Curas, pregações e milagres não provam que um ministério é de Deus

lfy - framed

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis.

Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?

Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.

Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.

Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.

Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

Nem todo o que me diz:

Senhor, Senhor!

entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

Muitos me dirão naquele dia:

Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

E então lhes direi abertamente:

Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.(Mateus 7:15-23)

Valdemiro Santiago,Silas Malafaia,Edir Macedo e outros tem declarado que a prova de que seus ministérios sejam de Deus são os milagres e obras que neles acontecem, pois, supostamente, esses não ocorreriam se Deus não os aprovasse.

Partindo desse pressuposto eles fazem o que querem de certo ou errado e são aplaudidos pelos que acreditam em suas falácias, pois, pensam os enganados,se Deus continua operando os milagres através desses homens é porque deve os aprovar em tudo o que fazem ou então não deve se importar com seus erros.

No entanto, a passagem citada acima demonstra que milagres podem acontecer em qualquer ambiente, mesmo se aquele que dirige a reunião é alguém que Deus não reconhece.

Deus não deixa de agir porque há um enganador usando de má fé com as pessoas, por isso é possível sim que Deus realize milagres mesmo num ministério que ele não aprove.

Um verdadeiro homem de Deus se reconhece não pelos sinais e milagres mas pelos frutos; e frutos só se conhecem com o tempo não num único evento ou em performances.

E não se engane: sinais, milagres, exorcismos e mesmo a pregação não são frutos “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” (Gálatas 5 : 22) “(Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);” (Efésios 5 : 9)

(Visited 703 times, 1 visits today)
Tags , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo. Sou psicólogo formado pelo Instituto de Ensino Superior de Catanduva (IMES Catanduva, antiga FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva. Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento. Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho. Gosto de teologia, sociologia, psicologia, antropologia, política, livros, filmes, música, gibis, jogos e brinquedos, entre outras coisas.

67 respostas para Curas, pregações e milagres não provam que um ministério é de Deus

  1. Que Deus nos abra os olhos para ver que, como diz o chavão, “O mais importante é o amor.”. Chavão, mas verdadeiro.
    .-= Meu último post blog : Um pequeno detalhe… =-.
  2. valeria diz:
    bom dia. a graça e paz.pai querido em nome de jesus,repeenda este mal,que aje nas mentes,bloqueando as pessoas e contemplarem a tua gloria.tira sehnor ,as escamas dos olhos como o sehnor fez com paulo.perdoa pai tamahna cegueira.sabemos sehnor que o sehnor é o grande pai,e juiz.por tanto nao nos consede o lugar d julgar,por que esta sera a nossa medida.tira senhor a trave dos nossos olhos antes de apontar o sisco no olho do irmao.obrigada senhor por que só o senho é deus.só a ti pertencem a honra e a gloria ensina-nos a respeitar o nosso irmao.nao posso falar do meus irmaos em crist citados por nao acompanhar o ministrio,esta parte é do espirito santo.mas posso dizer do apostolo valdomiro saniago,ministerio que me foi direcionado pelo mu amigo ,espirito santo.o apostolo em omento algum recebe gloria para si,nos ensina amar a deus.ja estive no templo em sao paulo e vivi experinceia sobrenatural,que vc nao entenderia,por que sao experiencia com o espirito santo que é quem opera todos o milagres atraves do apostolo.que só podem se manfestar apos o ter frutificado.como vc msmo ecsreveu,no inicio do texto.aqui em bh,tive a oprtunidade de participar de uma ministraçao com o apostolo e meu irmao em cristo.nunca tinha vivido e exprimetado anta unçao milagres para a gloria e deus , nao do apostolo.irmao se nao sabemos respeitar o que o espirito santo fas.como podemos receber o nosso lugar em cristo.peça ao espirito santo para te da disserimento,e olhar como cristo nos olhou,ele viu com bons olhos.se seus olhos forem bons tudo lhe sar bom.se maus tudo lhe sera mal.mas os planos do senhor nao e frustam.foi assim com saulo ate que o espirito santo se revelou a ele eo fez paulo.acedito profundamente que vc vai viver algo assim para gloria de deus.receba esta bençao .gostaria de indicar a vc um livro chamado bom dia espirito santo.e lembre-se,nicodemos era conhedor da palavra conhecia a cristo mas era necessario, nascer de novo.a arvore para dar ons frutos precisa ser regada esta com suas raisesfirmes,almentando do que é bom.que o espirito sao possa operar na sua vida amen.
    • Graça e paz estejam contigo.
      Vejo que não entendeu o que eu escrevi.
      Eu não disse que é necessário ter fruto para realizar milagres, disse que milagres podem ocorrer mesmo em pessoas sem fruto.
      O milagre verdadeiro é de Deus e é bom, mas isso não significa que o homem através do qual o milagre aconteceu é uma boa pessoa.
      Um abraço.
      • monteiro diz:
        meu querido a paz

        me pareçe mais ser incredulo

        ja que desconfia tanto e diz ser conhecedor da palavra

        por que nao o ve de perto assistir ao

        culto do apostolo valdemiro,ou do silas

        converse com os mesmos depois saia publicando algo do qual nao conhece

        ate breve

        • Eu não publiquei nada do que não conheça, pelo menos não nesse texto.
          Disse que eles usam argumentos enganosos e isso eu não preciso estar perto para saber, basta ler a Bíblia e comparar com o que eles falam.
          • Gaspar diz:
            oi. que a paz de Cristo esteje convosco. eu axo que falando so do silas e do marco feliciano. pois sao os que eu aconpanho. Ninguem faz o k eles fazem se Deus n estiver com eles.
          • Você não leu o texto inteiro, né?
          • diz:
            Roberto, paz…
            Vejo que estas a fazer grande esforço para abrir os olhos das pessoas, das ovelhas que estao sendo devoradas pelos lobos, mas parece que eles lavam o cerebro dos seus seguidores, e dificilmente ira lhes convencer a mudar de ideia….

            o povo de Deus precisa saber que milagres, cura, prosperidade, sao resultados do arrependimento e salvaçao…o espirito de Deus so opera na vida das pessoas que se arrependem, mas esses que o irmao citou, raras vezes se nao nunca falam do arrependimento ou salvaçao, apenas de milagres….

            os agentes do diabo, tambem fazem fazem milagres, prodigios, e usam esses sinais para enganar muita gente….

            lembre-se: muitos dirao Senhor Senhor nao profetizamos nos em seu nome? e em seu nome nao fizemos muitas maravilhas? e eu os direi nunca vos conheci…..

            muita força irmao…vamos continuar fazendo a nossa parte…

            Deus lhe avençoe

  3. valeria diz:
    quem é bom ?….só o pai que esta no ceu.apartivos de mim vos que pratiais a iniquidade.os farizeus, escribas e sadueus praticavam milagres? qual esta citado na palavra que sendo iniquo manifestou milagres?mt7.15,refeencia dt. 13.3 nao ouvir a palavra do profeta que fasendo sinais e podigios vao apos outros deuses.mt 7.16manifestando os milagres,obra do espirito santo seria mal fruto?mt7.18 ,referencia mt12.35 o homen bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o mau do seu mau tesouro tira coisas más.mt 7.19 referencia mc11.14 nunca mais coma alguem fruto d ti.apos esta palavra jesus entrou no templo e expulsou escribas e farizeus que faziam comerio,nao milagres,mas frequentavam os templos,observavam as leis,perseguiam jesus que ai sim ao agirem assim permitiram as maravilhas,e agiam em nome do senhor.mt 7.20 os frutos conhecidos, procuravam matar jesus.onde estao os frutos ,caridade,longanimideda,temperança,fe ,mansidao,etc.nos resultados de manfestaçoes de milagres ,pregaçao da palavra,dieçao do povo a deus?ou peserguindo e matando de outras formas claro,os homens que o senhor levanta para nos abonçoar?
    • Não sei se os fariseus costumavam realizar milagres mas eles algumas vezes ensinavam bem e Jesus cita que os filhos deles expulsavam demônios.
      Fora os fariseus, havia os magos de faraó que faziam sinais e Elimas, o mago(citado em Atos).
      O resto basta você reler meu texto e os versos citados e também os versos que você mesma citou e você chegará a mesma conclusão que eu.
      Não estou dizendo que o Valdemiro tenha de ser má pessoa, mas esse argumento que ele usa é errado, pois nada prova.
      Um abraço.
  4. Dalva diz:
    Caro Roberto
    Se voce acha que curas,pregações e milagres não provam que um ministério não é de Deus, então arranque o novo testamento da sua biblia, que fla sobre isso.Deus te abençoe.
  5. Dalva diz:
    cuidado com as criticas, e não toque no ungido de Deus, e não fale daquilo que não provou
  6. Carlos Roberto diz:
    MILAGRES & MILAGRE$
    NO QUE CREIO

    Que eu creio em milagres disto eu não tenho dúvidas até porque eu sou um deles, o que eu não admito em hipótese alguma e não creio é nesta indústria da exploração do povo estampada diariamente nas telas das televisões e nos templos de entidades que usam a religião como instrumento de abuso na venda de curas que não passam de trapaças e de encenações para ludibriar a fé do povo. Os milagres existem, mas existem também os MILAGREIRO$ que utilizam destas artimanhas para extorquirem boas somas dos desavisados e dos desesperados.

