O que é casamento, afinal ?

Há muitas interpretações no meio “evangélico” sobre o que seria o casamento, há quem pense em casamento com algo que acontece a partir de uma cerimônia religiosa, outros que pensam que para o casamento acontecer é preciso se registrar na terra (casamento civil), o que faz com que seja registrado automaticamente no céu.

Por isso toda a neurose relacionado a temas como sexo antes do casamento, impureza sexual, fornicação, adultério e etc.

Pensar em casamento como algo que começa através de um assinatura ou de um ritual humano acaba gerando essa idéia ridícula de limites no relacionamento.

Assim quem gosta, fica obrigado a não expressar todo o seu amor, porque o módulo casamento ainda não foi “ativado”.

Assim quem ama fica obrigado a esperar até a “ativação” que só pode ser feita por outro (afinal, não cansam de citar, quem ama espera).

Casamento, nesse modo de pensar, passa a depender dos caprichos de outras pessoas para existir, seja de um homem que decide ou não um casamento com uma assinatura ou de um outro que serve como mediador entre os noivos e Deus.

Graças a Deus, o casamento bíblico não é complicado nem burocrático.

Casamento bíblico é simples assim:

“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” (Gênesis 2 : 24)

Sim, o casamento é algo que acontece no simples apegar, ajuntar, não dependendo de mais nada nem de ninguém.

Casamento perante Deus acontece naturalmente e é fruto de amor e compromisso.

O resto é costume humano.

Esse texto faz parte da blogagem inédita.

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo.Estudo Psicologia no Instituto de Ensino Superior de Catanduva (FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva.Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento.Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho.Gosto de livros, filmes, gibis, jogos e brinquedos.
Marcado , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

71 Responses to O que é casamento, afinal ?

  1. Caro Roberto

    Realmente, a essência do casamento é muito simples. Mas o assunto é muito complicado. Casamento deveria ser uma união eterna, mas nós estamos confundindo as coisas, estamos “casando” pra satisfazer nossas vontades carnais (vontades que todos nós temos), e quando a vontade de satisfazer a carne passa, o “casamento” acaba.

    Quando o amor comanda a decisão de casar, Deus não precisa de papéis pra abençoar a união. Mas se a decisão for pela carne… aí complica.

    Deus te abençoe.

    Thiago Rodrigo’s last blog post..A recíproca nem sempre é verdadeira

  2. Cidão diz:
    Para mim casamento se resume a duas palavras: Prisão e terror!

    Cidão’s last blog post..As aparências enganam?

  3. Roberto diz:
    Cidão

    😀 Imagino que esteja se referindo ao casamento civil, certo?

  4. Olá. Não conhecia seu blog, vim pelo Blogagem Inédita.
    Concordo que a essência do casar está no compromisso que homem e mulher assumem – o resto é firula. Mas não acho isso uma coisa ruim; ao contrário, adoro o ritual do casamento.
    Chamar os amigos, assumir o compromisso na frente de todo mundo e festejar por horas com seus queridos a união que foi “oficializada”. Isso não deve ser obrigação, deve ser um momento de felicidade e celebração.
    Um abraço
  5. Roberto diz:
    Olá Cíntia.

    Realmente o ritual e o casamento civil não são maus por si só, são neutros.
    Para quem gosta é bom e para quem não gosta pode parecer ruim, o importante apenas é que não se confunda o símbolo com a essência.
    Obrigado pelo comentário.
    Abraço.

  6. Pingback: O que é casamento, afinal ? « Vida de Cachorro

  7. Priscila diz:
    OOooiii,
    Adorei o blog!
    Ei, visita a gente também:

    http://tdpersonalizado.blogspot.com

    Lá tem coisas que são uma gracinha! Vale a pena conferir!

    Beijos

  8. crislaine diz:
    O CASAMENTO É A UNIÃO DE DUAS PESSOAS QUE SE AMA E ESTÁ EM ACORDO QUE VÃO VIVER ETERNAMENTE E SOMENTE A MORTE OS SEPARA NÃO DEVE EXISTIR CIÚMES E DEVE HAVER TODOS OS DIAS COMPANHERISMO E CONFIANÇA ASSIM É SÓ DEIXAR O BARCO ROLAR!!!!
  9. sergio belarmino diz:
    Olha rapaz, você está completamente enganado a respeito deste assunto e teve a infelicidade de comentar um assunto de vital importancia interpretando por si só. a biblia diz que nenhum assunto bíblico é de particular interpretação 2Pe 1:20. O casamento é coisa séria pois significa o eterno enlace de Cristo com a Igreja. Deus é Santo e exige de nós um compromisso. O casamento civil e religioso é uma cerimonia que agrada à Deus. O sexo antes do casamento é fornicação e fora do casamento é adultério, Os adúlteros e os fornicadores são os principais disseminadores das DSTs exatamente pela falta de compromisso acompanhada da liberalidade desenfreiada. O apóstolo Paulo não apenas considera a fornicação um daqueles atos “manifestos” da carne, mas também o põe no topo da lista “carnal” de Gálatas 5:19-21 e raramente escreve a seus irmãos de várias regiões do mundo sem alguma admoestação especial para que a evitem (veja Romanos 13:13; Efésios 3:3-4; Colossenses 3:5; 1 Tessalonicenses 4:3). Ele insistiu com os coríntios para que “fugissem da fornicação”, explicando que “qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo” (1 Coríntios 6:18). As intimidades sexuais fora do compromisso de amor do casamento contradizem ao propósito para o qual o corpo foi criado. Por serem contra a natureza, não podem deixar de ter conseqüências prejudiciais sobre o homem em geral. A grande diferença entre eu e você é que você fala por conta própria e eu falo baseado na bíblia, e não é preciso ter muita instrução para entender este assunto, a menos que você não acredite nas escrituras.
    • Roberto diz:
      Meu amigo, você acha que eu não falei da Bíblia só porque não citei um versículo por linha?

