O ídolo não é nada no mundo

Ídolo

Ídolo africano

“Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.”  (I Coríntios 8 : 4-7)

Quando Paulo diz que o ídolo não é nada no mundo, provavelmente sua intenção era reafirmar o que já fora dito no salmo 115:4-8:

Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.

Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem.Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.

Com isso ele diz que o ídolo não tem como nos afetar, seja para o bem ou para o mal.

“São como a palmeira, obra torneada, porém não podem falar; certamente são levados, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, nem tampouco têm poder de fazer bem.”  (Jeremias 10 : 5)

Se você é evangélico talvez esteja achando esse texto óbvio demais, mas será que você tem agido conforme essa fé na prática?

Há muitos que gostam de declarar os versos acima, mas que quando veem um suposto ídolo na casa de um novo convertido ordenam que ele o destrua, pois caso contrário ele poderia trazer maldição no lar.

Isso não é dar poder a um objeto que segundo o Evangelho não tem poder algum?

Ora, se eu creio que o ídolo não é nada então não tenho que necessariamente destruir objeto algum, pois um objeto inanimado nada me pode fazer.

Da mesma forma não tenho de  deixar de comer algum alimento porque supostamente alguém sacrificou ao ídolo e por isso o ídolo poderia me causar algum mal.

Ou cremos ou não cremos.

O perigo não está em objeto algum, mas sim no nosso próprio coração.

Se eu deixo de colocar a Deus em primeiro lugar em minha vida, qualquer coisa (mesmo que não seja uma estátua) se torna ídolo em minha vida e isso me faz mal(a minha atitude, não a coisa em si).

Mas se coloco Deus em primeiro lugar, a estátua é só estátua, a madeira é só madeira, o dinheiro é só dinheiro e etc.

Essa é a consciência madura que Paulo tenta ensinar.

No entanto há aqueles que ainda são fracos de mente e ainda não compreenderam esse ensino e por causa deles se deve tomar cuidado para não alimentar ainda mais sua fraquezas, fazendo coisas que dêem a entender a ele que você coloca outra coisa na posição de Deus e assim o induzindo a permanecer no erro através do seu exemplo.

“Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos?”  (I Coríntios 8 : 10)

É importante ressaltar porém que a fraqueza dele é temporária, o ideal é que com o tempo ele aprenda e não tenha mais esses problemas.

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo.Estudo Psicologia no Instituto de Ensino Superior de Catanduva (FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva.Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento.Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho.Gosto de livros, filmes, gibis, jogos e brinquedos.
Marcado , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

17 Responses to O ídolo não é nada no mundo

  1. Agnaldo Gomes diz:
    Uma ótima reflexão.

    Ás vezes fazemos tanto oba oba com algumas questões e quando vamos para Biblia vemos que estamos agindo de forma totalmente equivocada.

    No começo da minha conversão, não suportava ver uma imagem de escultura que desejava destrui-las.

    Aí, quando vem o amadurecimento na Palavra, aprendemos que isso não tem nada haver.

    Na paz do Senhor,
    Agnaldo

  2. Tá…
    Pra início de conversa discordo como sempre de algumas coisas relatadas nesta postagem.
    O Apóstolo Paulo nos adverte que se comendo carne incomoda teu irmão, não coma! Pq um novo convertido estaria com uma imagem de Maria pendurada na parede e logo abaixo à sua prece?
    Imagine os familiares desta pessoa chegando à sua casa pra fazer uma visita, chegando dão de cara com uma imagem, qual será a 1ª pergunta? ” Nossa! Fulano não nos falou que agora é um crente?”
    Isto com certeza nos servirá de escandalo! Não precisamos servir a Deus e a Baal.
    Moisés quando desceu do monte viu aquele povo todo adorando a um bezerro.. Será que quando nós descemos do mundo e nos humilhamos a Cristo, Ele vai aceitar que andemos ainda com uma velha bagagem?
    E a respeito da comida, Paulo também nos mostra que se comermos uma comida onde sabemos que é oferecido a ídolos, estamos pecando.
    A biblia é muito clara, só precisamos ter a essência do divino inspirador.
    Deus te abençõe!

    Último post de Myllena Carneiro:Onésimo, o fugitivo últil

  3. Vou deixar mais fácil pra vc, já que nos versos que te dei não estão totalmente explicadinhos. No livro de I Coríntios verso 10.154-28, principalmente o 28, tem uma BOA explicação pra ti! Com certeza entenderás!
    Um super beijo de Cristo.. :D >>> Segue:
    14 Portanto, meus amados, fugi da idolatria.
    15 ¶ Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo.
    16 Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?
    17 Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão.
    18 Vede a Israel segundo a carne; os que comem os sacrifícios não são porventura participantes do altar?
    19 Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa?
    20 Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.
    21 Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
    22 Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?
    23 ¶ Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
    24 Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem.
    25 Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência.
    26 Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude.
    27 E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência.
    28 ****Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude.****

    Último post de Myllena Carneiro:Onésimo, o fugitivo útil

  4. Olá

    “”Há muitos que gostam de declarar os versos acima, mas que quando veem um suposto ídolo na casa de um novo convertido ordenam que ele o destrua, pois caso contrário ele poderia trazer maldição no lar.

    Isso não é dar poder a um objeto que segundo o Evangelho não tem poder algum?””