    O primeiro ponto a observarmos nesta questão dos milagres relatados na Bíblia é em que circunstâncias eles aconteceram? Invariavelmente todos os milagres descritos nas Escrituras foram resultados de momentos na vida daqueles que foram INSTRUMENTOS para que os mesmos acontecessem, inclusive Jesus. Em momento algum se propagou ou se divulgou, como se faz hoje, que este ou aquele ia passar ou estar em tal lugar e que em estando ali haveria sinais de curas e milagres, isto está muito claro nas Escrituras. Não há relato nas Escrituras sobre campanhas de curas e milagres, ninguém saia avisando que um Super Herói iria estar em tal cidade e ali faria mil e uma maravilhas. Outra coisa é que os homens de Deus, incluindo o próprio Jesus, eram muito reservados quanto a esta prática de curas e milagres, até porque sabia-se que isto poderia se transformar, como aconteceu de fato, numa industria e numa mina de dinheiro e de ESCÂNDALOS. Os milagres nos tempos apostólicos eram realizados através de pessoas SÓBRIAS e comprometidas com o Evangelho, que viviam em função dele EVANGELHO e não de patrocinar entidade, igrejas ou agremiações. Também não era usado para desmoralizar a concorrência ou para demonstração de poder ou de superioridade. Outro fato interessante é que os milagres não se resumiam a isto ou aquilo, curava-se enfermidades, restaurava-se o físico, ressuscitava-se mortos, mas tudo dentro de critérios que de fato pudessem dar sustentação aos acontecimentos. Assim, Jesus usou o lôdo para dar vista ao cego, a água para transformá-la em vinho e até um morto para ser ressuscitado. Outro fato a considerar é que jamais um demônio foi se manifestar dentro de um templo, coisa que hoje é comum, daí se imaginar que há algo errado nas igrejas uma vez que até nos terreiros de umbanda a sua manifestação é rara. Eu poderia ir mais longe, mas fico por aqui.

    Segundo, como precederam e como se deu depois de serem consumados os milagres? Invariavelmente todos os milagres relatados nas Escrituras precederam da necessidade da manifestação real do poder de Deus para que o povo pudesse crer naquilo que ouviam. Havia todo o cuidado para que aquilo não se transformasse em um ESPETÁCULO nem tão pouco p paciente fosse exposto ao ridículo como ocorre hoje. Na realidade hoje os CURANDEIROS vivem de mostrar as suas proezas como forma de demonstrarem abertamente quem é o mais poderoso, qual a igreja contabiliza o maior numero de prodígios, qual a igreja tem o milagre mais cabeludo e vai por aí. A linha não muda, todos sem exceção, exploram com irracionalidade a boa fé do povo. Outra coisa é que os favorecidos por um milagre tinham a recomendação expressa de não fazerem qualquer propaganda daquilo que haviam recebido como graça de Deus. Mas, o que se vê hoje é uma indústria de propagandas imoral que visa exclusivamente atrair o povo para ser extorquido dentro das igrejas. A questão fundamental que é a salvação da alma e a conscientização da condição de pecador foi abolida destas igrejas, se é que podemos classificá-las como tal, dando espaço para uma espiritualidade triunfalista baseada na irracionalidade de se procurar Deus pelo que ele pode oferecer e não pelo que ele é.

    Creio em milagres sim, e sou um deles. Há tempos atrás, caí do telhado da igreja numa altura aproximada de 5,0 metros e para a medicina convencional eu seria parte das estatísticas, mas Deus não permitiu isto e depois de alguns dias ele me levantou do leito hospitalar, fato que deixou os médicos e os que me acompanhavam perplexos. Recentemente estive em um leito hospitalar, com septicemia, desenganado pela medicina aguardando somente o momento de partir, no entanto Deus agiu em meu favor e hoje estou aqui contrariando TODAS as previsões da medicina. Nem por isto eu fui para a minha igreja fazer propaganda do que ocorreu e mesmo assim a sociedade não deixou de saber que eu creio em um Deus que tudo pode.

    O que há de fato é uma CONCORRÊNCIA IMORAL E IRRACINAL entre os que vivem desta prática absurda na intenção clara e declarada de promoverem o crescimento de seus grupos religiosos através da exploração da indústria dos milagres. Isto fica ainda mais evidente quando nos programas televisivos o tempo todo é gasto com propagandas de milagres e curas mal explicadas. A humilhação é evidente com os fiéis sendo OBRIGADOS a fazerem acrobacias no palco para comprovarem o tal milagre recebido. Nenhum dos seguidores desta doutrina sequer menciona o céu como objetivo do ser humano, pecado nem pensar, o que evidencia que a salvação se resume a ser curado de uma doença qualquer e pronto. O que vale mesmo é o aqui e agora, a eternidade… Deixa isto para lá, dá muito trabalho para explicá-la para estes curandeiros.

    Não encontramos na Bíblia ninguém gritando, dando ordem para Deus, ou fazendo milagres por atacado. Também não encontramos nenhum relato de servos de Deus afirmando que fez ou faz qualquer coisa, os fatos aconteciam naturalmente sem estardalhaço e sem propaganda. Os crentes do passado TESTEMUNHAVAM da graça redentora do amor incondicional de Deus, eles não precisavam de propagandas, pois a vida falava mais alto que as obras e os milagres.

    Milagres hão de ser conseqüência e não objetivo na vida espiritual. Antes de qualquer coisa há de se preocupar com a alma e não com o físico, até porque este corpo vai para a sepultura e não para o céu. Fique atento, existem MILAGRES e MILAGRE$ e cabe a você diferenciar um do outro.

    Carlos Roberto Martins de Souza
    crms2casa@hotmail.com

  7. roseli diz:
    PARABENS IRMÃO, PELA CORAGEM Ñ SÓ DE FALAR O Q ACONTECE COMODE CITAR OS NOMES.(INFELIZMENTE) VEJO SURGIR EM NOSSO MEIO CRISTÃO MAIS UM DISCIPULO DE QUEM??????? DO ORGULHO?? DO DINHEIRO?? DA FAMA??. CONFESSO Q Ñ SEI, MAS VAMOS VER NO FUTURO O Q VAI ACONTECER COM A IGREJA MUNDIALDO PODER DE DEUS, DIRIGIDA PELO APOSTOLO WALDEMIRO. SABE, ELE ME LEMBRA MUITO O NOSSO PRESIDENTE LULA, SEM ESTUDOS, GROSSO NO SEU MODO DE SER, POREM COM UM CARISMA MUITO FORTE. E ISSO ENGANA E ENVOLVE A MUITOS. VEJA ESSA IGREJA CRESCEU MUITO EM POUCO TEMPO, TODO DIA SE INAUGURA UMA , AQUI PERTO DA MINHA CASA,TEM TRES. MAS Ñ TEM NEM MEIA DUZIA DE GATOS PINGADOS. POR Q ???? TODOS QUEREM TOCAR NO “” UNGIDO DE DEUS””. TEM Q SER NA SEDE!!!! É LA´ Q O HOMEM ESTA… VEM PRA CA BRASIL… E O POVO VAI. MAS PRESTA ATENÇÃO NA PREGAÇÃO!!! VAZIA…OU QDO MUITO AQUELA Q JA CANSAMOS DE ESCUTAR… SABEMOS ONDE TERMINA. AGORA.. ELE CARREGANDO AQUELAS GARRAFINHAS DE AGUA NAS COSTAS NO MONTE, É UMA ALEGORIA DO PROPRIO PAPAI NOEL… E EU LI RESPOSTAS AQUI QUE SÃO DE PESSOAS CRISTÃS ADULTAS, Q NÃO SÃO CRIANÇAS. QUE SABEM Q CRISTO JA FEZ O VERDADEIRO E UNICO SACRIFICIO. VCS AINDA VÃO VER A VENDA DE SUOR UNGIDO, MARCA ISSO NA AGENDA. POIS QUEM VIVER VERÁ!!!eSSA FRASE DE NÃO TOQUES NO UNGIDO, É SEMPRE DITA POR PESSOAS Q DISCORDAM E ESTÃO SERIAMENTE ENVOLVIDAS NESSES MINISTERIOS, OU SEJA FANATICOS. SEJAMOS FANATICOS SIM, MAS PELO SENHOR JESUS. GRATA.
  8. Olá Roberto!

