente o comportamento de alguem doutrinado cegamente. Hoje temos a internet que facilita a nossa vida. Comece a procurar saber sobre as concoes do seu hinario que voce vai ver se o que eu disse e blasfemia, loucura, ou apenas uma constatacao de fatos. Voce acha que as lindas melodias classicas que bach e mozart produziram para vender para a igreja foram feitas diferentes das outras cancoes que eles fizeram ? Nao eles eram os mesmos bebados, putanheiros e geniais musicos, que viveram a vida e deixaram belas obras e retrataram Deus muito bem melhor do que os religiosos da epoca que estavam perdidos em suas ilusoes politicas de domiar o mundo as custas da fogueira da inquisicao. Meu ponto e o seguinte, musica e musica, religiao e religiao, tem musica para a morte assim como tem religiao para a morte, tem musica para a vida assim como tem religiao para a vida. Basta dizer que nos ultimos 100 anos 85% das guerras foram feitas por motivos religiosos ! E ai vamos curtir um samba de afoxe juntos ou prefere enxer a cabeca de musicas de guerra ?

  45. Francisco Oliveira diz:

    É triste ver que nem todos enxergam o mundo como ele é. Não sou dono da verdade e também não sou digno de julgar os atos de outra pessoa, então porque vou dizer que uma música secular que fala de amor, seja pela esposa, pela vida, ou pela saudade dos tempos em que vivia no campo não são de Deus. Muitos autores seculares falam de suas próprias vidas, de suas experiências. Oras! Estão falando de amor! Estão falando de paz. Então não sejamos alienados, ou estaremos falando que tudo que vivemos fora de uma igreja é do demônio. Isso não faz sentido algum. Deus nos deu a vida para que sejamos felizes e a música em geral, quer dizer, a música boa expressa essa realidade divida que é a vida. “Louvemos e adoremos a Deus sobre todas as coisas, mas não esqueçamos de usufruir de forma saudável e digna dos dois maiores presentes que ele nos deu: avida e o direito de amar”.

    Que a paz de Cristo esteja com todos vocês.

  46. anonimo diz:

    aceitei a JESUS A MAIS DE 20 ANOS,TODAS, E EU DISSE TODAS AS IGREJAS EVANGELICAS HOJE, TRABALHAM COMO UMA EMPRESA VISANDO SÓ O CRESCIMENTO DO PATRIMÔNIO, QUANDO UM IRMÃO LEVITA QUER DIVULGAR UM CD ELES NÃO DÃO ESPAÇO, AI O IRMÃO PAGA JABÁ PRA TOCAR NA RADIO, OU ESSE IRMÃO JA VEM PARA CRISTO COM FAMA NO MUNDO SECULAR, AI TODOS OS PASTORES O QUEREM EM SUA IGREJA POIS A PRESENÇA DO EX LADRÃO, EX MÃE DE SANTO, EX CANTOR, EX VICIADO, EX PROSTITUTA ENTRE VARIOS EX POR AI TRAZ PUBLICO E PUBLICO SE GANHA “ALMA” E ALMA É CRESCIMENTO, PARECE ORKUT, O QUE VALE É QUANTITADE. E O “COITADINHO” DO IRMÃO QUE NASCEU NO BERÇO EVANGÉLICO NÃO TEM VALOR ALGUM PARA ESSES PASTORES, POIS O QUE NASCEU NA FÉ NÃO TRAZ PUBLICO.
    HOJE NÃO EXISTE CANTOR EVANGÉLICO QUE NÃO COBRA PRA FAZER O SEU SHOW. NO DIA DO JUIZO ELE VAI DIZER: GANHEI MIL ALMAS COM O GINASIO LOTADO. E DEUS IRA DIZER: VOCE GANHOU O SEU CACHE DE R$35.000,00 QUE O CONTRATANTE TE PAGOU,, O SEU GALARDÃO FOI PAGO EM DINHEIRO.
    O CANTOR QUE ASSUME SUA POSIÇÃO QUE CANTA POR TRABALHO (MUSICA SECULAR) É MAIS HONESTO CONSIGO MESMO E COM DEUS, E DIZIMANDO O QUE GANHA ACABA COLABORANDO MAIS COM A OBRA DO QUE AQUELES QUE AO INVÉS DE SOMAR, ACABA TIRANDO O DINHEIRO DOS FIÉIS VENDENDO SEUS SHOW E CD´S.E AINDA USAM O VERCICULO DA BIBLIA: DIGNO É O TRABALHADOR DO SEU SALARIO. ORA TENHA PACIENCIA, SE VOCE NÃO PODE LOUVAR A DEUS DE GRAÇA, ENTÃO VÁ ARRUMAR UM TRABALHO, POIS LOUVOR É DE GRAÇA, É HOJE E SEMPRE SERÁ.PREFERIVEL É ASSUMIR A PROFISSÃO DE CANTOR. FIQUEM NA PAZ

