Casar para não abrasar

“Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.” (I Coríntios 7 : 9)

Alguns entendem essa Palavra de Paulo como uma ordem para que dois namorados que se desejam , mas não são oficialmente casados que oficializem sua união e assim tenham a liberdade de saciar seus desejos sem “pecar”.
Ouvi diversas vezes isso e até pensava assim há um tempo atrás (antes da minha mente se abrir a novos horizontes).
Porém analisando esse verso e seu contexto percebi que o que Paulo diz não é sobre duas pessoas oficializarem suas uniões e sim que se alguém não tem o dom de celibato deve se relacionar com alguém.
Em outras palavras o que Paulo quer dizer é que quem não consegue viver solteiro, como ele vivia, sem se abrasar que se relacione com alguém, que ame, que libere seus desejos de forma sadia com alguém que ame.
É totalmente natural (biblicamente falando) que duas pessoas que se amam e querem viver juntas tenham relações sexuais, o que não é ideal é se relacionar intimamente com quem não se ama(e isso não se limita ao sexo como eu já disse em outro artigo).
Embora na Bíblia existam sempre referencias a festas de casamento e outros rituais envolvendo a união elas não são ordens universais de Deus, mas apenas cultura local.
O casamento segundo Deus é basicamente o de Genesis, onde duas pessoas são unidas sem necessidade de mais ninguém além das duas e Deus, o resto é coisa de homem.
Portanto, traduzindo Paulo, se você não tem o dom do celibato, ame!

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo.Estudo Psicologia no Instituto de Ensino Superior de Catanduva (FAFICA) e trabalho em Catanduva, na SAEC.Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho.Gosto de gibis, jogos e brinquedos.Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento.
Marcado , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

67 Responses to Casar para não abrasar

  1. Renato Cavallera diz:
    eu já vejo esse versículo de forma diferente…
    como é uma carta dele para um povo inteiro, ele fala a todos…
    o que eu entendo sobre esse versículo é que ele fala que se as pessoas não conseguem ficar com uma só e ficam se abrasando, que arrume uma pessoa só para ficar junto e fazer suas “besteiras” com ela.
  2. Robert diz:
    Esse seu pensamento é até interessante, porém acredito que no contexto (que fala de ser bom a pessoa se manter solteira assim como Paulo) apresenta essa forma de visão minha.
  3. Pingback: Eunucos por amor ao reino de Deus

  4. Rosy diz:
    Entendo este versículo p/termos uma pessoa só e fugirmos da protituição…Aprendi q/casamento é a união de duas pessoas q/se amam e querem viver juntas independete do civil ou religiooso.
    Não sou casada no civil e nem no religioso,vivo bem! Porem nada me condena.
    • luana diz:
      Queridos irmãos quando as escrituras fala de prostituição: Prostituição quer dizer sexo fora do casamento e a biblia deixa bem clara. Leiam em i coríntios cap. 6.12-7 Resumido( O VOSSO CORPO É SANTUÁRIO DO ESPIRITO SANTO)….
      aPROVEITEM E LEIAM CAP. 7 TODO E TIREM SUAS DÚVIDAS… UM ABRAÇO EM CRISTO IRMÃOS.
  5. walquiria joana vieira diz:
    eu entendi desse versiculo que se não eu certo o primeiro casamento,pra que casar-se denovo se vç casou -se e não amou verdadeiramente e acima de tudo obedeceu os mandamentos do Senhor hoje não~se conteve com o primeiro casamento pra que repetir o erro
  6. Elaine diz:
    vc tá bom d ler a bíblia
  7. Nilton Diniz diz:
    Se seu casamento foi abençoado por Deus, e você vive de acordo com atitudes de um homem(mulher) de Deus realmente nada te condena. Mas o casamento deve ser civil e religioso, p q Existem tambem os parametros civis como:

    -Separação de bens
    -Guarda legitima de filhos… e outros q são obtidos atraves de uma posição do casal perante a lei do “Pais”.

    Afinal devemos ser submissos as leis do nosso País, eh claro sem infringir as leis de Deus.

    • Tais “parametros civis” só são importantes no caso de divórcio, não é?
      De qualquer forma a “união estável” hoje em dia parece já garantir os mesmos direitos do casamento civil, de modo que o casamento civil se torna facultativo.
  8. marcon diz:
    Eu vejo neste texto de Paulo, no mínimo um conselho que de certa forma contadiz o que Deus falou. “Disse Deus: NÃO é bom que o homem esteja só…” Disse Paulo: “seria bom que o homem ficasse como eu”, ou seja: solteiro. Além disso, eu vejo Paulo fazendo do casamento uma saída para o homem, e não uma forma de união entre duas pessoas que se amam. Deixo claro que estou me referindo ao texto em pauta, e não aos ensinos de Paulo como um todo.
  9. Rebecah diz:
    Bem o que quer claramente dizer para mim é exatamente o que diz a bíblia nessa passagem: Case-se. As pessoas (principalmente os que não tem verdadeiramente o Espírito Santo), tem mania de “interpretar” a bíblia da meneira que mais satisfaça sua conscupcências. A verdade é essa.

