Quando a ajudadora se torna uma "cruz"

“E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” (Gênesis 2 : 18)

Alguém contou que numa aula de teologia em que se falava de divórcio, a professora disse que após se casar a pessoa não podia se separar em hipótese alguma, senão por adultério(conforme o entendimento popular de Mateus 5:32 ).

Segundo ela quem tivesse casado errado por outro motivo, tinha de permanecer junto mesmo assim, “carregando a sua cruz”.

Lembrei-me da história da formação da Eva em Gênesis, em que Deus, querendo ajudar o homem cria uma mulher para lhe fazer uma companhia.
Se aquela que deveria ser nossa auxiliadora for uma cruz, que será de nós?
Algumas pessoas continuam sem enxergar que a vontade de Deus com o casamento foi lhe fazer um bem e não lhe prender numa instituição.
Não sou a favor do divórcio banal, mas creio que quando a convivência não é mais suportável deva-se sim deixar a velha união e procurar uma nova.
Afinal, creio que assim como o sábado o casamento foi feito para o homem e não o homem para ele.
Que o Senhor nos faça crescer em sabedoria e misericórdia.

(Visited 265 times, 1 visits today)
Tags , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo. Sou psicólogo formado pelo Instituto de Ensino Superior de Catanduva (IMES Catanduva, antiga FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva. Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento. Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho. Gosto de teologia, sociologia, psicologia, antropologia, política, livros, filmes, música, gibis, jogos e brinquedos, entre outras coisas.

37 respostas para Quando a ajudadora se torna uma "cruz"

  1. Priscilla diz:
    Roberto,

    creio que no final das contas, cada um faz o que quer.

    Mas uma coisa eu pergunto: por que a maioria das pessoas namora, noiva e casa sem consultar a Deus e depois não quer arcar com as conseqüências de uma escolha como essa? Por que, ao invés de pensar em divóricio, homens e mulheres não se entregam ao Espírito Santo e pede renovação, transformação? Por que é tão difícil?

    A resposta é a mesma: porque uma coisa é necessária – morrer para si mesmo. Negar-se a si mesmo, consultar e OBEDECER A DEUS. Um casamento não acontece do dia para a noite (eu, pelo menos, nunca tive notícia). Acontece que é mais fácil sacrificar (neste caso, sacrificar uma família, a convivência diária com os filhos por parte de um dos pais…) do que obedecer, aparentemente. E não é só em relação a casamento não. É em relação a tudo.

    Que Deus tenha misericórdia do seu povo.

    (pronto, comecei a falar o que penso sobre o assunto)

    Abraços, Priscilla.

  2. Roberto diz:
    Priscila, também acho que as pessoas devem ser responsáveis ao se unir com alguém, nunca se unindo com o pensamento já em divórcio.
    Deve-se casar com quem se ama e com quem se quer realmente viver e não por outros motivos.
    Porém, se depois de já unidos, se descobre que a situação não tem solução,é melhor escolher o mal menor(não sem antes orar e conversar sobre o assunto).
  3. Rute diz:
    Como disse Deus também: Aquele que adultéra é como aquele que mata.
    Casamento é uma aliança e jamais deveria ser quebrada. Quando estamos na presença de Deus, e toda a nossa vida entregamos à Ele, geralmente o crente fiél ora à Deus, e pede sua ajuda. Mas quando, fazemos a nossa própria vontade e não a Dele, é normal termos que arcar com as conseqüências, não primeiro fazer tudo o que nos dá na telha, e depois ficar suplicando para que Ele nos livre do laço que nós mesmo procuramos. Haja paciência. Isaque buscou Rebeca, de Deus, e foram felizes e se amaram. A família foi a primeira instituição sagrada feita por Deus, e quando há filhos pequenos envolvido, realmente é muito complicado. Pois havera inocentes pagando pelo nossos erros. Entã devemos pensar muito bem, antes de assumirmos um compromisso tão sério como o casamento. O perfeito é que dure para sempre, e não como o diabo diz: Que seja eterno enquanto dure…
  4. Roberto diz:
    Rute

