Para que ir à igreja?

Adeus, igreja?

Por quê precisamos ir à igreja?
Muitos acreditam que é necessário ir à igreja(uso o termo “igreja” nesse post da forma como ela é muito utilizada hoje, significando templo, um lugar físico para se adorar) para louvar a Deus, ouvir sua palavra e orar, porém esse não é o pensamento bíblico(pelo menos não o neotestamentario).
A bíblia no AT diz que o templo de Jerusalém era conhecido como casa de Deus e que lá era onde ele habitava,por isso era necessário ir ao templo para se adorar a Deus.

“ALEGREI-ME quando me disseram: Vamos à casa do SENHOR.” (Salmos 122 : 1)

Porém no NT Jesus nos mostra que a adoração acontece interiormente e não dependendo de um “lugar santo” (Jerusalém ou monte):

Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.

Disse-lhe Jesus:
Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.(João 4:20,21,23,24)

Eliminando porém o motivo “divino” de se “ir à igreja”, sobre somente o motivo fraterno de nos reunirmos para compartilhar as experiências(sem necessidade de ser lá no “templo”).

E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,
Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.(Hebreus 10:24,25)

Isso é importante para a vida cristã, mas não indispensável, por isso ninguém é menos crente por não ir as reuniões.
Portanto adoremos a Deus na vida e, se der vontade lá no “templo”, porque o verdadeiro templo somos nós.

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (I Coríntios 6 : 19)

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo.Estudo Psicologia no Instituto de Ensino Superior de Catanduva (FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva.Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento.Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho.Gosto de livros, filmes, gibis, jogos e brinquedos.
Marcado , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

80 Responses to Para que ir à igreja?

  1. Priscilla diz:
    Pois é, Renato, a gente sempre insiste nessas velhas fórmulas. Ainda não sei por quê.

    Mas, hoje, penso um pouco como o Jair Rodrigues: “deixa que diguem, que pensem, que falem”.

    Beijos

  2. Wagner Romanha diz:
    Fala mano!

    O indivíduo até pode ser “templo”, mas jamais “igreja”, hehehe.

    Igreja é o conjunto dos templos individuais.

    Congregar é bíblico e neotestamentário, mas não significa ir ao prédio/construção, mas estar mantendo relacionamento com outros cristãos, tomando a Ceia do Senhor com eles e vivendo a vida cristã em comunidade, ok?

    Abração!

  3. Robert diz:
    Realmente o irmão tem razão.
    Usei o termo “igreja” apenas da maneira como ela é usada nos dias atuais,como se tivesse o mesmo sentido de “templo”.
    Sei que não é o certo, mas quis fazer-me o mais claro possível.
    Obrigado pelo comentário.
  4. Anonymous diz:
    Amado Roberto Soares, que Deus o abençoe e fale com você por meio de Sua Palavra que é a verdade. Oro para que a Palavra lhe seja espelho e traga-lhe reflexão. Em nome de Jesus. Amém! O comentário abaixo foi extraído do site http://www.estudosdabiblia.net/bibliadiz.htm caso deseje, visite-o, certamente lhe será gratificante.

    A salvação é individual. É verdade! Paulo disse que “cada um” será julgado “perante o tribunal de Cristo” (2 Coríntios 5:10). Não seremos julgados coletivamente como igrejas.

    A igreja não salva ninguém. Isso, também, é verdade! É pelo sangue de Jesus que recebemos “a remissão dos pecados” (Efésios 1:6-7). “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé” (Efésios 2:8). A igreja não morreu por nós, e não é capaz de nos salvar.

    Algumas pessoas, compreendendo estes fatos, chegam à conclusão que a vida cristã não tenha nada a ver com a igreja. Pode freqüentar uma se quiser, mas também pode usar o tempo igualmente bem recebendo amigos em casa, passeando no shopping ou indo pescar. Pode comunicar com Deus em qualquer lugar, então quem precisa de igrejas?

    Antes de descartar ou desprezar a igreja na sua vida, não seria importante ver o que Deus diz a respeito dela?

    A igreja (grego, ekklesia) é um grupo de pessoas chamadas para saírem do pecado e pertencerem a Cristo. Jesus prometeu edificar a igreja dele (Mateus 16:18). Deus comprou a igreja com seu próprio sangue no sentido que ele comprou cada pessoa salva (Atos 20:28; cf. 1 Coríntios 6:20).

    Paulo frisou a importância de procedimento adequado “na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade” (1 Timóteo 3:15). Embora a igreja não salva, ela tem um papel fundamental na divulgação do evangelho. Devemos valorizar a casa de Deus.

    Quando se trata da responsabilidade de participar de uma igreja, uma congregação local, o Novo Testamento não deixa dúvida. Além de muitos exemplos no livro de Atos e referências nas epístolas, encontramos instruções específicas que exigem a nossa participação nas reuniões de uma igreja. O autor de Hebreus claramente condena a atitude de pessoas que deixam de se congregar, porque negligenciam seu papel importante na edificação mútua (Hebreus 10:23-27).

    Outras instruções exigem a nossa participação nas reuniões da igreja para participar da Ceia do Senhor (1 Coríntios 11:17-34; cf. Atos 20:7), para juntar ofertas (1 Coríntios 16:1-3; Atos 4:36-37; 5:1-2) e para resolver questões de pecado na congregação (1 Coríntios 5:4-5). Discípulos de Cristo se juntam, também, para cantar hinos de louvor e edificação (Efésios 5:19-21) e para ensinar a palavra do Senhor (1 Coríntios 14:26).

    Pessoas que negligenciam estas responsabilidades, não participando dos cultos da congregação, desobedecem a Deus. Pecam contra os irmãos e contra o Senhor.

    Seja fiel na sua participação em uma congregação local. E não deixe de examinar tudo para verificar que a igreja onde você congrega esteja realmente agradando a Deus em doutrina e prática (1 Tessalonicenses 5:21-22).

  5. Robert diz:
    Anonimo

    Eu entendo o que você quis dizer, e concordo, apenas falei nesse texto que não há a necessidade de se estar num certo lugar, num certo dia.
    Não há um lugar que seja a casa de Deus e sim pessoas que são, sozinhas ou juntas, “casa de Deus”.
    O foco do texto foi o templo físico e não a igreja real.
    Espero que tenha entendido, paz.

