O que é impureza sexual?

bed-time.jpg
photo credit: PoppyW

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,” (Gálatas 5 : 19)

“Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.” (Efésios 4 : 19)

“Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos;” (Efésios 5 : 3)

Um dos motivos que me fazem sempre ficar com um pé atrás com sites cristãos que falam sobre sexo é que, as vezes, alguns evangélicos acabam exagerando ao interpretar o que seria impureza ou pecado sexual.

Compreendo que, pela Palavra, impureza sexual se resuma a sexo feito sem amor, tratando o parceiro como um objeto.

Não vejo Deus dando mandamentos acerca do sexo apenas porque lhe deu vontade de proibir algo e sim porque ele sabe que se a pessoa fizer o contrário do que ensina sofrerá ou fará sofrer a outros.

Paulo diz que sem amor nada nos adianta e isso se refere ao sexo também.

Se alguém tem intimidade com outra pessoa sem amor, apenas por tesão ou atração física, este está tratando o outro como objeto e aí sim está pecando, porém isso não se aplica nunca a duas pessoas que se amem e que queiram ter uma vida juntos, nem a uma pessoa que já passou da puberdade e por isso sente desejos sexuais e tenta aliviá-los de forma alternativa até que possa ter alguém.

“O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.” (Romanos 13 : 10)

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo.Estudo Psicologia no Instituto de Ensino Superior de Catanduva (FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva.Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento.Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho.Gosto de livros, filmes, gibis, jogos e brinquedos.
Marcado , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

18 Responses to O que é impureza sexual?

  1. A impureza vai de dentro pra fora. Tudo que é praticado com amor tende a ser puro. (Entenda “tudo” como sendo tudo que é baseado nos preceitos de Deus)

    Acredito que não haja impureza sexual entre um casal que se ama.

    Thiago Rodrigo’s last blog post..Pescando peixes difíceis

  2. Rap diz:
    Com certeza maior lascívia é o sexo sem amor…

    Rap’s last blog post..Meme e selos

  3. pedrotxp diz:
    “nem a uma pessoa que já passou da puberdade e por isso sente desejos sexuais e tenta aliviá-los de forma alternativa até que possa ter alguém.”

    Como assim ? você é a favor da masturbação?

    pedrotxp’s last blog post..Primeiras fotos, Snake Eyes do G.I Joe!

  4. “Compreendo que, pela Palavra, impureza sexual se resuma a sexo feito sem amor, tratando o parceiro como um objeto.”

    Por mim você falou tudo meu caro. Parabéns pelo texto.

    Thiago Mobilon’s last blog post..O SAP Forum é um evento sustentável?

  5. Rute diz:
    Ai, ai da distorção da palavra de Deus, como já dizia na segunda carta de Pedro, que os que fazem, fazem para a sua própria perdição… Deus é santo, e nos compete imitá-lo, perfeitos não somos, mas se o buscarmos de todo o coração, melhoraremos e muito a nossa velha natureza pecaminosa.
    Na minha opinião, um jovem que anda com Deus, e se preocupa com a sua obra aqui na terra, tem toda a sua atenção focada em algo que lhe faça bem. Impuros são todos aqueles que praticam o sexo sem a aliança do casamento, pois o sexo foi criado por Deus como uma benção para os casados. Toda a relação fora dele, ou é adultério ou é fornicação. O mundo ensina tudo contrário à vontade de Deus, pois ele é governado pelo pai da mentira, a saber o diabo. Portanto todas as suas obras são más. Aquele que diz que ama à Deus, cumpre com prazer os seus mandamentos. Devemos ter a calma de sabermos que na hora certa, Deus terá a pessoa certa à nos oferecer, ninguém morrerá sem tem o prazer de provar de algo tão maravilhoso criado por Deus. Esta estória diabólica, de que devemos experimentar tudo e todos nada mais é do que obra do inimigo, e aí do “crente” que se deixa enganar… Pois ele, conseguiu enganar direitinho o primeiro casal, e onde fomos parar? Bem, sabemos muito bem.
  6. Roberto diz:
    Obrigado a todos pelos comentários. :D
    Voltem sempre.
    Abraços.
  7. Pingback: Silas Malafaia no congresso dos Gideões de 2008 » Blog do Roberto Soares