    Creio que num mundo perfeito seria mesmo assim, como está dizendo, porém depois da queda acredito que a gente tenha sempre a possibilidade de sofrer, inclusive num casamento ruim.
    Sobre a Rebeca, aparentemente eram felizes sim, mas é preciso lembrar que ela não era uma esposa perfeita, pois instigou o filho a enganar o pai cego e dava preferência a um filho ao invés de amar aos dois da mesma forma.
    Realmente o ideal seria ficar junto para sempre, mas nem tudo é perfeito…

  5. Celina N. Barcelos de Brito diz:
    Quando a ajudadora se torna uma “cruz”
    Boa pergunta!
    O QUE DIZ JESUS? “TOME A SUA CRUZ E SIGA-ME”!
    E quando aquele que deveria representar JESUS, dando a vida por ela se preciso for, representa Satanas, o que a mulher deve fazer?
    DISSE JESUS: TOME A SUA CRUZ E SIGA-ME!
    QUERENDO VIVER NO PARAISO AQUI NESTE MUNDO???
    DISSE JESUS: NESTE MUNDO TEREIS DORES E AFLIÇÕES, TENDE BOM ANIMO, EU VENCI O MUNDO!
  6. Celina N. Barcelos de Brito diz:
    OLHA GENTE!
    Quando Jó passou por todas as provações, DEUS não mandou um anjo avisar a ele, pelas duras provas que o SENHOR permitiu que Satanas o fizesse passar, NÃO!
    Tem muito malandro por aí se fazendo passar por CRISTÃO!
    DISSE JESUS: SE ME AMAS QUARDE OS MEUS MANDAMENTOS, POIS AQUELE QUE DIZ QUE ME AMA E NÃO GUARDA OS MEUS MANDAMENTOS, É MENTIROSO E O AMOR DO PAI…
    • Chissumba diz:
      Ola! “Mundo cristão” dificilmente/nunca tem opinião comum sobre nenhum assunto, mesmo tendo a Bíblia.
      Sabe: quem não sente, não vive, nem viveu vai sempre discordar. Deixa te dzr que o mundo hj ta cheio de más intençoes; Se casamento fosse curcial p/ tua salvação ,maldito seria quem não o -fisesse, sei que es serva de Deus, e leia 1corintios7:… e aí a bíblia diz que ninguém nasceu p/ ser escravo de ninguém.
      Sou Dany, nasci e vivo em Angola. Bazeiiiiiii
  7. Sergio Almeida da Silva diz:
    Muito bem explicadinho a sua apologia ao divorcio, mas compreendo que o que DEUS uniu não separe o homem. Muitas pessoas andam fora da direção efetiva de DEUS, contudo tenta evocar dentro da palavra de DEUS meios subsidiadores que corrobore com as próprias concuspiciências. O que foi que o nosso Senhor Jesus Cristo disse aos fariseus e aos discipulos acerca do divórcio? e o que discipulos responderam?
    Está escrito explicitamente em Mateus capitulo 19; versiculo 01 até 12.
  8. edineia fontineli diz:
    Desde pequena tenho ouvido que Deus é poderoso para tudo:libertar o homem do mais vil pecado, seja ele, um beberrão,um prostituto, um ladrão e etc.mas, também tenho ouvido essas conversas de separação entre marido e mulher.Ficar dando motivos para que haja o divórcio não é limitar o poder de Deus na vida do homem?Sempre fui contra o divórcio em qualquer situação, porque tenho visto grandes testemunhos sobre a ação de Deus nos lares, na relaçao matrimonial.Em vez de você está divulgando que existem esposas e esposos problemáticos , verdadeiras pedras no caminho,busque mudar a si mesmo,caia aos pés de Jesus Cristo, pois que eu saiba, Ele é poderoso para mudar qualquer situação quanto mais o ser que Ele criou pela sua imensa e maravilhosa vontade.
    • Minha irmã eu acredito em milagres, mas creio que milagre é milagre, não acontece toda hora.
      Não se pode forçar Deus a sempre fazer o milagre , as vezes a gente tem de se conformar com a realidade e seguir em frente.
