A grande surpresa dos que julgam pela aparência

“Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor.” (I Coríntios 4 : 5)

Domingo passado estava assistindo um programa na RIT TV onde um senhor ensinava uma repórter a retirar o Látex da seringueira, já que ele trabalhava com isso.
No fim da reportagem se dizia que ele ainda não tinha se convertido, porém sabia que Jesus era o caminho; e até filmaram ele cantando um hino de J. Neto.
O que leva alguém a pensar que aquele senhor não era um crente, o fato dele não ser filiado a uma instituição?
Afinal, se ele crê que Jesus é o caminho, nada mais falta para ser salvo, sendo importante apenas que o ensinem para que possa crescer mais na Graça e no entendimento .

Acredito que essa será uma das surpresas que haverá naquele dia, quando a gente ver salva gente que nunca pode conhecer a letra, mas que conheceu a Deus de outra forma e o amou, mesmo sem saber Seu Nome.
Também haverá gente que crê diferente sem saber que está errado, gente que sabe o certo, mas não frequenta templo físico e fica em casa, gente que foi estigmatizada pelos crentes como pessoas perdidas por pertencerem a uma religião diferente da nossa.

No evangelho lemos sobre o homem que expulsava demônios sem pertencer ao grupo dos apóstolos (conforme dito em outro artigo), ele podia até ser reconhecido como judeu de nascimento, mas não era reconhecido pelos discípulos como um deles e mesmo assim Jesus pede para deixá-lo em paz porque ele estava do nosso lado.
Atualizando essa questão para os dias de hoje, podemos dizer que o homem que não pertencia ao grupo pode ser hoje aquele católico ou russelita ou seja o que for que embora não pertença oficialmente ao nosso grupo, tem no seu intimo o mesmo desejo por Deus e pode ser por Ele salvo e usado mesmo ainda “estando lá”.
Que possamos compreender que a salvação não depende de exterioridades e assim diminuamos as nossas surpresas para aquele dia.

 

(Visited 667 times, 1 visits today)
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo. Sou psicólogo formado pelo Instituto de Ensino Superior de Catanduva (IMES Catanduva, antiga FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura. Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento. Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho. Gosto de teologia, sociologia, psicologia, antropologia, política, livros, filmes, música, gibis, jogos e brinquedos, entre outras coisas.

9 respostas para A grande surpresa dos que julgam pela aparência

  1. Rosy diz:

    Amigo,concordo que não devemos julgar em situações nenhuma,mas não concordo de achar que vai para o céu sem seguir os mandamentos de Jesus.
    Pois Ele deu exemplo se-batizando nas águas,Ele foi batizado sem pecado,imagine nós que somos pecadores…

    Dependemos do Senhor e de sua misericórdia.

    Tem muitos que sabem disso e não se-batiza ao conhecer a verdade.

    Somente o batismo é a certeza da nossa salvação…Lucas Cap 03 vers 03

    Olha que vers interesante! “Na verdade,ne verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”…-João Cap 03 vers 05

    Entendo que não é ficando em casa,conhecendo a verdade e não seguir…Marcos Cap 10 vers 39

    Amigo,isso é mandamento de Jesus para irmos para o céu

    Beijos meu e do João

    • Roberto diz:

      Olá querida.

      Concordo que o batismo seja importante, mas ele não é indispensável a salvação, ele apenas representa a nossa imersão em Cristo que acontece no coração.

      Se você se lembra do ladrão da cruz verá que ele foi salvo sem ser batizado nas águas.

      O batismo de joão era símbolo do arrependimento, o de Cristo é o mergulho da pessoa no Espírito, o batismo que se faz na igreja apenas simboliza o de Cristo.

      No caso do velhinho que eu cito no texto, pode ser que ele não fosse batizado na igreja, mas poderia já ser batizado por Cristo no coração.

      Espero que tenha entendido.

      Um beijo.

  2. Completando:
    O “mala” da cruz que foi pro céu não era batizado em água nem tampouco sabia outras línguas rsss
    O que nos mostra que CÉU NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA tem a ver com batismo em água(H2O) e “espírito”.
    Raciocinemos:
    Que mandamentos ele havia cumprido?
    Ora, ele simplesmente reconheceu toda autoridade e soberania de Deus. Não importa que hora foi que isso aconteceu, ainda que ele tenha sofrido consequências dos próprios atos.
    A gente precisa estar atento para as métaforas que a bíblia está recheada para não incorrer no erro da ingenuidade que beira a BURRICE.
    Observemos inclusive quando Jesus se refere aos termos “água” e “espírito”.
    Aconselho por exemplo, ler o Evangelho de João TOTALMENTE DESPIDO(A) do ranço denominacionista.
    Enquanto nosso coração estiver revestido dos igrejismos que nos foram imputados, vamos sempre achar que somos os escolhidos, separados, ungidos, (por causa de um “telefone sem fio” que foi surgindo através do tempo) e só porque estamos em determinado espaço físico, como se Deus nos tivesse dado a incumbência de separar o joio do trigo.
    Ah! Haverá mesmo muitas surpresas…

    • Suzana Mandaik diz:

      Regina Farias
      O mal que vc se refere,é o que morreu por todos nos,num grande sofrimento!
      Tenho que ter pena de vc,não por JESUS,mas por vc ser uma grande ingrata!Deve ser uma pessoa mais frustada nessa vida,seu sangue corre pelas veias,mas por dentro vc é uma defunta !
      Vc pode me ofender quando quiser,eu sou um ser humano e erro,e estou cietne que eu devia te tratar bem melhor aqui e nem te julgar,mas defendo meu CRISTO seja quem for, NUNCA FALA MAL DELE!

