Masturbação é pecado?

Masturbação é um tema muito importante de ser discutido entre cristãos, já que a maioria dos solteiros(se não todos) pratica e, como acha pecado, acaba considerando um fardo a ser carregado, um verdadeiro “espinho na carne”.

Os principais argumentos dos que dizem que masturbação é pecado são que para se masturbar a pessoa precisa pensar em sexo(e isso supostamente seria pecado) ,que depois da masturbação sente-se culpa (o que, segundo eles, prova que Deus não acha certo) e que a masturbação vicia e não devemos ter vício algum.

É pecado pensar em sexo?

A Bíblia não fala diretamente sobre masturbação, mas algumas pessoas tentam(forçosamente) a encaixar em alguns versos, como esse:

Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.(Mateus 5:28)

A argumentação é de que Jesus tenha declarado toda fantasia sexual(que, segundo tal pessoa, é sempre necessária na masturbação) como sendo “adultério”, quando qualquer um que tenha lido o contexto percebe que ele estava ampliando o significado do mandamento “não cometerás adultério” e não dando um mandamento sobre um solteiro que desejo uma solteira.

Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.(Mateus 5:27)

Jesus falava que o adultério começava no coração e não que todo desejo de um homem por uma mulher (ou vice versa) fosse realmente “adultério”.

Um homem livre desejar uma mulher livre ou vice versa não aparece nunca na Bíblia como pecado.

Além do mais, contrariando o chavão que diz:”ninguém se masturba pensando em cachoeiras”, nem sempre é necessário pensar em algo sexual no momento do ato para conseguir(principalmente se a pessoa está se abstendo a algum tempo).

A culpa que alguns sentem após o ato não prova que é pecado?

Nossas culpas nem sempre são racionais, as vezes são baseadas na cultura onde a gente vive e na educação que recebeu, de modo que só o sentimento de culpa não prova que masturbação seja pecado, é preciso buscar na Palavra a resposta e não se deixar guiar apenas pelo sentimento de culpa.

Masturbação vicia?

Masturbação como qualquer outra coisa pode viciar sim, mas nem sempre que alguém gosta muito de algo quer dizer que ela esteja viciada.
O fato de alguém querer se masturbar sempre também não quer dizer que ela esteja viciada, assim como um casal que faz sexo diariamente não está necessariamente viciado em sexo.

Procure o equilibrio

O importante é ter em mente que a masturbação é apenas uma fase, não é o ideal.

O ideal é que cada pessoa(que não seja eunuco) tenha seu parceiro(a), masturbação é só uma alternativa enquanto não se tem esse parceiro(a).
E você o que acha? Comente!
Outros bons textos sobre o assunto:
Masturbação e culpa (Ricardo Gondim)
Esse post faz parte da blogagem coletiva sobre sexualidade e a igreja

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo.Estudo Psicologia no Instituto de Ensino Superior de Catanduva (FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva.Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento.Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho.Gosto de livros, filmes, gibis, jogos e brinquedos.
Marcado , , , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

