Debate: o cristão autêntico ouve música secular? – Parte 1

Michael, Rest in Peace
Creative Commons License photo credit: Tony the Misfit

Decidi escrever algo sobre o cristão ouvir música secular, porém não sabia por onde começar, por isso preferi postar aqui um debate do que eu participei da comunidade Assembléia de Deus no Brasil.
Colocarei os argumentos que refutei como citações, sem citar nomes, minhas respostas como texto comum e os versiculos em itálico.
Para não ficar muito extenso dividirei em algumas partes.
Aí vai a primeira:

No Salmo 40, nos diz o salmista que O Senhor o tirou do charco de lama e pôs em seus lábios um “NOVO CÂNTICO”. Como pois agora vou entoar músicas de inspiração sabe lá Deus de quem..!!???

Embora Deus tenha dado a Davi um cântico novo isso não significa que ele teve de deixar todos os antigos.
Os salmos são cheios de referencias a se cantar um cântico novo mesmo quando as pessoas já cantavam hinos.
Cântico novo não anula os cânticos antigos.

Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo. (Salmos 33 : 3)

CANTAI ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR toda a terra. (Salmos 96 : 1)

CANTAI ao SENHOR um cântico novo, porque fez maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a salvação. (Salmos 98 : 1)

A ti, ó Deus, cantarei um cântico novo; com o saltério e instrumento de dez cordas te cantarei louvores; (Salmos 144 : 9)

LOUVAI ao SENHOR. Cantai ao SENHOR um cântico novo, e o seu louvor na congregação dos santos. (Salmos 149 : 1)

Cantai ao SENHOR um cântico novo, e o seu louvor desde a extremidade da terra; vós os que navegais pelo mar, e tudo quanto há nele; vós, ilhas, e seus habitantes. (Isaías 42 : 10)

E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; (Apocalipse 5 : 9)

E cantavam um como cântico novo diante do trono, e diante dos quatro animais e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra. (Apocalipse 14 : 3)

Uma vez que nem se compara com as convencionais..

Que em sua gde maioria fala de sexo,violência,brigas,sofrimento,traição,duplo sentido,malícia,dando á entender que td é festa e normal….
Dificilmente podemos escutar alguma que ñ fale de nada disso….É ou ñ é???

Isso é preconceito de quem vive numa redoma eclesiástica.
Existe muita coisa boa na música secular
,embora haja coisas ruins também.
É assim com tudo na vida.

Não ouve não e quem ouve muito é um crentinho bem fraquinho me desculpe a franqueza.

Fraquinho é crente que julga pela aparência…

JÁ que ALGUNS GOSTAM … VAMOS LÁ … CANTEM

IH PIRIRI PIRIRI PIRIRI … E VAI DESCENDO A BOQUINHA … VAI LACRAIA .. VAI LACRAIA ….

EU FUI NA CASA DO ALEMÃO COM O MEU FERRO NA MÃO … UI MARVADA .. UI MARVADA

NA CASA DO SENHÔ NÃO EXISTE SATANAIS … Xô SATANAIS …

É NA PALMA DA MÃO QUE EU QUERO VÊ …. É NA PALMA DA MÃO QUE EU QUERO VÊ …

PARA QUEM GOSTA ESCUTEM E DANCEM ESTAS MUSICAS ACIMA … ENQUANTO EU VOU OUVIR MEU CD DA FERNANDA BRUM E ALGUNS MAIS .

Se as únicas músicas seculares que você conhece são essas é uma pena,mas isso não significa que não haja músicas boas.
Você é um exemplo do tipo de pessoa que não consegue ver o lado bom das coisas.
Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. (Tito 1 : 15)

mas me diga qual e a musica secular q traz edificaçao?
pq ate agora na minha vida eu nunca ouvir.
posso achar bonita mas p/ edificar never…

Será que se divertir e relaxar são pecados agora?
Porque que só vale se “edificar”(seja lá o que você entendam por esse verbo) ?

Não ameis o mundo e nem o que no mundo há; quem ama o mundo o amor do pai não está nele…
” Aquele que se faz amigo do mundo, se constitui inimigo de Deus”a questao é que querem o secularismo na nossa vida.
gente p/ tudo tem limite.

Concordo que não devemos amar o “mundo”.
Mas como eu disse nem toda a música secular é mundana.
Mundo tem um sentido muito mais extenso do que esse que costumam colocar.
Uma música romântica, por exemplo, não é mundana. A “canção do amigo” também não parece ter nada de mundana.

(Visited 313 times, 1 visits today)
Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo. Sou psicólogo formado pelo Instituto de Ensino Superior de Catanduva (IMES Catanduva, antiga FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura. Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento. Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho. Gosto de teologia, sociologia, psicologia, antropologia, política, livros, filmes, música, gibis, jogos e brinquedos, entre outras coisas.

50 respostas para Debate: o cristão autêntico ouve música secular? – Parte 1

  1. Eu fico realmente abismado com os argumentos que alguns ainda tem coragem de colocar… quem não ouve todo tipo de música, está realmente perdendo o que é viver, o que é aprender com outras pessoas, enfim entender que a criatividade humana não vai somente para os que são “crentes” é um raciocínio lógico básico…

    Legal o texto e as refutações que venham outras partes…

    (Acho que vou entrar na onda e escrever um pouco também rs)

  2. Lucas diz:

    Acho q ñ devemesmo ouvir musica mundanas, pois se ñ for de adoração a Deus, então é adoração ao diabo.
    Entre no meu blog

    • Ramon diz:

      então quer dizer que demonstrar amor pela pessoa que DEUS lhe deu é adorar ao diabo…uma musica retratando seu dia é adorar ao diabo…uma musica contando sua vida é adorar ao diabo… nuss então quando converso com minha familia sobre como foi minha vida ou declaro amor a pessoa que eu amo estou adorando ao diabo…
      então eu sou satânico e não sabia????

  3. Roberto diz:

    Raphael

    Com certeza virão outras partes, até porque o debate já está pronto e é só copiar… rs

    Lucas

    Essa sua visão é bem extremista.
    Há coisas para Deus e coisas para o homem também, não somente para Deus e o diabo.
    E, como eu disse no debate, nem toda música secular é mundana, há uma grande diferença entre uma coisa e outra.

  4. Dear Lucas,
    você sabia que a maioria das músiquinhas de fundo que tocam em comercias cristãos não são “gospel”? Então quando colocamos esse sonzinho de fundo, ou por temos o som de incialização do Windows ou porque ficamos batucando sem ritmo ou harmonia, estamos adorando ao Diabo? Você sabia que todo o som tocado de forma harmonica pode ser considerado como música? Então enquanto você tecla ai em seu teclado você está produzindo uma adoração ao diabo!?!? Meu Deus! Exploda todos os PCs da Terra!!!

  5. yuri_df diz:

    É ERRADO OUVIR MÚSICA SECULAR COMO FORMA DE ENTRETENIMENTO?

    Queridos irmãos,
    Antigamente, no fervor de minha fé, costumava julgar muito as pessoas tanto os incrédulos quanto aqueles que se diziam crentes. De fato, a Bíblia nos ensina que há determinadas situações em que devemos “julgar” as coisas, mas esse julgar, como várias outras palavras que apesar de serem únicas têm vários sentidos, tem o sentido de analisar, pois a Palavra diz, e é do conhecimento de todos, que Deus é o único Juiz. Devemos analisar sim as coisas para não sermos enganados, afinal o Senhor ao ser perguntado sobre os sinais do fim dos tempos disse “cuidado que ninguém vos engane”. Entretanto não temos o direito de julgar ninguém. Como sabemos se estamos julgando como um juiz…? Basta analisar se está emitindo sentenças sobre os outros. A partir do momento em que emitimos e determinamos sentenças sobre os outros estamos nos colocando na posição de juizes.
    E Deus nos pergunta; “(RM 14:4) – Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio SENHOR ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar (RM 14:10) – Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.”
    E eu era uma pessoa que, infelizmente, mesmo na sinceridade do meu temor a Deus gostava de – ainda que interiormente e isso se refletia em minhas atitudes (talvez até de desprezo) para com os outros – julgar e tachar os outros. Até que eu percebesse que durante toda a minha vida serei tão fraco e frágil e sujeito aos mesmos erros daqueles a quem tanto julguei e tanto tachei.
    Demorou e ainda estou aprendendo que o meu íntimo, que não profere palavras e não mostra aparências, só Deus conhece, e assim também o daqueles a quem julguei ou tachei muitas vezes sem uma base clara dentro da palavra, mas no que eu acreditava estar certo. Isso foi só uma introdução que concluo dizendo que Deus me ensinou a palavra chave para uma vida de justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo: EQUILÍBRIO.
    (RM 14:17) – Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
    Por isso tenho procurado adotar uma posição moderada na maioria das situações, pois sei que posso acabar botando o pé na jaca, como dizem.
    Vamos lá então, estamos só começando…!