    “Abrasar-se” já engloba o sexo, porém o sexo sem a legitimação do casamento é pecado. Ok, simples. Fiquem com Deus e procurem um site verdadeiramente cristão para se ligarem mais com o verdadeiro Deus.

  10. Marcelo Vinicius diz:
    Não concordo com nada q a rebecah falou , por isso q estamos desse jeito, igrejas em cada esquina , com pessoas preagando ”groselha”
    adorei esse blog
    pq aqui achei pessoas com as cabeças abertas

    achei o pensamento mto interessante

    abraço para todos

  11. Joselito diz:
    Em primeiro lugar, quero parabenizar o Roberto Soares por ter a coragem de expor os textos bíblicos desta forma, clara e objetiva diante duma sociedade ainda preconceituosa a respeito de alguns temas, para muitos ainda obscuro; mostrando que a literatura oficial (Bíblia Sagrada) está à disposição de todos; mas é preciso que se leia e tire cada um a sua conclusão além do gramatical, também o racional. Eu estou gostando, encontrei este blog hoje e vejo que o autor além de fazer os seus bons comentários também direciona os leitores para outros comentaristas sinceros e renomados. Penso que essas pessoas que fazem essas criticas, na verdade é quem têm que ler a bíblia levando em consideração o contexto de cada texto, e não ficarem dando indiretas, sem nenhuma base bíblica.
  12. Eu creio sim que quando casamos pela leis de homens estamos agradando a Deus. Antigamente as pessoas se casavam perante a sociedade com uma festa e a bênção dos pais, então, era consumado com o sexo, e isto já era oficial, nomeando-os marido e esposa – E essa era a lei – .
    Atualmente, o casamento civil, no “papel”, é aceito pela sociedade – e isto agrada o coração de Deus -. Se eu tenho condições de casar-me no civil, Deus me abençoará, agora, se por acaso moro na floresta, longe de todos, a bênção do Senhor bastará, até o momento em que poderei ter acesso ao casamento civil. Deus é justo.
    Não podemos usar da Bíblia para viver na fornicação.
    Conheço pessoas que vivem como casados e tem condições de casar-se no civil, mas não casam, devido o marido ou a esposa não ser cristão ainda – creio que Deus abençoa também,se ela se esforçar e orar pra Deus tocar no esposa para casar-se no civil- mas se trouxer peso ao coração,melhor separar-se.
    O casamento religioso é maravilhoso também, mas acho que é uma bênção a mais para o casal, mas não significa que o casal que não tenha conhecimento do casamento religioso estar no pecado..
    Este é o meu pensamento, e creio que seja o pensamento de Deus.
    Obrigada
  13. gilvan diz:
    É MEU AMIGO O SEU CONSELHO – A MEU VER – É UM VERDADEIRO INCENTIVO A PROSTITUIÇÃO, A SUA MENTE ANDA MUITO ABERTA AOS HORIZONTES DO ERRO.
  14. pirata diz:
    vcs estao loucos!!! Apostasia total… Cuidem o q vcs dizem e pensam…
    Casamento é santo e embora nao esteja escrito claramente na bíblia suas regras, devemos respeita-las…
    1) Deus celebrou o primeiro casamento como um ato!
    2) a cultura dos judeus nao separava civil e religioso, mas havia sim uma festa, e por sinal um festao, de casamento. Quem separou civil e religioso foi o homem… nao esqueçam q a biblia foi escrrita nesse contexto cultural…
    3) “é melhor sobrar do q faltar” fala-se sempre isso nos casamentos sobre o q vai ser servido para comer, não é? então: arriscariam vcs suas almas por desobediencia e fornicacao? pessoal é simples: legalizem suas situaçoes, vai num cartorio… nao sai mais do q R$ 200,00 e se nao tiver $$ tem um esquema pra pessoas carentes… fala com o pastor.. faz uma cerimonia simples… Legalizem-se como cidadaos e como servos de Deus e curtam a vida de casado sendo abençoados e dando um ótimo exemplo a todos…
    Deus abençoe vcs
  15. Victor Rabelo diz:
    Interessante seu artigo, uma vez fiz um sobre isto também, com a mesma linha de raciocínio que você teve, está aqui meu artigo:

    Eu tenho uma opinião muito formada sobre isso.
    Bem, vou tentar resumir.
    Titulo:

    Os 10 motivos arbodados por pessoas que afirmam condenação TOTAL para sexo antes do casamento.

    Bem, se tratando de opniões baseadas na palavra de Deus, vamos usar a Biblia(claro!).
    Primeiro vamos abordar TODOS os versiculos usados CONTRA o sexo antes do casamento, vamos começar com os mais populares.
    1º Versiculos contra a fornicação.(Deut 22:20-21; Job 31.1; Acts 15:20,29; 1Cor 5:1-13; 6:9-10,13,15,18; Gal 5:19,21; Eph 5:5,8,11-12;1Tim 1:10; Heb 12.16; Apo 21.8.)
    Bem, temos que saber o que significa fornicação.
    Significa:luxúria(. Lascívia, sensualidade.), coito (s.m. Cópula carnal na espécie humana ou entre animais; fornicação.).
    Fornicar segundo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa: latim fornico, -are, ter coito(s.m. Cópula carnal na espécie humana ou entre animais; fornicação.), prostituir-se; entregar-se à idolatria
    v. tr. e intr.
    1. Ter relações sexuais. = copular
    v. tr. e pron.
    2. Deixar ou ficar em mau estado, destruído ou prejudicado…
    Meu amigo em nenhum dicionário você vai ver dizendo literalmente que significa sexo antes do casamento, e sim dizendo como luxúria, imoraridade e etc…
    A biblia proibe fornicação certo?certo! como vimos fornicar não significa sexo antes do casamento.