      Um abraço e volte sempre. 🙂
  9. Alex diz:
    Edineia voce eh separada ? E acho que tambem nao e adultera, mas Jesus disse para todos aqueles que queriam atirar pedra na mulher para atirarem se nao tivessem pecado. Porque voce esta atirando se voce tambem tem os seus ? Se voce acha que o divorcio e pecado e se voce acha que Deus faz milagres na vida das pessoas entao ao inves de estar aqui falando bonito, deveria estar na casa de algum casal que esta se divorciando, morando com eles, vivendo com eles, resolvendo os problemas, intelectuais, emocionais e sexuais deles, e e orando com eles ate que Deus resolva o problema deles certo ? Sera que voce e capaz de bancar a sua crenca dessa forma ? Vamos fazer o teste ? Voce acredita em Deus e no milagre enta entregue a sua vida como Jesus se entrego para voce . . . Pare de falar sem amor e sem envolvimento, tudo isso e como sino que bate, nao frutifica, nao cria e nao muda. Me diga como foi a experiencia.
  10. Rozane diz:
    “Aquele que adultéra é como aquele que mata.” como foi citado acima, gostaria de colocar que até aquele que mata, tendo cumprido sua pena e se arrependido sinceramente diante de Deus recebe absolviçao e perdão, repectivamente, pq entao aquele que fez uma escolha infeliz num casamento é “obrigado” pela convençao religiosa a permanecer unido a aquele que já não lhe mais mais idôneo?? os conjuges devem compartilhar de uma convivencia que lhes beneficie e nao o oposto. sim, claro que sei q casamento envolve mto mais que os conjuges e etc, tem os filhos, mas é melhor ter paz ou pais “juntos” debaixo de um mesmo teto e tentados pela vontade de estarem com outros parceiros???
    “nao os tire do mundo mas os livre do mal” busquemos ser livres do mal, mas e o mal nos alcança, mtas vezes Deus nao nos livra de todos os erros que podemos cometer, e ai? vc orou, entregou na mao de Deus e seu casamento é infeliz, teremos de ficar juntos até que um de nós morra?? mto compelxo…
  11. sidnei diz:
    o que Deus ajuntou nao O SEPARE o homem se separar foi porque nao foi Deus que ajunto niguem tem o poder sobre a terra so Deus e o homem porque ele deu usar a inteligencia e bom
  12. Cristina diz:
    Estou passando por uma separação que nunca esperei na minha vida passar, meu marido sempre foi um crente muito fiel a Deus, pregava contra separação, era totalmente constra separação, um dia do nada , sem argumentos fortes resolveu ir embora, disse que não me amava mais e foi, me deixou com nosso filhinho de a 1 ano e meio. Perdi meu chão, parece que tudo que vi naquele homem fiel a Deus desmoronou na minha frente, então hoje vejo que todo casamento diante de DEus é sim da vontade de Deus, agora o divorcio é uma decisão do homem e não de Deus, ele escolheu isso, acho que se vc teme realmente a Deus, vai querer antes de uma separação orar, pedir conselhos e sim depois de tudo pedir separação, mas ele não fez nada disso, simplesmente foi embora sem ao menos querer conversar , tentar, pra mim os meu sentimentos é de uma traição, me sinto sim traida, eu acreditava fielmente no amor dele por mim e por DEus, mas fui engana, e agora fico sendo a mulher repudiada que esta condenada a viver sozinha????? É meio injusto isso comigo não acham!!!!!!
  13. marcelo bentes diz:
    o que é conduta casta e respeitosa? (I PE 3,2)
    • É uma conduta pura e respeitosa.