    Bem li em certo livro, e é verdade, que um edifício construído sem o devido equilíbrio não permanecerá de pé, exceto a torre de Pisa é claro – brincadeirinha.
    Vejamos um frase chave que lemos freqüentemente na Bíblia, mas passamos por cima porque PARECE “mais um velho e ultrapassado jargão das escrituras”:
    (DT 5:32) – Olhai, pois, que façais como vos mandou o SENHOR vosso Deus; não vos desviareis, nem para a direita nem para a esquerda.
    (DT 17:11) – Conforme ao mandado da lei que te ensinarem, e conforme ao juízo que te disserem, farás; da palavra que te anunciarem te não desviarás, nem para a direita nem para a esquerda.
    (DT 17:20) – Para que o seu coração não se levante sobre os seus irmãos, e não se aparte do mandamento, nem para a direita nem para a esquerda; para que prolongue os seus dias no seu reino, ele e seus filhos no meio de Israel.
    (DT 28:14) – E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, andando após outros deuses, para os servires.
    (JS 1:7) – Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou (segundo o que está escrito e não conforme nossa própria opinião); dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
    (JS 23:6) – Esforçai-vos, pois, muito para guardardes e para fazerdes tudo quanto está escrito no livro da lei de Moisés; para que dele não vos aparteis, nem para a direita nem para a esquerda;

    (PV 4:23) – Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. (PV 4:24) – Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios. (PV 4:25) – Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti. (PV 4:26) – Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! (PV 4:27) – Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.

    Ou seja, o errado não é ir só para a esquerda, quem vai para a direita também perde o rumo, o foco, e sai da estrada.
    Queridos irmão, não só quanto a música secular, mas quanto a tudo, vejamos o que está realmente escrito. Pelo fato de sabermos que nem tudo da era globalizada em que vivemos está mencionado na Bíblia devemos ser cautelosos na hora de julgarmos algo certo ou errado, devemos analisar a Palavra com cuidado e seguir o que está realmente escrito, lembra-se: “nem para a direita nem para a esquerda”.
    Salomão disse algo interessante a respeito disso:
    (EC 7:16) – Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?
    (EC 7:17) – Não sejas demasiadamente ímpio, nem sejas louco; por que morrerias fora de teu tempo?
    (EC 7:18) – Bom é que retenhas isto, e também daquilo não retires a tua mão; porque quem teme a Deus escapa de tudo isso.
    E Paulo também disse:
    (1CO 4:6) – E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro.

    De maneira alguma estou incentivando o mundanismo, mas que sejamos mais sóbrios ao julgar a coisas e tenhamos realmente um fundamento quando fizermos isso. Do contrário nós é que estaremos pecando contra Deus e no colocando como juizes.
    Existem certas coisas que são obviamente malignas e devem de imediato ser abandonadas e isto é um sinal claro de uma verdadeira conversão, veja:
    (AT 19:19) – Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinqüenta mil peças de prata.

    Entretanto, aprendamos a “não ir além do que está escrito”.
    Se você ainda acha que os mandamentos de Deus são apenas amar a Deus acima de todas as coisas e não pronunciar o seu santo nome em vão, deve dar uma boa analisada em Êxodo 20, nos dez mandamentos –eles são o pré-requisito, a base para Deus manter comunhão e Aliança com seu povo. Se fizer isso descobrirá que eles são nesta ordem:

    1-Não terás outros deuses diante de mim
    2-Não farás para ti imagem de escultura
    3-Não tomarás o nome do Senhor em vão
    4-Trabalhar seis e Guardar o sétimo dia
    5-Honrar pai e mãe
    6-Não matar
    7-Não adulterar
    8-Não furtar
    9-Não mentir
    10-Não cobiçar

    Bem isso, é só um pouquinho diferente do que eu aprendi na catequese da Igreja Católica – ironia, é completamente diferente os dois primeiros. E incrivelmente não está escrito nenhum que ao menos sugira a idéia de não se poder ouvir músicas com conteúdos decentes, ainda que não tenham sido feitas para louvor a Deus. Mas Jesus e Paulo dizem que todos os mandamentos se resume em: Amor.
    (RM 13:8) – A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
    (RM 13:9) – Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
    (RM 13:10) – O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

    Enfim, não mandamento que sugira ou proíba.
    E ainda diz:
    (RM 13:11) – E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.
    (RM 13:12) – A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz.
    (RM 13:13) – Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.
    (RM 13:14) – Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.

    Bem, diante da eminência da volta do Senhor se cantar música secular – é claro, de conteúdo puro e sadio –fosse pecado ou um tipo de adultério espiritual, como diz em Tiago 4, algo que nos separasse de Deus e levasse a perda da salvação, acredito que este seria um ótimo lugar para Paulo e o Espírito Santo incluírem (ou não esquecerem) a ordem de somente usufruir de músicas de adoração a Deus e proibir as que não são feitas para Deus, mas não fizeram isso.
    Por favor, o livro de cantares é uma canção linda e vocês acham que Salomão a fez como uma forma de adoração a Deus? Diretamente, não, mas indiretamente (sem querer) sim, pois seu amor pela noiva era sincero e Deus é Amor e por isso ele estava naquela canção. Ele estava elogiando a sua amada e ela a ele, estavam cantando o amor que tinham um pelo outro. Vocês acham que Deus não está no amor sincero de um esposo ímpio por sua esposa, ou no amor de uma esposa ímpia por seu esposo, então porquê o conselho de Paulo é para que o marido crente não se separe da esposa descrente e vice-versa?(I Co 7:10-16) Deus não está no amor de um pai ou uma mãe descrente por seus filhos descrentes ou crentes? Então, veja a Cananéia a quem Jesus curou sua filha endemoninha.(Mt 15:21-28).
    Temos que seguir o que está escrito deixar de julgar os outros, podemos ser totalmente radicais contra o pecado, ter nossas convicções, porém lembremos: “a fé que tem tem-na para ti mesmo diante de Deus”. Não podemos ter uma visão e mente, desculpem a palavra, abitolada como viseiras de um cavalo que nos levam a desrespeitar, passa por cima e sentenciar os outros e suas convicções.
    Qual o conceito de amor que nós temos? Os discípulos disseram para o Senhor mandá-la em embora, mas quem conhecia o coração daquela mulher era o Senhor. Ele não vê como o homem vê e seus caminhos são mais altos que os nossos, como os céus são mais altos que a terra.
    Sei que estou me alongando mas vejo isso de fato como um estudo bíblico, vejamos a história:
    (MT 15:21) – E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom.
    (MT 15:22) – E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada.
    (MT 15:23) – Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós.
    (MT 15:24) – E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.
    (MT 15:25) – Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!
    (MT 15:26) – Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.
    (MT 15:27) – E ela disse: Sim, SENHOR, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.
    (MT 15:28) – Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.

    Engraçado que antes desta mulher aparecer, já no livro de Lucas, Jesus estava tratando de um assunto muito interessante:
    (MC 7:2) – E, vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, os repreendiam.
    (MC 7:3) – Porque os fariseus, e todos os judeus, conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes;
    (MC 7:4) – E, quando voltam do mercado, se não se lavarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como lavar os copos, e os jarros, e os vasos de metal e as camas.
    (MC 7:5) – Depois perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar?
    (MC 7:6) – E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim;
    (MC 7:7) – Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.
    (MC 7:8) – Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.
    (MC 7:14) – E, chamando outra vez a multidão, disse-lhes: Ouvi-me vós, todos, e compreendei.
    (MC 7:15) – Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem.

    Por isso está escrito:
    (PV 4:23) – Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes (ações e palavras) da vida.

    (CL 2:8) – Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo
    (CL 2:16) – Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
    (CL 2:17) – Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
    (CL 2:18) – Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,
    (CL 2:19) – E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.
    (CL 2:20) – Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
    (CL 2:21) – Não toques, não proves, não manuseies?
    (CL 2:22) – As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;
    (CL 2:23) – As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.

    Que adianta louvar o Senhor só com os lábios e o coração estar longe. E não pode alguém cantar uma música com letra que não ofende a Deus e, ainda assim, obedecer aos seus mandamentos? Existe ligação entre se divertir escutando músicas que não ofendem os princípios dos mandamentos e da Palavra de Deus e obedecer ou desobedecer aos mandamentos?