512 Responses to Masturbação é pecado?

  1. felipe diz:
    Gostaria de dizer que nunca somos suficientemente sábios para afirmar ou não determinada atitude. Já me masturbei várias vezes e nunca me senti bem como os “naturalistas” afirmam. Quem precisa se aliviar é animal, e o homem tende a se desgarrar do animal e se tornar espiritual, logo por isso acredito eu sentimos culpa após nos masturbarmos, isso sem contar que pode levar ao vício, implicando pessoas inocentes como estamos vendo pelos jornais. Já entrei em vários sites que dizem não haver referência sobre isso na bíblia. Sou católico e já li em minha bíblia uma referência ao “homem sensual a própria pele” e vício solitário que me fazem crer se referenciarem à masturbação. Não me lembro direito qual é o livro e versículos que afirmam isso, mas voltarei para postá-los caso alguém se interesse. No mais, é isso. Para mim, se constitui um pecado sim “perdoável” mas pecado.
  2. FABRICIO diz:
    NA VERDADE ESSE DESEJO DE CULPA DEPOIS DO ATO ACONTECE ATÉ COM OS IMPIOS,SEGUNDO ESTUDOS DEPOIS DO ORGASMO A PESSOA SENTE ESSA CULPA PORQUE O CÉREBRO JÁ CONSTATOU A SUFICIÊNCIA DO ORGASMO.
  3. Anônimo diz:
    Pastor,sempre que estou vendo ,algo na televisão ,com mulheres bonitas , já fico logo exitado , e acabo , me masturbando , depois que me masturbo , fico com o sentimento de culpa , ai acabo , prometendo pra mim mesmo “que não me masturbarei,novamente” mas não consigo !Mesmo sabendo que se masturbar é pecado ,acabo me masturbando novamente !Então te peço , oração , para que eu me liberte desse vicio .
  4. anonimo diz:
    Pastor, memasturbo desde os 14 anos e não consigo parar o que faço, sou casado e já tenho 42 anos,sou viciadoe não consigo parar,não viciado em drogas,preciso me masturbar todo dia.
  5. Anônimo . diz:
    Eu tento com todas as minhas forças me livrar desse vício , mais sempre que vejo algo que contém mulheres semi nuas , ou até mesmo irmãs na igreja que usam saias curtas, eu não resisto as vezes resisto por uma semana , mais só piora pois a vontade aumenta monstruosamente , você não tem uma dica para eu tentar largar isso ? ou o jeito é só casando ?
  6. Katipsoi Zunontee diz:
    Acredito que o ato da masturbação nada tem a ver com pecado. Assim com o ato sexual, a masturbação é o tem conhecimento, conhecer o corpo, dar prazer a si mesmo é bom. Odeio quando evangélicos e religiosos (seja de qual religião for), pregam o pecado em tudo que veem de “anormal”, é algo muito triste, não entendo.

    Um Abraço.
    Acesse : Quem é Katipsoi Zunontee?

