O que é a Graça de Deus?

Gift :D

“Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.”  (Romanos 3 : 24)

Você sabe o que é a Graça de Deus? Sabe para que ela serve?

Muitos provavelmente darão a resposta padrão: “Graça é favor imerecido”
Mas que favor é esse?
Em que esse favor não merecido afeta a minha vida?
Qual é esse favor que eu recebo sem merecer?

Ora, o favor imerecido de que Paulo fala é a salvação sem merecimento.

Sim, pela graça somos salvos sem merecer a salvação!

“Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.”  (Romanos 4 : 5)

É importante que se diga isso (mesmo sendo óbvio para muitos, ainda que só na teoria) pois ainda há quem pense que a graça nos salva mas não nos salva totalmente, pois ainda precisamos nos salvar por nossas obras.
É o que aprendi, de forma direta ou indireta, nas várias igrejas evangélicas por onde passei até conhecer o Caminho da Graça do pastor Caio Fábio.
Não que eu só tenha entendido a Graça através do Caio, mas, fora Paulo, ele foi um dos primeiros que eu achei que falou dela claramente.
Paulo diz diversas vezes que ou a pessoa se salva pela fé ou pelas obras(na verdade essa é uma impossibilidade, mas há quem tente), não há como ser metade pela graça e metade pelas obras.

“…o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.”  (Gálatas 2 : 16)

Como você entende a Graça de Deus?Foi ensinado de forma satisfatória em sua igreja acerca dela?

Esse post faz parte da blogagem coletiva sobre a Graça de Deus, promovida pelo blog Celebrai! na sua 2ª promoção.

Creative Commons License photo credit: MarcinMoga / Lolek

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo.Estudo Psicologia no Instituto de Ensino Superior de Catanduva (FAFICA) e trabalho em Catanduva, na SAEC.Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho.Gosto de gibis, jogos e brinquedos.Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento.
Marcado , , , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

35 Responses to O que é a Graça de Deus?

  1. Will diz:
    Muito bom o post, Roberto. Gostei da explicação. Já está concorrendo ao livro do Gondim. Valeu pela credibilidade ao Celebrai! Vc é sempre muito bem-vindo.

    Abs.
    Acesse : Bebo, não nego

  2. pr nilson diz:
    Roberto, creio está havendo uma revolução no meio da igreja evangélica brasileira. Há muita distorção, mas paralelo a isso, há um despertamento por um grupo que não está se calando diante de tanto cinismo evangelical.

    PS. acesse meu blog e veja que, você, caio Fábio e outros estão chegando a uma mesma conclusão.

  3. OQJF diz:
    Caro, Roberto Soares
    sou visitante em seu blog e fiquei encantado com ele e com o teor das postagens! Está de parabéns!

    A respeito da postagem, gostaria de lembrar que Jesus em três momentos do Evangelho(Mateus 10:22; Mateus 24:13; Marcos 13:13)declarou que “aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo”. Não seria essa uma referência a salvação de uma vida coerente com o Evangelho, com a vida de Jesus e de arrependimento pelos pecados? Acredito que a salvação seja somente pela graça, mas tal texto me remete à questão de ser NOVA CRATURA EM CRISTO JESUS.

    Faça uma visita ao nosso blog e conheça o movimento OQJF – O QUE JESUS FARIA.
    Acesse : Futebol ou Cristo

  4. Pedro Filho diz:
    Parabéns meu irmão, verdadeira definição.
  5. Óticas diz:
    Muito legal, parabéns pela matéria, incrível mesmo
  6. Roberto

    Seu texto é bastante elucidativo. Realmente é a graça de Deus que nos salva.

    Na questão dos vocábulos “graça” e “fé”, são poucos cristãos que têm a feliz oportunidade de explicar com a clareza necessária ao nosso pleno entendimento o que estes dois termos significam no plano da salvação..