    Diante de tudo o que foi dito devemos analisar não só nosso conceito de amor, mas o de mundo, também, que tem um significado muito mais profundo do que a pessoas costumam imaginar. As pessoas que vêem o mundo como tudo o que está fora da igreja, infelizmente, não costumam perceber o mundo que está dentro da igreja. As vezes não percebemos, mas há uma grande diferença entre se dizer música secular e música mundana.
    (1JO 2:15) – Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
    (1JO 2:16) – Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
    Para compreender o significado de mundo, vejamos o que a Bíblia de Estudo Pentecostal diz:

    Concupiscência da Carne: “inclui os desejos impuros e a busca de prazeres pecaminosos e a gratificação sensual.

    Concupiscência dos Olhos: “se refere à cobiça descontrolada por coisas atraentes aos olhos”

    Soberba da Vida: “o espírito de arrogância, orgulho e independência auto-suficiente, que não reconhece a Deus como Senhor”, geralmente causada por fama, prestígio, riquezas e poder.

    Fora da Igreja, com certeza, há muitas músicas que ofendem a Deus, mas há também aquelas que não o ofendem em nada, e o simples fato de pronúnciá-las, cantá-las pode não adorar a Deus, mas também não vai deixa-lo irritado ou triste. Minha fé sempre foi sincera, mas cansei de ver Deus sempre como um pai furioso, atento e pronto pra punir cada erro que cometemos, ao contrário o vejo, hoje, como um pai atento, mas sempre disposto a perdoar-nos e guiar-nos pelo caminho certo, esperando, apenas, que nos voltemos para ele.
    (1JO 2:1) – MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
    (1JO 2:2) – E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
    (1JO 2:3) – E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.

    E também quem garante que todas as músicas feitas por “artistas” evangélicos foram realmente inspiradas por Deus? Só porque têm o nome de Deus nas letras? Quem quiser pode faze-lo, mas eu sinceramente não ponho minha mão no fogo. E me desculpem, gosto e tenho grande respeito por ela, mas é possível que até algumas canções da harpa cristã se bem analisadas podem não estar 100% de acordo com a palavra de Deus, você já parou pra pensar nisso ou você as canta sem analisar as letras do jeito que recebeu como se estivesse tudo certo? Quem te garante?
    Percebo por mim mesmo, no passado, e pelos que eu vejo pensando como eu pensava que: “é pecado ouvir qualquer música secular”, isso faz com que os que pensam assim se sintam mais certos, mais justos, corretos diante de Deus que aqueles que pensam de outra forma. Aí é que está o GRANDE PROBLEMA.

    (PV 16:18) – A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.
    (1CO 10:12) – Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.
    (TG 4:6) – Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

    Meu apelo é este, queridos, sejamos cautelosos, tenhamos nossa fé para nós diante de Deus, obedeçamos aquilo que está escrito e enche de paz o nosso coração, seguindo com uma consciência em paz e tranqüila diante de Deus e deixemos para Ele julgar a nós e ao nosso próximo, não nos esquecendo que estamos todos sujeitos aos mesmos erros.
    E sou a favor de (FP 4:8) – “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
    Veja que ele não determina o que devemos pensar ou cantar, mas nos dá linhas para guiar nossos pensamentos, atitudes e, porque não, canções na era em que vivemos.

    Gostaria de mostrar a opinião do irmão Dennis Allan sobre o assunto:
    O Que a Bíblia Diz?
    É errado ouvir música como entretenimento?
    É apropriado para os cristãos proteger seus corações e mentes e evitar todas as influências corruptoras do mundo (1 Coríntios 15:32-33). Necessariamente, aquele que é convertido a Cristo precisa abandonar muitas das coisas que antes lhe davam prazer, incluindo músicas de letras indecentes ou que encorajam rebelião contra a vontade de Deus.
    Isto não significa, contudo, que não podemos ouvir nenhuma música com propósito de entretenimento. Encontramos na Bíblia pelo menos três propósitos para a música:
    Œ Louvor a Deus, oferecido no Novo Testamento como o fruto dos lábios, emanando do coração do adorador (Hebreus 13:15; Tiago 5:13; Colossenses 3:16; Efésios 5:19; etc.). Isto é feito para agradar a Deus e deverá ser da maneira como ele instrui.
     Ensinamento a outros sobre a vontade de Deus (Colossenses 3:16; Efésios 5:19). Estes versículos mostram que usamos para ensinar sobre Deus o mesmo tipo de música que usamos para adorá-lo: canto de salmos, hinos e cânticos espirituais(…)
    Ž Prazer dos ouvintes. Muito antes que a música fosse mencionada em relação com adoração, já era usada para dar entretenimento aos homens. Os instrumentos musicais estavam entre as primeiras invenções dos homens (Gênesis 4:21). A música é freqüentemente associada com festividades (Gênesis 31:27; Lucas 15:25) e com o alívio (Samuel 16:23). O escritor de Eclesiastes observou que Deus pretendia que o povo trabalhador tivesse algum tempo para tal prazer nesta vida (Eclesiastes 3:12-13). Não há princípio bíblico que condene ouvir música decente por entretenimento, sejam os cânticos infantis que a mãe ensina aos filhinhos, música popular que os jovens ouvem, ou música clássica que seus pais e avôs possam apreciar.
    Uma observação: Nós que somos pais precisamos cuidadosamente não provocar nossos filhos à ira quando ensinamos sobre tais assuntos (Efésios 6:4). Devemos ensiná-los a escolher músicas decentes e puras em suas mensagens, mas não devemos condenar a música deles meramente por preferências de estilo. Quando eu era adolescente, meu pai não gostava das músicas que eu gostava, e que meus filhos agora chamam de antigas! Mas ele me ensinou, e eu lhes ensino, a ouvir músicas que não corrompam os valores espirituais e morais.
    -por Dennis Allan

    Ainda que você discorde, quando vier dúvidas sobre assunto leia o seguinte capítulo da Bíblia (Rm 14), creia no que está firme no seu coração e não vá contra sua própria fé, porém não julgue quem pensa diferente pois se ele vive realmente para o Senhor, de alguma forma para o Senhor o faz. Que este não seja mais um assunto que separe o corpo de Cristo, ao contrário sigamos o Amor que é o vínculo da perfeição:

    (RM 14:19) – Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.
    (RM 14:20) – Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo.
    (RM 14:21) – Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.
    (RM 14:22) – Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.
    (RM 14:23) – Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.
    Por Yuri Jesus Araujo

  6. Phoenix7 diz:

    Eu posso citar uma música que é rock, é edificante, e secular, a que está em minha página de recados e upei para vocês:

    http://www.twango.com/media/Phoenix7.BorntoBurn/Phoenix7.10165?sort=3

    []s fraternos

  7. Carolina diz:

    Fica difícil medir o que é santo e o que é secular. além disso,
    “todas as coisas foram criadas dele, por ele e para ele”, inclusive todas as manifestações de arte e consequentemente a música. Se tivéssemos que separar a músicas, teríamos que separar tudo (seja o dizer do crente sim sim, não não). Roupa cristã, escola cristã, shopping cristão…
    Fora que tem música não cristã que dá de 10 a zero em muitas músicas cristãs comerciais água com açúcar que tem por aí! Exemplo:

    Às vezes qualquer um
    Faz qualquer coisa
    Por sexo, drogas e diversão
    Tudo isso (tudo isso)
    Às vezes só aumenta
    A angústia e a insatisfação
    (Trecho de diversão dos Titãs)

    Esse é um desabafo de alguém que vive nos vícios, e que reconhece que isso não preenche o vazio que ele tem. Dá pra pregar o evangelho com essa música, e dizer: “o que está faltando pra essa pessoa?” Jesus!!

    Esse é só um pouquinho da minha opinião.

  8. Ouvi música do mundo é uma forma maligna de se expressar sentimentos e desabafos da vida. A pessoa fica depressiva e desanimada, as vezes ela pensa que está feliz com a musica, mais é só no começo, ela entra como um tiro de rifle do tamanho de uma azeitona, mais depois deixa um rombo de se assustar uma total depravacidade, bem isso porque talvez muitas das pessoas cristãs parece que se esquecem que satanás era o ministro de louvor de Deus, por isso que essas musicas parecem ser tão lindas, mais não se enganem ele se disfarça em anjo de luz pensem nisso e muito cuidado com o que o homem produz.

  9. wilson alves diz:

    A páz meus amados!!!