    2º Versiculos sobre satisfação da própia carne (Cl 2:20-23…)
    Satisfazer a propia carne não é literalmente sexo antes do casamento, nem significa que é algo relacionado ao sexo, e sim é bem claro que se trata de egoismo tanto no ato sexual quanto em outros aspectos.

    3º Uns usam o unico versiculo que fala LITERALEMENTE sobre sexo antes do casamento(Êx 22:16).
    É bem claro que a palavra está dizendo que assim que você manter relações sexuais com uma pessoa não casada é sua obrigação casar com ela, a biblia não disse se você manter relações sexuais antes do casamento é pecado, e sim disse que se você manter relações sexuais antes do casamento você tem que casar com essa pessoa, sendo assim quando você mantem relações sexuais é um compromisso que você está assumindo de que você tem que casar com ela, pois após Deus lhe dá como OBRIGAÇÂO.

    4º Outros usam o versiculo de paulo sobre desejo sexual antes do casamento(1co7:8-9).
    É um conselho que Paulo dá por ser um compromisso maior, mas ele não impoe isso como regra em momento algum, e sim como conselho(que lhes é bom se ficarem como eu).

    5ºOutros usam o versiculo de genesis e dizem que somente podem ter relações sexuais quando deixar pai e mãe(Gn, 2:24).
    Se for ter essa visão uma regra vai ser imposta que casados que moram com pais estao pecando.

    6ºOutros usam o versiculo de condenação aos impuros(2 Pe 2:18…)
    Mas o que é uma pessoa pura?
    Como davi disse “Como purificará o jovem o seu caminho?(Sl 119:9 )”
    Se você procurar o significado de pureza na biblia, você nao vai ver que ser puro não significa não ter relações sexuais antes do casamento, e sim vai ver uma serie de significados para uma pessoa pura.
    Podemos ser puro de coração(Mt 5:8), a pureza também significa o interesse pelos necessitados(Tiago 1:27). Afinal o que é ser puro? É, “…tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo…(Filipenses 4:8)”.
    Como vimos pureza não significa literalmente não fazer sexo antes do casamento, a pureza está no coração. “…uma pessoa vê e ouve aquilo que quer…(Tito 1:15 )”

    7º Outros usam o versiculo sobre leito sem mácula (Hebreus 13:4).
    Mas afinal, o que é leito sem mácula? Leito segundo o dicionário pode significar matrimonio.
    Mácula segundo o dicionário significa mancha, impureza, labéu, infâmia.
    Logo leito sem mácula significa casamento sem impureza, segundo a versão liguagem de hoje leito sem mácula é abordado como sem adultério, ou seja o adultério causa o casamento impuro.
    Como vimos o versiculo não aborda literalmente sexo antes do casamento e sim aborda a pureza que deve ser mantida no casamento.

    8ºOutros usam o versiculo sobre julgo desigual(IICo 6:14).
    Mas o que é julgo desigual?
    Segundo a biblia significa um relacionamento de fiéis com infiés por ex:Pessoa cristã x Pessoa ateu
    Como vimos julgo desigual não significa literalmente sexo antes do casamento.

    9º Outros usam versiculos sobre nosso corpo ser templo do Espirito Santo(1Co 6:15-18)
    A biblia é bem claro neste texto, que ao nosso corpo ser templo do espiro santo devemos nos afastar da prostituição e não se juntar a meretriz(prostituta).
    Como vimos Deus está condenando a prostituição pelo fato de sermos templo do Espirito Santo, e sim a palavra se mostra a favor do sexo somente entre duas pessoas “…Porque serão, disse, dois numa só carne…”
    O que significa prostituição? segundo o dicionário significa: Atividade de quem obtém LUCRO através da oferta de serviços sexuais.
    A biblia não diz que o sexo antes do casamento compromete nosso corpo como tempo do Espito Santo, e sim diz que a prostituição assim como todo o tipo de imoralidade que é condenado.

    10º Outros usam o capitulo 18 de Levitico afirmando que é proibido ver a nudez antes do casamento.
    Você pode ler todo o capitulo e vai ver que apenas a nudez que é condenada é de pessoas com grau de parentesco, em nenhuma parte do capitulo é condenado a nudez entre casais.

