Você nunca adulterou?

The Seventh Commandment
Creative Commons License photo credit: pasukaru76

Vejo muita gente desprezando quem já adulterou, como se se considerasse muito superior à tais pessoas.

Mesmo quando a pessoa que adulterou um dia já se arrependeu há muito tempo, ainda resta um certo desprezo no olhar daqueles que nunca fizeram tal ato.

Esse sentimento de superioridade se assemelha ao do fariseu de uma das parábolas contadas por Jesus:

E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:

Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.

O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira:

Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.

Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.

O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo:

Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!

Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.(Lucas 18:9-14)

Quem nutre esse sentimento de superioridade e desprezo pelos adúlteros (ou ex-adúlteros) além de não ser justificado diante de Deus, ainda pode ser um hipócrita, pois, segundo Jesus:

“…qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.”  (Mateus 5 : 28)

Jesus nunca disse que o adultério do coração era menos grave do que o físico, de modo que tanto faz se você já saiu com a mulher alheia ou se você apenas fantasiou isso, diante dEle você é adultero.

A menos que você nunca tenha fantasiado nada com quem não deveria fantasiar.

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo.Estudo Psicologia no Instituto de Ensino Superior de Catanduva (FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva.Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento.Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho.Gosto de livros, filmes, gibis, jogos e brinquedos.

Marcado , , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

28 Responses to Você nunca adulterou?

  1. Olá meu amigo.
    O texto está bastante expressivo,
    principalmente a imagem que usou para detalha-lo. ;]
    Realmente há entre nós muitos injustos que prezam seu físico para demonstrar as pessoas que são alguma coisa, e esquecem de guardar o coração, de onde procede as ‘SAÍDAS’ da vida. Ontem mesmo estive conversando com meu esposo e disse-lhe que devemos principalmente guardar a nossa mente, pois é a fonte de nosso corpo.
    Mas esquecendo de todo o corpo, guardemos Cristo em nós e todo o pecado não prevalecerá. “Guardei a Tua palavra no meu coração para nãopecar contra Ti”
    Abraços..
    http://www.comendomana.blogspot.com
    Myllena Carneiro
  2. Charles diz:
    Pior é os que tratam o adultério como pecado sem perdão…
    .-= Meu último post blog : Colheita Infeliz =-.
  3. Timótheo diz:
    pesssoa que adulteram, o fazem por fraqueza, falta de compreensão, ainda que inconscientemente, essas pessoas não encontram no parceiro(a) carinho, prazer e abrigo suficientes, e devido a necessidade acabam errando.
  4. ovidio diz:
    adulterar constantimente conhecendo apalavra de Deus e complicado pq a palavra liberta basta abrirv o coraçao e buscar o senhor porque quem conhece a palavra tem conciecia do pecado e a palavra diz q se a tua conciencia nao te acusa tendes paz com Deus
  5. José Aparecido diz:
    Gostei da firmeza com que trata o assunto e das referências bíblicas.
    Excelente postagem
  6. Olá amigo acho muito difícil ninguém adulterar, já que a bíblia que se nós coiçarmos a mulher do proximo já adulteramos em nossos corações
    .-= Meu último post blog : Menino de sete anos tem como seu animal de estimação uma cobra gigante. =-.
  7. Roberto,

    Muito bom o seu texto, e a imagem ilustra bem o que você postou.

    Eu sempre fui muito fiel enquanto estive casada, mas não ouso julgar a ninguém, pois como bem disse Jesus: Não julgueis, para não serdes julgados.

    Cada um sabe da sua vida.

    Bjs.

    Rosana.
    .-= Meu último post blog : Um Amor Para Recordar… =-.

  8. Júnior Bocelli diz:
    Acho que o que o pessoal tem é inveja dos que um dia cometeram um adultério histórico (não somente em pensamento), pis uma vez que a santidade da igreja seja segundo a moral mundana, a “igreja” funciona como esconderijo e trincheira para essas pessoas hipócritas.

    É como alguém aí disse “o adultério é visto como pecado sem perdão”. Se o cara matar a esposa, se casar com outra e pedir perdão, Deus perdoa, mas, se ele apenas se divorciar e casar novamente, não tem perdão. Vai ser imundo assim lá na igreja evangélica!
    .-= Meu último post blog : Honrar pai e mãe =-.