  47. Cruz diz:

    É não vejo problema algum.Vejam só, se os crentes dizem que não é certo ouvir musica secular,porque então compoem musicas e formam bandas com ritmos e letras mudadas para o gospel? è muita hipocrisia.Inclusive muita musica secular edifica mais do que muita musica “cristã” que não tem nada de nada,só repetições e repetições.Colocar Deus numa musica não significa que é cristã ou não.Aqui mesmo na Bahia tem o axe,muitas crentes dizem que é pecado ouvir essas musicas que ao meu ver também vejo que as mesmas nao edificam ninguem por ter conteudo erotico,pornografico mesmo.Mas tem bandas que imitam bandas seculares como o axegospel,arochando vidas.Se temos que julgar ,temos que deixar de HIPOCRISIA e julgar conforme a reta justiça.Eu mesmo curto por exemplo,algumas musicas do Almir Sater,Mosart,Chopen,Link Park e até Racionais entre outros.E não vou pro inferno por isso.Hoje mesmo aqui vai ter Lazaro vai chapar a avenida,e a amioria do povo vai é atraz do cantor ex-olodum e dançar pra valer as musicas que inclusive tem ritimos do olodum mas com letras moldadas para os crentes,pois assim fica mais “santo”.E ai teremos que banir as bandas gospel também?.Claro muitos se escondem,atraz do nome de Deus,para tentar se justificar,mas muitas das vezes nós cristãos somos piores que os de fora.Porque apenas julgamos pelas aparencias e não pela Reta Justiça.

    Graça e Paz a todos

  48. Cruz diz:

    Só para complementar.Os crentes,acham que louvor é apenas ir para igreja e ouvir musica bonita com letras que tem DEus no meio,ou em cds,dvds inclusive a maioria pirata.Muitos tem o mal habito de dizer quetudo é do diabo,a musica, a melodia,os varios sons,são de Deus,agora se muitos usam algo tão belo para copor letras miseraveis ou ate letras lindas só para ganhar dinheiro ai é muita safadeza.Prefiro ouvri um Andrea Bochelle do que um Louvadera por exemplo.Não adianta a maioria dos crentes gostam de musica secular e escutam em secreto.E quando estão por exemplo perto de algum irmão ou pastor já mudam logo,começam a criticar falar muito mal,sóm pra ficar bem na fita,por isso que digo a amioria dos crenets é muito HIPOCRITA e mascarados.Eu mesmo mostro quem sou e falo meus gosto musicais sem temor algum,sou livre em cristo para saber escolher o que ouço, e sei o espirito etstifica em mim o que não é licito ouvir.Ouvir somente musica gsopel,ir a igreja sempre,orar todos os dias,ler a biblia não faz ninguem um cristão autentico que tem essa soberda de se achar o Tal é muito sem noção.Nem mesmo o proprio Jesus se achou bom e agora os crentes ficam se achando formando uma casta diferente.E afirmo que é mais facil um cara que dizem ser do mundo ir pro céu por ter uma vida reta e justa segundo a biblia do que um crente que se diz fiel e vive se escondendo inclucive a salvação é de graça nos não merecemos.Se o que você escuta te faz bem e não o faz lembrar do passado triste,ou de alguma traição, ou que exaltem o ser humano não vejo problemas.O que me dizem do livro de cantares?È uma musica mui linda,que tem erotismo no meio mas com linguagem da época,a se quiser achar que a letra se refere as cristo tudo bem cada um tem o direito de entender como quer.Afinal a libertade é algo maravilhoso.E devemos ser livres,livres para pensar e nao ser manipulados pelos outros, livre para deixar Cristo nós conduzir e tirar o que ele quiser de nós,livre para glorificalo com todos os sons de maneira poura e simples.