    Conclusão:

    Uma coisa é fato, você nunca vai encontrar a palavra namoro na biblia e nunca vai ver a biblia dizendo literalmente que sexo antes do casamento é pecado.
    Voltemos a pergunta que não quer calar, sexo antes do casamento é pecado?
    Se você praticar isso em meio à: prostituição(At 15:20;Rm 1:29;Ef 5:3;Cl 3:5), fornicação(Judas 1:7), lascívia e adultério(Gálatas 5:19), sim, é pecado SIM!
    Mas se a pessoa que você estiver, você ter respostas em oração(COM RECIPROCIDADE) que é a pessoa que você vai casar, tenha em mente que Deus vai te dar como mandamento que você case com ela, se for assim não é pecado! isso obedecendo a todas as proibições(fornicação, adultério, protistituição, lascívia…)!
    Quando você faz amor com uma pessoa antes do casamento Deus te dá como obrigação casar com ela(Êx22:16).
    Meu conselho é mesmo de Paulo(1co7:8-9), se não, ore muito jejuando dia e noite e espere uma resposta de Deus, pense muitooo porque fazer antes do casamento é um compromisso enorme e delicado que precisa de oração.

    Mais porque a igreja proibe?

    Meus amigos os que fazem amor antes do casamento com amor, sem egoismo, sem imoralidade, obedeçendo todas as proibições(fornicação, adultério, prostituição, lascívia…), e com compromisso com Deus, ficando com essa pessoa até o casamento são pessoas que estão em uma margem de 0,00001% do meio cristão, se a igreja permitisse isso, o cristianismo se alto destruiria moralmente.

    • ºC° 777 diz:
      Desculpe amigo.

      mas não pude ficar lendo sem expressar minha opinião e um detalhe muito claro
      em seu discurso.

      Fica patente, que vc toma muito o dicionário, o vernáculo de um linguagem humana ( de homens falhos) para respaldar suas idéias um tanto quanto distorcida da Verdade Absoluta e Suprema de Deus, para enganar-se a si próprio e lograr pessoas desavisadas e não meticulosas, para apoiar e justificar seus erros; expondo sua auto-defesa nos seus “achismo-convicto-pessoal”.

      Conselho pra ti.

      Busque no “DICIONÁRIO DA LINGUA DIVINA” os sinônimos dado pelo Verdadeiro Educador, O Espírito Santo de Deus.
      E não haverá erros nas suas próximas considerações.

      valeu, camaradinha.

      Cl 2 ;
      8 Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; 9 porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. 1

  16. Marlon diz:
    Querido Victor Rabelo,abesando-se nas escrituras vc acaba de tirar um peso imenso de minha conciencia,estou namorando com alguem que sei que brevemente irei casar(é claro, eu a amo) é só questão de tempo para casarmos,porem digo que não posso me conter dentro dos padrões normais de querer ter uma relação sexual com ela,sei que não conseguiria esperar até o casamento.
    Como eu sei que há muitos que tem essa conciencia de estar pecando ao se relacionar fora de um casorio,porem Cristo sabe dos limites de um homem,é muito provavel que se não ouver a relaçao entre o casal provavelmente havera pecados em pensamentos,não só pela parceira como tambem outras tentaçoes que seram impostas pelo maligno que conheçe muito bem os desejos da carne,provavelmente a maldita masturbação sera uma das ciladas,sem Deus o homem é um animal.
    obrigado.
    • Victor Rabelo diz:
      Que bom irmão, entregue cada vez mais seu relacionamento nas mãos de Deus.

      Esses dias estava pensando nisto e procurando um conhecimento mais aprofundado. Algumas pessoas afirmam que a palavra namoro não existe na Bíblia, interessante isto, porém, na linguagem de hoje somente uma vez a palavra namoro é citada em toda a Bíblia. Fica em Cantares, o livro em que Salomão fala sobre o seu relacionamento, vejamos só:
      “Como são deliciosas as suas carícias, minha NAMORADA, minha NOIVA! O seu amor é melhor do que o vinho; o seu perfume é o mais agradável que existe.” Cantares 4:10.
      No capitulo 4 Salomão ainda não tinha casado com ela, pois como podemos ver ela é tratada como namorada e noiva, agora o mais interessante ainda é o “contexto”, se analisarmos antes do capitulo 4, iremos perceber que ele esta tendo relações com ela(antes do casamento):

      “4 Ele me levou ao salão de festas, e ali nós nos entregamos ao amor.
      5 Tragam passas para eu recuperar as minhas forças e maçãs para me refrescar, pois estou desmaiando de amor.
      6 A sua mão esquerda está debaixo da minha cabeça, e a direita me abraça. Cantares 2:4-6″

      Muitos cristãos preferem não falar do livro de cantares(principalmente pastores tradicionalistas), ele nos ensina muito sobre relacionamento de Deus, um relacionamento muito abençoado e bonito como o de Salomão merece nossa atenção. Não esqueçamos que: “TODA a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 2 Timóteo 3:16″

      • Paulo Morais diz:
        Meu caro Victor, vc viaja muito na maionese… acho que será preciso desenhar… Será que é dificil entender que o sentido de Cantares não é “LITERAL”… Você não consegue compreender que a SULAMITA representa a igreja qué á a noiva e que o AMADO representa o noivo que á JESUS?