    Jesus Cristo por mais de uma vez disse “a tua fé te salvou” (Marcos 5.34; 10.52; Lucas 7.50; 8.48; 17.19; 18.42). O apóstolo afirmou enfaticamente: “a fé sem obras é morta” (Tiago 2.17). Dentro dessa perspectiva, certa vez li um artigo que personalizava a fé inoperante usando a figura de um cadáver. O escritor do artigo escreveu afirmando que a fé sem obras seria como um infeliz cristão a caminhar por todos os lugares preso a um pesado defunto, cheirando muito mal por estar em horrível estado de putrefação.

    Ora, realmente a graça é um favor divino que não merecemos. E é um presente ofertado por Deus ao mundo perdido (João 3.16). Mas nem todos aceitam este presente maravilhoso, e continuam amarrados à fé morta, ao cadáver fedido e podre (João 3.17-18).

    Seguindo o raciocínio da ilustração da fé personificada num corpo humano, a fé viva é semelhante a uma pessoa cheia de energia, forte, sempre em atividades acertadas. Ao contrário da fé sem obras, ao corpo morto, que é um peso a ser obrigatoriamente carregado pelo seu portador, a fé viva é quem carrega o crente.

    O crente em Cristo não pratica boas obras para ser salvo, ele é praticante de boas obras, espontaneamente, porque é salvo. Ele recebe a fé em seu coração. Esta fé o impulsiona às boas obras, o induz a ser praticante da Palavra, a ser cooperador de Deus, a praticar o amor ao próximo.

    Em suma: A fé o carrega nos braços! Este cenário representa a graça que Deus oferece a todos nós sem que mereçamos! O crente faz pratica o bem porque se deixou ser favorecido por Deus, se deixou ser embalado pelo amor de Deus!

    Abraço.

  7. Pingback: Vencedores da 2ª Promoção do Celebrai

  8. PASTOR CLAUDIO ACCONCI diz:
    BOM DIA: A PAZ ESTOU NESTE MOMENTO LENDO SEUS COMENTÁRIOS; AMIGO VC DEVE SER UM APAIXONADO PELA SIMPLICIDADE DO EVANGELHO, VOU ORAR POR VC, SINCERAMENTE QDO VEJO ALTRUÍSMO ASSIM FICO FELIZ>

    VOU LHE RELATAR UM EPISÓDIO DE ORAÇÃO NO MONTE NO ANO DE 1996 NA CIDADE DE LORENA-SP, VALE DO PARAIBA, NESTA MADRUGADA PRESENCIEI A MARAVILHOSA GRAÇA DE DEUS NOS PROTEGENDO E LIVRANDO, QUAL NOS PROPORCIONANDO A CERTEZA DA SUA PROTEÇÃO.

    VOU RELATAR UM EVENTO DE ORAÇÃO QUE FOI ÍMPAR:

    HOJE VIVENCIAMOS UM PERIODO EM QUE DEUS PROCURA UM SEIO PARA POUSAR OS SEUS DONS, E MANIFESTAR SUA GRAÇA …INFELIZMENTE NÃO ACHA. SÃO POUCAS ADORAÇÕES ESPONTÂNEAS, RARAS DIRIA ATÉ RARÍSSIMAS.
    ME LEMBRO DOS RELATOS DO BISPO JOÃO GALVÃO( in memorian), PASTOR MARCELINO(in memorian), PASTOR LUIZINHO(in memorian) TODOS DA IGREJA PENTECOSTAL LIVRE DE LORENA QUANDO ME ENSINAVAM DAS “COISAS ‘ DE DEUS,E DE SEUS DONS.
    ME LEMBRO DE ESTAR ORANDO NOS MONTES PERTO DA FAENQUIL (HOJE USP): ESTAVAMOS PR AQUINO, PR DR ROCHA, EV. NELSON GUATURA, PR MARCELINO E OUTROS PASTORES SENIORES QUE NÃO ME LEMBRO OS NOMES NO ANO DE 1996.
    LOGO NA SUBIDA O PASTOR AQUINO PERCEBEU UM SINAL DE DEUS DE QUE SERIA UMA VIGÍLIA ABENÇOADA POIS HAVIA UM GRANDE MOVER DE DEUS.
    APÓS UMAS DUAS HORAS DE ORAÇÃO, UM “INIMIGO” SE MANIFESTOU VISIVELMENTE A OLHO NU. TODOS NÓS O VIMOS E O PASTOR MARCELINO(dirigia a vígília) INSTRUIU QUE NÓS DESSESMOS AS MÃOS.
    NA TRANQUILIDADE DE QUEM TEM INTIMIDADE COM DEUS, O ANCIÃO ORAVA E SORRIA(QUEM O CONHECEU SABE DO SORRISO QUE ESTOU FALANDO), TODOS NOS VIMOS( literalemnte falando) SAIR FOGO DE SUA BOCA ENQUANTO ORAVA EM LÍNGUAS E AS INTERPRETAVA E TAMBÉM SAÍA FOGO DE SUAS MÃOS, COISA MARAVILHOSISSIMA DA PARTE DE DEUS.
    A SENSAÇÃO DE SABER QUE ESTAVAMOS PROTEGIDOS PELA GRAÇA DE DEUS ALIADA A CERTEZA DO PODER DO NOSO DEUS, DEIXAVA-ME APREENSIVO E TRANQUILO AO MESMO TEMPO.

    NO OUTRO DIA, TEMEROSO COM O OCORRIDO VOLTEI AO LOCAL COM O EVANGELISTA GUATURA PARA ORAR E VIMOS OS DOIS UM ANJO ENORME VINDO DA DIREÇÃO DO CENTRO DA CIDADE, E ELE( o anjo) FALOU-NOS QUE ESTAVA ALI O TEMPO TODO NOS PROTEGENDO NA MADRUGADA ANTERIOR.

    A MADRUGADA TODA NOS FALAMOS EM LINGUAS, ORAMOS JUNTOS CHORANDO E CLAMANDO A DEUS PELAS ALMAS. AMADO DE DEUS, CRESCI COMENDO PASTO VERDEJANTE E AGUA CRSITALINA DAS MÃOS DESSES HOMENS DE DEUS.

    OUVI ORAÇÕES LINDÍSSIMAS COM PROFUNDO QUEBRANTAMENTO, DE HOMENS DE 70 80 ANOS DE UAM CULTURA TREMENDA CHORAREM NA PRESENÇA DE DEUS COMO RECEM NASCIDOS.

    ESTE É O PODER DA GRAÇA DE DEUS, FAVOR IMERECIDO.

    PR CLAUDIO ACCONCI
    prclaudio-acconci@bol.com.br
    pracconci.blogspot.com

  9. cristiano p.flores diz:
    obrigado pelo ensino,tirou algumas dúvidas que eu tinha, mas se a bíblia diz que pela graça somos salvos eu creio, poís é a palavra de Deus.
  10. Francisco de Assis diz:
    Graça e paz queridOo,
    Acredito sim que alcançamos a salvação pela fé.
    e concordo também com o irmão OQJF, quando ele diz que a biblía fala que devemos perseverar até o fim e que isso seria a vivencia (obras) de uma NOVA CRIATURA.

    lá encima no seu texto diz assim: “Paulo diz diversas vezes que ou a pessoa se salva pela fé ou pelas obras(na verdade essa é uma impossibilidade, mas há quem tente), não há como ser metade pela graça e metade pelas obras.”

    creio eu querido, que não é nenhuma impossibilidade pois a bíblia diz: “assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.” (tiago 2:17) verso 18 do cap. 2 de tiago. “mas dirá alguém: tu tens a fé eu tenho as obras: mostra-me a tua fé sem tuas obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.”

    Meu amado irmão Roberto Soares, leia os versiculos de 21 até 26 do livro de tiago no capitulo 2 e você vai ver que na verdade é necessário os dois: a fé e as obras, pois elas andam lado a lado e não há como negar isso. (tiago 2:24 vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.)