    • Davi Gomes de Arruda diz:
      Amigo Robert, o que o amigo anônimo escreveu para você é exatamente a importancia de estaar num lugar, num templo em um tempo ou dia determinado sim. Quando houve a duvida onde deveria Deus ser adorado, é que havia uma disputa de reinos entre Judá e Israel. Lucas 4:16 diz que Jesus tinha por costume ir a Sinagoga. Paulo tinha por costume ir a Sinagoga. Nos ajuda a ter tolerância, paciencia e nos faz desenvolver o Amor que é o maior de todos. O inimigo de Deus quer nos convencer que o templo não tem importancia para que possamos ficar fragilisados e nos vencer, porém, se ficarmos unidos e com o poder de Deus podemos vencê-lo. Que Deus o abençoe e qualquer dúvida falemos através de email. Abraços! Fique na Paz do Senhopr.
      • Jesus e Paulo usavam a sinagoga e o templo as vezes como lugares para difundir suas idéias mas se reuniam em montes, praças, casas e lugares diversos.Eles não se prendiam a templo e nem a sinagoga alguma.Era mais garantido eles se reunirem em alguma casa do que no templo ou em alguma sinagoga, já que normalmente eram expulsos de lá.Não é preciso um prédio especifico para desenvolver tolerancia, paciencia e amor e nem para ser fortalecido em Deus.Que a paz esteja contigo.
  6. rosangela assis diz:
    com certeza temos que congregar,porque nosso céu começa aqui,na união entre irmão e para ter essa comunhão somente congregando,conhecendo um aos outros,e se nós formos ver no livro de atos as reuniões começaram nos lares por causa da perseguição aos cristão,mas quando foi liberado houve a construão dos templo,mas nem por isso eles deixam de se reunir para se alegrar em Deus,meditemos em salmos 122,á uma outra passagem á ceia como ela seria distribuida se não houvesse a confraternização entre irmão,nos templos?está uma opinião minha e creio piamente em ir á igreja onde oço á palavra inspirada por Deus,para renovar minhas forças e meu espirito,paz..
  7. Ebenezer diz:
    Ja foi dito, mas repito, a igreja eh neotestamentaria sim.. eh so ler Atos (o livro todo). Deus quer sim que nos reunamos (e vc esta certo sobre a questão fisica.. templo..e tal), não importa qual seja o templo, ou a hora, mas importa q haja a congregação (vc mesmo citou hebreus, um texto bem claro). Jesus, p.e., subia ao monte.
    Porém faz-se necessário ordem nisso, o culto tem que ser racional (Romanos 12), deve haver discipulado (vide toda historia de Jesus e apostolos), ou seja, um ensinando ao outro, constantemente (escolas biblicas, p.e.) deve haver comunhão, deve haver louvor em conjunto, deve haver participação de todos (I cor 12 e 14), cada um com seu respectivo dom. Mediante isso, n vejo lógica em não se precisar ir à igreja. A Bíblia diz q é, mas mesmo que não dissesse, quando vc vai, não com o intuito de criticar, ou de encontrar erros, ou de ver o que é que há com os outros irmãos, ou de aparecer, ou de simplesmente assistir.. ou seja, quando vc vai unica e exclusivamente com o intuito de adorar a Deus e de desenvolver o amor para com os outros, vc n precisa q ninguem manda vc ir, vc simplesmente vai, pq eh a melhor coisa a se fazer, vc percebe.
    Em toda a Bíblia fica claro como Deus quer q seus servos não apenas sejam servos, mas participem da obra junto com Ele, Abraão, Jacó, Moisés, Josué, Ester, Jó, Davi, os discípulos, eram todos amigos de Deus, que estavam com Ele no seu dia-a-dia em qualquer lugar, mas todos sabiam da importância de ir a um local específico para adorá-Lo, até pq era assim q podiam mostrar para um numero maior de pessoas, as maravilhas q Deus fazia neles e através deles.
    Vá a igreja não por ir, não vá assistir, vá prestar um culto só vc e Deus na igreja, vc vai perceber q aqueles q estão lá na frente são apenas meros contraregras da sua adoração, vc é a estrela principal pra Deus.. e vc vai ver como é muito mais fácil adorá-Lo assim do que no seu “dia qualquer” de adoração em um “lugar qualquer”.
    Deus abençoe a todos!
    Bené
  8. José Jorge Santos Da Silva diz:
    tudo bom Vagner, será que ha possibilidade de vc ou qualquer outra pessoa mim dizer o significado da palavra Igreja ? já que o assunto é sobre igreja: porque é muito bom quando a pessoa de fato conhece a palavra de Deus, porque antes que alguém não concorde com algum assunto referente a palavra de Deus, é necessário ter respaldo na mesma , porque infelizmente existe muitas pesssoas que não tem conhecimento nenhum da Bíblia,e começa a fazer determinado comentario e discordar de uma coisa que não tem conhecimento.
    • aury diz:
      aaa esta polemeca de igreja vc sai na rua vc ve quatro parede com o nome igreja dai os empresario botaram o nome de igreja cada um com sua empresa registrada os leigo ficam tâo
      cofuso igre deus e amor igre semplei de deus igre reino de deus ETC com tantos nome e cada um com as suas regras e o deus Ê o mesmo que comfuuuusâo a igreja ê vc mesmo aquele quetem jesus o teu corpo e templo do espirito santo poque esta lei que jesus fes ela espiritual nâo nada a ver com terreno na tua mente porei as minhas lei e no teu caraçâo
      a lei de moises erra terena escrita na pedra acorda meus amigo nâo entra nesta canoa furada ela da andando muito bem
      mas na hora da tempestade pode der certesa que vai afundar
      ainda esiste tempo vc deve examinar a esgritura que e lei de cristo mt 5 v18 alem disto ai e perca de tempo apaz do senhor
  9. joelson diz:
    meus irmãs eu estava com um grande problema pois não sabia o que faz
    pois saí da minha igreja e queria saber qual é a importancia da igreja
    ( eu so sabia que a igreja não salva ninguem e também defendia e tesse
    de que “se você acha que esta bem com Deus, você não precisa ir a igreja”)
    mas agora percebo que a igreja não é só os 4 paredes mais sim a união de
    todos os “templos” para uma reunião, confraternissação, adoração e ensinamento.
    esta encete me ajudou muito, agora e so orar para Deus fale
    para onde devo ir.

    A Paz do Senhor

  10. Vera diz:
    Amados!
    O espaço que usamos para congregarmos, para orar, estudar a Bíblia, ,adorar e louvar,ter comunhão e participar na Ceia do Senhor é um espaço que pode ser usado para celebrar eventos como… Jantares ou outro tipo de eventos. Que não seja os citados?
    Como entender,(Ex.3,5)…
    Desculpas pela cegueira Espiritual, mas preciso entender, frequento uma denominação três anos, amo tudo novo na minha vida, mas sinto-me aflita em aceitar o convite de participar de palestra seguido de jantar dentro do Templo. Sempre que fui… Era em restaurantes, salão de festa…
    Se for possível esclareça-me.
    Obrigada e fiquem todos com Deus!!!
    Carinho.
    Vera.
    • Olá querida.
      O lugar usado para congregar pode ser usado normalmente para outros fins, pois o templo onde Deus habita são as pessoas e não o lugar em si (isso desde que Jesus morreu).
      Exodo e o Antigo Testamento falavam de lugares santos, mas eles não existem mais depois de Jesus, pois o templo passa a ser as pessoas.
      Carinho para ti também.
      Fique com o Pai.
  11. MILENA FRANCO diz:
    Olá! Na Bíblia diz em Hebreus cap:10 versículo 25 : não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes,admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quando vedes que se vai aproximando aquele Dia. Gostaria que o pastor me explicasse sobre esse versículo. Por gentileza.
  12. Jean de Paula diz:
    É como o Wagner disse, as pessoas reunidas se tornam a Igreja de Jesus.(o corpo de Jesus)
    Na comunhão uns com os outros aprendemos, ajudamos, somos ajudados, compartilhamos e outros.