        E em relação a permissão bíblica sobre o sexo antes do casamento… O que vc diz sobre José quando ficou sabendo que Maria estava grávida antes de casarem-se e desejou abandoná-la para não difamá-la? Foi preciso o anjo convencê-lo que ela estava gravida pela obra do Espírito Santo… ELE SÓ TEVE RELAÇÕES COM ELA DEPOIS QUE A RECEBEU POR MULHER E DEPOIS QUE ELA DEU À LUZ SEU FILHO (JESUS) conforme nos informa Mateus 1:24 e 25… Será que um exemplo envolvendo a própria famíla sagrada não é suficiente pra termos uma idéia formada sobre o assunto?

        Marlon, peça perdão a Deus pela sua precipitação e deixe de crer em idéias absurdas que saem da cabeça de apóstatas…

        Paulo Morais

        A Deus demos Glória!

        • Eu discordo dessa interpretação de que Cantares seria um símbolo de Cristo e a igreja, pois em Cantares a mulher é muito melhor que o homem e não haveria necessidade de se fazer um livro inteiro, com tantos detalhes, só para usar como símbolo dos dois.

          José ia deixar Maria por adultério e provavelmente não teve relações com ela antes do parto por medo de que isso fosse algum tipo de desrespeito com Jesus.

          • Victor Rabelo diz:
            É verdade Roberto, inclusive à relatos históricos é só pesquisar.

            Paulo Morais, você é que viajou na maionese.

          • Paulo Morais diz:
            Respeito sua discordfância, porém o fato de vc discordar não quer dizer que vc esteja com a verdade… Só pelo fatos de ter “muitos detalhes” em Cantares não devemos crer naquilo que realmente está explícito??? sic. sic .sic… Devemos tomar muito cuidado com as interpretações literais.

            José não teve relações com Maria antes do casamento porque isso é correto diaante de DEUS e além do mais, Jesus deveria nascer de uma virgem, vc se lembra? Não existe esta história de que José achava essa relação apenas desrespeito. Mas, quando se está pré-disposto a não aceitar uma verdade…aí fica difícil…

            Quanto a vc Victor…Que história é essa de relatos históricos…procure se concentrar apenas na bília e vê se lê direto…

            E chega de blá, blá, blá… já cansei de tanta heresia…

            A Deus demos gléria!

          • Paulo, o que “realmente está explicito” é o relato de um romance entre um homem e uma mulher e eu não disse que ninguém deveria não crer nisso.

            Foi bom você ter mencionado a profecia, realmente José não possuiu Maria para que a profecia não fosse quebrada, até porque José a assumiu depois do sonho e mesmo segundo sua interpretação eles já poderiam ter relações.

          • Davi diz:
            na verdade josé não teve relçõaes nem durante o parto e nem antes enquanto namoravam
          • Sem dúvida.Se bem que nem sei se o relacionamento da época poderia ser chamado de “namoro”, me parece que namoro é um termo mais moderno.Ele não tinha tido relações com ela e talvez nem mesmo a tivesse beijado ainda.
        • Victor Rabelo diz:
          Se você realmente tem respeito pela discordância alheia e acha que discordar não quer dizer estar com a verdade, se você realmente acha isto, então você não deveria afirmar que estou “viajando na maionese”, logo que você respeita minha opinião e você por discordar também não significa está com a verdade. Quanto aos “relatos históricos”, se você não se prendesse a essa visão limitada da Bíblia você poderia adquirir um pouco mais de conhecimento, pesquise, busque, leia, não só a Bíblia, mas tudo que pode ajudar elucidar seu conhecimento Cristão.
          • Paulo Morais diz:
            Sim Roberto, José poderia a possuir “depois que a recebeu por mulher”, é isso que diz o texto bíblico.

            Victor, buscar conhecimento em relatos históricos de homens que não foram inspirados por Deus é loucura… Jamais vou pensar que a bíblia me dá “visão limitada”, pois ela é completa e suficiente… Cuidado com o seu “conhecimento” fora da bíblia…

            Paulo nos adverte para termos cuidado com aqueles que “aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade” II Tm 3:7

            “Errais não conhecendo as escrituras e nem o poder de Deus” (Mt 22:29)

            Não vou mais falar sobre este assunto, até mesmo porque a bíblia nos ensina isso:

            “E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser manso para com todos , apto npara ensinar, sofredor;
            instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,
            E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do Diabo, em que à vontade dele estão presos” II Tm 2: 24- 26.

            Só mais este versículo para concluir:

            Hebreus 4:12 “Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante que espada alguma de dois gumes, e penetra atá a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.

            Eu prefiro ficar com essa bendita Palavra!

            A Deus demos Glória!!

        • Victor Rabelo diz:
          Eu não disse que a Biblia lhe dá um visão limitada, eu disse que você tem uma visão limitada da Biblia, o que é completamente dirente. Conhecer as escrituras é ótimo sim, mas porque que não ir além disso? Você discartou tudo que você aprendeu na escola sobre os relatos do descobrimento do Brasil, do iluministo e da revolução industrial? Relatos históricos são completamente descartáveis? Se não são, então porque não estudar relatos históricos do povo de Israel? A Biblia diz que devemos reter o que é bom, então é claro que devemos reter tudo aquilo que pode nos ajudar a elucidar nosso conhecimento como Cristão.

