Cobiça na Bíblia é sempre pecado?

cat looking at goldfish
Creative Commons License photo credit: teachastrid


Temos visto muitas pessoas afirmarem que cobiça é pecado simplesmente por ser cobiça, mas será que é isso o que a Bíblia diz? Ou será que cobiça é só pecado se o objeto cobiçado for coisa do outro?

O mandamento:

Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo. (Êxodo 20 : 17)

Nesse mandamento podemos perceber que a cobiça não é condenada simplesmente por ser cobiça mas por que cobiça não é bom para com as coisas dos outros.
Você pode querer algo mas não pode querer algo que já tem dono.

No famoso texto de Mateus 5:28 o Senhor Jesus diz:

Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

Baseado nisso muitos dizem que não se pode cobiçar mulher nunca, porque Jesus teria proibido no versículo exposto se esquecendo que o contexto era sobre o adultério.

27 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. 28 Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

Podemos ver no texto que enquanto a lei só falava sobre o adultério real, Jesus fala sobre o adultério mental que é o primeiro que ocorre antes do ato mesmo.
Você pode querer alguém, mas não pode querer alguém que já esteja com alguém, ou então se tu tens alguém não deves querer outra.

Para aqueles que ainda acham que cobiça é sempre sinônimo de pecado vai mais um versículo:

Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. (Gálatas 5 : 17)

Esse versículo simplesmente diz que assim como a carne, o Espírito também cobiça! a diferença é que ambos cobiçam coisas opostas um contra o outro.

Atualização em 21/02/2010: Nesse texto a intenção é falar acerca do termo cobiça da forma como aparece na Bíblia nas nossas traduções brasileiras(provavelmente o termo foi mal traduzido do grego);no entanto, o sentido normalmente associado ao termo cobiça(conforme pode ser visto nos dicionários comuns) é sim pecado.

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo.Estudo Psicologia no Instituto de Ensino Superior de Catanduva (FAFICA) e trabalho em Catanduva, na Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva.Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento.Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho.Gosto de livros, filmes, gibis, jogos e brinquedos.
Marcado , , , , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

20 Responses to Cobiça na Bíblia é sempre pecado?

  1. Pingback: Enquete sobre masturbação

  2. Pâmela Malaspina diz:
    Oi Roberto, oh sinceramente, até Deus deve ficar bravo com vc. Vc analisa vírgula por vírgula da bíblia. Realmente eu nunca tinha já li este texto várias vezes mas nunca tinha parado para pensar que o próprio Espírito cobiça….

    Bjus – num some não hein…

  3. eduardo diz:
    depende, o que vc está “cobiçando” ou melhor a meta que vc quer atingir, desde que nao passe por cima de ninguem ou prejudique outras, corrar atrás do melhor para sua vida. é claro que com todo temor e de acondor com a palavra de DEUS.
  4. Daniela diz:
    Oi, eu queriia saber se gostar de uma pessoa que tem namorada mais ela tambem gosta de voce … isso seria pecado ?
  5. isa diz:
    SO QUERIA SABER O QUE NÃO É PECADO, POIS TUDO É PECADO……….
  6. Daniel dos Santos diz:
    depende do tipo de cobiça é muito nocivo e prejudicial.
  7. aira diz:
    For me GREED is really a sin. It’s not good to be greedy because what you have right now, you wouldn’t take it with you when you die. I’d rather share than keep what blessings I have in my life. Just like a quote “sharing is loving”.
  8. Helvécio Dourado Pacheco diz:
    Vejo as expressões no dez mandamentos e outros mandamentos que estão na Bíblia de modo tão genérico. Cobiça, adultério, são tão genéricos. Mas toda interpretação descarrega sempre na questão do sexo. Será que sexo é tão merecedor assim de análises sobre pecado? Eu particulamente não vejo pecado, pelo menos mortal, algum em hipótese alguma em relação ao sexo. Com isso não quero dizer que tudo é permetido. Vejo o sexo como uma questão comportamental, biológica, neurofisiólogica, psicológica que pode ser algo saudável ou doentio. Se for doentio então será uma crueldade o doente ainda ter que carregar o peso do pecado. É importante ler a Bíblio, conhecer as regras de Deus, mas com cuidados para as interpretações de fundo moralistas ou libertinas. Penso que Deus não é insano como muitos isanos que querem colocar a questão do sexo como primado para falar de pecados. O evangélio de Jesus é o do amor, do perdão, da compaixão. O maior pecado é o do coração, jamais o do sexo. Quantos pregam a palavra de Deus, mercantilizam a palavra de Deus para falar que as pessoas que buscam mais liberdades em seus hábitos sexuais são pecadores. Quem realmente é o pecador? Por que Jesus defendeu uma mulher adúltera sexualmente de ser apedrejada? Será que o adúlterio é apenas o sexual? Até aonde sexo é pecado?
  9. leonardo diz:
    eu queria saber-se eu estou gostando de um pessoa mais essa pessoa está namorando com outra pessoa se eu amo ela e desejo se é um pecado estou com muita dúvidas ????
  10. Andre diz:
    Inclina o meu coração para os teus testemunhos, e não para a cobiça.
    Salmos 119:36

    E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui.
    Lucas 12:15

    Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos,
    Efésios 5:3

    Tais são as veredas de todo aquele que se entrega à cobiça; ela tira a vida dos que a possuem.
    Provérbios 1:19

    Todo o dia o ímpio cobiça; mas o justo dá, e não retém.
    Provérbios 21:26

    Ao contrario cada um é tentado pela sua propria cobiça, quando esta o atrai e seduz.
    Então, a cobiça, depois de haver concebido, da a luz o pecado, uma vez vez consumado, gera a morte.
    Tiago 1:14-15

    Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo.
    Genesis 4:7

    “Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada me domine.
    I corintios 6:12

  11. renato diz:
    pecado é tudo quilo que faz mal pra mim ou para outra pessoa?
  12. Katipsoi Zunontee diz:
    Acho que a cobiça, até certo ponto é tolerável, assim como qualquer coisa dentro dos limites é aceitável, quando passa pra um grau mais elevado, pode-se tornar uma doença, cobiçar, por exemplo, a vida alheia, o carro do seu amigo, a casa do seu tio, a mulher do vizinho de uma forma que destrua você por dentro. Isso é desagradável e não te trás benefício algum.

    Abraço.
    Acesse : Quem é Katipsoi Zunontee?

  13. roberto diz:
    Cobiça como o jovem mesmo disse vem daquilo que vejo e desejo,mas cuidado,pois não use da liberdade de cristo para da enfase a carne,pois aquilo que nos humanos vemos,nem sempre vira sobre nossa mente como algo bom mesmo que a intuição não seja essa.
  14. Valdir diz:
    Queria saber se tem que fazer os ensinamentos dos pais? E isto significa que ( o texto lá de cima) que eu querer algo que pertence de alguém e querer já pequei? E se for em um jogo?
    Acesse : Theocracy

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Mostrar um dos meus últimos posts