  9. soh_de_passagem diz:
    Oras, mas e por que Tiago admoesta para não orar para quem já praticou pecado de morte?
    O adultério pensado tem um peso o consumado logicamente terá outro.
    Pecado de morte são os condenados em 21 e 22 de apocalipse: aos adúlteros, aos fornicários, aos que amam e cometem a mentira, aos feiticeiros, aos idólatras, aos libertinos(pode tudo, Cristo perdoa), aos tímidos(que não tem coragem de ser crentes em todo o tempo e nem de evangelizar e muito menos de assumir o que faz e o que deixa de fazer), aos cães (que lê(come), interpreta(regojita), reinterpreta(vomita) ao seu gosto e pratica a reinterpretação(come o vomito)) está reservado o fogo do inferno.
    Será que Cristo perdoa fácil assim? (Quem Matou e não quem só pensou em matar, acho que existe uma diferença muito grande aí), Adulterou, Fornicou, Roubou, cometeu Idolatria?
    Será que é garantido que quem fez tais coisas consegue perdão, se é garantido então está fácil, vou cometer e depois é só esperar o perdão.
    • Realmente está fácil, meu mano, mas não brinque com isso.

      Quem ama a Deus não se preocupa apenas com as conseqüências de seu pecado mas também com o fato de Deus se agradar ou não do que fará.

      Essa sua lógica (de que um pecado no pensamento é diferente de um praticado, diante de Deus) não é a lógica de Jesus (pode conferir), é a lógica da religião.

      Não sei o que seria o “pecado para morte”, mas não creio que se trate dessa listinha citada por ti.

      Se for, então estamos todos ferrados, pois quem é que nunca cometeu pelo menos uma dessas coisas?

      Abraços, mano.

      • soh_de_passagem diz:
        Realmente me equivoquei, também aprendi, estava enganado.

        Fui atrás e encontrei que “Pecado de morte” é blasfêmia contra o Espírito Santo, e tem gente que considera os que saíram da doutrina de Cristo e passam a falar mau da Obra de Deus, por esses não se deve orar.

        Se o casamento não deu certo, “pode ser” que Deus te perdoe se você casar novamente, mas isso não é garantido, ou seja, seu testemunho está arranhado e sua Salvação muito comprometida.

        Quanto a minha lógica do pensamento e ação, então você acha que se eu num momento de fúria, me imaginar matando uma pessoa que me tenha causado um terrível mau está cometendo assassinato?

        Pergunte para o pai da pessoa que você pensou até em dar um tiro se ele te perdoa? Ou mesmo pergunte para o fulano se ele te perdoa por ter pensado nisso?
        Agora vai lá e mete chumbo no cabra e pergunta para o pai da pessoa se ele te perdoa?
        Beleza, pode ser que o pai dele ainda te perdoe, mas e o falecido? Como você vai se sentir em relação a ele? Não tem mais como pedir perdão, já se foi.

        • Eu sei que aos olhos dos homens há grande diferença entre o que se pensa e o que se pratica, mas estamos falando de Deus e Ele está acima dos nossos pontos de vista.

          “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.” (Isaías 55 : 8 )

          • soh_de_passagem diz:
            Aí que está, você será julgado também de acordo com o seu peso de consciência e também pelo o que você causou aos outros e com certeza o que eu escrevi reflete bem isso.
  10. soh_de_passagem diz:
    2 tipos de adultério:
    O de Pensamento (Pergunte para sua mulher se ela te perdoa por você ter pensado na linda e gata da amiga dela?)
    O de ação (Pergunte para sua mulher se ela te perdoa por ter ido para cama com uma mulher seja qual for?)
    Será que para sua mulher as duas coisas possuem o mesmo valor?
    Acho que ela vai ficar um pouco triste e te pedir para não pensar mais na amiga dela, já o Adultério pra valer mesmo vai ser outra história…
    E o julgamento de Deus? Pesará da mesma maneira o pensar e o agir?
  11. Ainda que haja diferença no rigor do julgamento, não há dúvida que ambos adulteraram.

    É isso que eu quis dizer.