      Se leu direito o texto, viu que eu não falei contra o casamento, só falei sobre o significado bíblico dele, o que realmente vale diante de Deus.

      Você pode provar biblicamente que casamento diante de Deus só vale se for documentado e feito por um pastor?

      Quem está falando por conta própria é você, pois não tem bases bíblicas para discordar de mim nisso.

      Um abraço.

  10. Roberto Soares diz:
    Casamento= Dormindo com o inimigo.
    • mayara diz:
      so se for para vc , que nao da serto com casamento. para mim casamento é quase tudo vc dividi sua vida com outra pessoa dividi amor carinho, harmonia etc….

      me desculpe mas muitos casamentos não dão certos pois hoje em dia as pessoas não confiam uns nos outros e acho que antes de pensar em se casar a pessoa tem que conhecer muito bem seu parceiro.

      ára depois nao se arrepenfer.

      e o que vc respondeu eu nao concofrdei.

  11. Júnior diz:
    Bom, posso estar errado mas, em toda a Bíblia, mesmo lá no velho testamento onde não havia casamento de “papel passado”, a união era tornada legítima por algum meio legal. Não importa como mas algo era feito para que aquela união fosse reconhecida no contexto social. O casamento sempre foi um ato público, e não somente “individual”(entre aspas por q são dois envolvidos).
  12. Tadeu diz:
    Na biblia pelo que pude perceber não existe nenhum relato sobre como deve ser o cerimonial a respeito do casamento, digo, usar alianças, celebração por um pastor, enfim, afinal como é esse casamento cristão..??
    Pois tenho reparado que os irmãos seguem o cerimonial da igreja Apostólica Romana, como alianças, noivados, celebração em igrejas, a mulher casa-se vestida de branco, enfim, torno a perguntar como é realizado o verdadeiro casamento cristão, evangélico…???
  13. Evandro diz:
    Sou casado há 10 anos,estou com minha hoje esposa há 19 anos.Sinceramente eu casei só por sexo e nunca escondi isso,a vida se mostrou interessante depois.Penso em sexo a maio parte do tempo,será que isso é normal?
  14. Alex diz:
    Oi Evandro, no seu post voce nao deixa muito claro uma coisa importante, voce pensa em sexo a maior parte do tempo com a sua esposa ou com o mundo inteiro, se for apenas com a sua esposa entao voce e apenas uma pessoa com a libido mais alta que outras e voce e sua esposa precisam concordar em uma certa quantidade de vezes durante a semana que seja satisfatoria para os dois, mas mais do que isso verificar se a qualidade esta boa para os dois. Mas se o que voce esta dizendo e que voce nao esta nunca satisfeito mesmo depois de fazer amor com a sua esposta entao isso significa que voce ainda nao se abriu para o sexo de verdade. Ainda nao entendeu o prazer do sexo com a pessoa amada e ainda tem o sexo apenas como alguma forcada para satisfazer seus desejos carnais. Pelo que parece voce e evangelico e religioso, pois disse que casou por sexo, e no mundo real nao se precisa casar para se ter sexo apenas no mundo ilusorio da religiao (quer crista, quer mussulmana, quer judia). Outra coisa esses 9 anos de namoro onde voce lutou contra o desejo do sexo mas nao podia ter pois se condenava, deve ter causado um grande trauma tanto em voce quanto nela e isso termina em fazer com que nos nos fechemos a verdadeira experiencia do sexo e continuemos vendo o sexo como um adolescente ve, portanto, eu acho que voce deve procurar um bom psicologo para tratar esses traumas, sua culpa religiosa em relacao ao sexo e coisas relacionadas a ele (imagino que tenha tambem muito problema com pornografia e tambem se culpa por isso) e para te guiar no caminho da maturidade da sua vida sexual. Pois para uma pessoa maduara e com um pareceiro que ama, o sexo e um momento de loucura, desejo intenso mas que quando acaba e um porto seguro, um relaxamento e um momento de paz quer deve durar pelo menos de umas 24 a 48 horas. Abracos Alex
  15. jose carlos diz:
    irmãos quando Paulo falou que é melhor casar do que abrasar-se falou aos solteiros e não a outro qualquer, não tem como casado uma vez separar-se e casar de novo é fornicação e adulterio de qualquer jeito, quando se cola duas folhas de papel vc não as consegue restaurá-las mais assim é o casamento é uma uniao eterna, não se esqueçam que a mulher veio da costela do homem e para lá voltara agora o mundo e as denominações estão fazendo o homem, de certa forma envolver-se com a doutrina darwinista de evolucionismo não se comenta mas por baixo do pano é assim que está acontecendo e ninguém vê, a muitos pastores fazendo e abençoando casais separados em um novo casamento, vai ser um sufoco e não quero estar na pele destes ministros do erro que estão transformando a PALAVRA em MENTIRA uma vez casado casado para sempre por isso luto com DEUS para ter o meu para sempre, quem quer ensinar errado continue ensinando e irão pagar um justo preço pela desobediencia principalmente por dar ouvido a falsos mestres que se passam por “pastores”
  16. jose carlos diz:
    meu coração treme ao ver pessoas que se dizem de DEUS ensinando doutrinas humanas aprendido em escolas de TEOLOGIA teologia leva o crente direto para o inferno, são crentes sociais de movimentos, shows, tem um pastor na televisão não vou falar o nome mas DEUS “YESHUA HÁ MASHIAC “SABE QUEM É QUE SE ALGUEM PERGUNTA ALGO DO APOCALIPSE DIZ QUE NÃO SABE NADA E FALA DAQUELES QUE PELO MENOS NÃO SE ESCONDEM E PROCURAM FALAR ALGUMA COISA, ( (APOCALIPSE Cap: 1)

