A fé sem obras é morta

The Gift of Unconditional Love, Calipso/El Regalo de Amor Incondicional, Calipso.
Creative Commons License photo credit: AmazonCARES

“Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.” (Tiago 2 : 26)

Ao contrário do que muitos pensam, Tiago não contraria Paulo, no seu ensino sobre a salvação pela fé, no verso acima, ele apenas aprofunda o ensino acerca da fé real.

Tiago não diz que as obras salvem alguém, apenas diz que algo que alguém chame de “sua fé” mas que não mude em nada seu modo de viver não é fé real e portanto não salvou tal pessoa.

A fé real faz com que se inicie um relacionamento com Deus através de Graça e esse relacionamento começa a nos transformar desde já, gerando obras.

Salvação não é algo que faça diferença só no fim dos tempos, ela começa aqui.

“Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.” (Tiago 2 : 18)

Sobre Roberto Donizeti Soares

Moro em Catiguá, interior de São Paulo.Estudo Psicologia no Instituto de Ensino Superior de Catanduva (FAFICA) e trabalho em Catanduva, na SAEC.Simpatizo com o movimento Caminho da Graça do pastor Caio Fábio de Araújo Filho.Gosto de gibis, jogos e brinquedos.Li a Bíblia algumas vezes e continuo relendo e buscando um maior entendimento.
Marcado , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

15 Responses to A fé sem obras é morta

  1. Excelente reflexão meu irmão. Paz, graça e bem.
  2. Então…
    Só reafirmando suas palavras,Tiago falava a um povo que ainda era “menino na fé” e que, consequentemente, não agia de maneira coerente e como resultado NATURAL de quem tinha fé. Inclusive esse era o foco da sua carta, que instruía os novos convertidos a assumirem a responsabilidade pelo próprio progresso espiritual.
    Enquanto Paulo (Ef 2.9) alertava contra os perigos do legalismo que induzia o povo a cumprir normas, tarefas, usos, costumes e tradições rígidas como meio para obter salvação.
    Abs,
    R.
    Acesse : Mágoas em família
  3. Parabéns pela conclusão, parabéns pelo blog e pela forma como você se expressa.
  4. Roberto,

    Veja o primeiro exemplo que Tiago cita. Nós pertencemos a uma geração de cristãos que diz (principalmente os pastores pregando): “Vá para sua casa despreocupado e se farte de comer”, porém nós mesmos não oferecemos nada ao necessitado. Uma das coisas que Tiago está condenando é a “fé na fé”, ou seja, é o pensamento pagão “tenha fé que se você tiver fé algo acontecerá”.

    Gostei do seu texto, pois é simples e verdadeiro. Ele está ligado ao segundo exemplo de Tiago, o de Abraão, pois ele preferiu entregar-se a Deus em fé, não sendo egoísta preocupando-se com seus próprios pensamentos e planos.

    Abraço.
    Acesse : Pra Jesus o doente pode ser você

  5. PASTOR CLAUDIO ACCONCI diz:
    BOA TARDE: SEUS POSTS SÃO PROVOCATIVOS,INCITAM A PENSAR A UTILIZAR A FÉ RACIONAL.
    AMADO DE DEUS ESTIVE ESTA SEMANA EM UBATUBA, CAGUATATUBA, TAUABTE, CAMPSO DO JORDÃO E LORENA VISITANDO CLÍNICAS DE RECUPERAÇÃO E INTERNANDO AMIGOS DE INFANCIA- NÃO SE TRATA DE JOVENS, MAS HOEMNS DE 50 ANSO VICIADOS EM CRACK, E MULHERES TB. VERIFIQUEI QUE O GASTO É ENORME E POUQUISSIMA AJUDA VEM DAS ORGANIZAÇÕES ECLESIASTICAS. PENSEMOS: O MAIOR E MAIS DESTRUTIVO IMPERIO DAS TREVAS DE HJ É A PANDEMIA DO CRACK CERTO? TDAS AS IGREJAS FALAM DE LIBERTAR VICIADOS, DE EVANGELIZAR MAS IRMÃO CD AS CLÍNICAS PRA INTERNAR OS QUE ACEITAREMA GRAÇA DE DEUS? ENTÃO REITERO PENSEMOS, NOSSA IGREJA QDO EVANGELIZA(TEM UAMS QUE AINDA FAZEM ISSO!!!) DEVE TER UAM ESTRUTURA DE RECEBIEMNTO E APOIO PARA TRATAR OS RECEM CONVERTIDOS.
    A FÉ É MARAVILHOSISSIMA, DOM DE DEUS, MAS COM O PODER DE DEUS E OS EVANGELISMOS TRAZEMSO OS EX-VICIADOS, MAS ONDE POR PRA DESINTOXICAR, SEM CLÍNICAS E APOIO ELES VOLTAM,E PERDE-SE TD O TRABLHO DE EVANGELISMO, OU SEJA NESTE CASO ESPECIFICO FÉ SEM OBRAS….
    AMIGO SÓ PRA FOCAR O DIALOGO, QTAS IGREJAS NÓS TEMOS REALIZANDO TRABALHO NA CRACOLÂNDIA???MAS TENHO VISTO COLEGAS PREGAREM E RECOLHEREM OFERTAS PRA TRABALHAR LÁ…
    OREMOS.
    PR CLAUDIO ACCONCI
  6. Como se diz: A Fé remove Montanhas.
    Não há Obras sem Fé tudo na obra do Senhor é pela Fé.Se você mostra o tamanho da sua fè ele te mostrará o tamanho de suas obras.Acredite Nisso Irmão você conseguirá o que desejas!!!
  7. Eu não lembrava em que versículo estava esse verso…ai entrei pra conferir.rs..parabéns e obrigado
  8. Clenio Cordova diz:
    Argumento alicerçado na fé pura.