  8. batista diz:
    Ninguém morrerá sem antes ter o prazer de provar de algo tão maravilhoso criado por Deus? bom se fosse assim, desse modo alguns adolescentes conhecidos meus ainda estariam vivos.esperando pra se casarem. nesta vida existem coisas que parecem impossíveis mas não são. não precisamos provar de tudo e de todos. certas coisas nos são lícitas por Deus mas ilícitas pelos homens.Cristo já advertiu pra não seguir doutrina de homens. Se voce acha que só sexo entre casados é valido, voce não sabe os tipos de casamento que existem por aí… casamento por dinheiro,por tesão, por pressa, por interesse, por ostentação, por diversão… o que voce diria se o seu pai trocasse sua mãe por sua empregada só porque ela é mais bonita e mais nova? sua consciencia certamente lhe diria que esse casamento não poderia ser abençoado por Deus.
    • luis diz:
      Muitas pessoas tendem a criar um ‘personal deus’, um deus em que o certo é o que a pessoa acha.
      o que tem haver casamentos por diheiro, ou casamento por interesse com o tema ‘inpureza sexual’ ?.
      quer dizer que só por quê existe tudo isso (casamento por interesse por exemplo), se pode praticar impureza sexual ?
      impureza sexual não é sexo fora do casamento (isso é adulterio). impureza sexual não é sexo entre solteiros (isso é fornicação). impureza sexual não é sexo entre pessoas do mesmo sexo (isso é afeminado ou pratica homossexual). pra mim impureza sexual é sexo oral e sexo anal entre um homem e mulher independentemente se são casados ou não.

      Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
      Cap. 1 Coríntios 6, verso 9 e 10:

      9 – Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? (o injusto é aquele que não pratica a Palavra de Deus, que é JUSTIÇA)

      10 – Não erreis: nem os devassos (quem pratica sexo oral e anal pode estar aqui : DEVASSO), nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

      PS : se o meu pai trocasse a minha mão por uma empregada doméstica, eu oraria por ele e pregaria pr ele. diria a ele que se ele não se arrependesse ele iria ficar fora do Reino de Deus, pois cometeu provavelmente adulterio.
      então, temos que orar, pregar, pois vai doer muito mais ver um pai ‘ardendo em chamas no inferno’ do que ver a mãe sofrendo pela separação. logo, tem que pregar e pregar a Palavra de Deus. Que Deus preteja a família de todos nós.

  9. Rodrigo diz:
    aliviar desjos sexuais de forma alternativa??? Vai aliviar a tensão com Jesus entreque a ele todas as suas ansiedades.Seguir Jesus e so pra que quer mesmo;Temos que renunciar nossas voltades quando solteiros; e quando casados temos que fugir do Adulterio; So o Espirito Santo para nos ajudar a Caminhar.Busque- mos a Unção de DEus em nossas Vidas
  10. Rodrigo diz:
    e bom que não peque-mos mais se pecarmos vamos pedir perdão a DEus .Buscar entendimento do Espirito
  11. odenir diz:
    É engraçado como os Adâmicos torcem as palavras para seus próprios desejos,
    “só gostaria de saber qual a finalidade do sexo”
    rrsrs
  12. rosangela diz:
    :
    SEXO, um Pecado?

    “Nos últimos dias haverá tempos difíceis. Pois os homens serão egoísta, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes… Não terão amor para com os outros e serão duros, caluniadores, sem domínio próprio; violentos e inimigos do bem. Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus. Terão a forma exterior da nossa religião, mas rejeitarão o seu verdadeiro poder. Afaste-se dessa gente. Alguns deles entram nas casas e conseguem dominar mulheres fracas, que estão cheias de pecado e que são levadas por toda espécie de desejos.” 2Tm 3.1-6

    O Homem foi criado por Deus (de forma alguma, uma versão melhorada do macaco, como afirma a ciência), para a manifestação de Sua glória (Jo 14.15,23); isto é possível quando a criatura reconhece a soberania do Criador, abandonando o pecado e tomando posse do sacrifício de Cristo (Ef 2.10; 2Co 5.17; 7.1). A vida de retidão transforma o corpo em templo, habitação do Espírito Santo. A presença do Espírito na vida humana a faz resplandecente e a agracia com os dons, autoridade e poder para manifestar o Reino de Deus.