          “Examinem TUDO, fiquem com o que é bom.” I Tessalonicenses 5:21

          • Paulo Morais diz:
            Victor, eu não vi Jesus citar nenhum relato histórico quando esteve aqui “pregando e ensinando a Palavra de Deus”. Ele sempre usava as sagradas escrituras como base em seus ensinamentos… E Ele também não deu nenhuma instrução para buscarmos outras fontes, principalmente “relatos históricos” de incrédulos… E tem mais: que “relato histórico” pode me ensinar mais sobre assunto morais do que a Bíblia..? Por isso vou direto a fonte divina…

            A Bíblia defende e encoraja a abstinência antes do casamento. Sexo antes do casamento é tão errado quanto o adultério ou outras formas de imoralidade sexual, porque todos envolvem relações sexuais com alguém com quem você não é casado. Sexo entre marido e sua esposa é a única forma de relações sexuais que Deus aprova:

            Hebreus 13:4 “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.”

            . Imagine como o nosso mundo seria muito melhor se todos seguissem os padrões de Deus a respeito do sexo: menos doenças sexualmente transmissíveis, menos mães solteiras, menos gravidezes indesejadas, menos abortos, etc. A abstinência é a única diretriz de Deus a respeito do sexo antes do casamento.

            A abstinência salva vidas, protege bebês, valoriza as relações sexuais, e principalmente, honra a Deus.
            Se quiser poderá ler tambem os versiculos abaixo que trata de imoralidades
            Ef 5:3-7; Col 3:5-8; I Ts 4: 1-8

            Não precisa estar escrito “è proibido fazer sexo antes do casamento” para podermos entender… basta ter um pouco de disposição em querer aceitar o ensino…

            A Deus demos Glória!!!

  17. Victor Rabelo diz:
    Vanessa Holanda
    abril 3rd, 2010 em 23:35 · Responda!
    Eu creio sim que quando casamos pela leis de homens estamos agradando a Deus.

    pirata
    maio 15th, 2010 em 09:07 · Responda!
    pessoal é simples: legalizem suas situaçoes, vai num cartorio…

    Esses dias 8 casais gays se casaram no civil aqui no meu estado, e em outros lugares isto acontece no religioso também(cristão). As pessoas confundem muito a aprovação do relacionamento que Deus dá a um casal. A aprovação de Deus vai além de uma assinatura em um papel ou de uma cerimonia em uma estrutura religiosa, Deus realmente aprova um relacionamento que está dentro dos parâmetros estabelecidos por Ele e se não tiver, não tem cerimonia que “force” essa aprovação.

    • Davi diz:
      Paulo Moraes,Atos 17:28 mostra o apóstolo paulo citanto escritos fora da bíblia .Em certa ocasião Jesus se referiu a um relato histórico sobre uma torre que desabou sobre alguns homens.o relato sobre o bom samaritano muito provavelmente foi um fato histórico fora do contexto bíblico.E por aí vai,vc se equivocou ao dizer que jesus não usava fatos históricos.
      • Victor Rabelo diz:
        É verdade Davi, por coincidência já ia usar este versículo como exemplo.
        • Davi diz:
          pois é,Vitor,o que percebo é que não se pode interpretar esses relatos bíblicos sobre casamento e sexo sem levar em conta o contexto social e histórico,até caio fábio sabe que só se entende a bíblia assim e nisso eu concordo e NESTE CONTEXTO Paulo Moraes tem razão,até gostaria que não tivesse mas tem!! Eu tambem poderia usar muitos raciocínios para apoiar aquilo que eu gostaria,e até tentei, mas baseado no que te disse aqui ,e olha que história é minha pátria,não pude fazer isto em sã consciência.Vitor,o sexo durante o namoro entre o povo judeu era considerado uma grave falta,alguns exemplos eu já citei no outro post “A bíblia exige o casamento civil?”,dê uma olhada e depois me diz. fica com Deus e um abraço!
          • Victor Rabelo diz:
            Infelizmente não vou ter muito tempo pra passar aqui no Blog e conversar melhor sobre isso, mas quando der eu volto aqui com certeza. Fique com Deus.
  18. Se o casamento servir como ponte para nao pecar vai dar problema. Casamento tem que ser por amor, planejado e organizado.
  19. jacyara diz:
    fui amasiada quase 6anos separei hoje namoro vai faser 1ano sou swerva do senhor acho errado faser antes do casamento.mas como controlar o desejo se isso deus nos deus?
  20. alfred diz:
    Só temos o entendimento correto , quando abrimos o coração para Jesus entrar e nos dias DE HOJE Ele , manda o seu Espirito , wntão entendemos o seu reino , sua mente , sua vontade , enfim só ler a Biblia não basta , seu inimigo a conhece profundamente , leias as tentações de JESUS e peça a alguem para lhe explicar biblicamente , MAS através do Espirito Santo .
  21. Serginho Junior diz:
    galera eu concordo em partes com a visão porém não sei se a sociedade, culturalmente, está preparada para viver isto por isso acho q devemos ser proporcionais aos desejos aflorados de hoje em dia, sim eu acho que o casamento é coração e não papel, só que há um risco muito grande em se pensar e viver assim pois nosso coração é enganoso, então hoje podemos pensar que amamos uma pessoa e fazer amor com ela (com compromisso de casar) mas ali na frente podemos nos decepcionar e separar, arrumar outra e novamente fazer amor pensando em casar, e assim por diante, ai quando casarmos mesmo já transamos com várias pessoas sempre com a boa intenção de casarmos, será que ta certo isso? não da pra saber quem é a pessoa certa só Deus. então se o pecado começa no cobiçar(pensar), como jesus mostrou, o namoro é pecado em quase 100% pq o certo seria ser uma preparação para o casório (se organizar pra viver juntos), mas vemos que é ou seria usado só pra satisfação sexual sem culpa
  22. Amiga em Cristo diz:
    Senhor Roberto, vc é um dos religiosos mais endemoninhados que já vi. E seus apoiadores são todos infelizes e embora dizem crer em Deus acham que Deus está lá em cima no céu e aqui em baixo isolados jazem a sós e por isso acham que podem fazer qualquer coisa que sentirem vontade porque são homens com seus desejos e conscupições e Deus que é santo e bom os entende, aceita e perdoa mesmo que deles não hajam arrependimentos.
    Um bom cristão não separa seu coração do coração de Deus, a vontade de Deus é a que sempre prevalecerá nele se esse sim mantiver-se na fé, por tanto ele tudo espera, tudo crê, por amor a Deus que em obediência o ama mais do que a qualquer outra coisa e se preciso for sacrifica todas as suas paixões por amor e fidelidade ao seu Deus. Qualquer sacrifício que fizer à Ele será pouco por que sabe que Deus merece muito mais do que podemos fazer se nosso amor por Ele for realmente grande e verdadeiro. Essa é a diferença entre os que se esforçarão para entrar em seu Reino, mas não passarão pela porta estreita e entre os que com sacrifícios e amor conseguirão. É agradável a Deus ver-nos viver uma vida voltada para sua vontade pois Ele sabe o que Ele mesmo tem reservados àqueles que o fazem.