    Graça e Paz a todos…

  49. davi diz:

    A música é uma dádiva do “Deus feliz”(1 tim.1:11).Visto que fomos feito à sua imagem e semelhança algumas pessoas nascem com o dom de cantar e compor,naturalmente devem isso ao criador.Evidentemente,não era sua intensão que se fizessem somente canções que o louvassem ou que falassem coisas bíblicas,pois por isso também recebemos o ‘livre arbítrio’.Acontece que alguns irmãos estão a ir “além das coisas que estão escritas” e seria bom que estudassem um pouco mais sobre assuntos que Deus deixou a cargo da consciencia cristã,por exemplo,com base em 1 coríntios 8:1-13 seria errado comer doce de cosme e damião caso alguem leve em sua casa e sem que vc participe diretamente do costume? seria sim APENAS se causar tropeço a um irmão que tenha a consciência IMATURA,ou,como disse Paulo ,consciência fraca.O mesmo se dá com a música secular,percebi nos comentários do Roberto um bom equilíbrio cristão nesse sentido.Há canções seculares que inclusive refletem fé como a música “jesus cristo”(Roberto Carlos) e milhares de outras que enfatizam o amor,a saudade,a dor da separação.É claro que cançoes com teor imoral,palavrões,linguagem suja ou ritmos que despertam os sentidos para o sexo devem ser evitadas pelo fato de alimentarmos a mente com algo que pode inundar o coração e conduzir-nos ao pecado,mas,cabe apenas como um aviso de perigo a ser evitado.Creio que Deus nos permite escolher com sabedoria para perceber nossa inclinação.Assim sendo,a música secular se enquadra na questão da consciencia cristã pela qual não devemos culpar quem escuta com discernimento e nem julgar também que não escuta.Fiquemos então com a máxima bíblica:”QUER COMAIS,QUER BEBAIS,QUER FAÇAIS QUALQUER OUTRA COISA,FAZEI TODAS AS COISAS PARA A GLÓRIA DE DEUS”-1 CORÍNTIOS 10:31. ABRAÇOS

  50. Valdemar diz:

    Nós cristãos precisamos tomar cuidado para não falarmos por nós mesmos, e sim pelo ESPÍRITO SANTO. No Reino de DEUS o importante não é falar bonito, que a palavra de um pastor vale mais que a de um membro, etc.
    No Reino de DEUS, o importante é obedecer, praticar a palavra de DEUS.
    Se a palavra de DEUS está dizendo que é melhor fazer isso do que aquilo, então não precisa falar mais nada. É só fazer o que a bíblia diz que é melhor. É só obedecer. A questão é obedecer.
    02 CR 07:15,15
    Valdemar

  51. Valdemar diz:

    Irmãos:
    Devemos ter cuidado para não falarmos por nós mesmos, ou seja, o (meu eu), e sim pelo ESPÍRITO SANTO. Se a palavra de DEUS diz que é melhor fazer desse jeito do que daquele jeito, então não tem que haver discórdia entre o povo de DEUS. Temos sim que falar a mesma lingua cristã, ou seja, OBEDECER. Se a palavra diz que é melhor assim do que de outro jeito, então faça assim que é melhor, seu tolo. Vai se converter seu rebelde!
    02 CR 07:14,15
    Valdemar