    Fik com Deus,
    AbraçOo!!!

    Que Deus nos dê o discernimento e o entendimento de sua Santa palavra.

    a paz do Senhor a todos.

  11. Francisco de Assis diz:
    “…o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.” (Gálatas 2 : 16)

    o que na verdade o apostolo paulo queria infatizar, é que nós não somos salvos pelos sacrificios dos tempos de móises, pelas obras da lei, que se nós pecarmos não precisamos matar um cordeiro e oferecer em sacrificio a Deus, pois o cordeiro santo o filho de Deus, Jesus Cristo de nazaré, este se entregou na cruz para redenção de todos os homens. mas para alançarmos a salvação, devemos somente crêr, confessar e ter fé no plano redentor de Deus. e se nós temos fé, concerteza viveremos como uma nova criatura em cristo jesus, assim sendo, nossas obras, atitudes, não serão mais carnais e sim espirituais (dirigida pelo espirito de Deus), ou seja, se eu tenho fé, eu demonstro em minhas atidudes. afinal, atitudes valem mais que palavras; não adianta dizer: eu te amo se não verdadeiramente amar. Jesus disse: Aquele que me ama guarda os meus mandamentos.(joão 14:21)

    Espero que tenham acompanhado minha linha de raciocínio,
    Graça e paz a todos que acompanham este blog!

    AbraçOo!!!!

    • Menezes diz:
      Sinto muito irmão, mas você está enganado. Como sei? Simples, a bíblia afirma isso. Quando Paulo fala de lei, está falando de toda ela (613 mandamentos judaicos), não uma parte dela, como se tivesse duas. Isso não é bíblico, pois Cristo cumpriu tudo, graças a Deus. Quanto a João 14: 21, que diz que aqule que me ama guarda meus mandamentos, o próprio João revela que mandamentos são estes, veja conforme I João 3: 23 “O seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo seu mandamento.”

      “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.”(João 15.12).

      Acima fala dos mandamentos de Cristo para os cristãos, isto é, tão somente a fé, e o amor ao próximo, não diz que tais mandamentos é o ministério da morte e da condenação gravada em tábuas de pedras (dez mandamentos e toda lei judaica). Sinto muito por lhe desapontar irmão, mas tenho que falar a verdade.

  12. Muito boa essa materia, adorei saber o que é graça!
  13. A obra que a Bíblia diz:É fazer bem ao proximo e pregar a palavra de Deus até os confins da terra e não fazer a vontade da carne.
  14. Jardeson Neves da Silva diz:
    Pela graça sois salvo mediante a fé em Cristo Jesus; Isto não vem de Vós é dom de DEUS.
  15. A grande mensagem do evangelho é a cruz. mas como entender a maior mensagem do mundo? Como podemos entender a graça maravilhosa? Isso só será possível quando virarmos os nosso olhos para dentro, e nos ver, nos ver como Pedro se viu quando pela terceira vez negou a Jesus e chorou amargamente, nos ver como Paulo se viu quando se encontrou com Jesus a caminho de Damasco e ficou cego com aquela luz, ficou cego, mas nunca tinha enxergado tão bem, nunca tinha enxergado a si mesmo.
    Para aceitar a cruz (graça) Precisamos entender quem somos, precisamos entender que não merecemos, que a melhor de nossas obras não passam de faixas para cobrir uma lepra que nos consome (pecado).
    É impossível vivermos o evangelho se não negamos a nós mesmos.
    Se não aceitarmos quem nós somos, então será impossível aceitar a graça de Deus!
    Acesse : Você se lembra
  16. Pr. Lauro Henchen diz:
    Gostei desse esclarecimento. Mas creio que a humanidade não se preocupa em saber quem é a Babilônia e besta apocalípticas. Basta ser cúmplice da Babilônia para sofrer os castigos dela juntamente com ela (Ap. 18:4). Por isto é de extrema urgência e importancia ler no Google: oitavo rei apocaliptico.
  17. Que é graça? Graça é o próprio Deus dando-se a nós para que O desfrutemos. Essa é uma definição profunda, elevada e, ao mesmo tempo, extremamente prática.