  7. jakson inacio diz:
    As vezes penso por que Jesus não falou diretamente que masturbação é pecado… mais ai eu penso eu me masturbo mais eu nao tento lutar contra essa abominação mais desejo fazer a santa vontade de meu Deus… nao vou mentir fico 1 mês 2 ou 3 semanas sem cair na tentação, mas isso acontece quando nao estou só , por que quando estou só e muito dificil fazer a real vontade.. por que também somos sonfrontados todos os dias.. creio em Jesus cristo meu melhor amigo e meu salvador que ele vai me livrar disso… tenho 15 anos e quero alcançar a verdade santidade na minha intimidade com Deus.. obrigao amigos irmãos Jesus os livrará também..
  8. Alex Silva diz:
    Pastor, sou líder de jovens e tenho 18 anos há algum tempo venho lutando contra a masturbação, eu não sou viciado, eu me masturbo geralmente 2 ou 3 vezes no mês e quando me masturbo penso em minha namorada pois é melhor eu creio do que ter relação sexual com ela, mas eu coloquei internet no computador e comecei a assistir novamente pornografia coisas que eu nunca mais tinha visto e tenho muito medo de me atrapalhar no crescimento espiritual ore por mim, Abraço !
  9. douglas diz:
    eu sou uma pessoa que em poucos minutos a sos me masturbo mas eu tento a todo tempo parar mas acho muito dificil . mas mesmo assim acredito que vou parar ;concegui ficar durante 2meses sem parar mas voutei pocha é muito dificil realmente não seimais o que faser oro a todo momento me sinto um idiota um ipocrita
  10. Batista diz:
    Aí está um caso típico de quem, em vez de comprar fiado, prefere roubar, ou de aquele que tem o bolo inteiro e prefere só as migalhas. Esse pensamento tem iludido e continua a iludir muitos jovens, infelizmente.
    Acesse : IGUAL AO IMPÉRIO ROMANO
  11. junior diz:
    a biblia diz em levitico 15.16 ” tambem o homem quando se der com ele emissao do semem, banhara e sera imundo até a tarde”, no vs 18 diz se um homem coabitar com mulher e tiver emissao do semem ambos se banaram e sera imundo ate a tarde. com estes dois vs esta claro que a masturbaçao nao e a vontade de DEUS.
  12. cavaleiro da retidão diz:
    Acho que o cara que fala do bolo quer dizer que o tal rapaz tem uma namorada mas prefere ir ver os outros namorando nos videos eróticos da web. Os outros vão chamar ele de mané mesmo, mas cada um cada um, e assim o mundo tem de tudo. A verdade é que ninguém consegue ficar sem fazer nada a não ser que o macho seja impotente. É como querer fugir da própria sombra
  13. eu diz:
    Pastor, sempre tive essa dúvida sobre ser pecado ou não, e eu fui no site Yahoo Respostas! e eu li as respostas e todos disseram que não era então eu fiquei confiável e continuei a me masturbar.
    Eu não tenho sentimento de culpa e nem me sinto pecadora.
    Mas as vezes vem essa pergunta na minha mente ‘É pecado ou não é’? mesmo assim eu fico bolada com isso sabe? o que eu faço para parar com esse vicio?
    Ah e eu leio ficções, e essas ficções são sobre famosos… e neles tem avisos como ‘sexo, nudez, drogas e etc’ eu ler essas coisas também estou pecando? lendo pessoas fazendo sexo, pessoas se mutilando? Me ajuda ore por mim.
    Na minha vida da tudo errado. Talvez seja por isso. Te agradeço. Beijos
  14. junior diz:
    masturbaçao é pecado sim,é um ato sexual ilicito chamado de fornicaçao (atos 15:29) sexo so nao e proibido dentro do casamento mas o que passar disso é lascivia,que é abominaçao diante Deus,o desejo da mulher será para o seu marido (genesis 3:16).
    E quero falar para te eu porque ao em vez de ler coisas sem futuro, leia a biblia,ela testifica de Jesus o pao da vida que desceu do céu e quem dele se alimenta nao sente nessecidade do pecado antes pedir conselho a terceiros ore e pessa direçao de Deus (nao devemos coxiar em dois pesamentos).
  15. neiva diz:
    pastor o senhor se masturba?