  52. guguinha diz:

    queria perguntar para o amigo no inicio do debate, aquele que citou eclesiaste sobre os tolos enfin.. caro amigo, voce conhece a vida de todos os cantores evangelicos que você ouve? você sabe se Deus se agrada dele ou se ele diante de Deus oferece sacrifício de tolo? como vc mesmo citou ” canção de tolo”. o que é ser tolo para vc? quem te pois como juiz entre os homens? o que vc me diz quando Deus pela boca do profeta amós diz: “AFASTA DE MIM OS ESTRÉPIDOS DOS TEUS CÂNTICOS; POR QUE NÃO OUVIREI A MELODIA DOS TEUS INSTRUMENTOS” (amós 5;23) foi para quem ele disse isso? para o djavan? chico buarque? rbd? calypso? ou para os Levitas de Israel? e por que será? olha meu querido não estou ensentivando a musica secular, mas o bom cristão sabe onde pisa, sabe reter o que é bom, dai você pode até me perguntar, existe alguma coisa de bom na música secular? todo guitarrista, tecladista, baixista enfin… que entende o que é musica saberá peneirar técnicas novas, há desculpe, musica para vc é apenas letra, talvez você me faça outra pergunta “você sabe para quem essa musica foi oferecida”? eu te respondo” vc ouve o irmão lazaro? ja ouviu aquela” eu sou de jesus, eu sou de jesus…” já? se já, deve tambem saber que ela foi composta quando ele era do olodum, vc sabe o que é olodum? não? então se informe, “há, mas ela foi santificada”, foi? não sei. não posso julgar pois não sou juiz. ” VI QUE TODO TRABALHO E TODA DESTREZA QUE O HOMEM EXECUTA CAUSA INVEJA NO SEU PRÓXIMO. ISTO TAMBEM É VAIDADE E AFLIÇÃO DE ESPÍRITO”( eclesiaste4;4) pá fexa.. valeu!

    • marcel diz:

      CARA DEUS AMAVA ISRAEL MEU, OS LEVITAS AMAVAM A DEUS MEU. ESTUDA SOBRE ELES E SOBRE AS CANÇÕES QUE SAIM DOS SEUS LÁBIOS E VE MANO SE O DJAVAN TEM TALENTO PRA FALA OU CANTAR P DEUS. EI GRANDE A BÍBLIA E IMENSA MANO TEM BASTANTE CONTEÚDO, ESTUDA + DEPOIS TU REBENTA. MANO HÓ SALMO 73 MANO CONFERI LA DEPOIS OLHA OS CAMINHOS DOS LEVITAS E DEPOIS OLHA O DOS LEVITAS.

  53. guguinha diz:

    mais uma coisinha… se ouço uma boa musica, seja secular ou não, não presiso por para o mundo inteiro ouvir, isso é ser “aparecido” e nècio de entendimento. eu provoco escandalo só se eu quiser. e ouço lixo sonoro só se su quiser!!! abraço.

  54. Chissumba diz:

    Podes ler até ao fim?
    A Bíblia diz que o ser humano está constituído por Corpo, Alma e espírito – 1Tessalonicenses 5:23.
    O ESPIRITO: é a parte de se relacionar com Deus…
    A ALMA: é a parte que contém os pensamentos, sentimentos, e as decisões, ou se preferimos o intelecto; as emoções e a vontade.
    O CORPO: é a casa que contém estas faculdades da alma e do espírito, através dos 5 sentidos(Tato,visão,olfato,audição,gosto) O nosso ser interior faz contacto com o mundo físico a nossa volta.
    O homem é muito mais que um ser físico, ele não necessita apenas de comida, água, ár, luz e calor. Ele é um ser pessoal e como tal, tem necessidades pessoais.
    Se dissermos à alguém que sofre de um problema físico”vá em casa e lê a Bíblia, estamos simplesmente a mostrar a nossa ignorância quanto ao facto de uma pessoa ser constituída por três áreas distintas e separadas, não estamos reconhecendo a pessoa no seu todo. Não vou falar palavra por palavra se não será muito extenso, na minha lógica: Não namoro com a música de “Fernandinho”- Nova história… e isto não quer dizer que automaticamente estou a servir ao Diabo. EX. Meu amigo não tem problemas em Namorar – Ficar com a namorada no quarto trancado por muito tempo, mas já eu não posso, isto é a minha fraqueza e não é por ela que vou fazer regra p/ o meu Brother. A bíblia é Clara em dizer que o espírito Santo nos dá discernimento, desde o momento que quero realmente me relacionar com Deus, eu com ajuda do espírito santo saberei o que me edifica, melhor do que ninguém eu devo traçar meus limites, assim como há coisa que não estão explicitas na Bíblia mas eu até onde me conheço, não me aproximo á elas.
    -Gosto muito de músicas Folclóricas – que me levam alegremente à minha Bela Infância, Canto o Hino nacional da Minha república(Angola). Falta-nos sinceridade. A bíblia dz qualquer coisa como; um acha que pode comer de tudo, já outro pela sua pouca fé acha que só pode comer aquilo. Acho que também pode se aplicar a este assunto. (Fiquei por uma semana procurando as músicas de Luan Santana, já que aqui em Angola é difícil e graças a Deus encontrei e me senti bem em ouvi-las com a minha Namorada!)
    Não vamos fugir da forma especial da qual fomos feitos simples e perfeita. Acredito que se Jesus fosse Evangélico hj Zaqueu não Seria salvo pois não entrariam em casa de um pagão. Mulher samaritana – Jesus começou pelo que ela era e tinha. Se realmente es Cristão, ao invés de estar a criticar de mais, somente brilhe no meio da tribulação,não diga ao teu amigo que é cantor :não compro o seu CD porque és pagão; compre e ouve a voz da ALMA do teu Amigo, por intermédio da sua música. «Daniel Luís Chissumba»