    AP 1:1 – REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;
    AP 1:2 – O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.
    AP 1:3 – Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
    AP 1:4 – João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;
    AP 1:5 – E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,
    AP 1:6 – E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.
    AP 1:7 – Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.

  17. jose carlos diz:
    hoje quando se lê um livro lá esta JESUS “YESHUA” quando se liga a tv lá tb está ELE, todo o olho o está vendo, os satélites estão muito acima das nuvens fora da terra trazendo-o a todos os lugares, ELE é a PALAVRA o VERBO, hoje ELE está fazendo a ceifa, é o ultimo instante da igreja, e estão esperando um outro momento perdidos pecadores que somos não conseguem ver os sinais, como está escrito em JeReMiAs 8:7 – Até a cegonha no céu conhece os seus tempos determinados; e a rola, e o grou e a andorinha observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece o juízo do SENHOR.
    JR 8:8 – Como, pois, dizeis: Nós somos sábios, e a lei do SENHOR está conosco? Eis que em vão tem trabalhado a falsa pena dos escribas.
    “( 1:7 – Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.)”
  18. Juliana diz:
    MEU SONHO É CASAR…ESSE TAL DE CIDÃO QUE DISSE QUE CASAMENTO É PRISÃO E TERROR, NÃO DEVE CONHECER UM VERDADEIRO CASAMENTO ABENÇOADO E SELADO PELA BENÇÃO DE DEUS…O ABSURDO DO MUNDO DE HOJE É ISSO AÍ QUE AS PESSOAS DIZEM, ESSA VISÃO DISTORCIDA SOBRE UMA BENÇÃO QUE VEM DE DEUS…UMA COISA QUE COMEÇA ERRADA E NAUM PROCURA SE CONCERTAR COM CERTEZA TERMINA ERRADA
    MAS QUANDO DEUS ESTÁ NO CENTRO DO RELACIONAMENTO E AMBOS FAZEM A VONTADE DELE TUDO VAI BEM E O NOME DO SENHOR É GLORIFICADO!!DEUS É FIEL…
    EU NUNCA CASEI MAS TENHO CERTEZA DE QUE QUANDO ME CASAR VAI SER UMAS DAS MAIORES BENÇAOS DA MINHA VIDA!!
  19. ca diz:
    casamento e algo realmente muito sério,Deus quer que tenhamos isso em nossos sonhos e confiamos e esperamos o momento certo, pois sendo assim orando e buscando a voz do senhor o obedecendo de coração
    ele realmente lhe dará sabedoria e te livrará de laços.
    pois muitos dizem amar e estar pronto pra casar, mas não oram e correm de ouvir a voz de Deus,pelo motivo de tanto quererem nem teêm coragem de falar senhor é da tua vontade de eu casar agora me responde? ou nem esperam a resposta as vezes o silêncio de Deus é um não ou um livramento ou não é o momento!pois a palavra de DEus diz buscai em primeiro lugar o seu reino e justiça e todas as outras coisas vos serão acrescentadas,muitos querem casar e ficam aguniados culpando o Senhor por não abençoar com emprego,casa,ou até um noivo pra casar,mas não se proucupam em obedecer a palavra de Deus, mortificai a carne,honra teu pai e tua mãe,primeiro lugar buscai o meu reino,não querem fazer a obra de deus que é nossa missão,nem pra evangelizar um amigo que as já ouviu a palavra e desistem de evangelizar
    nem lembram que jesus derramou seu sangue pelas nossas vidas!
    e ficam a senhor quero casar,não aguento meus pais ou esse é meu sonho,ou até promete de trabalhar na igreja se deus der um casamento, mas não é assim deus não se agrada disso!
    não aprova quem vive e respira ansiedade,entrega o teu caminho ao senhor e o mas ele fará,busque ele de todo coração e tudo tem seu tempo ecles.cap.03 não apresse as coisas na sua vida, quando os sinais chegarem é a resposta de Deus! Muitos sofrem e ficam depois culpando Deus, foi resultado da sua decisão precipitada(ansiedade)e ele permite se você ensistir,cuidado procure saber sobre a vontade permissiva de Deus! sabe por q to falando isso por q muitos teêm um casamento frustrado se separam e sofrem outros merrem espiritualmente,acabam perdendoa salvação de pecar contra o senhor!
    vigie,ore e espere no senhor!
  20. Fernando diz:
    Ola tudo bem? tenho um certa duvida, Sou louco de paixao pela minha namorada, nos vamos nos casar, mais ainda falta a grana! ja levamos uma vida de casados entre aspas, ou seja da forma como convivemos um com o outro
    o que eu queria saber é podera haver o sexo entre nos?
    Eu ja estou com medo de ficar frustado, valeu e fico no aguardo!
    • Você tem alguma dúvida de que se tivesse o dinheiro casaria com ela?
      Você a ama?
      Você sente que ela tem mesmo o interesse em casar?
      Se a resposta for sim, então creio que não falta mais nada.
      Releia o texto e examine a si mesmo e creio que encontrará a resposta.
      Abraço.
    • Alex diz:
      Ola Fernando,