      Nesse contexto, os exemplos de conduta pura começam com a submissão da mulher ao marido e continua no resto do capítulo com todas aquelas descrições que valem tanto para homens quanto para mulheres.

      Abraço.

  14. Camila diz:
    Sim, acredito que existem muitas pessoas hipócritas dentro da igreja, vivem um casamento falso, não se amam, não se respeitam e ainda tem coragem de colocar a mão na cabeça das pessoas e orarem por elas. O casamento realmente deve ser pra sempre e quem casa geralmente casa pra ser feliz e completo. Mais se Jesus rasgou o véu, foi exatamente para nos mostrar que tudo ele restaura e que tudo ele pode mudar, perdoar e o maior interessado em nos fazer felizes é Jesus. No caso de um homem e uma mulher que não são mais felizes é de Deus que continuem a escravidão? Vivam forçados a levar uma vida hipócrita, sem amor, sem sexo, sem companherismo, exatamente porque errou, SIM ..Jesus odeia o divórcio, mais ele não diz que o pecado de divórcio nos tira a salvação, esse que é o principal lema que temos que atentar. E sinceramente viver uma vida de desgraça no casamento, pode nos levar ao inferno, porque ninquém aqui é criança pra dizer que Deus pode invadir os sentimentos dos outros e força-los a amar a esposa ou vice-versa. Isso é ridículo e pode ser considerado feitiçaria, e quando um não quer não adianta que o livre arbítrio Deus quem deu.
    Claro que não pode faltar o amor..
    1- Deus nos solicita que devemos ama-lo acima de todas as coisas.
    2- Deus nos diz sermos sua noiva.
    3- Como Jesus trata sua noiva? E como Jesus nos orienta a trata-lo, adora-lo?
    4- Ou servimos a Deus ou ao Diabo. Isso significa que se não amamos a Jesus, ele não nos conhece, e não seremos sua noiva. Livre escolha de qualquer pessoa.
    5- Deus compara o casamento com o próprio relacionamento com ele.
    6- Será que Deus iria gostar e aceitar viver uma vida de escravidão? Não.
    7- Então porque tem pessoas que dizem que devemos viver pra sempre com alguém que não nos amam? Que não nos respeitam?
    8 – Quando isso acontece, está claro que o conjuge está expondo o seu parceiro(a) ao adultério.
    9- Jesus nunca deixa de nos amar, mais se deixarmos de fazer sua vontade, fica bem claro que estamos correndo o risco de sermos jogados e pra sempre no lago de fogo em enxofre. Por que Jesus não aguenta, não tolera a idolatria? Pois, é como traição. Desamor.
    10- Tudo isso é uma questão de interpretação, uma questão de inteligência e o principal uma questão de sermos livre.
    Acho horrível as pessoas dizerem que devemos levamos nossa cruz( comparando com casamento e outras lutas)…Sua cruz é pessoal, como a salvação também é. (Se você não ama mais seu esposo(a), sua cruz vai ser a separação) *E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.(I Coríntios 13 : 3O), casamento não deve ser comparado como uma cruz e sim a união de duas pessoas pra que as duas levem juntas a cruz, não de desamor, abstinência, mais de tribulações que vem assolar os dois, a família…Isso é juntos, e não uma aguentando o outro por medo ou sei lá o que…Exatamente como diz a bíblia mulher ajudadora, e homem amai vossas esposas, como Cristo ama a Igreja..Se isso não existir, nem adianta chorar e tentar fazer o outro amar você.
    Viver de gloria em gloria
    A segunda casa será maior que a primeira
    Você tem o poder dado por Deus pra decidir sua vida de acordo com as escrituras.
    você errou, vá e não peques mais.
    Todos podemos ter uma segunda chance.
    Não estou dizendo que vamos separar galera. Longe de mim, só não tolero hiprocresia.
    e FALO pois já passei por isso, e posso dizer que sou completa com meu novo esposo.
    Graças Deus..Isso serviu pra meu ex esposo abrir os olhos e voltar pro Senhor Jesus, pois durante todo nosso casamento ele ficou afastado. Pensa na luta terrível. Até me bateu uma vez. Pelo fato de eu querer cobra dele o que me era devido. (sem detalhes).
    TODAS AS COISAS(tudo)coopera para o bem daqueles que AMAM a Deus…Como SEMPRE o AMOR não pode faltar.
  15. isa diz:
    o que ja vi de cruzes sendo carregadas, pior são as ameaças, penso que se não a amor não tem como um casamento seguir adiante, mas a maioria coloca o fato sobre o ombro dos filhos dizendo que não se separam por causa deles os coitadinhos ja carregam uma cruz, antes mesmo de serem responsaveis…mas a maioria vive né, como bons amigos ou irmãos. axo que o pior de tudo é vc ameaçar seu conjugue de adulterio quando este quer se separar por algum motivo.. parece que vc tem uma sentença e não uma união.casamento tem de ser quando os dois realmente se indenticam e não uma obrigação…. sei la….axo que não vou casar não …isso da muito medo
  16. VIVIANI SANTOS diz:
    Viver sem AMOR RAEALMENTE É TERRÍVEL, VC SE SENTE TÃO SEM VIDA , TÃO VAZIO, A VIDA É TÃO PRETO E BRANCO, SOU CASADA HÁ OITO ANOS, E SINTO ISSO TODOS OS DIAS, NÃO DESEJO PARA NINGUÉM,
    • isa diz:
      ta assim porque quer, ninguem é infeliz porque quer
      ser martire ja é fora d moda
      tome uma decisão e siga seu caminho
      e sem essa que não se separa por causa dos filhos
      tudo é na base dom dialogo
      e se alguem disser alguma coisa
      lembre_se a vida é sua, os filhos casam e vão embora, ou ele arruma outra
      ai vc fica ai
      tome uma decisão certa a felicdade somos nos uem fazemos e não o proimo
      ninguem é obrigado a viver com ninguem
      • VIVIANI SANTOS diz:
        Amada, sei que ninguém é obrigado a viver com ninguém, sei que possuímos, o nosso Livre Arbítrio, o dificil, é tomar uma decisão tão séria, como uma separação, divórcio, pois isso implica em muitas coisas, realmente quero ser muito feliz, há muito tempo que não desejo estar mais nesta vida, mas verdadeiramente, ainda não estou certa, nem convencida, de que este é o melhor, ou eu não estou sendo pacientimente o bastante para aguardar, a restauração, as coisas novas , da parte de Deus.