    O diabo odeia profundamente ao Criador e criatura. Ele possui perfeita noção do cuidado e da grandiosidade do amor do Senhor para com a vida humana. Esta situação o deixa profundamente irado e, planos são traçados no reino das trevas visando à destruição do homem. O inimigo reconhece que o fim se aproxima, – tem convicção que o Senhor está voltando – e não perde tempo, trabalha incansavelmente para o desenrolar do plano destrutivo. As frentes de ações do maligno são amplas, por exemplo:

    Na área espiritual:
    A proliferação de cultos contrários aos princípios Bíblicos é assustador; inclusive o surgimento e disseminação de religiões declaradamente satânicas. A TV tornou-se um veículo poderosamente usado na propagação de tais princípios, a cada momento depara-se com um “feiticeiro” de plantão, mostrando o futuro ou aconselhando as pessoas.

    Na sociedade:
    Os problemas sociais são os mais diversos possíveis (fome, falta de moradia, emprego, violência, etc.), com ênfase na degradação moral. O sexo é usado sabiamente pelo diabo e através dele inúmeras vidas são aprisionadas pelas corrente da imoralidade. Os pecados sexuais são cada vez mais comuns.

    O sexo é verdadeiramente ruim?
    De formal alguma! É um canal de prazer deixado por Deus aos homens e quando praticado de forma normal e natural e dentro de uma união conjugal é totalmente aceitável. O sexo foi criado por Deus visando à procriação, como é comum a todos os animais. Mas, ao ser humano o Eterno permitiu que além da idéia principal de procriação, as relações sexuais fossem fonte de prazer e que naturalmente complementasse a vida conjugal (sexo, abençoado, apenas no casamento). O diabo aproveitou-se da situação e plantou nos corações a malícia, que desencadeia toda uma série de desejos imundos, fortes o suficiente para escravizar o homem. A mulher tornou-se nas mãos do inimigo um objeto, sedutor, cuja imagem é usada em quase todas as áreas. Na TV, a sensualidade e o erotismo são usados para aumentar os índices de audiência e para vender todo tipo de objetos –de pneu a arroz!
    Veja a seguir alguns pontos importantes sobre o sexo:

    a) Deve ser praticado pelos meios naturais: (Rm 1.24-27; 6.19; Ef 4.19; Hb 13.4; 2Pe 2.10). É facilmente comprovada pela ciência a função de cada órgão de nosso corpo. E os órgãos que foram criados por Deus para as relações sexuais, são a vagina e o pênis. Um foi feito para o outro.
    1) O sexo oral & Anal – é fruto da impureza, gerada pela carne. “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia…” Gl 5.19 (Impureza – no sentido moral: impureza proveniente de desejos sexuais, luxuria, vida devassa; Lascívia – Conduta vergonhosa, como sensualidade, imoralidade sexual, libertinagem, luxúria). É impossível tal prática, sem que a carne esteja totalmente tomada por sentimentos poucos nobres.
    2) Masturbação – Não resta-nos dúvidas quanto a pecabilidade desta pratica, ela se enquadra nitidamente entre os frutos produzidos pela carne (Veja mais sobre masturbação, clique aqui).

    Nossa vida é o templo, habitação, do Espírito Santo e todos os atos pecaminosos cometidos resultam em sujeiras que invadem a casa do Espírito, provocando o Seu afastamento.
    “Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” 1Co 6.18-20
    É preciso a consciência que a vida não é nossa, somos resgatados pelo Eterno para sermos segundo a Sua vontade e instrumentos na manifestação de Sua glória. O impulso de pecar tem a sua origem na mente, são os pensamentos impuros sugestionados pela carne ou pelo próprio inimigo e a prática destes produz o pecado. Todos nós estamos sujeitos aos pensamentos contrários à vontade do Pai, mas, como servos não devemos permitir que eles cresçam e tome todo o nosso ser. É preciso evitar todas as formas que desperta na vida tais desejos imundos, por exemplo: sites pornográficos / eróticos; filmes eróticos; revistas; conversar sobre o tema com amigos e tudo mais que desperta a nossa carne para os desejos impuros. A recomendação é: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” Fp 4:8

    b) Sexo, exclusivamente no casamento: (Mt 5.27,28; 1Co 7.2,5; At 15.29; 1Co 7.2) O Sexo é uma benção deixada por Deus aos homens para ser praticada exclusivamente dentro da união conjugal. Sua prática fora do casamento é pecado!