    Somos considerados membros do corpo,onde os membros reunidos formam o corpo de Jesus, onde Cristo é o cabeça.

    I CORINTIOS 12:
    12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo.
    18 Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
    20 Agora, porém, há muitos membros, mas um só corpo.
    22 Antes, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários;
    23 e os membros do corpo que reputamos serem menos honrados, a esses revestimos com muito mais honra; e os que em nós não são decorosos têm muito mais decoro,
    25 para que não haja divisão no corpo, mas que os membros tenham igual cuidado uns dos outros.
    26 De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
    27 Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros.

    EFÉSIOS 05:
    30 porque somos membros do seu corpo.

    E é preciso participar da ceia do senhor para estar em comunhão com Deus e com a igreja.

    LUCAS 22:
    19 E tomando pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.

    I CORINTIOS 11:
    24 e, havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é por vós; fazei isto em memória de mim.
    25 Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.

    I CORINTIOS 10:
    16 Porventura o cálice de bênção que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?

    João 6:
    53 Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
    54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
    55 Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
    56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
    57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.
    58 Este é o pão que desceu do céu; não é como o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.

    Abç

  13. João Filho diz:
    É uma assunto polêmico – é mexer em casa de marimbondo. rsrsrs. Todavia, existe um livro que trata desse assunto: Por que você não quer mais ir à igreja? Autores: Wayne Jacobsen e Dave Coleman.
    Ainda não tive a “coragem” de comprar…mas estou perto. Gosto de ir ao templo (que nós chamamos de Igreja, inclusive a própria denominação), na congregação dos santos. E, particularmente, nunca misturei igreja com templo ou denominação, apesar dos clichês: de que igreja você é? qual a sua denominação?
    Bem…pelo menos todos concordam em uma coisa: é bom estarmos em união com os irmãos adorando a Deus em Cristo Jesus.
  14. UM DIA CANÇADO DE OUVIR TANTA COISA NESTA TAL DE IGREJA DE BARRO E CERAMICA DE TEMPLOS CAIADOS, OREI AO PAI, PEDINDO PARA ME LIVRAR DOS MINISTROS DO ERRO, SABE O QUE ACONTECEU NUNCA MAIS CONSEGUI COLOCAR MEUS PÉS NUM LUGAR DESTES, TENTO AS VEZES, MAS VEJO QUE É UM LUGAR CHEIO DE OPRESSÃO E ONDE SE CRIOU UMA IGREJA DO MEDO, UM DEUS CARRASCO QUE MUDA DE IDÉIA. PAREI COM ESSA IDOLATRIA DE IR EM TEMPLOS FEITOS POR MÃOS HUMANAS E VIVO HOJE SENDO UM TEMPLO VIVO DO ESPIRITO SANTO DE YESHUA HÁ MASCHIAC.
  15. disse, JESUS a PEDRO, de ti farei minha igreja, não disse vc fará uma igreja para mim ou coisa parecida, a igreja como conhecemos é criação romana e os evangélicos para não perder espaço tambem assim fazem mas lá DEUS não habita porque ELE mesmo disse, que não habita em templos feitas por mãos humanas.o próprio DEUS assim falou tb com salomão. quando ele quiz consagrar um lugar. e qual foi o final da vida de salomão? acorda povo de DEUS ELOHIM, quer nosso coração e quer que façamos propaganda D’ELE,levando o evangelho de JESUS a toda criatura, hoje só se convida o povo para ir ver um cantor ou um pastor ‘entre” aspas,mas não se convida para ser salvo, e quando saem da tal igreja vão ao shopping curtir ‘vitrines e fast foods’.e dizem que é comunhão ahahahahahaha o diabo está rindo de todos, e passa um mendigo ou fedido qualquer e dão de ombros,ahahahahahahahah
  16. MILENA FRANCO diz:
    Bom é sempre melhor ser guiado pela palavra e nela diz claramente em Hebreus capítulo 10 versículo 25: Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
    Somente ir na casa de oração não é o bastante, mas abandoná-la por completo tb não é o correto. Porque muitas decisões importantes, momentos difícieis e até mesmo nos momentos alegres é que nos alimentam, nos fortalece, conforta e ajuda em todas as situações para o futuro que só Deus sabe o que vai acontecer.
  17. Pr. Hugo Wagner diz:
    meu jovem eu não lhe conheço, mas gostaria de lidar um conselho, evite falar de assuntos que vc não conheça, do qual vc demostra superficialidade. você precisa estudar um pouco mais sobre eclesiologia… um abraçoe Paz.
  18. Yuri Pfundt diz:
    Seu site é bem interessante. Sempre venho visitar e ver as novidades.
  19. fabiano diz:
    querido irmão, aho que você deve vigiar no dizer q não é necessário ir a igreja. Eu entendi a sua colocação, mas este assunto é para irmãos mais maduros na fé, pois uma pessoa recem convertida, é expressamente necessário sim ir a igreja constantemente para aprender, crescer, e ter esta comunhão entre pessoas de Deus, pois vieram do mundo com amizades que as levavão a pecar. Não quero ofender o irmão, mas pense no que você escreveu, é um pouco de falta de sabedoria. Deus te abençõe,e te guarde! VIGIA IRMÃO!!!!
  20. lucimario diz:
    Fico triste de ver pessoas que se diz crista,que professam o nome de jesus, falar que nao precisam ir a igreja, essas pessoas esta desviadas e nao sabem. temos que ter comunhao uns com os outros, como podemos ter comunhao se nao vamos a igreja, a biblia diz que por se mutiplicar a iniquidade o amor de muitos se esfriariam, e fim dos tempo mesmo.amem Deus vos abençoe e te de entendimento.
  21. PATRICK diz:
    Caro amigo Roberto

    Gostei muito do assunto que voce aborda no seu site!
    ao meu modo de vista as igrejas hoje visao muito é “DINHEIRO”, voce ja ouviu falar a frase “PEQUENAS EMPRESAS, GRANDES NEGOCIOS” pois é deveria ser “PEQUENAS IGREJAS, GRANDES NECOCIOS”, olha hoje nao carrego nome de igreja nenhuma nas minas costas, pois percebi que o templo de morada do Espirito Santo é nosso corpo, nós temos que ser perfeitos diante de Deus, agora as igrejas cada uma quer ser melhor que a outra, cada uma quer ser mais certa que a outra, que acabam todas sendo ERRADAS.
    Só pra voce ter uma ideia, foi feito uma pesquisa aqui na cidade onde moro, e foi constatado que existe mais de 1,500 igrejas com nomes diferentes e predominaçoes diferentes… é um absurdo.
    Deus o abençoe…fique na paz!!!