  55. Black Jr diz:

    Há muita coisa na Bíblia que hoje nos deixaria de cabelo em pé. A artimanha de José, aproveitando-se da fome dos outros, anexando suas terras às do Egito; os espias escondendo-se na casa de uma prostituta; Ester (ou melhor Hadassa) participando de uma espécie de concurso de miss para casar-se com um ímpio; Davi fugindo de Saul; pessoas seguindo um sem-terra-sem-teto-sem-ter-onde-cair-morto-sem-subvenção-do-governo-sem-livro-publicado-sem-dvd-de-pregação-lançado.
    Hoje poucos conhecem Ananias, Misael e Azarias, ao menos pelo nome israelita, mas os conhecem pelo seu nome pagão: Sadraque, Mesaque e Abednego.
    Com relação à música secular, há muita hipocrisia. Há pessoas que combatem ardorosamente a aquisição de CD de música “mundana”, mas não perdem um capítulo da novela ou não deixam de locar um filme no fim de semana ou ir ao cinema. Aí, a lambança está feita, porque cada cena tem um fundo musical, pois existe uma trilha sonora. Há cenas com música orquestrada, outras com música romântica e as de ação, sempre têm um rock pesado. E essa trilha não foi composta por Régis Danese, nem cantada por Cassiane. E aquela música que você diz que é pecaminosa, você mesmo ouve aliada a uma imagem, que na maioria das vezes é uma cena de sexo ou uma intimidade mais branda, e aquele ator e auela atriz nem são casados, cada um tem sua própria família.
    Há pessoas que não toleram a música secular, mas por ser músico de orquestra ou de banda de música, não deixam de tocar aquela música popular que foi adaptada para orquestra ou banda.
    Há crentes que em sua profissão têm que cantar músicas seculares, canções ou hinos, como é o caso da Canção do Expedicionário: “… Braços mornos de Moema, Lábios de mel de Iracema Estendidos para mim. Ó minha terra querida Da Senhora Aparecida E do Senhor do Bonfim!”
    E aí, pedem demissão e não cantam ou cantam por força da profissão?
    Será que a resposta está com Naamã, capitão sírio, que foi sincero e pediu perdão antecipadamente?
    “Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando meu senhor entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encostar na minha mão, e eu também tenha de me encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo.” 2 Rs 5.18
    Há muitos crentes que só ouvem música evangélica ou gospel, mas o fazem por passatempo, sem reflexão, sem reverência ou sem fidelidade ao que está se comprometendo.
    Por exemplo: “Usa-me, Senhor! Usa-me. Como farol que brilha à noite, como ponte sobre as águas, como abrigo no deserto, como flecha que acerta o alvo…”
    Será que alguns quando cantam essa música querem isso mesmo? Alguem conhece a Oração do Paraquedista? É assim: “Dai-me, Senhor meu Deus, o que Vos resta; Aquilo que ninguém Vos pede. Não Vos peço o repouso nem a tranqüilidade, Nem da alma nem do corpo. Não Vos peço a riqueza nem o êxito nem a saúde; Quantos Vos pedem isso, meu Deus…”
    E é mais ou menos isso que estão se comprometendo a ser ou a fazer quando cantam músicas como aquela.
    O farol sofre muito, são rajadas de vento frio com grãos de areia da praia, na solidão da noite, mas não pode se apagar, pois tem que guiar o navio. A ponte está plantada na água, no lodo, na lama, e tem que suportar muito peso; são pedestres, ciclistas, carros, caminhões, trens, fazendo a travessia sobre ela. O abrigo no deserto; se for um deserto como o Saara, tem que suportar o calor extremo do dia e o frio da noite, mais as tempestades de areia, mas tem que dar proteção, socorro e alento a quem o procura. A flecha não escolhe o alvo, o arqueiro é quem escolhe; a flecha só vai, em alta velocidade, às vezes incendeia pelo atrito do ar, e atinge o alvo com tão grande impacto que sua seta, mesmo de metal, se deforma toda.