    A aliança que Deus estabeleceu conosco é baseada na Sua graça. Ao recebermos a graça, recebemos dons que exercitados na igreja resultam em mais graça. Essa foi a experiência de Paulo e pode ser a de cada cristão. Se formos introduzidos por Deus em uma experiência viva com a Sua graça, nossa vida espiritual ganhará uma nova dimensão e a igreja de Deus será edificada.
    Acesse : Como resolvemos nossos problemas?

  18. Pr. Lauro Henchen diz:
    Respondendo: os índios e negros nativos que nunca tiveram direito de sequer ouvir dizer que existe o Salvador Jesus Cristo, morrendo sem o Salvador, serão julgados por sua lei. Uma vez que uma pessoa tem ciência do pecado, foi esclarecida do erro e continua nele não tem mais desculpas. Por isto exatamente que Deus me deu a revelação de quem é a besta e a Babilônia apocalípticas. Quando havia oportunidade das pessoas comentarem meu blog havia perto de uma centena de comentário favoráveis e durante muito tempo, mas ninguém conseguiu contestar nada! A partir do dia em que foi definido besta e Babilônia apocalípticas não tem mais desculpa, segundo me parece.
  19. Olá. Sei que concordará com essa mensagem; entre na página do ministério cartas do senhor no fecebook. Acredito que cremos na mesma Verdade.

    MENSAGEM DA CRUZ
    Que o Senhor Jesus tenha misericórdia das suas vidas.
    Todos que aqui se denominam católicos, protestantes, defensores desse ou daquele, simplesmente estão a demonstrar a confusão de quem está nas trevas… são cegos guiando cegos, e não conseguem ouvir a voz do Senhor Jesus Cristo porque não são ovelhas dele. Cadê a mensagem da cruz? Cadê o arrependimento dos pecados? Cadê a Graça de Deus? Cadê a salvação por fé, e não por obras (boa’s ou má’s).
    A questão não é divisão de denominações, não. Também não é de quem julga religiões certas ou erradas, não. O fato é que o messias, Emanuel, veio para tirar o pecado do mundo, e Ele veio, e disse: ESTÁ CONSUMADO. Ou seja, ele tirou o pecado do mundo. Quem crer toma posse, recebe. Quem não crer, não perde, más deixa de receber, pois não tomou posse. E depois não vai ter do que reclamar, pois o pirulito foi dado a todas as crianças… más só chuparam aquelas crianças que acreditaram que o pirulito era seu… as outras, as que não creram, ficaram somente com seus pirulitos nas mãos, inutilizados.
    Larguem essa ilusão religiosa, esse farisaísmo, creiam e vamos proclamar a Verdade, da parte de Deus – as boas novas. Cristo morreu por nós, sim; em muitos versículos está assim escrito. Más reparem que há outros que vão ainda mais fundo e dizem: Cristo morreu conosco, naquela cruz; ou seja, esta é a porta estreita, a salvação através da obra da cruz, através de Cristo e do poder do Pai.
    Não basta pregar ressurreição, pois isso é vã filosofia. A SALVAÇÃO VEM ATRAVÉS DA NOSSA MORTE E RESSURREIÇÃO COM CRISTO. E esta não está condicionada a nenhuma obra e nem sacrifício pessoal, pois o sacrifício do Filho de Deus já foi suficiente e perfeito.
    Quanto a ter que perseverar até o fim, isso é mentira do Diabo. O que a Verdade diz a respeito desse assunto é que aquele que confia plenamente na remissão de sua iniquidade e consequentemente transgressões, de uma vez por todas, este persevera até o fim, pois os filhos de Deus estão guardados em Cristo, e Cristo em Deus, e o maligno não lhe toca. Somos selados e garantidos pelo Espírito Santo. Há um versículo que quase todas as pessoas citam e usam erroneamente. AQUELE QUE ESTÁ DE PÉ VEJA QUE NÃO CAIA. Outra mentira do Diabo, pois o versículo diz: aquele que PENSA está de pé, veja que não caia. Ou seja, não há como um filho de Deus cair. Aqueles que dizem… ou que acham que são filhos, esses são os que caem, pois o filho de Deus é sustentado constantemente pela vida do Filho de Deus que habita em seu ser. Aleluia!
    Outra coisa, a igreja Católica não é a prostituta do apocalipse não, ou melhor, não somente ela. Mas ela é a mãe e as protestantes são as filhas. Qualquer uma que esteja no SISTEMA tem se tornado, já que tem se prostituído com as abominações deste mundo e consequentemente tem adulterado a palavra diluindo o efeito da mensagem da cruz – o arrependimento dos pecados – o novo nascimento.
    “Escuta povo meu, saiam dela enquanto é tempo, para que não tomeis parte de suas abominações. Eis que estamos no ano aceitável do Senhor. Venha e coma do pão, que representa o meu corpo sendo muido pelos seus pecados e semelhantemente beba do vinho que representa o meu sangue que ao ser derramado atraiu todos a mim mesmo para que pudessem participar da minha morte e ressurreição, e tomar parte da nova aliança.”
    Que as igrejas institucionais, denominacionais, religiosas, da web, tradicionais, ou seja, que as igrejas LAODICÉIAS possam escutar o que o Espírito diz.
    Graça e paz da parte do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
    NÃO VIVO EU; CRISTO VIVE EM MIM!!!
    Esta mensagem é de cunho Geral. Benção para quem a receber, enigma para quem a aceitar e tropeço para quem a aborrecer.
    Jennifer Cardoso de Almeida
    Acesse : O Problema dos "evangélicos" de hoje, é falarem muito e viverem pouco, é um tal…