        Obrigado, por ter respondido,mas sua opinião, precisa estar mais fundamentada na Palavra. Abraços!!

        • isa diz:
          Onde encontrar a felicidade?
          Salmo 90:14b
          Hoje pela manhã estava pensando porque tantas pessoas procuram a felicidade onde não podem ter a certeza de encontrá-la? Porque esperam a felicidade sempre para depois,para amanhã e nunca agora, no hoje? A verdadeira felicidade não está nas coisas complexas,( naquilo que não vemos e não conhecemos), mas sim, na simplicidade das coisas. Se pararmos para pensar, observaríamos e compreenderíamos que a felicidade não está em um “futuro melhor”, mas que ela se faz presente, no hoje, no agora. Pessoas se tornam ansiosas e infelizes, por “esperar a felicidade”, por achar que a felicidade só é possível no futuro, no amanhã. Resumindo, naquilo que pensamos em construir, e que nem sabemos se terminaremos ou se estaremos aqui para desfrutarmos. Quando na verdade, devemos desfrutar o hoje, pois quem garante que o amanhã chegará e como chegará? O maior exemplo de viver um dia por vez, quem nos deu foi o Mestre Jesus. Jesus, sabia o que o esperava, sabia que teria que passar aqui, que sofreria,seria torturado, humilhado e morreria(no meio de dois assassinos e ladrões),sem nunca ter feito nada que levasse quem quer que seja a chorar de tristeza. Muito pelo contrário, quem chegasse perto, somente perto, já se sentia mudado por usufruir apenas de sua presença. Mas Jesus não viveu em função do amanhã, de esperar o futuro “amargo e terrível” que o aguardava( e sabia o que O esperava era traição e morte de cruz). Jesus,viveu cada dia com alegria, pois a diferença era feita através das atitudes. Ele viveu um dia por vez. Não ficou “amargando” seus pensamentos e nem atormentando sua alma com o “amanhã”. E Jesus, humanamente falando,( esta é minha visão), tinha tudo para nem querer pensar no amanhã,(Ele sabia para que veio ao mundo). Mas o dia de hoje, era o que contava! As pessoas que passavam em sua vida, as pessoas que ele “pode” transformar suas vidas e mudar suas histórias, com atitudes de amor, com humildade e simplicidade. Ele tinha uma missão aqui e viveu em função desta missão. Qual a sua missão? Vivemos, o hoje em função de nós mesmos, de procurar a felicidade a qualquer preço. A felicidade que esperamos tem sabor de eternidade? Tudo que vivemos, se não tiver o sabor de eterno de nada vale! Jesus, sabia que tudo que fizesse aqui, teria que refletir na eternidade. Sabia que fazemos parte de um plano de felicidade? Se vivêssemos, um dia de cada vez, sem amargurar a nossa alma, esperando com tanta ansiedade o amanhã, seríamos felizes de verdade. E aprenderíamos e entenderíamos, que “hoje é o dia, e o amanhã poderá não chegar”, pelo menos como imaginamos ou pensamos? O segredo para a felicidade é viver bem o hoje. Para gozarmos “um futuro feliz”, ou desfrutar “um futuro de felicidade”, dependemos do desempenho de hoje. Mas procuramos a felicidade em pessoas( que possuem defeitos e podem nos decepcionar), em coisas que a traça