    Vi o link no Twitter e vim conhecer seu blog e já estou seguido! Belo trabalho!

    O meu é o PC@maral http://blogdopcamaral.blogspot.com e te convido a fazer uma visita.

    Que deus continue te abençoando grandemente!
    .-= Meu último post blog : Os Vários Tipos do Anticristo =-.

  9. Ana Cristina Passos diz:
    Parabéns! Que o Senhor continue te abençoando e dando coragem de dizer a todos o que realmente é o evangelho – boas novas! Jesus está voltando! E isso não quer dizer que todos os milagres que vemos simbolizam pessoas comprometidas somente com o Reino de Deus. Pois quando o Senhor começa a usar alguns vasos, muitas vezes estes começam a se achar maior que seu Senhor. É maravilhoso saber que existem pessoas que, como eu, tem se incomodado com esse evangelho de oba-oba, só com propostas de milagres e prosperidade.
    Um abraço,
    Ana Cristina
  10. Jean de Paula diz:
    Concordo com vc Roberto que Deus opera em qualquer lugar isso acontece basta ele querer.” O vento sopra onde quer”.
    Sinais e milagres é prova de que Deus opera mas não quer dizer que pelo fato de em uma denominação acontecer mais milagres do que na outra, Deus está nela e na outra não, isso não tem nada haver e nem se quer influencia em nada na salvação.

    Mas uma coisa é certa todos que creem no poder de Jesus os sinais tem que ser manifesto, não falo só no sentido de milagres, curas e maravilhas, falo nos sinais em um todo.

    Sinais são: Maravilhas, milagres, curas, manifestação do Don de Deus como falar em linguas, profecias, interpretação, visão e outras.

    Se em uma denominação não acontecer se quer um desses sinais ela sera suspeita pois a palavra de Deus diz que os sinais seguirão aos que crerem.

    MARCOS 16:
    17 E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;
    18 pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados.

    Abç

  11. pamella diz:
    REALMENTE A PRÓPRIA PALAVRA DE DEUS AFIRMA QUE NAQUELE DIA MUITOS SERÃO REPROVADOS EMBORA TENHAM FEITO MUITAS MARAVILHAS NO NOME DO SENHOR JESUS CRISTO.
    A BIBLIA FALA “Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens, e até para os rebeldes, para que o SENHOR Deus habitasse entre eles”, VEMOS ENTÃO QUE ATÉ OS REBELDES RECEBEM DONS, PARA QUE A PRESENÇA DO SENHOR HABITASSE NO MEIO DELES.
    DEVEMOS REFORÇAR TAMBÉM QUE UMA IGREJA CHEIA NÃO REPRESENTA UMA IGREJA APROVADA AOS OLHOS DO SENHOR, PORQUE JA OUVI MUITAS PESSOAS FALAREM QUE A CONGREGAÇÃO ESTAVA CHEIA E QUE ISSO É PROVA DE QUE DEUS ESTA APROVANDO AQUELE MINISTÉRIO.
    UMA PROVA DISTO É QUE MUITAS VEZES A CENTROS ESPIRITAS MAIS CHEIOS DO QUE AS IGREJAS, E PELA PALAVRA SABEMOS QUE DEUS NÃO ESTÁ NO MEIO DELES!!
    NÃO ESTOU AQUI DESACREDITANDO DAS MARAVILHAS QUE O SENHOR FAZ, MAS QUESTIONANDO QUE POR CAUSA DESSAS MARAVILHAS A MUITOS QUE ESQUECEM DA PALAVRA, E LEVAM MAIS EM CONTA A PALAVRA DO HOMEM, DEVIDO AS MARAVILHAS QUE ELE FAZ, PASSANDO POR CIMA DA PALAVRA DE DEUS…
    EU CREIO, NOS DONS DO ESPIRITO, MAS TENHO COMIGO O QUE O PROPRIO APOSTOLO PAULO FALOU: Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado” 1 Corintios 9:27
  12. Herlan diz:
    A paz do Senhor Roberto;
    Gostaria de saber de qual igreja vc é? Gosteimuito do comentário do Carlos Roberto, é a mais pura verdade mas, como escreveu Paulo em II Timóteo 4 em que oshomens criaram comichão nos ouvidos amontoando para si pastoresconforme as suas próprias concupicencias. Devo dizer que a porta da graça está para se fechar.
    deus os abençõe e continuem a protestar contra o falso evangelho.
  13. Paz de Cristo irmão Roberto…

    concorde com a posição do irmão,essa mesma posição que não se torna certa ou errada pelo fato de alguns não compreenderem oque esta sendo dito…
    realmente as bases biblicas estão de fato no contesto publicado, e o que peço a Deus diariamente é que os olhos desses irmãos se abram para verdade, e que a paixão e o encanto por esses homens que fazem mau uso dos pulpitos das chamadas igrejas dos milagres, (porque pelo que me parece, ja não são mais igrejas de Jesus que glorificam a Jesus), mas igrejas dos milagre$ que glorificam mais os milagreiro$ e seus milagre$ que ao próprio Deus. Não estou nem citando casos especificos, mas a cada um de meus irmãos que tem ou sub-entendi-se que tem relacionamento com Deus tenham dicernimento para perceber o que acontece de fato, realmente creio que Deus tem feito algo por misericórdia, mas naquele dia muitos dirão…em teu nome fizemos isso e aquilo outro, e mesmo diante disso ouviram “apartai-vos de mim vós malditos que praticai iniquidade”, para nossa segurança sem nomes especificos lembremo-nos que o Senhor nos diz em sua palavra no livro de 2TS 2-9.12 (E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;
    9 A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,
    10 E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.
    11 E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;
    12 Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.)
    que Deus nos abençoe…

  14. mauricio diz:
    Precisa-se ter muito cuidado antes de acusarmos alguns de algo para não sermos juíses como a palavra do Senhor diz. deixas que as obras serão provadas no fogo, devemos ter cuidado para que a nossa não venha ser reprovada, devemos ser sábios não donos da sabedoria pq toda a sabedoria está em Deus….A PAZ DO SENHOR>>>>
  15. Se liga diz:
    Quem não é contra nós é por nós…Palavras d Jesus
    Independente de qualque crítica, eles estão pregando a palavra a mts; palavra q restaura, reconstroi lares e familias…vidas são salvas e tal. Claro q eles são apenas instrumentos. O agente principal é Deus. É Deus q opera mas se naum houver quem pregue como ouvirão os cativos? Naum sou a favor d “os fins justificam os meios” mas se a obra está dando frutos então por mais falho q seje o homem q está liderando a obra, o Deus q está por trás dela faz td sair da maneira correta. Pq criticamos homens q estão na televisão pregando a milhares d vidas q precisam ouvir as boas novas, eles são homens falhos como nós mas usados escolhidos por Deus pra levar a bandeira do evangelho.
    • Eles estão pregando a Palavra ou meia-Palavra?

      Eu não os vejo pregando a Palavra pura.

      Com relação aos frutos…releia o texto para ver o que o Evangelho considera como fruto.

      Concordo que Deus muitas vezes faça a obra apesar da má intenção de alguns, mas nem tudo Deus endireita na hora, vemos muita gente sofrendo dano por causa de homens maus intencionados.

      Quem é de Deus tem que estar disposto a receber críticas quando está errado, caso queira crescer, isso vale para nós todos.

      Abraço.