    Façominhas nossa as palavras do apostulo paulo.
    2 Coríntios 5:17 Diz
    Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

    durante vinte e muitos anos fiz parte desta massa mundana,(secular)
    fui dono de empresa de sonorização, e socio de panda musical, fiz muitos carnavais,e eventos secular, festas de largos, etc,e posso falar pra vcs, com toda convicção, sem crentismo (religiosidade) ali está a verdadeira manisfestação do capeta (diabo) se Deus na sua infinita misericórdia, nos separou de la (mundo) pergunto pra lembrar de lá(cantando) ouvindo as musicas de lá.. (mundo)

    Mateus 15:18 Diz
    Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.
    foi o propio Jesus quem falou não foi o homem!!

    pergunto? será que nós cantando estas musicas não nos contaminamos?
    será quem não vem a vontade de tabem cantar? quando a boca fala o coração tá cheio.
    2 Crônicas 17:6 Diz
    E exaltou-se o seu coração nos caminhos do SENHOR e, ainda mais, tirou os altos e os bosques de Judá.
    altos na biblia, lugar que se adora Deus estranhos (pagão)e nós ouvindo musicas m,undanas (seculares) não estamos nos nossos altos?
    2 Crônicas 19:3 Diz
    Boas coisas contudo se acharam em ti; porque tiraste os bosques da terra, e preparaste o teu coração para buscar a Deus.
    Meus amados em Cristo Jesus;
    Deus preparou o teu coração para as coisas de Deus, pense nisso!!
    será que ainda falta tirar os altos? reflita em:
    2 Crônicas 20:33 Diz
    Contudo os altos não foram tirados porque o povo não tinha ainda disposto o seu coração para com o Deus de seus pais.
    2 Timóteo 4:4
    E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.

    não estou julgando, nem condenando só mostrando o que está escrito, pode o Homem agradar a dois Senores? quem é de Deus agrada a Deus; quem é do mundo agrada o mundo!
    para vossas meditações deixo este testo;
    Tiago 1:27
    A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.

    que Deus em Cristo nos abeçoe

    Att.
    wilson

  10. Pingback:Debate: o cristão autêntico ouve música secular..????? - Parte 2 - Final » Blog do Roberto Soares

  11. Pr Edson Goncalves da Silva diz:

    Meu Querido
    Essa colocao e tao sem desnescessaria pois a Biblia Sagrada nos ensina tanto que devemos ser,servos do Deus Vivos e separado so pra ele,Nao temos como servir a dois senhores.Ou agradamos um e aborrecemos o outro.Alem disso em Salmos 1 e verc.1 dis “Bem aventurado o varao que nao anda segundo o conselho dos impios,nem se detem no caminhos dospecadores,nem se asenta na roda dos escarnecedores.”E em 1 Corintus 14 verc,20 parte a”Mas meus irmaos nao sejais meninos no conhecimento”
    Ainda em 2 Corintus cap 6 e verc 17 e 18 diz”Pelo que sai do meio deles,diz o senhor:e nao toqueis nada imundo e eu vos recebereis;e serei poara vos Pai e serei para mim filhos e filhas diz o senhor o todo poderoso.
    A palavra do senhor ainda nos adverte em ser santos em toda maneira de ser e de viver.e ainda diz “E vereis a diferenca dos que servem e nao servem.

    Pelo amor de Deus,servos de Deus ficar ouvindo musicas do mundo….com certeza e melhor ouvir hinos de adoracao ao senhor nosso Deus.
    Que Deus vos abencoe em tudo.Pois ele esta voltando

  12. N3tho diz:

    Acredito que vocês deviam rasgar a bíblia antes de proferirem tantas bobagens, se achas que existem artistas que só querem dinheiro, não escute-os.

    “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” Tiago: 4.4

    “Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.” 1Re 18:21

    “Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.” Mat 12:30

    “Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” Tiago 1:15

  13. fabiano newbala diz:

    creio que o discernimento e o equilibrio para usufluir uma canção bonita e não comprometedora rara as vezes faz com que possamos expandir nosso horizonte cultural até mesmo para evangelizarmos alguem,muitas musicas cristas de evangelismo são muito previsiveis com um tema basico verdadeiro mas muito cnsativo falta mais criatividade para a maioria dos musicos gospel

  14. Marcos diz:

    “Não julgueis para não ser julgados” deixa os caras ouvirem, se não tiver problema, estão bem com Deus, se tiver problema …. help

    Então, o risco deve ser avaliado.

  15. claudia dornelas diz:

    E ENGRAÇADO COMO AS PESSOAS, SE FIXAM NESTAS COISAS, TEM BOA MUSICA SECULAR, COMO TEM CRISTÃ, ASSIM COMO TEM MUSICAS CRISTAS DE PESSIMA QUALIDADE, QUE DA ATE VERGONHA DE OUVIR.
    COMO O SENHOR DISSE AOS FARISEUS, IMPORTA E OQ SAI DA BOCA E NAO O QUE ENTRA, A GRANDE MAIORIA QUE FALA NAO OUVE ISTO NAO FAZ, AQUILO E FALA CADA COISA DE ARREPIAR OS CABELOS…
    E MUITA HIPOCRESIA,,, FUI ASSEMBLEIANA POR MUITOS ANOS, E VI PASTORES ADULTEROS SENDO TRANSFERIDOS, PARA NAO QUEIMAR O FILME DA IGREJA, AGORA ISTO NAO E MUITO MAIS SERIO? FILTREM O QUE VC OUVE, A PALAVRA DISSE PARA RETER O QUE E BOM

  16. Renan Buss diz:

    Se é pecado ouvir música secular ou mundana, então é pecado assistir ´
    os filmes, as novelas e os programas seculares ou mundanos da TV.
    Hábito que todos os evangélicos estão acostumados a fazer…
    Aliás, o dia em que a pessoa deixar de ouvir música secular, ela terá que deixar também de assistir os filmes e novelas seculares da TV, etc.
    Então, se é pra a gente ouvir só música gospel, então teremos que assistir filmes, novelas, programas evangélicos e também estudar em colégio evangélico, comprar roupas de marcas evangélicas e em supermercado evangélico…Ora bolas…

  17. Evandro Júnior diz:

    Olá, a paz do Senhor.

    Quero especificamente falar para o nosso amigo (irmão ) “Renan Buss”. Meu querido realmente se deixássemos de assistir novelas e filmes que insitam a maldade e prazer da carne para assistirmos e ouvirmos aquilo que fala relamente de Deus, seria ótimo. No entanto não se justifica um erro com o outro. Alguns “cristãos” dizem: vou ouvir música “secular” porque fulano assiste novela… Sabe aqueles minimos detalhes que pensamos não influênciarem em nada? Sim, aqueles que pensamos não ter nada haver?… Pois é!! satanás é exper em usá-los… Ele se infiltra através daquela bela melodia em uma música… Vamos pensar na música ” Barco a vela ” do D’Black. Que música linda… A principio não tem nada haver ouví-la correto? Errado. A Biblia diz que devemos ser atalaias, ou seja, devemos nos colocar no lugar da brecha. Pense que aquela linda música da Lara Fabian ou da Sandy que “ouvimos” são brechas para que satanás entre e faça um arraso em nossas vidas. Eu ouvia essas músicas… Músicas românticas… Pop… Mas a minha ficha caiu… Que sentido faz ouví-las? Nenhum… Alguém na Biblia declarou: “se não for pra te adorar, para que nasci? Então… Todo tempo, minimo que seja, use-o para o louvor e adoração ao Senhor!!! O prazer de escutar um louvor e louvar ao Senhor ao mesmo tempo é bem maior do que ouvir uma canção bonita, porém sem “essência”… Acredite, músicas “seculares” por mais belas e inocentes que sejam, podem ser armar poderosas nas mãos de satanás.

    Um forte abraço e que Deus nos abençõe.

  18. A idéia de que não se pode ouvir música “do mundo” é doença de alma. Veja, por exemplo, os crente dizem feito papagaios que “tudo o que provém do homem é maligno”, mas de fato não crêem nisso. Crer realmente nisto é admitir que tudo o que provém de bom do ser humano seja única e exclusivamente fruto da Graça de Deus para com os homens. Tudo o que é Bom vem de Deus, com aprovação dos “evangélicos” ou não!

    Os crentes acreditam que de alguma forma eles são os detentores da Graça de Deus… eles acreditam que de alguma forma eles são donos dos “direitos autorais de Deus”. Pra eles tudo o que seja bom no mundo não é bom se não passar pelo crivo deles… Se não for alguma coisa feita por um crente não é bom e é maligno. Ora, você há de concordar comigo que esse é o mesmo espírito que fez com que os farizeus dissessem a Jesus que ele expulsava os demônios por Belzebu rs. Esse era um espírito tão presente na mente dos farizeus que os caras pegaram o rapaz que Jesus curou com cuspe e o interrogaram, pois não admitiam que um milagre tinha sido feito sem passar por eles.