pode comer e o ferrugem corroer, em posições que poderemos alcançar (mas que quem garante que permaneceremos nela?). É preciso entender que melhor que a quantidade de coisas, é desfrutar das coisas simples e até mais valiosas que o dinheiro. Você, hoje parou a frente de uma floricultura e já observou uma flor? Você, hoje já pensou que um ato de carinho e com a simplicidade de uma flor, você pode desfrutar da felicidade e fazer alguém feliz? Pense! A felicidade está ao seu alcance hoje e na simplicidade. E não na complexidade do amanhã. Ser feliz não é um estado, mas uma atitude!
          Deus quer te ver feliz hoje! Ele quer que desfrute o hoje, com felicidade no coração. Tire o foco do amanhã, porque somente a Deus ele pertence e viva e seja feliz hoje!
      • VIVIANI SANTOS diz:
        Fiquei de verdade muito emocionada, com a mensagem que vc , me enviou, há muito tempo., não lia algo tão profundo, com uma comparação da trajetória de Jesus,Obrigada por ter me enviado, Que Deus possa te Abençoar grandemente!!!Beijos sua nova irmã em Cristo …Vivi!!!
  17. isa diz:
    a felicida ou infelicidade não esta em lugar algum e nem em ninguem e sim em nos
    na verdade bem debaixo dos nosos narizes
  18. isa diz:
    se tiver algum erro de gramtica desculpe a vezes meu leitor de tela não ajuda muito
    sou deficiente visual a 5 anos
  19. Wanda diz:
    Li este post e fiquei muito triste de ver A Palavra de Deus sendo usada dessa maneira, os casais de hoje fazem de seus casamentos uma relação sem compromisso ” se não der certo me divorcio”, esse post reforça esse pensamento. Amigos eu peço a vocês, amem suas almas,o adultério leva a perda da sua salvação o divorcio é algo que Deus não quer. Ha muitas formas de se salvar um casamento que caiu na rotina,ou um que já não o faz feliz.
    Deus não obriga ninguém a se casar,mais quando um casal se une em matrimônio faz uma aliança entre si e com Deus.Deus compara sua relação com a Igreja a um casamento. Eu lhes pergunto?
    Deus foi adultero com sua Igreja?
    Deus se divorciou da sua Igreja ?
    Deixo de ama-la?
    Ou Ele ágil com amor e cuidou dela?
    Bom todo somos livres e fazemos o queremos de nossas vidas mais ha dentro de nos algo chamado conciência. Avalie se você não procurou esse post para justificar o que você ja sabe que é errado.
  20. Wanda diz:
    Roberto vejo que você esta preso na Lei,mas já estamos vivendo no tempo da Graça, te digo isso com todo amor que tenho a ti em Cristo.
    Você eu e todos que conhecem a Verdade serão julgados pelas obras que fizerem.
    O titulo de sua postagem soa de forma machista.E um post muito duro sem levar e consideração o amor que devemos ter ao cônjuge que cai. ” Melhor que sejam dois, porque se um cair o outro levanta”. Jesus não falaria isso se espera-se que a caminhada a dois fosse só flores para ambos os lados,uma hora alguém cai, vamos trata-lo como cruz ou como parte de nós que merece amor.
    Lembra seremos julgados pelas nossas obras,o que esta motivando nossas obras a carne ou o Espírito.