  16. Ronaldo do Nascimento Silva diz:
    Amado servo de Deus, voce tem toda a razão. Muitos hoje pensam que só é homem de Deus aquele que prega milagres e maravilhas.
    Aos outros cabe o desprezo e a maledicencia por não enfatizar sinais e prodígios. Não acredito ser este comportamento o de um cristão…mas é como disse Jesus: pelos seus frutos os conhecereis. Um abraço. Continue com esse discernimento divino.
  17. Lucimara Nascimento diz:
    Confesso que estou meio que perdida diante de tanta sujeira no meio evangélico, visto que sou nova convertida.Até agora, pra mim as pessoas que se diziam evangélicas eram todas santas… se não santas, ao menos estavam procurando a santidade…Mas agora, vejo que é como a palavra de Deus diz: nem todo aquele que diz “Senhor , Senhor” será salvo.Vou pedir a Deus que abra a minha visão espiritual para que eu não me engane com esses falsos profetas.Por outro lado, penso: será que devo acreditar em tudo o que jogam na internet???Até que ponto tudo isso é verdade???Preciso de respostas para as minhas dúvidas…
  18. claudio diz:
    E realmente de confundir a mente
    Quem opera nesses lugares ? Deus ou o diabo ?
    Se é Deus ele estaria trabalhando com o mal ? pois sua palavra esta sendo pregada de forma distorcida.
    Seria um julgamento divino ? nao dá para explicar
  19. ADEMIL diz:
    PREZADOS, COMO SE COMPORTARIAM OS IRMÃOS DE HOJE, SE VISSEM OS MAGOS FAZEREM SUAS VARAS VIRAREM COBRAS NA FRENTE DE MOISES? ÁGUAS TORNANDO-SE EM SANGUE? DE TAL FORMA FAZIA MOISES, MAS AI VEM A PERGUNTA ERA DE DEUS? AQUELA MOÇA, QUE DIZIA QUE PAULO ERA SERVO DO DEUS ALTISSIMO, POR UMA SEMANA,(ESTAVA ELA MENTINDO?), ENTRETANTO PAULO EXPULSOU AQUELE ESPIRITO MALIGNO, FOSSE HOJE SERIA CONSAGRADA COMO PROFETA, NOMEADA PASTORA, OS PASTORES ESTRIAM TODOS ENVAIDECIDOS COM TAL DECLARAÇÃO, ETC. LOGO É NECESSARIO DISCERNIMENTO PARA OS MISTERIOS DE DEUS E AS OBRAS DE SATANAS. DEIXARIA AQUI OUTRA INDAGAÇÃO, TANTO EVANGELICOS COMO CATOLICOS HOJE FALAM EM LINGUAS, SÃO TODAS DO ESPIRITO SANTO? COMO SABER QUAL É FALSA? OUTRA INDAGAÇÃO: PORQUE OS IRMÃO SÓ SE MANIFESTAM NAS IGREJAS? SEJA EM LINGUAS, PROFECIAS, CURAS, EXPULSAR DEMONIOS, PORQUE NÃO VEMOS ESTAS COISA NO MEIO DA RUA IGUALMENTE COM APOSTOLOS, JESUS? NA PAZ DO SENHOR
  20. Pingback:Tweets that mention Curas, pregações e milagres não provam que um ministério é de Deus | Blog do Roberto Soares -- Topsy.com

  21. Pingback:Tweets that mention Curas, pregações e milagres não provam que um ministério é de Deus | Blog do Roberto Soares -- Topsy.com

