Ame-se

 

Jesus nos manda amarmos ao próximo como amamos a nós mesmos, logo é preciso que tenhamos amor próprio, não podemos deixar isso de lado.

No entanto, o amor que devemos ter, tanto por nós mesmos quanto pelos outros, não é o amor conforme o mundo, mas o amor segundo Deus.

Para saber como é o amor segundo Deus temos de conhece-Lo (pois Deus é amor), observar o Seu amor por nós e imitá-lo.

“Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.”  (I João 4 : 8 )

A forma correta de amarmos a nós mesmos é amarmo-nos da forma mais próxima da forma como Deus nos ama.

Só depois de entendermos o amor que Deus tem por nós é que poderemos amarmo-nos de forma correta e consequentemente ao nosso próximo.

Um exemplo de como Deus nos ama é mostrado pelo autor da Carta aos Hebreus:

“Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.”  (Hebreus 12 : 6)

O que aprendemos com isso?Que Deus nos corrige por amor para nosso bem; logo se temos amor próprio também temos de nos corrigir e, se amamos ao próximo, devemos corrigi-lo também.

Percebe como isso contraria a visão do amor próprio segundo o mundo?Se não levarmos em conta o amor de Deus fugiremos das correções e não corrigiremos o nosso próximo, só porque a correção causa um incomodo temporário(basicamente um problema de orgulho).

“E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.”  (Hebreus 12 : 11)

Como anda seu amor próprio?Ele se parece com o amor que Deus tem por ti?

Esse post faz parte da blogagem coletiva para incentivar o amor próprio e ganhar o livro Você é linda da Jenna Lucado pela editora Thomas Nelson Brasil.

 

(Visited 51 times, 1 visits today)

11 comentários em “Ame-se

    1. A interpretação está errada, me desculpe ser tão direta. A interpretação correta é:

      Assim como você ama a si mesmo ame a seu próximo.

      O Amai ao próximo como a si mesmo é uma afirmativa e não uma ordenança. Do tipo : Ame ao próximo e ame a você também !

      O texto não está mandando você se amar mas está afirmando que você já se ama e por já se amar deve amar ao próximo.

      II Timóteo 3 – A bíblia condena os amantes de si mesmos.

      1. Não vejo problema algum em você ser direta, mas discordo da sua interpretação.

        Sei que não há uma ordem direta para que a pessoa ame a si mesma, mas há uma ordem para que se ame ao próximo como a pessoa ama a si mesma e não creio que essa ordem seja para o mal do próximo, logo não convém eu amá-lo de forma errada só porque eu me amo de forma errada.

        Ou você acha que todos nós, naturalmente, amamos a nós mesmos da maneira correta, segundo Deus?

  1. Olá graça e paz!

    Fico feliz em ver mais um blog cristão, espalhando a palavra
    de Deus, estou passando para te visitar, e dizer que seu blog
    está sendo uma bênção em nossa blogosfera cristã, já estou te
    seguindo.

    Faça-me uma visitinha e aproveite para participar do
    Sorteio do livro: TEMPERAMENTOS TRANSFORMADOS POR TIM LAHAYE

    Crislaine

    Abraços

  2. Concordo em gênero, número e grau com a Tania! Ela está certíssima! Jesus queria dizer que devemos amar o nosso próximo com o mesmo amor egoísta que nós temos de nós mesmos! Porque amar a nós mesmos é a primeira coisa que a gente faz na vida! E convenhamos é a coisa mais fácil do mundo! Isto é nato do ser humano, não existe ninguém que não ame a si mesmo, nem que seja um pouquinho!

    O irmão Roberto Donizeti Soares disse assim : “Ou você acha que todos nós, naturalmente, amamos a nós mesmos da maneira correta, segundo Deus?”

    Mas cá entre nós Jesus não teria dito : “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” se não conhecesse bem o coração dos homens, Ele sabe muito bem que ninguém naturalmente quer o mal para si mesmo, que cada um trata a si mesmo da melhor forma possível, senão Jesus não teria dito dessa forma! Quando Jesus disse isso ele sabia muito bem o tipo de amor que as pessoas tinham de si mesmas!