    Como disse Thiago “Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.”… o dia em que alguém crer realmente nisso, vão poder dizer o Salmo 19 com verdadeira convicção.

    E enquanto isso os crentes se enganam. Fazem canções enaltecendo suas próprias vitórias e cobiças e chamam isso de Louvor a Deus.
    .-= Meu último post blog : Arte com fósforos =-.

  19. voce que acha que musica secular é um lixo, tente lembrar que muitas famílias tiram seu sustento do lixo coletando materiais recicláveis. então faça de conta que entre outras estas frases musicais são as utilidades do lixo: 1- cazuza=rock.. O brasil vai ensinar o mundo a arte de viver sem guerra, e apesar de tudo ser alegre, respeitar o seu irmão, o brasil tem que aprender com o mundo a ser menos preguiçoso, a respeitar as leis, eles tem que aprender a ser alegres e a conversar mais com Deus. 2- vinícius cantuaria=pop.. a muito tempo que falo de natureza e amor,das coisas mais simples, dos homens de Deus, meu canto é sempre de luta por um mundo de paz, cuidar das florestas, dos animais. 3- zeca pagodinho=pagode.. só posso levantar as mãos para o céu, agradeçer e ser fiel, ao destino que Deus me deu. 4- mauricio e mauri=sertanejo.. é a vida valeu a pena o suor, o outro ano foi difícil mas este será bem melhor, é a vida,a esperança não morreu,pois nós tambem somos sementes, plantadas pelas mãos de Deus. 5-gilberto gil=mpb… andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar. 6- leonardo-rs=tradicionalismo gaúcho… o homem do pala branco está chegando. olhando pro seu rebanho e estendendo a mão, achando ovelhas perdidas pelas estradas,e está pedindo morada em seu coração. 7- rpm= rock… e de que? de que adianta, nenhuma guerra é santa, todo tiro é dado em vão. 8- tribo de jah= reggae… orai clamai em nome do senhor, só ele pode nos guiar, só ele vai nos conduzir, a babilonia em breve vai se abalar, e vai tremer,vai tremer até cair.

  20. …e essa mesma musica diz também: -todo o poder transitório ruirá por sua vez, corroído em suas próprias entranhas de desmandos e insensatez,assim passará a babilõnia sob o manto sombrio da corrupção, da fome e da guerra, consumido em múltiplas noites de insõnia, só os mansos e pacíficos herdarão o reino do novo céu e nova terra.

  21. Renan Buss diz:

    Prezado Irmão Evandro Júnior,

    Sei que este debate sobre o (cristão autêntico ouve música secular)
    dá muito o que falar. Mas te agradeço por resposder ao meu post com toda a sua sincera opnião para a minha reflexão. Entretanto, quero te lembrar que há cantores no nosso meio como o Kléber Lucas, que tem músicos do mundo participando nas gravações de seus CD’s e também em seus shows. Então, te pergunto:
    – Será que existe a música cristã ou evangélica no nosso meio?
    Sendo que a Bíblia nos diz: “Que não há comunhão da Luz com as Trevas” ?

    Obs: sei que os músicos do Kléber Lucas são ótimos profissionais, mas me pergunto, porque ele não escolheu músicos usados por Deus para as suas gravações e seus shows por aí no Brasil?

    Um afetuoso abraço em Cristo Jesus,
    Renan Buss

  22. a respeito do comentario do lucas, de dizer que ou e’ para louvação a Deus ou ao diabo. musicas, filmes, jogos esportivos, passatempos, etc.. não precisam necessariamente ser coisas louváveis. quando voce vai ao cinema se voce gostou do fimle,ele é bom, se não gostou é ruim, nas se gostou nem mesmo precisa louvar o filme. quando pratica um esporte nao precisa misturar passatempos com coisas religiosas. musica ao vivo ou gravada pode ser apanas um passatempo. o que se precisa saber é separar o joio do trigo. mas se voce acha que isso pode te levar pro ”mau caminho” então deixe o radio desligado quando não tiver programas gospel pra ouvir.

  23. sergio diz:

    ENTENDO E RESPEITO A OPINIAO DE TODOS,MAS VOU DEIXAR A MINHA OPINIAO.
    A MAIORIA DAS MUSICAS EVANGELICAS,OU SE NAO DIZER,TODAS TEEM OS RITMOS
    DAS MUSICAS SECULARES,NAO ACREDITO QUE TODAS AS MUSICAS SECULARES SAO DEMONIACAS,TEMOS DE CONHECER TUDO E RETER SOMENTE O BEM.UM ABRACO PARA TODOS

  24. Carlos Roberto diz:

    CANTAR PARA “JESUS” E CANTAR PARA “GEZUZ”
    ADORAR+AÇÃO

    Em nenhum outro ponto podemos ver a diferença entre as gerações evangélicas tanto quanto nas divergências musicais. Encontramos hoje discrepâncias absurdas entre o louvor que busca adorar a Deus e cantar para agradar e atrair multidões. JESUS merece o melhor sim, mas que seja feito com DECENCIA e ORDEM não da forma como andam fazendo, buscando exclusivamente a exaltação do eu, numa competição absurda para ver quem leva os prêmios das “Academias Musicais do Brasil”. O que temos hoje, para a vergonha nossa, é que convivemos pacificamente com um som importado do inferno sem nos sentirmos incomodados pelos estragos por ele patrocinados. Lamentavelmente, a maioria absoluta de nossas igrejas são culpadas deste esnobismo e destas distorções introduzidas na musica religiosa. Não é porque devemos dar o melhor ao Mestre que temos que permitir que se toque qualquer ritmo nos nossos templos, pelo contrário, temos que filtrar com os filtros da razão e da sensibilidade espiritual de nossos músicos aquilo que queremos ouvir.

    Em nenhum momento da história do cristianismo o inimigo teve tanto acesso as programações de nossas igrejas como agora, ele estruturou e arquitetou planos para confundir e distrair os cristãos com um modelo musical que todos acreditassem ser inspiração Divina, mas que poucos conseguem perceber que tudo não passa de armação para derrotar e demover as pessoas da verdadeira adoração. É com pesar e com tristeza que constatamos que as musicas são feitas para vender e não para ADORAR, o mercado está de olho no sucesso e nos lucros pouco se importando se há ou não verdade naquilo que se executa ou se canta. No passado, os HINOS tinham história e fatos ligados às suas composições, hoje não passam de meras repetições na sua quase totalidade, são frases sem nexo ou sem efeitos espirituais que possam levar quem escuta ou quem canta a uma aproximação maior com Deus. Vivemos a era dos festivais dos “ENLATADOS MUSICAIS”, o artista monta a trilha de um “CD” ou de um “DVD” pensando apenas no sucesso, a idéia fixa é arrastar multidões e conquistar o cobiçado “DISCO DE OURO” ou o “GREMILIN” da musica evangélica. Literalmente o louvor foi banalizado, com composições, letras e ritmos que beiram ao ridículo espiritual.

    As gravadoras, por sua vez, só enxergam as cifras, os lucros e o que poderão ganhar na disputa deste mercado que está em franca expansão e a briga por artistas é acirrada. Quem, em sã consciência, imaginaria uma “SOM LIVRE”, ligada à Rede Globo, contratando alguém para gravar em seus estúdios, músicas evangélicas? Muitos dizem ser benção, para mim é maldição e estratégia do inimigo para furar o bloqueio e infiltrar os seus soldados nos campos musicais de nossas igrejas e a prova está aí com os “Reges Daneses” da vida! O campo favorito de Satanás hoje, se pudéssemos entender isto, são as musicas religiosas, e como ele tem avançado! O “GOSPEL” é moda celebrada em todos os palcos e em todas as emissoras de rádio e televisão e até o catolicismo embarcou nesta canoa…

    Louvar não está desassociado de adorar, a mesma sublimidade que existe na palavra adoração está presente também em louvar, ambas devem ser consideradas como fundamentos essenciais no culto prestado a Deus, assim cantar para JESUS exige muito mais do que subir em um palco e entreter por algumas horas uma multidão que está ansiosa para externar as suas energias no ritmo das musicas que serão executadas e cantadas para GEZUS nos shows e nos espetáculos patrocinados no mundo GOSPEL. Adorar a Deus na beleza da sua santidade é sentir o coração saltar para um plano diferente, onde tudo é pureza e luz. Poucas pessoas sabem que não é no barulho e nas confusões que aconteceram as grandes manifestações de Deus e eu lembro os “Profetas de Baal” que gritaram e fizeram todo o tipo de barulho e nem por isto tiveram êxito nas suas intenções. Já Elias apenas orou, sem fazer qualquer alarde e Deus agiu de forma sobrenatural, o resultado está registrado em I Reis 18.