  20. Crenilda diz:
    As pessoas tem que deixar de ser hipocritas falando do que não sabem!
    Cuida da sua vida que Cristo Jesus cuida da minha!!
    Pois se Jesus na cruz diz: pai perdoa porque não sabem o que faz.
  21. Adilson Alcântara diz:
    A graça é meu assunto preferido nos evangelhos, porque o Evangelho a GRAÇA, é algo puramente divino.

    Quero deixar uma pergunta…
    Há Justiça na Graça?

    • É complexo…
      De acordo com o modo de pensar humano, a graça é injusta pois nela a pessoa não recebe o que merece.
      Diante de Deus, porém, é justo que assim seja por causa de Jesus.
      • Adilson Alcântara diz:
        Perfeito!
        A graça só está sobre nós pelo fato de que a justiça foi aplicada em Jesus. Uma mesma divida não pode ser paga duas vezes. Se Jesus pagou, então é justo recebermos a graça. Não merecemos, mas é justo. Não somos justos, mas somos justificados. Essa é a grade boa noticia(evangelho) passou disso, é qualquer outra coisa, menos evangelho.
        É um paradoxo!
  22. antonio diz:
    o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé pos agraca de jusus e de graça
    Acesse : Dízimos e ofertas – links úteis
  23. Pr. Sebastião Rodrigues de Almeida diz:
    A Graça de Deus é um favor que não merecemos porém por causa do seu amor, (joão 3:16), Ele em Cristo nos alcançou e nos salvou pela graça! Graça, então, é o favor de Deus estendido a todos os perdidos, dando a eles a oportunidade de serem salvos da maldição do pecado, como diz o apóstolo Paulo em Ef. 2:1-10.
  24. jose mauro diz:
    amei todos os assunto sobre a graça em cristo jesus eu creio em jesus como meu salvador eu sou livre

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Mostrar um dos meus últimos posts