  22. Tommy diz:
    além de adorar ou louvar, o evangelho foi feito para ganhar alma para Cristo.
    abendo que salvação da alma é o objetivo principal do evangelho, quem pode pode ganhar o maior nº de almas?

    Uma pessoa sozinha ou algumas?

    Ou uma igreja de portas abertas que dispõe de um bom material para uma boa obra para Cristo?

    Deu abençoe e te quarde EM NOME DE JESUS AMEM.

  23. Daniel diz:
    “Não existe Cristianismo sem RELACIONAMENTOS/COMUNIDADE. Podemos pertencer a um grupo de meia dúzia de pessoas ou a um de milhares, mas precisamos sempre de RELACIONAMENTOS/COMUNIDADE que nos inspire, encoraje e alimente”.
  24. Deyse 20a diz:
    Mas a maioria das ‘igrejas’ que existem em nosso meio não tem esse RELACIONAMENTOS/COMUNIDADE. Eles visam o compromisso que vc deve ter com a ‘igreja’(templo) e não com a Igreja(nós).

    Que o nosso Senhor Jesus Cristo esteja conosco com seu amor para caminharmos juntos e que a Palavra de Deus nos ilumine a cada dia e a todos os seus filhos e filhas. Que a graça de Deus seja com todos nós. Amém.

  25. José Paulo Pedro de lima diz:
    ·MARCOS (cap. 11)·
    17 e ensinava, dizendo-lhes: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes feito covil de salteadores.(ladrões)a igreja (matéria) deveria ser um lugar de preparação como um quartel onde se prepara os soldados para a guerra, pois nos não somos muito diferentes destes soldados a diferença e que a nossa guerra não é contra carne e nem sangue mas contra todas as potestade do mal, ai me pergunto o que eu tenho aprendido hoje na igreja (matéria?)e você o que tem aprendido? anão ser contribuir com dízimos e ofertas se não não vamos ser abençoados, estes dias ouvi um pastor fazer uma comparação após ele ter apresentado um carne para o povo contribuir, ele fez a seguinte comparação primeiro se tira a habilitação depois se compra o carro, e logo em seguida falou primeiro se constroem igreja depois busca as almas e o pior que a maioria das pessoas falaram amem, ai eu falei comigo em que ponto chegamos.
  26. Claudia diz:
    Gostaria de lhes informar que aqui onde moro tem tambem um turbilhão de igrejas, e que cada uma tem um nome diferente e sendo do mesmo ministerio exemplo assembleia de Deus disso e daquilo, sabe o que as pessoas dizem , ah vou abrir uma igreja que da dinheiro (incredulos), ai me pergunto por que tanta igreja diferente, se a igreja de cristo e uma so, por mais que sejamos membros do corpo de Cristo, mas vivemos em desunião porque a igreja de Cristo não se une, se somos irmãos por que somos tão desunidos, os católicos dizem que a igreja católica e a verdadeira eles acham um absurdo tanta igreja evangelica diferente sendo que o povo professa a fe verdadeira, sera que e pelo lucro ou por amor as almas?
    • Fernando diz:
      Esse monte de igreja é porque cada um quer construir seu reinadozinho na terra.O camarada ta servindo ao SENHOR em determinada congregação ai toma um cursinho basico de teologia pronto ja nao que mais ser submisso ao seu pastor nao quer mais ser mandado ele quer agora mandar.Pose ver de onde veio os pastores dessas igrejotas saiu de ministerios grandes,porque ele nao continiou la com seu pastor ajudando-o a ganhar almas ao inves de sair pra formar seu reino zinho é isso vaidade pura vaidade.
  27. Tassio diz:
    acho uma pena o jeito como as igrejas são levadas hoje em dia…
    o ser humano é falho e pecador, não dá pra mudar isso..
    atualmente ando afastado de igrejas..
    se falo que não pertenço a nenhuma igreja, a pessoa já te olha torto..
    talvez pense: esse ai não é cristão de verdade..
    admito que infelizmente não tenho colocado Deus em 1º plano..
    Não consigo achar uma igreja em que eu fique a vontade,
    talvez esteja dando atenção de mais a isso.. não sei..
    A questão é que não se trata da igreja, religião, doutrina, etc..
    isso só te afasta mais de Deus…
    Mas a igreja tem seu papel importante sim..
    como o amigo disse: tem a ver com viver em comunidade cristã.
    Iniciativas da igreja com projetos, congressos… te dá vontade de participar,
    de querer realizar alguma coisa…
    E as vezes, mesmo que por “obrigação”, você vai e ouve uma palavra que te dá animo,
    e te faz querer voltar no outro dia, e no outro, e assim por diante..
    Importante lembrar que apesar do comentário anterior,
    ir a igreja não deve ser obrigação. Assim, na preguiça, reflita:
    Pense em tudo que Cristo fez por nós, ore e esteja sempre em comunhão com Deus,
    Mesmo que isso não te faça ir a igreja, não importa, igreja não salva ninguem,
    Deus está em você! Seu corpo é o Templo de Deus! E no momento que você refletiu e orou,
    Deus se fez mais forte no seu coração, isso sim é o importante..

    As vezes pensamos em desanimar, neste momento devemos pensar em Deus e seguir o adorando..
    sei que não é nada facil, leia a biblia e ela te confortará..

    É nisso que eu acredito!

    Espero que Deus traga grandes bençaos pra sua vida!