    • soh_de_passagem diz:
      Ahh, com certeza, agora entendi o que você disse, claro, não podemos ficar fantasiando outras mulheres, isso já é um adultério e devemos nos arrepender de te-lo feito, além do mais, se você ficar pensando em uma mulher que não seja a sua é 2 palitos para você pecar, é só ficar com isso na cabeça.
    • soh_de_passagem diz:
      Só mais uma coisa, o adultério de ação, é algo muito difícil de Deus perdoar, principalmente por que quem o faz não se sente em condições de pedir perdão para Deus, não consegue mais se achegar a Ele, já o que faz e não acha que cometeu algo terrível (meu Deus!!!), é daqueles que faz mais um monte de outras coisas abomináveis a Deus e acha que está tudo bem, só foi um momento de fraqueza e Deus vai perdoar, mas lembre-se:
      “Nem todos que dizem Senhor, Senhor, entrarão no reino dos céus”
      “Para muitos será um dia de grande espanto!”
  12. alex diz:
    Paz do senhor para todos os irmãos em cristo! Tenho lido todas as opiniões dos irmãos a respeito do assunto, em algumas eu concordo em outras eu descordo.Primeiro só existe um pecado que é para morte que o apóstolo Tiago se referia,é a blasfemia contra o Espírito Santo, todos os demais pecados tem perdão.Segundo, nós encontramos vários exemplos na biblia,inclusive a respeito do adultério,o próprio Jesus disse a mulher adultera” Vá e não peques mais” João 8-11. Jesus perdoa todo addultero que se arrepender, porem tem uma coisa,
    A biblia diz que: o que adultera com uma mulher é falto de entendimento, destrói a sua alma o que tal faz, achará castigo e vilipêndio e o seu opróbrio(vergonha)nunca se apagará Pv 6-32,33.isto que a biblia menciona nada mais é a consequencia desse pecado. Deus vos abençooe.
  13. Pingback: Tweets that mention Você nunca adulterou? | Blog do Roberto Soares -- Topsy.com

  14. Irmã Ana diz:
    Olá! A Paz do Senhor Jesus!
    Qual o significado de adulterar? Vamos ver? significa: falsicar; corromper; alterar. Ex.: uma nota de R$ 100,00 falsa, etc…,
    Biblicamente significa: cometer adultério(infidelidade conjugal) ,
    Fornicação significa(relação sexual de pessoa não casada, com pessoa casada ou não).
    Para responder a pergunta é necessária que a pessoa seja casada. Caso seja solteiro(a) não tem como responder, pois, a indagação(pergunta) não fala sobre fornicação.
    Outra dúvida que deve ser tirada. Se, uma pessoa “casada” só está “pensando”(MENTE), que está se relacionando sexualmente com alguém que não seja o seu cônjuge(esposo(a)) comenteu o adultério? A resposta é SIM. Em MATEUS 5 VERSOS 27 E 28 DIZ: “Ouvistes que foi dito aos antigos; Não cometerás adultério”.
    “Eu(JESUS), porém, vos digo que qualquer que atentar(REPARAR, VER COM ATENÇÃO) numa mulher para a COBIÇAR(ALGO QUE NÃO LHE PERTENCE) já em SEU CORAÇÃO COMETEU ADULTÉRIO(INFIDELIDADE CONJUGAL)”.
    Na carta de TIAGO capitulo 1 versos 14 ao 16 diz: “Mas cada um é tentado, quando atraído e ENGODADO(SEDUZIDO) pela sua própria CONCUPISCÊNCIA(COBIÇA) concebido(GERADO, FORMADO, IMAGINADO), dá à luz o PECADO; e o PECADO. sendo consumado(ACABADO, TERMINADO), gera(CONCEBE, FORMA) a morte(FISICA E ESPIRITUAL). Não erreis, meus amados irmãos”.
    Este CONSELHO é dado por TIAGO.
    Portanto, trata-se de COBIÇA CARNAL, OU CONCUPISCÊNCIA.

    Em MATEUS, O que Cristo condena não é o pensamento repentino que Satanás pode colocar NA MENTE de uma pessoa, nem um DESEJO IMPRÓPRIO que surge de repente. Trata-se, pelo contrário, de um PENSAMENTO OU DESEJO ERRADO, APROVADO pela NOSSA VONTADE. É um desejo imoral que a PESSOA PROCURARÁ REALIZAR, CASO SURJA A OPORTUNIDADE. o desejo íntimo de PRAZER SEXUAL ÍLICITO, imaginado e NÃO resistido, é PECADO.

    Quanto a DESPREZAR A PESSOA QUE COMETE ADULTÉRIO, isto contraria a Palavra de Deus. Deus AMA O PECADOR E JAMAIS O PECADO , OU SEJA, DEVEMOS FAZER COMO DEUS, AMAR O ADÚLTERO E NÃO A PRÁTICA DO ADULTÉRIO.
    porém, MUITAS DAS VEZES, O ADÚLTERO FAZ COMO ADÃO FEZ, TENTA SE ESCONDER E SE AFASTA DA IGREJA POR CAUSA DA SEU PRÓPRIO PECADO QUE TRAZ VERGONHA PRA SI, PROCURANDO UM CULPADO PARA JUSTIFICAR OLHARES DAS PESSOAS E SEU ERROS. SE TIVER VERGONHA E SE ARREPENDER. NÃO ATRIBUIRÁ A CULPA EM CIMA DE NINGUÉM COMO ADÃO FEZ E EVA TAMBÉM.