    pergunto isso nao para causar constrangimento, mais me pergunto se um homem a qual todos consideram como um atalaia nao deveria estar pregando arrependimento, ao inves de causar dulvidas na cabeça de pessoas que querem viver uma vida pura sem ter pensamento de acusações. no minimo deve cometer e apoiar tal ato. se um solteiro se masturba e isso é licito, porque se casar então? ou se um casado se masturba e isso é licito, porque se juntou com mulher. vou dizer o que penso. o diabo inventou a masturbação pra dizer ao homem e a mulher que nao necessidade de um parceiro, já que o mesmo pode sastisfazer a si mesmo. então assim fara com que o homem esqueça. “una-se o homem a sua melher e seja uma so carne” e o corpo da mulher pertence ao marido, e o do marido a sua mulher. temos quer um leito sem macula e com consentimento de ambos.
  16. junior diz:
    como assim,quando nao há outra auternativa?
    entao se tiver um parceiro(a)fora do casamento pode ser tambem uma auternativa?
    leia 1coritntios 6:13-20
    13os alimentos sao para o estomago,e o estomago para os alimentos mas Deus destruirá tamto este como aquele.porem o corpo nao e para a impureza,mas para o senhor,e o senhor para o corpo.a so lembrando o que em levitico 15:16 fala de impureza.
    14Deus ressucitou o senhor e tambem nos ressucitará a nós pelo seu poder.
    15nao sabeis que o vossos corpos sao membros de Cristo? e Eu porventura tomaria os membros Cristo e os faria membros de meretrizes?absolutamente nao.
    16ou nao sabeis que um homem que se une á prostituta forma um so corpo com ela?porque como se diz serao os 2 uma so carne.
    17mas aquele que se une ao senhor é um espirito com ele.
    18fugi da impureza.qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo;mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o proprio corpo.
    19acaso nao sabeis que o vosso corpo é santuario do espirito santo,que estar em voz o qual tendes da parte Deus,e que nao sois de vois mesmo?
    20porque fostes comprados por preço.agora pois glorificai a Deus no vosso corpo.
  17. cavaleiro da retidão diz:
    Gostaria de perguntar pra Neiva se ela tivesse um filho com síndrome de Down, e flagrasse ele se masturbando, o que ela diria a ele. Será que teria coragem de dizer que é coisa do diabo a alguém que sequer conhece tal diabo? Ou simplesmente nem diria nada por consideração, e caso fizesse isso estaria considerando que pessoas com deficiencia mental são imunes ao pecado em estes atos. Certamente ela não esperaria ver seu filho se casando pois dificilmente um casal com síndrome de Down consegue viver independentes. Então pais com filhos assim estão num beco sem saída pois os filhos não podem masturbar e nem casar. Que alegria.
  18. fulano de tal diz:
    sei la…
  19. Anoonimo diz:
    Pastor, queria saber se se masturbar 1 vez 2 vezes por semana, tem algum problema? masturbar sem ver videos pornos nem nada com pessoas criadas pela mente ?
  20. Anonimo diz:
    Peraí. Então quer dizer que o pastor permite que os fiéis se masturbem, né? Ele diz que ‘não vê problema’ se um sujeito se masturbar imaginando mulheres que não existem. É sério isso, pastor?
  21. Anônimo! diz:
    Ah, então já que vc como pastor, liderança espirutual disse que pode se masturbar sem pensar numa bunda ou seio, ou na minha vizinha do 204, eu vou me masturbar. Lembre-se que se vc tiver errado e me fizer e outros irem pro pecado, vc será julgado pelo tribunal de Cristo, hein?
    • Eu não creio nisso.Creio que cada um será julgado conforme a consciência.Eu não vejo problema nisso e creio que não erro em dizer o que penso.Se eu estiver errado, fiz por ignorância.E eu não sei se sou lider, apenas respondo a quem me chama de pastor porque eles pensam que eu sou e como eu ajudo algumas pessoas, acabo sendo mesmo.Só isso.
  22. tomassoque diz:
    li,o,comentario,de,alguem.que,precisa,de,uma,dica,para,parar,de,se,masturbar.meu,caro,sempre,que,tiveres,vontade,de,se,masturbar,pensa,pensa,que,DEUS,e,o,diabo,estao,apostando,em,vc.se,masturbares,das,um,nao,a,DEUS,e,o,diabo,ri,de,DEUS.mas,se,resistires,deixas,DEUS,pastor,vc,eu,todo,mundo,feliz.o,jogo,começou,lembra-te,que,o,meu,DEUS,nunca,perde.força,ai,que,DEUS,te,abençoe
  23. Anonimo diz:
    Pastor,Queria que você me respondesse uma pergunta.Porque eu era afastado dos caminhos do Senhor mas me reconciliei a mais ou menos 2 meses mas não consigo me livrar da masturbação.Fiquei a pelo menos 1 mês sem me masturbar depois desse tempo não resisti a isso.Tudo o que eu via na TV,Internet nas redes sociais(Não assistia filmes pornograficos e nada do Gênero)hávia uma mulheres só de biquini e acabei não resistindo e acabei cometendo o ato da masturbação, e dai por diante não consegui ter mais controle de nada.Me masturbei por umas 2 vezes por semana.Eu até fiz promessas,fiz um voto com Cristo e não consigo cumprir que era parar com a masturbação.Mas o engraçado de tudo isso é que eu pela primeira vez em que me masturbei depois de reconciliar,senti uma culta horrível dentro de mim,pedi perdão a Deus por ter falhado e a cada masturbação em que eu cometia,depois eu ia me ajoelhar e orar pedindo perdão a Deus mas não sentia mais o sentimento de culpa.Depois da 3 vez em que me masturbei depois de ter me Reconciliado com cristo não sentia mais culpa alguma mas mesmo assim ia la e ma ajoelhava e pedia perdão a Deus mas não sentia mais culpa dentro de mim.Até em que fui ao culto e no final do Culto o Pastor da Igreja disse que teve uma Revelação de que alguém que estáva presente no local cometeu um pecado gravissimo e que Jesus já tinha revelado a ele quem era e o pecado que cometeu.Ele não disse quem era mas vi que ele olhava para eu discretamente durante todo o culto.E eu sempre me sento nos ultimos lugares.Hoje sexta feira dia 17.8 me maqsturbei mais uma vez mas não senti culpa alguma e não senti nada de culpa.mas eu durante o ato pensei em uma mulher e não sei se ela é casada ou não.Isso é errado?Será que a revelação em que o Pastor da igreja teve foi comigo?Se
    o que eu fiz foi errado como eu faço para pedir perdão?Aguardo Anciosamente sua Resposta
    • Não é bom ficar cultivando pensamentos desse tipo com pessoas que saiba serem comprometidas.
      Esse tipo de revelação que o irmão disse ter tido na igreja é muito comum.É o tipo de coisa que você diz e sempre consegue deixar alguém angustiado, pois todos tem pecados e acham que o seu pecado pode ser o tal gravissimo.Não creio que Deus revele esse tipo de coisa desse jeito e nem acho que a gente tenha de descobrir se algo que foi dito foi dito para nós.Se servir para nós, creio que teremos certeza, mesmo que o “revelador” inventou a revelação.Se você comete alguma coisa errada mas não vê assim ou não vê como “gravissimo” não é por uma revelação desse tipo que saberá e nem será condenado por algo que nem sabe se é mesmo errado.
      • Anonimo diz:
        Mas quer dizer que não há pecado mastubar-se pensando em uma mulher solteira?É que eu não aguento mas me abster.
      • Anonimo diz:
        Assim.Eu não sinto mais culpa ao me masturbar.Sou Evangélico,Já Orei a Deus pedindo para me livrar disso mas eu continuo a fazer.O Máximo tempo em que eu fico sem fazer isso é 1 Mês.Depois não consigo mais resistir.Será que Deus removeu esse sentimento de culpa dentro de mim?eu não tenho culpa mas tenho medo de perder minha salvação,só isso.Aguardo sua resposta.
  24. ESRHOM diz:
    A MASTURBAÇAO E UMA NECESCIDADE ANIMAL.ESTA NA ORDEM DE URINAR,DEFECAR.EXPELIR GASES.NINGUEM VAI SE SENTIR CULPADO POR TER DEFECADO,OU URINADO.A VERGONHA DE ASSUMIR QUE SE MASTURBA E UMA DEFESA NATURAL,LIVRANDO A PESSOA DE EXPOR SUA INTIMIDADE,QUE DIZ RESPEITO SO A SI MESMA.O SENTIMENTO DE CULPA APOS A MASTURBAÇAO,E UM ERRO DE INTERPRETAÇAO DE ALGO QUE SO EXISTE EM FORMA DE FANTASIA.E CLARO QUE A UTILIDADE DA MASTURBAÇAO TEM LIMITES,NADA DE EXAGEROS…QUEM LER,DEVE ENTEDER.
  25. Mario diz:
    A masturbação sempre existiu, desde os tempos mais antigos, as pessoas se “tocam” se descobrem e sente prazer assim, é uma forma natural de se auto-descobrir, não vejo como pecado, alias, vejo esta palavra sendo usada pra tanta coisa, que não sei mais se acredito na humanidade, é tudo pecado, na voz de quem julga, esses por outro lado, nunca pecaram, são os intocáveis, os juízes do mundo.