  28. nizio diz:
    muitos me criticao por nao ser membro de uma placa de igreja + visito algumas,sou 1 evangelista prego a palavra em casas q aseitam palavra de Deus com sabedoria sem ofender nimguem !
    Paulo disse q ele era apostos muito mas q os outros apostolos qual igreja deu a credencial de apostolo a Paulo ,simplismente ele estava disendo q estava se esforsando + q os outro para levar a palavra de Deus!
    em relacao a santa ceia desde quando um pedacinho de pao e um dedo de suco de uva pode ser chamado de ceia q isso nao sustenta nem um passarinho,claro q nao deve ser um glutao e nem apresado para comer!
    Jesus quis dizer fazei isso em memoria de mim, para repartimos as nossas coisas para para os q nao tem nada ou tem poucotemos q mostar a diferenca (TODOS VERÃO A DIFERENÇA, OUTRA VEZ, DO JUSTO E O IMPIO, DE QUEM SERVE A DEUS E O QUE NÃO O SERVE)
    Roberto seu site d+++++++++++++
    paz
    Acesse : A Bíblia exige o casamento civil
  29. Pedro diz:
    Para aprender que o certo é ir à igreja.
    Aprenda a usar crase, colega.
    • Já sabia usar mas acabei deixando passar nesse texto.
      Obrigado.
      • fabiano henrique diz:
        Existem muitas igrejas serias, compromissadas, cuidadosas em manter a palavra de Deus em 1° lugar, pastores que amam, zelam, cuidam das suas ovelhas com amor e dedicação. Pastores que dão a vida pelas ovelhas. Igrejas que não falam de dinheiro, mas do amor de Deus, do evangelho simples sem enfeites e sem espetáculos. Você deve ter alguma revolta, ou passou por alguma igreja que te frustrou, e com isso não te da o direito de colocar heresias, para o povo ler.
          • fabiano henrique diz:
            Não coloca? tá de brincadeira, Roberto entenda, pare com isso, eu poderia simplesmente ignorar o seu blog, e seguir minha vida, mas tem centenas de pessoas, que não tem esclarecimento ou sabedoria, e acabam dando ouvidos as suas palavras. Você precisa pensar, refletir e analisar mais as escrituras, e entender que em Atos dos apóstolos, Hebreus e mais, falam sobre igreja, fala que temos que congregar…
          • Se você prestar atenção no texto, verá que eu não digo nada contra o congregar e ainda digo que é importante.
      • Jacob diz:
        Roberto, sua educação é algo magnífico. É claro a qualquer um que queira “ver”: você sim é um exemplo de cristão, e não estes intolerantes que vem aqui para te julgar.
  30. Olá pessoas daqui, sei que posso não ser convincente, mas esta não é agora minha real intenção, o que quero é expressar isto que acontece em minha vida neste momento, retornei a igreja faz pouco tempo, um ano mais ou menos, e me batizei dia 20 de fevereiro, dois dias depois de meu aniversário, dia glorificado. Ainda quero sempre adorar a Deus mais e mais. Mas, ultimamente vejo dentro dos “templos”, situações que me deixam assustado quanto a real emergência de Deus pra com seus filhos. Porque sei que existem muitas almas que clamam a Deus Pai, conscientes, e até mesmo inconscientes, de forma a serem ouvidas pelo Pai. Mas nas igrejas, pelo barulho feito e pelas palavras ditas, poderia se dizer que clamor é maior, mas por vezes parece que Deus não os ouve. Deus diz na bíblia que não é pelo muito falar que seremos ouvidos. Mas vejo e sei que Deus é quem dá tudo para nós, e o realizar pertence a Ele! Então se nós, que ousamos clamar ao Pai conscientes, e por intermédio de Jesus, chegamos ao Pai, estamos preparados para as batalhas e vitórias da Vida, pois que deveras é isto que devemos buscar antes de ir a igreja, lutar onde quer que seja para defender a causa de Cristo… Que o templo somos nós, já muitos sabemos disso, e já a muito sabemos, mas querer saber onde ir, e pra que ir, sem antes entender que precisamos conhecer o Pai para sermos chamados Amigos de Jesus, assim como foram chamados seus discípulos, que precisamos crer para sermos salvos, e que precisamos nascer novamente, de nada adianta ir a igreja ou não ir. Primeiro precisamos conhecer e reconhecer o Pai, conhecer e reconhecer o pecado, e reconhecer e conhecer a nós mesmos. No mais vivamos a Vida que Deus nos deixou a ver, e as atribuições que Jesus nos deixou a viver, e veremos as relações sadias e saudáveis naqueles que crêem em Jesus, conhecem o Pai, e são nossos Amigos. Pois onde houver dois ou três reunidos no nome DEle, alí ele estará, e há já Deus nas nossas palavras aqui. E partindo, quero dizer que, ouvir as palavras é um princípio da voz de Deus, pois Ele está em nós e nós nEle. Mas nossa mentalidade, assim como a natureza é atraida pela gravidade, nosso pensar também é, por isso Deus clamou para o corpo de Cristo, onde nele somos um só corpo. Não existe vários corpos. E sendo a Verdade a unica gravidade da Alma, e a verdade a unica idade de Deus, plantemos então boas sementes, para poder colher e escolher ações e atitudes cabíveis na unidade de Deus, em seu tempo, na medida da sua Graça, para assim encontrar o corpo de de Cristo, sem dar muitas voltas para chegar a Deus, nem muitos rituais, porque nada é um ritual, mas é tudo uma constatação, e não há como sentir que estamos em um corpo e provar, se estivermos sós. Quando sentimos que fazemos parte de um corpo chamado Verdade, passamos a fazer parte do Corpo composto por Deus. Da música tocada por Deus em nós. Ouvimos sua música. Tocamos seu corpo. Perdoamos nossa alma. Aliviamos nosso Espírito, deixamos caminhos abertos para o Agir de Deus. Que isto seja provável, e que Yessuss nos guarde no bom caminho, intercedendo por nós, através dos tempos, em nossa Vida, neste momento, em que erramos e aprendemos, podendo ir e voltar, tornando e aceitando o Pai, o Filho e o Espirito Santo, que Assim SeJa.
  31. Monique diz:
    Eu acho muito importante ir á igreja, a igreja não é a fonte, mas a fonte passa por lá, é muito bom está num lugar onde muitas pessoas se unem com o objetivo de adorar a Deus, de um ajudar ao outro, um lugar onde você tem liberdade de adorar e buscar a Deus, mas concordo que a igreja não é o principal, temos que além de estar na igreja, ser igreja… e tenho certeza que esse negócio que muitos inventão de não precisar ir mais a igreja é uma cilada para fazer com que muitos percam força e saiam do caminho do Senhor Jesus que nos leva a Deus. bjs
  32. luiz cara de leao diz:
    COMO VIVIAM OS CONVERTIDOS?Atos Capítulo 2 Versão João F. Almeida Revista e Atualizada 46-Diariamente perseveravam unânimes no TEMPLO, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,
  33. SERGIO SEBASTIÃO ANTUNES PIRES diz:
    SOMOS TEMPLO DE DEUS, MEMBROS DA IGREJA DE CRISTO,FAMÍLIA DE DEUS.A BIBLIA DIZ QUE AS COISAS NATURAIS SÃO SEMELHANÇAS DAS ESPIRITUAIS,PORTANTO O PAI ALIMENTA O FILHO NA SUA CASA, CASA DA FAMILIA SUA ONDE TODOS OS FILHOS DEVEM SE REUNIR PARA SE ALIMENTAR, COMER DA CARNE E BEBER DO SAGUE DO FILHO DE DEUS PARA TER VIDA EM SI MESMO,QUEM SE SEPARA SE INSURGE CONTRA A VERDADEIRA SABEDORIA , SUPORTAIVOS UMS AOS OUTROS EM AMOR, SE ALGUEM É O CORPO PERFEITO E NÃO MEMBRO DESTE CORPO CONSEGUE ENTÃO ESTAR VIVO SEPARADO,OBRIGADO E QUE DEUS NOS DÊ ENTENDIMENTO EM TUDO, GLÓRIA Á DEUS.
  34. Ellen diz:
    Irmãos, um assunto que deveria ser simples se torna tão complicado?
    Igreja? Somos a igreja. Sim, somos, mas devemos congregar-nos numa ‘igreja’, a qual chamamos local, visível, feitas por mãos humanas. Por que? Oh! Como haveria então os batismos, a celebração da ceia do Senhor?
    Não quero aqui dizer que, a ‘igreja tal’ salva, longe de mim tal afirmação, mas nós precisamos atender aos ensinamentos da PALAVRA quando nos diz em Hebreus cap:10 versículo 25 : não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes,admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quando vedes que se vai aproximando aquele Dia.
    Espero que as pessoas antes de afirmarem algo leiam a PALAVRA 1º e peça entendimento ao AUTOR da mesma … DEUS!
    ELE tem a resposta certa.
    Que DEUS abençoe e esclareça as dúvidas de todos nós. AMÉM!
  35. Estela diz:
    Entendi que o texto nos remete a nos comprometermos interiormente com Deus, pois muitos usam a igreja como muleta, acham que frequentarem diariamente sem faltar o culto lhes garantirá a salvação da alma, mas de nada adianta batermos cartão na igreja, se em nosso coração não existir um verdadeiro adorador, um verdadeiro arrependimento e desejo de melhora. Ir a igreja nos fortalece, ouvir sua palavra nos dá entendimento, devemos nos ajuntar para adorar e louvar seu santo nome, nos dias atuais não se consegue permanecer no caminho sem um lugar como referencia, como instrução……Mas ser cristão deve começar de dentro do coração e a partir daí se mostrará por fora e contaminará os que estão ao nosso redor!
  36. fabiano henrique diz:
    É, tá cada vez mais complicado, estamos vendo uma serie de pessoas postando na internet, opiniões que colocam confusa a cabeça de pessoas sem conhecimento da palavra de Deus. Já dizem que não é palhaçada ir na igreja, já falam que não é preciso ser dizimista, que não é preciso ser ofertante, que não é preciso ter pastor, não é preciso nem mesmo se preocupar em ler a Bíblia Sagrada, daqui a pouco vão dizer que não é preciso nem ter, e nem crer em Jesus para irmos para o céu. Por isso amados, cuidado, chegaria tempo em que não suportariam a sã doutrina, e dariam ouvidos as fabulas, para ouvirem o que lhes agradaria. Oro a Deus, para iluminar o teu entendimento amado, você esta brincando com Deus.
  37. Pastor Everardo Alves diz:
    É justo dizer que a igreja primitiva realmente não tinha templo construído, só que devemos pensar em como esse problema teve que ser resolvido depois que vieram muitas conversões. Que ambiente essas pessoas usavam?

