Sexo dos anjos – Mulheres com asas


De novo ergui os olhos e vi chegarem à minha frente duas mulheres com asas como de cegonha; o vento impeliu suas asas, e elas ergueram o cesto entre o céu e a terra.
Zacarias 5:9

Eu já li e reli a Bíblia várias vezes, mas admito que quando escrevi o post sobre a prática de sexo por anjos, não me lembrava desse.

Parecia que a possibilidade de existirem anjos do sexo feminino era um total mistério.

Esse verso, porém, nos dá uma esperança maior.

O interessante é que, embora a visão das mulheres com asas esteja dentro de uma visão com vários elementos simbólicos, não se diz que as mulheres em si sejam algum tipo de símbolo, mas somente o cesto.

Há no livro de Apocalipse um outro exemplo de mulher com asas, embora fique claro que se quer simbolizar algo:

Foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que ela pudesse voar para o lugar que lhe havia sido preparado no deserto, onde seria sustentada durante um tempo, tempos e meio tempo, fora do alcance da serpente.
Apocalipse 12:14

Embora seres que apareçam em visões simbólicas não tenham de existir literalmente, há sempre a possibilidade de que o símbolo se baseie em algo real.

Talvez tanto homens quanto anjos precisem ter “ajudadoras”.Não me lembro de verso algum que contrarie isso.

Talvez um dia um anjo tenha dito: ”Essa é espírito de meu espírito!”.

Talvez ser como anjos na ressurreição não seja tão frustrante para os românticos, afinal.

E você?Como interpreta tais mulheres de asas?Comente.

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo.Estudo Psicologia no Instituto de Ensino Superior de Catanduva (FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva.Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento.Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho.Gosto de livros, filmes, gibis, jogos e brinquedos.
Marcado , , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

23 Responses to Sexo dos anjos – Mulheres com asas

  1. Acredito que possa ser algo simbólico. Não sei se realmente estamos falando de Mulheres com asas, ou “anjas” se preferir. Nunca tinha reparado nas passagens citadas. Gostou muito de vir aqui no blog, pois sempre tem algumas passagens que não havia percebido.
  2. Lima diz:
    A partir do momento em que a bíblia diz que os anjos são ESPÍRITOS ministradores (Heb. 1:13 e 14), não há mais espaço para se falar em sexualidade. Não existe espírito macho ou fêmea. Eles, simplesmente, são seres sem sexo. Entretando, para entrarem em nossa dimensão eles precisam de um “corpo” e nesse caso não importa o sexo.

    Por outro lado, quando Jesus afirma que “na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu” (Mat. 22:30), esclarece qual o estado “civil” (ou que não há estado “civil”) dos anjos (e dos que alcançarem a salvação) no reino dos céus.

    Além do mais, a estratégia dos fariseus na tentativa de surpreender o Mestre, parte do pressuposto de que o casamento seria uma realidade na eternidade e, nesse caso, seria impossível. O Mestre mostrou-lhes o tamanho do equívoco!!! E enfaticamente apontou a causa: “Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”

    Então, Jeremias 5:9 não passa de uma alegoria!

  3. Lima diz:
    Não é questão de não poder ter sexo. Eles são seres assexuados. São “pessoas” no sentido de ter personalidade, vontade própria, sentimentos… mas eles não possuem corpo físico. Jesus deixou isso claro depois de sua ressurreição quando mostrou as mãos e os pés com as marcas da crucificação e pediu para os discípulos os apalpar; quando comeu parte de um pão e um favo de mel. Fez tudo isso para mostrar que era Ele mesmo e que um espírito não tem carne, nem ossos – eles não têm corpo físico (Luc 24:37 ao 43).

    Ora, se eles não tem corpo também não tem genitália. Se não tem genitália também não possuem sexo nem fazem sexo. Se não fazem sexo não procriam!!

    Acaso você já leu alguma passagem sobre o biotipo dos anjos? Sobre a idade deles? Sobre filhos de anjos? Sobre a forma de alimentação deles? Sobre… sobre… são tantas perguntas sem resposta, não é?