    “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: caridade (amor), gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.” Gl 5.19-23

    Paciência, Amor, Força , Bondade e Fé, Podem transformar o que hoje parece uma cruz em vitória e Salvação.

    E a todos que estão passando por dificuldades em seu casamento, lembre que Jesus fez seu primeiro milagre em uma festa de casamento, transformando água no melhor e mais puro vinho, e pode transformar seu cônjuge em um pessoa melhor do que jamais foi.

    Abraços!

  21. reginaldo diz:
    pergunta:qual o maior motivo dos divorcios?Resposta:desculpas.o ser humano sempre encontrou desculpas,e as vezes usando as Escrituras para se desculpar pelas decisões tomadas na vida,ou as vezes foi aviso de um” profeta” ou conselheiro espiritual,ou imitou aquele artista famoso,etc…Como acertar algo que ja começou errado?Quem ama não trai?Nos somos levados a praticar os desejos de nossa carne meus amados.Quantos de nos não gostariamos que Deus concordasse com nossos erros?Eu tenho minha esposa,mas se fosse pelo meu desejo,eu teria umas cem.entenderam?por quantos parceiros se tem que passar para encontrar a “felicidade”?Eu não sou feliz com este por causa disto,não sou feliz com este outro por causa daquilo,e assim por diante.Quem ja sofreu uma traição na vida sabe o quanto e doido.As vezes fazem marcas permanentes.Porque não conhecer o parceiro antes do casamento,dos filhos.segue-se uma trajetoria inversa no processo matrimonial.Relacionamento,filhos,casamento,para so então pensar em felicidade.O ser humano e tão carente,não de um parceiro que o faça feliz,mas sim de uma satisfação sexual,momentanea,algo somente passageiro.E o futuro?No futuro se arruma outro ou outra.Depois se coloca a culpa em Deus ou no diabo ou no que for mais facil.Não estou criticando a nimguem,cada um e dono do seu nariz,afinal não tendes o Espirito para vos ensinar?Muitas vezes as respotas do homem vai enchernos de prazer,para dizermos:eu estava certo.Não estou dizendo que as pessoas são obrigadas.a viver apanhando dos maridos,a levar chifres,a ser infeliz com um homem ou mulher que não trabalha,a ser infeliz,viver de aparencias,não e isso,isso não e cruz,e flagelo e Deus não da flagelo a ninguem,mas que suas petições e necessidades sejam colocadas diante de Deus,e o Senhor muda ou tira da sua vida aquilo que não presta.Jesus Cristo reformou e mudou o mundo,o que voce cre que pode ser feito por voce?A infelicidade e como um vicio(cigarro,bebida,uotras drogas)começar e facil,para se livrar…Jesus e a solução,pode ter certeza,Ele quer te ver feliz,para isto veio ao mundo.Lembre-se,Ele e a sua sorte Ele te livra da morte e de todos os males,fale pra Ele a sua dor,qual o desejo do teu coração,o que quer que te faça,quebrou a cara na escolha?Esta pessoa não te faz mais feliz?Antes de qualquer decisão,pergunte a Deus o que pode ser feito,o que pode ser mudado?Não pense que aquilo mais facil e o mais certo.lembre-se:a responsabilidade e sua,vale a pena pagar o preço?responda a si mesmo ore a Deus e seja feliz.A voce que foi abandonada(o)busque a direçao de Deus encontre uma