  22. Jose Gouveia diz:
    Embora não concorde com as criticas todavia reconheço que cada um tem direito de se manifestar. O Roberto Donizeti esteja certo ou errado ele assume o que está dizendo, mostra a cara, o que eu discordo é de gente que gosta de falar, falar, mas não expoe o seu rosto. Isso é covardia…
  23. auri diz:
    e na verdade as cura do corpo aconteçe
    em cualquer seja as seitas mas isto nâo
    prova que e deus porque jesus deixou o curicolo de sata ele e mintiroroso etc
    vejo asim que o homem nâo se agordou espirituamente ele vive na fluencia terrena
    ele deixou uma nova lei para os homem se basiar que ta em mt 5 v 17-18-19-20 esta ai e lei de jesus nâo pensam que ele ta falando da de moises n o 17 ele copriu no 18 ele fala nem uma letra se pase sem se comprir
    no 19 ele da um aleerta para os seus discipulo se vc ficar de encinar as tradiçâo
    judaica vcs estâo me traindo no 20 ele da o enteder se voça justiça EXCEDER dos escriba
    e farizeu pode ter certeza que vcs nâo erdar
    oreino do cêu mt 5 v 18 esta e lei de cristo
    que ê justiça de deus[ alei de moises e justiça dos homem se vc esta praticando
    a justiça dos homem vc esta cobrando dizimo
    oferta etc isto ai pertencia alei de moises
    se vc esta aceitando estas regras vc esta em mt 5 v 20 a tempo de cair fora poque todas as
    comgregaçâo do novo testamento sâo local
    e so uma olhada nas cartas de apocalpse
    que estava localizada ali na asia erram 7
    cidade tinha ums 250 km na beira do mar
    nem uma dependia da outra cada professor
    erra responçavel pela sua comcregaçâo isto ai que homem ta fasendo nâo foi autorizado por deus e que deus tenha misiricordia
    de tanto erro nâo sei se por ganancia ou por
    egonorancia vamas deixar a lei moises de lado
    porque nimguem sera justificado perante deus
    GL 3 v 10=11 GL 2 16 HB 8 13 LC 16v 16 -17
    2° joâo 1 v 8-9-10-11 e um alerta apaz do senhor jesus
  24. mdzivenka diz:
    sabemos que os milagres operados nos dias de hoje,são sim de DEUS INDEPENDENTER DE QUEM ESTA PREGANDO,porem Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.(Mateus 7:15-23)iniquidade,o que é?é pecado enraizado que outrora incomodava e hoje não incomoda mais,qual quer um pode ouvir essas palavras do senhor na quele dia independente se for pastor presbitero missionario ou menbro,iniquidade está cada vez mais enraizada dentros das igrejas.precisamos lutar contra ela e não contra pastores,pregadores etc.porem vale ressaltar que: o povo precisa ler a biblia para não ficar somente nas palavras dos pregadores.que Deus vós abençoe. presbitero dzivenka.
  25. auri diz:
    estava lendo os comentario da irma dalva
    me chamou muitas atenção sobre unjido porque na velha aliança os judeus falavam no unjido do senhor isto ai erram homem motais e a unção era com olheo coisas terra dai os
    relijosos os fariseus os ecriba ETC ai te mim tocar no unjido do senhor agara preste bem atenção estes não tocava no homem
    mas guando veio o ligitimo que era unjido
    com espirito santo de deus este e jesue
    eles não tocaram jesus mas sim deram uma
    camasada de laço deixaro todo ensanguentado
    ainda asim não se contentaran e matara pregado numa gruz atos 4 v 26-27
    abrende com teu mestre mt 23 v 8-9=10-11-12
    aqui esta as esplicação nimguem esta acima de nimguem todos nos semos IRMÂO eu deixou
    o verso 12 dai vc escolhe isto ai que falou
    foi jesus se vc não agredita e poblema de cada um a salvação e individul
  26. Ed diz:
    Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.
  27. Irmã Ana diz:
    OLÁ IRMÃO ROBERTO! A PAZ DO SENHOR JESUS. POR FAVOR! LEIA COM ATENÇÃO NO QUE EU IREI INDAGAR-TE! SE ESSES HOMENS CITADOS POR TI, TEM TANTA CERTEZA DE QUE É DEUS APROVANDO OS SEUS MINISTÉRIOS. POR QUE ENTÃO DEPENDER DA MIDIA PARA ATRAIR MULTIDÕES, SERÁ QUE ISTO É REALMENTE FÉ? O NOME DE JESUS NÃO TEM MAIS PODER, NÃO É SUFICIENTE PRA ATRAIR MULTIDÃO?
    SE O ESPIRITO SANTO UM DIA VIER A DAR A DÁDIVA DE O DONS DE CURAR, EU CREIO QUE SENDO DEUS, NÃO PRECISARÁ DE EU TER QUE COMPRAR UM ESPAÇO NA TV PARA FAZER PROPAGANDA DE CURAS E MILAGRES. SABE POR QUÊ? PORQUE NO EVANGELHO DE MARCOS CAPITULO 16 VERSO 17 DIZ: “QUE OS SINAIS SEGUIRÃO AOS QUE CREREM…”.
    POR QUE AS PESSOAS ESTAVAM INDO EM BUSCA DOS APÓSTOLOS? SABE POR QUÊ? POR CAUSA DOS SINAIS (MILAGRES) NAQUELE TEMPO NÃO EXISTIA TV E RÁDIO. E COMO DEUS OPEROU ATRAINDO MULTIDÃO. NÃO É VERDADE? E DEPOIS OS NOMES CITADOS POR TI DIZEM SER DEPENDENTES DO ESPIRITO SANTO DE DEUS. E POR QUE DEUS NÃO OPEROU NO MINISTÉRIO DELES ANTES DE IR A TV?
    JÁ QUE VOCÊ TAMBÉM FALA DE FALSOS PROFETAS, QUERO PASSAR ALGO QUE CREIO QUE É MUITO IMPORTANTE PARA A NOSSA VIGILÂNCIA. ALGUM MÊS ATRÁS DESTE ANO DE 2010 ESTAVA ASSISTINDO AO PROGRAMA DE UM PASTOR FAMOSO JÁ CITADO POR TI. SURGIU UM HOMEM AMERICANO (NÃO VOU CITAR O NOME PARA NÃO FAZER PROPAGANDA DESSE HEREGE) QUE DIZ SER PASTOR E FOI AO PROGRAMA DELE DIZER: “QUE FOI DEUS QUE O MANDOU AO BRASIL, PROFETIZAR PARA O POVO DE DEUS QUE IRIA ENVIAR DERRAMAR EM NOSSAS VIDAS UMA “UNÇÃO FINANCEIRA”“. QUERO AQUI DECLARAR QUE NÃO É MEDO. SÓ NÃO IREI CITAR O NOME DESTE HOMEM PORQUE EU ESTAREI DANDO IBOPE AS PROFETADAS E HERESIAS DITAS POR ESSE INDIVIDUO. SABE O QUE É MAIS CURIOSO E O QUE ME CHAMOU A ATENÇÃO? É QUE ESTE PASTOR PEDIU PARA O TELESPECTADOR LIGAR PARA O PROGRAMA E OFERTAR UM VALOR EXORBITANTE, DIZENDO QUE QUEM CRER E FIZER O QUE ELE ESTÁ MANDANDO IRIA RECEBER A PROMESSA DA SUPOSTA “UNÇÃO FINANCEIRA”. RESPONDA-ME. ONDE ESTÁ ESCRITO NA BÍBLIA DEUS ALGUMA VEZ DERRAMANDO UNÇÃO FINANCEIRA PARA TODO POVO? PELO QUE EU SEI E LI, É QUE MANÁ CAIU DO CÉU. JÁ A HISTÓRIA DE DINHEIRO É O ACUMULO DO ABSURDO! ISTO É UMA VERGONHA!
    SABE O MAIS ENGRAÇADO DISSO TUDO QUE SÓ IRIA RECEBER QUEM LIGASSE PARA O PROGRAMA EVANGÉLICO. CASO EU RESOLVESSE OFERTAR PARA A MINHA CONGREGAÇÃO, ONDE ESTOU NÃO RECEBERIA?
    SABE O QUE ME DEIXA INDIGNADA? É QUE MUITOS, SE NÃO FOR A MAIORIA DOS CRISTÃOS, ACREDITAREM NESTE ENGANO.
    QUERO DIZER QUE ENDOSSO TUDO O QUE VOCÊ DIZ NESTE POST.
    QUERO AFIRMAR TAMBÉM QUE ACREDITO QUE JESUS AINDA HOJE CURA AIDS, CANCÊR, RESSUSCITA MORTOS, USANDO ALGUNS SERVOS FIÉIS.
    ESSES HOMENS QUE DIZEM SER CRISTÃOS E FAZ CURAS E MILAGRES NA TV, PRECISAM APRENDER COM O NOSSO SENHOR E MESTRE JESUS NO EVANGELHO SEGUNDO MARCOS CAPITULO 1 VERSOS 40 AO 45. QUERO DESTACAR UMA FRASE NO VERSICULO 44 ONDE JESUS AO CURAR O LEPROSO DISSE: “OLHA, NÃO DIGAS NADA A NINGUÉM…”.
    PARA CONCLUIR: “PARA AQUELES” QUE QUEREM APARECER PRECISA FAZER COMO JESUS. DEUS TE USA MEU AMADO PARA CURAR NO NOME DE JESUS. NÃO FAÇA ALARME, NÃO VÁ COMPRAR ESPAÇO NA TV PRA MOSTRAR QUE DEUS TE USA. DEIXA QUE O EX PARALITICO ANUNCIE POR TI QUE JESUS CURA.
    FIQUE NA PAZ DE CRISTO.
    CRISTO VOLTARÁ!
    • Pedro Paulo de Andrade Neto diz:
      nos tempos que O NOSSO SENHOR e SALVADOR JESUS CRISTO andou na terra o transporte era cavalo,camelo, jumento,barcos e JESUS os usou, se fosse os tempo JESUS usaria os meios de transporte de hoje; carros, aviões etc, comunicação era cartas epístolas, demoravam vários dias para chegar ao destino, nos dias de hoje usaria os meios de comunicção de hoje; rádio, tv, internet.
      DEUS deu a inteligencia ao homem para criar a midia para usa-la para coisas boas, assim esses homens de DEUS a usa para propagar o evangelho disse JESUS vai pregai o evangelho a todas criaturas, hoje através da internet o evangelho está sendo pregado em todos os confins da terra inclusive nos países onde é proibido a pregação da palavra de DEUS.
  28. nilton diz:
    parabens meu querido que Deus continue te abnçoando
  29. Globetrotter diz:
    Simples conclusão para milagres nestas empresas, ops, templos: hipnose, histeria. Estes vigaristas descobriram que a sugestão é um meio poderoso para que as pessoas alcancem determinados estados de ser. Com isso, uma pessoa pode ser sugerida de que ficou curada e, realmente, esta operação ser eficiente para curá-la ou ajudá-la num processo de cura. Principalmente porque esta pessoa alcançou o seu próprio potencial que, acredito, é dom de Deus, ela consegue muita coisa. Acontece, que esses pilantras sabendo desta possibilidade começam a espalhar aos quatro ventos que “nesta igreja Deus está presente”, etc. Com isso, acabam escravizando as pessoas e fazendo-as acreditar que eles são os responsáveis por isso. De certa forma, são; mas isso não lhes dá o direito de abusar da fé e boa vontade dos outros, criando máquinas de fazer dinheiro – uma vergonha. Pau neles!
  30. marcelino marcolino diz:
    Parabéns irmão, acho que eles não estão pregando nada, todas as suas pregaçoes estão fundamentadas em curas e em prosperidade sendo que este não é o fundamento do evangelho, eles não são ensinados sobre as doutrinas do cristianismo, quando falamos em doutrinas não aguentam e tentam escapar , principalmente sobre as doutrinas da graça que humilham o homem e bate no pecado, acho que eles deveriam usar os meios de comunicação para falar do maior problema da humanidade (o pecado ).Más falar de pecado não da audiência ne verdade?
  31. VÂNIA diz:
    QUEM TEM VISÃO ESPIRITUAL DE DEUS SABE DISCERNIR .ELE COLOCA A VISÃO DELE NAS PESSOAS QUE TEM MUITA INTIMIDADE COM ELE.PESSOAS ASSIM É MUITO RARO DE SE ENCONTRAR MUITO MESMO. ELAS COMHECEM DE LONGE O DIABO ATUANDO .MUITOS ACHAM QUE ELAS ESTÃO EM TELEVISÃO NA MIDIA NÃ NÃ NI NÃ NÃ. É TÃO SIMPLES É SO LER A BIBLIA QUE VOCÊ SERÁ MUITO INTIMO DE DEUS.IRMÃ ANA DEUS TE GUARDE MENINA VOCÊ É TREMENDA QUERIA TE CONHECER.QUE OFERECE O MUNDO EM TROCA DE RIQUEZA E SATANÁS EIS AÍ OS SERVOS DELE.JESUS FALA DE QUEM É O REINO DOS CEÚ NO SERMÃO DO MONTE.
  32. josé d.c. diz:
    Que pena,que dó,quantos comentarios desprovidos da luz da bíblia,da luz da palavra,de Deus.Eu pude ler aqui nestas postagens.Mas nos faz chegar a um conclusão;que usar a bíblia fechada é como está andando no escuro de lhos vendados.Não dá para assistir sempre as crendices que estão instaladas por ai afora dentro dos templos, dentro das faraonicas,e suntuosas
    catedrais,e nos estudios de televisão.Mais quando acontece de se dar uma paradinha nos ditos canais,pelo que se ver não dá para se alegrar no espirito não.Quem não crer em milagres,em curas?
    Eu penso que tdo crente em Jesus crer,porem esses eventos tem que ser germinados da palavra de Deus.Já leram que o satã,é capaz de fazer cair fogo do céu as vistas do homem? È preciso ter cuidado,porque nem tudo que reluz é ouro.Aqui
    pra nós;um homem de Deus brigaria com o outro
    por causa de um horario na tv? O chamando de bandido? Um homem de Deus deveria viver envolvido com essa poitica, suja imunda injusta
    corrupta,criminosa,e facista,como essa que se estabeleceu no Brasil?Pois é,essa pastrada toda
    se aliena a ela,causando ciumes bate boca e muitas acusações.Esses são os ungidos a quem
    esses pobres irmãozinhos vem defender.Pelo jeito o Senhor Jesus vai vir ,levar seus escolhidos,e muitos vão aqui ,dentro dos luxuosos templos
    esbabacados com os milagres dos falsos apostolos,falsos pastores e os falsos profetas.Falsos bispos,falsos micionarios,etc etc.
    Amados, a biblia é a unica forma que temos,para não permitirmos,comer nas mãos desses individuos que só tem o evangélho um mina de ouro.
  33. MARCOS diz:
    Se a hipnose e sugestão cura então pra que esse tal de Jesus! Deixa de hipocrisia cambada de filho do capeta vão ler a biblia chega de criticar a obra de Deus.
  34. Pedro Paulo de Andrade Neto diz:
    Também com Jesus Cristo o Filho dO DEUS Vivo, os farizeus hipócritas tais como vcs, acusaram-no de ser do demonio, guias cegos que não enxergam e não querem deixar os outros enxergarem, está escrito onde houver duas ou mais pessoas reunidas em Meu Nome EU estarei presente, se tiveres fé do tamanho de um grão de mostarda fareis prodígios ainda maiores do que estes, palavras de Jesus.
  35. Pedro Paulo de Andrade Neto diz:
    quem são vcs para julgarem alguem? também está escrito: trazei todos os dízimos a casa do tesouro para que haja mantimento em minha casa e fazei prova de Mim se EU não vos abrir as janelas dos céus e derramar sobre vós bençãos sem limites…a questão do dinheiro é esta?nós dizimistas fieis temos fé e prazer para devolver a DEUS o dízimo que pertence a ELE, por isso a igreja do DEUS VIVO é grande, próspera e Nosso DEUS opera aqui, eu sou apenas membro e já consegui grandes bençãos; e aqui se prega o evangelho sim, como deve ser ensinado sem tirar ou acrescentar um ponto ou uma vírgula, e quem tenha entendimento absorva as palavras que os homens de DEUS ensinam
  36. Pedro Paulo de Andrade Neto diz:
    Roberto Donizeti Soares não deixe satanás usar vc
  37. Pedro Paulo de Andrade Neto diz:
    li o bastante p/ saber identificar um emissário de lúcifer
    • Já vi que não leu então.Cuidado para não blasfemar contra o Espírito ao dizer que sou emissário de Satanás, você ainda tem muito a aprender.
      • Pedro Paulo de Andrade Neto diz:
        os escribas e farizeus conheciam todos livros do velho testamento, todos os preceitos todos os mandamentos todas as leis davam o dizimo contadinho,certinho contavam o endro,a hortelã e o cominho para não errar, mas eram como túmulos caiados, limpos por fora mas por dentro cheios de imundíca.
        E quanto a este teu espírito não tenho medo de dizer que é do diabo, sim pq estás duvidando da obra de DEUS.como pode satanas expulsar satanas estaria ele lutando contra si própio ele dividiria seu própio reino, o bem expulsa o mal eo bem é de DEUS. Eu honro louvo adoro bemdigo o ESPÍRITO SANTO DO MEU DEUS, O DEUS de Abraão, O DEUS ÚNICO e poderoso,soberano O DEUS de maravilhas que opera tambem nos tempos de hoje porque ELE É e sempre SERÁ HOJE E ETERNAMENTE. AMÉM E ALELUIA .E TODA HONRA E TODA GLÓRIA SEJA PARA O SENHOR DOS EXERCITOS.
  38. Pedro Paulo de Andrade Neto diz:
    A Igreja DO DEUS VIVO, DO SANTO de Israel, DO DEUS verdadeiro que É e sempre SERÁ está levando o evangelho a todos os confins da terra, até mesmo onde é proibido enquanto vcs ficam brincando de religião
    JESUS CRISTO É O SENHOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  39. CLÊNIO diz:
    Falsas Curas esta pagando mansões canais de Tv ( 30 milhões mensais e enchendo os bolsos dos Falsos Profetas. Alguns até jatinhos para os Picaretas do Evangelho.