    Enquanto ensinamos as crianças de nossas igrejas a cantarem: “Sim, Jesus me ama…”, uma inspiração satânica está injetando os ritmos das discotecas e das boates para dentro de nossas igrejas e seja o que Deus quiser! O que diria Martinho Lutero sobre o nosso caos musical evangélico hoje? Autor de “CASTELO FORTE”, para ele a musica está inseparavelmente ligada à beleza moral, e espiritual. Para ele, uma pessoa só será um verdadeiro musico se possuir qualidades como a lealdade a Deus, temperança, e a comunhão continua com Deus. Hoje temos verdadeiras linhas de produção, e a música religiosa está sendo vendida com a música secular, de maneira que fica difícil fazer uma distinção entre elas. Basta uma lida rápida e desprovida de conceitos pessoais no livro dos Salmos para conhecer com profundidade o segredo e o sentido da perfeita adoração, o Salmista é especialista no assunto e não deixa brechas para divagações ou concessões ao inimigo.

    Celebrar com jubilo não significa que temos que abrir mão de conceitos que nos conduzem ao altar da verdadeira adoração, não implica em fazer barulho ou ser levado pelas ondas da badalação e do agito musical inconseqüente. A celebração com jubilo vai além daquilo que pensamos ou imaginamos quando o assunto é adorar a Deus, é preciso antes de tudo, “REVERÊNCIA”, pois estamos tratando com a Majestade do Criador e sustentador do universo e não com um objeto ou com um ser inferior. É preciso entender que a superioridade pertence a Ele e por esta razão o adoramos e o louvamos na beleza de sua santidade. Louvor não se vende, não se compra e não se negocia, se PRESTA a Deus e não a artistas que invadem o mercado na busca gananciosa apenas dos resultados financeiros que ele oferece, já que a lucratividade é certa. Lembre-se “CANTAR PARA JESUS” não é o mesmo que “CANTAR PARA GEZUS”, fique atento ao que você está oferecendo na sua adoração e na sua relação com Deus.

    Carlos Roberto Martins de Souza
    crms2casa@hotmail.com

  25. Humberto diz:

    Leia pense e reflita sobre isso

    Para se compor uma música, é necessário inspiração.

    Pois bem, se uma pessoa é convertida e tem uma vida íntegra diante de Deus e dos homens, quando ela compõe uma música, a inspiração dela vem de onde??
    É claro que é de Deus, pois ela tem comunhão com o Pai e consequentemente é inspirada por Deus.

    Agora, se uma pessoa não tem Deus como Senhor da sua vida, e vive uma vida mundana, e etc… como é que vai ter inspiração de Deus se não existe nenhuma comunhão entre ambos??
    E já que a inspiração não vem de Deus, de onde vem?? só pode ser do diabo… não existe meio termo (Ap. 3.15)

  26. ADRIANO LACERDA diz:

    ENTENDO E RESPEITO A OPINIAO DE TODOS,MAS VOU DEIXAR A MINHA OPINIAO.
    Vou definir tudo isso.
    Existem muitos cristãos(se é que poderiamos chamar de cristãos) que vivem procurando de tudo, motivos para fazer as coisas mundanas(mundo).
    As pessoas hoje dizem que existem muitos e não são poucos – cristãos safados. E a questão é o seguinte são safados se passando por cristãos.
    2 Coríntios 5:17 Diz
    Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
    Mateus 15:18 Diz
    Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.
    Hoje nós vivemos em um cristianismo gospel…cerveja gospel…motel gospel…maconha gospel…pode tudo…Eu acredito que no inferno também existe um lugar gospel…só para os que desobedeceram a Deus.
    Reflitam, acabou o tempo de brincar de ser cristão.
    Jesus cristo esta voltando.
    Fica com Deus.

  27. intransgressivo diz:

    tantos livros para ler, tantos filmes para ver, tantas piadas para rir, tantas historias para ouvir, mas so’ um tipo de musica para curtir? seria um preconceito musical muito chinfrim e de nenhum discernimento.

  28. pamella diz:

    2 Coríntios 5:17 “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”
    Que novo coração é este? Que nova criatura?
    Há por acaso algum versiculo na biblia ao qual os servos do senhor exaltavam outro nome a não ser o dele? Algum versiculo ao qual nos ordene a louvar a criatura e não o criador?
    “A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações” Colossenses 3:16
    Hoje em dia há varios estilos no meio gospel, não vejo motivo para ouvir musica secula! Alias, não vejo ordenança na biblia!
    Ela afirma: “Louvai ao Senhor! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder! Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza! Louvai-o ao som de trombeta; louvai-o com saltério e com harpa! Louvai-o com adufe e com danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flauta! Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes! Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor!” Salmos 150:1-6
    Tudo, mas que pena q pelo q eu li, nem aqueles que foram alcançados pela graça da salvação não querem agir dessa forma!

  29. Roberto Oliveira diz:

    É incrível como satanás confunde os crentes…A Bíblia é tão clara…:”Portanto,quer comais,quer bebais,ou façais OUTRA COISA QUALQUER(ouvir música,por exemplo)fazei TUDO para a glória de Deus” I Co 10.31 Se algum dos irmãos conseguir ouvir música secular para a glória de Deus,me avise e me ensine como é!

  30. intransgressivo diz:

    Ouça: Tribo de Jah- Orai vigiai, a babilonia vai cair, que vc aprende bem fácil.

  31. Bruno Luiz diz:

    bom…
    Se música, canticos e tal, fosse tão importante assim pra Jesus, e consequentemente, para os apóstolos, então certamente, Ele trataria o assunto com todo o cuidado e faria diversas avertencias e conselhos sobre isso. E nas epístolas e em Atos, essa importancia se refletiria.
    Mas cadê?
    O Verdadeiro Louvor, pelo q Deus me ensinou, vem de Tudo o q vc faz em agradecimento e reconhecimento à Deus. De dentro pra fora. Não importa se é música, oração, acões de graça, sei lá o q. Mas louvor é intenção e não ato.
    Então se kero louvar a Deus com música, canto música gospel, se kero ouvir alguma outra coisa q eu goste eu ouço outra coisa. Será q Deus se importa mesmo com isso?
    Isso é conversa de homens… Deus não tem gosto musical…Ele qer ouvir o seu coração~, no seu próprio ritmo e letra…
    O q passar disso é opinião…

  32. ALAMARES B. DANTAS NETO diz:

    VC CONVIDARIA UM CANTOR, UMA BANDA SECULAR PARA PARTICIPAR DIRETAMENTE DE UM CULTO? CANTARIA AS MESMAS MUSICAS NOMENTO DE ADORAÇÃO EM SUA IGREJA? SE NÃO PORQUE?

  33. otoniel diz:

    Bem depois de ler todos os comentários, e concordar com alguns e descordar de outros, quero deixar também um pequeno comentário.
    o tema é muito polêmico, mas acho que devemos pensar no que Jesus disse: mais ou menos isso: se algun de vós escandalizar um desses pequeninos, melhor lhe fora se pendurasse uma corda em seu pescoço com uma pedra e se jogasse no mar.
    é muito importante pensarmos no testemunho que estamos dando.
    O mundo está de olho na vida daquele que se diz cristãos.
    eu ouvia músicas secular, e quantas vezes ouvia alguém dizer” voce não é crente? por que está ouvindo, ou cantando essa música?”
    mas não é só o mundo que está nos vendo, a bíblia diz que o diabo é o nosso acusador.
    imagine o diabo lá diante de Deus falando assim: Olha lá seu filho! olha o que ele está fazendo!
    eu não me refiro somente as músicas, mas a vida daqueles que são filhos de Deus tem aue refletir a glória de Cristo.
    se o fato de vc ouvir música secular está escandalizando alguém, então a Bíblia diz que é pecado.
    o apostolo paulo diz: todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convem, todas as coisas me são lícitas mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.
    só penso que devemos retirar o achismo do nosso meio, não deve ser o que eu acho, mas o que Deus acha.
    o escandalo é pecado o apostolo paoulo disse certa vez ” uns comemn carne, outros só comem legumes, o queme carne não julgue ao que come legumes, e o que come legumes não julgue ao que come carne, mas ele conclui dizendo se o fato de eu comer carne escadalizar alguém, então nunca mais comerei carne,ou legume, o fato é que se escadalizar alguém não devemos fazer.
    não coloquei os versículos na íntegra pois não estou com bíblia aberta nesse momento, se alguém quizer coloca-los na íntegra e também a referência serei grato, fiquem todos na paz de Cristo.