    Abraço.
    Acesse : Mario no mundo do Sonic

  26. cavaleiro da retidão diz:
    Os caras da canção nova consideram a masturbação pecado e a idolatria um ato santo. Ainda quero ver um apresentador de tv perguntar pra um padre o que ele faz pra matar o seu tesão e liberar os espermatozóides. Duvido que ele assuma o que faz.
  27. Chrystian diz:
    Esse é um assunto que tenho minhas dúvidas, e não consigo chegar numa conclusão sólida pois sempre há bons argumentos de quem defende que é pecado e quem defende que não é pecado. Quando li seu texto vi a grande influência do Caio Fábio nele pois já tinha assistido o vídeo dele, hehe

    Confissão pessoal: quando eu estava de bem com Deus, e eu me masturbava, sentia culpa, pela cultura conservadora que tinha. Mas depois, mesmo tendo consciência que pode ser pela cultura mais conservadora que já estava na minha mente e tal, ainda me sentia culpado. Já tentei continuar me masturbando e mesmo assim manter a comunhão com Deus, mas isso nunca deu certo. Hoje vou na igreja e tudo, mas minha comunhão com Deus está quase nula apenas por isso. Como muitos relatos (inclusive nos comentários acima), sou mais um que tenta deixar esse pecado (se é) e não obteve sucesso. Mesmo que eu aceite que não seja pecado, não consigo continuar fazendo e ao mesmo tempo manter comunhão com Deus, por isso o meu desejo é tentar deixar essa prática (mesmo já estando sem forças pra isso e esperando renovo de Deus!), sendo ela boa ou ruim, mas minha paz de espírito é o que estou querendo.

    Peço oração pra quem ler, seja qual for seu pensamento em relação a isso. :)

    Abraço e paz!

    • Leonardo diz:
      QUER SE SENTIR O MAIS SANTO DE TODOS E O MAIS ÍNTIMO DE DEUS? CUMPRA TODAS AS LEIS DO VELHO TESTAMENTO, INCLUINDO GUARDAR OS SÁBADOS.

      SERÁ MÉRITO SEU.
      ISSO É ÓTIMO PRA QUEM QUER SE SENTIR O TAL.
      Só não se esqueça que estará anulando a graça e Jesus.

  28. Esse é um assunto bastante complicado e que gera muita discussão, defensores dos dois lados. Sou a favor de quando fala que quando se está casado, independente do sexo, é um desrespeito para com o seu parceiro.
  29. Denise diz:
    Sou casada a 18 anos evangélica Batista e estava afastada das atividades da igreja e dos cultos por alguns 5 meses pois saímos da igreja que éramos e procurávamos outra para nos tornar membros. Últimos 4 meses comecei uma amizade mais chegada com um rapaz do trabalho também casado conversamos muito e sempre nos abraçamos e nos beijamos como amigos de 2 meses pra cá ficamos mais próximos e no mês passado acabou rolando um beijo na boca, depois disso sempre juntos como antes e por mais 3 vezes ele me levou no ponto de ônibus depois do trabalho e nos beijávamos e eu ia embora, não consigo esconder nada de meu esposo e ele percebeu e me perguntou e eu confessei, ele me perdoou depois disso senti vontade de beijar o rapaz mais uma vez mas não aconteceu conversei com o rapaz e disse que resolvi continuar meu casamento pois amo meu esposo entrei de férias dia 03/12 e não tenho mais contato com o rapaz e até vou sair do meu serviço para não ter nenhum contato mais pois meu marido me pediu que fizesse isso. Me arrependo do que fiz pedi perdão a Deus e agora quero voltar a fazer parte de uma igreja o que cometi é tão grave que preciso ser disciplinada e ser excluída da igreja como ação corretiva? Será que ainda estou em pecado, pois estes tipos de sentimentos não desaparecem de uma hora para outra, mas penso em meu marido o tempo todo e repudio qualquer pensamento que não seja por ele(esposo).
    Me ajude, tenho que confessar isto para meu novo pastor mesmo isto tendo acontecido quando não estava na igreja e confessado ao meu esposo e a Deus?
  30. JOSÉ CASSENJE INÁCIO diz:
    Menstruação é algo ilícito mas eu não consigo deixar esse vicio!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Mostrar um dos meus últimos posts