Culpa…prova algo?


culpa, upload feito originalmente por ridolfi13.

 

“Tens tu f√©? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que n√£o se condena a si mesmo naquilo que aprova.” (Romanos 14 : 22)

Grande parte dos evang√©licos ainda se guia em grande parte por emo√ß√Ķes ao inv√©s de se guiar somente pela l√≥gica do Evangelho.

Um das emo√ß√Ķes que mais guia alguns √© a culpa.

Muita gente vive criando e dando manutenção a supostos pecados, pelo simples fato de que aquilo lhe gera uma culpa ou algum sentimento ruim e levados por esse pensamentos, julgam os outros que não pensam como eles, chegando ao extremo de pensar que Jesus, se estivesse aqui em carne, teria que agir assim ou assado com relação a algo ou alguém.
Perguntam “o que Jesus faria?” enquanto respondem a si mesmos que Ele faria aquilo que eles acham que deve ser feito, como se Ele tivesse que ter os mesmos pensamentos e culpas deles.

O apóstolo Paulo, porém, falou certa vez sobre fracos e fortes, sobre aqueles que sendo fracos sentiam culpa com relação a algo e sobre aqueles que sendo mais fortes, já não carregavam as mesmas culpas por já terem passado daquela fase e crescido.

“Porque um cr√™ que de tudo se pode comer, e outro, que √© fraco, come legumes.” (Romanos 14 : 2)

Há a culpa que provem do pecado real e (comum a todos), e há a culpa que se baseia na cultura que recebemos e que não significa nenhum pecado real, mas somente algo que pode ser pecado para nós.

Um exemplo eram os coríntios que se sentiam culpados ao comer as comidas sacrificadas aos ídolos por crerem que elas realmente o ídolo era alguma coisa.
Paulo diz que o ídolo não é nada no mundo e que não há problema algum em se comer algo desde que tenha dado graças mas diz também que para os fracos aquilo ainda gerava culpa:

Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.
Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.

Mas nem em todos há conhecimento; porque alguns até agora comem, no seu costume para com o ídolo, coisas sacrificadas ao ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, fica contaminada.

Ora a comida não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais e, se não comemos, nada nos falta. (1 coríntios 8: 4-8)

A culpa, quando provém realmente do pecado, tem base bíblica; porém aquela que só se baseia em sentimentos é humana e não prova nada sobre algo ser pecado ou não, a não ser para quem a sente.

Quem se sente culpado em algo, deve buscar conhecimento para saber se realmente aquilo é um pecado, pois enquanto se sentir culpado isso será um pecado para ele, embora não necessariamente um pecado real e comum a todos.
Que sejamos guiados pelo Senhor e n√£o por nossas culpas.
Amém.

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catigu√°, interior de S√£o Paulo.Estudo Psicologia no Instituto de Ensino Superior de Catanduva (FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Superintend√™ncia de √Āgua e Esgoto de Catanduva.Li a B√≠blia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento.Simpatizo com o movimento Caminho da Gra√ßa do pastor Caio F√°bio de Ara√ļjo Filho.Gosto de livros, filmes, gibis, jogos e brinquedos.
Marcado , .Adicionar aos favoritos o permalink.

5 Responses to Culpa…prova algo?

  1. Poxa… falou tudo!

    …e as vezes, somos perdoados pelos nossos pecados, mas a culpa permanece.

    √ďtimo texto.
    Abraço

  2. Boa postagem, boa mesmo…

    H√° de sempre se diferenciar a culpa real e a culpa gerada por dogmas humanos, nisso concordo em plenitude contigo…

    S√≥ pra corroborar, creio que o maior esc√Ęndalo que podemos causar aos que se consideram “fracos” √© mant√™-los na ignor√Ęncia…

  3. Roberto diz:
    Realmente Rap, temos de ensin√°-los para que assim possam se fortalecer e n√£o se escandalizar por qualquer motivo.
  4. Pingback: Masturbação é pecado? | Blog do Roberto Soares

  5. pois é. e a mistura de culpas nas pessoas são misturadas em credos religiosos ou filosofias idólatras. um acha pecado isso ou aquilo porque a igreja considera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Mostrar um dos meus √ļltimos posts