    Penso que o grande problema é que o Diabo se esconde atrás de toda adoração que não seja à Deus em espírito e verdade ( Jo 4,23 ). Nisto cada caso deve ser analizado. Como nossos amigos católicos sempre têm uma desculpa esfarrapada pra adorar imagens, corre-se o risco dos novos convertidos, vindos de lá, tentarem conservar isto!

    É isso aí!

  5. jose carlos diz:
    se nós sendo verdadeiros fomos chamados para ELE porque ainda queremos estar com aqueles que praticam toda especie de imundicie/?
    1CO 5:1 – GERALMENTE se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai.
    1CO 5:2 – Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação.
    1CO 5:3 – Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou,
    1CO 5:4 – Em nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo,
    1CO 5:5 – Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do SENHOR Jesus.
    1CO 5:6 – Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?
    1CO 5:7 – Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.
    1CO 5:8 – Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.
    1CO 5:9 – Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;
    1CO 5:10 – Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.
    1CO 5:11 – Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
    1CO 5:12 – Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?
    1CO 5:13 – Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.
  6. jose carlos diz:
    o legal em tudo isso que os irmãos escrevem acima é que pouco se conhece da PALAVRA eu aconselharia a que se querem ser salvos caiam fora dos filhos da babi, eles perecerao no inferno e ja temos visto muitos no inferno não é preciso a morte e o julgamento do Altissimo para ver quem já está no inferno lá na cruz antes dos ladroes morrerem ja se sabia quem ia para o inferno e quem para o céu, não é mesmo trabalho num orgao de saude e da para saber que vai pra cima e quem vai pra baixo se da para dizer assim
  7. @Myllena Carneiro
    Como eu já havia lhe adiantado por MSN são contextos diferentes.

    Paulo diz que o simples comer não afeta em nada a pessoa(veja que ele diz que se podia comer de tudo o que havia no mercado, mesmo sabendo que havia muita carne sacrificada a ídolos nos mercados daquela cidade)no entanto, quem continuasse a sacrificar aos ídolos estaria sacrificando aos demônios e é isso que ele diz nesses versos que você mostrou.

    O problema estava na intenção da pessoa que comia e não na ingestão de qualquer alimento.

    Além disso, comer algo sacrificado ao ídolo em casa ou num evento não religioso(sem o saber) é diferente de participar de uma cerimônia que se declare explicitamente como sendo uma cerimônia em adoração a algum ídolo.

    Num evento não-religioso ele diz para comer de tudo, exceto se souber que algo foi sacrificado ao ídolo, para evitar escândalos, apenas.

    A palavra “consciência” pode dar a impressão de que o simples comer já nos afeta, mas o verso seguinte explica de que consciência se está falando:

    “Digo, porém, a consciência, não a tua, mas a do outro. Pois por que há de a minha liberdade ser julgada pela consciência de outrem?” (I Coríntios 10 : 29)

    :)

  8. shintoni diz:
    Roberto:
    Hoje seu blog foi indicado ao Selo MasterBlog pelo Duelos Literários. Caso queira incluí-lo aqui, é só ir lá conferir as regras: http://duelosliterarios.blogspot.com/.
    Abração!
  9. Gostei do que escreveu e do debate…rs
  10. jose carlos diz:
    irmaos, dizer que o idolo nada é, é preciso que se faça algumas analises sobre isso, olhem para a Africa,India e outras nações estao como estao por causa dos idolos de barro de madeira e tantos outros, o idolo nada é para nós que conhecemos ao SENHOR, mas para os que nao o conhecem é maldiçao, o idolo é muita coisa sim.
  11. jose carlos diz:
    o SENHOR disse foi dado ao homem morrer uma ´so vez vindo depois disto o juizo então entendo que quando se morre trminou a vida e já se foi julgado ou foi para o paraiso ou inferno tá certo?
  12. Tom Fernandes diz:
    Você que não conhece o poder dos leões ministrantes de certos cantores de uma igreja que fica em frente a uma poça d’água.
  13. Clodoaldo Dias Dantas diz:
    Ola! li alguns comentários bílicos, mas quanto as comidas, as músicas mudanas são espécies de idolatrias e a idolatria é pecado, porque a pessoa não consegui ainda deixar o que ela mais costa e quando a pessoa se pega essas coisas é porque ainda seu coração está irraizado desse mau terrível.Idólo segundo o dicionário Aurélio é a pessoa que tem afeto exagerado a outra pessoa, amor, paixõa. Ex. jogadores, times, carros, comidas,cantores e etc.Já vi e vejo muitas pessoas imitando certos jodagores, cantores, mas o Apótolo Paulo nos adverte: Sede meus imitadores como eu fui de Jesus Cristo.
  14. Pingback: Devemos comemorar o natal? | Blog do Roberto Soares

  15. André diz:
    Amados quanto ao comer ou deixar de comer carnes sacrificadas a idolos ,Paulo diz que o que come ,come para o Senhor ,e o que deixa de comer para o Senhor o faz.O reino de Deus não é comida nem bebida mas paz ,justiça e alegria no espirito santo.
  16. Ravena diz:
    Faltou você mencionar o versículo abaixo:

    As imagens de escultura de seus deuses queimarás a fogo; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que não te enlaces neles; pois abominação é ao Senhor teu Deus.
    Não porás, pois, abominação em tua casa, para que não sejas anátema, assim como ela; de todo a detestarás, e de todo a abominarás, porque anátema é.

    Deuteronômio 7:25-26

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Mostrar um dos meus últimos posts