    Fique com paz e a graça de nosso Senhor Jesus.
    CRISTO VOLTARÁ! CREIA NA BÍBLIA!

  15. o_maria diz:
    Aquele de entre vós que estiver sem pecado, atire a primeira pedra… parece que aquela multidão do tempo de Jesus era menos hipocrita que os frequentadores de igreja dos nossos dias ( que se auto-intitulam crentes ).
    • Irmã Ana diz:
      A Paz do Senhor Jesus Maria!
      Com todo o meu carinho e respeito. Digo e Repito AS PALAVRAS DE JESUS CRISTO NO EVANGELHO DE JOÃO CITADO POR TI NO CAPITULO 8 VERSO 7 QUE DIZ: “E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se e disse-lhes(Jesus): Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire a pedra contra ela(no caso a mulher adúltera QUE ATÉ ENTÃO NÃO TINHA SE CONVERTIDO)”.
      Porém no mesmo capitulo 8 versos 10 e 11 Jesus disse: “E, endireitando-se Jesus e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: nem eu também te condeno; VAI-TE E NÃO PEQUES MAIS”.

      NO VERSO 7 QUE VOCÊ CITOU não devem ser tidas como uma justificativa de recusa do julgamento do pecado DENTRO DA IGREJA ou para tratar com leviandade(imprudência, falta de juízo) o fracasso moral de CRISTÃOS PROFESSOS. Agir assim é deturpar(desfigurar, viciar, estragar, corromper) a atitude Bíblica para com o pecado entre o povo de Deus.

      (1) O modo da IGREJA tratar os pecadores incoversos(incrédulos) que ESTÃO FORA DELA(como no caso da mulher adúltera) e seu modo de tratar os que, ESTANDO DENTRO DELA(da IGREJA), VIVEM em PECADO(errar o alvo) E DESOBEDIÊNCIA a Cristo, SÃO DUAS SITUAÇÕES DIFERENTES.

      (2)A ESCRITURAS ensinam que o PECADO COMETIDO por aqueles que estão DENTRO DA IGREJA NÃO DEVE SER TOLERADO, VAMOS LER APOCALIPSE CAPITULO 2 VERSO 20 (PALAVRAS DE JESUS CRISTO A IGREJA DE TIATIRA) DIZ ASSIM: “Mas tenho contra ti(pastor e pode refererir-se a igreja) o TOLERARES que Jezabel, mulher que se diz profetisa, ENSINE E ENGANE OS MEUS SERVOS, para se PROSTITUIREM INCLUI TODO TIPO DE SEXO ILICITO ENTRE ELES O ADÚLTERIO) e comam dos sacrifícios da idolatria(é tudo aquilo que toma o 1º lugar de Deus no coração do homem: AMOR AS IMAGENS, SEJA DINHEIRO E O AMOR A OUTROS PECADOS)”.
      O PECADO E NÃO O PECADOR DEVE SER TRATADO COM REPREENSÃO E REPROVAÇÃO SEVERAS. Vamos ver na 2ªcarta a Timóteo 4 versos 1 e 2 diz: “Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS, na sua VINDA e no seu Reino, que PREGUES A PALAVRA, instes(peço) a tempo e fora de tempo, REDARGUAS(responder a outrem), REPREENDAS, EXORTES, com toda A LONGANIMIDADE(paciência) e DOUTRINA(ensinos sadios)”.

      Para finalizar está escrito na 1ªcarta a TIMÓTEO capitulo 5 verso 20 que diz: “AOS QUE PECAREM, REPREENDE-OS NA PRESENÇA DE TODOS, PARA QUE TAMBÉM OS OUTROS TENHAM TEMOR.

      A MULHER ADÚLTERA ANTES DE SER LEVADA A JESUS NÃO TINHA NENHUM COMPROMISSO COM JESUS. POR ISSO JESUS DISSE: AQUELE QUE NÃO TIVER NEHNHUM PECADO QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA.

      JÁ PARA AQUELES QUE CONHECEM A PALAVRA E ESTÁ NA PRÁTICA DO PECADO DENTRO DA IGREJA COMETENDO ADULTÉRIO TEM QUE SER REPREENDIDO NA PRESENÇA DE TODOS. Conforme está escrito NA PALAVRA DE DEUS.
      QUE DEUS VENHA FALAR MAIS AO SEU LINDO CORAÇÃO.
      FIQUE COM A PAZ DE CRISTO.
      LEIA A BÍBLIA!!!
      JESUS CRISTO VOLTARÁ!!!