    As Curas de Hoje em Dia
    O Que a Bíblia Ensina?

    Muitas das diferentes religiões acreditam que Deus cura as pessoas hoje em dia de uma maneira especial. Tanto pelos espíritas quanto pelos católicos, pelos pentecostais, e pelas igrejas renovadas das denominações tradicionais, as pessoas estão sendo ensinadas que Deus as curará milagrosamente. Para alguns essa cura vem através da bênção especial de um ritual mágico; para outros, através da peregrinação a algum santuário; para outros ainda, através da imposição das mãos de alguém abençoado com um dom especial do Espírito Santo. O que a Bíblia ensina? Deus cura, hoje em dia? E se cura, como o faz?

    Dois tipos de cura

    Deus sempre se manifestou como aquele que cura seu povo. Através de Moisés, Deus prometeu curar os filhos de Israel e poupá-los das doenças dos egípcios (Êxodo 15:26; Deuteronômio 7:15). Davi louvou a Deus como aquele que cura todas as moléstias (Salmo 103:3). Provérbios ensina que a obediência ao Senhor dá saúde e longa vida (Provérbios 3:2,8; 4:22, etc.). No Novo Testamento também, João orou pela saúde e prosperidade de Gaio (3 João 2). Mas essas promessas tinham certas limitações: Essas promessas não imunizaram totalmente o povo de Deus contra a doença. Homens justos como Jó, Epafrodito e Trófimo adoeceram (Jó 2; Filipenses 2:25-30; 2 Timóteo 4:20). Não houve um tempo, desde o jardim do Éden, em que o povo de Deus teve completa liberdade das enfermidades. Tanto cristãos quanto incrédulos experimentam a doença e a morte. Essas promessas não foram garantias absolutas. Como regra geral, Deus abençoa os fiéis com uma vida mais prolongada e melhor saúde. Considere, por exemplo, a promessa de que aqueles que honram os pais viverão muito tempo (Êxodo 20:12; Efésios 6:1-3). Sabemos que, em geral, aqueles que honram os pais vivem mais. Mas isso não significa que todos que honram seus pais vivem até aos 80, nem que todos os que morrem cedo desonraram seus pais. Eclesiastes mostra claramente que a relação de um homem com Deus não pode ser determinada pela sua saúde ou pelas bênçãos físicas (Eclesiastes 9:1-3). Os amigos de Jó estavam certos de que a enfermidade dele fora causada por causa de sua desobediência; mas isto não era verdade. Os discípulos queriam saber quem teria pecado para causar a cegueira do homem. Jesus replicou que a cegueira não fora causada nem pelo seu pecado nem pelo de seus pais (João 9:1-4). A ênfase das Escrituras não está nas bênçãos físicas. O foco principal das promessas de Deus é espiritual. Estamos, freqüentemente, mais interessados nas promessas de bênçãos físicas, mas uma leitura séria do Novo Testamento nos mostra que o principal interesse de um cristão deve ser sua comunhão com Deus e seu lar eterno (veja Filipenses 3:20-21; Colossenses 3:1-4; Hebreus 11:13-16, 35-38).

    Além do cuidado geral de Deus para com a saúde de seu povo, houve certas épocas nas quais Deus operou milagres especiais de curas. Através de Moisés, por exemplo, Deus tornou uma água amarga em doce, curou lepra e levantou uma serpente de bronze para curar mordeduras de cobras. Através de Elias e Eliseu, Deus curou lepra, ressuscitou mortos, etc. Através de Jesus e dos apóstolos, Deus curou os cegos, os coxos, os surdos e muitos outros. Os tempos extraordinários das curas milagrosas corresponderam às novas revelações que Deus estava dando ao povo. Os sinais que Moisés operou atestaram suas credenciais para apresentar a nova lei de Deus aos filhos de Israel. Os sinais de Elias e Eliseu deram o carimbo da aprovação de Deus ao trabalho dos profetas de revelar uma outra maior porção da palavra de Deus. Os sinais de Cristo e dos apóstolos mostram que a revelação do Novo Testamento foi enviada por Deus.

