A importância do sábado para a saúde

“E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” (Marcos 2 : 27)

Muito se tem discutido sobre o sábado (principalmente entre os adventistas) sobre se se deve guardá-lo ou não na graça, sobre se Cristo guardou ou não e se ele foi retirado dos dez mandamentos por homens ou por Cristo.

Ao invés de responder diretamente a essa pergunta, gostaria de comentar sobre o que eu penso sobre a intenção original do sábado, porque ele foi instituído.

Quando o povo de Israel estava no egito como escravos, provavelmente não tinham dia de descanso, por isso trabalhavam todo dia, então, depois de os libertar da escravisão egipcia, Deus deu o sábado a eles, tanto para que descansassem como para que dessem mais atenção a adoração e a outras coisas na vida (como a família).

“Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhum trabalho nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu;” (Deuteronômio 5 : 14)

Pensando dessa forma, não creio que Deus tenha colocado essa lei com intenção deCadeira para descansar obrigar as pessoas a adorá-lo num certo dia fixo, mas sim apenas ensinar Israel
(e, posteriormente todos) que é importante descansar ; mas como Israel poderia não entender o ensino, então foi posto como uma lei.

Hoje com o conhecimento sobre saúde que temos, já sabemos que descansar é importante, não precisando mais de uma lei para nos obrigar a isso, embora as vezes nos deixemos levar pelo pensamento mundano-capitalista que diz que deve-se trabalhar sem parar para ganhar cada vez mais.

Também na igreja muitas vezes as pessoas se enchem de encargos, pensando que o crente não pode ficar parado, se esquecendo que foi o próprio Senhor quem instituiu um dia de descanso para seu povo.

Esse pensamento de trabalhar sem parar, tanto em emprego secular como na obra, acaba fazendo com que a gente perca outras coisas importantes, o próprio Jesus diz que quem tenta conseguir tudo, corre o risco de perder a sua alma.

“Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?” (Marcos 8 : 36)

Portanto independentemente daquele que quer guardar o sábado literal ou não, é importante que guardemos um tempo para descansar, estar com amigos e família, estudar a Palavra, orar ao Pai (além da oração que já fazemos no dia a dia) e se divertir, sabendo que essa é a vontade de Deus para o nosso bem.

(Visited 127 times, 1 visits today)

15 comentários em “A importância do sábado para a saúde

  1. É isso aí irmão,Deus vê os corações e tudo aquilo que fazemos por Ele,afinal,não estamos mais presos à lei e sim à graça.O Senhor sempre sabe o que é melhor para os seus .Fica na paz…

  2. Concordo com a análise da intençao original do Sabado. Precisamos de descanso, tanto dos encargos da igreja, quanto dos engargos do capitalismo, e de tudo o mais. Acho (como Kierkegaard) que o ser humano tem uma necessidade natural de solidao e silèncio. Nao solidao como forma de existência, mas como um momento de afastamento dos outros para olhar para dentro de si…

    Boa reflexao.
    Abçs.
    Inté!

  3. para os adventistas o sabado começa na sexta ao por do sol até o sabado ao por do sol. mas se analizarmos que o primeiro dia da semana é o domingo, entao o domingo tambem começaria ao por do sol. entao o sabado começaria ao por do sol do próprio sabado e nao na sexta. essa é uma questão a se discutir. certos pastores dizem que depois do novo testamento isso mudou. os católicos dizem que mudou depois da crussificação. cada um segue conforme aprendeu.

  4. Muito bom seu texto e suas conclusões, porém o que me deixa um pouco intrigado é o fato de que se podemos tirar qualquer dia para descansarmos, então porque não tirar aquele que Deus pediu. O principio da guarda do sábado não é apenas um princípio de descanso, note que em Gen. 2:2-3, não há apenas o sinal do repouso, isso é a parte existencial, mas há também uma santificação (hebraico qadosh – “separação”) do dia, e uma benção especial para ele. Afinal se o sábado fosse apenas um dia para descansar qual seria a necessidade dos recem nascidos Adão e Eva terem como primeiro dia de vida o sábado?