      • Creio que se observar o contexto verá que quem devia ser repreendido em público eram os obreiros, não os crentes em geral:

        “Não aceites acusação contra o presbítero, senão com duas ou três testemunhas.” (I Timóteo 5 : 19)

        Além disso, deve-se repreender quem já não está arrependido, quem já se arrependeu não precisa de uma repreensão extra, seja de dentro da igreja, seja fora.

  16. Irmã Ana diz:
    Olá! A Paz do Senhor Jesus!
    Eu sei que refere-se aos obreiros. Porém diz “AOS QUE PECAREM” PALAVRA DE DEUS NÃO DIRECIONA SÓ PARA OBREIROS.TANTO QUE ESTÁ ESCRITO PARA QUE “OUTROS” TENHAM TEMOR. A PALAVRA DE DEUS NÃO TEM DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS. Leia em hebreus 12 versos 5 a 8.
    fique com a paz do senhor!
    JESUS TE AMA!!
  17. ita diz:
    EU sei que o pecado de adultério é um ato orrivel e impensado, eu sou um pecador, e estou sofrendo muito por isso, sofrendo tanto que nao sei mas se consigo viver neste mundo de pecados, eu smpre fui um bom rapaz sempre tive carinho pelas pessoas, sempre fui muito compriensivel masin felizmente cai nesta tentaçao e infelizmte estou sofrendo muito com isso,sempre amei os meus irmaos como se fossem meus irmaos mas pequei, tenho filha linda que Deus me deu e TODOS os dias fico imaginando como eu errei como fui infeliz nesta minha vida pois tinha o amor pelos imaos mas nao tinha a consiencia dos meus pecados caros amigos nao juguem pois o meu sofrimento ja o faz, e esta a me matar a cada dia, péço-lhes que tenham amor pelos seus irmaos para que tenham uma vida feliz , eu era feliz e hoje nao sou mais pois sinto uma dor jamais encontra , sou um rapaz bonito mas sem alegrias sem nenlhuma probabilidade de poder voltar atraz do que eu fiz , teho medo de ter perdido a minha salvaçao , esta chegando o natal a´época mais gostava mas nao estou feliz.
    caros irmaos fiquem com deus poi hoje descobri o quanto precizamos dele para que nao cometemos tais faltas fiquem com deus e ele iluminen seus caminlhos.
  18. Denilson Lima diz:
    De passagem achei interessante essa polêmica sobre o perdão do adultério.
    Deus é misericordioso e justo. Toda pessoa que pratica pecado mesmo já conhecendo a sua palavra, confessando seu pecado e se arrependendo verdadeiramente tem o seu perdão.
    Enquanto estás vivo tens oportunidade de perdão. Por que depois da morte segue-se o juízo.(Hebreus 9.27)
  19. fabio diz:
    paz e graça
    a biblia não afirma que o pecado que gera morte espiritual é só
    a blasfemia contra o espirito santo, a blasfemia contra o espirito santo é o pecado que não tem perdão, pecado para morte é uma coisa pecado imperdoavel é outra coisa,,,,
    abaixo deixo uma lista de pecados que geraram mortes espirituais onde todos que vivem na pratica não herda a salvação.

    Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. 1 Coríntios 6:10
    Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Gálatas 5:21

    ou seja todos esses pecados tem perdão, basta chegar diante de DEUS arrependidos, e abandonar tais praticas

  20. fabio diz:
    o adulterio gera morte espiritual , por isso não podemos orar para a pessoa ser perdoada quem tem que o fazer diante de DEeus É QUEM COMETEU TAL PECADO.
    A PARTE MAGOADA OU TRAIDA PELO CONJUGE, PODE deixar-lo dando carta de divorcio, ou aceita-lo se for o caso .
    a biblia afirma que a mulher , que representa a igreja , esta presa ao marido todo tempo que o marido vive porem morto o marido pode casar com outro desde que seja no senhor..
    nisso o adulterio livra e possibilita o novo casamento para a pessoa que foi traida,, seja homen ou mulher,, o que pecou devera esta diante de DEUS com orações e suplicas para com DEUS, PARA QUE DEPOIS POSSAR CASAR NOVAMENTE,,,
    POREM NÃO USEM DE ASTUCIA PARA TENTAR ADULTERAR, E PEDIR DESCUPA A DEUS ,, COM DEUS NÃO SE BRINCA,,,AMEM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostrar um dos meus últimos posts