    Deus cura hoje em dia?

    Sim, Deus cura seu povo através da oração, da providência e da ação de sua vontade, como ele sempre fez. Muitas vezes as pessoas glorificam médicos e remédios, quando Deus é aquele que deve receber o crédito. Todas as boas dádivas vêm de Deus e devemos sempre lembrar de dar a ele a glória e o agradecimento (Tiago 1:17).

    Mas será que Deus ainda cura da maneira especial e miraculosa como antigamente o fez? Será que ele ainda dá poderes especiais de curas aos homens, como o fez a Moisés, a Elias e Eliseu, e a Jesus e aos apóstolos? Alguns responderão sim. Muitas igrejas e religiões reivindicam o poder de curar dessa maneira especial. Essas abrangem de diversas igrejas pentecostais (Deus é Amor, Assembléia de Deus, Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja da Graça, Igreja do Evangelho Quadrangular, Congregação Cristã no Brasil, etc.) aos ramos carismáticos das igrejas tradicionais, tais como a Católica e a Batista, e seitas como a de Cientista Cristão, até aos diversos grupos que compõem o espiritismo. Parece haver um impressionante arranjo de “evidência” para as supostas curas milagrosas nos dias atuais. A própria diversidade dessa evidência, contudo, deve levar-nos a reconsiderar. Estará, realmente, Deus operando sinais especiais e maravilhas em tantas diferentes, e mesmo contraditórias, igrejas e religiões? Na Bíblia, as curas especiais foram a maneira de Deus confirmar a nova revelação que ele estava dando através dos que curavam. É claro que Deus, que não se contradiz, não está confirmando todas estas mensagens conflitantes.

    As muitas advertências contra os falsos sinais e maravilhas precisam ser examinadas. O diabo sempre simula as obras de Deus (examine Deuteronômio 13:1-5; 2 Coríntios 11:13-15; 2 Tessalonicenses 2:9-12; 2 Timóteo 3:13; Apocalipse 13:13-14; 16:13-14). E, também, o diabo é muito hábil em trabalhar através da religião (Mateus 7:15-23; 2 Coríntios 11:13-15; Colossenses 2). Portanto, a presença das supostas curas miraculosas na atualidade, as quais são totalmente diferentes das curas na Bíblia, não deve nos surpreender.

    Diferenças entre as curas de hoje e as na Bíblia

    Tipo. As curas especiais na Bíblia incluíam todos os tipos de moléstias. Jesus e os apóstolos podiam curar qualquer pessoa de qualquer doença ou enfermidade (Atos 5:15-16; Marcos 1:32-34; Mateus 4:23-24; 9:35). Cegos de nascença recebiam a visão imediatamente; coxos de nascença começavam a andar e saltar; lepra, mãos definhadas, orelhas cortadas e outros males perfeitamente visíveis eram curados diante dos próprios olhos daqueles que observavam (Atos 3:1-10; 4:22; João 9; Marcos 3:1-6; Mateus 8:1-4; Lucas 22:50-51). Ainda mais admirável era a ressurreição dos mortos (Lucas 7; João 11; Atos 9; 20). As curas de agora são diferentes. Os que fazem curas hoje em dia se especializam em dores de cabeça, dores lombares e outras enfermidades invisíveis. Sim! Algumas vezes ouvimos falar de um cego que recebeu sua vista ou de mortos sendo ressuscitados, mas nunca, ninguém, parece testemunhar esses eventos. Eles sempre ocorreram em outro tempo ou lugar e ninguém parece se lembrar exatamente de quando e onde. Sem dúvida, as “curas milagrosas” que você e eu vemos hoje são de uma natureza muito diferente dos milagres na Bíblia.

    Maneira. As curas na Bíblia eram instantâneas. Não havia reação retardada. Os cegos recebiam sua vista na hora; os coxos começavam a andar, correr e saltar; a pele dos leprosos era purificada instantaneamente (Mateus 8:3; 12:13; Atos 3:7-8; João 9:7). As curas miraculosas foram sempre completas. Não havia curas parciais (Atos 3:16). A maneira de Jesus e dos apóstolos era simples. Não havia fanfarras; não havia nada encenado. Aqueles com a verdadeira capacidade de curar faziam seu trabalho calmamente, simples e completamente. Poderá alguém que testemunhou “curas”, hoje, dizer que elas são feitas da mesma forma?

    Freqüência. Nenhum dos que, hoje em dia, “curam” sempre têm êxito. Geralmente, atribuem a culpa pelos insucessos à falta de fé por parte dos que querem ser curados. Mas na Bíblia, aqueles que realmente tinham o poder de curar conseguiam seu intento. Há uma única exceção registrada (Mateus 17) e, nesse caso, o problema foi uma falta de fé por parte dos que pretendiam curar. Nem todos aqueles que recebiam as curas tinham fé; de fato, alguns que nem esperavam ser curados o foram (João 5; Atos 3). Deus nunca falha. Se houvesse, nestes dias, pessoas que verdadeiramente tivessem poderes especiais de Deus para curar, eles também não falhariam.

    Propósito. Na Bíblia, os milagres e as curas eram sinais para confirmar a mensagem do homem que os operava. Deus autenticou cada nova mensagem com sinais (Hebreus 2:3-4; Marcos 16:20). Gerações posteriores tinham que confiar na mensagem escrita daqueles que demonstravam as credenciais para revelá-la (João 20:30-31). Há muitos textos que mostram que a mensagem do evangelho foi completamente revelada no primeiro século (João 16:13; Judas 3) e que não haveria revelação adicional (Gálatas 1:6-9). Considere esta ilustração: O Cristo ressuscitado foi visto por várias testemunhas que escreveram sobre o que viram. Hoje, não vemos Cristo; confiamos na evidência registrada por aqueles que o viram. Os aparecimentos de Cristo depois de sua ressurreição serviram precisamente ao mesmo propósito que as curas e milagres: para provar que ele é o Filho de Deus e que devemos confiar na mensagem do Novo Testamento. Não há mais razão para esperar que alguém terá poder para curar hoje em dia, do que pensar que Cristo reaparecerá nestes dias.

    É também digno de nota que o propósito das curas na Bíblia nunca foi financeiro. Pura e simplesmente, nunca lemos sobre Jesus ou os apóstolos ou outros cristãos primitivos com capacidade para curar fazendo coletas daqueles que eles estavam curando. De fato, em relação a estas próprias coisas (curar os doentes, ressuscitar os mortos, limpar os leprosos e expelir demônios) Jesus disse que as dessem gratuitamente (Mateus 10:8). Somos também advertidos sobre os que “movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias” (2 Pedro 2:3).

    Efeito. Quando homens tinham, verdadeiramente, poderes para curar, todos se maravilhavam e ficavam admirados com os resultados (Atos 3:9-11; Lucas 7:16-17). Até mesmo os inimigos do evangelho tinham que admitir que as curas realmente aconteciam (João 11:48; Atos 4:16). Afinal, como poderiam negá-las? Havia os mortos que Jesus tinha ressuscitado, os coxos que ele havia curado e os cegos que agora viam, dando testemunho visível do seu poder. Os inimigos do evangelho sempre tentaram se opor e desacreditar o ensinamento, mas nunca tentaram negar que as curas e os milagres realmente aconteceram. Às vezes, questionavam quando Jesus curava (por exemplo, no sábado) ou pelo poder de quem (por exemplo, do diabo, diziam eles) o fazia, mas nunca negavam a autenticidade dos milagres. Os que curam, atualmente, experimentam resultados que são muitíssimo diferentes. Porque as curas não são imediatas, nem completas, nem visíveis, muitos reconhecem que eles realmente não têm qualquer poder especial. Onde está o milagreiro de hoje que tenha entrado numa cidade e curado todos os doentes? Os efeitos são diferentes.

    O Que Podemos Concluir?