  56. Black Jr diz:

    Em tempo.
    Música secular, nem pensar. Gosto mesmo é de música gospel. Já deixou saudade uma música “gospel” que ouvi bastante em um programa evangélico na TV aberta, nas manhãs de sábado, nos últimos anos. Não sei o título na canção, mas acredito que seja “Pastor Dilmo dos Santos”. Muito interessante a letra e o propósito.

    • marcelo diz:

      E MEU PARECE QUE VC SABE MESMO! VC ATE FALA DE JOSE E DAVE, DANIEL E SEUS COMPANHEIROS,
      SÓ POSSO ENTÃO DIZER ENTÃO QUANTOS INIMIGOS TE CERCARAM PRA QUE DEUS FOSSE EM TEU AUXILIO? QUANTAS OBEDIÊNCIA PRESTASTE A DEUS? QUANTAS VEZES FOSTE PERSEGUIDO PELOS SEUS PRÓPRIOS FILHOS? O QUE NÓS FIZEMOS DE MELHOR DO QUE ELES. NINGUÉM LOUVOU A DEUS COMO ESSES CITADOS POR VC. NÓS QUE SOMOS LIVRES NOS TORNAMOS ESCRAVOS DO MUNDO.

  57. josé d.c. diz:

    È,eu ouço musicas secular, sim.Pois temos vizinhos, que ouve suas musicas alto.As vezes ou quase sempre,dentro da nossa propia casa tem alguém que não é cristão,e gosta.Diante disso
    mesmo contra o nosso gosto, acabamos ouvindo.
    Só que não sentimos prazer nelas;como também
    tem muitas musicas chamadas evangélicas,muito ruins.Não tem letra,só tem uma frase de efeito que é repetida por muitas, e muitas vezes,cheguei contar numa certa musica 16 vezes de repetição.
    Mais há sim, muitas musicas bonitas sim,boas de se ouvir.Nos faz ligar nas coisas de Deus.Mais aqui pra nós;nem tudo que se diz,que é evangelica, servi para o cristão ouvir.È preciso fazer
    um boa seleçao.

  58. Luiz Ricardo de Goes diz:

    Realmente concordo que a biblia não diz nada sobre musica secular, ate pq isso não era um problema para a epoca. O que precisamos avaliar são as letras, até pq tem muito “cristão” tolo escrevendo musica gospel que estão teologicamente erradas. Da mesma maneira que tem cantores seculares e odeio esse termo que escrevem letras inteligentes, com verdades, principio e muita sabedoria. Quanto ao irmao que diz que nao em tempo, cuidado ativismo tambem é pecado.
    Grande abraço a todos.

