Para que ir à igreja?

Por quê precisamos ir à igreja?
Muitos acreditam que é necessário ir à igreja(uso o termo “igreja” nesse post da forma como ela é muito utilizada hoje, significando templo, um lugar físico para se adorar) para louvar a Deus, ouvir sua palavra e orar, porém esse não é o pensamento bíblico(pelo menos não o neotestamentario).
A bíblia no AT diz que o templo de Jerusalém era conhecido como casa de Deus e que lá era onde ele habitava,por isso era necessário ir ao templo para se adorar a Deus.

“ALEGREI-ME quando me disseram: Vamos à casa do SENHOR.” (Salmos 122 : 1)

Porém no NT Jesus nos mostra que a adoração acontece interiormente e não dependendo de um “lugar santo” (Jerusalém ou monte):

Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.

Disse-lhe Jesus:
Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.(João 4:20,21,23,24)

Eliminando porém o motivo “divino” de se “ir à igreja”, sobre somente o motivo fraterno de nos reunirmos para compartilhar as experiências(sem necessidade de ser lá no “templo”).

E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,
Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.(Hebreus 10:24,25)

Isso é importante para a vida cristã, mas não indispensável, por isso ninguém é menos crente por não ir as reuniões.
Portanto adoremos a Deus na vida e, se der vontade lá no “templo”, porque o verdadeiro templo somos nós.

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (I Coríntios 6 : 19)

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo.Estudo Psicologia no Instituto de Ensino Superior de Catanduva (FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva.Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento.Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho.Gosto de livros, filmes, gibis, jogos e brinquedos.
Marcado , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

81 Responses to Para que ir à igreja?

  1. endrius de souza silva diz:
    pessoal vamos entender melhor a verdade da bíblia as igrejas ou a (religião) querem obrigar ao povo ir a igreja pq lá é onde podemos adorar a Deus certo concordo.
    mas a verdadeira adoração ela não é louvar na igreja e sim em nossos corações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostrar um dos meus últimos posts