    Alguns cristãos especialmente nas igrejas evangélicas, têm chegado à conclusão de que nenhum argumento “racional” ou “físico” verdadeiramente demonstra a existência de Deus, mas antes, que essa certeza só ocorre através da fé bíblica. Nas igrejas evangélicas, que seguem o ensinamento bíblico, acredita-se que essa fé é conferida pelo próprio Deus, o qual dá, dessa maneira, certeza de sua existência, inteiramente à parte de evidências externas. Alguns crentes chegam mesmo a alegrar-se nessa idéia, rejeitando totalmente quaisquer outras idéias, como se estivessem próximas da blasfêmia, as quais dizem ser necessário ser comprovada a existência de Deus para que nela possamos acreditar. Porém, apesar das escrituras Sagradas em parte alguma se lançarem à tarefa de tentarem provar que Deus existe, contudo, passagens bíblicas como aquela de Rm. 1:20 dão a entender que verdadeiramente existem provas, físicas e racionais, acerca dessa existência. Portanto, não é crime procurarmos delinear a validade de tais provas, pois, para os incrédulos, esse delineamento pode ser muito útil e valioso. Um dos primeiros passos que uma alma pode dar na direção de Cristo, pode ser a crença firme na existência de Deus. Ninguém poderá jamais avizinhar-se de Cristo, segundo um sério ponto de vista evangélico, se for um ateu convicto. (Esse argumento baseado na “fé pura” na realidade é uma variedade do argumento “místico”, que aparece no décimo quarto lugar nesta lista de argumentos sobre a existência de Deus.
    Para fortalecer a fé daqueles que já crêem. Eles estudam as provas, não para crer, mas sim porque já crêem. Esta fé lhes é tão preciosa que aceitarão com alegria qualquer fato que a faça aumentar ou enriquecer.

  9. Clênio diz:
    O Homem Pode ser Salvo?

    Em Sua Palavra, Deus se comprometeu com nossa salvação: “Eu os remirei da violência do inferno” (Oséias 13:14). Deus é amor, mas também é justiça! Quando o homem pecou, Deus o condenou à morte: provou que é Justo. Mas aplicou este castigo no seu próprio Filho, quando este levou “em seu corpo, os nossos pecados sobre o madeiro” (1 Pedro 2:24). Deus “prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8). Por ter assumido as nossas culpas, Jesus morreu. Mas, por não ter pecado próprio Jesus ressuscitou e agora “pode salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus” (Hebreus 7:25). Ele tem “as chaves da morte e do inferno” (Apocalipse 1 :18), e irá para o inferno quem rejeitar o seu perdão!

    Somente pela fé obteremos o perdão de Deus. E as boas obras? “A obra de Deus é esta que creiais n’Aquele que Ele enviou” (João 6:29). A fé verdadeira se expressa em arrependimento e conversão: “arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados” (Atos 3:19); “arrependei-vos e crede no Evangelho” (Marcos 1:15). Expressa-se também na entrega da vida a Jesus: “que Cristo habite, pela fé, nos vossos corações” (Efésios 3:17). E, “justificados pela fé, temos paz com Deus” (Romanos 5:1).

  10. guguinha diz:
    muito bom, pena que lutero não teve a oportunidade de ler esse teu post roberto, sê lido, jamais jogaria o livro de tiago no rio echamado o mesmo de “palha”. abraço
  11. o que significa fé pura.
  12. Menezes diz:
    Ao irmão acima:

    Fé pura é crer totalmente que Cristo é nosso SUFICIENTE e NECESSÁRIO SALVADOR. Ora, se acho que tenho que cumprir lei para alcançar salvação, tipo, o sábado é a pedra de toque nesse requisito, logo, estou defraudando tal fé. Se assim fosse, Cristo já não seria nosso suficiente e necessário salvador, pois depende também de mim, em cumprir lei. Agora é lógico, quem crê em Cristo, verdadeiramente ama a Deus e ao próximo, e para os tais, já não existe mais lei. Entendeu irmão?

  13. Menezes diz:
    Tiago está em TOTAL harmonia com Paulo, pois tais obras que ele fala, não são obras da lei, mas do Espírito, pois através dos frutos deste, estamos livres da lei que condenava e matava. Veja: Gálatas 5: 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.
    23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.

    Viram acima: Contra estas coisas (frutos do Espírito), não há lei? Pois é irmão, para os cristãos verdadeiros, já não existe lei, mas sim os frutos do Espírito de Deus.

  14. Menezes diz:
    Toda a honra e glória tem que ser dada a Deus através dos frutos do Espírito, não ao homem que diz cumprir lei, pois só em falar isso, já mente e faz Deus de mentiroso. Sinto muito se com isso estiver ofendendo alguém, mas tenho que falar a verdade.
  15. Menezes diz:
    O que é graça? Favor imerecido, isto é, não temos nenhum direito ou merecimento desse favor. Ora, se tenho que cumprir lei, então já não é mais imerecido, pois já tenho um requisito estabelecido para fazer e cumprir, pois, mesmo que não faça, mas apenas tente, já tenho um esforço de minha parte, mesmo que seja mínimo. Bom, isso por sí só, já aniquila a graça de Deus em Cristo, o que não é nada bom para quem se diz cristão. Então, com isso posso fazer o que bem entender, pois estou salvo? Não, de maneira nenhuma, isso é falácia de quem não conhece a graça de Deus, querendo imputar libertinagem onde não existe, pois, para alcançar o favor de Deus (graça), tenho tão somente que crêr e, crendo, recebo o penhor do Espírito, que vai dar frutos, sendo o principal, o AMOR, conforme Gálatas 5: 22. Ora, para quem está no Espírito, já não há lei.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Mostrar um dos meus últimos posts