    Devemos admitir realmente que hoje a igreja cristã católica e mesmo a evangélica não expressa originalmente o que a igreja cristã era. Em primeiro lugar a doutrina pregada pela igreja hoje é um sistema tão complexo e composto de dogmas que não sabemos se realmente era isso que Jesus e os discípulos queriam passar. A preocupação constante com construções de templos caros, seminário teológicos, estrutura de som. Boa parte dos cantores da igreja e músicos hoje são músicos que seguem o ministério de adoração como uma carreira profissional. Tanto pastores quanto cantores são treinados para serem cada vez melhores, e agente sabe no fundo no fundo que boa parte dessas pessoas não estão realmente preocupadas em fazer o melhor para Deus, se muito for, o melhor para a igreja denominacional. Outra coisa que ajuda, mas ao mesmo tempo atrapalha é colocar um nome na igreja. Colocar um nome e registrar como instituição. Quem se preocupo com isso foi Constantino, não vemos essa preocupação com os apóstolos.

    Se no tempo dos díscipulos que a igreja não era manipulada por dinheiro, nem por cargos os díscipulos já disputavam entre si que seria o maior imagine hoje como isso está.

    Acredito que se a igreja não fosse institucional e principalmente denominacional, os pastores, padres, cantores e etc, não fossem profissionais da religião, apenas fossem lideres voluntários cuidando de um grupo de sinceros cristãos, pregando a doutrina bíblica e não as “teologias” tão impostas, principalmente essa que tem acabado com a igreja “Teologia da Prosperidade”; se os pequenos grupos de cristãos reunidos em casa ou templo ou salão emprestado, estivessem interessados em arrebanhar almas para Deus e não ter, ser, pertencer ou fazer uma grande igreja denominacional, muitos problemas seriam resolvidos e a igreja estaria mais próxima da primitiva. A igreja não era para vender nada e até acho que seria melhor os cantores religiosos se projetarem com musicas secular, não digo mundana, do que estar fazendo da igreja uma casa de shows. A igreja era para ser um ambiente de oração e ensino da palavra.

    Hoje todo mundo quer abrir um ministério independente por que dá muito dinheiro, sucesso etc. O pastor mais rico do mundo ganha quase 2 milhões de dólar por mês só dos devocionais que escreve, é dono de um patrimônio de 150 milhões de dólares, simplesmente por que ele tem uma rede de igrejas, nas quais arrebanha cerca de 50 mil membros. Embora vejamos que Jesus alimentou 5 mil homens, Pedro pregou e se converteram 3 mil, mas não ouvimos falar que Pedro enriqueceu,. que exigiam 10% do povo etc. Mas também não sabemos se eles tivessem continuado por mais tempo entre nós se não teriam lutado para ter templo próprio etc. Se eles estivessem no século 21 será que não teriam programa de rádio ou televisão.