      Rapaz essa sua pergunta e muito profunda e nao existe uma resposta certa. Cada caso e um caso. O sexo antes do casamente pode ser pecado como pode ser uma bencao. Depende de como as pessoas (e isso nao importa a ninguem de fora do relacionamento) encaram e aceitam isso. Deus disse a Pedro que nada e imundo a nao ser nos olhos de quem come, portanto se voce condena em qualquer coisa, nao faca, mas por outro lado se nao condena coma e beba dos prazeres dessa terra, seja humano e nao super-humano, ande ate onde o seu limite aguenta. Eu posso compartilhar algumas coisas com voce sobre o meu passado, se tiver a fim me procure no msn purgao@hotmail.com. COmo eu disse nao existe uma reposta pois so voce pode decidir isso e as vezes pode decidir alguma coisa que vai se arrepender, mas assim e a vida, Nao vou poder lhe dizer o que fazer mas posso lhe dar alguns insights que eu tive quando na sua situacao. Abracos
  21. ca diz:
    fernando com carinho vou te falar:
    Se essa união é aprovada por Deus e vcs vao se casar
    voce se preocupa em agradar a DEus? você se preocupa em estar em comunhao com espirito santo?
    não se precipite, voce pode parar o agir de Deus!
    uma vez eu ia tomar uma atitude por conta da minha ansiedade, ai DEus falou comigo que ele pode parar de agir ou seja nos abençoar.quando Deus esta no controle ele abencoa, ta desempregado ta faltando grana o senhor é o dono da prata e ouro ele é o Deus da providencia, pode estar faltando FÉ ou pode ser uma resposta de DEUS que não é agora o momento ou não é com ela.
    cuidado toda decisão precipitada tem suas conseguencias. não caia nessa que se ama cai dentro! viva segundo a vontade de DEUS AI VERÁS A RECOMPENSA,eu fui muito recompensada. não busque duvidas aqui e sim em Deus ele sabe o que precisas e é fiel.um abraço
    leia depois em:
    romanos cap08 ao 10
    jesus te ama ame a ele e busque-o não vos conformeis com esse mundo!
    um abraço
  22. Alex diz:
    Ola Fernando,
    Rapaz essa sua pergunta e muito profunda e nao existe uma resposta certa. Cada caso e um caso. O sexo antes do casamente pode ser pecado como pode ser uma bencao. Depende de como as pessoas (e isso nao importa a ninguem de fora do relacionamento) encaram e aceitam isso. Deus disse a Pedro que nada e imundo a nao ser nos olhos de quem come, portanto se voce condena em qualquer coisa, nao faca, mas por outro lado se nao condena coma e beba dos prazeres dessa terra, seja humano e nao super-humano, ande ate onde o seu limite aguenta. Eu posso compartilhar algumas coisas com voce sobre o meu passado, se tiver a fim me procure no msn purgao@hotmail.com. COmo eu disse nao existe uma reposta pois so voce pode decidir isso e as vezes pode decidir alguma coisa que vai se arrepender, mas assim e a vida, Nao vou poder lhe dizer o que fazer mas posso lhe dar alguns insights que eu tive quando na sua situacao. Abracos
  23. Alex diz:
    E para todos voces nesse site que vivem dizendo que se nos se fizermos isso Deus, vai ser fiel, se deixarmos de fazer aquilo Deus vai Recompensar . . . que Teologia e essa onde o criador reage de acordo com o que a criacao faz ! Que loucura filosofica e essa ? Entao agora o amor de Deus por nos, ou as suas bencaos sao dependentes do que a gente faz, ou como a gente age, ou se pecamos mais ou menos ?? Voce acha mesmo que se voce deixar de se masturbar isso vai fazer com que Deus ame mais a voce e te abencoe mais do que aquele que nao pensou nisso ? Voce acha que Deus nao ama igual o ladrao e o honesto ? Isso e pensar que Deus e como homem, mas Deus nao eh homem, nao age como homem, nao pensa como homem, nao fica chateado com o homem, nao pune como homem, Deus e Amor, e amor nao exige nada em troca, se nao nao eh amor ! Quando e que nossos pastores vao parar de pregar as regras da biblia e ao inves disso comecar a amar o proximo, entender as fraquesas, sofrer junto, dar comida para quem precisa, colo para quem esta chorando, ou seja, amar ao proximo como a si mesmo e a Deus sobre todas as coias ! Que onda e essa ! !
  24. ca diz:
    quem planta ceifarás, Deus é misericordioso e nos ama do jeito que vc é, mas é facil querer benção sem fazer a vontade de Deus!
    eu não falei que deus abençoa apenas aquele que esta no centro da sua vontade, afinal ele é misericordioso,mas ha ocasiões que o senhor exigi de nós o concerto. na palavra de deus diz que ele é justo ou seja ele faz tambem justiça viva nos prazeres do mundo:prostituição,roubo, mentira e etc que só vai colher coisas ruins pra sua vida. deus se agrada daqueles que seguem os seus mandamentos e abençoa de forma grandiosa aqueles que fazem por merecer e em outras ocasiões abençoa tambem um ladrão ou aquele que o aborrece, mas são poucas vezes que isso acontece, a palavra de DEUS DIZ: QUE AO MESMO SUCEDE AO IMPIO E AO JUSTO.mas isso não quer dizer que se tomamos decisões de viver de uma forma qualquer,tranzando com qualquer só por q ama hoje,e amanha gosta outro(A)ai tranza tambem,por isso que existem tanta gente com DST,deus ama a todos mas se agradam de poucos,por isso a palavra de DEUS diz muitos são chamados e poucos escolhidos)leia em mateus capitulo 22 vers.14