  3. Amilton diz:

    Concordo com voce serão muitas surpresas!!! Por que aquele que crê será salvo.
    O primeiro passo é saber que a Salvação é Jesus Cristo!!!
    Depois vem as outras coisas que nos ajudam a crescer e sermos prósperos espiritualmente.
    Que o Espírito Santo nos ajude a discernir as coisas que são espirituais.

  4. NELSN BONFIM diz:

    OLHA IRMAOS, GRAÇA E A PAZ DE CRISTO!
    NAO CABE A NÓS FICARMOS JULGANDO O QUE ESTA CERTO, O QUE ESTA ERRADO.
    SE O VELHINHO VAI PRO CÉU, OU NAO.
    QUERIDOS, O QUE QUERO VOS FALAR, É O SEGUINTE, O SENHOR NOS ENSINOU A NAO JULGAR, MAS AI
    ALGUEM PODE FALAR “ESTAMOS APENAS COMENTANDO”.
    QUERIDOS, VAMOS FAZER COMENTARIOS QUE EDIFIQUEM, VAMOS FALAR DE MISSOES, DE LOUVOR,
    DE DEVOCIONAIS, DE ESTUDOS BIBLICOS, ENFIM, HÀ TANTAS FORMAS DE ABENÇOAR VIDAS, E SERMOS ABENÇOADOS.

    É POR ESSES “COMENTARIOS”, QUE OS “CRENTES” ESTAO DEIXANDO O PRIMEIRO AMOR….

    PESSO-VOS, PELA GRAÇA DE CRISTO, PAREM TAIS CONVERSA.

    NELSON BONFIM

  5. Irmá Ana Claudia diz:

    A paz do Senhor!

    Jesus nos deixou uma ordem imperativa: “IDE POR TODO O MUNDO, PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA. QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO; MAS QUEM NÃO CRER SERÁ CONDENADO”.
    Podemos observar que isto é um mandamento bíblico.
    O que aconteceu com o ladrão da cruz de morrer salvo sem ser batizado em águas não é uma regra, e sim uma exceção. Vamos analisar algo importante no texto. Quem testemunhou o fato e escreveu? Então houve testemunha de que aquele ladrão foi salvo. Alguém pregou para aquele ladrão? Com certeza. Tanto que Jesus não fez nenhum sermão para o mesmo lá na cruz. Porém, ele conheceu a história de Jesus e o Jesus da história de ouvir falar. Aquele ladrão defendeu a Cristo, reconhecendo que Jesus não tinha nenhum pecado para merecer ser crucificado. Confessou e reconheceu o seu próprio pecado que está escrito por Lucas no cap 23 versos 41 e 42. E por último ainda pediu para Jesus lembrar dele quando entraresse no paraíso. Ou seja, ele ouviu por alguém sobre Jesus, ele no dia da sua morte CONFESSOU o seu pecado e creu que Jesus poderia perdoá-lo e salvá-lo. Então houve ARREPENDIMENTO e TESTEMUNHAS TANTO QUE ESTÁ ESCRITO. Ser batizado por cristo no coração é uma exceçao e não uma regra. O velhinho Confessou a Cristo? Se ARREPENDEU? Tem TESTEMUNHAS DISSO? CANTAR LOUVOR NÃO QUER DIZER NADA. E SIM A ATITUDE. LEIA ROMANOS CAP 10 VERSOS 8 E 9.

    Fiquem com a graça e a paz de Cristo.

    Graça e a paz do senhor Jesus Cristo. Que breve virá para buscar a sua NOIVA.

  6. Joiwlson Contente diz:

    graça e paz meus amados, penso que nos dias de hoje o que impera no coraçao das pessoas e a religiosidade, ou seja, querer fazer, pensar e opinar somente o que satisfaz o seu egoismo, o eu. e facil dizer quem vai para o ceu . porem ninguem quer negar a si mesmo e levar sua cruz a cada dia.E JESUS vos vivificou, estando vos mortos em ofensas e pecados em que ,noutro tempo,andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o principe das potestades do ar, do espirito que agora opera nos filhos da desobediencia; entre os quais todos nos tambem, antes, andavamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e eramos por natureza filhos da ira, como os outros tambem. mais DEUS, que e riquissimo em misericordia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nos ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo(pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em CRISTO JESUS. Efésios:2.1-6.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.