    Houve dois meios básicos pelos quais Deus curou: o meio normal, através da oração e da providência, e o meio miraculoso, para confirmar as novas revelações. Deus continua a curar pelo meio normal e, por esta razão, devemos orar pelos doentes e agradecer a Deus pela recuperação deles. Mas não há evidência de que alguém tenha, hoje, as aptidões especiais, que Jesus e os apóstolos tinham para curar os enfermos. Nem devemos esperar que tenha. A intenção de Deus era confirmar sua nova revelação, através dos seus mensageiros, dando a eles especiais poderes de cura; sua revelação está completa; portanto, ele não continuou a dar poderes especiais. Tais curas especiais não ocorrem em nossos dias.

    Objeções

    Hebreus 13:8. Aqueles que crêem que Deus continua dando, hoje, poderes especiais de cura aos homens usam vários argumentos para apoiar essa idéia. Por exemplo, Hebreus 13:8 afirma que Jesus é o mesmo ontem, hoje e sempre. Há pessoas que usam esse texto para dizer que, se curas especiais e maravilhas aconteceram no primeiro século, o mesmo deve acontecer hoje em dia. Mas esse texto não diz que Jesus faz exatamente as mesmas coisas em todas as eras, nem que sua vontade é sempre a mesma. Hoje, os homens confessam pecados, enlutam-se, casam-se. Mas não farão assim para sempre. No céu não há confissão de pecados, luto ou casamento. No Velho Testamento não havia batismo pelo Espírito Santo ou o falar em línguas. Jesus é o mesmo. Mas sua obra mudou. No primeiro século, livros foram acrescentados à Bíblia, houve apóstolos vivos e Cristo apareceu na terra em forma humana. Hoje não. O fato de que Jesus nunca muda não significa que ele sempre dê aos homens os mesmos poderes ou aja sempre do mesmo modo. Há um certo progresso no procedimento de Deus para com os homens. Passo a passo ele executa seu plano. Conforme o plano é cumprido e a maturidade é atingida, certas coisas necessariamente mudam (1 Coríntios 13:11).

    Marcos 16:17-18. Marcos 16:17-18 é usado, às vezes, para ensinar que todos os crentes serão capazes de operar curas, expelir demônios e falar em línguas. É interessante que poucos são os que afirmam, que todos os crentes podem beber veneno ou pegar em serpentes, ainda que essas coisas sejam mencionadas na mesma passagem. É importante analisar cuidadosamente o contexto desta promessa. Jesus estava falando aos apóstolos e prometeu que esses sinais acompanhariam os crentes. Ele não disse que todos os crentes, nem mesmo naquela época, poderiam operar sinais. Marcos 16:20 afirma que essa promessa já havia sido cumprida: “E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam.” A pregação, mencionada em Marcos 16, com os sinais que a confirmariam já aconteceu. Se há mais sinais, hoje, pelo menos esse texto não está afirmando nada a respeito.

    João 14:12. Alguns se valem de João 14:12 para tentar provar que as curas milagrosas continuam ainda hoje. Essa passagem ensina que discípulos de Cristo farão obras maiores do que ele fez. O significado é que, depois da morte e da ressurreição de Jesus, seus seguidores pregariam a mensagem da salvação e ofereceriam, realmente, o perdão dos pecados pelo sangue de Cristo. Eles fariam uma obra maior por causa da expiação proporcionada pela morte de Jesus. Muitos deturpam esse texto para dizer que os crentes operarão milagres maiores. Mas como? Eles mudarão mais água em vinho, alimentarão uma multidão maior com menos pães e peixes, acalmarão tempestades mais violentas, ressuscitarão mais pessoas mortas? Seria difícil realizar maiores milagres do que Jesus. Esse texto está falando da salvação que poderia ser proporcionada depois da morte e ressurreição de Cristo.

    Testemunhos. Finalmente, alguns se voltam para o testemunho das “curas” especiais nos dias atuais. Ou foram curados ou viram alguém curado, ou ouviram sobre alguém que foi curado. Mas há problemas com isso. Deus cura hoje. Ele não cura da maneira miraculosa como o fez no primeiro século, mas cura. Ele não dá aos homens, nos dias atuais, poderes especiais de cura. Deus pode curar através de sua providência e ao mesmo tempo um dos que “curam” pode começar a exercer sua arte. As pessoas dão o crédito ao “milagreiro”, quando na realidade foi a providência de Deus que curou. Muitas enfermidades são grandemente afetadas pela mente. Se alguém pensa que foi curado, muitas vezes se sentirá melhor. Por essa razão, diversas “curas” ocorrem numa atmosfera emocionalmente carregada, com muitos na expectativa de receber uma cura. Raramente os que dizem que curam, hoje em dia, vão a lugares públicos e realizam tal ato; a maioria das “curas” ocorre em edifícios de igrejas ou lares. Jesus, ao contrário, curava em qualquer situação, até mesmo enquanto caminhava rua abaixo. Não há evidência de homens, hoje, curando como Jesus e os apóstolos curavam. Todos ouviram falar de algum lugar afastado onde uma pessoa morta foi ressuscitada, um leproso limpo, ou uma pessoa cega recebeu sua visão. Mas quem realmente experimentou esses fenômenos? Se Deus ainda cura hoje em dia do mesmo modo que no passado, por que são quase todas as curas invisíveis? Por que os milagres notáveis sempre ocorrem em algum lugar distante?

    Conclusão

    Deus continua a curar em nosso tempo, porém não mais concede aos homens capacidade especial para curar. Há diferenças radicais entre as curas verdadeiramente milagrosas do primeiro século e as alegações de curas hoje. Temos a revelação completa e confirmada do evangelho; portanto, Deus descontinuou seu uso das curas especiais. As curas de Deus, agora, são através da oração e da providência, e não através de sinais miraculosos.

  40. luiz roberto diz:
    Nos meus 61 anos descobri, tardiamente, o quão difícil é julgarmos pessoas e situações, principalmente quando usamos a Palavra de Deus.
    Meu caro colega Roberto, teu comentário sim é falacioso, juntar Edir Macedo com Silas Malafaia e Valdemiro Santiago não tem cabimento pois o mesmo não tem dom nenhum. Silas Malafaia tem o dom da Palavra e de todos Valdemiro é mais completo pois é excelente com a Palavra (não a meia Palavra como você maldosamente alega) e também o dom de cura. Para um homem ter esses dons, só existe duas possibilidades a verdadeira, deixada por Jesus, o dom do Espírito Santo, a outra, que leva a morte, quando se faz acordo com satanás. Não existe obra ou pessoa mais perseguida do que a Igreja Mundial e seu lider Valdemiro Santiago. Não existe pessoa no Brasil e até mundial mais exposta diariamente na mídia que Valdemiro Santiago. Ser humano nenhum consegue liderar uma igreja e comandar uma multidão de fiéis se Deus não estiver no comando. Nós cristãos sabemos que o momento de cada ser buscar uma igreja é determinado por Deus, comente que, para que o homem seja glorificado em nome de Deus, ele é usado e recebe dons para reunir e convencer essa multidão.
    Pelo que percebo você e muitos que fazem comentários maldosos, não estão desmerecendo os homens, más sim, tentando apagar a gloria de Deus.
    Releia seus comentários e reconheça que você não está em nada contribuindo com a obra de Deus.
  41. wilton diz:
    prabens, devemos estar atento, com os lobos tranvestidos de ovelhas,,,a paz de Deus,,,,,,,,,
  42. Omar diz:
    O quanto tem pessoas idiotas para acreditar em milagres
    desses malditos pastores.Pura enganação.Tudo combinado.
    Enquanto os babacas trabalham duro e ganha seu dinheiro,
    vai dizimar para a igreja e os pastores e donos de igreja e vendo andando de jatinho para lá e para cá, mansões e carrões.
    O que falta é as pessoas conhecerem e entender a palavra
    de Deus. O que adianta a ler a bíblia e não entender nada.
    Hebreu 7 todo e Lucas 16:16.
  43. Omar dos Anjos Chaves diz:
    Como pode pessoas acreditarem nessa cambada que se dizem
    pastores.Falo de experiência própria.Fato acontecido na minha
    família.Não acreditaram em mim, depois simplesmente tiveram
    vergonha de falar comigo devido ter descoberto a safadeza do
    maldito.Esses são Pastores do Satã.
  44. Não consigo acreditar como tem pessoas idiotas que
    defendem picaretas da palavra de Deus.
    Essas pessoas acreditam na palava do que se diz Pastor
    e não na palavra de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostrar um dos meus últimos posts

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.