    muitos são chamados para viverem segundo o coração de DEUS,mas poucos são escolhidos para herda os ceus ou mesmo pra serem abençoados aqui nessa vida passageira,porq jesus esta voltando pra buscar a sua igreja revestida de vestes brancas ou seja aqueles que têem verdadeira comunhão espirito santo de DEUS. QUE PENA QUE EXISTEM GENTE ASSIM QUE PROCEDEM PALAVRAS QUE SÃO APLAUSOS DO DIABO QUE VEIO ´PARA MATAR E ROUBAR!
    DEUS É FIEL E AMA A TODOS PENA QUE MUITOS NÃO HERDARAM O REINO DOS CEUS!
    TE AMO JESUS QUE DEU A PROPRIA VIDA POR NÓS!
  25. ca diz:
    HA DEUS É FIEL EM TODAS AS OCASIÕES, NUNCA DEIXA DE SER FIEL PARA AQUELES QUE DUVIDAM DA FIDELIDADE DE DEUS CUIDADO!
    TENHA FÉ( CRER NA PALAVRA DE DEUS BIBLIA) POIS SEM FÉ É IMPOSSIVEL AGRADAR A DEUS!LEIA HEBREUS CAP.11.VERS.06 POR ISSO CREIA E ESPERE NO SENHOR EM 1 PEDRO C.05 V.06 E 07 DIZ LANCE FORA A SUA ANSIEDADE PORQ O SENHOR TEM CUIDADO DE VOZ. ELE SABE O QUE É O MELHOR PARA SEUS FILHOS.EM ROMANOS CAP.12 VS12 DIZ ALEGRAI-VOS NA ESPERANÇA,SEDE PACIENTES NA TRIBULAÇÃO,PERSEVERAI EM ORAÇÃO.ORE QUANDO ESTIVER EM DUVIDA EM MEIO A MOMENTOS DIFICEIS.
    O SENHOR CUIDA DAQUELES QUE ATINGEM OS SEUS SERVOS EM ROMANOS C.12 V19 DIZ:NÃO VOZ VINGUES A VÓZ MESMOS,AMADOS,MAS DAI LUGAR Á IRA,POR QUE ESTA ESCRITO:MINHA É A VINGANÇA;EU RECOMPESAREI DIZ O SENHOR.O SENHOR TE RECOMPESARÁ QUANDO NÃO PRATICAIS VINGANÇA OU SEJA ORE PELOS QUE TE ATINGEM.
    OBRIGADO ROBERTO SOARES PELA OPORTUNIDADE!
    UM A BRAÇO!
  26. ca diz:
    Deus se ira com aqueles que querem retrocer a palavra dele.
    EM JEREMIAS CAP.11 VERS. 08 E 09 DIZ:
    8-UMA FLEXA MORTÍFERA É A LINGUA DELES, FALA ENGANO, COM A SUA BOCA FALA CADA UM DE PAZ COM O SEU COMPANHEIRO,MAS NO SEU INTERIOR ARMA-LHE CILADAS.
    9-PORVENTURA,POR ESTAS COISAS NÃO OS VISITARIA?DIZ O SENHOR,OU NÃO SE VINGARIA A MINHA ALMA DE TAL GENTE COMO ESTA? JEREMIAS 15 E 16:
    PORTANTO ASSIM DIZ O SENHORDOS EXERCITOS,DEUS DE ISRAEL,EIS QUE DAREI DE COMER ALOSNA A ESTE POVO E LHE DAREI A BEBER ÁGUA DE FEL.
    16-E OS ESPALHAREI ENTRE NAÇÕES QUE NÃO CONHECERAM,NEM ELES NEM SEUS PAIS, E MANDAREI A ESPADA APÓS ELES,ATÉ QUE VENHA A CONSUMI-LOS.
    POR ISSO CUIDADO VC QUE FICA ACONSELHANDO PESSOAS BASEANDO NA BIBLIA COM SUAS OPNIÕES DIABOLICAS)NÃO ESTOU JULGANDO DEUS É O JUIZ VC É QUEM SABE SE QUISER CONTINUAR ASSIM, MAS PEDI QUE DEUS ME DESSE UMA PALAVRA,PORTANTO ELE ME DEU JEREMIAS. QUE DEUS ABRA OS OLHOS ESPIRITUAIS DE TODOS EM NOME DE JESUS!
    DEUS NÃO SE AGRADA DE SEPARÃO,NEM DE SEXO ANTES DO CASAMENTO,NEM DE RETROCEDER A PALAVRA DELE QUE É O PIOR!
    A PAZ DO SENHOR AOS SERVOS DE DO DEUS ALTISSIMO!
  27. VIVI diz:
    concordo com vc. em galatas 06 vers. 07 diz POIS AQUILO QUE O HOMEN SEMEAR TAMBEM CEIFARÁ.
    VAI COLHER TUDO DE RUIM QUE TA FAZENDO.
  28. ca diz:
    não miha amiga que se entrometeu aqui em quanto eu tava no tel.por q?
    não preciso fazer isso,pois não quero saber quem concorda ou não. Deus É COMIGO ISSO É QUE IMPORTA, O QUE DEUS PENSA DE MIM É QUE IMPORTA. DEUS É FIEL
  29. ca diz:
    rsrsrsrsrsr
    pense o q quiser rsrsrs
  30. Sergio diz:
    Só uma correção,o casamento religioso é o que dizem ser registrado automaticamente no céu, e não o civil.
    Um Abraço.
    • Isso varia de pessoa para pessoa, há aqueles que consideram o religioso como sendo válido perante Deus, outros dizem que o que vale perante Ele é o civil mesmo…
      Abraço.
      • isa diz:
        meu DEUS, as pessoas precisam ler mais, eu acredito que DEUS olha o que vai em nosso coração, ajutou, morou junto, amigou,sei la tem um monte de nomnes….se as duas partes são honestas, e outra coisa quem garante que DEUS abençou?só porque o pastor consagorou? ou porque tinha um monte de testemunhas??ou o padre abençou?? ninguem sabe. pra mim o bom casamento é aquele sem cobranças, sem exigencias, ciumes ou mentiras, é aquele que os dois se completam sem ser uma obrigação e tolerancia. deve ser duro vc se deitar com alguem e dizer que o ama e ter que cumprir com as obrigações por obrigação…que horror….
  31. Jean de Paula diz:
    Na verdade o importante p/ Deus é o casamento civil.
    MATEUS 16:
    19 dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus.