    Casar-se com alguém simboliza a união da igreja com Cristo e o adultério do seu povo com outros “deuses” separa-nos de Cristo, da mesma forma o casamento deve ser digno de louvor entre seus filhos, respeitando assim sua importância cultural e principalmente espiritual. Relacionar-se com alguém movido por paixões ou pelo coração está claramente contrário a vontade de Deus que exige de seus filhos (não dos filhos do diabo) seriedade, responsabilidade, fidelidade e amor (que tudo espera!) para com seu futuro cônjuge e principalmente para com CRISTO.

    • Voctor Rabelo diz:
      No começo eu ri dessa ANÔNIMA, mas depois deu pena, realmente não merece resposta. Só fico triste por que é esse tipo de pessoa que reforça a idéia de muitos, que acreditam que “crentes” são todos fanáticos, burros e sem senso critico.
  23. Fabiane diz:
    Neste versiculo que Paulo disse, para mim, ja é o ato de casar mesmo de papel passado!!! e não te morar juntos sem nao casar no civil e no religioso!!!
  24. Paulo Morais diz:
    Quem garante que Paulo fosse solteiro? Ele fazia parte do Sinédrio e somente homens casados poderiam assumir tal popsição…

    A Deus demos glória!

    Paulo Morais

    • Talvez fosse viúvo, ao menos quando escreveu isso.
      • Paulo Morais diz:
        Ok Roberto, também compartilho com essa hipótese… Porém, não acredito que Paulo defendia celibato, conforme mencionado no texto principal: “Em outras palavras o que Paulo quer dizer é que quem não consegue viver solteiro, como ele vivia,…” e “… Portanto, traduzindo Paulo, se você não tem o dom do celibato, ame!” – Ele estava sendo muito enfático quanto ao namoro abrasado… é melhoe que se casem… Voltando ao assunto celibato, não se esqueça que Jesus curou a sogra de Pedro… e os católicos o tem como o primeiro papa… fica um pouco contraditório crer em celibato…

        Paulo Morais

        A Deus demos glória!