  34. Frankmar Corrêa diz:

    Acredito que não há nenhuma proibição bíblica em ouvir musicas secular,
    claro que devemos escolher bem o que estamos ouvindo.a proibição que alguns fazem a musica secular é mandamento de homem.Jesus não fez essa proibição e nem os apostolos.sempre existiu musica secular,só não existia no passado Disco de vinil,vita-cassete e cd.Existe muita musica secular boa.não devemos adiciona mandamentos de homens aos ensinos de Jesus.porque isso só afasta homens e mulheres da Igreja.devemos só ensinar o que Jesus e os apostolos ensinaram.

  35. ANNA diz:

    HAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA VCS ESTÃO CONFUNDINDO MINHA CAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAABEÇAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA………………..

  36. auri diz:

    eu estava dando uma olhada sobre musica
    eu greio que estrumento muzical ele mexe
    com a carne de muitos eu so quero dar
    um exemplo no velho testamento falase muito
    estrumento musical isto ai erra na velha lei
    mas o porque o velho testamento erra uma lei,
    carnal este e mundo que deus não que que nos
    amamos neste mundo tem tudo o que não presta
    mas lei cristo e uma lei espiritual esta lei e a justiça de deus porque alei de moises
    esta e a lei do homem em mateus 5 v 17-18-19-20 isto ai e lei de cristo e para todos seres
    humano deste planeta terra porque aqui ele não esta falando do velho testamento mas sim da nova aliança que ele fes com seu sangue
    a velha aliaça que os judeus usava perdeu o seu valar na morte de jesus e a nove lei neste momento entrou en vigor somente esta que tem valor perante deus HB 8 v 13 ttudo que e velho um dia vai desaparesr GL 3 v 10-11 maltito e todo aquele…..
    no 11 e evidente que pelas obra da lei ninguem sera justo perante deus?

  37. Acredito que podemos ouvir música secular sim, mas precisamos medir o conteúdo dessas músicas. Não vou ficar ouvindo música com palavrões ou palavras de baixo calão. Mas precisamos pensar também no que isso está nos edificando.

    Tudo é uma questão de adoração a Deus. Eu ouço música não evangélica, mas procuro ponderar o conteúdo das mesmas. Tento identificar o que fere ou não a minha comunhão com Deus. Quando percebo que meu relacionamento com Deus está sendo afetado pelas minhas práticas, procuro voltar e me reaproximar de Deus.

  38. Nelson Nunes diz:

    Crentes Fortes ou Crentes Fracos

    Vejo que todos têm um pouco de razão no que falam. Mas uma coisa precisa ficar clara: criamos um paradigma que música boa é só dos evangélicos, que é música deve ser Santa. Música não um dom espiritual, não é santa, é um talento dado a todos os homens. Tornamo-nos crentes fracos, pois se ouvirmos, vamos cair em pecado. Acredito que muitas músicas possuem um mal contido nelas, seja oculta ou não. Existem letras e existem sons. Estamos preparados para ouvir, ouçamos! Se formos crentes domingueiros, melhor não ouvir. Se o crente é leitor da Bíblia, servo fiel, não deve ter medo de ouvir, pois com certeza saberá discernir o mal contido na música. Muitas músicas evangélicas também são terríveis em suas teologias erronias, precisamos de discernimento em ambos os casos, música evangélica e não evangélica. O talento musical foi dado a todos, crentes e não crentes. Se, escuto música como arte, valorizo o que é bom, musicalmente, mesmo que tenha uma mensagem negativa. Procuro selecionar o que escuto. Ex: veja essa canção: “você caiu do céu, um anjo lindo que apareceu (…) de repente você surgiu na minha frente…”, os acordes, harmonia e melodia, são belas, mas infelizmente a letra diabólica. E assim existem muitas outras. Veja essa “Ele é o Deus do espetáculo, Ele é diferente, Ele é fantástico (…) Ele é antinatural” interpretada por Amanda Ferrari, mostra exatamente o que está acontecendo hoje, a visão distorcida que temos de Jesus. Um Deus de espetáculo, de TV, de Show, se Ele estivesse hoje aqui em carne o que Ele acharia disso? Precisamos formar uma geração que pensa e tenha opinião firme na Palavra de Deus. Eu escuto, analiso, aprecio todos os gêneros e condeno músicas evangélicas e não evangélicas que não me trazem crescimento. Na Bíblia temos o livro de Cantares, totalmente romântico, poemas que engradece a beleza da noiva: “beija-me com os beijos de tua boca;”. Jesus estava no mundo, com os pecadores, provavelmente escutava musicas que os pecadores escutavam. Ensinou o cuidado que os discípulos precisavam ter com as coisas do mundo. Deixou uma geração de pessoas convictos no que acreditavam. Não é como hoje. Culpa de quem? Do sistema evangélico das igrejas, de pastores e líderes que ensinam a termos medo do mundo. Temos é que está próximo das pessoas, discernindo o mal, e conquistando-as para Cristo. Vamos fazer música boa de verdade. Hoje não temos músicas para evangelizar, mas repetições de louvor sem fim que não me fazem refletir em nada, levando muitos a um tranze “espiritual” (não bíblico). A música dos anos 80 falava muito aos jovens, mas parece que ela se perdeu e hoje não conhecemos músicas que falam aos pecadores. Vamos ser cristãos maduros.

  39. Diogo Barbosa diz:

    Que diferença faremos se nos igualamos ao mundo?
    Que vida nova podemos mostrar se estamos na igreja pulando e louvando a Deus e dpois em casa no rebolation e ainda dizemos: -q isso,é só diversão!!
    Sou contra,lá no céu não vou cantar nehuma dessas canções somente adorarei a Jesus,e tenho certeza q não descerei na boquinha da garrafa,se for assim eu prefiro ficar aqui pq ja ta contecendo aqui mesmo.

  40. guguinha diz:

    Em primeiro lugar Graça e paz a todos!!!
    Depende um pouco do que se pensa sobre musica. Se musica so for considerada quando ouver letras, então não sei o que dizer, mas se musica for quais quer tipo de melodia ai a história é outra…
    por que muitas das técnicas criada para a execução das musicas não são compostas por cristãos, muitos aranjadores que compõem para estimados cantores gospel tambem não são cristão. Da mesma maneira que no meio da musica secular existe lixo sonoro, muitas pesooas que se dizem cristã tambem produzem lixos sonoros e rotulan como sacra. frases que ouvimos em muitas musicas( nem sei se posso dizer isso) cristã cmo do tipo: “jeova vai te catá”, “sapato de fogo” e muitas outras frases comerciais que não edificam em nada e com certeza não provem de Deus, se meu filho canta ” meu lanchinho…” na escolinha ele ta adorando o diabo?
    se eu ouço uma musica raiz que fale sobre a terra, sobre a agricultura eu perdi meu galardão? se eu ouço se eu ouço por exemplo” vem vamos embora que esperar não é saber…” vou para o purgatório ou ja estou condenado? sinceramente, tantas outras coisas para nos preocuparmos como chorar cpom os que choram e se alegrar com os que se alegram, repartir o pão etc… aprenda primeiro oque significa “ARTE” e depois PESQUISEM O QUE É “MUSICA” dai faça seus comentarios… enquanto isso não acontece, “UMA BOA,(repito)BOA MUSICA NÃO FAZ MAU A NINGUEM. se algum fariseu quiser me condenar!!!! fique a vontade.