    Quando casamos no civil estamos ligando uma união matrimonial com outra pessoa na terra, e automaticamente será ligado no céu e obtemos a benção de Deus. Nos convem obedecer as leis do homem, pois fazendo assim estaremos tambem obedecendo a ordem de Deus, visto que tudo vem de cima.

    ROMANOS 13:
    1 Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus.

    Agora quando se fala em religioso nós o fazemos não para obter a benção de Deus,que já anteriormente no civil a recebemos, o fazemos simplesmente por tradição e para agradecermos a Deus pelo matrimônio atraves da oração.

    Obs: Conheço muitas pessoas principalmente evangelicos que devido a condição financeira casam somente no civil e lá mesmo ou em casa o pastor ora p/ eles com a oração de agradecimento.

    Abç

  32. GABRIELA diz:
    o HOMEN esta automaticamente casado aos olhos de deus kuando se junta e formam uma so carne por isso nao me venham com as tretas de k so se pode casar uma vez pela igreja o homem e k inventa tudo e mais alguma coisa e so leis e negociopara o homem
  33. Jean de Paula diz:
    olha ai em a maioria dessas “imagens interessantes”, ai do lado ta na pura carnalidade.

    Através dos frutos conhecereis a diferença entre o que serve a Deus e o que serve a carne.

    MALAQUIAS 03:
    18 Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve.

    MATEUS 07:
    18 Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons.
    20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

    Tenho certeza que não está aprendendo isso com o Pr Caio Fábio, visto que ele é um grande homem de Deus.

    Abç

    • Discordo que a maioria das imagens seja “pura carnalidade” a não ser que você esteja falando do fato das fotos conterem pessoas de carne e osso.

      E, estando eu certo ou errado, realmente o pastor Caio Fábio não tem nada a ver com isso(a minha escolha das imagens).

  34. pamella diz:
    Bom irmão talvez eu tenha entendido errado, mas vc é a favor do ajuntamento de pessoas que podem se casar, mas não oficializam a situação!
    Se for isso leia João 4:5-18
    “Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José.
    E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta.
    Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
    Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.
    Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).
    Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
    Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
    És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?
    Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;
    Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
    Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.
    Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá.
    A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido;
    Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade”
    O que Jesus quis dizer com teve cinco, e o que tens não é teu?
  35. Creio que ele só quis dizer que estava por dentro das coisas e para isso falou conforme o pensamento dela mesma(que achava que o parceiro atual não era marido).

    Mas antes ele mesmo chama o cara de marido ao pedir que ela chame o “marido”.