    • Davi diz:
      Paulo Moraes,Paulo,o outro,não fazia parte do sinédrio,apenas se relacionava com os membros,talvez por ter sido instruido po Gamaliel. Ele era solteiro sim e há indícios bíblicos disso,talvez por ser viúvo,como disse o Roberto.
  25. Sandra Teixeira diz:
    Gente é pecado fazer sexo antes do casamento, quem tem duvidas procure na biblia a resposta, se nao um diz uma coisa o outro outra e voce fica pra la e pra ca sem saber o que é certo. Va a biblia só ela pode ti dar a resposta. Deus instituiu o casamento, primeiro vc deve casar no civil e depois no religioso. Eu sei que é dificil mais peça ajuda a Deus que ele vai ajudar, eu estou noiva e agente esta esperando o casamento. “DEUS NUNCA IRA NOS DAR UM FARDO QUE NÃO PODEMOS CARREGAR, SE ELE NOS PEDIU PARA TER RELAÇÃO SEXUAL DEPOIS DO CASAMENTO É PORQUE NÃO É IMPOSSIVEL.Pense nisso, e fique com a benção de Deus!! Um bom dia a todos!!
    • Você achou na Bíblia onde diz que deve ser no civil e depois no religioso?
    • Victor Rabelo diz:
      É verdade tem que procurar diretamente na Bíblia as respostas, eu “achava” um monte de coisas sobre diversos assuntos, depois que eu comecei a ler a Bíblia muitas dessas coisas que eu “achava” mudou e eu comecei a ter certeza! Está na hora de acreditar mais na Bíblia e menos em pastores que pregam a Bíblia erroneamente !
  26. Paulo Morais diz:
    Jo 8:44
  27. Gustavo diz:
    Boa Tarde!
    Achei interessante essa nova visão sobre o sexo antes do casamento. Realmente, nenhum pastor nos deu a chance de verificar o real significado de algumas palavras chave nos versículos, e ainda, apenas nos deixavam o versículo separado para nos ensinar. Se olharmos o contexto de cada versículo, observaremos que Roberto e Victor tem razão no que dizem.
    Mas também acho, que os jovens, tanto o homem, quanto a mulher, que ainda não estejam casados, tem que estar de pleno acordo para se entregarem um ao outro, caso contrário, está errado.
    Mas caro Roberto, e se a menina quiser se guardar para o casamento, pode haver carícias entre ela e seu noivo?
  28. thiago nascimento diz:
    eu não estou entendendo vc esta tentando me diser que se alguem não tem o mesmo dom de paulo que tenham relações mesmo fora do casamento é isso?
  29. Renato diz:
    No final dos tempos muitos ajuntariam para sí pessoas que falam o que seus corações querem ouvir. Disse o Senhor Jesus e o disse muito bem.
    Nenhuma escritura é de particular interpretação e sim inspirada pelo Espirito Santo e só quem o tem em sua vida a pode discernir.

    Deus virá buscar um povo ZELOSO e de boas obras.
    Deus fez o Homem, Homem e Mulher os fez!
    Unirse-a o Homem a uma e serão ambos uma só carne.
    Não sabeis que quando um homem se uni a uma prostituta ele se faz um com ele e logo participante dos pecados dela.
    Biblicamente prostituição não é só quem vende seu corpo! Atenção!
    Muitos querem viver em pecado e enganan-se a sí mesmos dizendo que estão bem com Deus! Que estão com a consciencia tranquila e etc..
    Meu amado e minha amada deixe-mos de lado por enquanto esse assunto e te convido a reflitir somente nessa linha de raciocinio juntamente comigo compostas por esses versiculos abaixo citados:

    -Sois salvo pela Graça mediante a fé e isso não vem de vós, é dom de Deus!
    -Sem fé é impossivel agradar a Deus.
    -A fé sem obras é morta.
    -Mostra-me sua fé sem obras que te mostro as obras da minha fé!
    -Aquele que quizer vir após negue-se pois a sí mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me. (sua cruz é o seu EU. com seus desejos e vontades impuras e egocentricas)

    Um acha aquilo, outra acha diferente más existe a vontade de Deus que é uma para nós todos! Precisamos parar de querer interpretar textos e passagens e pedir ao Espirito Santo que nos ensine! É só pedir, afirma Tiago que Ele dá sabedoria a todos liberalmente sem distinção.
    Por isso nascem as seitas e se torna possível a vinda dos falsos cristos e falsos profetas e por fim o anti-cristo.
    Sejais santos porque Eu sou Santo, diz o Senhor!
    Acha dificiu? Lance suas dificuldades aos pés de Cristo! É Ele que venceu e vence por você.
    Peça socorro e ore. Depois que o Espirito Santo de Deus encher seus corações você saberá sem sombras de dúvidas qual é a sua boa e agradável vontade para sua vida e o que é, e o que não é pecado.
    Deus abençoe a todos.

    Logo quem não tem fé esta morto em sí mesmo diante de Deus.
    O salério do pecado é a morte.

  30. Lucas diz:
    Muito bom este blog, gostei quando vi que Roberto mora em Catigua que saudade de catanduva, pindorama nasci em itajobi, mais não fugindo do assunto parabens pelo Blog
  31. juliana diz:
    olha realmente temos visto muitos pessoas evangélicas viverem infelizes no casamento,sem se separar por pastores dizer que o que uniu Deus não separa o homem. e quem pode afirmar que foi Deus que uniu ou foi uma união de homens perante Deus!!!!!!!!!!!!!!! glorias a Deus
  32. marcia diz:
    Por todas as vezes que estudei a BIblia, sozinha ou nos cultos d doutrina, entendo que a palavra não muda. Penso que quem não consegue viver sem o sexo (tem pessoas que não conseguem) devem se casar sim. Porque até hoje nas igrejas tradicionais spo se pode cear aquele casal oficialmente casados? Já pensou o que é um crente abrasado? Vai pecar toda hora. Não tem perigo de nada subir para cabeça. Com oração voce pode se acalmar. Deus sabe todos os milhoes de vasos que colocou em seu corpo e que eles necessitam de algo mas ele sabe que aquele que se manter fiel a este voto, conseguirá, certamente.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Mostrar um dos meus últimos posts