    Na vez em que eles se relacionaram com as filhas dos homens e delas geram filhos não foi na condição de anjos (espíritos). Não existe essa possibilidade pois anjos não tem corpos físicos. Você consegue imaginar um espírito fazendo sexo com um ser humano? Isso só foi possível por que eles assumiram corpos, fazendo-se carne. Como está escrito que carne e sangue não entram no céu, fica difícil acreditar que haja sexo lá!!

    Quanto a alegoria, bem, o texto em voga está inserido nas visões do profeta Zacarias. O propósito das visões, entre outras coisas, era a revelação do pecado do povo e quais seriam as consequências. E nessa alegoria o anjo usou a figura de um rolo voante, de uma efa (vasilha) que voava e que foi lançada uma mulher dentro… também usou a figura das mulheres com asas que carregaram a efa. Veja que nem o anjo nem Zacarias as chamou de anjas (?). São figuras. Elas, assim como as demais figuras, faziam parte do conjunto alegórico. Reais mesmo eram Zacarias e o anjo.

    Até mais…

    • Eu também não usei “pode” no sentido de permissão, quis dizer no sentido de possibilidade.Qual a base bíblica para dizer que eles sejam assexuados?Jesus demonstrou que espíritos não tem carne ou sangue mas não disse que espíritos não possam ter corpo.

      “Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.” (I Coríntios 15 : 44)

      Eu lembro da visão, quis saber se achou o sentido das mulheres com asas, já que o que está explicito é a figura da efa e do rolo, não parece haver uma explicação ou sentido para as mulheres com asas.

      • Lima diz:
        Para a gente prosseguir, caso queira, gostaria que respondesse o seguinte:

        1 – Qual a definição de corpo?
        2 – Que forma tem um espírito?
        3 – O que é um ser sexuado?
        4 – Por que a Escritura fala anjo em vez de homem com asas?
        5 – Por que a Escritura fala mulher com asas em vez de “anjas”?

        As “mulheres com asas” eram apenas um elemento a mais na alegoria!

        (Você conhece a bíblia The Word? Ela tem várias versões, dicionários, strong… É uma ótima ferramenta para o exame bíblico)

        • 1 – Acredito que um corpo é como um corpo nosso aqui, apenas não tem a mesma composição.
          2 – Um espírito não tem forma física fixa (pode mudar) embora isso não queira dizer que eles não tenham uma forma inicial.Creio que não há base bíblica para dizer que um espírito não tenha forma.
          3 – Alguém que tem sexo ou faz sexo.
          4 – Os seres na maioria das vezes são chamados de “mensageiros”(talvez até mensageiras em certos casos) e nem sempre se fala que eles tenham asas ou as estejam usando.Não me lembro se sempre se os descreve como homens também.
          5 – Não sei o motivo, mas chamar um anjo de outra coisa não faz automaticamente com que ele não seja anjo assim como um mensageiro não tem que ser necessariamente um espírito, não é?

          Acho que ouvi falar dessa Bíblia uma vez mas nunca a tive em mãos.

          • Lima diz:
            E qual seria a composição de um corpo espiritual?
            E qual seria essa forma inicial?
            Como um ser que se desconhece sua composição e sua forma pode ser sexuado, visto que para isso depende de composição e formato definidos?

            Pois é, toda vez que o mensageiro é um anjo o texto assim o chama (de anjo). Por outro lado, o simples fato de uma figura de mulher de asas aparecer numa visão não significa que seja de fato uma “anja”, não é mesmo? Em visões coisas frequentemente ganham “vida” (animação) com o único fim de enfatizar (ou clarificar) a mensagem.

            (Se quiser, posso lhe passar um link para você baixar a The Word)