  41. ROGER diz:

    Evangélico a cerca de 15 anos,viví boa parte da vida cristã aceitando e imaginando minha vida longe da música secular. Aprendí(não sei por meio de quem)que todas as músicas seculares são oriundas do inferno,e por isso nunca mais poderia ouví-las ou cantá-las,pois estaria pecando contra Deus. O tempo foi passando e com ele a experiência e o amadurecimento vieram juntos com o máximo de esforço em discernir tudo o que acontecia dentro e fora da minha comunidade(a igreja).Aprendí com erros,e me entristecí com acertos dos que se achavam donos da razão,dizendo que “isso” ou “aquilo” não podia ser feito,no entanto,”aquilo” e “aquilo outro” eram vistos e comentados,e cultivados sem nenhum pudor…
    Hoje aos 37 anos de idade,minha fé continua inabalável no Deus que criou “todas as coisas”,e que com certeza é apreciador das “coisas boas” que as suas criaturas se dispõe a fazer em prol de uma humanidade mais unida,mais amável,mais sincera,e menos hipócrita…
    Não faço apologia ao que não presta,mas como tantos comentários que li nas quase 2 horas que estive nesse “espaço”(muito proveitoso,por sinal)julgar,criticar ou condenar quem ouve música secular é tão desrespeitoso,impreciso e invejoso, quanto quaisquer outras práticas medíocres,infames e “camufladas” que permeiam a vida de membros e de tantos líderes das nossas comunidades. Muitos erros são facilmente detectados ao nosso bel-prazer,mas a HIPOCRISIA insiste em ocupar o lugar mais alto das nossas igrejas,nos fazendo campeões de discórdia e egoísmo,quando na verdade milhões morrem todos os dias,de fome,vícios em drogas,doentes ou assassinadas,sem ter a oportunidade e o privilégio de ouvir belas canções(cristãs ou seculares)que possam lhes trazer motivações e escapes para um recomeço. A música está em todos os lugares! do canto dos pássaros até o assobio do vento em vales e campinas. Música faz bem a alma e nós precisamos disso. Então cante!!!!!

  42. Chissumba diz:

    Realmente se tentarmos entender aBíbliaao Pé da letra estaremos a causar problemas à nos mesmos já que vários labirintos estarm bem ao nosso pé. verás O 7º dia como Lei e ao mesmo tempo Jesus a dizer que o Sabado não foi feito para o homem mas o homem para o sabado, estando desde já a estabelecer uma herarquia e subjectivamente afirmando que o dia não te sirva de disculpas e a várias conjecturas que agente pode fazer. Para mim fica dificil dizer se a músuca secular é ou não pecado, que cada um peça orientação doespirito Santo; pois é ele que dá discernimento, ne?

  43. Erick Zirtênio diz:

    Existem músicas seculares que falam de amor sadio do homem para a mulher e vice e versa. Não devemos nos guiar apenas pela aparência das coisas. Muitas músicas atuais são satânicas mesmo e a maioria depravadas. Porém, existem muitos artistas que escreveram músicas belíssimas e inspiradas no amor. Tudo podemos, mas, nem tudo convém. Podemos amar, porém não convém se depravar. Podemos fazer sexo com nossa esposa e ter prazer, alegrias, sentir-se apaixonado no casamento, os manjares reservado pela união abençoada entre o homem e a mulher, isto nos faz agradecer a liberdade sincera que Jesus nos deu. Não convém é a luxuria nem a pornografia. Saber ser sábio e dividir seu tempo e tarefa do verdadeiro cristão. Nosso fardo é suave e o jugo é leve. De tudo devemos ter conhecimento, porém, devemos reter apenas o que é bom. Fiquei feliz em ver como existem muitos cristãos fiéis, verdadeiros e de bom senso nos dias de hoje, que não desejam julgar pelas aparências como as “pessoas do mundo” o fazem. Muitos ainda desejam reter mosquitos e engolir camelos. Se tudo secular fosse pecado, não poderiamos comer em restaurantes, teriamos que ter fazendas para plantarmos nosso alimento, pescar nosso peixe, não poderiamos ler nem mesmo anúncios ou placas de ruas feitas muitas vezes por macumbeiros ou coisa pior sem sabermos. O cristão verdadeiro crê em Cristo que veio de Deus para salvar o homem, não para entulhá-lo de dificuldades. Acrescento que isso não deve servir para irmãos fracos usarem como desculpa para pular carnaval ou festas com drogas, prostituição, etc… Lembro que estou falando apenas de músicas com mensagens de amor ou de sentimentos nobres entre os homens.

  44. Erick Zirtênio diz:

    Certa vez havia um homem caído no meio da estrada. Eles estava desmaiado com um Bíblia na mão. Passou um católico, olhou e disse: – não pararei, trata-se de um crente e deve estar pagando por ser herege. Depois passou um pastor. Parou, olhou detidamente para ver a qual denominação pertencia o homem. Como não conseguiu foi embora. Finalmente parou um macumbeiro. Levantou o homem, levou-o ao hospital e mandou cuidar dele se responsabilizando por todas as despesas.
    Qual destes fez a vontade de Deus?

  45. Acho que não é de Deus akilo q vai contra a palavra Dele, se as músicas não contrariam a vontade de Deus e passam uma menssagem boa q alegra, conforta, nos faz refletir sobre importantes coisas da vida essas músicas devem ser do agrado de Deus.
    Devemos saber filtrar akilo que nos oferecem e escolher o q é bom,e negar o que não presta.É como diz em
    1 Tessalonicenses 5:21 “Julgai todas as cousas, retende o que é bom”.
    As pessoas cristãs tem julgado as musicas apenas observando se os autores são cristãos ou não,tem pensado “Ah se a musica não for evangélica pra mim não presta”,se for assim não presta o windows que eu estou usando agora por porquê o cara que o criou não é cristão,nem os desenhos infantis e educativos q meus pequenos irmãos assistem.Se for assim, o q faremos então?
    Tv cristã,desenho cristão,Computador cristão, Pintura cristã, esporte cristão, Um país só de coisa feita por cristão para “que as coisas criadas pelos impios não nos contaminem”. Eu ja vi em um outro debate num blog q um cara ouvia muito Linkin Park e as mensagens q as musicas traziam é q o levaram a se converter a Cristo. A Bíblia diz que nós fomos feitos pra adorar, e que devemos adorar somente a Deus. Adorar é glorificar, exaltar,dizer o quanto ele é grande, poderoso, maravilhoso, é dizer aquilo que Deus é. Ai eu vi muitos dizendo q as musicas seculares adoram o diabo, pra mim existem músicas de vários tipos e propósitos: musicas para casamento, musicas para animar um local, musicas para fazer se emocionar,musicas para apaixonar, musicas para expressar uma opinião sobre algum assunto,musicas para criticar, musicas para contar uma história (incluindo histórias bíblicas), musicas para adorar a Deus, (aquelas ruins) musicas para promover o sexo, o adultério, musicas que desanimam, que promovem a violência,etc…
    Existem vários tipos de músicas Deus nos manda o adorar então devemos usar as músicas de adoração (geralmente as cristãs) para o adorar.Não podemos deixar de adorar a Deus nem devemos adorar a outros e sim somente a Deus.Mas isso não quer dizer q não podemos nos expressar musicalmente sobre outros assuntos, tocar uma musica romântica para a namorada por exemplo, fazer uma canção q fala do meio ambiente e do q o homem tem feito com ele,etc…
    Acho q devemos usar essa arte e dádiva q Deus nos deu com sabedoria.

  46. ademir diz:

    Almir Sater, ando devagar por que já tive pressa… não me parece mundana no sentido que “ententemos” a lua e natureza sempre a mercê poluição inverte as estações do ano faz calor no inverno e frio no verão…. não vejo mal nisto só penso que devemos ter entendimento para seber a hora certa em que podemos ouvir estas coisas.

  47. Ramon diz:

    eu tenho a seguinte teoria de que se DEUS nos deu dicernimento foi para que o usassemos, logo todas as musicas me são licitas mas nem todas me convêm, se uma musica me “edifica” ou seve para estudo (sou Baixista e cá entre os musicos é impossivel se espelhar em um unico elemento para crescermos profissionalmente pois se queremos ser versáteis precisamos estudar um mestre em cada area…(ahh mas temos muitos musicos evangelicos de qualidade hoje em dia!!!) sim temos mas todos começaram estudando musicos mundanos!! (O.o que isso cara!!) um exemplo: Juninho Afram guitarrista do Oficina G3, teve aulas com o Edu Ardanuy, guitarrista mundano e você acha que Edu daria só nomes de bandas evangelicas para o Juninho estudar!!! Por isso eu digo para seu Ministerio/Espiritualidade cresça conheça bem o que o mundo gosta e faça em favor da Igreja para que chame a atenção deles para a Igreja e assim pregar o evangelho a eles,( então você quer que cantemos Funk’s Obcenos para chama-los para a Igreja??) Não, é uma questão de estratégia para conquistar-lo mostre que o que você oferece é melhor do que o que o mundo tem a oferecer a ele.
    concluindo: para você oferecer uma mercadoria melhor a um comprador primeiramente você deve conhecer o que o comprador consome e mostrar que sua mercadoria supri todas as necessidades que ele tem do estilo musical e ainda “edifica” espiritualmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.