Obedeça aos seus pastores

Return to origins

Creative Commons License photo credit: Jsome1

“Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.”  (Hebreus 13 : 17)

Houve um tempo em que eu evitava esse verso pois a interpretação que eu sempre ouvia acerca dele era de que se devia obedecer cegamente a qualquer homem que carregasse o título/cargo/dom de pastor ainda que ele se corrompesse e mandasse todos fazerem coisas que contrariavam o Evangelho.
Hoje, no entanto, vejo que não foi isso que o escritor quis dizer, não de acordo com o contexto do Novo Testamento.
A gente deve obedecer a pastores que, como diz o verso, “velam por vossas almas” e enquanto nos ensinam algo que tenha esse propósito.
O primeiro exemplo bíblico de pastores que devem ser obedecido são os pais:

“VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.”  (Efésios 6 : 1)

Sendo que aos pais se diz:

“… não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.”  (Colossenses 3 : 21)

O ensinamento que faz o bem a nossas almas é o ensinamento do Evangelho e quem ensina o Evangelho deve sempre ser obedecido, enquanto o estiver ensinando.
O verso 7 diz que os pastores que devem ser obedecidos pregam a Palavra de Deus:

“Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.”  (Hebreus 13 : 7)

Isso não quer dizer que quem ensine o evangelho em alguns momentos deva ser obedecido em tudo o que mandar (em seus caprichos, por exemplo).
Devemos obedecer a quem nos ensina o Evangelho porque ao o fazermos estaremos obedecendo ao Evangelho e, consequentemente, a Deus.
Paulo diz que quando alguém nos ensina algo que seja diferente do Evangelho não deve ser obedecido, ainda que seja visto como pastor:

“…ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.”  (Gálatas 1 : 8 )

Por outro lado, quem prega o evangelho, mesmo sem carregar títulos, deve ser sempre obedecido:

“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR com graça em vosso coração.”  (Colossenses 3 : 16)

“Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;”  (Hebreus 3 : 13)

Você tem obedecido aos verdadeiros pastores que aparecem em seu caminho?

Tem desobedecido aqueles que ordenam o que não deveriam ordenar e por isso, naquele momento, se tornam falsos pastores?
Pense nisso.

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo.Estudo Psicologia no Instituto de Ensino Superior de Catanduva (FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva.Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento.Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho.Gosto de livros, filmes, gibis, jogos e brinquedos.
Marcado , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

11 Responses to Obedeça aos seus pastores

  1. Hoje muitas pessoas não dão valor as pessoas que as amam e que querem o seu bem, simplesmente viram as costas e acabam em um mundo de tristeza, devemos sempre amar e respeitar aquelas pessoas que gostam de nós e que dariam a vida para salvar as nossa, os nossos PAIS.
  2. auri diz:
    bem legal este asunto obeteceis o vossos
    pastores pelo que sei que alei de cristo e espiritual pois ele jesus comfirmou que ele e o pastor das ovelha de duas perna joão
    10 v 7 -8 -10-14 eu estarei com comvosco ate comsumacão do seculo onde tiver 2 ou 3 em meu
    nome eu estarei no meio deles que importa que deus e epirito e os verdadeiro adoradores
    amam a deus em espirito em verdade o aposto paulo guando estava esgrevendo as carta dele
    ele deixou os professor com onome de presbitero na ultima carta esgrita pelo apostolo joão este que era chamoado presbitero jesus o chamou o anjo da igeja
    mas quando paulo viu o livro da revelação
    dai paulo viu tudo aquilo que ele tinha esgrito e deixou uma mensagem que esta em
    1° corintias cap 1° ao 13 no cap 10 tudo aquilo que ele tinha falado caiu por terra
    ele se cosiderou uma se menino dai ele pode
    ver o que o mestre deixou para todos os seus siguedores mateus cap 23 v 8-9-10-11-12
    todos os nome que paulo deu presb diacno profeta dom lingua ETC ETC tudo isto ai perdeu seu valor mt 28 v 18 19 20 todos os que aceitão a jesus eles se tornam um disipulo de cristo marcos 16 v 15 no 17
    todos que aceitaram o batismo se tonaram
    um anjo e todos anjo estão a serviço de deus
    eses falaram em outra lingua ista ai não tem nada aver com silaba dialeto porque o,espirito foi deramado sobre toda a carne
    eo mais ate outra ves agredite se quiser
    asalvação e individual porque jesus não vai julgar a nimguem e a palavra dele que vai valer nos ultimos dias joão 12m v 47=48??
  3. Denilson Dantas diz:
    Hoje em dia as pessoas entitulam um dom… Pastor hoje é um titulo, uma posição, uma hierarquia.
    Muitas pastores enchem a boca para dizer: eu sou o PASTOR Fulano

    Não é nada disso!!!