  36. pamella diz:
    No livro de Mateus 19 do versículo 1 em diante, aonde os fariseus perguntavam a Jesus a respeito do divórcio o proprio Senhor falou que só poderia ser dado carta de divórcio em caso de adultério!
    Que carta seria essa se não fosse preciso oficializar o casamento?
    Eu até entendo aqueles que não se casam porque um esta esperando algum divórcio, mas não compreendo aqueles que podem se casar mas não casam!!!
    Pra mim a falta não oficialização de um casamneto é porque ainda há duvida no que se esta fazendo, se realmente esta disposta a viver com o companheiro o resto da vida, e a biblia afirma “E tudo que não é de fé é pecado” Romanos 14:23
    • Sei que pode parecer estranho para você mas naquele tempo havia somente um documento para o divórcio, não para o casamento.
      • soh_de_passagem diz:
        Sexo antes do casamento é pecado gravíssimo diante de Deus, então se você não aguenta mais esperar, tem que casar não tem desculpas, como a do tipo: mas nós nos amamos muito, ou já nos consideramos casados, é tudo papo furado, por que não vai lá e assinar no civil?
        O casamento realmente não precisa ser no civil num país que não exista essa lei, mas conforme está escrito no Novo Testamento, devemos obedecer as leis dos governos, sem estar no civil para o governo você não está casado, e para Deus será diferente?
        Mas o que vem a ser o casamento?
        Uma celebração, um ato em que se oficializa a união de duas pessoas, uma união de duas famílias, o casamento envolve testemunhas, então para casar no mínimo você precisa oficializar com os pais dos dois, para que todo mundo esteja ciente que agora deixarão o pai e a mãe e serão uma só carne como está escrito.
        Se você já fez sexo com a namorada e não fez isso cometeu pecado gravíssimo: fornicação.
      • Paulinho diz:
        Boa noite Roberto!

        o que está acontecendo é que a maioria das pessoas que leram sua matéria, não entenderam que vc não é contra o casamento, mas sim o que a maioria das pessoas consideram “CASAMENTO”.
        ou seja acham que casamento é… assinatura de uma certidão de casamento,,,,e,,,uma festa para os convidados.

        Eu sou casado graças a DEUS. ( no civil e religioso. como costumam falar). E louvo e agradeço muito a DEUS por minha esposa.
        Uns vêm falar ” o que DEUS uniu não separe o homem” outros dizem que sexo ANTES do casamento é fornicação, porém fornicação é sexo entre pessoas solteiras ou seja duas pessoas descompromissadas, ou seja sexo por esporte e lazer (PROMISCUIDADE). volto a dizer que sou totalmente à favor do casamento ( por tradição). Porém temos casos em que o marido não crente não quer casar de jeito nenhum sob a alegação -estamos juntos há vinte anos e nunca casamos, agora vc qier casar só porque VIROU crente???? de jeito nenhum…..E agora??? o que a irmã faz? Muitos dirão que ela deve deixar o marido, mas será que estes que dizem isso vão sustentar esta irmã? ou ela que deixe o marido e se dane…passe fome etc. agora eu pergunto! Esta irmã está em adultério??? prá mim não! haja visto que ela é fiel ao “marido” há vinte anos, nunca se separaram nunca brigaram e vivem muuuuito bem. (melhor que muitos CASADOS). PERGUNTO esse casal foi DEUS que uniu? Eles se tornaram uma só carne? DEUS tem abençoado esta matrimônio?(vinte anos bem vividos)
        Depois de muito ler a Bíblia eu pude ver que o casamento Bíblico era um compromisso firmado principalmente entre as famílias dos noivos, e em segundo lugar entre os dois noivos, haja visto que eram os pais quem escolhiam os noivos(as) dos filhos. E para aqueles que dizem que devemos obedecer à lei dos homens eu pergunto! Qual a lei (dos homens) que obriga o casamento??? (viver juntos por cinco anos “ou menos” dá à mulher todos os direitos da mulher casada.)

        Então prá concluir minha opinião: Se o casal tem condições de se casar legalmente, se case. Porém se um dos cônjuges não for cristão e não quizer se casar, o outro vai perder o direito de participar ativamente de uma Igreja por este motivo? ou vai se separar?( o que DEUS uniu não separe o homem???? ou igreja ?? ou pastor ?? ou seja lá quem for.) VOLTO A DIZER, SOU CASADO E MUITO BEMMMMM……

  37. isa diz:
    agora decididamente não caso, isso é muito complicado, tudo é pecado.
  38. isa diz:
    agora decididamente não caso, kkkkkkkkkkkkja ta dificil arrumr alguem decente, parece que todo mundo tem uma venda nos olhos
  39. isa diz:
    tirando o adultério, tem como ficar convivendo por conviniência? deve ser horrivel.na verdade quando casamos casamos com todos os parentes de ambas as familias que sempre estão dando opinião, divórcio não é bom. mas viver por comodidade por uma obidiência cega axo que é muito ruim,por isso existem tantas pessoas com o coração duro e muitas vezes pesssoas frias em seu sentimento por estar vivendo uma obrigação, dai fica aquele desejo do parceiro morrer logo pra poder ser feliz e livre seguindo a lei de DEUS.viver ,trabalhar e fazer tudo na lei do amor , e não uma obidiência cega
  40. Bué Angolano diz:
    Olá,Nascí e vivo em Angola tive a infelicidade de Namorar com alguém com quem não sentia nada; mas o maior infortunio foi o facto de ela ficar gravida com migo (e ja tinhamos nos separado). agora a única maneira que os Irmãos da Igreja encontra de me chamar a razão é me pôr a Casar com ela, alegando que apesar da amargura que sinto, e o desamor, e falta de atrção/afecto por ela, é a vontade de Deus isso tira-me a Paz e o gosto pela vida já que todo mundo quer ser acompanhado por quem gosta/quer.Pois quero saber se no seio cristão casamento também serve para corrigir erro ou se a vontade de Deus apesar de muitas vezes não a entendermod; aconselha-se a entrar p/ um Casamento incosequente ou culpando a sociedade????
  41. Alex Puglia diz:
    Bue,