    Então Jesus teria dito assim: “Amarás da maneira correta a si mesmo com o mesmo amor que Deus tem por vós e ame a seu próximo com este amor”.

    Jesus já sabe que os homens são egoístas e que amam a si mesmos da melhor forma possível desde crianças, e com isso Ele quiz dizer: “Com este mesmo amor e dedicação que você tem de você mesmo, faça agora com as outras pessoas”. Senão Jesus não teria dito dessa forma, Ele disse porque já conhece o coração dos homens! Como diz a expressão popular: “Ele já conhece a figura”!

    Senão as pessoas nasceriam e depois se deixariam morrer de fome, sede, ou qualquer outra forma possível. Você já viu alguém que não quer o melhor pra si mesmo? O melhor carro, o melhor emprego, a melhor esposa? Se não viu pode internar num manicômio por que é louco, psicopata ou sofre de transtorno mental! Só se a pessoa for um doente mental, aí é outra história! Aí tem que internar num hospício! Tem que procurar um psicólogo! Mas geralmente, as pessoas ditas “normais” amam a si mesmas naturalmente! Isto é nato, vem desde o nascimento! Na barriga da mãe as pessoas já amam a si mesmas! Pra amar a si mesmo basta pensar (Penso, logo me amo)! Na verdade estamos vivos aqui hoje debatendo este assunto justamente por que amamos e cuidamos de nós mesmos! Mesmo os que sofrem de baixa auto-estima é porque desejavam algo melhor para suas vidas! Desejam melhores condições de vida de alguma forma ou se sentem frustradas! Os que se suicidam é a mesma coisa, a causa central era desejando algo melhor para si mesmos (o caso dos jovens que se suicidaram com a morte de Michael Jackson) ou uma doença mental (em torno de 87% a 97% dos casos segundo o site do wikipedia em http://pt.wikipedia.org/wiki/Suic%C3%ADdio#Auto_mutila.C3.A7.C3.A3o).

    Porque imagine a seguinte situação: Várias pessoas estão em um lugar sem comida. Então eles encontram uma única porção de comida. Logicamente as pessoas ficarão tentadas a sobreviver comendo a porção de comida primeiro que as outras pessoas. Não vão nem pensar na fome das outras pessoas, só estarão inclinadas a matar a sua fome primeiro e sobreviver! Esta é a tendência natural dos seres humanos! Isto se alguns deles não vão acabar cometendo canibalismo! De tanto egoísmo!

    Mas Jesus mostrou o contrário : Ele abre mão da vida dele em prol dos demais. É o amor próprio compartilhado! Não mais eu, mas agora o próximo também!

    É como o próprio Jesus disse: “Amai uns aos outros como eu vos amei”. E o que ele fez? “Ninguém tem maior amor do que o que dá a vida pelos seus companheiros” (João 13,1-15)

    1 João 3:16 Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.

    2 Timóteo 3

    1 Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.

    2 PORQUE HAVERÁ HOMENS AMANTES DE SI MESMOS, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,

    3 Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,

    4 Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,

    5 Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

    6 Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;

    7 Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.

    8 E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.

    O apóstolo Paulo condena aqui os homens que se amam! Ele equipara o amor a si mesmo (EGOÍSMO) com o mesmo patamar de outros crimes!

  3. Jesus então aprova o que Paulo condena? A Bíblia nunca contradiz ela mesma! Os dois estão de pleno acordo : Jesus mostra o quão egoísta nós somos e o quão importante é aprender a compartlhar, já Paulo compara o amor a si mesmo no mesmo patamar de outros crimes. Portanto não há contradição alguma!

  4. Como disse na postagem: Ama-te ao próximo como a ti mesmo!!! O ato de amar a si mesmo são para poucos pois nem todos se amam do jeito que deveriam, não se arrumam, vivem largados no mundo, fazem coisas que até Deus desacredita!!!Amar você para alguns é algo muito dificil, amar o próximo então nem se fala, mas para alguns é mais fácil amar ao próximo do que a ti mesmo. Amam tanto a vida de seu irmão que se esquecem de que ele deve amar primeiro a si e depois o pròximo. Gostei bastante dessa matéria muito legal.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.