    • marcelo diz:

      a mano diz isso não meu, hó pra vc salmo 150 vai la mano.
      só pra adiantar la diz o salmista todo ser que tem folego louve ao senhor, negocio e que ta escritoem colossenses cap 2 vs 6 ao 22 mano vai la ve

  59. Evelyn diz:

    Acho que tem coisas que nem precisam ser comprovadas pela biblia um verdadiero cristão q está ali junto de Deus que tem a intimidade sabe as respostas a todas estas perguntas..

  60. Evelyn diz:

    Quando pedimos a direção de Deus o espirito santo q esta conosco nos repreende quando estamos fazendo algo nao não os agrada…

  61. Bruno diz:

    A palavra de Deus diz: Tudo que tem folego louve ao Senhor!!!

    Então porque perder o que o Senhor nos deu de tao preciso para cantar outras coisas que não louvam a Ele.

  62. elisa diz:

    gente para com issso as pessoas vao ficar sufocadas deus vai muito alem disso se fosse assim devia ter mercado,lojas ,escolas ,internet de crentes devemos q nosso coraçao deve ser o centro de deus na minha opiniao podemos ir sim em show podemos evangelicos fazer adiferença no show se alguem te oferece bebida droogas vc vai dizer nao ai as pessoas vai te dizer porq vc naao quer porq sou evangelico.deus te fez livre gente vou dar uma ideia ore e pessa pra DEUS mostrar pra gente valeu mais nunca se esqueca vamos fazer a diferença onde quer que for tem musicas secular q fala de amor gente deus gosta de amor ne VAMOS PEDIR A ORIENTACAO DO NOSSO PAPAI LA DO CEU bjs

  63. José Ricardo de Sá Sardinha diz:

    Paz ! A questão da música secular, não é a música em si ( letra melodia ou ritmo ), mas a fonte de inspiração da mesma, ou seja, vc pode estar cantando uma música romântica que foi composta inspirada num caso extra-conjugal, ou inspirada num momento em que alguém se relacionava carnalmente com uma prostituta…( Obs: Tanto letra, como melodia de música instrumental ). A questão é : Como saber a fonte de inspiração de uma canção ? Até mesmo canções interpretadas por cantores evangélicos podem ter sido inspiradas em situações semelhantes, lógico que a probabilidade é bem menor. Diante disto o melhor é pedir a orientação do Espírito Santo, Jesus nos disse que Ele nos guiaria a toda verdade. Quem é íntimo de Deus saberá que decisão tomar,( Que música ouvir ) pois o Espírito Santo o orientará. Deus abençoe a todos !

    • Tanto faz a fonte de inspiração, desde que o fruto seja bom para quem ouve.

      • JULIO CESAR diz:

        ATENÇÃO: Super crentes não cantem mais “parabéns pra você” e nem o “hino nacional!!!!!”Será que o livro de Ester e Cantares de Salomão são livros seculares porque não cita o nome e nem a palavra “Deus”? Isso mostra claramente que quem louva a paz,o amor e a união também está louvando à Deus! Existem musicas seculares que de secular só tem o cantor porque a letra é gospel!!!!
        CUIDADO: Antes de curtir uma musica analise a letra e entenda o que está cantando,pois até as musicas gospel contém heresias e erros de hermeneutica…..

  64. Milena F F diz:

    CONCORDO PLENAMENTE COM O JULIO CESAR, ESTOU COM ELE E NÃO ABRO MÃO. EU SEI QUE TODA A MÚSICA FOI E É INSPIRADA POR DEUS, MAS É A LETRA QUE FAZ TODO O DIFERENCIAL E QUANDO ELA REPRESENTA ALGO NEGATIVO E DESTRUTIVO TORNA-SE UMA MÚSICA QUE NÃO EDIFICA, QUE NÃO CONSTRÓI. EXISTEM MÚSICAS QUE DESTROEM E MÚSICAS QUE CONSTRÓI, QUE EDIFICAM.