    Pastor é todo aquele que tem o dom de cuidar espiritualmente dos irmãos, se eu tenho alguem que cuida de mim espiritualmente me ajudando a andar no caminho do Senhor, este é um pastor e eu devo obediência a ele sim

    Na igreja só existe uma hierarquia, O Senhor Jesus que é o cabeça e os irmãos que são o corpo

    Apostolos,evangelista, profetas, pastores, mestres são funções e não hierarquia, todos somos iguais, todos somos irmãos

    vejam o exemplo de João

    Depois de ter visto tudo o que o Senhor mostrou pra ele, que previlégio!!! ele tinha tudo para se achar o mais elevado dos apostolos, ele poderia falar: Eu o grande Apostolo João que vi as maravilhas do Senhor….
    Mas não, ele não falou isso… ele disse: eu João, irmão vosso, companheiro nas tribulações

    Isso é tremendo irmãos…

    Devemos ser simples, como o irmão João

    Quem comanda a igreja não é o Pastor, è o Espírito Santo

    voltemos ao Espírito

    A vontade do Senhor é que vivamos como na igreja primitiva, orando, jejuando, invocando o nome do Senhor Jesus, negando a nossa alma e nos deixar ser guiados pelo Espírito.

    Jesus Cristo é o Senhor!!!

  4. Obedecer aos pastores sim, desde que o que eles estão dizendo esteja em consonância com a Bíblia Sagrada. Todos os pastores são humanos, portanto, falhos. Não sigo a homens, sigo a Deus. Não há nenhum sumosacerdote humano sobre a minha vida: NÓS SOMOS O SACERDOCIO REAL.
    Paz a todos.
    Acesse : Fora da Caixinha
  5. MEU IRMÃO QUERIDO…EU SEI QUE O MINISTERIO DE PASTORES AOS HOMENS E CONSTITUIDO POR DEUS. O PROPRIO CRISTO DISSE EIS QUE TENHO OUTRAS OVELHAS EM OUTROS APRISCOS. MAS SINCERAMENTE…EU JAMAIS ADOTARIA UM PECADOR ….PARA ME APASCENTAR…..MEU PASTOR É UNICAMENTE JESUS CRISTO….EU PENSO NELE 24 HORAS POR DIA….EU NÃO SIGO VOZES ESTRANHAS…RESPEITO MEUS IRMÃOS…QUE PASTOREIAM….MAS NEM SEMPRE ELES SÃO VERDADEIROS….NEM SEMPRE ELES ESTÃO PREGANDO AS VERDADES…TANTO É QUE HOJE TEMOS MAIS DE MIL RAMIFICAÇÕES DE IGREJAS EVANGELICAS…TODAS LIDERADAS POR PASTORES….E TODAS SÃO DIVERGENTES….NÃO CONCORCORDAM NEM COM A OUTRA…..TEMOS QUE OBEDECER O PASTOR JESUS CRISTO….E CUIDADO COM OS PASTORES , LIDERES QUE ESTÃO POSTOS A FRENTE DO REBANHO….POIS ELES PODE SER LOBOS….E SE TRANSFIGURAR EM ANJOS DE LUZ……ISSO E MUITO PERIGOSO….PREFIRO NÃO CORRER ESSE RISCO…ME PERDOE….MAS EU GOSTARIA MUITO DE PARTICIPAR DO SEU BLOG…..ADOTAR UM PECADOR COMO PASTOR PODE SER MUITO PERIGOSO.
  6. maria nelita oliveira diz:
    estou acessando pela primeira ves este blog.estou muito satisfeita pelo que estou lendo.sou uma jovem convertida em uma comunidade pentecostal.concordo quando no comentario aborda o assunto que devemos obediencia ao pastor.so que muitos irmaos pensan que o lider da igreja. e muitas veses e conveniente a este lider.e por isso deixan as coisas acontecer.so que se nao respeitamos pai e mae que e um dos madamentos biblicos como jesus vai operar em minha vida.o meu pastor que eu devo obediencia chama jesus cristo.
  7. Charles diz:
    I think that comply is a better choice of words that “Obey”. Obey implies subservience. We should should not put ourselves below our pastors. As another commenter noted, pastors are human just liek the rest of us and therefore have flaws (just like the rest of us). Use your judgement. Your inner voice, combined with Gods message will show you the correct path.
    Acesse : Interviewing An SEO Firm
  8. Realmente,eu tenho razão,entendi, Deus não age na nossa razão ou lógica.Obrigado pela resposta.
  9. rosanagou diz:
    Pirei…desculpe,não estou acostumada com essas novas tecnologias…

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Mostrar um dos meus últimos posts