    O meio cristao nao tem uma opiniao unica sobre nenhum assunto. Nao existe concordancia em basicamente nada desde a forma de batizar ate a roupa que se pode usar na igreja. Entao nao pense que existe uma responsta para nenhuma pergunta. Esse mes mesmo uma das maiores igrejas do Brasil aprovou que as mulheres podem fazer parte da orquestra da igreja o que ate ano passado era proibido. Quem pode responder sobre a sua vida e apenas voce. Pense com a sua mente e com a sua razao. Voce casar com uma pessoa sabendo que nao a quer e a mesma coisa que entrar em uma competicao sem ter vontade de ganhar. Claro que voce nao vai ganhar. Ja e dificil um casamento feliz quando as pessoas lutam imagine um casamento onde um nao vai lutar. O casamento nao vai mudar o que aconteceu. Um filho e uma coisa preciosa e linda. Ele vai te trazer muitas alegrias e para a sua amiga tambem. Assuma essa crianca, Seja o melhor pai do mundo e o melhor amigo da mae do seu filho. Mas nao tire de voce mesmo a possibilidade de amar uma pessoa compativel com voce. A vida e muito curta para ser levada com essas culpas. Aja com responsabilidade e com amor. Mas nao entregue nas maos de outras pessoas a sua felicidade. Voce casando com quem voce nao ama, vai ser infeliz, vai fazer mae dele infeliz e vai criar uma crianca cheia de traumas e problemas. Grande Abraco para voce Alex Puglia

  42. Chissumba diz:
    Imagiene vc casado’a com alguem que depois de algum tempo tempo decide patir pra outra- e nao por sua conta ou culpa, e simplesmente se casa e como estao dizendo que é adulterio mesmo sabendo que cada um tem seus planos e reacoes vc fica condenado´a a esperar alguem que esta feliz com a sua nova esposa sem data limite para voltar! e mesmo assim alguns tem a audácia de contrariar o Roberto Soares. Imagi-se neste senário e escreva pra m im pois esta a contecer na minha Igrja cá em Angola. Abracosssssssssssss.
  43. ISA diz:
    casamento e não obrigação de viver ao lado de quem vc n~~ao ama mais , temos o ireito de escolha. eu não fico casada se não amar mais . isso não é vida. antes separar do fazer algo errado com o proximo
  44. ISA diz:
    casamento e não obrigação de viver ao lado de quem vc n~~ao ama mais , temos o ireito de escolha. eu não fico casada se não amar mais . isso não é vida. antes separar do fazer algo errado com o proximo
  45. ISA diz:
    ai TUDO DEUS SE IRA . AXO MELHOR TOD MUNDO VIRAR BEATO ASSIM NINGUEM PECAKKKK
  46. ISA diz:
    ai TUDO DEUS SE IRA . AXO MELHOR TOD MUNDO VIRAR BEATO ASSIM NINGUEM PECAKKKK
  47. ISA diz:
    ai TUDO DEUS SE IRA . AXO MELHOR TOD MUNDO VIRAR BEATO ASSIM NINGUEM PECAKKKK
  48. ISA diz:
    ai TUDO DEUS SE IRA . AXO MELHOR TOD MUNDO VIRAR BEATO ASSIM NINGUEM PECAKKKK
  49. Pingback: Sexo antes do casamento | Site cristão

  50. Rosa45 diz:
    Olá, gostaria de saber qual o significado desse texto biblico no qual o apostolo Paulo diz: É melhor casar do que abrasar. O que é CASAR, E O QUE É ABRASAR? Ele diz que é melhor casar. Como se casa? E como se abrasa?
    bjs!
  51. Ingride diz:
    Bom,na verdade é uma duvida que tenho sobre o casamento no civil.É o seguinte:Caso me case somente no civil,o pecado da fornicação ira exitir ainda?Obgrigada e me responde por email se puder.
  52. Marcelo diz:
    Tenho relações sexuais com minha namorada , pórem nos sentimos casados isso pode ser considerado pecado ?
  53. Como baixar videos do Youtube diz:
    “Casamento perante Deus acontece naturalmente e é fruto de amor e compromisso.” Adorei esse trecho. Muito bom texto. Parabéns Roberto.
    Acesse : Aprendendo baixar videos com o yTube Catcher
  54. Antonio Martins Almoco diz:
    Estou precisar de uma juda, porque a dois anos atras juntei com uma jovem. Cusa viviamos junto durante este periodo acima idecado e ela reslveu sair da casa.
    Quero saber tambem e pecado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostrar um dos meus últimos posts