  38. Oi queridos! Vim só afirmar meu erro, e reconhecer o fato, pedindo perdão por meu ecesso de vaidade, mesmo sabendo que todos estamos aqui por vaidade, mas por que também tememos a Deus, O buscamos, e buscamos entender sua existência, esta nossa. Onde o temor a Deus é o princípio da sabedoria. Coragem é preciso pra viver esta vida, onde agora depois de algum tempo, percebi que não estive correto em meu pensar por um tempo, bem como está escrito em meu texto anterior ( control F: chearch ) ..onde eu dizia que Estamos em Deus e Ele está em nós. Mas tenho aprendido nos últimos dias que na verdade, a bíblia diz que no corpo carnal, estamos separados de Deus, distantes DEle! Então? Para onde vamos se estamos separados dele? Adianta ir na igreja, se Ele não nos alcançar, nos propriciar um encontro com Ele, ou uma visão de Seu Reino? ,… então é isto! Graça e Paz aos irmãos em Cristo!
  39. Emanuel Xavier diz:
    Acredito que o dizimo era destinado aos filhos de Levi!
    “Hebreus 7.5: E os que dentre os filhos de Levi receberam o sacerdócio tem ordem, segundo a lei, de tomar os dízimos do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.”
    Medite, a palavra afirma que Moisés deu uma lei ao seu povo, direcionada aos filhos de Levi, especificamente aos que receberam sacerdócio para trabalhar nas tendas das congregações, os quais tinham ordem, segundo a lei de receber os dízimos dos seus irmãos. Agora note o relato do versículo 11e 12:
    Hebreus 7.11: De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio Levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade se havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque (referindo-se a Jesus Cristo) e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? (menção a Moisés, o qual introduziu a lei ao povo).
    Hebreus 7.12: Porque mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança na lei.
    Meditando no texto acima, especificamente nestes versículos, onde a palavra do Senhor assegura que os sacerdotes Levíticos recebiam os dízimos segundo a lei (Hebreus 7.5), Porque através deles (sacerdotes Levíticos) o povo recebeu a lei (Hebreus 7.11) e mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também, mudança na lei (Hebreus 7.12), porque se a perfeição fosse pelo sacerdócio Levítico (pelo qual o povo recebeu a lei), qual a necessidade do Senhor Deus enviar outro Sacerdote? A palavra não deixa sombra de dúvida que não só o dízimo, mas toda a lei de Moisés foi por Cristo abolida. Mudou o Sacerdócio, necessariamente se faz mudança na Lei.
    E, se voltarmos na lei que fora direcionada especificamente aos filhos de Levi, aos que receberam o sacerdócio do Senhor Deus e, se aplicada aos crentes hoje, ela torna-se intempestiva e ilegítima, porque os “pastores” de hoje não são sacerdotes levitas. E Jesus afirmou que a lei e os profetas duraram até João (Lucas 16.16), e mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz mudança na lei (Hebreus 7.12).
    Portanto amados, apenas esses três versículos (5, 11,12) do capítulo 7 da carta aos Hebreus, seriam suficientes para entendermos a abolição de toda lei, e não falarmos mais em obras mortas, como o dízimo no tempo da Graça do Senhor Jesus.
    Outra particularidade, no capítulo 18 do livro de Números, o Senhor Deus adverte aos sacerdotes levitas dizendo: Na sua terra, possessão nenhuma terás, e no meio deles nenhuma parte possuirás; eu sou a tua parte e a tua herança no meio dos filhos de Israel.
    Gostaríamos de recomendar aos pregadores contemporâneos (os que querem se assemelhar aos sacerdotes levitas), seria bom que guardassem os mandamentos do Senhor para aquela tribo, os quais não possuíam bens materiais, pois o Senhor era a herança dos sacerdotes levitas.
    E, falando pela Palavra, semelhantemente aos dízimos, não é licito os dirigentes das igrejas denominacionais receberem ofertas (dinheiro ou bens materiais) dos seus fieis, visto que no Novo Testamento não há fundamento para essa prática, pois, as ofertas citadas na Lei de Moisés não eram doações de bens materiais, mas sim oferendas de animais, cereais ou bebidas, entregues a Deus como parte do culto de adoração. No livro de Levítico, do capítulo 1 a 7, está especificado cinco tipos principais de ofertas e sacrifícios:
    1) Holocausto, o animal era completamente queimado no altar Levíticos (1.1-17 e 6.8-13).
    2) Oferta de manjares, isto é, de cereais (Levíticos 2.1-16 e 6.14-23).
    3) Sacrifício pacífico ou de paz (Levíticos 3.1-17; 7.11-21).
    4) Oferta pelo pecado, isto é, para tirar pecados (Levíticos 4.1-5.13; 6.24-30).
    5) Oferta pela culpa, isto é, para tirar a culpa (Levíticos 5.14-6.7; 7.1-7).
    Das ofertas de paz havia três tipos: por gratidão a Deus (Levíticos 7.12), para pagar voto ou promessa (Levíticos 7.16) e a voluntária, que era trazida de livre e espontânea vontade (Levíticos 7.16).
  40. Emanuel Xavier diz:
    Caro Roberto!
    Os Batistas acreditam que a primeira igreja, a igreja de cristo é a Batista fundada antes do dia de pentecostes celebrada por Cristo e seus Apostolos, e que as datas de fundação das outras igrejas foram bem depois e Cristo.
    É que tem uma passagem biblica sobre um templo:
    Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias o levantarei”. Os Judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?” Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.
    Então a verdadeira igreja é CRISTO e seus mandamentos…
    • Paulo P. diz:
      Meu amigo, gostaria de saber quem te informou sobre essa heresias em momento nenhum temos tal pretensão seria até bom que se fosse, mas como Batista que sou a mais de 30 anos e pastor , desconheço tal idéia, não somos melhores que nenhum outro grupo religioso, estudamos a palavra com outro grupo qualquer e temos nossas doutrinas e costumes.
  41. lane diz:
    boa tarde, eu fui criada no evangelho ,minha mãe e cristão a 79 anos e vi ela passa por varias Denominação eu ia junto, nunca aceitei certas coisas que os pastores fazia , hoje não frequento igreja nenhuma ,nunca pertenci a elas, as vezes vou a alguma igreja ou cultos a casa pois gosto muito quando cantam e a melhor parte, mas depois sei de cor o que eles vão falar .sou batizada e foi numa cachoeira e sem pertence a igreja, converso com DEUS a todo momento e somente a ele pertenço e sou abençoada graças a DEUS .e que DEUS a abençoe vocês .
    ps= concordo com o PATRICK

    DEUS estar em qualquer lugar basta ter fé.