    1. Não creio que Deus faça questão de que as pessoas descansem em algum dia específico, o pedido dele no AT era apenas simbólico (concordo que o símbolo possa ter a ver com santidade também).

      E o motivo de Adão e Eva nascerem nesse dia também é para fixar melhor o símbolo, assim como creio que eles foram vestidos por Deus para fixar a idéia de que só a justiça de Cristo pode nos fazer sair do pecado(simbolizado pela nudez vergonhosa).

  5. 1- Existe algo em hermenêutica, que chamamos de coerencia textual, funciona assim: Se um texto é apresentado em forma de símbolo o restante também é, a lei moral não é apresentada em forma de símbolo.
    2- Se apenas fosse um dia de descanso e paz a nossa escolha os discípulos teriam mudado também o dia de guarda, aliás o dia de guarda só foi mudado por constantino em 321 com o seguinte decreto… “Que todos os juízes, e todos os habitantes da cidade, e todos os mercadores e artífices descansem no venerável dia do Sol. Não obstante, atentam os lavradores com plena liberdade ao cultivo dos campos; visto acontecer a miúdo que nenhum outro dia é tão adequado à semeadura do grão ou ao plantio da vinha; daí o não se dever deixar passar o tempo favorável concedido pelo Céu.” – Codex Justinianus, lib. 13 it. 12, par. 2.
    3- Não vamos separar o NT do AT, lembre-se que em Mal. 3:6 – Deus diz q não muda, e que em II Tim. 3:16 Paulo fala que TODA escritura é inspirada por Deus, o mais curioso é que naquela época só existia o AT.

    1. Olá Tiago.

      1.O sábado está na lei moral?Como sabemos o que é lei moral ou não é?

      2.O simples fato do sábado deixar de ser um dia específico não obriga os discípulos a mudar o dia da guarda, apenas dá liberdade para que quem quiser continuar no sábado continue, quem não quiser que escolha outro dia qualquer.

      “Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.” (Romanos 14 : 5)

      3.Realmente Deus não muda, mas sua forma de se revelar ao homem mudou bastante do AT para o NT, ficou muito mais clara.

      Paulo diz sim que toda Escritura é inspirada, mas mesmo assim diz que o sábado é só sombra das realidades futuras.

      Logo, mesmo tudo sendo inspirado, nem tudo é literal ou dá para aproveitar ainda nos dias de hoje.

      Abraço.

  6. caro amigo roberto soares, é uma pena, mas vc esta sendo muito infeliz na sua exposiçao. O sábado é de fato um dia literal a ser observado como memorial da criacao por todos nós. Nao vou me estender mais no assunto pq o colega thiago está certíssimo no raciocínio e discernimento do plano de Deus mediante a Bíblia. Um abraço fraterno!

  7. ola Roberto, acreditamos por alguns versos dar uma certa evidencia de que descansarem no sábado era agradavel a Deus, deut.4:2 diz não tirar nada da biblia para que pudessem guardar os mandamentos, sabemos que o quarto mandamento foi literalmente tirado, não por Deus, pelo menos nunca encontrei um verso afirmando isso, isaias 56:4 diz que guardar o sabado é um ato que agradavel a Deus, exodo 23:12 “seis dias farás toda a tua obra, mas, ao sétimo dia, descansarás, para que descanse o teu boi e o teu jumento; e para que tome alento o filho da sua serva e o forasteiro, são muitos os versos apresentado um diferencial do sábado, vou te dizer uma coisa Deus é muito sábio para errar, vi um comentario que isso não é lei para os nossos dias, sou autônomo sempre o trabalho me sobrecarrega nos finais de semana, ja sofri até entender que essa lei só beneficia eu mesmo…. ´HÁ TEMPO PRA TUDO marcos 2:27 “o sábado foi feito por causa do homem” se eu não olhar como lei indiscutivelmente vou priorizar o trabalho não só pelo dinheiro, mas, por realizações, experimente o sábado é um dia de esperança, descanso e restauração que surgiu na mente de Deus.