  65. Hugo Lopes diz:

    Senhores, concordo que nos dias de hoje, não há mais tantas musicas que podemos considera-las como poesia ou como legado de nossa historia política e social. Pois a musica e parte integrante de uma sociedade que no decorrer dos tempos marcavam época por conter em seus textos um documentário histórico. Mas não podemos banalizar como profano algo que não prega contra Deus, dede que não pregue. Utilizando de jargões que possam dizer qualquer coisa. Pois a palavra diz “não cometa adultério” mas não diz só ousa louvor e adoração. Pois muitas vezes utilizamos veículos bíblicos para justificar nossas teses, não para mostrar a tese bíblica. Mas como eu não sou Doutor em nada, deixo algumas perguntas. Os cânticos de Salomão são Louvor e Adoração? Ou falam de amor? E o capitulo 7 não uma musica de amor com um poço de sensualidade?

  66. OsniJr diz:

    Genteeeeee!!!! Foco! Foco! “Jesus”!!!! rsrs… Nuss!!! quantos pontos de vista?! Mas tenho certeza que apesar das diferenças de opinião, sabemos todos que o amor à DEUS vem antes de qualquer coisa, assim como o amor ao próximo! certo? agora, já que estamos dividindo opiniões sobre cristão ouvir musica secular, e quando digo cristão me refiro ao que se tornou ontem, assim também como o convertido a 30 anos, porém, reconhecendo que são dois opostos no processo de santificação!!! Ha 14 anos aceitei a Jesus como meu único e suficiente salvador, mas demorei pra me desligar de costumes seculares. lembro que um ou outro irmão vinha na época me dizer que era errado ouvir esse ou aquele cantor, ou banda etc… que era do inimigo!!! sinceramente não conseguia ver como isso era possível. e até pensava que não queria me tornar fanático como eles! kkk o tempo foi passando e a medida que me alimentava da palavra, buscava em oração, jejum, fui dando cada vez mais espaço, sem perceber, para que o espirito santo tomasse conta das minhas atitudes, do meu comportamento, da minha forma de falar, de tratar as pessoas… e assim vai… aos poucos fui de maneira natural enxergando certas coisas que só se é possível enxergar com olhos espirituais, assim como ouvir e entender! fugindo um pouco do contexto, percebi que veículos da mídia que abrangiam a massa, pregavam coisas do tipo, adultério, intriga, cobiça, ganancia, assassinato, libertinagem, prostituição, cultos a outros deuses e entidades, e isso tudo de forma astuta por prender o interesse e a atenção das pessoas inconscientemente. Em contra partida não tocavam no nome de JESUS e quando tocavam faziam de forma injusta… passei a analisar com mais atenção, sempre pedindo sabedoria à DEUS, e fui vendo a maneira moderna do homem ser convencido pelo pecado de forma oculta. Fiz comparação com acontecimentos de mais de dois ou três mil anos citados na bíblia e fui formando minha opinião!!! propaganda maligna enrustida meu irmão, tem em todo lugar!!! Nas cenas do filme, da novela, do reality, na opinião de um artista adorado e que não conhece a VERDADE, programas formadores de opinião e por fim nas letras de musica! a gnt assiste, escuta , e o que nos convém é pensar depois o quanto tem de DEUS e não na coisa! o conteúdo da letra é que deve ser analisado, descartando arranjos, acordes e ritmos, pois musica é uma linguagem universal! temos artistas gospel que enchem suas melodias com letras vazias, que não adoram nem exaltam nosso Senhor, que se quer pregam a palavra para orientar ou confortar, e que se equiparam pra mim à letras de canções seculares que falam de amor por exemplo! e agora? condenar alguém por isso? já tem outras seculares que pregam o pecado explicitamente msm, e outras de forma subliminar(embriagues, prostituição, adultério, apologia ao uso de drogas, etc…)! ja alguns artistas gospel nos remetem aos pés de JESUS e há unção! por fim não creio que exista certo ou errado nessa história! Acredito que o certo e o errado pro teu coração será respondido através do crescimento espiritual de cada um!!! na busca pelas coisas de DEUS!!! e lembre-se o adore, o louve de todo o teu coração!!! deixe o espirito santo fazer morada em você, e através dele oriente as pessoas pela busca das coisas de DEUS para suas vidas, sem critica-las!!! não julgue! não cabe a nós! pois na grande batalha espiritual que vivemos somos todos alvos e soldados ao mesmo tempo!!! um grande abraço e fiquem na Paz de JESUS!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.