pessoa de Deus e seja feliz.Não viva procurando defeitos no seu parceiro,uma coisa e certa,voce encontrara,com certeza.As vezes(não sempre)o erro esta em nos mesmos por estarmos fascinados por “outros amores”.Esforcem se,casamento não e mar de rosas,e suportar um ao outro,e nem se vive so de amores,isto e ilusão,e como disse o pregador “Ha tempo para todo o proposito debaixo de ceu;tempo de amar e tempo de aborrecer”e tambem tem o tempo de Deus.Fiquem na graça e na dispensação do Espirito.
  22. Wanda diz:
    Oi Roberto, sim acho que você esta preso a Lei pelo versículo que citou e pela dureza de coração que vi ao ler o post, mas Jesus já tinha explicado que o divorcio foi concedido pela dureza de coração daquele povo, mais Ele também disse que no principio não era assim, o divorcio no caso de adultério é uma permissão que Deus da a parte que foi vítima, mas você escolhe fazer o que Deus permite ou o que Deus quer. O perdão sempre engradece as duas partes aos olhos de Deus, se aos olhos humanos pode ser humilhante isso é o de menos porque ninguém deve sua alma a outro ser humano.
    Sobre o dízimo acho ótimo devolver a Deus uma pequena parte daquilo que
    Ele nos ajudou a conquistar, isso ajuda a igreja a se manter, o templo também tem contas a pagar como a nossa casa.
    Se você encara como obrigação, e te pesa o coração faze-lo não faça, acho que devemos fazer as coisas para Deus com o coração alegre certos de que isso O agrada.
    Roberto não quero parecer estar de-gladiando com você, acho as divergências de opiniões algo saudável . Se quiser conversar mais comigo pode me mandar um email, estamos aqui para crescer em Cristo e para a Glória de Deus.

    Abraços!

  23. Patrocínio de Oliveira Lopes diz:
    “Andarão dois juntos se não estiverem de acordo?” Poderemos sobre o assunto… Casamento é um empreendimento de dois… Os dois dão fundamentação e equilíbrio, se um desaba, fica difício manter a edificação… Creio que antes de se cojitar a separação, se recorre a todos os meios possivéis para sua manutenção… Sempre tem uma corrente que quer mantê-lo a qualquer custo, e uma outra ( certamente a que perdeu o interesse, sempre por falta de amor, é bom lembrar ), que insiste em demove-lo, daí surgem as disputas, a violência, as ameças, de marte até, surge uma disputa difícil de se reconstituir … Há de se considerar aqui uma questão: E Deus? Não é Deus do impossível? Deus é o Deus do impossível sim, mas nos concedeu livre arbítrio para decidirmos o que queremos, e só opera em concordância… Se dois ou três concordadrem sobre determinado assunto, Ele pode agir, mas Deus não força. O que se vê nesses casos, é um querendo, outro não. Deus vai forçãr o que não quer? Deus não ama o divórcio, mas Deus também não ama um lar em discordia… Divórcio é pecado? É; um lar em total turbulência é pecado? É. Qual é o pecado maior? Qual o que leva para o inferno? Temos que apelar para a miséricordia de Deus. Eu creio que foi para a liberdade que Cristo nos libertou…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostrar um dos meus últimos posts

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.