  42. marcos diz:
    QUERIDOS SERÁ QUE NINGUEM SABE SEPARAR PERIODOS DA HISTORIA POR AQUI, OU SERA QUE AINDA ESTAO TOMANDO LEITE NA MAMADEIRA, ????? HAM CAPTARAM A IDÉIA OU TENHO QUE DESENHAR PRA TODO MUNDO, CADA UM FALA O QUE QUER MAIS NAO SE CHEGA A UM ACORDO COMUM, ASSIM FICA DIFICIL NÉ.. MAIS É ATÉ ENGRAÇADO QUE A PALAVRA SE ENCAIXA PERFEITAMENTE,

    Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. (MATAR PARA OBTER É A BOLA DA VEZ.. )

    Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. (REALMENTE ISSO ACONTECE DIARIAMENTE)

    E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.(ISSO TA CHEIO POR AI, SE FOR ASSIM HENRY CRISTO É JESUS OU NÃO? RSpiadinha)

    E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.(inclusive do dono do post levantando estes preceitos. deixa o povo viver em paz..
    quem quer ir a igreja vá que nao quer nao vá… leia a biblia povooooooo, aprendam pelo ESPIRITO SANTO…..
    Mateus 24:8-12

  43. sergio diz:
    voce perdeu foi a força de ir a igreja;vai orar e pedir para jesus te fotificar/ amem irmao
  44. Felipe diz:
    O templo de deus esta dentro de nos mesmo.
    Acesse : Dízimos e ofertas – links úteis
  45. neiva diz:
    A BIBLIA NOS DIZ QUE DEVEMOS CONGREGAR.
  46. Desculpem irmãos, mas vejo a intenção de alguns em não congregar como fuga de algumas responsabilidades do servo. Ex: Dizimo, oferta são algumas…quem estará orando por você? Você + Igreja = 2 x + Força. Lembrando que o que realmente devemos fazer é parar de olhar para os “HOMENS”, analise a profecia e não o profeta!!!!
    Acesse : Dízimos e ofertas – links úteis
  47. Milena F F diz:
    Não é bom abandonarmos por completo as reuniões nas Igrejas Evangélicas que pregam a palavra de Deus em espírito e em verdade, sem segundos interesses. Mas pensar que só ir na Igreja já é o suficiente, é enganar a si próprio. Pois se tivermos em pecado, estaremos agindo como os fariseus do passado que tinham seus costumes, hábitos religiosos de ir a Igreja; mas permaneciam no pecado. E todos nós sabemos que pecado não é só matar ou roubar, vai muito além de tudo isso….Existe vários tipos e formas de pecado. Os principais a maioria das pessoas sabem que são os 7 pecados capitais. Bom, a Bíblia relata claramente em Tiago capítulo:1 versículo:27 que a religião pura e verdadeira é socorrer os necessitados, quem precisa, seja quem for, no que estiver ao seu alcance e guardar-se da corrupção do mundo. Muitas pessoas tem sua religião, mas não praticam a misericórdia e se corrompem com os sentimentos negativos e práticas contrárias a palavra de Deus, atitudes que contaminam e destroem o ser humano com um todo.
  48. raimundo diz:
    o céu será a resposta para esse tema polêmico,somente lá descobriremos si era necessario frequentar semanalmente a igreja o SENHOR JESUS.
    O SENHOR JESUS disse:
    _a minha casa será chamada casa de oração.
    defendendo a mensagem de isaias guando o povo estava se corrompendo.fazendo da casa do Senhor um lugar um lugar gualquer.
    como pregar como ganhar almas onde será o lugar que essas pessoas adorarão ao Senhor.
    na minha casa? na sua casa?pra q
    • Pregar, ganhar almas e adorar é algo que se faz na vida, não é necessário um local para que essas coisas aconteçam.
      • Francisco diz:
        olá Roberto, entendi o que vc disse, porém, acredito que a igreja (Templo) do novo testamento onde reunia-se em casas e lugarejos, evoluiu nos tempos atuais para ambientes modernos e mais confortáveis, com diferenciais de culturas e costumes. Porém a importância deve ser a mesma e os objetivos tb os mesmos: tratamento, ensino e aprendizado, edificação Espiritual doutrinária e Adoração em comunidade!
        eu li o que vc falou que pregar, Ganhar vidas pra Jesus e adorar se faz na vida, mas entenda que quando uma criança nasce ela deve receber o ensino dos seus familiares mais experientes geralmente na família e em casa. ninguém deve jogar uma criança na rua assim pra ela se virar na vida! Assim tb na vida cristã devemos ser inseridos à um ambiente familiar cristão (uma igreja) onde iremos ober tudo já anteposto!!!
        grande abraço…
  49. raimundo diz:
    O SENHOR JESUS disse:
    _a minha casa será chamada casa de oração.
    a unica maneira da gente respeita o céu é respeitando a casa do senhor.
    O SENHOR DEUS disse:
    trazei todos os dízimos a casa do Senhor.
    onde é a casa do Senhor? o seu lar.
    ou vc mesmo?
    pense nisso.
    e medite na biblia.
    o povo de Deus está sendo destruido por falta de conhecimento
  50. Se temos as escrituras porque devo procurar um Pastor? O que ele vai me dizer além do que as escrituras dizem? Ainda que ele diga algo que as escrituras não digam, deve ser rejeitado todo ensino que vá alem delas!

    Se o espírito do Pai habita em nós, porque devo buscá-lo num templo erguido por mãos humanas?

    De onde surge o direito divino de vincular a salvação de alguém a um grupo religioso?

    Se o espírito do Pai habita em nós, porque devo buscá-lo num Templo erguido por mãos humanas? Se temos as escrituras do N.t com as palavras de Cristo para nos instruir, porque devo procurar um Pastor, Papa, Mestre, Rabi? O que ele vai me dizer além do que as escrituras dizem? Ainda que ele diga algo que as escrituras não digam, todo ensino que vá além do ensino de Cristo deve ser rejeitado! Ainda que chova milagres! Quando Cristo afirmou que para ser salvo precisávamos participar de alguma instituição religiosa? De onde surge o direito de vincular a salvação de alguém a um grupo religioso? Quando foi que Cristo orientou acerca de: Coro, coral, coreografia, palmas, ritualísticas, clero, correntes, propósitos, cerimônia de casamento e dogmas? Nenhum discípulo é superior a seu mestre, se o fundador da Fé, Jesus Cristo não instituiu tais ordenanças, quem é o homem para instituir? A religiosidade sobrevive a partir da invencionice cinista! Infelizmente muitos seguem por esse caminho largo!

    Nao existe um viver duplo.

    Temos que ser Templo do Criador o tempo todo

    assim essas reuniões caem por terra

    reunir pra que?

    Os membros somos todos nos e nao um grupo que se reune

    Todas as pessoas deveriam se posicionar como membros umas das outras o tempo todo
    mas nem todos tem essa visão.

    aliás, quase nenhum tem.

    E os protestantes que sabem disso, buscam viver uma vida dupla

    junto com os da mesma fé, em horarios determinados, buscam se comportar como tal, fora desse momento, os que encontram pela frente lhes são estranhos e assim nao sao membros e assim nao se aplica o mesmo comportamento.

    Não.

    Isso nao existe.

    O que existe e quem reconhece ser templo (tenda) do Criador, deve exercer isso em sua vida com todos e em todo momento.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Mostrar um dos meus últimos posts