  8. IRMÃOS EM CRISTO,TODA A LEI FOR DADA POR DEUS, E NÃO HAVIA PRECEITOS INVENTADOS E DE PURA VONTADE DE MOISÉS. MATAR ESTÁ NOS DEZ MANDAMENTOS, MAS JÁ ERA PECADO NOS DIAS DE CAIM, E OS DEZ MANDAMENTOS AINDA NÃO ESTAVA ESCRITO. ADULTERAR TAMBÉM, POIS JOSÉ ASSIM EVITOU COM A ESPOSA DE POTIFAR. ASSIM TODO O DECÁLOGO, PODERÁ SER CHAMADO DE “LEI MORAL” EMBORA NÃO SOU DE USAR ESTE TERMO. MAS A LEI DE DEUS É ETERNA, COMO ELE É. PORÉM TEMOS QUE LEMBRAR QUE MANDAMENTOS CONTIDOS EM TODA LEI DE DEUS, SÃO MUTÁVEIS, CONFORME SITUAÇÕES, NECESSIDADES, TAL COMO SE DEU NA CIRCUNCISÃO.
    QUANTO AO SÁBADO ELE FOI DADO PARA DESCANSO, DENTRO DA SEMANA DA CRIAÇÃO, O QUE ME PROVA SER ELE LITERAL. O PROBLEMA É QUE O HOMEM NÃO SABE USUFRUIR DESTA BENÇÃO QUE DEUS DEU. ASSIM OS JUDEUS O TORNOU PENOSO, E CRISTO O TORNOU SAUDAVEL.MAS JESUS CUMPRIU A LEI E DEIXOU UM RECADO.
    QUE A TRANSGRESÃO AOS DEZ MANDAMENTOS, É MAIS DO QUE UM ATO. ADULTERIO – SÓ DE DESEJAR JÁ ADULTEROU. PORÉM NÃO PODEMOS ESQUECER, QUE O CUMPRIMENRO DE QUALQUER MANDAMENTO NÃO DÁ SALVAÇÃO. SALVAÇÃO É SÓ EM CRISTO, POR MEIO DA FÉ. MAS A MORTE DE CRISTO FOI NECESS´´ARIA , EXATAMENTE PORQUE O HOMEM NÃO CUMPRIU UM SIMPLES MANDAMENTO. NEM PRECISOU DE DEZ.

  9. Legal Senhores! Aliás, legalíssimo, digo, legalismo.

    O princípio é maravilhoso; guardar um dia da semana para o Senhor.
    Corrompido fica o princípio, quando os legalistas estipulam que o dia tem que ser o sábado.
    Ironicamente, hipocritamente, o legalista não se dá conta que para ele guardar o sábado, outros têm que burlar o sábado.
    Para que os freqüentadores do templo sabatista possam confortavelmente adorar nesse dia “santo”, outros precisam pecar, tal como fazem os operadores dos semáforos, os socorristas do SAMU, os bombeiros, os hospitais, os médicos, a defesa civil, os policiais, as delegacias de polícia, etc.
    Bacana né! o sujeito entra no templo sabatista, acende a luz, liga o microfone, o bebedouro e o outros e não se dá conta que para ele ter condições de fazer tudo isso alguém tem que estar trabalhando (pecando por não guardar o sábado) naquele exato momento.

    Pois é, todo legalista tem uma dificuldade enorme para ser coerente com a vida.

    “Ai dos que coam mosquitos e engolem camelos” (MT 23,24)

  10. boa tarde , pastor juanribi,como saber qual a verdadeira igreja , oque ela tem de diferente das outras.Ela tem que guardar os 10 mandamentos , isso inclui o sábado,eu conheço a doutrina dos adventistas , pois minha filha é batizada nela . Gostaria de saber se os 10 mandamentos foram abolidos com a vinda de JESUS. Estou atrás ( a procura) da verdadeira igreja , JESUS disse que existe duas igrejas , a verdadeira e a falsa . Você poderia me ajudar , obrigado.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.