    c) Inaceitável no namoro / noivado: (Gl 5.19; 1Co 6.18; Ef 5.3; Cl 3.5) A impureza é um pecado sexual. Todos os atos impuros praticados entre casais não casados é fruto da carne. A fornicação é um pecado! Com certeza não vamos encontrar na Bíblia um texto que literalmente faça alusão às práticas sexuais impuras de uma forma explicita; mas, no conjunto da Palavra, facilmente vemos que tudo aquilo que é praticado de uma forma antinatural ou impura é errado.

    A Palavra do Senhor é assim mesmo, simples e de fácil entendimento. Para que todos que a lêem, possam praticá-la (Mt 11.25; 1Co 2.1-5). As controvérsias existentes no meio cristão sobre o assunto, têm suas origens em vidas que se deixam influenciar pelos espíritos maus e buscam dar vazão aos desejos da carne.
    Devemos dar lugar ao Espírito de Deus, jamais aos espíritos malignos. O amor a Deus e a santidade no viver, é indispensável.

    4 Fev. | Excluir

    • Chissumba diz:
      Querida falaste muito e disseste também muito mas como as coisas temdem a se degradar nós queremos nos sufocar. se eu disser q os lábios da minha esposa são escitante? pra ti é pecado. se a minha esposa estimular meus orgãos vc chama de anti- Natural, qrida subjectivamente preliminar para vc já é do Diaboooo.
      Eu tenho sempre o conseito d que o diabo ja esta destinado, estime mais ele o que estamos a passar já foi pre-escrito deixa de ajudar a Deus não precisa disto. ao querer espiritualizar as coisas vc se contradis c/a tua propria vivencia. ENTENDO A TUA INTEINÇÃO.
  13. Sal Ipsen diz:
    Que otimo Post. Acabou com algumas duvidas que tinha a algum tempo. obrigado!!
  14. estevao diz:
    Queres dizer que se Maria e José se acariciassem sem consumação do acto sexual não estariam a ser impuros? acho o teu conceito sobre a impureza com muita pouca autoridade (bíblica). a impureza é qualquer comportamento indecente, ilícito, que é prova de que não estamos fugindo ou tentando fugir da fornicação. todo mundo tem a desculpa de que a relação é para valer; daí que ser aceitavel a impureza para quem deseja ter relação séria reflete sabedoria terrena não a de cima. um cristão não se deve comportar indecentemente contra a sua virgindade. tal comportamento é impuro e não agrada a Deus. a santidade e a castidade são essencias para uma vida INTEGRA ao Todo Poderoso que exige tal de nós. o excitamento sexual é sempre errado (amortecei os membros do vosso corpo que estão na terra com respeito a…), pelo menos para um cristão que se preze. quem afinal pode deliciar-se dos atrativos duma relação? SOMENTE os cristãos casados.
    • Eu falei em algum momento sobre consumação do ato?

      Acha que sua interpretação tem mais autoridade bíblica?

      Conseguiria mostrar versos que comprovem seu pensamento ou acha que deve ser mais bíblico porque foi assim que aprendeu de alguém e acha que a pessoa não te ensinaria errado?

  15. intransgressivo diz:
    …Atrativos de uma relação somente para casados. mas qual casamento? 1′ 2′ 3′ 4′ e pensando na esposa ou na empregada na hora h? E o que dizer dos rejeitados que passam mais de uma década procurando alguém mas não encontraram? e se comprarem uma vagina artificial ou uma boneca inflável poderão usar ou isso e’ ilícito? quer dizer que os abandonados devem usar o penis só para urinar? pimenta nos olhos dos outros e refresco. palavras da sabedoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Mostrar um dos meus últimos posts