    • Camila diz:
      Acho que anjo, por ser espirito, não tem sexo. No entanto, isso não quer dizer que não exista espirito (anjo) com aparência feminina. Acho que apenas a aparência era de uma mulher, isso não torna os anjos (se é que na visão se tratava de anjo e não de algo simbólico) realmente do sexo feminino. Resumindo, são apenas espíritos com aparências femininas e masculinas, no entanto, sem sexo. Mas como para Zacarias isso parecia uma mulher, com feições que lembravam uma mulher, então, ele descreveu como tal.
  4. Lima diz:
    onde se lê: “e delas geram filhos” leia-se ” e delas geraram filhos”
  5. Mary diz:
    meu neto de 10 anos diz que por 3 vezes viu em nossa casa uma mulher grande com os cabelos pelos ombros e que em volta dela tinha uma luz marron, que ela usava um vestido tomara que caia bronco longo e que tinha asas enormes, mas que nunca olhou pra ele…ele a viu pela primeira vez em seu quarto enquanto ele se banhava…pela segunda vez na sala da nossa casa e a terceira vez ele estava jogando bola no quintal e ele saiu da sala para fora da casa…o que pode significar essa luz marron em volta do corpo dela???e ela em si..???/
  6. elisabete diz:
    Em primeiro lugar o texto começa no v. 1: o “rolo” ou pergaminho refere se ao livro da lei ou Torah. V.2 diz que Zacarias estava conversando com um anjo que lhe mostrava várias visões, assim as mulheres não eram “anjas” mas figuras de linguagem que o anjo que estava conversando com Zacarias estava lhe mostrando. E o próprio anjo respondeu às perguntas de Zacarias sobre o que significava as visões. Não existe anjos mulheres e nem anjos criancinhas.
  7. Isaah marc diz:
    Senhor roberto soares posso te informar que a biblia diz que os anjos não tem sexo por que eles então mortos na terra mas vivos no cèu e tam bém se eles teriam SEXO eles tranzariam oque faria reproduzir mais anjos mas deus sabe que não precisa de ANJOS, por que se nós morremos aqui na terra nós vamos para o céu, já isso depende de você mas se agente for para o céu nós se transformaremos em anjos então no caso é esse o motivo dos anjos não terem SEXO!! Aqui é issabella falando e eu tenho 10 anos de idade! E aprendi isso na biblia e muito obrigada!!! Foi um prazer conhecer todos vocês
  8. samuka'h diz:
    NA MINHA OPINIÃO NÃO SEI SE VÃO CONCORDAR! ANJOS NÃO FAZEM SEXO NEM PENSÃO NISSO, SE TEM ANJOS COM APARÊNCIA MASCULINO OU SEJA APARÊNCIA DE HOMENS EXISTEM ANJOS COM APARÊNCIAS DE MULHER. EM CARGOS DIFERENTE. MAIS QUE SOMENTE VEM NA APARÊNCIA QUANDO NA NOSSA DIMENSÃO.
  9. Pr Osni diz:
    Nunca li na Bíblia que no céu tem Angelina, Miguelina, Gabriela, Serafina ou Arcanja… Mas li sobre Anjo, Miguel, Gabriel, Serafim e Arcanjo. Toda vez que a Bíblia se refere à anjos, usa a palavra ANJO, e anjo no sentido masculino! Usa a palavra “Malach” no hebraico veterotestamentário, e “Ángelos” no grego neotestamentário, e ambas significam “Mensageiro” e não mensageira. Note que em todos os casos a Bíblia o faz no sentido masculino. Para o bom estudioso da Bíblia, basta a declaração pura e simples de Jesus quando diz em Mateus 22.30: “… Não se casam nem se dão em casamento; são, todavia, como os anjos no céu.” Portanto, são seres definitivamente criados, assexuados, sem capacidade de se procriarem. Conjecturar que a mulher da visão de Zacarias se trata de uma anja, é pisar em terreno movediço – mera falácia! Mesmo que o façam por inferência, é um erro crasso que vai de encontro com a exegese bíblica e contra as leis de interpretação da hermenêutica sagrada. Finalizo lembrando as célebres palavras do respeitadíssimo teólogo Francis Spencer Chaeffer, na sua obra Teologia Sistemática: “O silêncio da Bíblia deve ser respeitada; onde ela se cala, devemos nos calar também.” E, no quesito ‘anja’ a Bíblia é final!
  10. caetano diz:
    Aff anjo pode se transforma em que quizer
  11. roberta diz:
    eu to muito confusa…tipo ñ tem mulheres no céu…sla .é estranho deus é homem,os anjos são homens,jesus é homem,tipo é a mulher q da a vida…isso é uma ironia ñ se ñ tem sexo é esse homens podem dar vida qual é a função das mulheres se os homens ñ presição delas?porque crialas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostrar um dos meus últimos posts